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Ver Versão Completa : L200 97 2.5TD: Trocando a correia do alternador agora. Preciso de ajuda!



otaviofilho
07/03/2010, 13:24
All, boa tarde.

Ontem a noite voltando de uma festinha de aniver da filha de um amigo, observei um barulho que acompanhava o giro do motor, parecia alguma coisa solta que ficava batendo ao girar. Logo pensei que fosse correia, e como já estava chegando em casa não parei, vim devagar sem forçar o carro e sempre de olho no painel. Ao chegar em casa, fui manobrar e acendeu a luz do alternador, ao mesmo tempo a direção ficou um pouco dura. Parei o carro na garagem e, cansado, fui dormir.

Hoje (domingo 07/03/2010) acordei, tomei café, e fui para a garagem. Constatei que a correia do alternador estava quase quebrada, e bem danificada. O problema é que para chegar até ela foi necessário tirar o radiador fora, tirar a hélice, tirar a correia da direção hidráulica e também a do ar condicionado (2 horas de trabalho...). Liguei na Mercadocar (www.mercadocar.com.br), que é um autopeças 24hs, e eles tem a correia lá. Custa R$20, e estou indo buscar.

Minha única dúvida, a qual peço a ajuda dos colegas do forum, é:

A polia grande de baixo é a única que não se mexe, e é a que tem marcação de ponto. A polia de cima, que é da bomba d'agua, gira. Posso trocar a correia, fazer a montagem e dar partida? Ou é necessário fazer algum ajuste antes de dar partida no motor?

Fico no aguardo das opiniões de quem já teve experiência com este tipo de problema.

Um abraço,

Otavio Borges
(11)62650767

otaviofilho
07/03/2010, 21:13
Bom, depois de almoçar fui até a Mercadocar da Barra Funda. A loja não é tão grande, mas tem de tudo, e estava lotada. Os estacionamentos são enormes, e estavam cheios, principalmente os box de instalação de acessórios. Inacreditável... Enfim, comprei a correia do alternador da marca Continental, paguei R$20 pilas, aproveitei para comprar um joguinho de ferramentas que eu estava precisando para complementar a garagem (mais R$20 pilas), voltei pra casa e (tãnã...) a correia ficou folgada... (fué,fué,fué,fuééé...). PQP, perdi um Domingo inteiro arrumando o carro já que uso ele no dia a dia, desmontei coisa pra kct, tirei fora o radiador, a hélice e duas correias (AC e DH) que ficam na frente da que quebrou, e a correia que comprei própria para o carro ficou folgada? Não dá pra acreditar, né... Bom, fui fuçar nas minhas tranqueiras e achei várias correias novas que eu nunca usei, a maioria de motor GM 4.1. Como já tive 7 carros com este motor (4 Opalas, 1 Omega, 1 Bonanza e 1 Rural), sempre gostei de andar com algumas correias de reserva. Mas nem eu mesmo imaginava que tinha pelo menos 8 correias novas... hehehe. Enfim, uma delas serviu certinho, permitindo regulagem perfeita. Fiz toda a montagem com cuidado, aproveitando para lavar todo o sistema de arrefecimento e abastecer com água e aditivo, e antes de dar partida no carro acessei o forum para ver se alguém tinha respondido. Como isto não aconteceu, arrisquei e fui dar partida. Nenhum problema, deixei o carro ligado uns 10 minutos observando se havia vazamento de água ou aquecimento do motor, o que não aconteceu. Neste período também liguei o AR e fiquei esterçando o volante para ambos os lados várias vezes, para estressar as correias a fim de observar se estavam exercendo suas funções sem problemas. Tudo certo, depois rodei com o carro uma meia hora, voltei para a casa e guardei na garagem. Temperatura normal, fiz nova vistoria, nenhum vazamento, e problema resolvido.

Amanhã posto aqui o código da correia AC Delco que serviu como uma luva, para registrar como peça alternativa.

Um abraço,

Otavio Borges

otaviofilho
08/03/2010, 09:53
Conforme prometido, segue o codigo da correia:

AC DELCO - CORREIA - 52275723 (aplicação OPALA 4.1)

Um abraço,

Otavio

rogeriogest
08/03/2010, 20:17
Otavio,
Tive o mesmo problema que vc... Arrebentou a correia da DH/Alternador...
Sem querer te desanimar, mas hoje eu troquei as 3 correias da L200 mesmo motor que o seu... Como tava no sufoco e a oficina de um amigo fica perto da MIT, passei lá e comprei as correias originais...
77 reais as três... Não achei caro não...

Abraço!

rogeriogest
09/03/2010, 19:12
Em tempo, não to querendo desmerecer a sua descoberta, aliás, acho ótimo saber que temos alternativas pr aquando não tiver uma concessionaria por perto... Apenas dar a dica que as vezes pensamos que na MIT tudo é mais caro, mas nem sempre...
Sempre é bom perguntar...
Abraço!

Rogerio

Pequeno jr
09/03/2010, 20:09
Essa correia de 20 ajuda a sair do sufoco, mas eu não confiaria.

Compra a original Otavio ... pensa em durabilidade.

djalmab
09/03/2010, 20:57
A ACDelco é excelente marca. ACDelco são as correias originais da GM..

rilessa
30/05/2015, 21:27
Ressuscitando o tópico...

Arrebentou a Correia da DH da minha hoje. Parei imediatamente ao perceber.
Pergunta: não percebi nada anormal; pode ter comprometido outra parte do motor?

rilessa
06/06/2015, 20:47
Bem, eu mesmo me respondo. Felizmente não causou outro dano. Foi substituída pelo mecânico, mas voltou a arrebentar novamente ontem. Cerca de 50km rodados. Pergunta: quais podem ser as causas disso?

Amós Carvalho
27/02/2017, 18:41
Viajando no domingo de carvanal, ao forçar a L200 em uma ultrapassagem, acendeu algumas luzes no painel, parei imediatamente, o carro ferveu, ao abrir o capô todas as correias tinnham soltando ou arrebentando nem sei, virou uma bagunça danada, chamei um guincho e levei para a oficina em Colatina-ES, agora só na quarta-feira vou saber o tamanho do estrago. Alguem já passou por isso na L200?

pliniobabo
21/05/2020, 13:14
Boa tarde.

O alternador, direção hidráulica e ar condicionado não necessitam qualquer tipo de ponto. O ponto só se aplica às correntes do comando de válvulas/bomba injetora e na correia balanceadora.

Também adquiri os jogos de todas as correias (sincronizadas e alternador, AC e DH). Troquei. A concessionária também me mando correia maior que o necessário para a posição do alternador. Vou ter toda a dor de cabeça para trocar uma coreia nova............Deu um "quase aperto" no final do tencionador. Só ligar que ela fica cantando.

Essa de substituir pela correia do Opala me pareceu uma boa. Alguém sabe o número correto dessa correia do alternador?


L200 4x4 TD 2001.

Abraços!