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Ver Versão Completa : Ranger não engata nenhuma marcha



wilson souza filho
09/03/2010, 22:44
Ranger 4x4 ano 2000/2000 Diesel, estava andando tranquilo quando passei pra 5 marcha, senti que não estava tracionando as rodas, voltei pra 4 mas o problema continuou, parei fora da rodovia (asfalto).
O cambio movimenta normalmente,quando solta a embreagem percebe-se um tremor na alavanca do cambio, só que não transmite tracão pras rodas ( o cardan não gira).
Será problemas no câmbio ou na embreagem???

Nava
09/03/2010, 22:48
Como ta o pedal da embreagem, normal?


Eu desmontaria a embreagem primeiro...

rogeriomasih
09/03/2010, 22:59
apostaria em embreagem: ou problema no disco (mais provável em função do relato) ou no atuador hidráulico (neste caso as marchas nem entram).

Deivid/silveira
09/03/2010, 23:48
Amigo... a embreagem foi para o saco, mãos a obra:-o

wilson souza filho
14/03/2010, 12:54
Ranger 4x4 ano 2000/2000 Diesel, estava andando tranquilo quando passei pra 5 marcha, senti que não estava tracionando as rodas, voltei pra 4 mas o problema continuou, parei fora da rodovia (asfalto).
O cambio movimenta normalmente,quando solta a embreagem percebe-se um tremor na alavanca do cambio, só que não transmite tracão pras rodas ( o cardan não gira).
Será problemas no câmbio ou na embreagem???
Pessoal obrigado pelas dicas, mas infelizmente o defeito foi mais grave, quebrou a ponta do Eixo de saída da caixa.

Guilherme A. Araújo
14/03/2010, 13:43
Pessoal obrigado pelas dicas, mas infelizmente o defeito foi mais grave, quebrou a ponta do Eixo de saída da caixa.
Primeira vez q vejo uma coisa que quebrou neste cambio!!!
o troço é um monstrinho, num acaba nunca!!

Nava
14/03/2010, 14:10
pelo tipo de quebra foi fadiga.
Verifique o balanceamento do cardã.

Edintruder
14/03/2010, 14:38
Primeira vez q vejo uma coisa que quebrou neste cambio!!!
o troço é um monstrinho, num acaba nunca!!

X2. Pra fazer isso, algumas hipóteses, solavancos da transmissão, troca de marchas de forma abrupta, trancos na transmissão com a picape pesada ou trocas de marcha constantemente com solavancos. Se a cada marcha que tu assas, não se notar a troca pelos passageiros, a tua condução é suave, porém, se soltares a embreagem de soco e a picape der um tranco a cada troca, a transmissão estará suscetível à novas quebras. A condução com solavancos gera a fadiga que o Nava comentou.

Pequeno jr
14/03/2010, 14:46
Kracas ... tai um negócio que nunca vi foi quebrar cambio ... esse cambio é objeto de desejo de muitos.

Wilson ... essa viatura é sua desde zero km!?? Se sim, o que vc andava fazendo com ela???

rapaz o tanto de porrada que dou nesse bixo e até hoje, em quase 6 anos eu não tive nada nele;

rogeriomasih
14/03/2010, 23:02
estava conversando sobre isso hoje...nunca tinha sequer ouvido falar de uma quebra como essa em uma ranger.

já ouvi relatos similares em troller, mas isso ocorrem em função da condição extrema a que alguns veículos são submetidos.

Pequeno jr
15/03/2010, 07:01
Nos trollers qdo quebram normalmente estão com pneus 33

RABUGENTO
15/03/2010, 08:18
Um amigo destruiu 2 vezes um eixo de Hilux mecânica 2007.

As 2 vezes trocaram na garantia.

Mas usa dando muita porrada. :(

ronievon
05/08/2015, 19:44
Tenho um Ranger 2.8 diesel 2002 4x4 e estava indo para São Paulo hoje, e quanse na divisa do RJ com SP, percebi que para mudar de marcha tinha que pisar umas 3 vezes na embreagem(tipo bombar), na primeira pisada ela estava super leve e a marcha na entrava, como se não estivesse pisando no pedal, e percebi que estava fumaçando por baixo do porta copo do cambio, tirei o mesmo e vi que estava vazando liquido da caixa por cima da mesma no pé da manete do cambio e o mesmo estava muito quente.
Alguém já viu algo parecido.
E estou muito chateado, já troquei a bomba da aua e a mesma ainda está subindo a temperatura quando na estrada depois de um tempo, estou me preparando psicologicamente para mexer no cabeçote.

Mirão
05/08/2015, 20:07
Amigo, boa noite e seja bem vindo, mas, você está falando de que carro? Ranger? F-1000? 250? se trata de qual caminhonete?

ronievon
05/08/2015, 20:11
Desculpas, não tinha posto, mas aceritei a pouco a pergunta é uma Ranger 2.8 diesel 2002 4x4.

Moisés S.M
05/08/2015, 23:18
Bah nunca vi isso,vazar por cima ao ponto de sair pelo porta copos.Tem certeza que é fluido da caixa?Eu acho mais provável que seja o atuador hidráulico,pois quando ele vaza sai fluido da embreagem pela caixa seca,e pinga no chão.Abre o reservatório de embreagem que fica ao lado da caixa de fusíveis no compartimento do motor e confere o nivel.

Mirão
06/08/2015, 15:20
Depois da descrição me parece que o Moisés acertou na mosca, já vi esse problema em outra Ranger e era justamente o atuador. O dono só não alegou essa fumaça abaixo do porta copos, talvez por causa da temperatura da caixa tenha ocorrido esse fenômeno.

Moisés S.M
06/08/2015, 17:18
Vou falar uma coisa pra vocês.Com 11 anos de idade meu pai comprou uma Ranger xl 96 cs 4.0 v6,foi meu primeiro contato com a Ranger,desde 96 meu pai ainda tem essa relíquia que pra ele não tem preço,ela atualmente tem 85 mil km.Depois dela tivemos mais 8 Ranger´s,de todo tipo de configuração.Como aprendi a dirigir aos meus 15 anos,e hoje tenho 30,fazem 15 anos que olho o mesmo painel hehehehe.O que eu quero dizer é que depois de tantas viaturas,quase todas apresentaram problema no atuador.A v6 nunca teve esse problema pois ela anda pouco hehehe.Então quando vejo algum relato no fórum,que fala em cambio duro,pedal da embreagem com folga,pode ter certeza ou é atuador ou é cilindro de embreagem.De todas que a gente teve nunca fiquei sem embreagem,mas sem atuador já e é um saco!!Essa 2009 2.3 que ando hj,quando comprei vi que o cambio tava com muita dificuldade pra engatar.Nem liguei,pois conheço a encrenca.Troquei o fluido da caixa e o cilindro do pedal,e o cambio continuou duro,como tem fluido no reservatório e não tem vazamento,to levando assim mesmo.Sei que o atuador tá indo pro saco,e sei que não é caixa o problema,pois quando desligada as marchas passam que nem manteiga.Então final do ano vou trocar todo kit dela.Quando ando com a minha e to chegando num semáforo já passo da 2 pra 1 sem soltar o pé da embreagem até ela parar de vez,pq se o sinal abrir e ela não estiver engatada é um saco de engatar a primeira.As outras marchas engatam muito bem,as vezes ela fica 100% as vezes não.Então digo,o atuador da Ranger é uma porcaria,tem uns que tem sorte outros não,se for trocar,troca todo kit de uma vez,de preferencia pela marca Luk,pois se colocar marca paralela vai te durar uns 20 mil k e olhe lá...

Mirão
06/08/2015, 20:59
Demorei descobrir isso Moisés, mas um meca me disse que endurecimento da alavanca de câmbio da Ranger é sinal que o atuador tá indo pro saco e é muito comum acontecer.

Moisés S.M
07/08/2015, 18:07
Eu ja to me programando pro final do ano trocar todo kit,atuador,disco e plato.E é caro esse Kit!!!!!
:-\

Mirão
09/08/2015, 16:52
É caro, muito caro mesmo, espero que não ter esse tipo de problema tão cedo.

Kamikaze4x4
10/08/2015, 12:49
Duvida rápida, tenho uma Ranger tb 10/11, e um colega tem um exatamente igual, ano e modelo, mas a embreagem da Ranger dele é macia, e a minha está bem dura. O que poderia ser? Será que necessito trocar tudo tb?

Moisés S.M
10/08/2015, 13:43
Duvida rápida, tenho uma Ranger tb 10/11, e um colega tem um exatamente igual, ano e modelo, mas a embreagem da Ranger dele é macia, e a minha está bem dura. O que poderia ser? Será que necessito trocar tudo tb?

Quantos km tem sua Ranger?Só a embreagem é dura?Sente dificuldade em engatar a 1 marcha e a ré?Normalmente quando o pedal da embreagem está duro suspeita se do cilindro de pedal de embreagem,fica atrás do pedal,recomendo marca FKS.Se a dificuldade em trocar as marchas,atuador hidráulico é o problema.Antes de mais nada,abre o capo e olha pra caixa de fusíveis,ao lado delta tu vai ver um copinho,ali é o reservatório de fluido de embreagem,abre ele e olha o nível,dentro dele tem um copinho de borracha,puxa o copinho pra fora e o fluido tem que estar na metade,pois se encher ele na hora de colocar o copinho vai transbordar.

Múcio Luiz
10/08/2015, 14:13
Sei que o atuador tá indo pro saco,e sei que não é caixa o problema,pois quando desligada as marchas passam que nem manteiga.Então final do ano vou trocar todo kit dela.Quando ando com a minha e to chegando num semáforo já passo da 2 pra 1 sem soltar o pé da embreagem até ela parar de vez,pq se o sinal abrir e ela não estiver engatada é um saco de engatar a primeira.As outras marchas engatam muito bem,as vezes ela fica 100% as vezes não.Então digo,o atuador da Ranger é uma porcaria,tem uns que tem sorte outros não,se for trocar,troca todo kit de uma vez,de preferencia pela marca Luk,pois se colocar marca paralela vai te durar uns 20 mil k e olhe lá...

Moisés é exatamente isso que está acontecendo com a Explorer. Até desanima. A questão é que há 10 meses, 15 mil km, troquei todo o kit e o cilindro do pedal. Tudo LUK importado via Rockauto.com. Pensei no rolamento do eixo primário, porque, como falei, o atuador é novo, LUK, made in USA. Vou ter que pagar 400 paus pro mecânico descer a caixa e confirmar isso. Mas se, de fato o atuador estiver com defeito, vou ficar com muita raiva.

[]s!

Moisés S.M
10/08/2015, 17:41
Moisés é exatamente isso que está acontecendo com a Explorer. Até desanima. A questão é que há 10 meses, 15 mil km, troquei todo o kit e o cilindro do pedal. Tudo LUK importado via Rockauto.com. Pensei no rolamento do eixo primário, porque, como falei, o atuador é novo, LUK, made in USA. Vou ter que pagar 400 paus pro mecânico descer a caixa e confirmar isso. Mas se, de fato o atuador estiver com defeito, vou ficar com muita raiva.

[]s!

É um saco esse problema.Vc chegou a trocar o fluido da embreagem?viu se tem fluido no reservatório?Eu olharia o cilindro pedal e o atuador.Tem outra coisa que pode fazer,olhar o fluido atf da caixa,se tiver muito escuro troca,as vezes melhora.Dpois posta ai oq era!

Kamikaze4x4
10/08/2015, 19:32
Quantos km tem sua Ranger?Só a embreagem é dura?Sente dificuldade em engatar a 1 marcha e a ré?Normalmente quando o pedal da embreagem está duro suspeita se do cilindro de pedal de embreagem,fica atrás do pedal,recomendo marca FKS.Se a dificuldade em trocar as marchas,atuador hidráulico é o problema.Antes de mais nada,abre o capo e olha pra caixa de fusíveis,ao lado delta tu vai ver um copinho,ali é o reservatório de fluido de embreagem,abre ele e olha o nível,dentro dele tem um copinho de borracha,puxa o copinho pra fora e o fluido tem que estar na metade,pois se encher ele na hora de colocar o copinho vai transbordar.

Moisés, minha ranger está com 70 mil km. Somente a embreagem esta dura, o câmbio ao engatar a segunda e a terceira por vezes ouço um ruído, mas acho que nada anormal. Em relação ao cilindro vou verificar com o mecânico, pode realmente ser isso mesmo. O nível do fluido de embreagem está ok. Mas é necessário trocar com quantos km? Achei que pode ter perdido as propriedades do óleo. Mas obrigado pelas dicas.

Múcio Luiz
10/08/2015, 23:03
É um saco esse problema.Vc chegou a trocar o fluido da embreagem?viu se tem fluido no reservatório?Eu olharia o cilindro pedal e o atuador.Tem outra coisa que pode fazer,olhar o fluido atf da caixa,se tiver muito escuro troca,as vezes melhora.Dpois posta ai oq era!

Kit embreagem: trocado, LUK
Atuador: trocado, LUK
Cilindro do pedal: trocado, Dorman
ATF do cilindro: trocado
ATF da caixa: trocado, Texamatic Dexron 3

Desconfio do rolamento do primário. Anéis sincronizadores acho que não é, porque, assim como na sua Ranger, com o motor desligado as marchas entram suave. Com o motor ligado em ponto morto pra engatar qualquer marcha é dureza. Depois que engatou, pisou na embreagem pra mudar de marcha, engata tranquilo. Agora, é voltar pro ponto morto, tirar o pé da embreagem e colocar o pé novamente, engatar pela primeira vez qualquer marcha fica difícil de novo.

Joel Estevam
12/08/2015, 20:30
Boa nnoite amigos.
Tenho uma ranger 2.8 diesel 02/03 e quando estou em quarta marcha e tenho que reduzir pra terceira e dessa pra segunda, diminuindo a velocidade, ela arranha demais e entra com muita dificuldade, dando um estalo.. o que poderia ser? seria sincronnizados, aneis?

Claudio SSilva
09/06/2016, 18:33
Boa noite galera!
Comprei uma Ranger XLT 4x2 gasolina/gnv ano 2000 4.0 v6 cabine estendida. Ocorre que estou com dificuldade de engatar marcha, principalmente a primeira. Levei em duas mecânicas e não foi diagnosticado problemas na embreagem, pois não acusam aqueles defeitos normais como: arranhar marcha, pedal alto ou baixo, duro, entre outros. O veiculo sai com meio pedal e não trepida, não faz qq barulho. Há um mês foi trocado o cilindro do pedal de embreagem, pois estava parada. A marcha entra no tempo, ou seja com paciência, mas se for com rapidez entra somente com força e não arranha. As informações que obtive foram que a marcha desse carro é mais dura e que já está com certo tempo (207 mil km). Diante desse quadro o que pode ser, embreagem ou câmbio?
Desde já agradeço..

Marcelo Corradi
09/06/2016, 22:52
Realmente o cambio dela é um pouco duro, assim como a maioria das pickups. A primeira geralmente é a marcha mais difícil de engatar mesmo. Portanto, se não arranha na hora de engatar, provavelmente seja questão de costume.
No entanto, uma coisa que você pode fazer que com certeza irá melhorar alguma coisa os engates, é trocar o óleo da caixa. Mas coloque o óleo certo, o desse cambio é o mesmo de cambio automático. Pelo menos um pouco vai melhorar...

Claudio SSilva
10/06/2016, 17:14
Obrigado Marcelo! Vou trocar e depois retorno aqui..ab.

danke
24/01/2017, 20:31
Kit embreagem: trocado, LUK
Atuador: trocado, LUK
Cilindro do pedal: trocado, Dorman
ATF do cilindro: trocado
ATF da caixa: trocado, Texamatic Dexron 3

Desconfio do rolamento do primário. Anéis sincronizadores acho que não é, porque, assim como na sua Ranger, com o motor desligado as marchas entram suave. Com o motor ligado em ponto morto pra engatar qualquer marcha é dureza. Depois que engatou, pisou na embreagem pra mudar de marcha, engata tranquilo. Agora, é voltar pro ponto morto, tirar o pé da embreagem e colocar o pé novamente, engatar pela primeira vez qualquer marcha fica difícil de novo.

Boa noite Mucio

Como conseguiu resolver o problema. A minha está apresentando sintoma idêntico.

Silvani Mendes
10/09/2017, 08:52
Obrigado Marcelo! Vou trocar e depois retorno aqui..ab.

Trocou o óleo da caixa? melhorou? estou com o mesmo problema.

danke
16/09/2017, 23:16
Boa noite galera!
Comprei uma Ranger XLT 4x2 gasolina/gnv ano 2000 4.0 v6 cabine estendida. Ocorre que estou com dificuldade de engatar marcha, principalmente a primeira. Levei em duas mecânicas e não foi diagnosticado problemas na embreagem, pois não acusam aqueles defeitos normais como: arranhar marcha, pedal alto ou baixo, duro, entre outros. O veiculo sai com meio pedal e não trepida, não faz qq barulho. Há um mês foi trocado o cilindro do pedal de embreagem, pois estava parada. A marcha entra no tempo, ou seja com paciência, mas se for com rapidez entra somente com força e não arranha. As informações que obtive foram que a marcha desse carro é mais dura e que já está com certo tempo (207 mil km). Diante desse quadro o que pode ser, embreagem ou câmbio?
Desde já agradeço..

Tb tenho o mesmo problema há mais de 1 ano. Meu kit é Luk tem pouco mais de 20 mil km rodados, atuador e cilindro ok, mandei substituir o fluido por um DOT 4 da marca ATE (alemão), embreagem não patina e nem trepida e é um inferno engatar principalmente a primeira. Não era assim. Entrava com facilidade. Vou trocar o oleo do cambio (MERCON) e ver se melhora.

sandersondf
19/09/2017, 09:24
troca o óleo

tem que ser aquele vermelho, de caixa automática (ATF)

especificação é MERCON V ou DEXRON III

RafaelNascimento
27/09/2017, 23:18
Amigos, tenho uma Ranger XLT 98 com 142mil Km e o cambio dela começou com problemas parecidos.
Antes era só a 5 que era dificil de engatar agora o pedo da embreagem ficou mais baixo e as marchas estão quase não engatando.
Um detalhe que percebi é que embaixo do carro (no meio... onde começa o cardã) começou a vazar óleo de vez em quando.

Pergunta: onde eu verifico o óleo do sistema de embreagem....tem?

Obrigado

crmendesme
03/10/2017, 08:05
A minha Ranger apresentou o problema de engatar as marchas 30.000 após troca do kit de embreagem, retentor e rolamento do volante do motor, mandei desmontar e o rolamento quebrou e danificou a ponta do eixo piloto, após troca do eixo e rolamento tudo tranquilo.

Claudio SSilva
04/12/2017, 20:11
Boa noite! Desculpem a demora. Troquei o oleo, porem nada mudou. O oleo estava bem limpo, sem limalha. Com o tempo fui pegando o jeito dele. Toco na 3 e engato a 1. Agora to com problema de achar a bomba de combustivel completa, pois a minha explodiu..trabalhou sem gasolina. Alguem sabe onde posso achar?

Jom_br
18/02/2019, 11:04
Boa noite Mucio

Como conseguiu resolver o problema. A minha está apresentando sintoma idêntico.

Já troquei absolutamente tudo é como se o sistema de acionamento não empurrasse o disco até o final, de modo que o câmbio não deixe de rodar por completo e, ou, demore para parar de rodar. Caso esteja com o motor quente piora muito. Se você contar pausadamente até dez a marcha entrará facilmente.

Alexandre Matias
29/08/2021, 12:20
Colegas, tenho uma ranger XL 2014 2.2 CD. Estou existe algo que me incomoda na hora da troca de marchas, especificamente na 1ª marcha, é dura e se eu estiver em movimento mínimo por exemplo 4 km/h e tentar colocar a primeira ela entra arranhando, na ford me disseram que é normal e pelo que li alguns tiveram desse problema e resolveram mas não postaram como.

Apesar de ter me "acostumado" resolvi perguntar a vocês se existe regulagem e se é fácil de fazer ?
Outra coisa que acho estranho é o óleo, 1 dia após a troca já fica escuro.

Alex Gambiara
29/08/2021, 17:32
Marcha não pode arranhar.. a não ser a ré (porque a maioria não é sincronizada)
Geralmente andando ela não entra por que o sincronizado não consegue"frear" a engrenagem.. mas a 4 km/h já deveria entrar sem problemas.. então essa sua primeira já está com sincronizado gasto..
Sobre o óleo.. quantos mil kms tem esse câmbio? Será que ele já não está com desgaste merecendo uma revisão?

Lembrando que não é normal arranhar.. a não ser a ré.. pq a maioria não é sincronizada

Alexandre Matias
31/08/2021, 21:59
O óleo que me refiro é do motor amigo. oobrigado

Alex Gambiara
31/08/2021, 23:08
É muito comum o óleo de motor ficar escuro já um dia após a troca.. pq veja bem.. a depósitos de óleo dentro do motor que não são possíveis esgotar sem desmontar e fazer limpeza no motor.. então é esse pouquinho de óleo que fica lá dentro que contamina o óleo novo e deixa ele escuro.. veículos a gasolina também acontece isso.. derivados de petróleo em geral.. já.. quando se usa álcool ou gás ele permanece sempre bem limpo..ou então bem mais limpo que óleo de veículo que usa combustível derivados de petróleo

Denis M
08/01/2024, 12:48
Tenho uma Ford Ranger 2010/2011 3.0 e após uma viagem em funcionamento de 300 km a mesma não quis entrar a marcha em funcionamento.
Porém ao desligar o veiculo a marcha entrou mas não foi possível fazer a troca delas. Engatei uma terceira e como estava quase chegando decidi continuar a viagem.

Pois bem, no outro dia o carro voltou a funcionar novamente como se nada tivesse acontecido.

Isso aconteceu 2 vezes já porém sempre em destinos longos (mais de 300km). No dia a dia não acontece nada disso, engata normalmente as marchas.

Não forcei o carro, não aqueceu, não indicou nada no painel.

Tenho uma viagem longa para fazer e estou com medo de ficar na estrada…
O que pode ser?