PDA

Ver Versão Completa : Gaiola com mecânica de fusca



Vinicius_4x4
16/02/2005, 14:45
Daí pessoal :!:
Eu e o meu irmão estamos com a idéia de criar uma gaiola com mecânica de fusca. Comprar um fusca e tirar a lataria e outras peças e fazer uma armação tubular. Pensamos em utilizar o sistema de freio, acelerador e tudo o mais do fusca mesmo.
Estou criando este tópico para que o pessoal possa postar algumas dicas e idéias sobre tal projeto, e já aproveitar e tirar algumas dúvidas que temos, dúvidas estas que estão se surgindo antes mesmo de começar a fazer algo.
Vai ai algumas dúvidas:
:arrow: É possível eu erguer a suspensão do fusca (tanto traseira quanto dianteira) :?: Eu estive pensando em utilizar calços nas molas.
:arrow: Será que eu encontro pneus de 15 polegadas com 4 furos para adaptar na gaiola :?: Ou então como poderia fazer isto (algum tipo de alargador ja mudando a quantidade de parafusos para prender o pneu :?:

Por enquanto é isto. Abraço a todos e espero que a nossa idéia dê certo, estou muito emocionado.

Vinícius

Beto Lacerda
16/02/2005, 15:18
cara pneu tem só o furo central , as rodas que tem 4 ou 5 furos dependendo do ano do fusca , em gaiolas o mais comum é utilizar os pneus 700-15 do trator agrale na dianteira na roda original e pneus 255-60/15 recapados cross na traseira com as rodas invertidas para alterar o off-set
sobre erguer , na traseira tem uma altura maxima pois se passar desse ponto a cambagem vai pro saco e fica um C. pra dirigir a gaiola , na dianteira tem recursos tb mas são limitados , agora me pergunto onde vc colocaria calços em um fusca ????
ps.: essa sua ideia não é tão original como vc pensa , da uma pesquisada e vera que grande parte das gaiolas por ai são isso mesmo ...
[]'s

Paulo_Marcelo
16/02/2005, 15:25
Uma dica legal é vc adaptar suspensao e homocineticas de kombi na traseira, aí vc pode elevar bem ela. Sem falar q vai melhorar bastante o comportamento.

Vinicius_4x4
17/02/2005, 08:33
Muito obrigado pela ajuda.
Estou sabendo que essa idéia não é nada exclusiva minha, porém procurei uma tópico que tinha sido citado antes (cujo título era "gaiola brasilia") porém não encontrei, acredito que nesse tópico tivesse bastante coisa sobre o assunto.
Alguém sabe me dizer quais os anos que os fuscas saíram com a roda 5 furos (me desculpe antes ter falado em pneu 4 furos, eu quiz dizer roda mesmo me expressei mal)?
E outra dúvida gerada por uma resposta :) qual seria o máximo para erguer a traseira e dianteira com o sistema de fusca.

GabrielSchutz
18/02/2005, 10:53
Ola amigo eu tenho uma gaiola, eu peguei o chassi motore cabio do fusca, e montei a armaçao tubular ficou muito bom a supensao trazeira nao fiz nada apenas coloquei um pneu frotier aro 16 que levantou bem e na frante eu adptei o amortecedor da Kombi, ficou muito bom eu costumo andar junto com os jepeiro da regiao e passo em quase todos os lugares que eles. De uma olhada nas fotos.

Vinicius_4x4
18/02/2005, 13:52
Bah, legal Gabriel! Saber que a gaiola fica alta o suficiente com uns pneu grande me deixa muito feliz! Mas infelizmente não to conseguindo visualizar as fotos.

Abraço!

GabrielSchutz
19/02/2005, 10:00
Ve se aparece agora :?:

bruno_
09/04/2005, 00:19
Uma dica legal é vc adaptar suspensao e homocineticas de kombi na traseira, aí vc pode elevar bem ela. Sem falar q vai melhorar bastante o comportamento.
Ou tambem conseguir um chassi de Variant que é o mesmo sistema de homocineticas da kombi, dai se for para trilhas mas dificeis eu recomemdo diminuir o tamanho do chassi.
vai um link como adaptar o sistema IRS (homocineticas) num chassi de fusca http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm

bruno_
09/04/2005, 00:30
Achei uma outra coisa interessante!!!
http://buggy.multiply.com/photos/album/52
http://buggy.multiply.com/photos/photo/84/7.JPG

Paulo_Marcelo
09/04/2005, 10:54
Bruno, seus links nao funcionaram.

bruno_
09/04/2005, 18:38
Desculpe!!! Vamos ver agora!!

Goodines
18/04/2005, 13:00
Olá, vou te dar uma opiniao faça uma gaiola praticamente mantendo a mecanica original do carro apenas encurtado o chassi e colocando o tanque atras ai devagar de acordo com as suas necessidades voçe vai modificando-a mais sempre com boa qualidade e fazendo essas modificaçoes com quem intende porque se nao voçe nem bem começa a trilha e já quebra ou acontece coisa pior

marzano
27/04/2005, 21:05
Fala ai pessoal,

Eu to afim de montar um baja, que da quase no mesmo
que gaiola com mecanica de fusca.
Ja procurei bastante sobre isso e vi que o melhor é alterar a suspensão
traseira pro que chamam de IRS. A de kombi e da variante II são assim,
como ja mencionaram nesse topico, mas falando com um mecanico especializado
fui informado que a da Variante II é mais adequada
por ser mais facil de adaptar. So que ai tem outro porem.. pra fazer isso
é necessario colocar o cambio de kombi que usa homocineticas.
Bom... resumindo.. vai na brincadeira na faixa de R$ 1500,00.

Segue um link de um cara que tem até forum pra fazer propaganda
de seu super gurgel(mecânica de fusca tambem).

http://www.gurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/adptacaoffroad.htm

[]s

Franklin Cretton
16/08/2006, 13:39
Alguém sabe como instalar o conjunto desta suspensão:?:
é só cortar as do Gurgel e enxertar a suspensão, o câmbio e as homocinéticas e pronto? Precisa fazer alguma outra alteração quanto ao comprimento do tubo das molas de torção ou do comprimento do facão :?:

As rodas ficam mais para fora, devido a suspensão da Kombi?:???:

Agradeço a quem puder me orientar.

Também já vi a página do Gurgel Guerreiro, já tentei contactar o Fábio, mas o site dele não ilustra o sistema e indica o mecânico que fez a adatação no carro dele e em alguns outros. Pra mim que moro no interior do Rio de janeiro, fica inviável pois lá na Joe Motors em São Paulo o serviço hoje (Ago/2006), fica em R$ 3.500,00 menos rodas e pneus daí a despesa é grande com viagens, pedágios, tempo com o carro parado na oficina, etc, além de ser muito longe também (Leva 30 dias o serviço), vou gastar mais de R$ 6.000,00 com certeza, quase o preço do carro. E depois de pronto, se precisar de algum ajuste ou garantia, fica difícil fazer o trajeto para São Paulo de novo.

Preciso fazer isso por aqui, e tenho certeza que muita gente interessada nessa adaptação pelo Brasil afora...

DIETHER WALTER
04/09/2007, 23:02
você pode colocar rodas de 15 polegadas da mangels com furação do fusca e na suspenção traseira coloque a suspenção de uma kombi que contenha redução de cubo, para dianteira coloque um flange para aumentar o curso do cubo,ou seja cote a ponta de eixo e solde um flange e na parte de baixo solde outra parte de um cubo.

DIETHER WALTER
04/09/2007, 23:24
podes colocar rodas de 15 polegadas da mangels com furação do fusca qualquer loja que venda rodas faz a encomenda e fica melhor que as originais