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Ver Versão Completa : Alguem ja colocou um sistema de solda no jipe?



zeca_cj
08/03/2010, 18:54
Acompanhando o topico do ar-comprimido on-board me surgiu a curiosidade e interesse em pesquisar sobre um sistema de solda on-board.

pesquisei nos sites gringos e achei muita coisa interessante sobre o assunto. inclusive ja existem kits prontos para venda.

Pergunto:
Alguem ja fez algum projeto similar? esta funcionando?
Como fazer?
Que alternador usou?


Confesso que fiquei muito surpreso na simplicidade e funcionalidade deste recurso em nossos jipes. afinal, quem nunca precisou de um ponto de solda no meio do mato???

Basicamente pelo que pesquisei, as materiais primas basicas para o kit sao: alternador de 140AMP, uma caixinha de comandos e fusiveis e os cabos + e - da solda.
Retira-se o regulador de voltagem do alternador, fazendo assim um 'dinamo' e na saida + liga o cabo + de solda, e no - o - da solda...

é isso mesmo?


Vejam alguns links sobre o assunto. (no google tem muito mais coisa sobre o tema)

Kit pronto p/venda
http://www.premierpowerwelder.com/

um passo-a-passo
http://www.pirate4x4.com/tech/on-boardwelder/

mais um passo-a-passo
http://home.comcast.net/~t.molnar/Obwelder1.htm

Pinaudmaster
08/03/2010, 21:17
.......ô.......

Elmer_Jeep
09/03/2010, 10:18
Vejam alguns links sobre o assunto. (no google tem muito mais coisa sobre o tema)

Kit pronto p/venda
http://www.premierpowerwelder.com/


Interessante a idéia pra jipeiros-mecânicos :lol:

Qual o preço desse kit pronto ?

[]'s

zeca_cj
09/03/2010, 10:37
Elmer,

O preço do kit pronto lá nos EUA varia de 800 a 1.000 doletas + impostos.

Acho que nao é nada muito complicado de se fazer... basta a ajudinha dos amigos foristas entendidos no assunto darem os seus pitacos tecnicos sobre o tema.
eu particularmente nao entendo muito de eletricidade... mas pelo que saquei do projeto, basta instalar na correia um alternador sem regulador de voltagem assim ele gera amperagem/voltagem suficiente para a solda.

voce conhece algum carro que use alternador de 140Amp?

tem uns videos no youtube "on-board welder system"

Skull Crusher
09/03/2010, 12:07
Alternador de 140A = VW Jetta

[]s

José Carlos
09/03/2010, 18:50
Ja usei um sistema de "solda" em trilha, mas foi feita com 2 baterias em serie, estando o carro desconectado delas e com um arame de solda fino ( nao me lembro qual). O sistema que voce postou o carro devera estar ligado ou a sollda seria feita em outro carro, pois acho que nao poderia executar solda com a bateria ligada, ou pode?

joão k. chikui
09/03/2010, 23:52
Sempre que faço trilha longe , levo kit para interligar 3 bateria em série(36V) , mais alicate de solda , uma mini-mascara , 10 eletrodos OK46.00 de 1/8" e 5 eletrodos inox 308L.
Nunca precisei para meus jipes , mas , por 5 ou 6 oportunidades já nos tirou de situação muito ruim. Duas dela lá no meio da trilha do 90 (de quatro dias) , e , com 1 hora de serviço evitou um resgate de 5 dias.

José Carlos , para reparo muito pequeno , dá sim para fazer em 24V , porém com eletrodo bem fino OK46.00 de 2 mm. acima disto , não derrete.

É muito simples, desde que tenha o soldador , e não estraga as baterias.

zeca_cj
10/03/2010, 00:34
Joao,

quanto voce consegue soldar com 3 baterias ligadas em serie antes de esgotar a carga das mesmas?

o proposito do projeto que to pesquisando é a disponibilidade de solda ilimitada... a corrente será gerada por um alternador extra ligado na correia. enquanto o carro tiver funcionando teremos carga para solda. a medida que subir a aceleração, sobe a amperagem da solda.

Marcelo A. Marchiodi
10/03/2010, 12:13
Só pra acrescentar, tem este kit também, uma "mini MIG": http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Readywelder/

http://www.polyperformance.com/shop/images/D/10250-200.jpg

Na Poly performace tá por volta de 500 dólares: http://www.polyperformance.com/shop/Welders-p-1-c-1563.html

Quero ficar de olho nesse tópico, pois já quiz montar até um mini torno/furadeira/freza num Jeep!!! :lol:
E já vi numa trilha que fui a necessidade de uma solda, seja por baterias ligadas ou essa de alternador, realmente é uma coisa muito, muito útil.

Skull Crusher
10/03/2010, 13:26
"Bão"...rs...já que o assunto é "soldagem à bordo", estou em busca de uma tomada de força usada, para câmbios tipo Clark 240F/280V, no intuito de montar minha oficina de bordo no Sapão (solda & ar comprimido)...se alguém souber de uma, por gentileza entre em contato por aqui ou cel (11-7330-0136).

Digo usada, porque as novas da Ferrol e outras custam uma fábula!!!

Marcelo A. Marchiodi
10/03/2010, 14:47
Mais uam coisa, acho que seria bom, além de carregar o eletrodo 6013, ter também um pouco de 6010, que é próprio pra soldar peças contaminadas de sujeira, enferrujadas, etc.
A solda com o 6010 fica feia, mas funciona! Faz uma tremenda fumaceira e tem um cheiro de cigarro de palha misturado com serragem queimada quando se está soldando.

Skull Crusher
10/03/2010, 14:55
O cheiro de "cigarro de palha" é em função do revestimento ser Celulósico...rs...cheiro de macumba...kkkk...mas o 6010 realmente faz diferença no campo sim...kit pra trilha: 6013, 6010, 7018, Ni99

[]s

zeca_cj
10/03/2010, 15:30
O cheiro de "cigarro de palha" é em função do revestimento ser Celulósico...rs...cheiro de macumba...kkkk...mas o 6010 realmente faz diferença no campo sim...kit pra trilha: 6013, 6010, 7018, Ni99

[]s

Kit anotado!!! primeira oportunidade vou comprar alguns eletrodos de cada!
Que medida??

cada eletrodo desse serve pra que?

Skull Crusher
10/03/2010, 16:43
6010 - C.C - uso geral, superfícies onde a limpeza não pode ser feita a contento (ferrugem e oleosidade)
6013 - C.C/C.A - uso geral, pouca penetração, média resistência, superfícies precisa estar bem limpas para bom resultado
7018 - C.C/C.A - mais resistente, maior penetração, necessita de preparação de superfícies (limpeza/remoção de carepas, oleosidade e oxidação)

Diâmetros que mais dão resultados em campo (trilha) 3/32" e 1/8"

Todos os eletrodos acima são passíveis de serem empregados para soldagem em todas as posições, lembrando sempre que na posição sobre-cabeça o resultado final é sempre inferior aos das demais posições.

[]s

Skull Crusher
10/03/2010, 16:45
Ni99 - soldagem em Ferro Fundido (usar pré-aquecimento/pós-aquecimento + martelamento da junta)

Skull Crusher
10/03/2010, 19:28
Aproveitando o ensejo, preciso de uma tomada de força para câmbio Clark 240F 4 marchas (F-4000).

Já pesquisei, procurei, fucei, perguntei por outros lugares e até agora nada...

Se alguém souber de alguma, por gentileza me avise por aqui, mail (renanlaurenti@yahoo.com.br) ou fone 11-7330-0136.

[]s, percebendo que perna de freira e cabeça de bacalhau são mais fáceis de se encontrar do que esta P.T.O....rs

joão k. chikui
10/03/2010, 20:19
Zeca , nunca soldei mais que 20 a 30 min , com intervalos para descanso e bater a casca da solda. Mas , em todas , todos os carros deram partida normalmente .



Joao,

quanto voce consegue soldar com 3 baterias ligadas em serie antes de esgotar a carga das mesmas?

o proposito do projeto que to pesquisando é a disponibilidade de solda ilimitada... a corrente será gerada por um alternador extra ligado na correia. enquanto o carro tiver funcionando teremos carga para solda. a medida que subir a aceleração, sobe a amperagem da solda.