PDA

Ver Versão Completa : Convergência ou Divergência ?



Gui_Franzoi
13/03/2010, 16:17
Boa tarde a todos,
Estou com uma dúvida quanto à convergência das rodas do meu quadri (420 4x4).
Quando o comprei em fevereiro do ano passado, notei que as rodas dianteiras estavam ligeiramente abertas (divergentes), liguei para o vendedor e ele me confirmou que era assim mesmo por causa da tração, pensei, então tá.
Sábado passado andei no Morro Santana, e desalinhei essa "abertura", como já estava na hora da revisão mesmo, levei ele quinta, comentei sobre isso. Na hora de pegar, ontem, falei com o mecânico responsável da concessionária Valecross de Canoas - RS, pois eles "resolveram" o problema das rodas, agora estam convergentes (fechadas), então ele me garantiu que era assim.

Agora to em dúvida...:pensativo:

Nunca prestei atenção nos outros quadris para ver se era assim mesmo...

abrss a todos

guga100
13/03/2010, 20:01
boa noite

n conheso muitu de quadriciclo, porem vamos partir do principio de que se aplica em carros aplicase tbm nos quadris :D.

carro com tração dianteira as rodas devem possuir nas rodas da frente com divergencia, porque com as rodas tracionando a tendencia é das rodas convergirem um pouco, o que deixaria as rodas retas.
ja com carros com tração traseira as rodas da frente devem possuir uma convergencia, por que com a aceleração vinda das rodas traseiras a tendencia é que as rodas sofram uma "abertura".
se vc notou tanto tração dianteira como traseira sempre temtão deixar as rodas da frente apontando para frente.

ja que seu quad é 4x4 nas rodas da frente deve possuir uma divergencia, para que com a aceleração as rodas se endireitem.
n sei se isso aplicase a quads, mas acho que sim.
corrigam me se eu estiver errado.

No manual do quad fala o que? divergente ou convergente?

Gui_Franzoi
13/03/2010, 21:09
boa noite

n conheso muitu de quadriciclo, porem vamos partir do principio de que se aplica em carros aplicase tbm nos quadris :D.

carro com tração dianteira as rodas devem possuir nas rodas da frente com divergencia, porque com as rodas tracionando a tendencia é das rodas convergirem um pouco, o que deixaria as rodas retas.
ja com carros com tração traseira as rodas da frente devem possuir uma convergencia, por que com a aceleração vinda das rodas traseiras a tendencia é que as rodas sofram uma "abertura".
se vc notou tanto tração dianteira como traseira sempre temtão deixar as rodas da frente apontando para frente.

ja que seu quad é 4x4 nas rodas da frente deve possuir uma divergencia, para que com a aceleração as rodas se endireitem.
n sei se isso aplicase a quads, mas acho que sim.
corrigam me se eu estiver errado.

No manual do quad fala o que? divergente ou convergente?

boa noite, foi o que pensei, quando o vendedor me falou, pois quando elas estão tracionando, tendem a se convergirem (fechar) e ficarem alinhadas...

dai o cara me diz que não, que é assim mesmo... :pensativo::pensativo::pensativo:

se eu pudesse optar, prefereria com uma minima divergencia

no manual não fala nada

abrss

Gui_Franzoi
19/03/2010, 16:02
me duvida continua...
se alguém puder dar seu "pitico" ou como está o seu quadri, ABERTAS ou FECHADAS????

abrss

MARCELOLUCHESI
22/03/2010, 11:30
Oi Gui, eu não quiz dar pitaco anteriormente até falar com um cara fera aqui em caxias que faz geometria. Ele falou o seguinte: O Correto (carro com tração dianteira é ser um pouco aberto pois quando traciona as rodas tendem a fechar.

Mas no Nosso caso, principalmente no meu, Eu acho que as rodas dianteiras do meu quadri estão muito abertas, desde ZERO KM! e eu nunca tinha me preocupado com isso, só que agora começou a "comer" pneu nitidamente desparelho.

Eu pensei em levar nesse cara que faz geometria, mas o quadri não cabe na rampa é muito estreito.

Ai ele me sugeriu medir a distancia do eixo da roda da rebimboca da parafuzeta com o rebimbola do trambulador e comparar a distancia. Como eu não entendo nada de "Joãotremia" eu vou deixar assim mesmo!!!!!!

Gui_Franzoi
22/03/2010, 13:04
Oi Gui, eu não quiz dar pitaco anteriormente até falar com um cara fera aqui em caxias que faz geometria. Ele falou o seguinte: O Correto (carro com tração dianteira é ser um pouco aberto pois quando traciona as rodas tendem a fechar.

Mas no Nosso caso, principalmente no meu, Eu acho que as rodas dianteiras do meu quadri estão muito abertas, desde ZERO KM! e eu nunca tinha me preocupado com isso, só que agora começou a "comer" pneu nitidamente desparelho.

Eu pensei em levar nesse cara que faz geometria, mas o quadri não cabe na rampa é muito estreito.

Ai ele me sugeriu medir a distancia do eixo da roda da rebimboca da parafuzeta com o rebimbola do trambulador e comparar a distancia. Como eu não entendo nada de "Joãotremia" eu vou deixar assim mesmo!!!!!!
valeu
então continuo achando que devem ser divergentes... o meu também come um "pouco" desparelho, mas (acho) ser porque ando no asfalto e ando com 4lbs, vou começar a usar 5, ta entrando muita pedrinha entre a roda e o pneu
como tu falou, desde 0 KM assim, no outro dia liguei pro vendedor...
dai chego la pra 2 revisao e o cara "nao, sao 'fechadas', sempre fizemos assim" ai fica ruim

abrss