Conectar

Ver Versão Completa : Motor esquentou parou!!!

"GRAUÇÁ 4x4"
12/03/2010, 15:39
MOTOR ESQUENTOU PAROU!!!

Curioso estou, segui todas as sugestões dos amigos, pois limpei o carburador, encontrei até areia, troquei o filtro de combustível, regulei tudo...
Continua como se estivesse afogando, depois de rodar bastante, parar o carro, desligar, em seguida tentar ligar não pega até aparentemente esfriar...
O que poderá estar acontecendo???!!!

Bobina esquentando? Já troquei e continua...
Platinado cansado? Já troquei e ainda investi no FET 10 (em teste) e continua...
Se verifiquei também os cabos, tampa, rotor e velas? Sim e continua...
Ou Carburador afogando? Já troquei todos os reparos e continua...
Automático? Foi verificado também e continua...

Betão

cesar_am
12/03/2010, 16:04
Betão !

Dê uma verificada na Bomba de Combustível .....:concordo:

Abraço.

Christian Rudnick
12/03/2010, 16:24
exatamente o que aconteçeu no meu Niva 95, foi verificada que a bomba de combustivel nao estava legal, foi trocada e agora esta resolvido o problema

Abraço

Christian

Dinola
12/03/2010, 16:53
Tem que seguir uma lógica senão vc vai a falência.
Explique melhor : O motor de arranque funciona e o jeep não pega, é isso ?

Marcelo Cleto
12/03/2010, 17:10
Ola todos....

Isso foi uma novela comigo......nem rele de partida resolveu.....
Coloquei um botão de partida e agora quente frio ou mais ou menos pega....
Troquei tudo que o niveiro Betâo trocou a bomba de gasolina por duas vezes e o problema continuou....ate colocar um botão de partida

abraços

MC

thgteixeira
12/03/2010, 17:11
Betão, um palpite: Cabo que vai do distribuidor para a Bobina. Verifique se ele não está esquentando demais. Ele passa por cima do bloco do motor, e quando esquenta muito (e transmite esse calor para a bobina), o carro tende a não dar a partida.

Crasher
12/03/2010, 19:21
O meu esta com motor ap e o dono ja me alertou deste problema que depois de esquentar o carro se eu desliga-se não pegaria mais, mas agora esta acabando de fazer motor tenho que colocar para rodar e resolver o mesmo problema, o antigo dono disse que isso aconteceu uma vez com ele e dentro do carro tinha uma garrafa com agua gelada e ele esfriou a bobina com um pano jogando a agua gelada, só que eu tinha uma bobina de ap nova em casa e troquei e na ida para a oficina no mesmo dia assim que cheguei la desliguei o carro, e nada de pegar tbm e a bobina nao estava tao quente.

esse é a coisa ta RUSSA!! rsrs
[]"

thgteixeira
12/03/2010, 20:04
Parece que quando o inverno chega, 90% dos problemas com os Nivas são solucionados em um passe de mágica! :mrgreen:

É interessante ver quantos problemas a falta de adaptação para o clima brasileiro provoca nos nossos amigos.

Crasher
12/03/2010, 20:30
Parece que quando o inverno chega, 90% dos problemas com os Nivas são solucionados em um passe de mágica! :mrgreen:

É interessante ver quantos problemas a falta de adaptação para o clima brasileiro provoca nos nossos amigos.

entao concordo que o niva foi feito para um clima frio, mas o meu que é ap igniçao e bomba de combustivel tbm? acho que esse problema vem do "alem"
O NIVA tem alma.:concordo:
[]"

Dinola
12/03/2010, 20:42
Com o meu tambem acontece isso mas não é sempre.
Eu já analizei este defeito e percebi que quando dava a partida não existia faísca na bobina. É um problema elétrico.
O que agora me chama a atencão é que o motor ap do Crasher tambem sofre deste mal.
Crasher, me tire uma dúvida: o seu motor de arranque é do ap mesmo ou é do Niva ? (desculpe a minha ignorância):oops:

Girti
12/03/2010, 21:28

É falsa a idéia de que na região da antiga URSS faz apenas frio. O Verão lá é rigoroso em muitos lugares. Uma amiga minha pegou 40 graus em Moscou, não acreditava, até perguntou a nativos se isto era normal, e foi informada que sim, o Verão lá é tão rigoroso quanto o Inverno. Resumindo: o Niva também está preparado para o calor, o que muitos esquecem é que a maioria dos Nivas que está rodando no Brasil tem quase 20 anos de uso, portanto requer cuidados especiais. Uma completa revisão em todo o sistema de arrefecimento, de ignição e de alimentação pode resolver grande parte destes problemas.

Dinola
12/03/2010, 22:33
É falsa a idéia de que na região da antiga URSS faz apenas frio. O Verão lá é rigoroso em muitos lugares. Uma amiga minha pegou 40 graus em Moscou, não acreditava, até perguntou a nativos se isto era normal, e foi informada que sim, o Verão lá é tão rigoroso quanto o Inverno. Resumindo: o Niva também está preparado para o calor, o que muitos esquecem é que a maioria dos Nivas que está rodando no Brasil tem quase 20 anos de uso, portanto requer cuidados especiais. Uma completa revisão em todo o sistema de arrefecimento, de ignição e de alimentação pode resolver grande parte destes problemas.

Tambem já ouvi dizer que lá tambem faz calor.:cool:
Girt, vc nunca teve este problema com seu niva ? (após atingir a temperatura normal, desligar e depois tentar ligar ou seja o motor de arranque vira mas o jeep não pega):pensativo:
Abs

Crasher
12/03/2010, 23:02
Então nao reparei no motor de arranque quando foi removido o motor, mas acredito ser no ap, mas o motor de arranque do meu girou normal só nao ligava achei que era bobina troquei e nao era então nao sei.
Vou verificar segunda feira o motor de arranque e te aviso.
[]"

Girti
12/03/2010, 23:42
Tambem já ouvi dizer que lá tambem faz calor.:cool:
Girt, vc nunca teve este problema com seu niva ? (após atingir a temperatura normal, desligar e depois tentar ligar ou seja o motor de arranque vira mas o jeep não pega):pensativo:
Abs

Se o carro ficou parado por algum tempo e a bóia do carburador estiver desregulada, pode ser que haja insuficiência de gasolina na cuba, caso em que é necessário bombear um pouco de gasolina com o pedal do acelerador. Por outro lado, se bombearmos demais, afogamos o motor... :( Mas, ao menos comigo, nunca aconteceu de o motor não pegar de jeito nenhum!

Betão, este defeito tem cara de problema na bomba de gasolina!

emilioleonardo
13/03/2010, 02:20
Concordo com o Girti, após tanto tempo de uso, é importante fazer uma revisão geral da elétrica. Em residencias, que ficam paradinhas e não sofrem tanto esforço térmico, o período aconselhado de revisão das fiações é de 10 a 15 anos. Imaginem em um carro, que para no sol, na sombra, aquece e esfria... é importante fazer essa revisão (e usar nas manutenções, material de qualidade).

Um jeito fácil de você verificar se está com problemas nas fiações (+/-) da bobina é pegar um multimetro de garra e medir voltagem e amperagem quando o carro estiver engasgando. Se esses valores se mantiverem constantes, é porque o problema não está no cabeamento até a bobina. (nem todo multimetro consegue perceber com perfeição pequenas oscilações, mas se oscilar muito, é certo que é ali)

Afajoses
13/03/2010, 09:41
O meu esta com esse problema mas só quando esta no GNV, por isso sempre que estou perto de desligar o carro passo pra gasolina que ele pega normal, mas se o carro morrer já era :( não pega de jeito nenhum só se deixar esfriar

Dinola
13/03/2010, 11:56
Bom dia pessoal ! :-D
Há muito tempo que analiso este defeito no meu niva e agora tenho a oportunidade de discutir este tema no forum e pelo jeito muitos nivas sofrem deste mal e trocando informações a gente chega lá.
Desculpem pela minha insistência:oops:, mas qualquer defeito em equipamentos (elétrico ou mecânico) tem que seguir uma lógica. No “chutômetro” ou “achismo” vamos todos a falência.
Se me permitem vou partir do princípio.
DEFEITO : após atingir a temperatura normal, se desligarmos o jeep e depois tentar ligar, o motor de arranque vira mas o jeep não pega.
Não podemos confundir com "engasgar" que é quando o motor está em funcionamento e existem desligamentos repentinos.
ANÁLISE : Esta análise só pode ser feita no momento do defeito.
Para qualquer motor funcionar (bem ou mal) necessita de faísca nas velas e gasolina injetada diretamente no carburador (acho que todos concordam).
Começando pelo mais fácil, que é a inspeção visual da injeção de gasolina no carburador , devemos abrir a tampa do filtro de ar, movimentar a alavanca da borboleta e verificar se a gasolina é injetada. Pelo menos no meu a gasolina é injetada normalmente. Gostaria que os camaradas verificassem isto, repito, no momento do defeito.
Se estiver ok passamos para a verificação das faíscas retirando o cabo principal do distribuidor (aquele que vem da bobina), aproxima-lo de algum terra eficiente (parafuso sem tinta ou ferrugem, por exemplo) dar a partida e verificar se as faíscas pulam. Devem ser azuladas e não amareladas. Pelo menos no meu as faíscas não aparecem e aí é que começa o mais complicado
Se os camaradas estiverem dispostos a fazer estes procedimentos e postar os resultados, acho que a gente consegue achar este maldito defeito que nos atormenta tanto.

Grande abraço a todos

Crasher
13/03/2010, 12:17
no meu caso vem etanol normal, faisca nem pensar. E ja troquei a bobina e o problema percistiu o mecanico me disse que pode ser falta de terra mais achoq ue se fosse falta de terra nao aconteceria só depois de quente correto?
[]":pensativo:

Dinola
13/03/2010, 12:55
no meu caso vem etanol normal, faisca nem pensar. E ja troquei a bobina e o problema percistiu o mecanico me disse que pode ser falta de terra mais achoq ue se fosse falta de terra nao aconteceria só depois de quente correto?
[]":pensativo:

Correto Crasher. Mas por enquanto não vamos descartar totalmente a falta do terra. Pelo menos no seu e no meu já sabemos que é parte elétrica e não alimentação de combustível. O que mais me intriga é que seu motor é ap. :pensativo:
Vamos aguardar a manifestação de mais camaradas para comprovar nossa suspeita e então prosseguir na análise.
Hoje vou descer meu câmbio para trocar aquele parafuso :-x e aproveitar para tirar a foto do suporte auxiliar da cx de transferência e aí eu mando pra vc

Abs

Crasher
13/03/2010, 15:20
Correto Crasher. Mas por enquanto não vamos descartar totalmente a falta do terra. Pelo menos no seu e no meu já sabemos que é parte elétrica e não alimentação de combustível. O que mais me intriga é que seu motor é ap. :pensativo:
Vamos aguardar a manifestação de mais camaradas para comprovar nossa suspeita e então prosseguir na análise.
Hoje vou descer meu câmbio para trocar aquele parafuso :-x e aproveitar para tirar a foto do suporte auxiliar da cx de transferência e aí eu mando pra vc

Abs

opa por favor e ja agradeço se tiver como bater fotos dos pontos de fixaçao da mesma e aproveitar que esta fora e medir tbm ajudaria, rs
Abraços.

Lucas Nassif
13/03/2010, 15:45
Para os que tem ignição eletrônica, verifiquem o módulo da ignição (se esquenta muito) e se tem resistor na bobina.

Dinola
13/03/2010, 17:07
Para os que tem ignição eletrônica, verifiquem o módulo da ignição (se esquenta muito) e se tem resistor na bobina.

No niva, este resistor fica no cachimbo e como não existe faísca mesmo antes de entrar no distribuidor, então não pode ser o resistor (não está fazendo parte do circuito analisado):discordo:
No caso do módulo, o meu é um Msd diferente dos que existe no mercado e o defeito é igual para mim e para o Crasher que tem ap. Claro que defeito nos módulos não está descartado ainda, mas é melhor esperar outros camaradas se manifestarem para fecharnos o cerco na parte elétrica e não na injeção de combustível, como sugerido por alguns camaradas.
Obrigado pela sugestão.:concordo::concordo:
Abs

emilioleonardo
13/03/2010, 20:18
No site 4x4 natal tem exemplos de equemas elétricos, lá vocês podem achar os pontos a serem verificados.

Será que o posionamento dos módulos está muito próximo de um fonte de calor? Por isso ele esquenta demasiadamente?

Jonatars
14/03/2010, 01:00
O camarada Graçua em outro post comenta que está tendo problemas com o tanque de gasolina que está jorrando pelo bocal, aconselho o mesmo a tentar resolver este problema primeiro uma vez que segundo ele tentou já de tudo e nada deu certo, falo isto pois já tive este problema duas vezes depois de ter trocado bobina, motor de partida, bomba de gasolina, etc e nas duas ocasioes o problema era os respiros do tanque, na dúvida faça o teste o carro começou a falhar ou morreu e não liga mais, porém ao dar a partida o motor gira, abra a tampa do tanque dê um tempinho e tente ligar de novo.

Crasher
14/03/2010, 03:10
Não acredito pois a ignição do Dinola é msd e pode ser colocado do lado do coletor de escape que o calor dali nao é suficiente para aquecelo a ponto de parar pois esses modulos ficam até do lado de caixas quentes de turbinas e nao param, e a minha igniçao é original VW ap e esta dentro do porta luvas e tbm nao esquenta muito qunado ocorre este problema.
[]"

"GRAUÇÁ 4x4"
14/03/2010, 07:12
O camarada Graçua em outro post comenta que está tendo problemas com o tanque de gasolina que está jorrando pelo bocal, aconselho o mesmo a tentar resolver este problema primeiro uma vez que segundo ele tentou já de tudo e nada deu certo, falo isto pois já tive este problema duas vezes depois de ter trocado bobina, motor de partida, bomba de gasolina, etc e nas duas ocasioes o problema era os respiros do tanque, na dúvida faça o teste o carro começou a falhar ou morreu e não liga mais, porém ao dar a partida o motor gira, abra a tampa do tanque dê um tempinho e tente ligar de novo.

Não havia relacionado o problema do "Supitar" com o motor que não da partida quente...
Hummm, interessante...
Vou recomeçar a investigação pelo tanque de gasolina. Vou matar um leão de cada vez...
Boa sugestão amigo!!!

Betão

SERGIO MOLLO
14/03/2010, 09:13
Não havia relacionado o problema do "Supitar" com o motor que não da partida quente...
Hummm, interessante...
Vou recomeçar a investigação pelo tanque de gasolina. Vou matar um leão de cada vez...
Boa sugestão amigo!!!

Betão

O meu, quando esta muito quente(temperatura ambiente), forma muita pressao no tanque, e quando paro, o carro fica afogado, sendo dificil de pegar, acho que devido a pressao no tanque,a gasolina passa atraves da boia do carburador, chagando as vezes, ate a pingar fora.

Dinola
14/03/2010, 11:14
Bom dia pessoal ! :-D
Resolver este problema do tanque de combustível é muito importante, inclusive preciso resolver isto no meu e as dicas que estão sendo dadas vou aproveitar . Agradeço aos camaradas que investiram seu tempo neste problema para melhoria dos nossos jeeps.:concordo:
Desde que o defeito seja exatamente o que foi dito antes, e na análise no momento do defeito, se constatar que não existe faísca no ponto sugerido, me desculpem, discordo totalmente. :stop:
Mas se alguém verificar que, ao se desligar o motor existe pingamento de combustível no carburador, e existe faísca normalmente, aí sim eu concordo com tudo que foi dito. :concordo:
Não é o meu caso e o do Crasher (aliás, concordo com o que foi dito pelo Crasher com relação aos módulos no post anterior).
Se mais algum niva apresentar exatamente o mesmo defeito e for feita a análise sugerida acima, por favor, escreva .

Abraço a todos

mauricio_silva
14/03/2010, 16:46
Nivas que tem o carburador original preservado (com todas as mangueiras de entrada e saída de fluídos funcionando), apresentam um sistema de anti congelamento (por circulação de água do sistema de arrefecimento) que pode (por meio de um diafragma) interromper o fluxo de combustível no carburador se a pressão e temperatura da água estiver muito alta.
Mais importante é saber o por quê do aquecimento (pode ser devido a problemas na parte alta do motor, como o comando de válvulas). De resto, tal sistema é muito útil, pois preserva o motor em casos de superaquecimento (para o carro antes do problema se agravar).
Nivas são cheios de surpresas...
[]s.

mauricio_silva
14/03/2010, 16:54
Caros colegas.
Os Nivas "originais" carburados tinham um sistema de fundamental importância para uso em climas muito frios: havia a circulação da água do sistema de arrefecimento pelo carburador. Nada de mágicas ou mistérios. Uma mangueira levava a água até o carburador, que circulava pelo seu corpo (do carburador, lógico!!!:mrgreen:) e era devolvida para o sistema de arrefecimento do veículo.
Porém, tal sistema tinha uma característica particular: se a água estivesse numa temperatura e pressão muito elevadas, um diafragma interrompia o fluxo de combustível para o carburador. Em outras palavras, o Niva nunca superaquecia; ele parava antes.
O problema verdadeiro está no motivo para o aquecimento exagerado do motor. No meu caso, o Niva estava com o comando de válvulas empenado.
É provavel que o seu Niva esteja com o carburador original e com todas as ligações externas, mas com algum outro problema que aquece demais a água do sistema de arrefecimento.
Nivas, quem teve nunca esquece...
[]s.

P.S.: quem me falou sobre este sistema foi o Sr. João Boteon, dono da Bomer, antiga autorizada Lada.

Dinola
14/03/2010, 18:09
Caros colegas.
Os Nivas "originais" carburados tinham um sistema de fundamental importância para uso em climas muito frios: havia a circulação da água do sistema de arrefecimento pelo carburador. Nada de mágicas ou mistérios. Uma mangueira levava a água até o carburador, que circulava pelo seu corpo (do carburador, lógico!!!:mrgreen:) e era devolvida para o sistema de arrefecimento do veículo.
Porém, tal sistema tinha uma característica particular: se a água estivesse numa temperatura e pressão muito elevadas, um diafragma interrompia o fluxo de combustível para o carburador. Em outras palavras, o Niva nunca superaquecia; ele parava antes.
O problema verdadeiro está no motivo para o aquecimento exagerado do motor. No meu caso, o Niva estava com o comando de válvulas empenado.
É provavel que o seu Niva esteja com o carburador original e com todas as ligações externas, mas com algum outro problema que aquece demais a água do sistema de arrefecimento.
[]s.

P.S.: quem me falou sobre este sistema foi o Sr. João Boteon, dono da Bomer, antiga autorizada Lada.

Olá amigo ! :-D
Bem vindo a esta discussão tão acalorada.
Como eu costumo desmontar meu carburador (original) para limpa-lo constantemente, nunca ví tal sistema. :pensativo: Pelo menos no meu, não existem dutos internos que circulam água. Se alguem souber algo a respeito, por favor, escreva.
Quanto ao aquecimento exagerado a ponto de ferver,vc tem razão. :concordo: Depois que fiz a parte de cima do meu motor, parou de ferver (aliás, não é uma característica só do niva).
Talvez seja o caso de outros camaradas. No meu caso, o defeito é outro (falta de faísca).
Obrigado pela sugestão. :concordo:

Abs

Marcelo Cleto
14/03/2010, 18:13
Caros colegas.
[]s.

Ola .......
É com satisfação que li sua explicaçao......
Quem realmente sabe do que esta falando comenta e explica.....

Abraços
MC

mauricio_silva
14/03/2010, 18:59
Como eu costumo desmontar meu carburador (original) para limpa-lo constantemente, nunca ví tal sistema. :pensativo: Pelo menos no meu, não existem dutos internos que circulam água. Se alguem souber algo a respeito, por favor, escreva.
Quanto ao aquecimento exagerado a ponto de ferver,vc tem razão. :concordo: Depois que fiz a parte de cima do meu motor, parou de ferver (aliás, não é uma característica só do niva).
Talvez seja o caso de outros camaradas. No meu caso, o defeito é outro (falta de faísca).

Abs

Normal, acredite! Segundo o Sr. João da Bomer, nem todos os Nivas vieram com este sistema no carburador.
Parece que a prática de ir mudando as peças com o tempo já é "ítem de série" do Niva.
[]s.

Crasher
14/03/2010, 20:46

Abs

Meu carburador tem esse sistema mais é original dos santanas a Etanol, faz parte dos carburadores 2e tbm mas no caso do ap funciona só como afogador e esse sistema vai contetado no carburador se estiver muito frio ele abre um pouco a borboleta de acelerador e deixa o carro mais acelerado, mais no meu caso tambem nao é, pois o que interrompe é a faisca a injeçao de combustivel continua certa.
[]"

Girti
14/03/2010, 21:12
Caros colegas.
[]s.

Graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande mestre Che, dessa nem eu sabia! Ao que parece, você absorveu bem os ensinamentos do Mestre Yoda, digo Boteon! :mrgreen:

Niva é cultura! :concordo:

Dinola
14/03/2010, 23:40
Normal, acredite! Segundo o Sr. João da Bomer, nem todos os Nivas vieram com este sistema no carburador.
Parece que a prática de ir mudando as peças com o tempo já é "ítem de série" do Niva.
[]s.

Olá Maurício ! :D
VC sabe onde posso encontrar algum esquema deste tipo de carburador ?
Abs

"GRAUÇÁ 4x4"
15/03/2010, 10:45

Abs

Dinola,

Quando diz: "Depois que fiz a parte de cima do meu motor, parou de ferver"
O que quer dizer, que tipo de serviço você fez no motor?

Betão

Dinola
15/03/2010, 11:53
Dinola,

Quando diz: "Depois que fiz a parte de cima do meu motor, parou de ferver"
O que quer dizer, que tipo de serviço você fez no motor?

Betão

Desculpe minha ignorância no uso dos termos.:oops:
Foi o cabeçote que mandei fazer porque fumava muito. Segundo o mecânico que fez o serviço, e que tambem tem um niva, foi trocado peças referente a este defeito e que tambem acabou por resolver o problema de superaquecimento.
Ele tambem confirmou os esclarecimentos dado pelo Maurício a respeito dos carburadores de que possuíam uma valvula de corte de combustível quando o motor superaquecia. :concordo:Mas são muito poucos os nivas com este sistema. O meu e o dele não possuem tal sistema.

Ab

CesarCowboy
15/03/2010, 13:13
Embora eu ainda não tenha andado muito com a minha Niva, quando eu o trouxe do interior, não houve problema algum.(486 Km direto :dance:)
Vale ressaltar tenho motor AP e Injeção eletronica.:concordo:
Quando ela sair da internação eu faço novamente o teste.
Abçs

Dinola
15/03/2010, 13:59
Embora eu ainda não tenha andado muito com a minha Niva, quando eu o trouxe do interior, não houve problema algum.(486 Km direto :dance:)
Vale ressaltar tenho motor AP e Injeção eletronica.:concordo:
Quando ela sair da internação eu faço novamente o teste.
Abçs

Tá bonito seu Niva !
Parabens !:concordo::concordo::concordo:

thgteixeira
15/03/2010, 17:47
Caros colegas.
[]s.

Seu João também me falou sobre este dispositivo. Conheci inclusive a localização dele. No meu, ele foi religado, pois provavelmente o antigo proprietário nem sabia pra que servia e mandou arrancar as mangueiras de ligação.

Alguém palpitou em outra lista que o motivo deste problema é o Bendix (Impulsor), será?

mauricio_silva
15/03/2010, 22:35
Olá Maurício ! :D
VC sabe onde posso encontrar algum esquema deste tipo de carburador ?
Abs

Putz!!! Eu não tenho o esquema...
Mas se você entrar em contato com a Bomer (http://www.bomer.com.br/) acredito que o Sr. João poderá lhe passar estas informações.
[]s

mauricio_silva
15/03/2010, 22:44
Seu João também me falou sobre este dispositivo. Conheci inclusive a localização dele. No meu, ele foi religado, pois provavelmente o antigo proprietário nem sabia pra que servia e mandou arrancar as mangueiras de ligação.

Alguém palpitou em outra lista que o motivo deste problema é o Bendix (Impulsor), será?

Hummm... pode até ser!
Se o motor esquenta e dilata (por pouco que seja) a carcaça de um Bendix que esteja com as escovas gastas, o contato com o rotor se perde. Logo, o motor não gira. O comportamento do carro seria semelhante ao que se tem quando de uma pane elétrica (motor nem tenta girar). Com o carburador "obstruído" pelo sistema de arrefecimento, o motor tenta girar, mas não pega.
[]s.

thgteixeira
16/03/2010, 00:49
Putz!!! Eu não tenho o esquema...
Mas se você entrar em contato com a Bomer (http://www.bomer.com.br/) acredito que o Sr. João poderá lhe passar estas informações.
[]s

(11) 4125-0044
Av.Senador Vergueiro, 914 - Anchieta
S.Bernardo do Campo - SP

Dinola
16/03/2010, 02:02
(11) 4125-0044
Av.Senador Vergueiro, 914 - Anchieta
S.Bernardo do Campo - SP

Obrigado ao Maurício e ao Teixeira pela informação.:concordo:
Abraço a todos.

Dinola
19/03/2010, 12:59
MOTOR ESQUENTOU PAROU!!!

Curioso estou, segui todas as sugestões dos amigos, pois limpei o carburador, encontrei até areia, troquei o filtro de combustível, regulei tudo...
Continua como se estivesse afogando, depois de rodar bastante, parar o carro, desligar, em seguida tentar ligar não pega até aparentemente esfriar...
O que poderá estar acontecendo???!!!

Bobina esquentando? Já troquei e continua...
Platinado cansado? Já troquei e ainda investi no FET 10 (em teste) e continua...
Se verifiquei também os cabos, tampa, rotor e velas? Sim e continua...
Ou Carburador afogando? Já troquei todos os reparos e continua...
Automático? Foi verificado também e continua...

Betão

Olá Betão!

Vc resolveu o problema mencionado ?
Abs

"GRAUÇÁ 4x4"
19/03/2010, 16:02
Dinola,
Ainda não pude parar o Grauçá, porque não achei quem pudesse fazer a peça de cobre, e assim mesmo o "tacanho" estava atolado de serviço, pois começarei por esse caminho aconselhado pelo amigo, matando um leão de cada vez, possa ser que tenha relação o “Supitar” com o afogamento ou sei lá o que...
Assim que tiver feito o processo postarei com fotos...

Dinola
19/03/2010, 17:32
Dinola,
Ainda não pude parar o Grauçá, porque não achei quem pudesse fazer a peça de cobre, e assim mesmo o "tacanho" estava atolado de serviço, pois começarei por esse caminho aconselhado pelo amigo, matando um leão de cada vez, possa ser que tenha relação o “Supitar” com o afogamento ou sei lá o que...
Assim que tiver feito o processo postarei com fotos...

Beleza! Jeep é assim mesmo, uma coisa de cada vez !
Abs

Jonatars
20/03/2010, 23:29
É isso ai Graçua, arrume um problema de cada vez, se não perde a graça:twisted:. Depois fala se deu certo, o meu ta na funilaria e quando sair tb vou ter que arrumar os respiros novamente, pois tem vazado ultimamente e ele andou ameaçando parar antes de encosta-lo na oficina.

Dinola
22/03/2010, 12:14
opa por favor e ja agradeço se tiver como bater fotos dos pontos de fixaçao da mesma e aproveitar que esta fora e medir tbm ajudaria, rs
Abraços.

Olá Crasher !
Segue as fotos. Na sequência : instalada, de frente, de lado, de cima e por último o coxim (o mesmo do motor ) preso no piso que deverá ser reforçado com uma chapa senão o piso racha.
As medidas vão depender do seu niva mas o suporte é bem fácil de fazer. Posso dizer que resolveu 95% da vibração.
Abs

Pinaudmaster
22/03/2010, 15:24
Meu Niva teve esse problema ano passado. Era necessário aguardar uns 30 minutos para que ele conseguisse pegar quando quente.

Problema diagnosticado: MOTOR DE ARRANQUE. No caso, o porta-escovas partido. Situação essa que era devidamente PIORADA pelo fato da saída do escape estar muito próxima do arranque (e junto do turbo, ou seja, quente pra c*).

Um porta-escovas novo (no caso, revisei o arranque todo, era só esse o problema), umas voltas de fita thermotec no tubo de escape, mais uma manta preta dessas de bateria - ganhei do mecânico, em volta do arranque) e o problema nunca mais ocorreu até hoje (coisa de um ano já).

Mas o bom mesmo seria isso aqui, uma manta antitérmica de verdade: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/DEI-010402-Versa-Shield-Universal-Starter-Heat-Shield_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem58831ccaf9QQitem Z380156824313QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fA ccessories

http://www.kmjent.com/cart/images/P/DEI010402.jpg

My 0,02 cents.

Hummm... pode até ser!
Se o motor esquenta e dilata (por pouco que seja) a carcaça de um Bendix que esteja com as escovas gastas, o contato com o rotor se perde. Logo, o motor não gira. O comportamento do carro seria semelhante ao que se tem quando de uma pane elétrica (motor nem tenta girar). Com o carburador "obstruído" pelo sistema de arrefecimento, o motor tenta girar, mas não pega.
[]s.

Zé Renato
22/03/2010, 15:47
Voltando ao assunto do jipe não pegar com motor quente, resolvi comentar minha experência que no caso tb é com motor AP e carburador Weber TLDZ 2225. :mrgreen:
Bom, meu jipe é um javali e está com motor AP, logo que comprei tive os mesmos problemas relatados .... dificuldade de pegar com motor quente (virava mas não queimava), e chegava a cortar quando eu pegava um engarrafamento. Observei que o motor parecia mais quente que o normal :oops:, mesmo o eletro ventilador funcionando normal. :idea: Achei que fosse superaquecimento no carburador causando afogamento, fiz até um dissipador de aluminho e não resolveu. Foi ai que descobri por acaso que era a bobina, quando aquecia entrava em curto. Troquei a mesma e foi resolvido o problema em parte, pois pois o motor parecia estar sempre mais quente do que deveria, embora tudo funcionasse. :parede: Descobri que meu motor AP estava sem a "termo válvula", e portanto a àgua quente saida do cabeçote bifurcava, parte para o radiador e a maior parte passava direto sem refrigeração, razão do aquecimento anormal, mesmo aparentemente tudo funcionando. Como não sou adebto do uso da TV aqui no Nordeste em jipe( sem querer entrar em discurssão sobre o uso da mesma, pois conheço bem sua finalidade e necessidade), clipei o mangote em "S" que sai do cabeçote até a bomba, e o motor passou a funcionar normal sem sinal de excesso de calôr.
É provavel que o problema dos colegas esteja mesmo na bobina ou no cabo. :stop: Mas é preciso saber que bobina e módulo vc usa, as bobinas Bosh KW (rótulo vermelho) possuem várias referências para os diversos módulos existentes. O uso incorreto pode apresentar o mesmo problema.Não adianta apenas trocar, tem que usar a bobina correta para sua ignição.:concordo:

Dinola
22/03/2010, 18:16
Meu Niva teve esse problema ano passado. Era necessário aguardar uns 30 minutos para que ele conseguisse pegar quando quente.

Problema diagnosticado: MOTOR DE ARRANQUE. No caso, o porta-escovas partido. Situação essa que era devidamente PIORADA pelo fato da saída do escape estar muito próxima do arranque (e junto do turbo, ou seja, quente pra c*).

Um porta-escovas novo (no caso, revisei o arranque todo, era só esse o problema), umas voltas de fita thermotec no tubo de escape, mais uma manta preta dessas de bateria - ganhei do mecânico, em volta do arranque) e o problema nunca mais ocorreu até hoje (coisa de um ano já).

Mas o bom mesmo seria isso aqui, uma manta antitérmica de verdade: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/DEI-010402-Versa-Shield-Universal-Starter-Heat-Shield_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem58831ccaf9QQitem Z380156824313QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fA ccessories

http://www.kmjent.com/cart/images/P/DEI010402.jpg

My 0,02 cents.

Se bem entendi, seu motor de arranque não virava. Além do racho em alguma das escovas, o super aquecimento do solenóide evitava que este fosse acionado. No meu caso só foi colocar de volta uma chapa original presa no coletor de escape . Ela é responsável por evitar que o calor do escape passe para o solonóide.

Abs

Dinola
22/03/2010, 18:22
Voltando ao assunto do jipe não pegar com motor quente, resolvi comentar minha experência que no caso tb é com motor AP e carburador Weber TLDZ 2225. :mrgreen:
Bom, meu jipe é um javali e está com motor AP, logo que comprei tive os mesmos problemas relatados .... dificuldade de pegar com motor quente (virava mas não queimava), e chegava a cortar quando eu pegava um engarrafamento. Observei que o motor parecia mais quente que o normal :oops:, mesmo o eletro ventilador funcionando normal. :idea: Achei que fosse superaquecimento no carburador causando afogamento, fiz até um dissipador de aluminho e não resolveu. Foi ai que descobri por acaso que era a bobina, quando aquecia entrava em curto. Troquei a mesma e foi resolvido o problema em parte, pois pois o motor parecia estar sempre mais quente do que deveria, embora tudo funcionasse. :parede: Descobri que meu motor AP estava sem a "termo válvula", e portanto a àgua quente saida do cabeçote bifurcava, parte para o radiador e a maior parte passava direto sem refrigeração, razão do aquecimento anormal, mesmo aparentemente tudo funcionando. Como não sou adebto do uso da TV aqui no Nordeste em jipe( sem querer entrar em discurssão sobre o uso da mesma, pois conheço bem sua finalidade e necessidade), clipei o mangote em "S" que sai do cabeçote até a bomba, e o motor passou a funcionar normal sem sinal de excesso de calôr.
É provavel que o problema dos colegas esteja mesmo na bobina ou no cabo. :stop: Mas é preciso saber que bobina e módulo vc usa, as bobinas Bosh KW (rótulo vermelho) possuem várias referências para os diversos módulos existentes. O uso incorreto pode apresentar o mesmo problema.Não adianta apenas trocar, tem que usar a bobina correta para sua ignição.:concordo:

Concordo com o amigo sobre a possível incompatibilidade entre bobina e módulo.Vou me informar sobre as bobinas compatíveis. :concordo:
Abs

Flugêncio
22/03/2010, 19:50
Concordo com o amigo sobre a possível incompatibilidade entre bobina e módulo.Vou me informar sobre as bobinas compatíveis. :concordo:
Abs

Uma ajudinha...

"GRAUÇÁ 4x4"
23/03/2010, 12:58
Olá Niveiros, o primeiro passo foi dado...
Agora vamos para a bomba de combustível e bendix...

vejam o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18860&page=3

Betão

Crasher
25/03/2010, 05:30
Olá Crasher !
Segue as fotos. Na sequência : instalada, de frente, de lado, de cima e por último o coxim (o mesmo do motor ) preso no piso que deverá ser reforçado com uma chapa senão o piso racha.
As medidas vão depender do seu niva mas o suporte é bem fácil de fazer. Posso dizer que resolveu 95% da vibração.
Abs

Grande Dinola, vou providenciar no meu, (quando o mecanico resolver me devolver o gambazão).
Abraço

Dinola
26/03/2010, 00:04
Grande Dinola, vou providenciar no meu, (quando o mecanico resolver me devolver o gambazão).
Abraço

Só não posso garantir que vai funcionar no seu e que não vai quebrar a cx de transferência. Este suporte está preso em apenas dois parafusos da caixa.
Mesmo assim, eu arrisquei e funcionou e até agora não quebrou (uns 5 anos). Espero que dê certo para vc. :concordo:
Ab

Crasher
01/04/2010, 17:46
bom referente ao motor esquentar e nao querer ligar por nada, busquei meu carro esta semana no mecanico (aleluia), bom problema resolvido, no meu caso era o carburador do carro que estava totalmente desregulado, Diz o mecanico.
dai perguntei po se estava todo desregulado o carburador porque o carro funcionava perfeito sem engasgar nem nada e muito menos cheirar etanol como se tivesse afogado e ele nao soube me responder só me disse que o problema estava no carburador. mas foi trocado a bobina do carro tbm, agora ja comprei uma bobina reserva, e como tenho um carburador 2e a alcool aqui parado vou tirar o que esta no carro e colocar esse e mandar acertar depois tiro ele volto o que esta e guardo na mala o carbura reserva, o geito é esse peças reservas, daqui a pouco nao tenho mais espaço no porta malas para mais nada.

[]"

Afajoses
05/04/2010, 18:15
Bem o Meu caso era um pouco diferente, o carro não pegava no GNV quando estava quente, mas a troca da bateria que era uma vagabunda de60A por uma outra de 70A resolveu o problema, acredito que a bateria antiga não estava com forçao suficiente, embora na gasolina funcionasse normal

Sei que o problema inicial não era essa mas fica a dica !!

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

Dinola
22/07/2010, 16:13
Salve niveiros.
O defeito do meu motor não pegar depois de quente estava na...BATERIA :shock:. A bateria da marca CRAL de 60 amperes além de ser fraca para o niva, ficava ainda mais fraca quando quente. Quando o motor de arranque era acionado, a tensão caía tanto que não excitava o módulo (daí a falta de faísca). Defeito igual ao do Afajoses que escreveu acima.
Coloquei a Moura 60MI e o problema foi resolvido.
[]s

thgteixeira
22/07/2010, 16:52
Dinola;

Também tive o mesmo problema, e resolvi substituindo a bateria, ajustando o ponto de ignição, e principalmente regulando a folga no platinado.

Está um relógio, e Suíço, não paraguaio! :mrgreen:

baseggiov
22/07/2010, 17:08
Salve niveiros.
O defeito do meu motor não pegar depois de quente estava na...BATERIA :shock:. A bateria da marca CRAL de 60 amperes além de ser fraca para o niva, ficava ainda mais fraca quando quente. Quando o motor de arranque era acionado, a tensão caía tanto que não excitava o módulo (daí a falta de faísca). Defeito igual ao do Afajoses que escreveu acima.
Coloquei a Moura 60MI e o problema foi resolvido.
[]s

Bateria CRAL = CRÉÉÉÉÉÉÉU!!!!

:parede::parede::parede::parede::parede:

Tem certas coisas q vc vê de cara q não vai dar certo!

Dinola
22/07/2010, 18:17
Pois é. Aqui fica a lição. Bateria recondicionada é uma caixinha de surpresas. As vezes até funciona bem (como já aconteceu) mas é melhor não arriscar pois podem aparecer vários efeitos colaterais e aí :parede::parede:
[]s

"GRAUÇÁ 4x4"
12/08/2010, 16:50
Bem Niveiros,

depois de trocar quase tudo que poderia ser, incluindo a bateria, detalhe não troquei a bobina, o problema acabou!!!
Só não me perguntem quem foi o culpado, quem estava esquentando...
Acho que foi entre o motorista e o tacanho...
he he he he he he...