PDA

Ver Versão Completa : Brasilia Cross - Em construção



Bruno Mosso
07/03/2010, 23:06
All,

Boa noite,

Andei pesquisando um pouco aqui no site e consegui boas informações, mas queria algo mais tecnico e bem explicado. Vamos lá:

1. Como conseguir aumentar o vão livre dela? sem forçar os semieixos ?

2. Como se faz na suspa dianteira? já tentaram me explicar mas eu não consegui entender (animal detected)

3. oque posso aliviar em peso nela, sem detonal o visu original dela?

4. Comprei uma completa, baixada do detran, vou retirar os vidros e colocar acrílico, menos no parabrisa.

5. ela tá sem motor, entào oque me orientam? AP mileoito ou Vw AR 1.600 com uma praparaçãozinha básica? (taxa +igniçào+ponto+2 buras de opala)

Desde já agradeço a ajuda da galera!!!!!!!!!!!

tqf2
08/03/2010, 09:44
Eu não entendo nada ainda....rsss
Mais logo vem os caras que entendem e te ajudam...

Quero ver esse tópico de perto....

Doglair Valim
08/03/2010, 18:39
215213

Fonte de inspiraçao... :mrgreen: e so uma piadinha

fabiothoaldo
20/03/2010, 04:54
tambem to montando uma

fabiothoaldo
20/03/2010, 05:02
mais fotos

tqf2
20/03/2010, 12:11
Que pneu é esse usada na traseira da Brasília...?

fabiothoaldo
20/03/2010, 17:18
to usando pneu cross 225/75/15, vo trocar o da frente por um cidade campo

marcos22
20/03/2010, 18:11
mais fotos


e ai fabricio..
ta ficando legal essa sua brasa ai..
oque melhoraria muito a performance do carro seria a adoção de uma suspensão traseira irs..
e na dianteira , se vc for colocar pneus maioeres, colocar mangas de eixo sobrepostas...

abraço.:pipoca::pipoca:

leobnaval
21/03/2010, 00:59
All,

Boa noite,

Andei pesquisando um pouco aqui no site e consegui boas informações, mas queria algo mais tecnico e bem explicado. Vamos lá:

1. Como conseguir aumentar o vão livre dela? sem forçar os semieixos ?
Para aumentar bem mesmo só utilizando susp. tras. IRS (da kombi ou variant 2), mas é possível andar com a susp. original da brasilia e no caso o que vai fazer você ganhar vão livre são os pneus mais altos, por que se quiser erguer a susp. tras. da brasilia as rodas vão fechar tipo assim \ /.



2. Como se faz na suspa dianteira? já tentaram me explicar mas eu não consegui entender (animal detected)
Catraca invertida e/ou mangas de eixo sobre postas.



3. oque posso aliviar em peso nela, sem detonal o visu original dela?
Como você disse, susbstituir os vidro (menos o parabrisa) por acrilico, retirar toda forração e acabamentos internos, recortar os para-lamas e a tras., retirar TUDO que não for usar.



4. Comprei uma completa, baixada do detran, vou retirar os vidros e colocar acrílico, menos no parabrisa.
Como o parabrisa é apenas temperado (não é laminado), utilize no minimo uma pelicula protetora nele, para caso ele quebre não cause ferimentos com os estilhaços nos ocupantes.



5. ela tá sem motor, entào oque me orientam? AP mileoito ou Vw AR 1.600 com uma praparaçãozinha básica? (taxa +igniçào+ponto+2 buras de opala)
AP é bom, mas é mais trabalhoso, usa flanges e suportes a parte, além de ser mais pesado e possuir radiador (que é dificil de ser corretamente posicionado).
Eu prefiro um 1600 preparado.

Abraços, Leo

fabiothoaldo
21/03/2010, 06:25
e ai fabricio..
ta ficando legal essa sua brasa ai..
oque melhoraria muito a performance do carro seria a adoção de uma suspensão traseira irs..
e na dianteira , se vc for colocar pneus maioeres, colocar mangas de eixo sobrepostas...

abraço.:pipoca::pipoca:
valeu marcos,ja ate tenho uma irs facil por aqui,entendo um pouco de mecanica,pois meu pai eh mecanico,o ruim e para adaptar os pivos do braço nao entendo nada de solda,as mangas de eixo ja ate fui ver para comprar +2,tem ideia de quanto gastarei para cortar e soldar??pois aki so tem um torneiro e os preços sao bem salgados...

leobnaval
21/03/2010, 11:24
as mangas de eixo ja ate fui ver para comprar +2,tem ideia de quanto gastarei para cortar e soldar??pois aki so tem um torneiro e os preços sao bem salgados...

É possivel fazer utilizando apenas as 2 mangas mas da pra fazer usando 4 mangas tambem, o ponto critico deste trabalho é gabaritar na hora da solda pois qualquer milimetro fora seu veiculo não dará mais alinhamento de direção, por isso o preço depende muito da qualidade do serviço.
E o principal é a qualidade da solda tem que ser muito bem feita, se quebrar no ponto de solda pode ocorrer um acidente grave.

Abraços, leo

fabiothoaldo
21/03/2010, 13:59
É possivel fazer utilizando apenas as 2 mangas mas da pra fazer usando 4 mangas tambem, o ponto critico deste trabalho é gabaritar na hora da solda pois qualquer milimetro fora seu veiculo não dará mais alinhamento de direção, por isso o preço depende muito da qualidade do serviço.
E o principal é a qualidade da solda tem que ser muito bem feita, se quebrar no ponto de solda pode ocorrer um acidente grave.

Abraços, leo
seria possivel fazer com apenas 2? como ficaria para fazer o suporte das pinças?

leobnaval
21/03/2010, 18:25
Não consegui achar as fotos, mas me lembro que li em algum lugar que o cara fez apenas cortando a ponta de eixo e resoldando pra baixo, agora não sei se foi por ele ter feito outro suporte para pinça ou não usar freio na diant., lembro que ele tinha usado apenas 2 mangas e chapas de aço. (se eu achar algo referente a isto eu posto aqui, mas se for pra refazer os suportes usando chapas, compensa utilizar 4 mangas).

Segue link, mostrando como fazer as mangas sobrepostas utilizando 4 mangas de eixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55827

Abraços, Leo

marcelo cenora
22/03/2010, 09:03
chegou, perguntou e sumiu.

leobnaval
22/03/2010, 16:40
+ um usuário fantasma, daqui a pouco aparece...

tqf2
24/03/2010, 16:01
e nada....?

Como anda o projeto.....?

Denilson Maçaneiro
24/03/2010, 16:52
Eu já vi um projeto em que entre as mangas os caras soldam uma chapa grossa, assim é possivel aumentar mais ainda a altura da dianteira...

fabiothoaldo
24/03/2010, 21:34
ja que o dono do topico sumiu...
vo dando continuidade,ergui a frente da brazuka,coloquei uma mola no amortecedor ,e troquei o pneu por um cidade campo 7.00x15 ficou bem alta.

leobnaval
25/03/2010, 00:14
Eu já vi um projeto em que entre as mangas os caras soldam uma chapa grossa, assim é possivel aumentar mais ainda a altura da dianteira...
Não recomendo usar maior altura que já se consegue com as mangas duplas que se não forem bem feitas pode perder toda dirigibilidade e correr risco de acidente, tem uma foto naquele link que eu postei que um ser soldou uma chapa muito grossa e ergueu muito, mas muito mesmo a frente da gaiola, resultado quebrou na 1ª curva.

Não adianta querer fazer milagres o máx que da pra erguer na ponta de eixo (mangas) é fazendo com que um pedaço cortado se sobreponha ao outro, mais que isso aumenta muito as forças envolvidas e as chances de quebra na mesma proporção.

fabiothoaldo
25/03/2010, 03:55
Não recomendo usar maior altura que já se consegue com as mangas duplas que se não forem bem feitas pode perder toda dirigibilidade e correr risco de acidente, tem uma foto naquele link que eu postei que um ser soldou uma chapa muito grossa e ergueu muito, mas muito mesmo a frente da gaiola, resultado quebrou na 1ª curva.

Não adianta querer fazer milagres o máx que da pra erguer na ponta de eixo (mangas) é fazendo com que um pedaço cortado se sobreponha ao outro, mais que isso aumenta muito as forças envolvidas e as chances de quebra na mesma proporção.eu ainda n mechi nas mangas de eixo, apenas troquei o pneu e coloquei uma mola de moto no amortecedor,ficou na mesma altura da trazira,fotos

leobnaval
25/03/2010, 16:14
Fabio, esta mola no amortecedor diant. ficou no minimo estranho, tente passar numa lombada ou valeta sem freiar e vai perceber o que estou falando, ela reduziu o curso e aumentou a resistência da suspensão, vai ficar com a frente dura e com pouco curso devido alguns elos já estarem encostados e os outros irão fazer a mesma coisa na hora que a susp. trabalhar.

Uma solução é montar uma catraca invertida ou uma manga de eixo sobreposta bem feita que é a melhor coisa.

Ande com ela assim e diga o que você percebeu com esta mola no amortecedor.

Abraços, Leo

fabiothoaldo
25/03/2010, 17:05
[QUOTE=leobnaval;1124540]Fabio, esta mola no amortecedor diant. ficou no minimo estranho, tente passar numa lombada ou valeta sem freiar e vai perceber o que estou falando, ela reduziu o curso e aumentou a resistência da suspensão, vai ficar com a frente dura e com pouco curso devido alguns elos já estarem encostados e os outros irão fazer a mesma coisa na hora que a susp. trabalhar.

Uma solução é montar uma catraca invertida ou uma manga de eixo sobreposta bem feita que é a melhor coisa.

Ande com ela assim e diga o que você percebeu com esta mola no amortecedor.

Abraços, Leo[/QUOT valeu pela dica,vou retirar os amortecedores e trocar, pois estes ja estao sem açao,e verdade a frente ficou bem dura e pulando.abraço

leobnaval
25/03/2010, 17:24
valeu pela dica,vou retirar os amortecedores e trocar, pois estes ja estao sem açao,e verdade a frente ficou bem dura e pulando.abraço

:concordo:

fabiothoaldo
11/04/2010, 19:35
ate q tava indo bem ,ate q o dinamo parou de carregar e começou a falhadeira,(vo colocar um alternador e cortar mais a lata tem muito peso).por sorte nao estava sozinho,e meu cunhado me rebocou com o buggy,levamos tambem um guincho manual que quebrou o maior galho,e ferramentas foi sofrido + divertido

fabiothoaldo
11/04/2010, 19:49
seguem as fotos

fabiothoaldo
06/05/2010, 17:42
fico bem estranha, mais diminuiu muito o peso,soh que desanimei nao tem ninguem aki pra andar.

Fernando Massad
06/05/2010, 18:41
fico bem estranha, mais diminuiu muito o peso,soh que desanimei nao tem ninguem aki pra andar.

Cortando ela assim vc acabou eliminando quase completamente a resistência torcional. Se não fizer reforços estruturais com o mesmo efeito do teto (que se une ao chassi) ela acabará por rachar e quebrar o chassi. Daí porque o carro conversível normalmente pesa muito mais que aquele do mesmo modelo com teto, uma vez que o conversível requer reforços em virtude da ausência do teto. Pegue como exemplo uma caixa de sapatos: sem tampa ela torce muito mais do que se tampada e com a tampa bem encaixada. A brasa agora vai torcer muito mais do que antes, ainda mais considerando que seu uso vai ser basicamente no off-road. De qualquer maneira, boa sorte em sua empreitada.
Abç.

fabiothoaldo
06/05/2010, 19:31
Cortando ela assim vc acabou eliminando quase completamente a resistência torcional. Se não fizer reforços estruturais com o mesmo efeito do teto (que se une ao chassi) ela acabará por rachar e quebrar o chassi. Daí porque o carro conversível normalmente pesa muito mais que aquele do mesmo modelo com teto, uma vez que o conversível requer reforços em virtude da ausência do teto. Pegue como exemplo uma caixa de sapatos: sem tampa ela torce muito mais do que se tampada e com a tampa bem encaixada. A brasa agora vai torcer muito mais do que antes, ainda mais considerando que seu uso vai ser basicamente no off-road. De qualquer maneira, boa sorte em sua empreitada.
Abç.
voce tem razao Fernando ,ainda vou fazer um reforço sim,
minha ideia e fazer algo assim

Fernando Massad
06/05/2010, 19:40
Vai ficar legal :concordo:

Andrezinhomax
03/12/2011, 13:57
caro
fabiothoaldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/fabiothoaldo.html)

como vc fez pra levantar a trazeira da brazuca

vc tem como postar umas imagesn so do sistema d suspenção trazeitra
abraçis

Patrick.dz
03/12/2011, 18:24
323521
já observaste a data do tópico?

israel izzi
04/05/2012, 08:13
323521
já observaste a data do tópico?

não sei por que a ironia ja que otopico é pra ajudar independente de data sempre terá gente pesquizando acho que o objetivo é esse.