Ver Versão Completa : ranger 2.5 diesel
rogeriomagnos
15/03/2010, 10:34
pessoal minha ranger ta bem frouxa ,gostaria de saber se esse motor e assim mesmo ou se ta com algum problema, quais seriam esse problemas mais comuns nesse caso:-D
SAPO-BOMBA
15/03/2010, 10:56
Pode ser uma série de coisas, bicos ruins, filtros entupidos ( combustível ou ar ), bomba desregulada, diesel ruim, turbina sem pressão...
Edintruder
15/03/2010, 13:11
Grande Rogério, acabei de receber teu e-mail, mas é mais fácil responder aqui.
O que é exatamente frouxa? Tá batendo tudo ou o motor está "choxo"?
Se for motor, é bem provável que esteja na hora de fazer bomba e trocar bicos, porém se for batida, é só explicar exatamente o que está ocorrendo.
Quanto ,mais detalhes melhor fica pra podermos te ajudar.
Qual a velocidade máxima que a Ranger está alcançando? Experimenta ela na estrada e nos diz, pois teremos mais dados pra raciocinar. Qual a kilometragem do motor?
Abração.
rogeriomagnos
15/03/2010, 13:21
entao edintruder, na verdade como peguei ela agora nao tenho como exatemente precisar o que seria motor batendo,mas bate sim algo meio seco , sou meio leigo nesse assunto,mais quando vc fala fazer a bomba , seria exatamente o que? trocar ?
Pequeno jr
15/03/2010, 13:57
Cara .. pelo visto vc esta entrando no meio do Diesel agora, correto??
Você, ai na sua cidade, tem algum mecânico de confiança e que entenda de DIESEL (veja que tem mecãnicos que entendem muito de gasolina, mas diesel merece mais entendimento) para avaliar teu motor??
Voce numa rodovia, consegue manter velocidades de 120 tranquilo ou tem que esguelar o motor ???
entao edintruder, na verdade como peguei ela agora nao tenho como exatemente precisar o que seria motor batendo,mas bate sim algo meio seco , sou meio leigo nesse assunto,mais quando vc fala fazer a bomba , seria exatamente o que? trocar ?
Rogerio,
Para que os muitos foristas daqui que realmente entendem de ranger possam te ajudar, seria melhor esclarecer:
Frouxo em relação à que? Aceleração? Retomada? Torque?
Qual é a sua referencia (veículo anterior)? Já teve ou andou em veículo à diesel?
O que motoristas acostumados a motores otto podem considerar "batendo" pode ser normal em motores diesel, que, normalmente, são mais rumurosos...
Seria melhor você passar um parâmetro geral para a galera....
Abs,
Edintruder
15/03/2010, 17:45
Rogério, esse motor, depois de 100.000km começa a ficar mais ruidoso mesmo, porém é normal. A Ranger, quando está boa de Bomba Injetora (BI), bicos injetores, turbina e compressão dos cilindros, tem velocidade máxima de 160, 165km/h, porém com o tempo e desgaste dos componentes, ela começa a perder rendimento, chegando a 130km/h como velocidade máxima... Se estiver assim, procura um bombista pra trocar os reparos e as peças desgastadas da BI (Bomba Injetora).
O motor pode ainda estar com a correia dentada um pouco fora da posição correta, o que deixa ela também mais fraca. Se ela não estiver botando óleo pela vareta de nível, o motor deve estar ok.
Abraço.
rogeriomagnos
15/03/2010, 18:24
bom, ja tive outras pick ups mais diesel e a primeira,em relacao a velocidade ,ela passar facil dos 140 km ,
Cara .. pelo visto vc esta entrando no meio do Diesel agora, correto??
Você, ai na sua cidade, tem algum mecânico de confiança e que entenda de DIESEL (veja que tem mecãnicos que entendem muito de gasolina, mas diesel merece mais entendimento) para avaliar teu motor??
Voce numa rodovia, consegue manter velocidades de 120 tranquilo ou tem que esguelar o motor ???
Edintruder
15/03/2010, 19:24
Bem, se ela passa fácil dos 140, então ela está boa ainda de BI e bicos. O que eu te aconselho a fazer que melhora muito é comprar um kit de "super LDA" com o kiko, na seção de anúncios gratis, pesquisa por "kit lda kiko" que aparece, e instala. Com isso não terás fumaça, mas terás uma regulagem automática de débito bem otimizada, porém se não quiseres gastar por volta de 100,00 que ele cobra pelo kit, te aconselho a abrir o débito da BI. Abre uma volta que é suficiente e a picape anda muito melhor. Olha atrás da BI um parafuso com uma contra porca. Tens que soltar o aperto da contra porca e aparafusar o parafuso com fenda em 1 volta. Depois só reapertar a contra porca. Um bombista faz isso por uns 10,00. Eu andei cerca de 60.000km com a BI aberta. Comecei com 1/2 volta e terminei com 4 voltas... rsrsrsrs.
igoorbarreto
22/02/2016, 13:22
Grande Rogério, acabei de receber teu e-mail, mas é mais fácil responder aqui.
O que é exatamente frouxa? Tá batendo tudo ou o motor está "choxo"?
Se for motor, é bem provável que esteja na hora de fazer bomba e trocar bicos, porém se for batida, é só explicar exatamente o que está ocorrendo.
Quanto ,mais detalhes melhor fica pra podermos te ajudar.
Qual a velocidade máxima que a Ranger está alcançando? Experimenta ela na estrada e nos diz, pois teremos mais dados pra raciocinar. Qual a kilometragem do motor?
Abração.
Pessoal, resolvi usar esse tópico antigo pra tentar ajuda de vocÊs.
Meu pai (era minha) tem uma ranger 2001, 2.5 diesel, CD, 4x2. Ela deve estar com uns 200.000km. Vou apresentar os problemas e peço que me ajudem, não quero ir direto ao mecânico, pois vão querer trocar tudo, e sem dar garantia de resolver o problema.
Há 4 anos e meio, troquei todos os bicos e fiz manutenção da BI. O carro estava mt bom! Hj, 80.000 km depois, o carro está assim:
Mais fraco - ele até passa de 140 km/h, mas demora; só sai bem quando acelera muuuuiiito e então solta a embreagem com giro alto; as retomadas tbm não estão boas, assim como as subidas em ladeiras.
Dificil pra pegar quando está com 1/4 ou menos do tanque. Quando está do meio p cima, pega de primeira e rápido, sem nenhum esforço.
Aumento de fumaça: a fumaça é preta e não branca. Não vaza nada no carro
O giro também não sobe muito: acho q nao passa de 4000 rpm
A correia dentada foi trocada há 4 anos e meio. Nesse período rodou 80.000 km.
Onde será o problema? Bico? BI? Turbina? Correia dentada? Como posso saber p testar cada um deles?
Outros problemas:
O sensor de velocidade tá com defeito, as vezes pára de marcar a velocidade do nada, e depois volta a marcar a velocidade de novo, do nada. Onde consigo esse sensor? Onde coloca? Na caixa de marcha ou no diferencial?
O freio às vezes não pega pressão, e as rodas às vezes travam. Dá pra ouvir uns estalos quando se aperta o freio. Às vezes ele funciona normal. As pastihas estão boas e o nível do óleo de freio está normal.
Pessoal, me ajude!!!
Obrigado!
Edintruder
24/02/2016, 08:38
Igor, o teu pai não abasteceu com o maldito diesel S-10?
Revisa o tanque e veja o estado do pescador. Caso esteja rachado ele puxa ar abaixo do 1/4. Rachado ainda funciona, mas do nada ele quebra e tu ficas com pane seca mesmo tendo 1/4 de tanque...
A fumaça pode ser bico sujo ou entupido. Infelizmente o sistema de injeção dos HSDs (maxion, mwm sprint, e etc) são mais sensíveis à desgaste.
Coreia dentada para o 2.5 é 80.000km mesmo, então pode trocar a correia dentada e o kit hs500 (polia dentada do virabrequim e tensor. Troca também o parafuso prisioneiro do tensor. Compra todas peças originais que saem mais barato que as paralelas e tem qualidade garantida.
Quando mexer nas correias pede pro mecânico sacar os bicos para levares num bombista para avaliar.
blackbr1
24/02/2016, 16:28
Mais fraco - ele até passa de 140 km/h, mas demora; só sai bem quando acelera muuuuiiito e então solta a embreagem com giro alto; as retomadas tbm não estão boas, assim como as subidas em ladeiras.
Dificil pra pegar quando está com 1/4 ou menos do tanque. Quando está do meio p cima, pega de primeira e rápido, sem nenhum esforço.
O giro também não sobe muito: acho q nao passa de 4000 rpm
Igor,
Faça tudo que o Edintruder comentou.
Tenho uma igual a sua e posso compartilhar a minha pequena experiência.
1) Quanto aos giros: é isso mesmo, o maximo desse motor se não me engano são 4500 mas com 200 mil não vale a pena forçar tanto.
2) Retomadas: sim, a minha também é assim, lenta, tem que usar a marcha certa sempre. Li aqui no forum que trocando os bicos para a Ranger 2.8 melhora muito, eu farei isso mas só quando der problema os atuais.
Outra opção é o kit super LDA, eles vendem pelo facebook, farei isso antes de trocar os bicos.
https://www.facebook.com/kiko.picapesgm?fref=ts
Ladeira, apenas de 2a, embalo ou 1a. Coloquei na ordem de frequencia.
3) Quanto ao tanque, é bem provavel que seu pescador deve estar quebrado, tem que baixar o tanque, abrir, limpar e trocar, não é uma tarefa facil para quem não tem experiência, espaço e ferramenta. Eu fiz em casa em uma garagem apertada, deu muito trabalho e levou muito tempo.
Essa é peça que suspeito ter problema:
http://www.fordetem.com.br/produtos/904/pescador-oleo-tanque-combustivel-diesel-ranger-ranger-ranger.html
(Eu paguei bem mais barato que isso)
Na minha eu consigo 160km/h com ela facil. Já fiz um monte de coisas como revisar a BI e os bicos a 1,5 ano +/-.
Espero ter ajudado.
Abs
igoorbarreto
25/02/2016, 21:11
Pessoal, obrigado!
Vou seguir a orientação de vocês!
O kit LDA não compromete a vida útil do motor ou da bomba, não?
E relação aos outros problemas:
O sensor de velocidade tá com defeito, as vezes pára de marcar a velocidade do nada, e depois volta a marcar a velocidade de novo, do nada. Onde consigo esse sensor? Onde coloca? Na caixa de marcha ou no diferencial?
O freio às vezes não pega pressão, e as rodas às vezes travam. Dá pra ouvir uns estalos quando se aperta o freio. Às vezes ele funciona normal. As pastihas estão boas e o nível do óleo de freio está normal.
Alguma sugestão??
blackbr1
27/02/2016, 10:48
Pessoal, obrigado!
Vou seguir a orientação de vocês!
O kit LDA não compromete a vida útil do motor ou da bomba, não?
Nunca ouvi relatos disso, acho que a maioria faz coisa bem mais pesada em termos de modificação que o Kit LDA.
O que vai acontecer é aumentar o consumo do diesel, como todos os procedimentos para melhoria da performance, no entanto, do meu ponto de vista, esse método apenas aumenta onde realmente precisa, nas saidas principalmente.
Procure os relatos de outros foristas, tem muitas pessoas que já usou o kit e colocaram seus depoimentos aqui.
Um cuidado extra, quando voce for instalar o kit em um bombista, já aproveita e faz um teste nos seus bicos injetores, eles podem estar velhos, desgastados e precisam de regulagem, acho que a substituição pode esperar um pouco no primeiro momento mas acho muito importante que você sinta a diferença do kit LDA, assim voce vai saber o que realmente mudou o seu carro. Se os bicos estiverem ruim e você optar por trocar, recomendo muito você já colocar os bicos injetores da Ranger 2.8, eles melhoram muito a performance mas custam em torno de R$ 1200 dilmas. Outra opção são os bicos da Rasch Motoren (http://raschmotoren.com.br/default.htm), são os melhores bicos injetores que conheço sob a perspectiva de melhorar a resposta do carro, liguei 1 vez lá, eles não me passaram os preços mas disseram que seria mais ou menos o mesmo que bicos regulares novos, logo +/- R$1200 dilmas.
Em qualquer um dos casos, aumenta o consumo.
Pessoal, obrigado!
E relação aos outros problemas:
Olha... não sei... chute total, talvez tenha algo a ver, eu tive um problema similar, meu conta giros não funcionava corretamente, veja esse topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/75058-conta-giros-ford-ranger-nao-funciona-corretamente.html
O cabo que liga no alternador estava descascado e gerava curto circuito, é bem atrás do alternador, lugar de dificil acesso, removi tudo, inclusive a bomba de vácuo (acoplada na parte de trás do alternador), para conseguir enxergar o problema. Depois fica facil.
Eu tentaria isso antes mas novamente CHUTE TOTAL porque não é o mesmo problema.
Pessoal, obrigado!
Você já fez uma sangria completa no sistema de freios? Pode ser apenas fluido velho, inclusive pode ser o original do veiculo.
Um único ponto de atenção, eu optaria por ir a um local onde eles fazem a sangria usando uma maquina própria para isso.
Só um exemplo, existem vários modelos e fabricantes:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/2187/3/53/sangrador-de-freios-por-controle-de-fio---planatc-sg1200-planatc-sg1200
Espero ter ajudado, Abs,
Black
Romeu Ripka
27/02/2016, 14:17
Alguém sabe me dizer que material é usado no avental protetor de barro que vai internamente no paralama dianteiro ranger 2000. Como tenho o antigo(deteriorado) pretendo fazer eu mesmo; o novo é muito caro...
BRAVOECONOVEMBER
27/02/2016, 21:44
O sensor de velocidade fica em cima do diferencial traseiro. Chega um cabo com conector plástico de dois fios. O sensor é preso com parafuso no lugar, e encaixa pra dentro do diferencial de cima pra baixo e com um anel de vedação. Tira ele, limpa, mas existe grande possibilidade de ser maio contato no conector.