Conectar

Ver Versão Completa : Motor Opala 4cc - Sensor temperatura e óleo

fendrich
15/03/2010, 08:03
Pessoal,

Meu CJ tem motor de opala 4cc (azul).

Corrijam-se se eu estiver errado, por favor:

Do lado da vareta de óleo tem o sensor de óleo.
Do outro lado é o sensor de temperatura (não é de mercúrio, o pessoal da Zezo já me falou).

Os 2 fios estão ligados em conjunto e vão para dentro da parede corta-fogo e estão ligados só na luz indicadora do óleo.

Isso é correto? Posso desconectar o fio da temperatura e ligá-lo lá no medidor que existe no painel?

Obrigado,

Eduardo

KitiU.
15/03/2010, 09:12
Caro Eduardo,

Os dois fios ligados juntos não está certo...

O da temperatura e do óleo são ligados separadamente em seus respectivos lugares...

Infelizmente não entendo muito de parte elétrica para te ajudar na ligação correta... mas cada sensor é ligado separadamente a um indicador no painel, coisa que em qualquer auto-elétrica resolve seu problema...

Forte abraço!

Dic3
15/03/2010, 10:14
Eduardo veja.

A indicacao que voce fez esta correta, o sensor que fica ao lado da vareta de oleo é o da pressao do oleo e o outro la pertinho do carburador é o de temperatura.
O sensor de pressao de oleo só serve para acender a luz indicadora quando a pressao esta baixa, conecta-lo ao um "reloginho" nao vai servir para nada, vai apenas dar uma marcacao totalmente errada.

O sensor de temperatura sim, esse deve ser conectado a um "reloginho" porem o tal "reloginho" deve ser compativel com o sensor. Se nao forem compativeis, pode acontecer da temperatura do motor estar baixa e o ponteiro estar la marcando como se o motor estivesse fervendo ou o contrario.

Recomendo fazer uma verificacao da sua fiacao para nao acontecer nenhuma desgraca. Seguir os fios corretamente saber para onde vai e de onde vem.

Qualquer duvida estamos as ordens

fendrich
15/03/2010, 10:30
Seguir os fios é exatamento que eu já fiz e pretendo fazer com mais detalhe e tempo, inclusive montando um diagrama, para o possível dia que passar o jeep pro meu filho (q está a caminho mas ainda nem nasceu :razz:).

Quando comprei o Jeep, tinha medo de mexer e estragar (quem já não desmontou e depois não conseguiu montar de novo?), até que um dia comecei a tirar fita isolante prá entender.

Tirei uns 2 rolos d fitas isolante e mais um monte de fios soltos de dentro do jeep, e encontrei esses fios ligados desse jeito. Percebi que podiam ser conectados diferentemente do que está porque o fio do mostrador do painel está cortado e a capa tem exatamente a mesma "textura" do que o fio que sai do sensor.

A pergunta é: pq raios o antigo dono fez isso?

Obrigado,

Eduardo

Dic3
15/03/2010, 10:39
Eu so recomendo cuidado, nao va achar que so porque os fios tem a mesma cor voce pode sair ligando, isso é serio amigao. Um carro com 30 40 50 anos de uso imagine quantas mudancas na eletrica ele ja teve? Complicado né!
Eu sou a favor de arrancar tudo e fazer de novo (como fiz no meu)

Seguinte: O marcador é original ou desses outros comprado em lojas de acessorios?

De posse desses dados da pra comecar a tracar um mapa

fendrich
15/03/2010, 10:52
O mostrador é original (Horasa), está tudo funcionando (ontem resolvi o problema do hodômetro/velocimetro). Até onde eu li, é o mesmo fio que está cortado lá na frente... As ligações estão aparentemente corretas.

Penso em comprar outro mostrador, mas L$ 400 é meio caro p quem não precisa saber da velocidade :)

Dic3
15/03/2010, 10:54
Bom o original ja é outra conversa, ai é preciso de um regulador, nao se pode ligar diretamente os sensores nele, precisa passar por esse regulador antes

fendrich
15/03/2010, 11:03
O medidor d combustível já tem esse regulador porque está funcionando e marcando certinho... Posso usar o mesmo, correto?