PDA

Ver Versão Completa : Cadê o Super-Engesa???



Juan
16/02/2005, 10:57
Olá povo, tudo certo?

Num dos meus devaneios jipeiros, tava pensando que nunca vi um Super-Engesa!!! :shock:
Num sei se eh o fato do Engesa ser um jipe que comporta pneus relativamente grandes sem precisar de muitas adaptações ou já tenha uma cara de invocado de fábrica.... mas o que quero dizer eh que nunca vi um Engesa com um curso de suspensão beeem maior que o original e outras tecnologias que melhoram o desempenho da viatura, visando um uso próximo de um Trial, por exemplo.
Temos Samucas de todos os níveis de preparação, até chegar num Spider por exemplo. Temos tb um Wrangler ignorante que tah beeeem longe do original que é o verde Hulk. Isso sem falar nos CJ's que torcem absurdo.....
Acho q vcs entenderam o que eu quis dizer, cade o Super-Engesa??!!
O que faz com que eu nunca tenha visto um??
Será que eu q tô por fora?? Ou tais modificações nunca foram feitas??
Tem como fazer um Engesa nivel Trial?? Até tem mais é inviável $$$$??? Seria isso?
Num sei se tô falando besteira, mas eh que me bateu essa idéia na cabeça :idea: outro dia e resolvi escrever!! Desculpem a bateria de perguntas e o tamanho da mensagem, mas é pra ilustrar bem o pensamento!!!!

[]s questionadores......

Eduardo Velo
16/02/2005, 11:10
Juan , podemos começar pelo peso e CG da vtr , veja a comparação Samurai , CJ e Engesa , já vi algumas Bands participando , mas é raro a que não tomba ...
Tem Engesas muitíssimo bem preparadas , mas duvido que coloque num trial , Raid já vi muitas , mas provas mais pesadas é difícil , uma geringonça dessas capotando é bicho feio , o spider vive de lado e é só destombar ...
O Mario da Tração e Ação tem um fase 3 com molas especiais , pneus 35 " e está sempre fazendo trilhas difíceis , mas fazer trilha não tem tempo nem pto . Pára , estuda a melhor situação e tal ...

Posso até preparar nuito bem meu Engesa , mas não vou colocar num Trial ...

[]s ...

Juan
16/02/2005, 12:31
Fala Edu....blz?

Acho q o peso seria o maior empecilho no caso de fazer uma viatura dessas... qto ao centro de gravidade, acho q uma troca por eixos mais largos tb ajudaria, mas com certeza num é das soluções mais viáveis, senão algum amante dos Engesas ja teria feito algo mais agressivo..... com as toyotas acontece o mesmo, como vc falou.....

Por acaso vc teria foto ou sabe de algum site onde tenha esse Engesa do Mario?? Dei uma olhada rapida na net e num achei nada.....


[]s

Eduardo Chaves
16/02/2005, 17:57
Hehehe...

Esses dias estava pensando a mesma coisa...

O que acho que impede realmente é o peso, se bem que o Hulk naum parece mas é beem pesado...

O que se pode fazer é como esse F3 que o Xará citou, melhorar bastante o curso de suspensão e outras coisitas más, porém, naum sei se ficaria competitivo para um Trial...

Outra coisa que é ""importante"" lembrar, é que o Engesa para alguns coxinhas é visto e modificado para ser um veículo misto, mais urbano e estradeiro do que trilheiro, mais ou menos o que acontece com as Band, acho que pelo alto valor e conforto que oferece...

[]'s...

Eduardo Velo
16/02/2005, 21:56
Juan , mandei e.mail pedindo pro Mario acessar o site e colocar umas fotos ...
O Engesa dele é animal ...

POr falar em peso , o meu pesa 2,8 T , se usar eixos mais largos , pode não tombar , mas fica vulnerável por sulco na pista e acaba danificando eixo ou cruzeta ...

Se eu quiser participar de um Trial preparo um Samuca que é bem mais prático ..

paulohflyra
17/02/2005, 09:24
Super Engesa ?
- Bloqueio Dianteiro e Traseiro
- S4T
- Relacão mais curta
- Caixa de Redução ( a 1a marcha já da conta de 90% da situação) mas se o negocio é aprimorar..
- Talvez trocar o dana 30 por 44 (mas depende muito do braço tb)
- Guincho Decente
- Hi-Lift
- Pneu no máximo 33, 35 já iria comprometer as pontas de eixo em situaçoes extremas
- amortecerdor do caminhão mercedes (não recordo o modelo..)
- molas apropriadas para o curso de suspensao com estes amortecedores acima..
- Ter Braço&Cabeça para abordar os resultados certos... com apenas o hi-lift fiz trilhas e voltei para casa com meu ex-Engesa, mesmo que bem amassado do que veiculos mais preparados.. e oia que eu fazia braçada... sei até que este Engesa andou onde neguinho mais preparado (bloqueado) tem ficado ai em sampa.. por sinal nem sei com quem esta agora.. É um Engesa todo branco com capota de fibra placa MUA 3833 ! Digo... todo projeto tem pontos fortes e fracos, sem exeção .. mas o Engesa original é o que há melhor frente ao qualquer todo terreno original de fabrica para trilhas.. em custo beneficio nem se fala ! E tem um chassi robusto ;)


Nao precisa mais do que isso nao.. com o mi

NeRo
17/02/2005, 09:36
Um Engesa preparado para Trial precisaria de modificações próximas às que o Tannuri executou no Hulk... Já li que o Bill tem um jeitinho pra aumentar o curso do Engesa mas que eu saiba ninguém peitou fazer a mudança.

billj
17/02/2005, 10:49
Ninguém peitou......

EDIT: Ao risco de gerar polêmica...........

A suspensão 2-link com panhard do Engesa (do Troller e Samuca helicoidal também) não é adequeda para uso em competições Trial. Se é para preparar um Engesa para ser realmente competitivo, seria melhor arrancar tudo debaixo do chassis e ou instalar feixes de mola ou um sistema 3-link ou 4-link........


Falo isso por experiência própria, tentei usar este conceito de suspensão no Spider......... :P


Abraços,

FernandoRisso
17/02/2005, 11:24
Bill,

Qual seria o problema com a 2-link e panhard do Engesa ? Excesso de movimento lateral do diferencial qdo em torção ? Será que mantendo os links paralelos e construindo algo parecido com |V|, ou seja, substituindo a panhard por um A-link funcionaria melhor ? Ou se é pra fazer isso, joga aquele monte de tranqueira fora e faz um triangulated 4-link de uma vez por todas ?

Desculpe se viajei muito :oops:, pretendo fazer algumas mudanças no engesa que podem partir pra esse caminho... só uma luz para começar a desenhar as coisas...

Valeu e []'s

haundrich
20/02/2005, 16:14
Engesa é pesado e caro demais para Trial.
O meu diesel com capota pesa 2.1 Tons.
O orinigal a gasosa com capota de lona pesa entre 1.5 e 1.7 tons.
O samurai não recordo mais quanto pesa, deve estar em torno 1.2 tons.

Acredito que é mais compensador pegar um samurai, lada, chassis de willys ou mesmo montar uma estrutura tubular para fazer trial, como a gente tem visto por aeh..
Flávio

billj
20/02/2005, 21:02
Bill,

Qual seria o problema com a 2-link e panhard do Engesa ? Excesso de movimento lateral do diferencial qdo em torção ? Será que mantendo os links paralelos e construindo algo parecido com |V|, ou seja, substituindo a panhard por um A-link funcionaria melhor ? Ou se é pra fazer isso, joga aquele monte de tranqueira fora e faz um triangulated 4-link de uma vez por todas ?

Desculpe se viajei muito :oops:, pretendo fazer algumas mudanças no engesa que podem partir pra esse caminho... só uma luz para começar a desenhar as coisas...

Valeu e []'s


Respoderei amanhã........... :wink:

Abraços,

FernandoRisso
21/02/2005, 09:24
Kibon, e depois de amanhã, amanhã e assim por diante... legal !!! :lol:

Valew Bill...

billj
21/02/2005, 20:39
Uma suspensão 2-link com panhard tem 02 defeitos fatais quando se fala de alta performance off-road. O primeiro é este que você mencionou, deslocamento lateral do eixo sob torção. O segundo é mais sério, que este tipo de suspensão tem um curso de bosta, devido ao fato que os dois braços e o eixo atuam como uma grande barra estabilizadora. O Engesa tentou compensar para isso utilizando buchas enormes na fixação do eixo, até foi um tanto sucedido. Porém, isso veio aos custos de estabilidade, um Engeseiro honesto teria que admitir que o jipão não é lá o mais estável bicho na rua..........

O que se pode fazer para ganhar mais curso é articular um dos braços de cada eixo. Alias, o curso chega de ser absurdo. Fiz isso na antiga suspensão do Spider. Mas estabilidade fica MUITO prejudicada, sem falar do comportamento asimétrica sob aceleração e frenagem. Chega de assustar........ :shock:

O Troller tem a mesma suspensão que o Engesa, só que o projetista conseguiu se cagar todinho........... :P :D :? Ele posicionou as buchas fixadoras do eixo a 90 graus do braço. Isso limita para K7 o curso e também ferra o vão livre, ambos desnecessariamente. Ainda me impressiona como um jipe tão caro pode ter uma suspensão daquelas. O mais incrível é que os Trolhas antigas tinham um 4-link na traseira!!!

Bom resumindo....... Eu tentei de tudo para fazer a 2-link com panhard funcionar, depois que aprendi mais sobre suspensões, percebi que era causa perdida para a minha aplicação.

Abraços,

FernandoRisso
22/02/2005, 08:06
Muito bom Bill, acho que só vejo uma opção para a evolução do engesa, que é muito parecida com a dos outros jeeps: Desmontar tudo e começar tudo de novo, só que do jeito certo para aplicação.

Mas que seria interessante ver um engesa com coil-overs e 4-link na frente e atrás, seria demais !!! E acredito que há robustez e espaço suficiente para este tipo de maluquice. Acho que vale começar alguns rabiscos !!!

Obrigado pela ajuda.

[]'s