PDA

Ver Versão Completa : Bomba injetora

andre_belem
07/03/2010, 20:47
Mais um domingão de namoro com o jota, mãos lambuzadas de óleo, dedos cortados dos fios - aos poucos vou arrumando a "zona" e o carro está ficando do jeito que eu quero.

Enfim - no meio da muvuca de fios descobri que o carro teve o chicote frontal seccionado e foi remendado. Nada que alguns metros de fio não resolvam. Identifiquei tudo já.

O que me chamou a atenção foram alguns fios finos em péssimo estado e alguns sensores que me parecem estar desconectados. Gostaria de uma ajuda dos experts.

Abaixo tem uma foto da minha Bomba injetora. Imagino que a peça na horizontal seja o solenóide mas tenho duvidas. O que são os fios finos saindo dali ? aparentemente ela tinha um lacre que foi rompido, na parte traseira. Mas está funcionando direitinho.

Outra coisa é o fio amarelo que foi "cortado e selado" com fita isolante e leva a uma cebolinha na base do motor. Que catso é isso ? ainda não consegui identificar no emaranhado de fios o que isso é.

Agradeço antecipadamente a ajuda.
André

netto mietto
07/03/2010, 23:27
que fio é este.. a seta de baixo pra cima esta peça é uma valvula solenoide ela faz a abertura do diesel .

do meio é uma valvula que qdo liga o jite o pedal do acelerador vai ate o fundo qdo aquece um pouco ele volta ao normal.

fio amarelo no meu era da luz de oleo do motor que acendia no painel.

joteiros se falei besteira me pedoe,

andre_belem
08/03/2010, 07:50
eu imaginava que isso só poderia ser a solenoide. O que me surpreende é que os fios estavam "cortados" ou desconectados, e o jota funciona direitinho (?). Pensei que precisasse de corrente para acionar a bomba, mas pelo visto não é bem assim.

Sobre o outro fio, confere, me parece ser o do óleo mesmo, mas não sei porque está cortado. Só vou saber quando desfiar do novelo atrás do painel.
Minha estratégia está sendo - ao invés de arrancar e fazer tudo de novo, fazer um por um dos circuitos para conhecer cada fio e entranha do carro.

Mais alguém ? alguma sugestão ?
André

TTJPX
08/03/2010, 14:09
Andre,
tem outra solenoide na parte traseira da bomba, essa sim é para ligar / desligar o jipe.

andre_belem
09/03/2010, 20:45
então...eu vi essa outra solenoide tambem, mas nessa não tem fios nem nada.
Alguém sabe me dizer se é Lucas Cav ? alguém tem o esquema dessa BI ? só por curiosidade - não pretendo mexer nela pois está funcionando direitinho.

Abraços

andre_belem
11/03/2010, 20:10
então...quem pode ajudar ? alguém tem o esquema dessa bomba ? (lucas cav).
Só quero para verificar algumas coisas.

Abraços

leogc
12/03/2010, 11:50
cara, acho difícil alguem ter esse esquema...talvez se procurar algum bombista que mexa com ela...

abs

andre_belem
13/03/2010, 21:06
triste isso Leo...não tenho idéia de nada da bomba mas gosto pelo menos de ter um esquema para ficar ligado no que o mecanico faz;

Se algum amigo bombista e jipeiro ler isso - quebra o galho :-D
abraços

TTJPX
16/03/2010, 10:11
André,
no site Mundo do JPX ( http://jpx.4x4brasil.com.br/ ) tem os manuais e catalogo de peças do Jota. Pelo catalogo de peças, você verá na pagina 69 a solenoide da bomba injetora. No esquema elétrico do Jota será possível você visualizar a conexão dessa solenoide ao sistema de ignição.

Abs.
Wander