Ver Versão Completa : Mangote do freio traseiro danificado!!!
fabricio teco
08/03/2010, 13:29
Prezados,
No sábado fui fazer a inspeção do Inmetro relativamente ao Kit GNV. Adquiri este Jeep Cj5 1974 há duas semanas. Ao ser realizada a vistoria, fui reprovado em dois ítens: I) Vencimento dos cilindros de gás. Terei que fazer o reteste, este realizado a cada cinco anos da data da fabricação do cilindro. II) o vistoriador constatou que estou sem frei traseiro, uma vez que o MANGOTE do mesmo está quebrado o que não gera fluxo de óleo, impedindo assim o funcionamento dos freios. De qualquer forma, me deram um doc. com validade de 30 dias para que eu possa andar nas ruas regularmente e para que eu possa sanar tais irregularidades dentro deste prazo. Daí então será emitido o certificado definitivo.
Com relação ao cilindro, já marquei o reteste, agora o freio, eis a questão.
Gostaria de uma orientação dos amigos sobre a solução da quebra do mangote. É algo complicado, simples, trabalhoso?
Abraço a todos.
Mangote? Estranho. Nao seria a tubulacao que esta amassada ou algo assim?
Robertux
08/03/2010, 14:56
Mangote? Não seria o flexível?
Estranho porque o sistema de freio original do jeep é simples, um vazamento em qualquer lugar da tubulação provocaria a falta total de freio, a não ser que o seu esteja com sistema de freio adaptado (burrinho duplo) com um sistema para a frente e outro para traz.
Mangote? Estranho. Nao seria a tubulacao que esta amassada ou algo assim?
Boa tarde prezados ! era muito comum antigamente, quando um cilindro de freio ( burrinho ) apresentava problema, o sujeito ao invés de arrumar ele amassava o conduíte isolando o freio daquela roda, se for isso ou mangote furado é simples . . . mas deve ser feito com critério pois com freio e direção não se brinca . . . boa sorte !
bom... quando comprei meu jeep, no flexivel que ia para o eixo traseiro, foi colocado um rebite dentro, assim não vazava oleo nas rodas de tras. Logico que tambem não freiava !
Como a maior parte do freio é feita pelas rodas da frente, que não esta acostumado com o jeep, acha que é assim mesmo e trata de se acostumas ou acha ruim, arranca tudo e fica pensando que disco nas 4 rodas é a solução de tudo !
Veja que não basta trocar o flexivel....provavelmente o sistema traseiro deve estar 100% bichado ou simplesmente nem existe !
Assim, leve a viatura no mecanico e faça uma revisão profunda no freio ! o ultimo dono com certeza era um tanto quanto porco !
Por experiencia propria, se der uma geral no freio traseiro, a presença do oleo de freio novo vai soltar um monte de crostas no freio dianteiro, que vai para de funcionar !
Como todos disseram ai para cima, freio é segurança, canos amassados, enferrujados por dentro, reparos porcos são o padrão em carros mais antigos.
fabricio teco
08/03/2010, 15:30
Bom, de antemão, agradeço às ajudas dos amigos.
O que ocorre é o seguinte. Quando adquiri o veículo, já achei o freio baixo e senti que o carro inclinava muito para frente, mas a frenagem não era de todo ruim.
Quando o vistoriador me informou que o freio não funcionava, ele me levou até o carro o vimos de baixo. Ele apontou um condutor fino (espessura aproximada de um lápis) localizado mais ou menos abaixo do banco traseiro bem colado ao eixo. Este cano conectava-se a outros dois que iam um para cada roda traseira. Nesta junção, o vistoriador informou que estava quebrada, fazendo com que o óleo não fosse transpassado.
Como disse, ainda sou muito cru no que diz respeito à mecânica de autos. O freio dianteiro do meu CJ é a disco na frente (ainda não sei como é na traseira:parede:). Na parte do motor existe uma peça (acredito ser do hidrovácuo) grande e preta com a marca Vargas e com reservatório de óleo).
Quero resolver este problema logo, pois irei deixar o meu carro em uma mecância especializada para tudo nele arrumar, porém como meus filhos agoram sé querem andar no Jipão, não posso arriscar um segundo sequer, ainda mais quando se trata de freios.
Grato a todos.
Rafaminc
08/03/2010, 16:11
Fabricio, isso que vc relatou deve ser bem simples de resolver.
Você pode tentar remanchar a ponta desse tubo (se não perdeu a porca de aperto) e refazer a ligação, senão pega um paquímetro, mede o diâmetro do tubo que entra no "T", vai numa empresa especializada em sistemas hidráulicos e conexões e procura uma nova conexão "T" com anilhas para o aperto. Provavelmente até o pessoal que instalou o kit gás pode resolver esse problema para você, pois trabalham com conexões para alta pressão.
:concordo:
Rogério Barthy
09/03/2010, 11:07
Fabricio, não arrisque e vá a uma oficina que te possa dar toda a assistência !
Ví que está em Niterói certo? E sendo assim, sem erro, vá na Oficina do Chapéu, perto de Itaipú e faça lá todas as correções necessárias (ele é especializado em Jeeps e veículos 4x4) além de ser o Diretor técnico do Niterói Jeep Clube.
Minha viatura está aquí em Resende e mesmo assim, utilizo os serviços da Oficina por saber que o serviço é 100% e garantido.
Rogério
fabricio teco
10/03/2010, 10:22
Fabricio, não arrisque e vá a uma oficina que te possa dar toda a assistência !
Ví que está em Niterói certo? E sendo assim, sem erro, vá na Oficina do Chapéu, perto de Itaipú e faça lá todas as correções necessárias (ele é especializado em Jeeps e veículos 4x4) além de ser o Diretor técnico do Niterói Jeep Clube.
Minha viatura está aquí em Resende e mesmo assim, utilizo os serviços da Oficina por saber que o serviço é 100% e garantido.
Rogério
Rogério, brigadão.
Já até me falaram do Chapéu, que ele é o Papa dos Jipeiros. Apenas temo pelo $$$$$. Mas como também neste momento a minha proposta foi comprar um carango bom e com preço razoável e assim o fiz, estou disposto a fazer o que for melhor para deixá-lo espetacular. Eu e minha família estamos muito empolgados com o Jipinho, Jipinho no bom sentindo. De cara, tenho que fazer logo o freio para que eu possa cumprir a exigência do Gás.
Abração.
fabricio teco
12/03/2010, 16:13
O PROBLEMA NÃO É SÓ O MANGOTE:cry::cry:
No local que levei para fazer o reteste do GNV para vistoria de amanhã, existe uma oficina especializada em freios. Aproveitei o ensejo e mandei desmontar. Puxa, que decepção.
Estão condenados o mangote, as lonas, o cilindro de roda traseira e o tambor.
O pior é que não tenho nem idéia de onde começar a procurar essa peças em Niterói. Já liguei para algumas lojas de auto-peças, mas...
Se algum amigo ppuder me ajudar indicando alguma loja de peças ou em Niterói ou no RIO, agradeço imensamente.
Abraço a todos.
fendrich
12/03/2010, 16:53
"Jaque" tá tudo estourado, pq não aproveita e troca tudo por freio a disco?
fabricio teco
12/03/2010, 17:18
"Jaque" tá tudo estourado, pq não aproveita e troca tudo por freio a disco?
Poxa, seria ótimo, mas se já tá difícil encontrar peças simples para o freio comum, que dirá o conjunto do freio a disco traseiro para este Jeep!!!!!!:shock:
é....o jaque te pegou !
Vamos com calma nesta hora ! Todas as peças originais do freio existem para vender, normalmente não vale a pena comprar usadas, mesmo as panelas de freio, se somar o preço da usada, mas uma passada no torneiro, ja fica quase parelho em $$.
Converse com o mecanico, normalmente eles tem os fornecedores deles....mas antes, faça uma pesquisa na
www.donatti4x4.com.br
www.jipepar.com.br
www.zezo4x4.com.br
www.portugues4x4.com.br e assim vai....
bota no google "loja jeep" ou "peças jeep" que vai aparecer um monte.....antes de comprar pergunta aqui se a loja é confiavel....tem uns gatunos soltos por ai que são terriveis.
O freio original é bom, freia bem depois que voce se acostuma. Fazer uma adaptação com freios a disco, servo-freio, etc...é um caminho sem volta e que as vezes gera bastante despesa, muitos estudos e tentativas. Nem todo mecanico gosta desta brincadeira
quem tem um kit muito bem recomendado é o berga, é questão de procurar no forum, la no setor de vendas de peças, com ele voce consegue disco, pinça, e tudo mais para as 4 rodas e pelas fotos que vi é material de qualidade
eu uso freio quase original, só mudei o cilindro mestre para duplo por questão de segurança...
sei que é um saco quando mandam pesquisar e ler topicos imensos, mas...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31115
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67595
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34675
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2572
ha...sei tambem que se conselho fosse bom agente vendia, mas começa a dar umas fuçadas na mecanica....te tira de uns enrroscos, faz uma baita imagem com os filhos e economiza muuuuita grana
fabricio teco
13/03/2010, 00:53
Obrigado a todos pela ajuda, em especial ao amigo Edgar, que foi fundamental para a minha decisão.
Decidi refazer, com tudo novo, o freio original. O preço é 3 vezes mais barato e como já tenho freio a disco na dianteira, entendo que posso ficar, pelo menos mais um ano com o freio original, porém novíssimo. Darei prosseguimento a outros ítens da melhoria de meu CJ.
Destarte, peço aos amigos paciência, pois tomarei a liberdade de suscitar outras dúvidas, lógico, rs.:dance:
Abração.
icojavali2009
13/03/2010, 07:51
prezados,
no sábado fui fazer a inspeção do inmetro relativamente ao kit gnv. Adquiri este jeep cj5 1974 há duas semanas. Ao ser realizada a vistoria, fui reprovado em dois ítens: I) vencimento dos cilindros de gás. Terei que fazer o reteste, este realizado a cada cinco anos da data da fabricação do cilindro. Ii) o vistoriador constatou que estou sem frei traseiro, uma vez que o mangote do mesmo está quebrado o que não gera fluxo de óleo, impedindo assim o funcionamento dos freios. De qualquer forma, me deram um doc. Com validade de 30 dias para que eu possa andar nas ruas regularmente e para que eu possa sanar tais irregularidades dentro deste prazo. Daí então será emitido o certificado definitivo.
Com relação ao cilindro, já marquei o reteste, agora o freio, eis a questão.
Gostaria de uma orientação dos amigos sobre a solução da quebra do mangote. é algo complicado, simples, trabalhoso?
Abraço a todos.
o freio pode ter sido isolado com um rebite dentro da conexão. Só tem flexivel que liga o chassi ao eixo, até uma conexão em "t" e é distribuido lateralmente para as duas rodas. Muitos isolam o freio vasando na conexão de entrada do cilindro da roda para reparar mais tarde e acaba ficando e esquecido.
fabricio teco
18/03/2010, 10:15
Bem pessoal,
Troquei tudo atrás (:stop: do Jeep). Mantive o freio original, entretanto com todas as peças novas(mangote, cilindro, lona, óleo de freio). Ficou um espetáculo!!:palmas::palmas::palmas:
Superada esta etapa. Partirei agora para o carburador (regulagem e limpeza, espero né), troca de cabo de velas, filtros, alinhamento, balanceamento, amortecedores e outras coisinhas mais, que postarei nos tópicos respectivos.
Pablo.pinto2007
18/03/2010, 12:25
A questão do gás, foi resolvida? Por aqui onde moro, os caras ficam inventando coisas no seu carro só pra te reprovar, só param depois que ganham uma ponta (toco, dinheiro, gorjeta), escondido no cinzeiro do carro ou coisa do tipo...
Não estou dizendo que foi isso que eles fizeram por aí mas é sempre bom lembrar que isso existe.
É claro que comprovaste que o freio traseiro estava inapto, mas com relação a outras coisas daqui pra frente, muita atenção!
fabricio teco
22/03/2010, 17:00
A questão do gás, foi resolvida? Por aqui onde moro, os caras ficam inventando coisas no seu carro só pra te reprovar, só param depois que ganham uma ponta (toco, dinheiro, gorjeta), escondido no cinzeiro do carro ou coisa do tipo...
Não estou dizendo que foi isso que eles fizeram por aí mas é sempre bom lembrar que isso existe.
É claro que comprovaste que o freio traseiro estava inapto, mas com relação a outras coisas daqui pra frente, muita atenção!
Amigo, pelo menos na vistoria do Gás que fiz no sábado, tudo OK. Freio está, como disse o vistoriador, "Filé", pois foi muito bem feito pelo mecânico. O reteste do cilindor do Gás, tudo certo. Troquei as válvulas de cada cilindro e repintei-os. O doc. foi emitido tudo certinho. Os cilindros estão válidos por mais 5 anos.
Aproveitei o ensejo, troquei cabo de vela (coloquei de silicone 8,8mm), troquei filtro de comb., filtro de ar esportivo, troquei a correia do alternador, tensionei a correia da direção hidráulica, chequei os amortecedores (tudo OK), acertei o farol alto, com a troca da caixa de fusíveis e me livrei de algumas emendas desnecessárias na fiação.
O carrão está cada vez mais alucinante. Tô ficando viciado nisso, hein:dance::dance::dance:
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.