PDA

Ver Versão Completa : biodiesel x defender 300 Tdi



LFB
13/03/2010, 00:43
Pessoal, me espantei ao ler no manual da defender que não se deve usar biodiesel. Alguém sabe o motivo, ou quais conseqüências traz?

Como a grande maioria das pessoas que moram na cidade, tembém tenho dificuldades com a garagem para a defender. Paro num posto de gasolina que possui um galpão como garagem, e por hábito, comodidade e confiança em saber que o combustível não é adulterado, sempre abasteço lá. Já devo ter andado uns 1500km com o carro sendo abastecido com biodiesel e somente agora li a recomendação do manual.

Quando eu usava a hilux, e o posto mudou de diesel convencional para biodiesel, a única mudança que percebi foi no consumo, que passou a ser um pouco maior, gastando algo em torno de 12% a mais.

Agradeço as considerações de vcs.

Abraços,

Leandro.

Troller-a-vista
13/03/2010, 02:06
12% ??? Tem algo de muito errado aí !

Se vc fazia digamos 10, agora ta fazendo 8.9, é uma enormidade de diferenca, principalmente para veiculos diesel.

Verifique o que esta ocorrendo, pois nao é normal.

Nosso biodiesel é teoricamente B4, na pratica nao chega nem a B2 ja que o mesmo caminhao que leva alcool, leva gasolina, leva diesel, leva biodiesel, agua pra populacao carente.. enfim, é tragico, alem do que sempre tem misturas nos tanques, tem uma pesquisa que diz que mais de 90% (ou algo parecido, nao me lembro bem, acho que quem divulgou foi a biodieselBR.com da uma olhada) das bombas nao tem a quantidade de biodiesel teoricamente correta.

de qqr forma, biodiesel abaixo de B20 (eu considero abaixo de B35 como alguns pesquisadores mais aprofundados e conservadores) o biodiesel nao exerce funcao de combustivel e sim de ADITIVO, sendo que o consumo em motores nao preparados, fica em torno de 5 a 7% mais gastao e em motores ja adequados fica em torno de 5 a 10% mais economicos (varia do tipo de queima e tal).

Mas o mais importante de se ter misturas B20 ou menor, é a sua capacidade de operacao mais lubrificada e com diminuicao de gases poluentes (e no caso do B100 0% de particulas poluentes e toxicas).

Qto a land proibir o biodiesel isso é verdade, principalmente, em uma montadora tao conservadora.

O biodiesel em especial o feito com blend de varias oleaginosas, é mais acido que o diesel, nao ataca os motores, mas ataca partes com borracha. Nada de espantoso, digamos que uma mangueira mergulhada no diesel demore 15 anos pra apresentar problemas, a mesma coisa demoraria 10 no biodiesel. Qdo se pensa em motores mais arcaicos onde tudo esta desgastado isso se torna um problema sem duvida. Em especial essa nhaca que o governo chama de biodiesel é bem preocupante ehehhee

Porem estamos falando de biodiesel acima de 60%... coisa que vai demorar muitos anos pra conseguirmos de fato (alguns pesquisadores consideram acima de 20%, eu acho essa visao muito pessimista).

Eu diria que vc pode ficar sussegado qto ao nosso biodiesel, antes do b20 pode ficar sussegado, mas imagina uma Land conservadora que é, ela tem que pensar nos carros delas para daqui 20 - 30 anos (o que nao é raro), portanto, eu mesmo colocaria esse informativo no manual.

Agora aumentar 12% tem algo de errado ai, pode investigar. Se tiver mais alguma duvida, manda MP q é raro eu entrar no forum das Land (ta muito longe do que eu po$$o heehe)

paje_tapuya
07/06/2010, 16:29
Pessoal, me espantei ao ler no manual da defender que não se deve usar biodiesel. Alguém sabe o motivo, ou quais conseqüências traz?

Como a grande maioria das pessoas que moram na cidade, tembém tenho dificuldades com a garagem para a defender. Paro num posto de gasolina que possui um galpão como garagem, e por hábito, comodidade e confiança em saber que o combustível não é adulterado, sempre abasteço lá. Já devo ter andado uns 1500km com o carro sendo abastecido com biodiesel e somente agora li a recomendação do manual.

Quando eu usava a hilux, e o posto mudou de diesel convencional para biodiesel, a única mudança que percebi foi no consumo, que passou a ser um pouco maior, gastando algo em torno de 12% a mais.

Agradeço as considerações de vcs.

Abraços,

Leandro.

Já usei biodiesel a 50% na minha ex 110 300 tdi, enchi dois tanques com ele e ainda carreguei mais 40l nos galões e nunca tive alteração alguma.
Aliás já usei tb no perkinho do meu engesa e não deu problema algum...
Abraço

Carlão Rover
07/06/2010, 20:00
O 300 tdi tem um grande problema em relação a partida a frio apesar de possuir velas aquecedoras. E a regulagem de fábrica do mesmo é para evitar poluição além do normal e na minha opinião errôneamente vem com pouco débito de diesel na relação ar/diesel que poderia ser feita inclusive para o carro andar melhor.

Enfim, o grande problema em relação a recomendação do manual é esta.O biodiesel dificulta a partida a frio, principalmente nos países com baixas temperaturas médias.

Mas mesmo na alemanha já existe um Kit pré aquecedor para o 300 TDI utilizar 100% de biodiesel.

Abraço.

danielsocean
12/06/2010, 19:52
Pessoal, visitem http://www2.petrobras.com.br/Petrobras/portugues/perfil/Perfil_biodisel.asp

Essa sua perda de efeciencia está relacionada com outro problema do seu carro.
Outra informação, todo diesel comercializado hj é biodiesel, o chamado B2, que indica 2% de diesel a partir de oleaginosas.

Para um combustivel ir para o mercado são realizados teste tem diversos motores e com rodagens variáveis (>100.000 Km).

Abraços

paje_tapuya
12/06/2010, 21:25
O 300 tdi tem um grande problema em relação a partida a frio apesar de possuir velas aquecedoras. E a regulagem de fábrica do mesmo é para evitar poluição além do normal e na minha opinião errôneamente vem com pouco débito de diesel na relação ar/diesel que poderia ser feita inclusive para o carro andar melhor.

Enfim, o grande problema em relação a recomendação do manual é esta.O biodiesel dificulta a partida a frio, principalmente nos países com baixas temperaturas médias.

Mas mesmo na alemanha já existe um Kit pré aquecedor para o 300 TDI utilizar 100% de biodiesel.

Abraço.

Esse problema com baixas temperaturas não acontece aqui, e se refere a qualquer tipo de diesel em temperaturas muito baixas (abaixo de 0°). Os de origem vegetal tem mais chance de ocorrer pelo motivo de terem um ponto de congelamento mais alto (refere-se a temperatura) do que os processados a partir do petróleo, ficando mas espessos a medida que a temperatura cai. Me recordo inclusive de uma reportagem que li sobre uma estrada que Há no Himalaia e é a estrada mais alta do mundo (+de 5700m) e que também é usada como rota turística. Nela os motoristas colocam um fogareiro abaixo do cárter e do tanque de combustível da viatura antes de irem dormir, justamente para evitarem esse congelamento. Mas lá, a temperatura deve beirar os -20° C. Bem mais baixa que as nossas mais extremas.