PDA

Ver Versão Completa : Como trocar a embreagem?

Flaibam
12/03/2010, 20:23
A embreagem do Calango Azul está chegando ao fim.
Eu acelero e ele não sai do lugar.
Eu venho arrumando a viatura desde que comprei, mas a grana está curta e quero saber se eu consigo trocar a embreagem, com um kit básico de ferramentas, sem nada profissional.
O que eu tenho instalado?

1) Motor OHC 2.3 álcool original, 1974 (do Maverick)
2) Câmbio Ford 4 marchas
3) Embreagem de acionamento hidráulico

O que eu pretendo?

1) Colocar tudo novo (nada recondicionado)

O que eu preciso saber?

1) O que trocar (disco, platô, rolamento, etc...)?
2) Qual o grau de dificuldade para quem não conhece nada de mecânica, a não ser a identificação das peças?
3) Como saber a numeração/série das peças, para não comprar errado? Tenho que levar as velhas na loja?

Um plus na na manutenção:

Tem marcha raspando. Troco o sincronizado na mesma manutenção? Ou não tem nada a ver. É outra parte do carro, outro procedimento? Se eu conseguir trocar a embreagem posso fechar e deixar pra tocar o sincronizado outro dia? Ou compensa fazer de uma vez só porque é tudo junto (confesso que não sei!).

Com tanta pergunta, acho que dá até pra montar manual, heim?!:oops:

E a pergunta final: Dá pra trocar em casa com ferramentas básicas? Ou é melhor deixar isso pro mecânico?

rubensx
12/03/2010, 20:50
Flaibam

por mais que vc tenha muito equipamento vc terá de deslocar o cambio do lugar e soltar a caixa seca, depois terá de retirar fora provavlemente o câmbio inteiro e verificar se o atuador de embreagem hidraulica tb não está com defeito...

eu sugiro que você leve em um mecanico pois ai terá garantia tb, não é simples assim como se troca velas..

Flaibam
12/03/2010, 20:52
Flaibam

por mais que vc tenha muito equipamento vc terá de deslocar o cambio do lugar e soltar a caixa seca, depois terá de retirar fora provavlemente o câmbio inteiro e verificar se o atuador de embreagem hidraulica tb não está com defeito...

eu sugiro que você leve em um mecanico poris ai terá garantia tb, nÀo é simples assim como se troca velas..

Putz, que brochada! Lá se vai mais grana. Mas obrigado pela dica. É bom perguntar antes de se meter a besta e desmontar tudo e não saber o que fazer depois!

Jacimar
12/03/2010, 21:08
Flaibam

eu sugiro que você leve em um mecanico pois ai terá garantia tb, não é simples assim como se troca velas..

Boa noite prezados ! sem falar que nao eh um servico que de para fazer sozinho . . . estou na mesma situacao, embreagem patinando, comprei o plato, rolamento e disco, ficou em R$381,00 e o mecanico vai me cobrar R$150,00 pelo trabalho, ele vai trocar tirando a caixa ao inves do motor a meu pedido, preferi assim para nao ter que tirar radiador que esta com a colmeia nova . . . achei a mao de obra barata, ele eh meu amigo . . . um abraco !

edgar
12/03/2010, 21:53
concordo plenamente, semana passada troquei a caixa de direção original e ja foi um inferno !

como estava com a tampa do assoalho aberta mostri pro meu filho o que era o cambio e expliquei que tinhamos que arrancar ele dali para trocar a embreagem tambem.

coitado, ele é bem motivado, mas fez uma cara de desepero com desânimo, e muita coisa !

no manual do mecanico tem um passo a passo, tem que desconsiderar a parte de desmonatr o disco , mas tem que ter um piloto antigo para centralizar o disco.

para nós, meros mortais é um serviço um bocado cavalo ! Compra o kit, deixa no mecanico e vai buscar o jeep no final do dia.

matrakaum
13/03/2010, 00:17
Se vc. tiver ferramentas adequadas não é tão difícil. Vamos à elas:
1 - Elevador Hidráulico
2 - Macaco próprio p/ retirada de câmbio (Não sei o nome correto daquilo)
3 - Chaves de boca e catraca...

Se não tiver os dois primeiros nem tenta pq vai ser um @#$#$%

Jacimar
13/03/2010, 03:51
Se vc. tiver ferramentas adequadas não é tão difícil. Vamos à elas:
1 - Elevador Hidráulico
2 - Macaco próprio p/ retirada de câmbio (Não sei o nome correto daquilo)
3 - Chaves de boca e catraca...

Se não tiver os dois primeiros nem tenta pq vai ser um @#$#$%

Boa noite prezado ! aqui os mecanicos poe o carro nos cavaletes ( preguica ) e usam o macaco jacare mesmo, e bem simples para um mecanico, para quem nao eh mecanico acho melhor deixar um profissional cuidar disso . . . eu nunca tive animo de mexer em carburador tambem, tem tanto detalhe e qualquer mexida errada vai influenciar no consumo e partida do motor, agora, se for emergencia no meio do mato . . . desmonto ate feixe de mola . . . um abraco !

maico lapschies
13/03/2010, 08:25
bom dia, eu ja troquei embreagem um monte de vezes. uma delas troquei em casa :parede: mas sem ferramenta apropriada não é facil,mas se tiver uma girafa, ja é bem mais facil. mas aqui na minha região a mão de obra é barata, mando essas coisas mais pesadas pro mecanico.

Flaibam, você ja conferiu a regulagem?
não fez trilha em algum lugar de lama, agua mais funda? muitas vezes fiquei sem embreagem pq tinha entrado barro, pasto na prença, atras do rolamento. dai eu so ia num posto de combustivel e metia o agua por baixa na capa seca ,isso com o motor ligado, e outra pessoa apertando e soltando a embreagem, saia a sujeira e ficava com embreagem normal.:dance:

Flaibam
13/03/2010, 11:52
.....Flaibam, você ja conferiu a regulagem?
não fez trilha em algum lugar de lama, agua mais funda? muitas vezes fiquei sem embreagem pq tinha entrado barro, pasto na prença, atras do rolamento. dai eu so ia num posto de combustivel e metia o agua por baixa na capa seca ,isso com o motor ligado, e outra pessoa apertando e soltando a embreagem, saia a sujeira e ficava com embreagem normal.:dance:
A regulagem está OK. Realmente eu andei por lamaçal, fiquei atolado dentro de rio, essas coisas do gênero e não consigo me lembrar,a gora, quando percebi que começou a patinar. Tenho uma lavadora de pressão em casa, vou tentar fazer isso que vc fez e ver o resultado.

maico lapschies
13/03/2010, 12:03
aqui é normal o pessoal ficar sem embreagem por causa de sujeira.o meu chega a ficar sem nada, o jeep nem sai do lugar. o ideal e vedar bem pra não entra sujeira.

espero que seu caso tb de pra resolver com agua por fora sem precisar desmontar.

abraços

Dodger
13/03/2010, 16:02
Boa noite prezado ! aqui os mecanicos poe o carro nos cavaletes ( preguica ) e usam o macaco jacare mesmo, e bem simples para um mecanico, para quem nao eh mecanico acho melhor deixar um profissional cuidar disso . . . eu nunca tive animo de mexer em carburador tambem, tem tanto detalhe e qualquer mexida errada vai influenciar no consumo e partida do motor, agora, se for emergencia no meio do mato . . . desmonto ate feixe de mola . . . um abraco !

Isso ai, tem que usar cavaletes, em casa ou na oficina num se entra debaixo de veiculo nenhum sustentado só em macaco.

Já trocamos aqui em casa, mas em 2 pessoas e é osso, tu vai gastar horas ou o dia todo se bobear e mecanico bom faz rapidinho.

Aconselho mandar fazer.

Flaibam
13/03/2010, 18:06
aqui é normal o pessoal ficar sem embreagem por causa de sujeira.o meu chega a ficar sem nada, o jeep nem sai do lugar. o ideal e vedar bem pra não entra sujeira.....
abraços

Maico, você abriu a capa pra limpar ou jogou água nos orifícios existentes? Na minha vedação existem dois orifícios pequenos, difícil de jogar água por ali. Estou tentando tirar fotos, mas fiquei sem bateria na máquina.

maico lapschies
13/03/2010, 18:32
Maico, você abriu a capa pra limpar ou jogou água nos orifícios existentes? Na minha vedação existem dois orifícios pequenos, difícil de jogar água por ali. Estou tentando tirar fotos, mas fiquei sem bateria na máquina.

não sei como é sua capa seca:pensativo:... você consegue ver a cremalheira por baixo do jeep? se não tem que retirar a lata de proteção( carter seco) e dale jato de agua bem forte, e nao esqueça de ficar pisando e soltando a embreagem.

Flaibam
13/03/2010, 19:13
não sei como é sua capa seca:pensativo:... você consegue ver a cremalheira por baixo do jeep? se não tem que retirar a lata de proteção( carter seco) e dale jato de agua bem forte, e nao esqueça de ficar pisando e soltando a embreagem.

Não vejo. É totalmente protegido. Tem dois orifícios, mas na foto só dá pra ver um. Acho que vou ter que desmontá-la. Veja a foto. *Em tempo: a sujeira embaixo não é vazamento. É só graxa do cardan que correu sob o motor.*

maico lapschies
13/03/2010, 19:39
essa capa seca não igual a minha, nem a do opala. mas ai bem aonde vc fez o circulo, não é so uma lata presa por esse parafuso?

maico lapschies
13/03/2010, 19:41
e pelo garfo da embreagem? não é bem aberto?

Flaibam
13/03/2010, 19:52
e pelo garfo da embreagem? não é bem aberto?
Por baixo não tem nada aberto. O motor é muito colado com a embreagem. É ruim até de mexer. Amanhã de dia vou tentar por cima, pela caixa de marchas.
A sua dica está dando um pouco de trabalho, mas se for isso mesmo, vai me economizar um 500 reais.

matrakaum
14/03/2010, 10:21
Eu sou prova viva que não se entra embaixo ou fica perto de nenhum veículo suspenso apenas por macaco. Pior se o macaco for aqueles originais de VW.
Fui trocar a roda do meu Polo e levantei no macaco original que nunca havia sido usado...o produto de ótima qualidade não aguentou o peso do veículo e a m@#$#%# estava feita.
O carro caiu em cima das minhas duas pernas e deitou c/ o paralama em cima do meu peito, me prensando na guia....se não fosse o funcionário do meu primo eu provavelmente só diria isto através de psicografia...rs...
Bom, faça um favor à vc. mesmo....enfie calços embaixo do carro, jeep, caminhão, avião...qualquer coisa mas não fique ali dando sopa...
abços.

Flaibam
14/03/2010, 11:06
Acabo de fazer a limpeza do disco com jato de água bem forte. Só saiu fuligem, mas a aderência melhorou. Infelizmente, continua patinando e acho que a embreagem se foi! Mas ideia da limpeza foi muito boa. Agora, tá agarrando um pouco mais, acho que dá pra usar por mais um ou dois meses. Joguei a água pelo garfo da embreagem. Obrigado pela dica, Maico!

maico lapschies
14/03/2010, 21:53
boa noite!
Flaibam, na minha opinião se a embreagem da pra ir levando e se voçê tem ideia de mexer no cambio em breve. faz tudo junto e paga uma mão de obra só :concordo:

e se voçê for fazer trilha em lugares com agua, o bom seria vedar bem a capa seca pra não entra sujeira na embreagem. coloca silicone em todos os furos que vc ver, e no grafo coloca a coifa de borracha.

abraço

Flaibam
14/03/2010, 22:04
Coifa no garfo? Essa eu não tinha visto ainda. Vc tem foto?

maico lapschies
15/03/2010, 08:26
Coifa no garfo? Essa eu não tinha visto ainda. Vc tem foto?
foto da coifa, essa é do opala, paguei R$ 3,00

fabiano.miotto
15/03/2010, 09:06
Bom dia amigos, sexta-feira estava andando com meu jipe e do nada acabou a embreagem afundou o pedal e perdeu a função a embreagem. Vcs poderiam me orientar o que ocorreu e se for necessário troca-la o que precisarei... Obs, não foi o cabo que quebrou..

icojavali2009
15/03/2010, 10:29
Baste vc ter um pouco de mecanico e bastante curiosidade. é um trabalho delicado e as vezes perigoso. afaste o conjunto todo soltando a capa-seca, use calços ou correntes. vc terá acesso ao rolamento, ao plato, solte os parafusos e retire o disco. substitua pelos novos, geralmente tipo chinês, verifique o lado do disco para frente ao desmontar. tenha consigo uma ponta de eixo piloto ou faça um de madeira para alinhar o disco novo. Volte tudo com cuidado. verifique a tensão do acionador do rolamento, verifique se está acionando toltamente ou se não ficou enforcado, o rolamento tem que estar livre, mas não muito longe das hastes do chapeu chines. As vezes o raspar da marcha seja por conta do sistema danificado. Em geral esse conjunto dura muito tempo. Ao montar novamente o cardan verifique o alinhamento das cruzetas, tem que ficar garfo com garfo em alinhamento.

icojavali2009
15/03/2010, 10:30
baste vc ter um pouco de mecanico e bastante curiosidade. é um trabalho delicado e as vezes perigoso. Afaste o conjunto todo soltando a capa-seca, use calços ou correntes. Vc terá acesso ao rolamento, ao plato, solte os parafusos e retire o disco. Substitua pelos novos, geralmente tipo chinês, verifique o lado do disco para frente ao desmontar. Tenha consigo uma ponta de eixo piloto ou faça um de madeira para alinhar o disco novo. Volte tudo com cuidado. Verifique a tensão do acionador do rolamento, verifique se está acionando toltamente ou se não ficou enforcado, o rolamento tem que estar livre, mas não muito longe das hastes do chapeu chines. As vezes o raspar da marcha seja por conta do sistema danificado. Em geral esse conjunto dura muito tempo. Ao montar novamente o cardan verifique o alinhamento das cruzetas, tem que ficar garfo com garfo em alinhamento.
para flaibam trocar embreagem do seu jipe.

Flaibam
15/03/2010, 11:31
para flaibam trocar embreagem do seu jipe.
Ico, valeu a tentativa de explicar, mas me pareceu uma tarefa um tanto quanto complicada para quem conhece muito pouco (só sei o nome das peças, e olha lá!). Além do que, preciso me ferramental para manter o bloco suspenso - coisa que não tenho. Não vai dar pra encarar. Vou ter que pagar o mecânico! Mas a vantagem é que pago só a mão de obra. As peças eu mesmo compro na distribuidora e negocio preço e prazo.
Mas obrigado pela ajuda.

Jacimar
15/03/2010, 12:03
Ico, valeu a tentativa de explicar, mas me pareceu uma tarefa um tanto quanto complicada para quem conhece muito pouco (só sei o nome das peças, e olha lá!). Além do que, preciso me ferramental para manter o bloco suspenso - coisa que não tenho. Não vai dar pra encarar. Vou ter que pagar o mecânico! Mas a vantagem é que pago só a mão de obra. As peças eu mesmo compro na distribuidora e negocio preço e prazo.
Mas obrigado pela ajuda.

Bom dia prezado ! peça para o mecânico trocar tirando a caixa, é menos traumático, aí . . . Jaque - o Francês - jaque vai mexer nos cardãs dê uma revisada nos rolamentos das cruzetas . . . um abraço !

Flaibam
15/03/2010, 13:49
Boa dica; tá anotado. Ele vai ter que abrir a caixa mesmo, pra trocar os sincronizados. Preciso achar essa coifa do garfo da embreagem. Ainda não procurei nas lojas, mas achei interessante vedar aquele baita furo. Qualquer barreiro que eu pegar vai entupir tudo.

OPC+JR
15/03/2010, 14:24
Baste vc ter um pouco de mecanico e bastante curiosidade. é um trabalho delicado e as vezes perigoso. afaste o conjunto todo soltando a capa-seca, use calços ou correntes. vc terá acesso ao rolamento, ao plato, solte os parafusos e retire o disco. substitua pelos novos, geralmente tipo chinês, verifique o lado do disco para frente ao desmontar. tenha consigo uma ponta de eixo piloto ou faça um de madeira para alinhar o disco novo. Volte tudo com cuidado. verifique a tensão do acionador do rolamento, verifique se está acionando toltamente ou se não ficou enforcado, o rolamento tem que estar livre, mas não muito longe das hastes do chapeu chines. As vezes o raspar da marcha seja por conta do sistema danificado. Em geral esse conjunto dura muito tempo. Ao montar novamente o cardan verifique o alinhamento das cruzetas, tem que ficar garfo com garfo em alinhamento.

Olha, to interessado nesse procedimento, deixe eu tirar umas dúvidas.

1- O rolamento deve ficar proximo do plato mas sem encostar nele. Assim, logo quando o garfo for acionado o rolamento já vai encostar no plato e acionar a embreagem, é isso?

2 - Que lançe é esse de alinhar as cruzetas deixando garfo com garfo, poderia explicar melhor como é isso?

obrigado,

Osmir

Edison - Mp3
20/03/2010, 18:13
Pessoal, ao arrancar o Skoll ele trepida bastante. Acho que a embreagem ta indo pro brejo ou desregulou algo. O interessante é que ao engatar a ré, ele arranca cantando pneu e não patina. Não tem problema para engatar marchas e depois que anda, vai normal. Não testei ainda fazendo força bruta. Alguma dica?
Obrigado desde jé
Abr
Edison - MP3

Ian Jeep
20/03/2010, 19:29
fala ai Flaibam?
Essa semana pela primeira vez eu e o meu velho entramos de baixo do Jeep, justamente para para troca do cambio e de todo o sistema de embreagem. bom ferramenta agente tem mas noção de mecânica e mínima. Resolvemos enfrentar essa parada, pois achamos q a graça mesmo e vc mexer, montar, se sujar etc...
E cansativo? é mas foi divertido, tudo com segurança é claro!
No nosso caso nao temos elevador, somente um macaco e uma girafa, sentamos o jeep em dois tambores de caminhao e duas preguiças, faz um teste pra ver se nao vai cair balançando o jeep rssrsr, nao pode brincar nao pq vai ter gente de baixo. Antes de soltar a capa seca nao esqueça de calçar o motor e um piloto reserva na mao, no resto so alegrias :-D
Abraço Flaibam e se tiver alguém pra ajudar, mete bala! :concordo:

Flaibam
20/03/2010, 21:39
Ian, ouvir essas histórias aguçam o meu desejo de sujar as mãos de graxa, mas não tenho ferramental para arriscar. Para você ter uma ideia, estou com um jogo de amortecedores novos e não tenho uma chave 22 pra trocá-los. Meu kit de ferramentas é de qualidade, mas é básico. Mas obrigado pela história, é bom ouvir esses relatos. Pelo jeito, deu tudo certo na troca, né não?!

Ian Jeep
20/03/2010, 23:13
Ian, ouvir essas histórias aguçam o meu desejo de sujar as mãos de graxa, mas não tenho ferramental para arriscar. Para você ter uma ideia, estou com um jogo de amortecedores novos e não tenho uma chave 22 pra trocá-los. Meu kit de ferramentas é de qualidade, mas é básico. Mas obrigado pela história, é bom ouvir esses relatos. Pelo jeito, deu tudo certo na troca, né não?!

Ate agora tudo em ordem, apenas um probleminha no pedal de freio q ta pegando no birro do garfo da embreagem, coisa simples nada q uma lixadeira(nao tenho) nao resolva!
Quem tem ferramenta e outra coisa.
Abraços e boa sorte :concordo:

OPC+JR
03/12/2010, 10:13
Retomando o tópico.

Vou ter de instalar a embreagem no meu jeep pois ele está sem. O motor é da S-10, 2.4.
Essa parte de tirar e colocar o cambio é fácil pq já fiz várias vezes.

A minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Se eu não tiver o eixo piloto reserva para instalar a embreagem, dá para montar sem utilizá-lo, existe outra forma?

2 - os parafusos que predem o plato e a embreagem podem ser parafusos 12.9 , cabeça allen abaulada ou precisam ser algum parafuso especial, tipo forjado ou sei lá, pergunto pq o motor tb veio sem esses parafusos

3 - Na junção da capa seca com o bloco do motor eu preciso utilizar aquela junta liquida, aquelas tipo da loctite 573? Eu acho que ficaria bom mas não sei se isso vai dificultar a retirada do motor depois.

4 - Tem algum outro cuidado que recomendam?

Obrigado.

[]´s

Osmir

antonio umino
04/12/2010, 13:58
Retomando o tópico.

Vou ter de instalar a embreagem no meu jeep pois ele está sem. O motor é da S-10, 2.4.
Essa parte de tirar e colocar o cambio é fácil pq já fiz várias vezes.

A minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Se eu não tiver o eixo piloto reserva para instalar a embreagem, dá para montar sem utilizá-lo, existe outra forma?

2 - os parafusos que predem o plato e a embreagem podem ser parafusos 12.9 , cabeça allen abaulada ou precisam ser algum parafuso especial, tipo forjado ou sei lá, pergunto pq o motor tb veio sem esses parafusos

3 - Na junção da capa seca com o bloco do motor eu preciso utilizar aquela junta liquida, aquelas tipo da loctite 573? Eu acho que ficaria bom mas não sei se isso vai dificultar a retirada do motor depois.

4 - Tem algum outro cuidado que recomendam?

Obrigado.

[]´s

Osmir

Se não tiver o piloto reserva, faz o seguinte. corta um cabo de vassoura. dá uma apontada tal qual o eixo piloto. e ao montar o plato e disco no volante, coloca o cabo de vassoura apenas para centrar o disco de embreagem, dá o apert final no plato e retira o cabo de vassoura.
Tem que entrar de liso no disco da embreagem e depois dar alinhamento no centro do volante onde vai a bucha do eixo piloto de bronze...Bom espero ter ajudado....................

OPC+JR
06/12/2010, 08:53
Obrigado pela dica antônio.

[]´s

Osmir

antonio umino
07/12/2010, 13:20
quanto aos parafusos do plato ,os originais são na medida de 5/16 rosca grossa. Usa seis pelo comprimento de 3/4 ou de 1 " .. Na junção do motor com a caixa seca (capa da embreagem) não usa nada. Ao colocar o cambio é mais fácil colocar montado com a capa seca e tambem com a travessa no lugar, abaixando um pouco o motor..aliás. quando for tirar o cambio calce o motor pelo carter com macaco pequeno para abaixar na retirada do cambio. Primeiro solta os parafusos da travessa, abaixa todo o conjunto e depois de soltado todo o sistema de embreagem , solta os parafusos da caixa seca, o motor de arranque e suas ligações eletricas. e depois logico do cardan. e afaste todo o conjunto para traz, para sustentar o cambio coloque um macaco do tipo jacare. e depois de solta só abaixar. a montagem ao contrario.

PRIETO
25/03/2011, 20:57
Boa noite
Como eu faço para tirar e colocar a bucha de apoio do eixo piloto no volante do motor opala, os manuais dao o codigo das ferramentas mas no mostram como as mesmas sao.

PRIETO
30/03/2011, 19:23
ninguem se prontifica

jairjr
30/03/2011, 20:55
se uma dia for pra eu trocar a embreagem do meu cj eu vou passar uns 4dias tentando montar ele de novo... isso é complicado, mas se o meu precisar trocar, eu não vou sair do pé do mecânico ate aprender. :D so prestar atenção e n vou esquecer jamais como fazer... heuheuheue
tem muito:parede:nisso

edgar
02/05/2011, 17:18
Alem de ter sido um dos primeiros a desaconselhar fazer em casa.....

Ha uns 6 ou 7 meses atras levei o Brioso num mecanico muuuito conceituado aqui em curitiba para ver por que a 2º escapava.

Como o Jaques atacou com toda a crueldade possivel, troquei todos os rolamentos, o piloto e o disco de embreagem.

Na epoca perguntei do rolamento de embreagem e ele disse "estava bom mas seco de graxa, mas enchi ele de graxa e agora ta perfeito"

Bom, como em "casa de ferreiro o espeto é de pau" cheguei na loja peguei um rolamento de embreagem do jeep e fiquei imaginando como ele encheu o rolamento de graxa !

Ha pouco mais de um mes começou um tec tec tec quando andava, depois a embreagem ficou ruim e tive que dar uma regulada para poder engatar as marchas......mas ai ganhei um barulho chato de lata esfregando quando pisava na embreagem.....

Semana passada abria capa seca, tinha um pedaço de aço solto ali dentro, mostrei prum vendedor mais experiente aqui da loja e ele disse que o rolamento tinha ido pro ceu.

Este fim de semana peguei a folha do manual do mecanico, um macaco jacare dos pequenos, dois garrafas pequenos e uma chave de engenheiro (chave inglesa) para os parafusos desconhecidos. Fora um jogo de chaves de boca e um alicate.

Para o Flaiban ficar mais animado, até que é facil, mas é um serviço cavalo. Eu e meu filho demoramos somente 7 horas para trocar o rolamento. Se fosse trocar disco e plato acho que mais uma hora dava.

No meu caso, caixa de 3 marchas e BF161 e pneus 235/75-15 (sem contar as burradas)
Carro espoado, acho que o jacarezinho não vai alcançar.

14hs
Com o carro no chão, pneus calçados com tijolo
Soltei o negativo da bateria
Tirei o motor de partida
Entrei em baixo e tirei o eixo das alavancas da reduzida e tração
Tirei as alavancas de tração e reduzida por cima
Tirei tampa da caixa seca por baixo (deveria ter uns 10 parafusos ali...mas só tinha 3)
Tirei o cardã traseiro (só a parte que necaixa na transferencia, o cardã ficou pendurado no diferencial traseiro)
Soltei a vareta do acelerador (pedaleira original)
Tirei aquela maldita tampa do assoalho e seus 700 parafusos
Desmontei aquele eixo auxiliar que fica preso entre a longarina e a caixa de tranferencia que faz o pedal da embreagem funcionar (coisa da pedaleira original)
Coloquei o jacarezinho encaixado na travesa do cambio (é bom por um pouco para a direita pois a transferencia é meio larga e desequilibra o conjunto)
MAS lembre de por o jacarezinho de um jeito que de para puxar ele para tras...ai tem que ver se as rodinhas dele estão boas e se o piso vai deixar
Tirei os parafusos da capa seca, 2 de cada lado (1 deles segura o motor de partida), 2 em cima dificeis de ver, tem que ir tateando para achar (tudo por dentro ou por baixo do jeep, pelo motor só mesmo se mexe no motor de partida)
Soltei a travessa do cambio ( 4 parafusos)
Baixei o jacare uns 4 dedos de altura.
O motor todo se inclina junto com o cambio, a helice do radiador quse bate no radiador
Nesta hora coloquei um macaco garrafa escorando o carter
Ai eu fiquei deitado debaixo do estribo com os pés apoiados no pneu traseiro de um lado e meu filho no outro lado na mesma posição e empurramos a travessa para tras
Não sai na moleza não...um empurra um pouquinho, outro um pouco e assim vai.
Nisso o carda dianteiro desacoplou e quase cai na cabeça do meu filho ! Put@ susto....melhor tirar o cardã dianteiro tambem !
Quando o piloto saiu do disco de embreagem o cambio quis tombam para tras, mas nisto a alavanca de marchas bateu no banco (banco original)
Nesta hora consegui enfiar a mão na capa seca e tirar um pedaço do rolamento e o rolamento com o colar (aquele rolamento que estava perfeito e cheio de graxa)
Tirei e coloquei o rolamento do colar com uma prensa, mas acho que saia na mão com um pouco de esforço
Coloquei o rolamento com colar no lugar, instalei a quela desgraçada da molinha do colar
Nesta hora deveria ter baixado o jacarezinho e trocado a disco e o plato.
Mas empurrei o cambio para frente e logico que estava desalinhado tanto verticalmente como horizontalmente.....
Ai é um puxa, empurra, torçe, aperta que é muito chato pois o cambio é desajeitado, pesado e a posição de trabalho não ajuda ! Se o piso fosse perfeitamente liso ajudava muito. Nem pense em fazer assim num chão azulejado.....
Ha estas hora ja se iam 4 horas de trabalho, tava frio escuro e fui para casa a pé e deixei o jeep na loja
Domingo de manha, as 8:30
Tentei organizar os parafusos que tinha enfiado numa caixinha e comecei a prender o cambio....
O ultimo centimetro foi rosqueando os parafusos, não consegui encostar a capa-seca no motor só com a mão !
Dai punha o macaco garrafa na beirada da capa-seca e inclinava o conjunto um pouco para um lado ou apar outro para conseguir passar os parafusos e ia apretando eleas aos poucos
Quando o a caixa seca encostou no motor, levantei o jacarezinho e parafusei a travesa, mas deixei um pouco solto.
Acabei de apertar os parafusos da capa-seca e instalei o motor de partida e por ultimo apertei os parafusos da travessa do cambio
Ai foi montar aquele eixo auxiliar do pedal da embreagem, repor as alavancas da reduzida e tração e repor a tampa do assoalho e a vareta do acelerador.
Por fim regulei a embreagem no cabo (folga de 1"), dei partida e fiquei feliz !
Acabamos o serviço as 11hs30min

Possivel é, não precisa de muita ferramenta, no maximo uma chave de boca de 3/4, uma catraca ajuda para os parafusos do assoalho
Precisa de um local limpo, plano e firme

PRIETO
02/05/2011, 20:18
Se alguem tiver a mesma duvida que eu , sobre a retirada da bucha do volante (onde apoia o eixo piloto)
Enchi o furo de graxa, peguei um parafuso perto da medida do furo, revesti ele com um pano para ajudar a vedar e martelei ele no furo. Saiu tao facil que ate assustei.
Estou instalando o cambio do chevette 5 marchas com o motor do opala 4 cc(o motar ja estava na viatura). Para retirar o conjunto fiz um carrinho de ferro e parafusei em cima um macaco sanfona (do meu outro carro) e um suporte para parafusar na travessa do cambio, saiu facil facil, porem.
Na hora que abaxei o carrinho o conjunto nao passava por baixo do chassi(e por isso que o manual manda erguer a viatura, nao e para o mecanico trabalhar mais descansado) tive que soltar o conjunto no chao e arrasta-lo para fora.
Para colocar o conjunto de volta vou erguer a viatura com um macaco Hi Lift e assim vai dar para entrar com o conjunto no carrinho (bela desculpa pra justificar a compra do macaco)
Nao consideriei dificil o trabalho com o carrinho, porem no motor opala nao foi necessario retirar o motor de arramque, so ta duendo no bolso, tinha tanta coisa errada, tanta gambiarra que estourou o orçamento
Vou tirar uma foto do carrinho e posto aqui

matrakaum
12/03/2012, 13:58
Estou me matando para tirar o volante do Vira...aquilo sai na porrada?

antonio umino
12/03/2012, 22:17
Matrakaum... O volante do motor...

Tirando as porcas, ele é preso por dois parafusos conicos que o prendem...
Dá uma leve pancada que ela solta. Ou coloca uma cunha entre ele e o bloco do motor. que ele vai sair.
Ok. um abraço

Ian Jeep
14/03/2012, 15:15
Matrakaum... O volante do motor...

Tirando as porcas, ele é preso por dois parafusos conicos que o prendem...
Dá uma leve pancada que ela solta. Ou coloca uma cunha entre ele e o bloco do motor. que ele vai sair.
Ok. um abraço
Uma dica de segurança é nao retirar as duas porcas toda, deixando ela com alguns fios de rosca, assim usa uma alavanca pra soltar dos cones e nao cair encima da sua canela!

abraços Ian Jeep

eder martins
07/12/2014, 16:16
Ressuscitando...
Semana passada andando com o Jeep tive a impressão de pisar na embreagem e a mesma nao acionar mais como voltou ao normal deixei pra la. Hj andei bastante com o Jeep e tava tudo normal ate q aconteceu o mesmo so q desta vez nao voltou ao normal esta com 0% de embreagem o cabinho aciona normalmente e ja esta com a regulagem no máximo sei que o disco nao esta 100% mais será q acabou de vez ou pode ter soltado alguma coisa??

eder martins
08/12/2014, 13:33
ressuscitando...
Semana passada andando com o jeep tive a impressão de pisar na embreagem e a mesma nao acionar mais como voltou ao normal deixei pra la. Hj andei bastante com o jeep e tava tudo normal ate q aconteceu o mesmo so q desta vez nao voltou ao normal esta com 0% de embreagem o cabinho aciona normalmente e ja esta com a regulagem no máximo sei que o disco nao esta 100% mais será q acabou de vez ou pode ter soltado alguma coisa??

alguem??? ?

Eduardo_1981
08/12/2014, 13:54
Tem cara de, ou ter quebrado o garfo da embreagem, ou pode apenas ter soltado o destacador da embreagem.
Uma vez, a muito tempo, quando quebrou o rolamento, o destacador "girou" no garfo e saiu do lugar.
se for só isso, dá pra abrir aquela tampa embaixo da capa seca, e colocar no lugar denovo.
Se tiver quebrado, daí acho que só desmontando mesmo.

eder martins
08/12/2014, 16:11
Vo abrir essa tampa e vê entao valeu

eder martins
09/12/2014, 13:37
aquela tampa embaixo da capa seca,
alguem tem foto ou sabe informar bem onde fica essa tampa? nao sei se e por causa do barro kk mais nao achei

eliasFerreira
09/12/2014, 13:55
alguem tem foto ou sabe informar bem onde fica essa tampa? nao sei se e por causa do barro kk mais nao achei

Essa?
486444

Eduardo_1981
09/12/2014, 14:42
Essa mesmo!
Abre ela, vai dar pra ver a embreagem, o destacador e o garfo.

Eduardo_1981
09/12/2014, 15:00
Aí a foto do que vc vai ver quando tirar a tampa.

Ali só dá pra ver a embreagem e o rolamento, aquele ali tá quebrado, ele tá sem um pedaço da capa, mas não dá pra ver na foto.
atras do rolamento, que não dá pra ver na foto, está o destacador, ele tem 2 orelhas, que ficam encostadas no garfo.

Quando vc embrear, o garfo puxa o destacador e o rolamento e a embreagem vai descolar, vc vai ver isso quando tirar a tampa.
No meu caso, eu coloquei o destacador no garfo denovo, mas de qualquer forma, depois disso, só levei rodando até a oficina, porque não ia ficar andando com o rolamento quebrado. Mas foi, 20 km, bem no horário de pico do transito.
Mas se tiver alguma coisa quebrada, vc já vai ver por ali.

eder martins
10/12/2014, 13:38
desculpa a ignorancia mais obviamente tem que tirar a aquela proteçao que tem por baixo da caixa certo??

Ian Jeep
10/12/2014, 15:03
desculpa a ignorancia mais obviamente tem que tirar a aquela proteçao que tem por baixo da caixa certo??

Pode ser q o jeep dele não tenha o cárter da capa seca!
486609

Se seu jeep for da década de 60, 3 marchas e 1ª seca, tem grandes chaces de não ter.
Só na parte de cima, mais ai vc não vai conseguir enxergar nada.
Ai so baixando o cambio.

Abraços

eder martins
10/12/2014, 19:02
E 64 3 marcha 1 seca!
E por baixo realmente nao tem nada vo tirar akela lata e olhar por cima

eder martins
12/12/2014, 13:17
Alem de ter sido um dos primeiros a desaconselhar fazer em casa.....

Ha uns 6 ou 7 meses atras levei o Brioso num mecanico muuuito conceituado aqui em curitiba para ver por que a 2º escapava.

Como o Jaques atacou com toda a crueldade possivel, troquei todos os rolamentos, o piloto e o disco de embreagem.

Na epoca perguntei do rolamento de embreagem e ele disse "estava bom mas seco de graxa, mas enchi ele de graxa e agora ta perfeito"

Bom, como em "casa de ferreiro o espeto é de pau" cheguei na loja peguei um rolamento de embreagem do jeep e fiquei imaginando como ele encheu o rolamento de graxa !

Ha pouco mais de um mes começou um tec tec tec quando andava, depois a embreagem ficou ruim e tive que dar uma regulada para poder engatar as marchas......mas ai ganhei um barulho chato de lata esfregando quando pisava na embreagem.....

Semana passada abria capa seca, tinha um pedaço de aço solto ali dentro, mostrei prum vendedor mais experiente aqui da loja e ele disse que o rolamento tinha ido pro ceu.

Este fim de semana peguei a folha do manual do mecanico, um macaco jacare dos pequenos, dois garrafas pequenos e uma chave de engenheiro (chave inglesa) para os parafusos desconhecidos. Fora um jogo de chaves de boca e um alicate.

Para o Flaiban ficar mais animado, até que é facil, mas é um serviço cavalo. Eu e meu filho demoramos somente 7 horas para trocar o rolamento. Se fosse trocar disco e plato acho que mais uma hora dava.

No meu caso, caixa de 3 marchas e BF161 e pneus 235/75-15 (sem contar as burradas)
Carro espoado, acho que o jacarezinho não vai alcançar.

14hs
Com o carro no chão, pneus calçados com tijolo
Soltei o negativo da bateria
Tirei o motor de partida
Entrei em baixo e tirei o eixo das alavancas da reduzida e tração
Tirei as alavancas de tração e reduzida por cima
Tirei tampa da caixa seca por baixo (deveria ter uns 10 parafusos ali...mas só tinha 3)
Tirei o cardã traseiro (só a parte que necaixa na transferencia, o cardã ficou pendurado no diferencial traseiro)
Soltei a vareta do acelerador (pedaleira original)
Tirei aquela maldita tampa do assoalho e seus 700 parafusos
Desmontei aquele eixo auxiliar que fica preso entre a longarina e a caixa de tranferencia que faz o pedal da embreagem funcionar (coisa da pedaleira original)
Coloquei o jacarezinho encaixado na travesa do cambio (é bom por um pouco para a direita pois a transferencia é meio larga e desequilibra o conjunto)
MAS lembre de por o jacarezinho de um jeito que de para puxar ele para tras...ai tem que ver se as rodinhas dele estão boas e se o piso vai deixar
Tirei os parafusos da capa seca, 2 de cada lado (1 deles segura o motor de partida), 2 em cima dificeis de ver, tem que ir tateando para achar (tudo por dentro ou por baixo do jeep, pelo motor só mesmo se mexe no motor de partida)
Soltei a travessa do cambio ( 4 parafusos)
Baixei o jacare uns 4 dedos de altura.
O motor todo se inclina junto com o cambio, a helice do radiador quse bate no radiador
Nesta hora coloquei um macaco garrafa escorando o carter
Ai eu fiquei deitado debaixo do estribo com os pés apoiados no pneu traseiro de um lado e meu filho no outro lado na mesma posição e empurramos a travessa para tras
Não sai na moleza não...um empurra um pouquinho, outro um pouco e assim vai.
Nisso o carda dianteiro desacoplou e quase cai na cabeça do meu filho ! Put@ susto....melhor tirar o cardã dianteiro tambem !
Quando o piloto saiu do disco de embreagem o cambio quis tombam para tras, mas nisto a alavanca de marchas bateu no banco (banco original)
Nesta hora consegui enfiar a mão na capa seca e tirar um pedaço do rolamento e o rolamento com o colar (aquele rolamento que estava perfeito e cheio de graxa)
Tirei e coloquei o rolamento do colar com uma prensa, mas acho que saia na mão com um pouco de esforço
Coloquei o rolamento com colar no lugar, instalei a quela desgraçada da molinha do colar
Nesta hora deveria ter baixado o jacarezinho e trocado a disco e o plato.
Mas empurrei o cambio para frente e logico que estava desalinhado tanto verticalmente como horizontalmente.....
Ai é um puxa, empurra, torçe, aperta que é muito chato pois o cambio é desajeitado, pesado e a posição de trabalho não ajuda ! Se o piso fosse perfeitamente liso ajudava muito. Nem pense em fazer assim num chão azulejado.....
Ha estas hora ja se iam 4 horas de trabalho, tava frio escuro e fui para casa a pé e deixei o jeep na loja
Domingo de manha, as 8:30
Tentei organizar os parafusos que tinha enfiado numa caixinha e comecei a prender o cambio....
O ultimo centimetro foi rosqueando os parafusos, não consegui encostar a capa-seca no motor só com a mão !
Dai punha o macaco garrafa na beirada da capa-seca e inclinava o conjunto um pouco para um lado ou apar outro para conseguir passar os parafusos e ia apretando eleas aos poucos
Quando o a caixa seca encostou no motor, levantei o jacarezinho e parafusei a travesa, mas deixei um pouco solto.
Acabei de apertar os parafusos da capa-seca e instalei o motor de partida e por ultimo apertei os parafusos da travessa do cambio
Ai foi montar aquele eixo auxiliar do pedal da embreagem, repor as alavancas da reduzida e tração e repor a tampa do assoalho e a vareta do acelerador.
Por fim regulei a embreagem no cabo (folga de 1"), dei partida e fiquei feliz !
Acabamos o serviço as 11hs30min

Possivel é, não precisa de muita ferramenta, no maximo uma chave de boca de 3/4, uma catraca ajuda para os parafusos do assoalho
Precisa de um local limpo, plano e firme
Boa tarde amigos!!
Vou ter q tirar a caixa mesmo galera alguma dica alem dessas aki?
��

eder martins
06/01/2015, 23:09
Fiz em casa apenas com a ajuda do meu vizinho q tbm nao tinha nem idea de como era foi mais ou menos umas 14h de trabalho mais sem nenhum problema foi mais fácil do q eu pensava������
.deu tudo certo obg a todos.

Aristides Jr
16/02/2017, 11:36
Olá pessoal! Meu Jeep é um 51, ontem tentei verificar o garfo pela lateral, daí soltei o cabo e o garfo caiu para dentro da caixa seca! O meu é o modelo que não tem janela embaixo! daí tive que tirar o cambio inteiro! Comecei deligando a bateria e já aproveitei tirei o motor de partida, soltei os cardãs soltei e tirei os pinos das alavancas pequenas e tirei só os dois parafuso de trás da tampa da alavanca de marchas, soltei os quatro parafuso chave 5/8 do cambio e os 4 das travessas calcei o motor com um cavalete e com o macaco jacaré na travessa fui puxando o conjunto para trás, depois que desacoplou tirei o restante dos parafusos e a tampa com a alavanca, saiu bem! escorreguei o cambio com travessa no chão para passar pelo chassis, daí fui soltando os parafusos chave 9/16 da caixa seca. Em seguida soltei 6 parafusos chave 1/2 do platô, saiu a embreagem, soltei as seis porcas do volante com chave 9/16, sendo que quatro são parafusos e tem que segurar por trás dois são prisioneiros, não consegui remover o volante, enfim sem ajuda alguma, gastei das 19 as 23h para este desmonte completo! Necessita macaco jacaré, um cavalete ou melhor se for outro macaco, jogo de chaves polegadas 1/2, 9/16 e 5/8. Agora vou cuidar de reparar a embreagem (estava prendendo primeira e ré só arranhando) e tentar eliminar vazamentos de óleo.

squinzani
16/02/2017, 16:00
Essa?
486444

Olá pessoal..essa tampa ai..aonde será que arrumo? como é o nome dela para procurar na net?

o meu jeep ta sem ela.

Ian Jeep
16/02/2017, 20:26
Tampa da capa seca ou cárter da capa seca. Acha no Mercado Livre.