Ver Versão Completa : Diferenças entre TR4, Jimny e Tracker
Pessoal tenho algumas dúvidas sobre a diferença entre esses três modelos e tavez vcs possam me ajudar.
O tr4 tem sistema de tração 4x2, 4x4 H, 4x4 L com bloqueio de diferencíal. O sistema de tração desse carro permite que se ande nele com tração 4x4 no asfalto (acredito eu que seja por causa do direncial central). E os outros dois?
O jimny é montado sobre chassi e o TR4 e o Tracker?
Essas são algumas das dúvidas se alguém quizer enumeras outras diferenças também agradeço.
Abs.
Carter,
IMHO, este tipo de tópico (muito abrangente em seu título) não costuma render tantas informações... :concordo:
Qual a finalidade da comparação? Trilha? Expedição? Estradas pavimentadas? Uso urbano? Você quer saber sobre consumo, manutenção, preço de revenda, facilidade de peças, adaptações? :pipoca:
Enfim: Jimny, Vitara, Grand Vitara (Tracker), Samurai, todos são montados sobre chassis e, à exceção dos Grand Vitaras JIII (2009-...), nenhum tem bloqueio de diferencial, sendo prejudicial o uso da tração no asfalto.
Há muitas diferenças em relação à motorização, acabamentos e câmbio etc.
Em todo o caso, o Jimny e o Tracker são excelentes viaturas. Já o TR4, por "minha experiência alheia", sei não... Manutenção e pós-atendimento da Mitsubishi deixam muito a desejar.
[]´s querendo ajudar
Carter,
IMHO, este tipo de tópico (muito abrangente em seu título) não costuma render tantas informações... :concordo:
Qual a finalidade da comparação? Trilha? Expedição? Estradas pavimentadas? Uso urbano? Você quer saber sobre consumo, manutenção, preço de revenda, facilidade de peças, adaptações? :pipoca:
Enfim: Jimny, Vitara, Grand Vitara (Tracker), Samurai, todos são montados sobre chassis e, à exceção dos Grand Vitaras JIII (2009-...), nenhum tem bloqueio de diferencial, sendo prejudicial o uso da tração no asfalto.
Há muitas diferenças em relação à motorização, acabamentos e câmbio etc.
Em todo o caso, o Jimny e o Tracker são excelentes viaturas. Já o TR4, por "minha experiência alheia", sei não... Manutenção e pós-atendimento da Mitsubishi deixam muito a desejar.
[]´s querendo ajudar
Curumim,
Minha maior dúvida é sobre o sistema de tração, no site da Mit o TR4 apresenta a opção de 4x4 resuzida com bloqueio de difencial central.
Pelo que eu entendi, pelo fato desse veículo possuir diferencial central, ele poderia rodar com tração 4x4 como um carro de tração integral.
Já no site da Suzuki não vi nada a respeito de bloqueio de diferencial, não sei se ele possui diferencial central, acho que não, nesse caso só poderia se usar a tração 4x4 em terreno de pouca aderência (terra). Acho que o Tracker é a mesma coisa.
Outra coisa, pelo que pude entender no site da MIT, a plataforma do TR4 é uma mistura de chassi e monobloco.
Me desculpe se falei alguma besteira, eu acompanho o forum a bastante tempo, já li muita coisa a respeito desses veículos, mas essas questões aida me deixam na dúvida.
Agradeço a sua ajuda e a sua sugestão, vou tentar ser mais específico de agora em diante.
Alfredo Stavale
09/03/2010, 15:59
sim amigo. tá indo pelo caminho certo. tua observações estão corretas.
a tr4 tem a grande vatagem de ser 4x4 com diferencial central. isso te permite andar com 4x4 ligado para sua segurança em asfalto numa boa.
Os suzuki´s não tem essa opção.
essa historinha de monobloco com chassis não me convence. ou é chassis ou é monobloco. se é mono é um só ,não são dois. beleza?!
eu já li algumas coisa sobre chassis full frame que é um carroceiria mais forte e com chassis. caso do jimny. qual é melhor eu não sei. talvez alguem que tenha sido piloto de verdade ou tenha conhecimento em engenharia automotiva pode te dar certeza de qual é melhor pra cada tip de terreno.
mas aqui só tem palpiteiro cada um dando sua opnião. :concordo:
alguma duvida?
sim amigo. tá indo pelo caminho certo. tua observações estão corretas.
a tr4 tem a grande vatagem de ser 4x4 com diferencial central. isso te permite andar com 4x4 ligado para sua segurança em asfalto numa boa.
Os suzuki´s não tem essa opção.
essa historinha de monobloco com chassis não me convence. ou é chassis ou é monobloco. se é mono é um só ,não são dois. beleza?!
eu já li algumas coisa sobre chassis full frame que é um carroceiria mais forte e com chassis. caso do jimny. qual é melhor eu não sei. talvez alguem que tenha sido piloto de verdade ou tenha conhecimento em engenharia automotiva pode te dar certeza de qual é melhor pra cada tip de terreno.
mas aqui só tem palpiteiro cada um dando sua opnião. :concordo:
alguma duvida?
Alfredo,
Obrigado pelo esclarecimento, vê aí se raciocínio está certo:
Nesse caso, em termos de off road, (levando-se em consideração só o quesito sistema de tração) as três viaturas são equivalentes, quando for acianada a tração 4x4 (no caso da TR4 com bloqueio) a força do motor vai se dividir 50% para cada eixo. A vantagem da TR4 fica no asfalto. É isso?
Em relação à suspensão, pelo que eu vi no site da Susuki e aqui no forum, o Jimny usa eixo rígido na traseira e dianteira. Esse sistema é mais robusto que o da TR4 que usa suspensão independente na dianteira?
O eixo traseiro da TR4 é rígido 5-link. O que significa isso? Ele é articulado como alguns carros de passeio? O objetivo é o conforto?
E o Tracker? Qual o sistema dele?
Qual deles traz mais equilíbrio entre robustez x estabilidade x conforto?
Carter,
Vou tentar de ajudar escalrecer algumas duvidas suas sobre a TR4. O sistema de tracao das Pajeros é considerado um dos melhores e mais modernos. Ela é acionada por alavanca (o GVIII é por botao no painel), que alguns defedem ser mais confiável (como tb ocorre nos carros da toyota) e tem 4 opcoes na TR4:
2H- 4x2 tracao nas rodas traseiras
4H- 4x4 com diferencial CENTRAL de acoplamento viscoso atuante, isso permite que haja uma distribuicao variavel de torque entre os eixos, assim vc pode andar com o carro tracionado em asfalto (por exemplo se estiver chovendo) , pois a questao é que qnd o carro faz uma curva as 4 rodas giram em velocidades diferentes , e com o diferencial central atuante isso ocorre sem danos
4HLC- 4X4 com diferencial central BLOQUEADO , ou seja 50% do torque vai para as rodas dianteiras e 50 % vai para as rodas traseiras ( veja q com o diferencial atuante na situacao anterior a distribuicao é variavel tipo 45%/55% 33%/67% etc)
4LLC- 4X4 com diferencial central BLOQUEADO e reduzido, é a famosa reduzida, sem ela um carro nao é um verdadeiro 4x4 , pois em situacoes mais adversas vc só sai com ela.
Esse sistema Super Select 4WD-i que equipa o Pajero TR4 , nao te dá só a vantagem de usar tambem a tracao em asfalto, mas a principal vantagem está exatamente no uso fora de estrada, principalmete pela reduzida aliada a um bom torque de 22 kgfm (o GVIII tem 18,7kgfm e o Jimmy 11kgfm). E a TR4 tem sim estrutura monobloco com chassi integrado, outro questionameto seu.
Carter, sobre seu ultimo questionamento em relacao a suspensao da TR4 ela é bem macia, e na versao 2010 ficou bem melhor. Proprietários do GVIII reclamam que a suspensao dele é dura, inclusive os que já tiveram TR4 tb comparam e dizem q a suspensao da TR4 é melhor e traz mas conforto. Se vc der um procurada aqui no forum mesmo vc vai achar esses relatos.
trilha doida
11/03/2010, 13:05
vou dar um pitaco também...hehehe!
se for para comprar uma viatura de mais de 40.000...
eu ia de hilux 3.0 , antiga...
Abraços... :concordo:
=======+===========================
... TRILHA DOIDA.
side 5portas...AP 1.8, 2+2=31 em construção...
Alfredo Stavale
11/03/2010, 14:10
Carter,
Vou tentar de ajudar escalrecer algumas duvidas suas sobre a TR4. O sistema de tracao das Pajeros é considerado um dos melhores e mais modernos. Ela é acionada por alavanca (o GVIII é por botao no painel), que alguns defedem ser mais confiável (como tb ocorre nos carros da toyota) e tem 4 opcoes na TR4:
4H- 4x4 com diferencial CENTRAL de acoplamento viscoso atuante, isso permite que haja uma distribuicao variavel de torque entre os eixos, assim vc pode andar com o carro tracionado em asfalto (por exemplo se estiver chovendo) , pois a questao é que qnd o carro faz uma curva as 4 rodas giram em velocidades diferentes , e com o diferencial central atuante isso ocorre sem danos
4HLC- 4X4 com diferencial central BLOQUEADO , ou seja 50% do torque vai para as rodas dianteiras e 50 % vai para as rodas traseiras ( veja q com o diferencial atuante na situacao anterior a distribuicao é variavel tipo 45%/55% 33%/67% etc)
4LLC- 4X4 com diferencial central BLOQUEADO e reduzido, é a famosa reduzida, sem ela um carro nao é um verdadeiro 4x4 , pois em situacoes mais adversas vc só sai com ela.
Esse sistema Super Select 4WD-i que equipa o Pajero TR4 , nao te dá só a vantagem de usar tambem a tracao em asfalto, mas a principal vantagem está exatamente no uso fora de estrada, principalmete pela reduzida aliada a um bom torque de 22 kgfm (o GVIII tem 18,7kgfm e o Jimmy 11kgfm). E a TR4 tem sim estrutura monobloco com chassi integrado, outro questionameto seu.
mostra umas fotos ai do chassis e do monobloco da tr4 pra gente entender.
Alfredo Stavale
11/03/2010, 14:19
Em relação à suspensão, pelo que eu vi no site da Susuki e aqui no forum, o Jimny usa eixo rígido na traseira e dianteira. Esse sistema é mais robusto que o da TR4 que usa suspensão independente na dianteira?
O eixo traseiro da TR4 é rígido 5-link. O que significa isso? Ele é articulado como alguns carros de passeio? O objetivo é o conforto?
E o Tracker? Qual o sistema dele?
Qual deles traz mais equilíbrio entre robustez x estabilidade x conforto?
IFS ou eixo rigido não tem haver com durabilidade. carros de rally usam suspensão idependente. é duravel, mas não tem a mesma vocação pro fora de estrada com o eixo rigido.
5link significa que há 5 pontos de fixação do monobloco no eixo.
Carter,
drbart,
Obrigado, acho que você acabou com minhas dúvidas em relação ao sistema de tração da TR4.
Uma vez andei como passageiro no banco de trás do modelo anterior (acho que ano 2008 e achei muito conforatável, estávamos em estrada de terra, sai de um Defender 110 (também como passageiro) e fui para a TR4. Em termos de conforto a diferença foi grande.
Andei também no banco de trás de um Samuray, foi sofrível (estávamos na cidade), mas acredito que o jimny deve ser mais confortável.
IFS ou eixo rigido não tem haver com durabilidade. carros de rally usam suspensão idependente. é duravel, mas não tem a mesma vocação pro fora de estrada com o eixo rigido.
5link significa que há 5 pontos de fixação do monobloco no eixo.
Alfredo,
Se não é por causa da durabilidade qual o motivo da maior vocação do eixo rígido no fora de estrada?
Carter,
Excelente resumo... tenho uma 2005 aut e as vezes me confundo para explicar pra alguem sobre a tração.
Oque vc esta achando da 2010??? muito melhor??? a potencia, dá pra sentir a diferença??? O consumo esta melhor???
Abç
Sim leojaz houve uma melhora no consumo sim, mais notória em estrada. Quanto ao desempenho senti que o carro enfreta terrenos ruins com mais valentia, mas no dia dia em uso urbano nao notei muita diferenca no desempenho , só no consumo.
Dandan Salles
26/10/2010, 09:34
Bom dia,
desculpe a total falta de conhecimento, estou entrando agora no mundo 4x4, e estou em negociação para comprar um Jimny zero. Então quer dizer que se eu quiser usar a tração 4x4 do suzukinho no asfalato para me dar maior segurança, como por ex usar em serras com curvas muito fechadas eu vou estragar o carro e os pneus? Não seria aconselhado nesse caso? E por curiosidade no caso SX4 então tb não se deve usar a tração dele no asfalto?
Desculpem a ignorancia
Grato
Daniel Salles
Felipepeixotogouvea
26/10/2010, 10:06
entao tambem gostaria de entender isto melhor... ja que vem um adesivo no carro falando que pode engatar o 4x4 do jimny ate 100 por hora... e perguntei na concecionaria e me falaram que depois de engatado poderia ser atingido mais que 100 por hora... tanto é que eu ja cheguei ate 120 km/h para testar o carro em asfalto em 4x4... o carro fica menos arisco... mas nao mantive por mais de 5 min pois o consumo deve pular... mas agora fiquei preocupado... estava guardando o 4x4 para um dia de chuva bem forte para diminuir o risco de deslizamento no asfalto
Bom dia,
desculpe a total falta de conhecimento, estou entrando agora no mundo 4x4, e estou em negociação para comprar um Jimny zero. Então quer dizer que se eu quiser usar a tração 4x4 do suzukinho no asfalato para me dar maior segurança, como por ex usar em serras com curvas muito fechadas eu vou estragar o carro e os pneus? Não seria aconselhado nesse caso? E por curiosidade no caso SX4 então tb não se deve usar a tração dele no asfalto?
Desculpem a ignorancia
Grato
Daniel Salles
Em relação ao SX4 , o 4x4 auto é que nem do CRV, onde transfere força entre o eixo dianteiro e o traseiro de acordo com a necessidade e este sim pode ser usado a vontade no asfalto ou na terra. Já o 4x4 Lock do Sx4 não é aconselhado a usar no asfalto, como o próprio nome já diz, tem a central bloqueada. Neste modo é para usar em terrenos de baixa aderência e em até 60 km/h.
entao tambem gostaria de entender isto melhor... ja que vem um adesivo no carro falando que pode engatar o 4x4 do jimny ate 100 por hora... e perguntei na concecionaria e me falaram que depois de engatado poderia ser atingido mais que 100 por hora... tanto é que eu ja cheguei ate 120 km/h para testar o carro em asfalto em 4x4... o carro fica menos arisco... mas nao mantive por mais de 5 min pois o consumo deve pular... mas agora fiquei preocupado... estava guardando o 4x4 para um dia de chuva bem forte para diminuir o risco de deslizamento no asfalto
O fato de poder engatar até 100km/h não quer dizer que deva ser feito. Se o piso estiver seco, só sem curvas. Se estiver molhado (bem molhado), vai "segurar" melhor o carro na pista. Mas a tração, que, no caso do Jimny, também bloqueia o diferencial central. existe mesmo para usar na lama ou na terra, pisos escorregadios, soltos.
Felipepeixotogouvea
02/01/2011, 03:04
obrigado pela resposta mauro b :p....
obrigado pela resposta mauro b :p....
Só se aprende perguntando. No início de minhas experiencias com 4x4 cheguei a fazer a besteira de engatar o 4x4 estando com pneus de tamanho diferente nas rodas da frente e de tras. Que susto. Nao sei como nao quebrei o diferencial.
Bandinho
02/01/2011, 16:09
Mauro, o jimny tb não tem diferencial central por isso, não deve-se usar a tração em piso de baixa aderência.
Abs
Mauro, o jimny tb não tem diferencial central por isso, não deve-se usar a tração em piso de baixa aderência.
Abs
Perdao. A caixa de transferencia.
Galera foi mal. Li e reli o topico mas fiquei confuso..so pra esclarecer:
entao com o Jimny podemos ligar o 4WD "ate 100km/h" sem causar danos? Incluindo curvas? Ou nesse caso so o SX4?
Bandinho
04/01/2011, 21:08
Em piso com baixa aderência, lama, areia, etc, sim sem problemas. De preferência em linha reta, até porque não será seguro dentro de uma curva, escorregando, liberar uma mão pra acionar o 4x4. Quando entrar numa estrada ruim manda logo o 4x4HI é mais seguro e tá lá pra ser usado.
Abs
Marco-Maga
04/01/2011, 21:13
Galera foi mal. Li e reli o topico mas fiquei confuso..so pra esclarecer:
entao com o Jimny podemos ligar o 4WD "ate 100km/h" sem causar danos? Incluindo curvas? Ou nesse caso so o SX4?
Lex,
O Jimny vc NÃO pode ligar o 4wd a 100km/h no max a 90km/h e tb NÃO pode ligar em curvas, só com as rodas alinhadas..
O SX4 já 4WD permanente se não me engano...:pensativo:
Vlw pelas respostas..
Acho que me expressei mal. Quando falei "em curvas" nao era necessariamente no meio delas. Por exemplo, percebendo um trecho com muitas curvas acentuadas a frente(asfalto), parar o carro e ligar o 4WD e andar nessa faixa de 90km/h por exemplo.
Ah..e isso de poder ligar so com rodas alinhadas.. se ligar com elas viradas oq acontece? Eh muito grave? (nao planejo testar! So entender mesmo..:-?)
Marco-Maga
04/01/2011, 22:08
Vlw pelas respostas..
Acho que me expressei mal. Quando falei "em curvas" nao era necessariamente no meio delas. Por exemplo, percebendo um trecho com muitas curvas acentuadas a frente(asfalto), parar o carro e ligar o 4WD e andar nessa faixa de 90km/h por exemplo.
Ah..e isso de poder ligar so com rodas alinhadas.. se ligar com elas viradas oq acontece? Eh muito grave? (nao planejo testar! So entender mesmo..:-?)
Lex,
Vc pode andar no asfalto, com asfalto bem molhado para não derrapar, ai vc pode andar até uns 110km/h
Nunca andar com 4x4 ligado no asfalto seco.
Caso vc liguar o 4x4 em curva pode detonar toda a tração...
Blz..vlw Marco!
Andar com 4x4 no asfalto seco desgasta alguma coisa tambem ou so consome mais?
Marco-Maga
04/01/2011, 23:28
Blz..vlw Marco!
Andar com 4x4 no asfalto seco desgasta alguma coisa tambem ou so consome mais?
Lex,
Desgasta e quebra o sistema...:concordo:
Lex,
Desgasta e quebra o sistema...:concordo:
Haha...:parede::parede::parede: Sooh..
Dae galera, meu primeiro post no forum.
nos ultimos 15 dias devorei o forum no que diz relaçao aos Jimny.
a suzuki vem crescendo no sul do brasil, creio que muitos entrarão no mundo 4x4 através desse "carrinho".
mas vamos ao ponto:
nesse tópico li algo que citou que o jimny teria bloqueio de diferencial de fabrica. Isso confere?
O Jimny não tem bloqueio de diferencial. Eu tenho um 2001 e não tem, e os que vi na autorizada suzuki também não tinham. Já tive essa dúvida por ver uma informação dessa, mas não encontrei nenhuma referencia a bloquei no material da suzuki (sites oficiais, manual etc).
cristian-sp
20/01/2011, 09:44
drbart,
Obrigado, acho que você acabou com minhas dúvidas em relação ao sistema de tração da TR4.
Uma vez andei como passageiro no banco de trás do modelo anterior (acho que ano 2008 e achei muito conforatável, estávamos em estrada de terra, sai de um Defender 110 (também como passageiro) e fui para a TR4. Em termos de conforto a diferença foi grande.
Andei também no banco de trás de um Samuray, foi sofrível (estávamos na cidade), mas acredito que o jimny deve ser mais confortável.
Carter, entrei no fórum pois estou buscando maiores informações sobre o Jimny ....acredito que logo menos estarei aqui como proprietário ...e ele seria o custo beneficio ideal, pelo menos pelo que vi até agora entre valor de compra, consumo, seguro, etc..etc...
Mas o resumo é que por ele não ter o diferencial central não posso utilizar a tração no asfalto....pois ela ajuda muito em trechos sinuosos de serra ou na chuva ....pelo menos na minha ex-L200 eu usava bastante no asfalto também ...e andava muito mais rápido e seguro que os carros "menores" ...
A TR4 me pega no consumo, pois teria vantagens de espaço e motor para andar na estrada ...mas como será único carro...dia a dia em SP ...me quebra 5km/l ....mas é isso sobre o Jimny? Nada de usar no asfalto?
Marco-Maga
20/01/2011, 11:16
Carter, entrei no fórum pois estou buscando maiores informações sobre o Jimny ....acredito que logo menos estarei aqui como proprietário ...e ele seria o custo beneficio ideal, pelo menos pelo que vi até agora entre valor de compra, consumo, seguro, etc..etc...
Mas o resumo é que por ele não ter o diferencial central não posso utilizar a tração no asfalto....pois ela ajuda muito em trechos sinuosos de serra ou na chuva ....pelo menos na minha ex-L200 eu usava bastante no asfalto também ...e andava muito mais rápido e seguro que os carros "menores" ...
A TR4 me pega no consumo, pois teria vantagens de espaço e motor para andar na estrada ...mas como será único carro...dia a dia em SP ...me quebra 5km/l ....mas é isso sobre o Jimny? Nada de usar no asfalto?
Cristian,
No asfalto sem aderencia (Chuva grossa) vc pode ligar o 4x4 sem problemas, tenho uma Gran Vitara e sempre uso durante chuvas para não perder a estabilidade, isso ja foi muito discutido, mas pode usar sem problemas.:concordo:
Maurício Vitara
20/01/2011, 14:53
Já tive os três veiculos. Se não tiver porblemas com bagagens e viajar com 2 pessoas no máximo...Jimny!
TR4 gastão! Tracker excelente veiculo, porém manutenção um pouco mais cara e consumo maior de combustivel do jimny.
Tenho um 2002 que não dá pau e faz 10,5km/l na cidade e uns 14km/l na estrada.
Seguro R$2400,00 Porto em SP
[]'s
cristian-sp
21/01/2011, 10:20
Cristian,
No asfalto sem aderencia (Chuva grossa) vc pode ligar o 4x4 sem problemas, tenho uma Gran Vitara e sempre uso durante chuvas para não perder a estabilidade, isso ja foi muito discutido, mas pode usar sem problemas.:concordo:
Maravilha, obrigado pela atenção...estou lendo os tópicos para não atrapalhar perguntando o que já foi dito ..rs...mas é muita coisa ...só no do 2010 compensa? investi quase 1 semana ..rs....mas estou vendo os demais já também.
Abraço!!!
Marco-Maga
21/01/2011, 13:17
Já tive os três veiculos. Se não tiver porblemas com bagagens e viajar com 2 pessoas no máximo...Jimny!
TR4 gastão!
Tracker excelente veiculo, porém manutenção um pouco mais cara e consumo maior de combustivel do jimny.
Tenho um 2002 que não dá pau e faz 10,5km/l na cidade e uns 14km/l na estrada.
Seguro R$2400,00 Porto em SP
[]'s
Mauricio,
Tracker e GV realmente excelente veiculo.
Tracker manutenção mais barata que o Jimny.
O consumo da Tracker é um pouco mais alto mas tb é um carro mais pesado e 2.0 16v.
:concordo:
VRODRIGUES
28/01/2011, 20:24
Pessoal,
Estou pra pegar um GV 2001/2002 mecâncio...
Todas essas recomendações sobre o uso do 4x4 no Jimmy valem pra esse modelo do Grand Vitara?
Ou seja, 4x4 só em caso de baixissima aderência (pista molhada, lama, etc) e nunca (ainda nao etendi bem o pq) no asfalto normal?
deglmann
28/01/2011, 22:10
Olá pessoal.
Acabei de trocar minha TR4 por um Jimny zeradinho.
Acredito que terei muitas alegrias com esse carro.
Gostaria de dizer que a TR4 é de respeito. Nunca me deixou não mão e o consumo era em torno de 8,5 km/l na cidade. Muito bom para um 2.0 automático.
Bom, agora a parada é outra.
Mario
Marco-Maga
01/02/2011, 16:16
Olá pessoal.
Acabei de trocar minha TR4 por um Jimny zeradinho.
Acredito que terei muitas alegrias com esse carro.
Gostaria de dizer que a TR4 é de respeito. Nunca me deixou não mão e o consumo era em torno de 8,5 km/l na cidade. Muito bom para um 2.0 automático.
Bom, agora a parada é outra.
Mario
Mario,
Parabens e boa sorte com o seu novo 4X4...:concordo:
deglmann
04/02/2011, 09:08
Obrigado Maga!!!!
willtroller
01/03/2011, 08:54
Pow galera...
Se algm puder me ajudar...
Eu tenho uma UNICA certeza... vou pegar um 4x4...
Até coloquei(willtroller) no usuario, estava quase decidido, mas fiz um teste drive no Jimny e gostei do carro...
Minha duvida é...
Moro em São Luis-ma, pertinho dos lençois maranhenses(areia demaisssss e mtaaaa água)...
Fico na duvida, o Jimny aguenta msm a pressão na areia bruta???
Sei la, mas axu q é a impressão q tenho...
"Aquele bixinho 1.3, de pequeníssimo porte, faz bonito perto de troller seráá?"
"Ou ele tem suas limitações perto de um troller??"
desde ja agradeço atenção...
Pow galera...
Se algm puder me ajudar...
Eu tenho uma UNICA certeza... vou pegar um 4x4...
Até coloquei(willtroller) no usuario, estava quase decidido, mas fiz um teste drive no Jimny e gostei do carro...
Minha duvida é...
Moro em São Luis-ma, pertinho dos lençois maranhenses(areia demaisssss e mtaaaa água)...
Fico na duvida, o Jimny aguenta msm a pressão na areia bruta???
Sei la, mas axu q é a impressão q tenho...
"Aquele bixinho 1.3, de pequeníssimo porte, faz bonito perto de troller seráá?"
"Ou ele tem suas limitações perto de um troller??"
desde ja agradeço atenção...
Minha opinião: Com todo o respeito aos troleiros, na areia vai dar um banho no Troller. É uma questão de peso. O Jimny vai quase como um buggy.
willtroller
01/03/2011, 09:20
Minha opinião: Com todo o respeito aos troleiros, na areia vai dar um banho no Troller. É uma questão de peso. O Jimny vai quase como um buggy.
Brother...
Eu tva vendo o vídeo q a concessionária fez aki e é verdade viu...
Os kra estão doidinho pra me vender o Dimny...
Mas biixo, fora AREIA... Em lama(levando em consideração mtaaaa água)...
É melhor evitar cm o Dimny ou aguenta msm???
Mtaaaa duvida aki...
Sabe qndo tu OLHA pra o carro e não sente CONFIANÇA????
Msm sabendo q o carro tdo mundo diz q é show!?!?
Putzzz...
willtroller, sua duvida me lembrou um video de Jimny "vs" hummer.
http://www.youtube.com/watch?v=9qLEG-jQa60
Ser leve na areia conta muito neh?
Pelo que eu usei ate agora, passeios/trilhas leves onde tinha lama o jimny foi de boa.
Procura no youtube por "jimny stock". Vai aparecer videos do jimny sem modificacoes, original de fabrica. Pra vc ter uma ideia do carro em acao. :mrgreen: flw
willtroller
01/03/2011, 23:22
willtroller, sua duvida me lembrou um video de Jimny "vs" hummer.
http://www.youtube.com/watch?v=9qLEG-jQa60
Ser leve na areia conta muito neh?
Pelo que eu usei ate agora, passeios/trilhas leves onde tinha lama o jimny foi de boa.
Procura no youtube por "jimny stock". Vai aparecer videos do jimny sem modificacoes, original de fabrica. Pra vc ter uma ideia do carro em acao. :mrgreen: flw
Galera,
Vlw demais ai qm ta ajudando...
Esse fds vou pra trilha aki perto...
Vai ter de tdo lá segundo a galera... de land a willys...
Tou botando fé pelos vídeos aki q o Jimny vai me surpreender pra kct!
Eu sempre tve a vontade do troller... mas...
Além de tdo... comprar o Jimny ainda sobra uma grana nehhh!!!
Se bem q nem tou mto levando pra esse lado... qro msm é comprar um OFF-ROAD e me divertir pra kct!
vlw pessoal...
Grand Vinicius
27/06/2011, 12:16
Pessoal,
Estou pra pegar um GV 2001/2002 mecâncio...
Todas essas recomendações sobre o uso do 4x4 no Jimmy valem pra esse modelo do Grand Vitara?
Ou seja, 4x4 só em caso de baixissima aderência (pista molhada, lama, etc) e nunca (ainda nao etendi bem o pq) no asfalto normal?
4x4 no asfalto, seco ou molhado, só com diferencial central(caso da TR4).
Todo carro 4x2 tem diferencial dianteiro(ou traseiro se tiver tração traseira) pra compensar a diferença de velocidade entre um lado e o outro do carro numa curva.
Quando se faz uma curva, os pneus dianteiros giram(andam) mais que os traseiros, e o diferencial central compensa essa diferença para os 4x4.
No caso dos nossos carros, essa diferença tem que ser compensada pelo deslizamento dos pneus traseiros na areia ou lama.
O asfalto vai prender os pneus e forçar o sistema de tração, podendo danificá-lo.
Comparar Jimmy com Troller?
Por que não tentamos comparar uma Kombi com um Scania também ^^? Ambos dão pra fazer frete!
huauhauhau
Eu gosto do Jimmy, sério. Já pensei muito em comprar um anos atrás. Se eu fosse comprar um 4x4 que não fosse a diesel, eu não teria dúvida de que seria um Jimmy. É o motor a gasolina com maior durabilidade que eu já vi. E empurra bem o jipinho. Agora, comparar com um Troller? Não dá. Quem tem uma dúvida dessas, das 2 uma: Ou está querendo comprar o primeiro 4x4, ou não tem grana suficiente.
O Jimmy zero Km é R$ 55.000 (eu acho)
Na minha (humilde) opinião, considerando o uso que eu daria e o meu gosto e o dinheiro que tenho no bolso, eu preferiria um Troller 2005 R$ 53.000 +- (Fipe).
Algumas coisas que levo em consideração:
O Jimmy, segundo os relatos de proprietários do fórum, no trânsito, faz entre 9 e 10 Km/L.
Na areia, a 6.000 RPM com pneu descalibrado, deve fazer no máximo uns 8.
Agora, acredito que o seguro do Jimmy deva ser bem mais barato que o do Troller.
A mecânica do Troller é muito mais robusta. Eixos, chassi, motor, carroceria em fibra. Tudo tem alta durabilidade, alta resistência e alta confiabilidade.
Enfim, o Jimmy é de uma categoria diferente do Troller...
Vai melhor que Troller na areia? Acho difícil. Ainda mais se o Troller estiver com um jogo de pneus mais largos que os originais (mais flutuação), como um 33" 12.5, ou se estiver chipado / bomba aberta.
Jorge;
tbem tive este dilema (vi vários T4 2.8) e acabei optando pelo Jimny.
meu uso é dia a dia e grandes viagens 10-15mil km.
tens razão, não dá para comparar o Jimny com o T4.
o T4 é um caminhãozinho, um torque monstro e uma estrutura de tanque de guerra. Leva 3 pessoas com bastante bagagem e ainda
pode-se usar com tranquilidade o bagageiro.
Mas para o meu uso, 2 pessoas, não faço trilhas, preferi a tranquilidade de um 0km japonês a um veiculo com 06 anos de uso (que não poderia afirmar com ctza. qual foi o seu uso efetivo).
Minha única razão para a escolha foi confiabilidade no veículo, e isso os Suzukis têm de sobra comparando com os T4.
Não que o T4 não tenha essa virtude, mas não se compara a um veiculo com 40 anos de projeto e fabricado no Japão.
Aliado a tal fato, infelizmente nosso diesel não combina mto bem com esses supermotores common rail de hj em dia (me refiro ao NGD).
Não gostaria de ficar parado no sul do Chile com uma pane em um veículo que nem existe por lá.
Essa quase certeza de ir e voltar, o Jimny proporciona, a não ser que algo muito extraordinário ocorra...bate na madeira..toc toc toc..rsrsrsrs
Seguro, tens razão, no meu caso seria 50% a mais para o T4.
Na estrada, o Jimny vem me custando cerca de R$ 0,20 combustível/kilometro.
Creio que um T4 2.8 me custaria uns R$ 0,18 combustivel/kilometro.
Somente com a diferença do seguro, posso rodar até 50.000km/ano para empatar.
Enfim, para cada uso, um veiculo, que bom que existem tantas opções.,
se bem que ainda faltam os verdadeiros Toyotas LC por aqui.
Abraços
Comparar Jimmy com Troller?
Por que não tentamos comparar uma Kombi com um Scania também ^^? Ambos dão pra fazer frete!
huauhauhau
Eu gosto do Jimmy, sério. Já pensei muito em comprar um anos atrás. Se eu fosse comprar um 4x4 que não fosse a diesel, eu não teria dúvida de que seria um Jimmy. É o motor a gasolina com maior durabilidade que eu já vi. E empurra bem o jipinho. Agora, comparar com um Troller? Não dá. Quem tem uma dúvida dessas, das 2 uma: Ou está querendo comprar o primeiro 4x4, ou não tem grana suficiente.
O Jimmy zero Km é R$ 55.000 (eu acho)
Na minha (humilde) opinião, considerando o uso que eu daria e o meu gosto e o dinheiro que tenho no bolso, eu preferiria um Troller 2005 R$ 53.000 +- (Fipe).
Algumas coisas que levo em consideração:
O Jimmy, segundo os relatos de proprietários do fórum, no trânsito, faz entre 9 e 10 Km/L.
Na areia, a 6.000 RPM com pneu descalibrado, deve fazer no máximo uns 8.
Agora, acredito que o seguro do Jimmy deva ser bem mais barato que o do Troller.
A mecânica do Troller é muito mais robusta. Eixos, chassi, motor, carroceria em fibra. Tudo tem alta durabilidade, alta resistência e alta confiabilidade.
Enfim, o Jimmy é de uma categoria diferente do Troller...
Vai melhor que Troller na areia? Acho difícil. Ainda mais se o Troller estiver com um jogo de pneus mais largos que os originais (mais flutuação), como um 33" 12.5, ou se estiver chipado / bomba aberta.
Murillus
17/11/2015, 17:42
Quais suas impressões da tracker com lift 2 comparando em trilhas com o troller e jimny 4 sport?
Nao existe o melhor carro mas o que existe é o que melhor vai atender suas necessidades...
Resumindo o Tracker x Jimny (ambos SUZUKIs):
TRACKER tem mais espaco que o JIMNY... Grande vantagem da TRACKER quando voce vai viajar com a familia...
TRACKER é mais confortavel que o JIMNY... Como um segundo carro, JIMNY... Mas se for o único carro, TRACKER...
TRACKER é mais beberrona que o JIMNY... Mas é pouca coisa porem o motor da TRACKER é um2.0...
TRACKER tem maior distancia entre eixo que o JIMNY... Pior pra trilhas principalmente de lama...
TRACKER é mais barata que o JIMNY... Manutencao é igualmente cara nos dois...
TRACKER ja saiu de linha e o JIMNY nao...
TRACKER com adaptacoes (lift) se torna um offroad bem robusto mas o JIMNY tb...