Ver Versão Completa : Javaliseiros/Javaleiros
icojavali2009
15/03/2010, 10:16
:-D“JAVALEIROS”: O JIPE JAVALI
Veículo robusto de expressão para aventura off-road e vocação para o uso militar, de manuseio fácil, e que deveria apresentar facilidade também na manutenção e reposição de peças, que poderia ter vida e produção por longa temporada, mas que infelizmente sucumbiu diante de problemas solúveis.
Jipeiro a 40 anos e 10 de javalizeiro, Mestre de Mecânica por profissão, penso que também contribuiu para o fracasso da marca, foi a criação de peças e formatos próprios, e devem ter acontecido vários outros eventos negativos para que o projeto não fosse adiante.
Nessas ultimas 4 décadas, passei anos sem carro de passeio, mas não passei nem um dia sem um jipe. Mas o passado passou, mas continua sempre presente, desculpe o pleonasmo figurativo.
A adoção de componentes (universais) comuns existentes no mercado, o usuário local ou importador encontraria peças em qualquer balcão do mundo... O usuário não ficaria refém exclusivo de peças e outros quesitos (manutenção), só fornecidos pelo fabricante, mesmo tendo o motor e outras partes híbridos de outros, veja algumas coisas, que se mudadas, teria ajudado o fabricante a não pecar tanto e não criar um estigma como alguns afirmam. Infelizmente a CBT ou MPLM, talvez por falta de visão estratégica ou talvez de investimentos adequados, criou uma boa maquina que ao pé-da-letra se fez alto-consumível que dentro de um vicioso e exacerbado buraco negro do mercado desapareceu. Uma questão de ótica. O resto é subjetivo.
1 – O hélice do ventilador é do MB 352, mas a bomba d´agua e Polia são exclusivas; (Poderia se optar pela bomba do MWM ou Perkins e polia universal)
2 – No Motor MPLM, as bronzinas, o retentor da frente do motor são do MB 352, no entanto as bielas e a Bomba de óleo são exclusivas. (As camisas poderiam ser as molhadas do MWM 229 e a bomba e Filtro de óleo do MB 352) Os filtros de diesel são Bosch 001 de ½ litro e a turbina, são suficientes.
3 – O diâmetro/Curso/Taxa iguais ao MWM 229, no entanto os pistões são exclusivos.(Os pistões e anéis poderiam ser do MWM 229)
4 – Os elementos dos bicos injetores são os mesmos do MWM 229, mas o restante a sua volta são exclusivos, a rosca do porta-injetor é igual a nenhuma outra.(Pode-se adotar todo o conjunto injetor do MWM 229,(mais curto)a pressão é a mesma basta escariar a quina do cabeçote em cada injetor, as válvulas de admissão e descarga também do D229.).
5 – A Bomba de transferência (Alimentadora) é diferente de qualquer outra, fixada apenas com dois parafusos, mesmo tendo elementos interiores universais, é um item exclusivo.(poderia ser a Bosch universal)
6 – A Bomba Injetora, de engenharia simples e robusta, que poderia ter seus elementos da Bomba Bocsh, ajudaria um pouco, totalmente estranha aos padrões universais do diesel. (poderia ser a Bosch universal em linha ou a CAV de uso geral) As maquinas reparadoras(bombistas) comerciais não conjuminam com a peça. O usuário ficou refém também de reparadores exclusivos e inexistentes. Quando parada fica em posição de débito máximo, a marcha lenta é conseguida graças ao contrapeso centrifugo(governador), que via de regra desregula e já destruiu muitos motores ao disparar sem controle do giro. O peso da Bomba Injetora toda de ferro é absurdo.
7 – Adotei direção hidráulica ZF do Diplomata. Os Eixos, dianteiros, com os cubos do Willys, e traseiros exclusivos dificultam a manutenção e a reposição de peças mesmo com rolamentos e retentores dos cubos universais, a ponta de eixo mais longa é da F-1000, a curta é exclusiva. (Existem no mercado eixos comerciais universais) O embuchamento do eixo dianteiro é por pivôs, que podem ser substituídos pelos da F-1000, sem problema algum, uma junta homocinética como da Hilux ia muito bem. Os molejos universais, porem mal dimensionados.(Recalibrar os molejos e substituir os dianteiros pelo do T Bandeirantes) – O chassis é ótimo, mas poderia ser pelo menos 500mm mais longo -Sistema de freio, o disco dianteiro é exclusivo. O freio traseiro tem vários itens universais.(A adição de servo-freio e pedaleiras suspensas, melhoraria o que já é bom).
8 – A Caixa de Marchas genérica da CL-260, tem quase todos seus componentes internos exclusivos.(Deveria ser a original CL-260 da F-l000 ou outra com relação melhorada, já existente no mercado) – O exclusivo cilindro auxiliar de embreagem pode ser substituído por outros, o mestre é o mesmo do Trator CBT, também pode ser substituído por outros existentes.
9 – A Caixa de Transferência apenas os rolamentos são universais.(poderia adotar engrenagens ou a caixa da T. Bandeirante etc..)
10- O motor de partida(ao contrario) e com o impulsor e bobinas, pouca rotação, exclusivos dificulta a partida, principalmente a frio. (poderia estar instalado um Bosch ou Wapsa universal ao lado do motor, e manter a Cremalheira que é do Perkins 3-152).
Várias marcas de veículos saem de fábrica com componentes universais, motores itens elétricos etc..que servem a vários outros veículos ou maquinas, inclusive peças internas, que facilitam a manutenção, mantém a sobrevivência e ganham mercado no mundo todo.
Felizmente para os autênticos Jipeiros, agora na ordem do Javalizeiro, com imaginação e capacidade, tudo pode ser substituído e recriado de maneira a não desfazer o perfil forte, imponente, rustico e sem limite, presença marcante, um estilo exclusivo do Jipe Javali. Basta entendê-lo. É uma maquina simples e incrível.
Icojavali2009 – Usuário do Forum 4x4 em 2009.
By: icojavali@hotmail.com
José Tadeu
27/03/2010, 10:27
Icojavali:
Parabéns pelos seus comentários, são comentários de quem realmente conhece o equipamento.
Mas, no momento estou precisando da ponta de eixo traseira do lado direito, a curta. Sabe de alguma?
atenciosamente
Tadeu
RODRIGO TOMITÃO
01/04/2010, 10:29
muito bacana seu relato:palmas::palmas:
icojavali2009
02/04/2010, 09:01
icojavali:
Parabéns pelos seus comentários, são comentários de quem realmente conhece o equipamento.
Mas, no momento estou precisando da ponta de eixo traseira do lado direito, a curta. Sabe de alguma?
Atenciosamente
tadeu
vc pode montar outro semieixo, soldando, a partir de poedaços de semieixo da f-1000. Basta que um bom torneiro saiba fazer esse tipo de soldagem, primeiro com eletrodo cromo niquel, com aperagem controlada para não desestabilizar as moleculas doa aço...é ideal um pré aquecimento....já fiz isso várias vezes. Até comprei na trotorgama uma pota nova e nunca precisei usar, pois nunca mais quebrou....o outro lado é a mesma da f-1000...
José Tadeu
05/04/2010, 21:22
Icojavali:
Resolvi o problema da ponta de eixo da seguinte forma:
Usei uma ponta de eixo da F-75, em que a parte do rolamento e da fixação do anél é indentico ao da Javali, o passo seguinte foi cortá-la na medida e foram feito as estrias, assim não foi necessário soldar.
Atenciosamente
Tadeu
Zé Renato
06/04/2010, 09:29
Icojavali:
Resolvi o problema da ponta de eixo da seguinte forma:
Usei uma ponta de eixo da F-75, em que a parte do rolamento e da fixação do anél é indentico ao da Javali, o passo seguinte foi cortá-la na medida e foram feito as estrias, assim não foi necessário soldar.
Atenciosamente
Tadeu
Olá Tadeu tudo bem? Eu pergunto... vc fêz o tratamento térmico ao refazer as estrías? Além do semi eixo da F75, o da F1000 tb pode ser usado da mesma forma? Do lado maior , o da F1000 parece ser perfeito, diferindo apenas nas estrias que se não me engano são 30 e o Java 28.Então cortando o da F1000 e refazendo as estrías , faz-se o lado menor.:pipoca:
José Tadeu
06/04/2010, 23:56
Zé Renato:
Sim, foi feito um procedimento térmico, não sei explicar como foi.
O Javali são 28 estrias, mesmo da F-100, da F-1000, é mais grossa e são 30 estrias.
Atenciosamente
Tadeu
RODRIGO TOMITÃO
07/04/2010, 12:08
ja tenho que ir pensando um esquema destes, porque hora que for pra trilha os semi eixos vão quebrar
Zé Renato
07/04/2010, 14:09
Zé Renato:
Sim, foi feito um procedimento térmico, não sei explicar como foi.
O Javali são 28 estrias, mesmo da F-100, da F-1000, é mais grossa e são 30 estrias.
Atenciosamente
Tadeu
Obrigado Tadeu pela atenção , então o lado maior do Javali pode-se usar sem problemas o da F100 sem adptações, acredito que além das 28 estrias o comprimento deve ser igual ou próximo ( eu sempre achei que esse S-E do Javali havia saido de algum veiculo da época, pois num catálogo de semi-eixos DANA eu vi que existia os de 28 estrias, mas não dizia quem os usava). Acredito tb que possa-se fazer o lado menor usando esse da F100 pelo fato de já possuir o mais dificil de fazer que são as estrias por causa do tratamento. Valeu mais uma vez!
José Tadeu
09/04/2010, 20:34
Javalizeiros:
Na revista 4x4&Cia, de março de 2010, saiu uma reportagem de um Javali ano 1988, nº 68, de propriedade Rodrigo Gea, residente e São Paulo.
Javali muito bem cuidado e bonito, vale a pena verem essa reportagem.
Atenciosamente
Tadeu
icojavali2009
10/04/2010, 07:34
Olá Tadeu tudo bem? Eu pergunto... vc fêz o tratamento térmico ao refazer as estrías? Além do semi eixo da F75, o da F1000 tb pode ser usado da mesma forma? Do lado maior , o da F1000 parece ser perfeito, diferindo apenas nas estrias que se não me engano são 30 e o Java 28.Então cortando o da F1000 e refazendo as estrías , faz-se o lado menor.:pipoca:
A soldagem, desde que feita com tecnica, fica muito bom. Já fiz isso várias vezes, com ponta de eixo de caminhões, tratores, caminhonetas, jipes e javalis. No caso das novas estrias, além do tratamento térmico, deve passar pelo processo de cementação, este que está também inserido no processo de tratamento termico.
icojavali2009
10/04/2010, 07:41
ja tenho que ir pensando um esquema destes, porque hora que for pra trilha os semi eixos vão quebrar
Boa ideia levar um semi eixo de reserva. É só acertar o lado que vai quebrar hahaha...
Mas é muito dificil que isso aconteça. Em 40 anos de jipe e 10 de javali, nas situações mais severas que podes imaginar e nunca quebrei um semi eixo. Quando fiz alguma reparação foi para outros amigos ou quando eu comprei algum jipe com o semi eixo mal soldado.
Mas vá em frente. Tratando do assusnto é sempre emocionante. abraços a tds.
Intrépido
Boa tarde
Senhores JAVALEIROS.....
Surgiu uma oportunidade de estar comprando um javali, porem o jipe esta com o eixo dianteiro sem tração (sem diferencial)...
Como vi relatos do semi eixo da f75...existe a possibilidade de colocar os eixos da f75??...colocaria o dianteiro e traseiro por causa da relação do diferencial..(iguais)
Voces que tem experiencia compensa comprar e colocar os eixos? Já tem a caixa da tração, mas nao via a alavanca de redução...(achei que nao tinha de fabrica)... mas vi que o de voces tem a alavanca de tração e redução correto?
Att
Edgard
A caixa de transferencia do javali é mais larga que a da f75 ou do cj fazendo com que o diferencial traseiro seja mais descentralisado que o da f75, já o dianteiro por ter o carda mais longo pode dar certo, para colocar o eixo da f75 na traseira terá que colocar tambem a caixa de trasferencia da f75.
Abraço.
icojavali2009
19/04/2010, 15:17
Boa tarde
Senhores JAVALEIROS.....
Surgiu uma oportunidade de estar comprando um javali, porem o jipe esta com o eixo dianteiro sem tração (sem diferencial)...
Como vi relatos do semi eixo da f75...existe a possibilidade de colocar os eixos da f75??...colocaria o dianteiro e traseiro por causa da relação do diferencial..(iguais)
Voces que tem experiencia compensa comprar e colocar os eixos? Já tem a caixa da tração, mas nao via a alavanca de redução...(achei que nao tinha de fabrica)... mas vi que o de voces tem a alavanca de tração e redução correto?
Att
Edgard
NINO-ED:
A adptação dos eixos é perfeitamente possivel, o javali é democratico nessa parte aceita todas adaptações que se imaginar,....quase todas....a maioria rsr rsrsrsrs
Quanto se compensar ou não é outra história. Só vc pode decidir isso.
A caixa de transferencia (tração e reduzida) do javali é semelhante a dos outros jipes, só é um pouco maior. Na sua deve ter os locais das hastes e das alavancas.
Precisamos saber exatamente como está. Mande fotos por aqui ou para: icojavali@hotmail.com - para eu poder ter uma ideia do que está acontecendo.
Sempre as suas ordens.
abraços a todos.
NINO-ED:
A adptação dos eixos é perfeitamente possivel, o javali é democratico nessa parte aceita todas adaptações que se imaginar,....quase todas....a maioria rsr rsrsrsrs
Quanto se compensar ou não é outra história. Só vc pode decidir isso.
A caixa de transferencia (tração e reduzida) do javali é semelhante a dos outros jipes, só é um pouco maior. Na sua deve ter os locais das hastes e das alavancas.
Precisamos saber exatamente como está. Mande fotos por aqui ou para: icojavali@hotmail.com - para eu poder ter uma ideia do que está acontecendo.
Sempre as suas ordens.
abraços a todos.
Infelizmente no dia não tinha como tirar a foto, o cel sem bateria e sem camera digital....mas concerteza vou encher de perguntas
Mas soh pra tenta entender
Se colocar eixos da f75... o que tenho que fazer para a adaptação fique BOA...(cx de trasferencia da 75??)
Observei muitos relatos sobre o semi-eixo? muitas quebras..."fragil" para o bixão?
Quais mais pontos criticos do Javali para ser observado?
Abç 4x4
Zé Renato
20/04/2010, 08:47
Na maioria dos relatos que li sobre quebras de semi-eixo no Javali, ocorreram sempre no lado menor.Hoje me baseando em novas descobertas, acredito ser pelo fato dessa ponta menor, ter sido feita especialmente para ele e sem os devidos cuidados técnicos (qualidade do aço e têmpera).Já o lado maior, pode ter vindo da F100 que possuem as mesmas 28 estrias(descoberta aqui no Forun rescente), e por essa razão quebra dentro do aceitavel, pois todos os veiculos que possuem esse tipo de semi-eixo, existem relatos de quebra.:pipoca:
O eixo dianteiro não vejo vantagem de se trocar por ter munhão aberto freio adisco e ja vi este munhão com amocinética da toyota que é increivelmente forte, quanto ao trazeiro voce pode comprar um de f75 e cortar o lado direito para que fique com o tamanho do cj e montar com o semi eixo dereito do cj temdo desta forma um eixo com a bitola muito proxima do dianteiro e com opsoes de eixo flutuante e bloqueio.
icojavali2009
20/04/2010, 16:43
infelizmente no dia não tinha como tirar a foto, o cel sem bateria e sem camera digital....mas concerteza vou encher de perguntas
mas soh pra tenta entender
se colocar eixos da f75... O que tenho que fazer para a adaptação fique boa...(cx de trasferencia da 75??)
observei muitos relatos sobre o semi-eixo? Muitas quebras..."fragil" para o bixão?
Quais mais pontos criticos do javali para ser observado?
abç 4x4
a caixa de transferencia da f 75 é a mesma do cj5 e outros. é muito boa mas na minha opinião é muito fraca para o javali, as engrenagens são muito finas. Alguem já fez isso mas eu não recomendo. Melhor seria uma da t.band. Quanto as quebras é muito relativo. Depende do jipeiro em preservar sua maquina. Portanto não consigo enumerar pontos frágeis. Todos veículos e maquinas têm seus pontos fracos. Temos que administrar isso nos nossos bichos. Mas se optar pela transferencia da f 75, qualquer diverença para os lados/frente/atrás, são compensados com os novos cardans que vc terá que produzir.
Abrçs 4x4
Icojavali2009
Agora vem outro porem entao....
Já que teria que colocar caixa de trasnf.. da Band. Num seria mais apropriado colocar tambem os eixos da Band? Ou consigo "ter um bom casamento" colocando eixos de F75+cx de trasf Band?
Eixos da F75 ou CJ5 (mais estreito) tem como casar com a caixa original do JAVALI?
A brincadeira ta começando a salgar.....rsrsrs
icojavali2009
21/04/2010, 09:04
Icojavali2009
Agora vem outro porem entao....
Já que teria que colocar caixa de trasnf.. da Band. Num seria mais apropriado colocar tambem os eixos da Band? Ou consigo "ter um bom casamento" colocando eixos de F75+cx de trasf Band?
Eixos da F75 ou CJ5 (mais estreito) tem como casar com a caixa original do JAVALI?
A brincadeira ta começando a salgar.....rsrsrs
Nino-Ed: As Cx. Transf. Não TEM NADA A VER COM OS EIXOS. A ROTAÇÃO DE ENTRADA É A MESMA DA SAIDA PARA OS CARDANS, TANTO A CX BAND QUANTO a outra podem ser utilizadas na Cx. do Javali. Vc. pode colocar os eixos que Vc tiver disponíveis, sempre o par. Tanto p/ a Cx.Trans. Band. ou a outra vc tem que produzir um flange para acoplar ao cambio. Não recomendo o eixo CJ5, é mais estreito e subdimensionado para o Javali. O eixo F75 vc pode colocar alargadores na lataria ou cortar a carcaça do eixo e os semi-eixos. Dá trabalho mas dá pra ser feito. Oos jipes, em geral são brinquedos salgados. Estou as ordens. Coxim/Pantanal/ms: icojavali@hotmail.com
Nino-Ed: As Cx. Transf. Não TEM NADA A VER COM OS EIXOS. A ROTAÇÃO DE ENTRADA É A MESMA DA SAIDA PARA OS CARDANS, TANTO A CX BAND QUANTO a outra podem ser utilizadas na Cx. do Javali. Vc. pode colocar os eixos que Vc tiver disponíveis, sempre o par. Tanto p/ a Cx.Trans. Band. ou a outra vc tem que produzir um flange para acoplar ao cambio. Não recomendo o eixo CJ5, é mais estreito e subdimensionado para o Javali. O eixo F75 vc pode colocar alargadores na lataria ou cortar a carcaça do eixo e os semi-eixos. Dá trabalho mas dá pra ser feito. Oos jipes, em geral são brinquedos salgados. Estou as ordens. Coxim/Pantanal/ms: icojavali@hotmail.com
isso que estava achando estranho......mas como num conheço nada dessa adaptação.
Provavelmente estarei indo ver o jipe nesse fds... ai tiro umas fotos e posto novamente a minhas duvidas
Adilson G. Berguemmaier
18/05/2010, 22:50
Que tal amigo
To precisando saber onde fica o Nr do motor original 3 Cil do javali,se possível tira uma foto da localização, fico agradecido.To com o negócio fechado em um Java, mas oque ta pegando é justamente o Nr do motor que ninguém sabe onde é.Dai para transferir para o meu nome no Detran é que ta pegando. aguardo retorno.
Adilson.
Adilson G. Berguemmaier
18/05/2010, 22:57
Amigos proprietários de Javali
Estou pecisando que alguém me informe a localização do Nr do Motor 3 Cil do Java, se possível com foto.
Adilson
RODRIGO TOMITÃO
19/05/2010, 10:34
Adilson, o meu ja foi trocado o motor, não tem como te ajudar...:concordo:
Zé Renato
20/05/2010, 17:05
Já ouvi dizer que fica no lado direito do motor(posição no veiculo), logo a frente dos filtros.:pipoca:
URSO 4X4
30/05/2010, 16:59
A quem possa interesar o nº esta acima da vareta de oleo,[entrada no bloco]no meu,tinha uma placa rebitada.
Um abraço,e espero poder ter ajudado de alguma maneira.
Bom dia caros Javaliseiro
Como todos sabem, eu estou a procura de um 4x4 e surgiram alguns PORCOS DO MATO pra dar uma olhada...estou meio sumido deste topico..mas sempre lendo os relatos
Pesquisei algumas coisas na internet e aqui no forum sobre o Bixão
Mas o que me chamou a atenção foi que em dois javali que eu fui ver os dois estava sem a tração dianteira (diferencial dianteiro oco) . Agora entedi o que voces estavam falado do lado do semi-eixo menor e tudo mais. `
Na opniao de voces que conhecem a caracteristica do PORCO...o diferencial dianteiro seria melhor comprar todas as peças dele (semi-eixos, coroa, pinhão) ou parti pra ccompra de um outro diferencial?
Loja para a compra de peças pro PORCO DO MATO ??
A unica que eu conheço em SP seria o GAMA4X4...loja de tratores em geral tem peças pra ele
Como disse acima estou meio sumido deste topico... mas agora que tive um tempinho escrevi todas as minhas duvidas...rsrsrs
Abraços companheiros
José Tadeu
31/05/2010, 22:27
Nino-ed:
Na minha opinião, prefiro montar o eixo original do javali.
Quanto a loja de peças para javali, a única que conheço é a tratorgama, e isso é um problema para nós, pois eles fazem dançarmos conforme a música deles.
Atenciosamente
Tadeu
Bom dia caros Javaliseiro
Como todos sabem, eu estou a procura de um 4x4 e surgiram alguns PORCOS DO MATO pra dar uma olhada...estou meio sumido deste topico..mas sempre lendo os relatos
Pesquisei algumas coisas na internet e aqui no forum sobre o Bixão
Mas o que me chamou a atenção foi que em dois javali que eu fui ver os dois estava sem a tração dianteira (diferencial dianteiro oco) . Agora entedi o que voces estavam falado do lado do semi-eixo menor e tudo mais. `
Na opniao de voces que conhecem a caracteristica do PORCO...o diferencial dianteiro seria melhor comprar todas as peças dele (semi-eixos, coroa, pinhão) ou parti pra ccompra de um outro diferencial?
Loja para a compra de peças pro PORCO DO MATO ??
A unica que eu conheço em SP seria o GAMA4X4...loja de tratores em geral tem peças pra ele
Como disse acima estou meio sumido deste topico... mas agora que tive um tempinho escrevi todas as minhas duvidas...rsrsrs
Abraços companheiros
Se tem algo que eu não trocaria no meu javali e o eixo dianteiro, tirando as pontas de eixo que acoplam na roda livre que a gama vende que não vale nada o resto é perfeito, porem já vi colocarem estas partes da toyota (amocinética) e fica show.
Se tem algo que eu não trocaria no meu javali e o eixo dianteiro, tirando as pontas de eixo que acoplam na roda livre que a gama vende que não vale nada o resto é perfeito, porem já vi colocarem estas partes da toyota (amocinética) e fica show.
Se a oportunidade se concretizar....teremo uma longa empreitada. E concerteza irei recorrer a voces....
logo estarei informando se deu certo o negocio ou não
Ps Caso conheça alguem que queira vender ou esteja vendendo um Javali..pode avisar
RODRIGO TOMITÃO
02/06/2010, 12:02
o eixo dianteiro é muito bom, o complicado é as peças...
o meu ta faltando uma roda livre, tenho os semi originais ainda, e não consigo a roda livre...
rogeriomasih
02/06/2010, 19:07
Falando em JAVALI, não está na hora de criar uma área específica para esta viatura? :concordo::concordo::concordo:
Zé Renato
03/06/2010, 10:39
o eixo dianteiro é muito bom, o complicado é as peças...
o meu ta faltando uma roda livre, tenho os semi originais ainda, e não consigo a roda livre...
Eu gostaria de saber quais as peças que não se consegue com facilidade, pois ainda não tive que trocar nada no meu.
Que eu saiba as únicas coisas exclusivas, são os semi-eixos e o disco.
1. Cubo é o mesmo do Jeep, completo com manga retentores e rolamentos e porcas.
2. Pinças e pastilhas são da Kombi, flexiveis tb.
3. Pivôs são da F1000
4. Cruzeta do munhão são as da F1000 4x4, STAHAL CZ 180, existem outras marcas.
5. Rolamentos dos dif, não são exclusivos.
6. Amortecedores são os MONROE Ref 54410 103100.
7. Roda Livre AVM S 400 manuais 26 estrias, mesma da F 1000 4x4 /93.
Corôa / Pinhão e caixa satelite, se tiver o minimo de cuidado dura uma vida inteira. :pipoca:
RODRIGO TOMITÃO
28/06/2010, 12:11
Zé renato, as da f1000 tem 19 estrias
Zé Renato
29/06/2010, 10:23
Correto.... são 19 estriias mesmo, é que quando percebi já tinha enviado o post. Eu já fiz manutenção das minhas e estão novinhas em folha.
Eu já vi em varios sites essa RL AVM de 19 estrias da F 1000, é um pouco mais cara do que a do Jeep, talvez pela demanda que é muito menor. Mas são iguais, só muda o número de estrias interna da castanha que vai na ponta do semi-eixo, de resto é tudo igual.
Quis são as outras peças dificeis de conseguir? :pipoca:
RODRIGO TOMITÃO
29/06/2010, 13:06
Zé Renato vi uma tabela da AVM tem um monte de rl com 26 estrias só que tem que acha uma com a mesma furação e o diametri do semieixo igual, estou pesquisando.
Zé Renato
25/07/2010, 18:30
Olá Rodrigo, vc sabe dizer com certeza quantas estrias possue o semi-eixo dianteiro no lado do diferencial (Planetarias). O trazeiro sei que são 28, pois recentemente desmontei para inspeção e lubrificação dos rolamentos.:concordo:
RODRIGO TOMITÃO
26/07/2010, 10:03
Zé Renato isso eu não sei ainda não desmontei o eixo dianteiro, somente o traseiro.
agora estou tentando descobrir como colocar relação mais curta no java, se posso colocar as planetarias de 28 estrias da caixa de satelites ''longa'' em uma caixa satelite "curta" que usa pinhão até 12 dentes.
Zé Renato
26/07/2010, 14:46
Olá Rodrigo, que eu saiba não, a caixa satélite do Java inicía com pinhão de 13 dentes.Portanto não dá pra usar rel mais curta com pinhão menor, talvez com corôa maior, não sei. O meu usa 9/44 com 28 estrias, acho que foi com vc que falei no Okut. Mas o dif foi trocado total.Não tenho certeza, mas acho que o da F100 completo deve servir, pois tb são 28 estrias. É possivel que a F100 use rel mais curta por usar motor a gasolina.:concordo:
RODRIGO TOMITÃO
27/07/2010, 10:07
Zé renato, vou fazer uns testes, e sou eu no orkut tambem..
icojavali2009
27/07/2010, 22:30
Rodrigo: Não existe Caixa Satélite Curta ou Longa, as partes internas são as mesmas. O que existe é relação curta ou longa, ou seja o casal COROA E PINHÃO mais curto quando tem menos dentes no pinhão em relação a coroa e mais dentes na coroa em relaçao ao pinhão. a proposito o Javali tem relação 13x41. A caixa satélite só serve para fazer a compensasão do giro do eixo na curva.
Zé Renato
28/07/2010, 09:41
Correto amigo Icojavali2009, a caixa em si não é curta ou longa,ela não interfere na relação final. Mas nos manuais que possúo existem diferênças entre elas quanto a acomodação de relações mais curtas ou mais longas, por essa razão existem caixas que não suportam rel fora do seu limite min e max.Isso tem a ver tb com a carcaça do diferêncial que tb possue largura diferentes, tipo H3,H2,H1,0,L1,L2 e L3. Eu quero aprender mais, é sempre bom! :concordo:
icojavali2009
28/07/2010, 11:57
Correto amigo Icojavali2009, a caixa em si não é curta ou longa,ela não interfere na relação final. Mas nos manuais que possúo existem diferênças entre elas quanto a acomodação de relações mais curtas ou mais longas, por essa razão existem caixas que não suportam rel fora do seu limite min e max.Isso tem a ver tb com a carcaça do diferêncial que tb possue largura diferentes, tipo H3,H2,H1,0,L1,L2 e L3. Eu quero aprender mais, é sempre bom! :concordo:
Conferido. Zé Renato.. Desculpe esqueci-me desse detalhe importante. Determinadas caixas satélites são mais ou menos encorpadas e não podem receber determinadas relações. Valeu. Voce foi mais objetivo. parabens....
icojavali2009
28/07/2010, 12:09
:-d“javaleiros”: O jipe javali
veículo robusto de expressão para aventura off-road e vocação para o uso militar, de manuseio fácil, e que deveria apresentar facilidade também na manutenção e reposição de peças, que poderia ter vida e produção por longa temporada, mas que infelizmente sucumbiu diante de problemas solúveis.
jipeiro a 40 anos e 10 de javalizeiro, mestre de mecânica por profissão, penso que também contribuiu para o fracasso da marca, foi a criação de peças e formatos próprios, e devem ter acontecido vários outros eventos negativos para que o projeto não fosse adiante.
nessas ultimas 4 décadas, passei anos sem carro de passeio, mas não passei nem um dia sem um jipe. Mas o passado passou, mas continua sempre presente, desculpe o pleonasmo figurativo.
a adoção de componentes (universais) comuns existentes no mercado, o usuário local ou importador encontraria peças em qualquer balcão do mundo... O usuário não ficaria refém exclusivo de peças e outros quesitos (manutenção), só fornecidos pelo fabricante, mesmo tendo o motor e outras partes híbridos de outros, veja algumas coisas, que se mudadas, teria ajudado o fabricante a não pecar tanto e não criar um estigma como alguns afirmam. Infelizmente a cbt ou mplm, talvez por falta de visão estratégica ou talvez de investimentos adequados, criou uma boa maquina que ao pé-da-letra se fez alto-consumível que dentro de um vicioso e exacerbado buraco negro do mercado desapareceu. uma questão de ótica. O resto é subjetivo.
1 – o hélice do ventilador é do mb 352, mas a bomba d´agua e polia são exclusivas; (poderia se optar pela bomba do mwm ou perkins e polia universal)
2 – no motor mplm, as bronzinas, o retentor da frente do motor são do mb 352, no entanto as bielas e a bomba de óleo são exclusivas. (as camisas poderiam ser as molhadas do mwm 229 e a bomba e filtro de óleo do mb 352) os filtros de diesel são bosch 001 de ½ litro e a turbina, são suficientes.
3 – o diâmetro/curso/taxa iguais ao mwm 229, no entanto os pistões são exclusivos.(os pistões e anéis poderiam ser do mwm 229)
4 – os elementos dos bicos injetores são os mesmos do mwm 229, mas o restante a sua volta são exclusivos, a rosca do porta-injetor é igual a nenhuma outra.(pode-se adotar todo o conjunto injetor do mwm 229,(mais curto)a pressão é a mesma basta escariar a quina do cabeçote em cada injetor, as válvulas de admissão e descarga também do d229.).
5 – a bomba de transferência (alimentadora) é diferente de qualquer outra, fixada apenas com dois parafusos, mesmo tendo elementos interiores universais, é um item exclusivo.(poderia ser a bosch universal)
6 – a bomba injetora, de engenharia simples e robusta, que poderia ter seus elementos da bomba bocsh, ajudaria um pouco, totalmente estranha aos padrões universais do diesel. (poderia ser a bosch universal em linha ou a cav de uso geral) as maquinas reparadoras(bombistas) comerciais não conjuminam com a peça. O usuário ficou refém também de reparadores exclusivos e inexistentes. Quando parada fica em posição de débito máximo, a marcha lenta é conseguida graças ao contrapeso centrifugo(governador), que via de regra desregula e já destruiu muitos motores ao disparar sem controle do giro. O peso da bomba injetora toda de ferro é absurdo.
7 – adotei direção hidráulica zf do diplomata. Os eixos, dianteiros, com os cubos do willys, e traseiros exclusivos dificultam a manutenção e a reposição de peças mesmo com rolamentos e retentores dos cubos universais, a ponta de eixo mais longa é da f-1000, a curta é exclusiva. (existem no mercado eixos comerciais universais) o embuchamento do eixo dianteiro é por pivôs, que podem ser substituídos pelos da f-1000, sem problema algum, uma junta homocinética como da hilux ia muito bem. Os molejos universais, porem mal dimensionados.(recalibrar os molejos e substituir os dianteiros pelo do t bandeirantes) – o chassis é ótimo, mas poderia ser pelo menos 500mm mais longo -sistema de freio, o disco dianteiro é exclusivo. O freio traseiro tem vários itens universais.(a adição de servo-freio e pedaleiras suspensas, melhoraria o que já é bom).
8 – a caixa de marchas genérica da cl-260, tem quase todos seus componentes internos exclusivos.(deveria ser a original cl-260 da f-l000 ou outra com relação melhorada, já existente no mercado) – o exclusivo cilindro auxiliar de embreagem pode ser substituído por outros, o mestre é o mesmo do trator cbt, também pode ser substituído por outros existentes.
9 – a caixa de transferência apenas os rolamentos são universais.(poderia adotar engrenagens ou a caixa da t. Bandeirante etc..)
10- o motor de partida(ao contrario) e com o impulsor e bobinas, pouca rotação, exclusivos dificulta a partida, principalmente a frio. (poderia estar instalado um bosch ou wapsa universal ao lado do motor, e manter a cremalheira que é do perkins 3-152).
várias marcas de veículos saem de fábrica com componentes universais, motores itens elétricos etc..que servem a vários outros veículos ou maquinas, inclusive peças internas, que facilitam a manutenção, mantém a sobrevivência e ganham mercado no mundo todo.
felizmente para os autênticos jipeiros, agora na ordem do javalizeiro, com imaginação e capacidade, tudo pode ser substituído e recriado de maneira a não desfazer o perfil forte, imponente, rustico e sem limite, presença marcante, um estilo exclusivo do jipe javali. basta entendê-lo. é uma maquina simples e incrível.
icojavali2009 – usuário do forum 4x4 em 2009.
by: icojavali@hotmail.com
esse tópico javaliseiro...já pode ser deletado daqui.
Já estou na poeira dos javaliseiros....mas valeu a presença....obtive vários contatos e mais conhecimento dos colegas.....muito grato a todos....
Sempre a disposição
Zé Renato
29/07/2010, 09:18
Quanto a pergunta que fiz ao Rodrigo sôbre as estrias do semi-eixo dianteiro nas planetárias, pode ser respondida por qualquer um que saiba, não é específica pro colega.:concordo:
icojavali2009
29/07/2010, 12:18
Olá Rodrigo, que eu saiba não, a caixa satélite do Java inicía com pinhão de 13 dentes.Portanto não dá pra usar rel mais curta com pinhão menor, talvez com corôa maior, não sei. O meu usa 9/44 com 28 estrias, acho que foi com vc que falei no Okut. Mas o dif foi trocado total.Não tenho certeza, mas acho que o da F100 completo deve servir, pois tb são 28 estrias. É possivel que a F100 use rel mais curta por usar motor a gasolina.:concordo:
Amigo Zé Renato: Ja usei o semi-eixo longo e planetárias e satelites da F-1000 ano 82 num Javali, inclusive tenho um semi-eixo curto(que é + dificil) novo de reserva com uma planetária dessas. 28 estrias.
icojavali2009
29/07/2010, 12:31
Caro Zé Renato: Já que é bom sempre aprender mais, todos esses Hs e Ls, são dos eixos dos javalis?
Zé Renato
29/07/2010, 14:58
Essas ref são de carcaças dana 44, como essas partes do Javali são cópias do sistema dana tanto no eixo dianteiro como no trazeiro, acredito estarem dentro do mesmo padrão, pois modificar isso seria complicado e caro para a CBT.É provavel que a carcaça do Javali seja a "0" ou "H1" por permitir relações mais longas e um pouco mais curtas. Mas certeza eu não tenho pois não abri a tampa do dif do meu ainda.Nos dana legítimos essa ref fica na parte superior usinada, quando se retira a tampa.
O meu tem caixa satelete de f1000 e relação 13/41 do javali, mas para a coroa entrar tivemos que dar um pace no torno, se um dia queser usar uma relação mais curta é so colocar uma bucha
Essas ref são de carcaças dana 44, como essas partes do Javali são cópias do sistema dana tanto no eixo dianteiro como no trazeiro, acredito estarem dentro do mesmo padrão, pois modificar isso seria complicado e caro para a CBT.É provavel que a carcaça do Javali seja a "0" ou "H1" por permitir relações mais longas e um pouco mais curtas. Mas certeza eu não tenho pois não abri a tampa do dif do meu ainda.Nos dana legítimos essa ref fica na parte superior usinada, quando se retira a tampa.
As estrias da satelete do diferencial dianteiro do meu são iguais a da trazeira.:concordo:
Zé Renato
29/07/2010, 18:33
Valeu PHF, então 28 tb. Eu tinha dúvida sobre isso, pois achava que os semi-eixos dianteiros fossem mais finos que os trazeiros.:palmas:
icojavali2009
30/07/2010, 09:42
Amigo Zé Renato: Entendido e copiado....seu padrão técnico de informações é ótimo. O meu na maioria é empirico.
Estou atendo à suas interessantes informações para melhorar o meu acervo. Muito Grato.
RODRIGO TOMITÃO
30/07/2010, 11:22
é por esses motivos que sou fã desse forum, como iriamos aprender tudo isso sem ele. hehehehhe
icojavali2009
05/08/2010, 20:05
amigo zé renato: Ja usei o semi-eixo longo e planetárias e satelites da f-1000 ano 82 num javali, inclusive tenho um semi-eixo curto(que é + dificil) novo de reserva com uma planetária dessas. 28 estrias.
ó que troquei também a caixa satélite. A da f 1000 também, as duas planetárias da chevrolet c 10 e foram produzidos dois calços flutuantes...porque essas peças são mais baixo do que as da ford
Leonardo Raffi
11/03/2011, 20:38
Pessoal tenho 2 semi eixos externos (aqueles q vão para as rodas) usava adaptadado numa C15 ...foi torneado pelo lado externo para caber dentro entrando pelo munhão da C15...
tem tambem mais 2 partes aquelas q vão p o diferencial mas foram assassinadas p adaptar na c15 ou seja estao no tamanho da de um willis...
troco pr semi eixos de willis q de num 54... preciso do lado curto e as de fora tambem...
pode tirar duvidas via mp...
abraços
Olá IcoJavali,
Você instalou eixos flutuantes em um Javali? Por favor conte-nos como isto foi feito.
Obrigado e até mais,
Java
,
Olá IcoJavali,
Você instalou eixos flutuantes em um Javali? Por favor conte-nos como isto foi feito.
Obrigado e até mais,
Java
,
Eu instalei eixo flutuante e bloqueio 75% no meu.
icojavali2009
13/03/2011, 23:51
Alô meu caro Java....como está a historia dos adesivos....quanto aos eixos flutuantes, vão pelo mesmo caminho
Abraços
wilson
Olá Wilson!
Você contribuiu com a última peça do quebra-cabeça dos adesivos. Fiz uns testes com vinil em minha impressora laser, ficaram com um aspecto bem profissional :p. A próxima etapa é vetorizar todos os adesivos (depois coloco por aqui).
Concordo com você sobre a robustez dos flutuantes... Porem já sofri com eles em duas quebras (uma de cada lado). Nestas ocasiões as rodas não se soltaram. Como uso pneus 33" de altura e 12" de largura acho que vou ter que partir para a adaptação de flutuantes ou trocar os eixos por uns que já tenham o kit a venda, mas antes queria experimentar os eixos da f-1000.
Aproveitando fiquei com uma dúvida... Procurei pelos eixos da f-100 e encontrei apenas com 30 estrias, inclusive são iguais aos eixos da f-1000, então pensei em trocar as planetárias, instalar o eixo maior e cortar e soldar o menor, então pergunto: a instalação das planetárias é tranquila? Há a necessidade de alguma usinagem ou algo parecido?
Obrigado e até mais.
icojavali2009
16/03/2011, 21:50
Olá JAVA!!! Então vamos aguardar os adesivos por aqui.....
Quanto aos eixos.....penso que vc vai ter que adotar eixos do Hummer ou do Caterpiar 767 de mineração para usar esses pneus!!!! kkkkkkkkkkkkkkk
Eu utilizei a ponta de eixo da F1000, mas a caixa satélite era uma de tração positiva. A ponta menor pode cortar e soldar, desde que a soldagem seja feita com critério..Já soldei com eletrodo k18 e Cromoniquel. Deu tudo certo. Continuo sem ser adepto de flutuantes....não confio em mangas de eixo na traseira.....se fosse a propria carcaça, como nos caminhões, até que apreciaria!!!!
Olá Wilson!
Você contribuiu com a última peça do quebra-cabeça dos adesivos. Fiz uns testes com vinil em minha impressora laser, ficaram com um aspecto bem profissional :p. A próxima etapa é vetorizar todos os adesivos (depois coloco por aqui).
Concordo com você sobre a robustez dos flutuantes... Porem já sofri com eles em duas quebras (uma de cada lado). Nestas ocasiões as rodas não se soltaram. Como uso pneus 33" de altura e 12" de largura acho que vou ter que partir para a adaptação de flutuantes ou trocar os eixos por uns que já tenham o kit a venda, mas antes queria experimentar os eixos da f-1000.
Aproveitando fiquei com uma dúvida... Procurei pelos eixos da f-100 e encontrei apenas com 30 estrias, inclusive são iguais aos eixos da f-1000, então pensei em trocar as planetárias, instalar o eixo maior e cortar e soldar o menor, então pergunto: a instalação das planetárias é tranquila? Há a necessidade de alguma usinagem ou algo parecido?
Obrigado e até mais.
Caro java não querendo me intrometer na conversa, mas é só você comprar uma caixa satelete da F1000 com bloqueio 75% a velha e famosa tração positiva que tem as planetárias de 30 estrias e se quiser utilizar a relação original do javali é só dar um passe no torno para entrar a coroa, mas com pneus 33 aconcelho mudar a relação para uma mais curta.
Caso queira instalar flutuantes tenho uma receita muito simples, compre uma carcaça de diferencial da f75 canela grossa uns 200.00 a 300.00 conto em qualquer ferro velho, suas peças como rolamentos satélete etc servirão perfeitamente nela, depois corte o lado direito no mesmo comprimento do cj5, depois é so comprar um kit flutuante da enfer ou da ensimec sendo o lado esquerdo da f75 e do lado direito do cj5, a bitola do eixo ficará proxima do eixo dianteiro porem um pouco mais largo e o carda ficará alinhado com a cixa de transferência original do javali.
Abraço.
http://www.youtube.com/watch?v=_OVI49qoL2Q
Javali LINDÃO!
desplanches
15/04/2011, 19:41
primeiramente desculpa por postar aqui esse assunto, tenho um javali com motor 2.8 mwm s.10,adaptado no javali com caixa de toyota bandeirante 5 marchas,diferencial 3.90,mais o jeep nao tem torque,primeira marcha na rampa o jeep apanha,o que deve ser feito?vc tem alguma ideia?agradeço .abraço desplanches
primeiramente desculpa por postar aqui esse assunto, tenho um javali com motor 2.8 mwm s.10,adaptado no javali com caixa de toyota bandeirante 5 marchas,diferencial 3.90,mais o jeep nao tem torque,primeira marcha na rampa o jeep apanha,o que deve ser feito?vc tem alguma ideia?agradeço .abraço desplanches
Caro amigo a relação do diferencial do javali é muito longa por que o motor original é de baixo giro enquanto o 2.8 mwm trabalha em rotaçõens bem mais altas eu não sei qual os pneus que você esta utilizando mas acredito que deva mudar o conjunto de relação dos diferenciais por um mais curto.
Abraço.
desplanches
07/05/2011, 20:59
obrigado pela resposta amigo mas a relaçao que esta no meu java 12x47 . 3.90 e usado no mverik 6cc original do java 13x41 .3.15 arelaçao 3.90 eu ja acho curta se eu coloco 9x44 melhora um poco tork mas nao vai andar vai urrar um monte seila o negocio e deixar quiete. valeooo
á sobre o pneu e 235.85.16 e beixo
Neste caso então não seria problemas na turbina ou na bomba? O meu tem tudo original cambio caixa de transferência e relação de diferenciais com um motor Q20B turbo e ficou bom. Por curiosidade que jipe é este amarelo da foto?
Abraço.
desplanches
16/05/2011, 19:02
nao turbina esta ok bomba e bico mandei fazer a poucos dias. o negocio e aprender a pilotar o porquinho usar reduzida vamos que vamos valeo . o jipe amarelo e um javali 1989 ainda esta por temina . abraço
Posta algumas fotos do bicho pra gente ver, fiquei curioso!
nao turbina esta ok bomba e bico mandei fazer a poucos dias. o negocio e aprender a pilotar o porquinho usar reduzida vamos que vamos valeo . o jipe amarelo e um javali 1989 ainda esta por temina . abraço
desplanches
29/05/2011, 19:36
a sim vou postar algumas fotos de sua transformaçao.e que jipe é esse seu?
tem mais fotos .abraço
É um javali também, eu modifiquei a frente dele um pouco tem um tópico JAVALI DE FRENTE NOVA aqui no fórum com todas as fotos da transformação. Espero as fotos do seu.
Abraço.
Renatolopes4x4
01/06/2011, 22:03
Olá galera! sou novo aqui no fórum. Adquirí recentemente um javali com motor maxion s4, cambio e eixos originais. O bicho é valente! mas como toda melhoria é bem- vinda troquei o câmbio pelo 5m da Toy Band e turbinei o s4, com direito a válvula de alívio e tudo mais... ficou show. Aproveitando que a caixa clark 260f é muito resistente, fiz um upgrade no meu cj5 e troquei a velha 3m pela do javali, só alegria, a 260f no cj fica indestrutível!
Olá galera! sou novo aqui no fórum. Adquirí recentemente um javali com motor maxion s4, cambio e eixos originais. O bicho é valente! mas como toda melhoria é bem- vinda troquei o câmbio pelo 5m da Toy Band e turbinei o s4, com direito a válvula de alívio e tudo mais... ficou show. Aproveitando que a caixa clark 260f é muito resistente, fiz um upgrade no meu cj5 e troquei a velha 3m pela do javali, só alegria, a 260f no cj fica indestrutível!
Seja bem vindo ao fórum Renatolopes é sempre bom ter mais um javaleiro para trocar experiencias e idéias.
Abraço.
Renatolopes4x4
04/06/2011, 14:56
algúem aqui no fórum que tem javalí usa o bloqueio 75%? minha dúvida é se funciona bem pois o javalí é muito pesado e tem muito torque.
URSO 4X4
04/06/2011, 20:10
Bem vindo.
O meu tem esse bloqueio no começo funciono;mais as arruelas se desgastão muito rapido NÃO RECOMENDO
algúem aqui no fórum que tem javalí usa o bloqueio 75%? minha dúvida é se funciona bem pois o javalí é muito pesado e tem muito torque.
O meu tem a + ou - 1 ano é funciona muito bem, mas é claro que se puder instalar um 100% é muito melhor tudo é muito relativo o que você espera deste sistema? caso queira 75% de tração em qualquer terreno sou testemunha que vai ter. mas se o que você que é eficiência 100% não vai ficar satisfeito.
Abraço.
Renatolopes4x4
07/06/2011, 20:47
Amigo PHF, aqui onde moro é área praiana. Talvez um 75% funcione bem pois minhas trilhas geralmente são em dunas e a aderencia é muito baixa. Uso pneus tork, uma vez passou por aqui um comboio de troller e conversando com um dos integrantes ele me falou que esse pneu não é bom pra areia, ele disse que pra andar em areia o pneu quanto mais liso é melhor. Será que procede essa informação? Peçoa ajuda aos amigos do fórum.
Caro Renatolopes essa eu vou ficar te devendo pois não tenho experiência nesse tipo de terreno, caso queira instalar um bloq. 75% posso ti dar as coordenadas, estou a disposição para qualquer duvida.
Abraço.
URSO 4X4
08/06/2011, 20:17
Amigo Renato
A informação procede;na areia quanto menos atrito melhor.um pneu careca ou A/T nas dunas e ideal.
um abraço daqui do sul.
precisando estamos ai;em quanto ao bloqueio eu continuo discordando com PHF.
UOTE=Renatolopes4x4;1457717]Amigo PHF, aqui onde moro é área praiana. Talvez um 75% funcione bem pois minhas trilhas geralmente são em dunas e a aderencia é muito baixa. Uso pneus tork, uma vez passou por aqui um comboio de troller e conversando com um dos integrantes ele me falou que esse pneu não é bom pra areia, ele disse que pra andar em areia o pneu quanto mais liso é melhor. Será que procede essa informação? Peçoa ajuda aos amigos do fórum.[/QUOTE]
Pneus tork na areia cavam muito.. e quanto ao bloqueio.. em qualquer terreno um bloqueio é bom! na areia é magnifico!
Abraços
Renatolopes4x4
17/06/2011, 20:32
vale galera, vai ser o jeito eu rodar com pneus lisos agora.
Renatolopes4x4
17/06/2011, 20:35
phf, obrigado pela consideração. eu tenho o esquema para instalar o bloq 75% inclusive todo o material. minha dúvida é só quanto a funcionalidade no javali devido ao peso do mesmo. estou pesquisando mais para decidir se instalo no java ou no willys.
José Tadeu
20/06/2011, 18:06
Javalizeiros:
No SUPORTE, o Suv abriu uma página pedindo um tópico para o JAVALI. Boa Idéia, mas, vamos postar lá, para dar uma força, e consequente nós seremos os beneficiados.
Atenciosamente
Tadeu
celso.delcol
20/07/2011, 20:49
Ola.
Estou pesquisando para compra do primeiro 4x4 e achei o JAVALI uma viatura muito legal.
Assim tenho algumas dúvidas sobre sua comfiguração original e modificações.
Já sei que é um motor 3 cilindros turbo Diesel.
Agora vem as dúvidas.
Qual a cilindrada? Qual potência?
Se não estiver enganado ele é 4 marchas original, certo?
Já via alguns pra vender com motor da D20 ,da f4000, Toyota band.
Fica bom esse tipo de modificação???
Na verdade estou preocupado como a manutenção no motor original.
Já agradeço a ajuda.
PS: ja assinei no tópico para criar uma página para o JAVALI.
Bom dia Celso!
Javali é um veiculo pesado, com vocação para trabalho pesado, com alguns ajustes pode-se melhorar o desempenho.
(ja que nenhum jipeiro está 100% satisfeito com o que tem, e vive arrumando algo pra melhorar)
- Sim, motor 3 Cilindros
- 3.0 / 84 nominal
- 4 Marchas
- Trocar o motor por um mais moderno é uma boa opção se o motor original estiver com a saude abalada
(peças pra ele voce encontra basicamente na Gama 4x4 - SP) se garimpar muito, pode encontrar alguma peça em loja de tratores.
- depende do mecanico que fizer a adaptação (mas isto é simples de fazer)
- se nao me engano o Q20B e plug-Play
- considerando que é um veiculo que foi desenvolvido para trabalho, não desenvolve muita velocidade (viaja bem a 80/90 no asfalto), também jeep nem precisa mais que isto. faz média de +- 9km/l , é barulhento, vibra muito (consequencia do motor 3Cil), na terra e em trilhas leves/medias é um trator.
icojavali2009
21/07/2011, 10:05
Parabens Kiryno/Anapolis...pela excelente explanação a respeito das nossas maquinas.
Considere-se também ineressante que o motor mesmo barulhento é mais que suficiente para o tipo de veículo e o mais barato para sua recuperação em caso de retifica.
O interessante que o Celso observe bem a saude o Javali ou qualquer outro 4x4 que comprar. Tem muitas armadilhas por aí. é preciso ter cuidado.
Por várias razões que já mencionei anteriormente, eu prefiro o Javali.
Abraços a todos.
A proposito Wilson, estou pensando em aumentar a frota.....
apareceu outro por estas bandas (está com o dif. Trazeiro moido) não sei como conseguiram esta facanha, mas estou propenso a ficar com ele! é do mesmo ano do meu, e está com motor mais modernoso! (se bem que gosto do original! pois ele atende as minhas brincadeiras)
celso.delcol
25/07/2011, 14:48
Parabens Kiryno/Anapolis...pela excelente explanação a respeito das nossas maquinas.
Considere-se também ineressante que o motor mesmo barulhento é mais que suficiente para o tipo de veículo e o mais barato para sua recuperação em caso de retifica.
O interessante que o Celso observe bem a saude o Javali ou qualquer outro 4x4 que comprar. Tem muitas armadilhas por aí. é preciso ter cuidado.
Por várias razões que já mencionei anteriormente, eu prefiro o Javali.
Abraços a todos.
Pessoal.
Já agradecendo a ajuda e comentando que por não conhecer este tipo de veículo (4x4 Diesel/Gasolina/etc) minha maior preocupação é cair nas muitas armadilhas.
Por isso estou tentando pesquisar o máximo possível no forum e onde encontre inf. sobre o assunto.
Gostei muito do estilo dessa máquina (Javali) e espero concequir uma em bom estado.
Aproveitando vou fazer mais algumas perguntas:
Nunca vi um Javali com teto rigido: Tem original? Se não, fica legal?
Também nunca vi a capota de lona rebatida. Ela pode ser rebatida como nos CJs?
A carroceria é toda de lata? Existe de fibra?
Sto. Antônio. suporte para estepe e galão, quebra mato, etc, existe no mercado ou é preciso encomendar/adaptar de outros veículos?
Uma ótima semana a todos e obrigado pela paciência com este amigo que pretende logo ser do seleto 4x4 do Brasil.
RODRIGO TOMITÃO
25/07/2011, 18:36
Pessoal.
Já agradecendo a ajuda e comentando que por não conhecer este tipo de veículo (4x4 Diesel/Gasolina/etc) minha maior preocupação é cair nas muitas armadilhas.
Por isso estou tentando pesquisar o máximo possível no forum e onde encontre inf. sobre o assunto.
Gostei muito do estilo dessa máquina (Javali) e espero concequir uma em bom estado.
Aproveitando vou fazer mais algumas perguntas:
Nunca vi um Javali com teto rigido: Tem original? Se não, fica legal?
Também nunca vi a capota de lona rebatida. Ela pode ser rebatida como nos CJs?
A carroceria é toda de lata? Existe de fibra?
Sto. Antônio. suporte para estepe e galão, quebra mato, etc, existe no mercado ou é preciso encomendar/adaptar de outros veículos?
Uma ótima semana a todos e obrigado pela paciência com este amigo que pretende logo ser do seleto 4x4 do Brasil.
Celso, nunca vi capota rigida original, as que vi até hoje poucas eu gostei
a capota de lona original é fixa.
só conheço carroceria de lata.
os acessorios tem que adaptar de outros veiculos, mais isso é muito simples....
Renatolopes4x4
25/07/2011, 20:05
Concordo com vc Rodrigo. A única capota de fibra que ficou legal foi uma que ví aqui no fórum do javali do Zé renato. A propósito, andei pesquisando nas fábricas de carrocerias de fibra e nenhuma delas se aventura a construir uma para o javalí.
RODRIGO TOMITÃO
26/07/2011, 10:32
A UNICA CAPOTA QUE EU COLOCARIA É ESSA DESSE JAVALI DO VIDEO, UNICO DEFEITO NA MINHA OPINIÃO É O VIDRO DA PORTA QUE É DE CORRER
www.youtube.com/watch?v=_OVI49qoL2Q (http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.youtube.com/watch?v=_OVI49qoL2Q)
Renatolopes4x4
26/07/2011, 14:00
Concordo Rodrigo, belíssima capota.
RODRIGO TOMITÃO
26/07/2011, 19:47
o javali inteiro é muito bonito
Esta capota ficou boa, as outras que eu já vi, nem ficaram com uma estética bacana, mas esta ai é um show!
O java inteiro. (neste caso sou bastante suspeito pra falar, gosto do java)
Ola.
Estou pesquisando para compra do primeiro 4x4 e achei o JAVALI uma viatura muito legal.
Assim tenho algumas dúvidas sobre sua comfiguração original e modificações.
Já sei que é um motor 3 cilindros turbo Diesel.
Agora vem as dúvidas.
Qual a cilindrada? Qual potência?
Se não estiver enganado ele é 4 marchas original, certo?
Já via alguns pra vender com motor da D20 ,da f4000, Toyota band.
Fica bom esse tipo de modificação???
Na verdade estou preocupado como a manutenção no motor original.
Já agradeço a ajuda.
PS: ja assinei no tópico para criar uma página para o JAVALI.
Boa tarde amigos jipeiros.
Acho que estou de volta ao time dos 4x4 com a última aquisicao: MercadoLivre: JEEP - R$ 29000.00 (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-188808948-jeep-_JM)
Esse javali, hoje JAVASTEIN, ficou assim:
chassis alongado - cabinado em aço - motor q20b+clark 2205e x Turbo intercooler x BI LUCAS-CAV x DH da F1000 progressiva x rodas de D-20 x ar condicionado (nao sei de que veiculo) x banco de couro do citroen x ventoinha do omega x limpador de parabrisa do fusca, etc
O que acham ?
abraços e convites ao pessoal da regiao dos lagos para vir a rio das ostras ou aceito convites para encontros na regiao.
Evandro
Boa tarde amigos jipeiros.
Acho que estou de volta ao time dos 4x4 com a última aquisicao: MercadoLivre: JEEP - R$ 29000.00 (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-188808948-jeep-_JM)
Esse javali, hoje JAVASTEIN, ficou assim:
chassis alongado - cabinado em aço - motor q20b+clark 2205e x Turbo intercooler x BI LUCAS-CAV x DH da F1000 progressiva x rodas de D-20 x ar condicionado (nao sei de que veiculo) x banco de couro do citroen x ventoinha do omega x limpador de parabrisa do fusca, etc
Vou fazer a conversão para OV na próxima folga, preciso de uma orientação quanto a vela glow plug que fica na tubagem da admissão, pois não sei como funciona.
Me informaram que basta instalar a tubagem e a vela de aquecimento, é assim mesmo ? por aqui em rio das ostras para encomendar fica por 60 reais a tubagem.
abraços e obrigado
Evandro
icojavali2009
28/07/2011, 22:14
Prezado Evandro.....a vela que vc se refere é as usadas nos motores Perkins, inclusive as D10 contavam com essa peça. É muito simples a instalação na tubagem...é só ver numa D 10 ou nas primeiras D20 e fazer o mesmo no Q20B....se ele não tem isso já de fábrica...até porque esses motores são os mesmos perkins de paleto é gravata, que começou com os motores Hercules, depois Perkins com corrente etc....até aos atuais. São muito bons...todos.
Mas só vai precisar disso mesmo com OV em tempo muito frio.
UTILIZANDO OLEO VEGETAL, NÃO RECOMENDO O USO DE Oleo 2T sintético NO TANQUE. O PRODUTO SINTÉTICO NÃO É SOLUVEL NO VEGETAL OU ANIMAL...
Abraços
icojavali@hotmail.com
RODRIGO TOMITÃO
29/07/2011, 20:15
Biocom, vai usar OV puro ou com mistura??????
Prezado Evandro.....a vela que vc se refere é as usadas nos motores Perkins, inclusive as D10 contavam com essa peça. É muito simples a instalação na tubagem...é só ver numa D 10 ou nas primeiras D20 e fazer o mesmo no Q20B....se ele não tem isso já de fábrica...até porque esses motores são os mesmos perkins de paleto é gravata, que começou com os motores Hercules, depois Perkins com corrente etc....até aos atuais. São muito bons...todos.
Mas só vai precisar disso mesmo com OV em tempo muito frio.
UTILIZANDO OLEO VEGETAL, NÃO RECOMENDO O USO DE Oleo 2T sintético NO TANQUE. O PRODUTO SINTÉTICO NÃO É SOLUVEL NO VEGETAL OU ANIMAL...
Abraços
icojavali@hotmail.com
ICOjavali, obrigado por sua resposta, vou fazer a encomenda. Também ótima a lembrança do uso do óleo lubrificante.
Biocom, vai usar OV puro ou com mistura??????
Começarei com a mistura 50-50 como sempre faço, observando todos os parâmetros de funcionamento. Depois avançarei a cada 10 % a mais de OV até chegar a 80-20 (80%ov) ai instalarei uma bomba de limpador de parabrisa para injetar diesel PURO (de um reservatorio próprio) na tubagem durante partida e parada do possante. Essa injeção de diesel fará a partida e a lavagem do motor.
A dica do companheiro icojavali é fundamental: observar atentamente o óleo lubrificante durante operação do motor com ov, até mesmo reduzir o intervalo das trocas , como sempre fazemos.
Obrigado colegas.
Seguindo em frente para mais um vegetariano, em breve posto as fotos.
abs
Evandro
RODRIGO TOMITÃO
30/07/2011, 13:44
Começarei com a mistura 50-50 como sempre faço, observando todos os parâmetros de funcionamento. Depois avançarei a cada 10 % a mais de OV até chegar a 80-20 (80%ov) ai instalarei uma bomba de limpador de parabrisa para injetar diesel PURO (de um reservatorio próprio) na tubagem durante partida e parada do possante. Essa injeção de diesel fará a partida e a lavagem do motor.
A dica do companheiro icojavali é fundamental: observar atentamente o óleo lubrificante durante operação do motor com ov, até mesmo reduzir o intervalo das trocas , como sempre fazemos.
Obrigado colegas.
Seguindo em frente para mais um vegetariano, em breve posto as fotos.
abs
Evandro
bacana, vou acompanhar....
Rodrigo, parece incrível, mas rodando com mistura 50-50, não se instala nada no sistema, a partir daí instalarei um aquecedor hidráulico usando água quente do motor, desses de câmbio automático ou ducato,etc; em vez de usar 2 tanques, vou usar um reservatório desses de limpador de párabrisas com a bombinha elétrica que esguicha água no vidro para injetar diesel na tubagem do Q20B (que tem na terminação roscada na admissão uma vela de aquecimento) .
Nunca vi um motor tão perfeito para usar OV como esse perkinho. Vou desembarcar dia 2, tenho um congresso em Manaus até 12-08. Começo a conversão dia 16/08/2011, reportando em um tópico específico.
Para conhecimento de todos aqui, os materiais necessários e custo avaliado:
1- aquecedor hidraulico: 250,00 no shopping das vans aqui em rio das ostras;
2- reservatório completo de agua de parabrisa: 27,00 Reservatório Água Limp. Parabrisa Gol/saveiro/parati 84/ 96 - R$ 27,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193209327-reservatorio-agua-limp-parabrisa-golsaveiroparati-84-96-_JM)
3- bomba do reservatorio: 20,00 Bomba Reservatório Água Limpador Do Parabrisa Universal - R$ 20,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193587130-bomba-reservatorio-agua-limpador-do-parabrisa-universal-_JM)
4- mangueiras, abraçadeiras, conexões, parafusos, etc: 20,00
5- cerveja skol 360, carne, petiscos ( a parte mais cara): em torno de 100 reais no posto de ressuprimento mais proximo.
Total (deixando o item 5 para depois): R$ 317,00
Preço de 100 litros do novo combustível 80-20: R$ 45,00 (20 l diesel x 1,85 (campos/RJ) = 37,00 e 80 l OVF reciclado x R$ 0,10 o litro= 8,00.)
Economia relativa ao preço de 100 l de diesel odp: R$ 140,00 ( 100 litros x 1,85 = R$ 185,00) - (100 l da mistura 80-20= R$ 45,00)
Número de abastecimentos para cobrir o investimento: 3 tanques de 100 litros economizam R$ 420,00
TEmpo que vou levar para consumir 3 tanques: acho que 2 meses, rodo pouco.
Bom, obrigado pela leitura e até breve
sds
Evandro
Grupo BIOCOM (sou eu), fazendo o futuro hoje. rio das ostras/RJ 22-9864-6864
icojavali2009
31/07/2011, 17:41
Notável Evandro/BIOCOM.....já usei OV e até gordura de porco no motor original do meu Javali, de maneira experimental e até rudimentar. Apenas como curiosidade, ainda com a bomba original. Funcionou perfeitamente. Como era experimental usei reservatório suplementar. O inicio e o final do funcionamento, como vc mesmo diz, temos que ter alguns cuidados. Esses combustiveis OV ou animal, ao final pode formar alguma resina abrasiva ao sistema de injeção...portanto devemos usar o diesel no inicio e no final do funcionamento.
Só que a injeção de diesel como lavagem direto na tubagem de nada adianta para a injeção. Aí esse diesel só protege os acentamentos das valvulas e parte das camaras. A injeção de diesel nessa hora pode provocar calço hidraulico e danificar o motor.
Na minha experiencia cheguei a conclusão que deveria adotar uma especie de registro com três pontos entre os tanques e a bomba alimentadora que na partida com diesel até esquentar, mudando para o BIOCOM/OV.....e antes da parada funcionar alguns segundos com diesel. No tubo de retorno também um registro de tres pontos para direcionar o combustivel....
É interessante e necessário esse aquecimento do combustivel utilizando o proprio calor gerado. Eu passaria uma serpentina com agua quente dentro do tanque de BIOCOM/OV. Funcionei também um motor estacionario B18 com BIOCOM/OV...mas sempre de maneira experimental e aparato rudimentar...apenas por experiencia...para se caso necessário, no futuro, já ter ideia do que fazer.
Precisamos de um mundo mais limpo, principalmente tocante a combustiveis.
Uma pena que nossa atmosfera tem outras poluições invisiveis, talvez responsáveis por muitas doenças que nos atinge hoje. Nosso espectro eletromagnetico saturado de todo tipo de ondas...frequencias de todas intensidades que acabamos ficando expostos..numa radiação constante. Veja por exemplo o projeto HAARP dos americanos que controlaria o clima no mundo..na mão deles, é claro. Mas com nosso BIOCOM/OV etc..precariamente ou não tentamos fazer nossa parte. Aquele formidável motor ELKO seria ótimo agora.
Não é por que somos Javaliseiros que temos que ser porcalhões.
Parabens pela conduta green. O planeta agradece.
by
wilson
Wilson, vou responder dentro da sua nota, pedindo licença para escrever em negrito:
Notável Evandro/BIOCOM.....já usei OV e até gordura de porco no motor original do meu Javali, de maneira experimental e até rudimentar. Apenas como curiosidade, ainda com a bomba original. Funcionou perfeitamente. Como era experimental usei reservatório suplementar. O inicio e o final do funcionamento, como vc mesmo diz, temos que ter alguns cuidados.
Wilson, mais uma vez obrigado pelas intervenções: tenho aqui a válvula pollak: Pollak Fuel Tank Selector Valves - powered by Oilybits.com (http://www.pollak.co.uk/) 6 vias, que pretendo instalar, estava mesmo em duvida quanto a injetar diesel na tubagem, penso em fazer como o kit elsbett e injetar a montante da BI, o diesel vai ter a preferência por diferença de pressão e viscosidade, nesse caso vou tubar a descarga da bombinha de parabrisa, rsrs
meu amigo marcio barci usa há anos banha de porco em MT para gerar energia elétrica nos frigoríficos, aquece a banha com a descarga do gerador e traça com querosene a 10%, ele pode dar mais detalhes: marciobarci@gmail.com
Esses combustiveis OV ou animal, ao final pode formar alguma resina abrasiva ao sistema de injeção...portanto devemos usar o diesel no inicio e no final do funcionamento.
esse é o grande lance. Acompanhar o funcionamento e fazer a escolha certa do oleo lubrificante.
Só que a injeção de diesel como lavagem direto na tubagem de nada adianta para a injeção. Aí esse diesel só protege os acentamentos das valvulas e parte das camaras. A injeção de diesel nessa hora pode provocar calço hidraulico e danificar o motor.
Ôpa, agora acendeu a luz amarela, vou mudar o ponto de injeção para a montante do filtro ou BI
Na minha experiencia cheguei a conclusão que deveria adotar uma especie de registro com três pontos entre os tanques e a bomba alimentadora que na partida com diesel até esquentar, mudando para o BIOCOM/OV.....e antes da parada funcionar alguns segundos com diesel. No tubo de retorno também um registro de tres pontos para direcionar o combustivel....
Wilson, você precisa conhecer a válvula pollak, vou instalar para que possa acompanhar pelas fotos e depois ao vivo
É interessante e necessário esse aquecimento do combustivel utilizando o proprio calor gerado. Eu passaria uma serpentina com agua quente dentro do tanque de BIOCOM/OV. Funcionei também um motor estacionario B18 com BIOCOM/OV...mas sempre de maneira experimental e aparato rudimentar...apenas por experiencia...para se caso necessário, no futuro, já ter ideia do que fazer.
Precisamos de um mundo mais limpo, principalmente tocante a combustiveis.
Uma pena que nossa atmosfera tem outras poluições invisiveis, talvez responsáveis por muitas doenças que nos atinge hoje. Nosso espectro eletromagnetico saturado de todo tipo de ondas...frequencias de todas intensidades que acabamos ficando expostos..numa radiação constante. Veja por exemplo o projeto HAARP dos americanos que controlaria o clima no mundo..na mão deles, é claro. Mas com nosso BIOCOM/OV etc..precariamente ou não tentamos fazer nossa parte. Aquele formidável motor ELKO seria ótimo agora.
Não é por que somos Javaliseiros que temos que ser porcalhões.
legal, há várias alternativas de aquecimento e ainda estamos em busca de algo melhor, desde uso do cano de descarga, até oleo lubrificante do motor, (radiador de óleo, etc)
Parabens pela conduta green. O planeta agradece.
by
wilson
abraços fico feliz de encontrar adeptos, em breve o superporcao do mato vegetariano.
Evandro
icojavali2009
31/07/2011, 19:39
Evandro...
Agradeço as palavras do notável jipeiro. Sei da existencia dessa valvula Pollak Fuel....só não sabia o nome. Mas como disse foram apenas experimentais as ações. O uso de graxa animal para energia também já é conhecida. Mas de toda maneira grato pela dica do Marcio. Até porque não tenho tanto café no bule assim.
A lavagem de inicio e final tem que ser interna no sistema de injeção é essencial, não pode faltar. Com ou sem valvula, bomba etc...e quanto ao aquecimento é elmentar meu caro Evandro. Para misturar óleo 2T sintético haveria necessidade da quebra das moleculas dos dois meios para que isso acontecesse...mas isso é outra historia.
Vá em frente e aguardamos mais coisas.
Javaloicos abraços!!
by
wilson
RODRIGO TOMITÃO
31/07/2011, 22:26
uma época aqui na cidade os caminhoneiros abasteciam com oleo de algodão , mais não sei a proporção
celso.delcol
09/08/2011, 12:27
Boa tarde a todos.
A direção hidráulica sai de fábrica no JAVALI???
Caso contrário já temos um tópico sobre este assunto onde possa tomar informações???
Agradeço a paciência e atenção.
RODRIGO TOMITÃO
10/08/2011, 12:15
Boa tarde a todos.
Caso contrário já temos um tópico sobre este assunto onde possa tomar informações???
Celso, vou dar uma pesquisada, se não tiver vamos abrir um, coloquei no meu ai coloco fotos
RODRIGO TOMITÃO
10/08/2011, 12:33
Boa tarde a todos.
olha o topico ai
http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/89248-direcao-hidraulica-do-javali.html
celso.delcol
10/08/2011, 20:40
olha o topico ai
http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/89248-direcao-hidraulica-do-javali.html
Opa... agora sim...
Muito obrigado e boa semana.
ola javalizeiros .....
mais um membro na aérea
desta familia especial
os javalizeiros .......
Renatolopes4x4
18/08/2011, 22:33
Olá Kister,
bem vindo ao fórum. É sempre bom ter mais alguém para trocar experiências no tocante ao javali. Conte-nos aí a configuração do seu "porcão".
ola renato entao meu java está com motor mwm 2.8,caixa de cambio do toyota bandeirante 5 marcha,diferencial traseiro com flutuante do toyota.relação dele é 3.90, por enquanto ta beleza ,eu adquiri ele assim ,mais conheço td a historia dele.agora estou equipando ele com guincho mecanico ekron. direção hidraulica do dodge,pedaleira do opala ,servo freio da f1000, freio dianteiro disco e pinça do scort (eu acho fraco ,mais no momento é o que tem)traseiro é do vectra gsi. e é isso cara valeu abraço
estou de volta: atualização da conversão do super porcão para OV:
1- tanque de 80 litros comprado por 100 $, em fase de instalação da serpentina que vai recircular agua do radiador, o Q20B tem uma tomada no motor própria para isso.
2- valvula Pollak pronta para ser instalada: vai selecionar o combustível
3-filtro de OV e porta filtro comprado: montagem da linha de combustível vegetal.
4- tambores cedidos pela oficina para montar a estação de reciclagem de OV.
data para conversão: 20 de setembro em rio das ostras. Postarei fotos.
abs
Evandro
mfcoraça
20/09/2011, 12:19
Grande Java o meu nunca me deixo na mao....
icojavali2009
18/10/2011, 14:51
Olá Evandro BIOCOM....como foi a conversão do seu bruto para OV?..Mande as fotos aqui e para o: icojavali@hotmail.com...vamos adorar ver isso.
abraços
tive que fazer curso na folga , mas estou desembarcando hoje, agora vai
uh-huhhuhuhuh
Geovane Guedes Barbosa
23/10/2011, 12:35
Por qual modelo podemos substitur o escape original do Javali?
Por qual modelo podemos substitur o escape original do Javali?
Acredito que você não ira encontrar um escape para o java, talvez seja necessário mandar fazer. Não é difícil por ser quase todo reto.
Zé Renato
20/11/2011, 18:11
Olá pessoal, depois de muito tempo afastado estou de volta.
Trago uma noticia triste.Eu soube hoje no Orkut na comunidade do CBT JAVALI,através de um sobrinho,que nosso amigo colaborador ICOJAVALI vêio a falecer... não sei a causa, mas parece que ele nos deixou... Tristeza!!!
Caro amigo Zé Renato essa noticia muito me entristece pois perdemos um companheiro que mais entendia a causa do nosso jepe, desde já dou meus pêsames a sua familia e tenho certeza que o sr Ico esta em um lugar ótimo olhando por nos.
José Tadeu
26/11/2011, 12:07
Quero prestar meus sentimentos a família do SR. Icojavali, vamos sentir muita a sua falta, pois, sem dúvida era o mais experiente e conhecedor do nosso Javali.
Desejo que ele esteja em um bom lugar junto de DEUS, e que DEUS ilumine sua família.
Atenciosamente
Tadeu
URSO 4X4
26/11/2011, 20:48
Meus sentimentos a familia,e como ele sempre escrevia agora esta nos braços do redentor.
Muito triste a notícia...
Sem dúvida a companhia do amigo Ico fará falta.
tonimontana
20/03/2012, 18:19
Sinto pela perda do amigo! Mas gostaria de uma consulta de vcs, pois consegui uma carcaça de diferencial dianteiro do javali, porem esta sem os freios e seus suportes de pinças, e com os pivos ruins! alguem teria fotos do eixo ou do suporte das pinças? sera q é possivel usar pinças e discos da f1000? e os pivos , sao os mesmos da f1000 4x4? vcs tem ideia de quanto vale uma carcaça dessas( ou sabem onde posso achar )! agradeço a ajuda de voces!
tonimontana
21/03/2012, 11:25
???????ninguem p me ajudar?????? hehehe
Já está respondido desde ontem +- 22:00 no outro tópico que voce colocou a mesma pergunta.
Segundo o pessoal da gama 4x4 vc poderá colocar um kit de cj 5 que da certinho.
Abraço
willian4x4
22/03/2012, 17:47
Olá pessoal.
Pois entãoeu fiquei sabendo um mes depois da perda do nosso amigo Icojavali, e eu também fiquei muito sentido pela perda, pois até eu estava me organizando para uma visita na casa dele, e fiquei sabendo da noticia, por outro amigo vajalizeiro daqui de campo grande, onde ele entrou em contato com a familia dele. Com toda certeza é uma perda significativa, mas a vida tem destas coisas, pois Deus nos coloca ao mundo para cumprir nossa missão e a dele foi concluida.
Mudando de assunto eu coloquei um post no ferum a respeito de molas helicoidais no java, e não recebi nenhuma ideia, alguem pode me ajudar?
Abraço a todos
tonimontana
24/03/2012, 16:16
Kirynoo, vc nao ajudou com muito! veja as minhas duvidas ,e o q vc respondeu:Tonimontana, um eixo completo (precisando de pouco reparo , custa na faixa de 1500,00 a 2000,00), sistema de freio dianteiro a disco, (se não me engano estes que sairam de fábrica eram da kombi).
sim é possível adptar tudo da F-1000 no java, vai depender do meca.
Ainda tenho duvidas sobre os suportes de pinças(ninguem teria umas fotos), alguem sabe me dizer se os pivos da f1000 4x4 sao os mesmos?
PHF: que tipo de kit vc se refere? me desculpem a franqueza, mais acho q sera mais facil eu ser mais bem atendido em em topicos de troller ou cj, pq aki ta muito dificil, parece q o pessoal nao tem vontade de ajudar !
willian4x4
24/03/2012, 18:25
Tonimontana boa tarde.
Vamos fazer o seguinte estou de serviço hj e estou maquina para tirar fotos do suporte pra ti, mas amanhã postarei de tarde pra ti olhar, e respondo por mim, não estou de má vontade e acredito que muitos amigos tambem não tem esse defeito. Aguarde até amanhã para eu te responder pois como disse estou de serviço e amanhã cedo tenho vestibular, em em relação ao disco na gama 4x4 tem para venda e vc pode consultar os vendedores se existe outro que sirva, em relação aos pivôs, não sei a resposta mesmo. rsrsrs pois o meu foi modificado antes de compra-lo.
Grande abraço até amanhã!
Kirynoo, vc nao ajudou com muito! veja as minhas duvidas ,e o q vc respondeu:Tonimontana, um eixo completo (precisando de pouco reparo , custa na faixa de 1500,00 a 2000,00), sistema de freio dianteiro a disco, (se não me engano estes que sairam de fábrica eram da kombi).
sim é possível adptar tudo da F-1000 no java, vai depender do meca.
Ainda tenho duvidas sobre os suportes de pinças(ninguem teria umas fotos), alguem sabe me dizer se os pivos da f1000 4x4 sao os
PHF: que tipo de kit vc se refere? me desculpem a franqueza, mais acho q sera mais facil eu ser mais bem atendido em em topicos de troller ou cj, pq aki ta muito dificil, parece q o pessoal nao tem vontade de ajudar !
caro amigo o kit que eu me refiro é o que é usado para adaptar freio a disco nos jeep e f75, e ele vem com os discos suportes de pinças parafusos etc e utiliza as mesmas pinças da kombi, o vendedor da gama 4x4 me garantiu que da certo no javali, quanto aos pivos são os mesmos da f1000 ou da ranger, porem depois de montado terá que cortar a ponta por que os da f 1000 é um pouco mais cumprido mas dá certo.
willian4x4
26/03/2012, 16:37
Caro amigo peço desculpas por não ter postado asfotos ontem, realmente não cumpri o prazo, mas segue a fotos quentinhas, ta meiosujo o bixo, sabe como é né!!!338271338272338273338274
Espero que ajude!!
tonimontana
26/03/2012, 17:44
valeu willian, obrigado mesmo!
andre kirch
22/04/2013, 12:00
amigos estou presisando a presao dos bicos ingetores do javalli desde ja agradeco
Vitor JAVA 90
23/04/2013, 11:44
amigos estou presisando a presao dos bicos ingetores do javalli desde ja agradeco
amigo seu motor e bomba sao originais?
caso sejam, de 185 a 200 libras ficam show no porkinho, eu deixaria com 200, lembrando q se vc optar pela pressao maior e sua bomba estiver boa seu jipe terá melhora no desempenho.
abraços