Ver Versão Completa : Alteração de Bitola
Renato Sérgio Nazar
16/02/2005, 20:14
Caro Amigos
Tenho uma dúvida que está me encafifando:
Se for feita alguma adaptação (freio por ex.) que obrigue a colocação de uma peça entre a manga da roda e a capa do munhão, como manter o centro de articulação da cruzeta coincidindo com a articulação do munhão????
Renato Sérgio Nazar
18/02/2005, 19:25
É muito frustrante não ter nenhuma resposta...
Não sei se falei m... , se não fui entendido, ou o assunto é realmente complicado...
Por favor me dêem uma luz.
Muito obrigado!!!
leovalle
18/02/2005, 20:59
Não tem jeito de fazer o que quer. Se estiver pensando em fazer um flutuante terá que comprar o kit, se apenas está adaptando um freio a disco, procure os já desenvolvidos pra Rural.
[]'s
Renato Sérgio Nazar
19/02/2005, 09:25
Salve Leo, tudo bem?!
É o seguinte, aqui no forum e em outros lugares eu vi (li) sobre algumas adaptações que mudam a bitola da viatura. Minha dúvida é somente para o eixo dianteiro que possue aquelas cruzetas que, com o aumento da bitola, acabam ficando fora do centro de pivotagem do munhão. A própria instalação da roda livre dá-se sem a trava que "segura" o semi eixo externamente permitindo que a cruzeta se desloque axialmente ao eixo.... Há problema ? Sim? qual a solução?
SDS´s
Sandro Tannuri
19/02/2005, 10:45
Renato,
Se o que voce quer é aumentar a largura do eixo existem dois caminhos, troque por mais largos ou coloque espaçadores de roda.
Abraços,
leovalle
19/02/2005, 10:59
Vc tem saidas fáceis :
Compre o espaçador de roda, monte e veja se gostou. Não gostou, quer o eixo mais pra fora do carro? Leve o carro a estas oficinas de conserto de rodas, peça pra inverter os aros (se a roda for de aço e rodão de pelo menos 7") e coloque 25% negativa. Vc pode chegar a muito mais negativo, mais pra fora a roda, mais vai estar forçando os rolamentos e com certeza terá problemas no munhão e quando se dá esse problema acontece de estragar o cubo de roda e quase 100% das vezes o semi eixo.
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=32800
Outra saída que é a ideal, mas que envolve ,maiores custos, é a troca dos eixos mais largos.
[]'s
cristiano
19/02/2005, 19:11
já condenaram aqui esse alargador da Donatti4x4... que troca os prisioneiros por maiores...
Elmer_Jeep
19/02/2005, 20:03
Caro Amigos
Tenho uma dúvida que está me encafifando:
Se for feita alguma adaptação (freio por ex.) que obrigue a colocação de uma peça entre a manga da roda e a capa do munhão, como manter o centro de articulação da cruzeta coincidindo com a articulação do munhão????
:arrow: Que peça seria essa sua entre a carcaça do munhão e a manga de eixo?
Todos os suportes de pinça de freio são fixados por cima da manga de eixo e os parafusos tem q ser mais longos pra atravessar todo o conjunto.
Se afastar a manga de eixo com certeza o semi eixo não vai alcançar a roda livre que consequentemente vai se distanciar...
Resumindo, não tem como nem porque colocar nada ali entre carcaça e manga :!:
É muito frustrante não ter nenhuma resposta...
Não sei se falei m... , se não fui entendido, ou o assunto é realmente complicado...
Por favor me dêem uma luz.
Muito obrigado!!!
Realmente é muito fod@ não receber respostas, já passei por isso, aprenda a esperar que um dia alguem aparece pra ajudar.
E procure ser mais claro, vc podia explicar qual seria a peça e porque vc vai precisar usar algo desse tipo... :wink:
1[] ae.
Rogério Tortato
23/02/2005, 10:41
caro colega.
eu entendi que voce não quer alargar a bitola, apenas saber se há problema ao instalar o suporte da pinça entre o munhão e a manga, certo?
eu já vi este tipo de adaptação, pois em se utilizando a pinça do santana para disco ventilado com discos da f1000 com cubos (retirados no torno) o suporte coincide exatamente se instalado naquela posição, ou seja, basta por uma chapa de ferro reta sem a necessidade de curvá-la para adequar a posição da pinça junto ao disco.
eu, particularmente, não confiei, pois tive a mesma impressão sua, qual seja, as cruzetas "jogariam" dentro do munhão e, por isso, usei o sistema, porém fixei o suporte da pinça por fora da manda, no lugar do prato, obrigando-me a fazer um "s" no suporte pra que a pinça se encaixasse no disco.
entretanto devo dizer que a pessoa que vi usando isso em Maringá no Paraná é jipeiro velho e nunca tinha tido problemas, inclusive é dono de oficina.
espero ter ajudado.
observação: no eixo trazeiro dá para usar o mesmo sistema e fica perfeito.
Renato Sérgio Nazar
25/02/2005, 12:16
Caro Rogério
Você entendeu direitinho...
No meu caso, fiz um suporte para a pinça (S10) que ficará fixado entre a manga e o munhão. A minha dúvida era saber se tenho que fixar o semi eixo ou posso deixá-lo jogando longitudinalmente ao eixo.
Vou criar uma peça presa ao cubo da roda que fixe o semi eixo.
Valeu Rogério!!!
Desenterrei o táopico pois quero fazer o mesmo que o nosso colega.
Afinal de contas eu posso colocar o suporte entre a manga e munhão?
Abs
Elmer_Jeep
26/09/2007, 15:02
pela minha resposta na página anterior meu voto é NÃO!
[]'s
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.