Ver Versão Completa : Guincho Hidraulico na Ranger
Guilherme A. Araújo
06/03/2010, 22:57
Olá pessoal,
Resolvi criar este topico sobre o guincho hidraulico da "Amante", pois no topico de prepara'cao que abri nao foi muito dicutido, e tamb'em pra ficar mais facil pra consultas futuras sobre o assunto.
Bom, o primeiro passo foi comprar o Quebra Mato com base pro guncho que estava namorando h'a um tempo, da hillux, como nao achei o da Ranger, foi ele mesmo, epelo pre'co tbm, com certeza iria ser ele.
Nele, vai faltar trocar os protetores de farol, pelos da L200 ou da Ranger mesmo.
O Guincho, trata-se de um Mile Marker 12.000lbs, guincho relativamente leve, silencioso e muito forte.
A bomba de DH foi trocada pela da F4000(dhb) com valvula de 100bar de pressao.
Nesta proxima semana vou proceder a instalacao das mangueiras pra colocar o guincho pra funcionar, também vai um radiador de oleo, e pretendo trocar o reservatorio por um maior e por um sensor de temperatura pra ver se o oleo nao vai esquentar muito, se esuqentar, ventoinha no radiador!!
Segue as fotos
1 - Quebra Mato com Guincho
2 - Quebra Mato e Guincho
3 - Guincho
4 - Detalhe do protetor de farol da Hilux
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213339&stc=1&thumb=1&d=1267082518 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213339&d=1267031373) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213340&stc=1&thumb=1&d=1267082518 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213340&d=1267031411) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213341&stc=1&thumb=1&d=1267082518 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213341&d=1267031457)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213513&stc=1&thumb=1&d=1267109325 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213513&d=1267109325)
Guilherme A. Araújo
06/03/2010, 22:59
4 - Detalhe das alavancas de seleçao de velocidade e destravar carretel.
5 - Gancho de apoio e ancoragem
6, 7 e 8 - Suporte do quebra mato
Preferi por soldar o suporte no chassi com solda mig, pois como nao chei o quebra mato da ranger, muito menos o suporte dele, fizemos um em chapa de ferro de 1/2 polegada, soldado no chassi de uma forma que quando eu nao quiser mais é só cortar a solda e fazer o acabamento no chassi e pintar a parte da solda de preto novamente.
Soldei com mig pq alem de o guncho ter de trabalhar nele, ainda pretendo colocar um towbar dobrável, que ainda vamos desenvolver.
Dobrável pois nao quero deixar ele ali na frente, é muito feio, entao tiro ele e coloco na carroceria. Quero o towbar pois usamos este carro como carro de apoio nos Rally's do campeonato MT, entao, ao invés de ir rodando com 2 carros, engatamos ela no Troller e vamos embora, pois o trem é V6 e nao é muito economica, mas ainda nao tenho certeza disso, pois tenho um pouco de medo de cambar a Ranger... hehe.
Por enquanto é isso, depois que instalar o hidraulico, coloco com ficou
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213344&stc=1&thumb=1&d=1267082518 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213344&d=1267031684) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213345&stc=1&thumb=1&d=1267082518 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213345&d=1267031747) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213346&stc=1&thumb=1&d=1267082518 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213346&d=1267031784) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213347&stc=1&thumb=1&d=1267082518 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213347&d=1267031826) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213349&stc=1&thumb=1&d=1267082524 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213349&d=1267032140)
Ficou exatamente igual a minha mas uso eletrico Pitbull 12k.
Pelo que o pessoal comenta o uso do hidraulico impede o uso de direção enquanto traciona. Qdo vc testar vamos comprovar isso.
Onde vc arrumou esse guincho?
Guilherme A. Araújo
08/03/2010, 20:10
Ficou exatamente igual a minha mas uso eletrico Pitbull 12k.
Pelo que o pessoal comenta o uso do hidraulico impede o uso de direção enquanto traciona. Qdo vc testar vamos comprovar isso.
Onde vc arrumou esse guincho?
Esse guincho é de um Amigo/Irmao meu, somos parceiros de trilha e Rally's,
faz uns 10 anos q ele tem, tava num Wrangler q ele tinha na época e faz uns muuuitos anos q ele tá parado, tá zero o guincho!!
Já ouvi muito dizer disso, mas acredito que seja verdade, pois a valvula de alivio irá entrar em funcionamento, impedindo o guincho efuncionando a direçao, ao liberar a direçao o guincho volta a funcionar.
Mas nao acredito que isso seja problema, pois o guincho arrasta tranquilamente o carro, e é meio raro as vezes em que precisa do guincho e da direçao juntos.
Espero ligar ele amanha, e proceder ao teste logo em seguida.
Coloca fotos do seu guincho e do suporte do seu quebra mato pra eu ter uma ideia de como ficou.
Abraço
Renato Fraga
08/03/2010, 20:52
E não é viável colocar uma bomba só para o Guincho????
Walter L. L. Casitta
08/03/2010, 22:21
Isso não deve funcionar assim tão fácil não. Você vai precisar instalar uma válvula de comando para desviar o fluxo da caixa de direção para o guincho. Em paralelo não deve funcionar. A caixa de direção alivia a pressão hidráulica se não estiver sendo usada, assim como o guincho.
Melhor dizendo, um só funcionaria se o outro estiver sendo usado e mesmo assim se a vazão da bomba for o suficiente.
Pelo que li no site da milemarker existe sim um conjunto de solenoides que controlam este fluxo, deslocanto pressao para a direção ou para o guincho.
Caso optar por bomba e reservatorio dedicados, o uso de embreagem eletromagnetica tipo de compressor de a/c é muito funcional e barata.
Segue uma foto provisória...
Eu deixei o parachoque mais alto em função do BL de 2 pol que virá em breve e dai sim corrige esta diferença.
Ainda falta muita coisa pra fazer, alguns reforços nas abas do parachoque e no berço...soldas, etc.
Depois vou pintar tudo de preto fosco.
Guilherme A. Araújo
09/03/2010, 00:42
Isso não deve funcionar assim tão fácil não. Você vai precisar instalar uma válvula de comando para desviar o fluxo da caixa de direção para o guincho. Em paralelo não deve funcionar. A caixa de direção alivia a pressão hidráulica se não estiver sendo usada, assim como o guincho.
Melhor dizendo, um só funcionaria se o outro estiver sendo usado e mesmo assim se a vazão da bomba for o suficiente.
Walter, nao entendi bem o que quis dizer, falou isso em relaçao ao que o renato falou ou ao que eu disse em relaçao à bomba parar o guincho qdo mecher na direçao??
Preciso de opinioes e ideias pra fazer o negocio do jeito certo...
Guilherme A. Araújo
09/03/2010, 00:45
Pelo que li no site da milemarker existe sim um conjunto de solenoides que controlam este fluxo, deslocanto pressao para a direção ou para o guincho.
Caso optar por bomba e reservatorio dedicados, o uso de embreagem eletromagnetica tipo de compressor de a/c é muito funcional e barata.
pensei nisso tbm, mas aí teria que adaptar muita coisa, e ficaria mais complicado, primeiro quero testar namesma bomba, se nao der certo, vou ter que partir pra outras ideias...
Segue uma foto provisória...
Eu deixei o parachoque mais alto em função do BL de 2 pol que virá em breve e dai sim corrige esta diferença.
Ainda falta muita coisa pra fazer, alguns reforços nas abas do parachoque e no berço...soldas, etc.
Depois vou pintar tudo de preto fosco.
Eu preferi deixar colocar o BL primeiro pra depois refazer o suporte, rsrs, nao sei qto tempo$$ vou demorar pra colocar ele, hehe.
A proposito, esse quebra mato é de qual carro??
Walter L. L. Casitta
09/03/2010, 06:41
Walter, nao entendi bem o que quis dizer, falou isso em relaçao ao que o renato falou ou ao que eu disse em relaçao à bomba parar o guincho qdo mecher na direçao??
Preciso de opinioes e ideias pra fazer o negocio do jeito certo...
Você não pode colocar o guincho no circuito hidráulico da DH simplesmente. Você tem que colocar um valvula de comando para poder separar um do outro. Os dois juntos não funcionariam.
Quando usar o Guincho vai ficar sem a DH e vice-versa...
O guincho hidráulico é melhor mas se fosse o elétrico você já estaria usando...
Guilherme, nao sei de onde veio...comprei de um cliente. Dai projetei um berço em chapa 5 mm corte plasma. Cortei as pontas do parachoque original e agora farei reforços neles.
Falta ainda um tubo abaixo daquele onde está a placa pendeurada...tenho de achar lugar para ela tb. Hoje quero ver se termino para começar a pintar e tirar os rangidos.
Estribo tb a caminho.
Qto ao seu projeto, este guincho tem todo o cisuito de comando que libera o fluxo da DH para o guincho e vice-versa. Vc nao tem esse comando?
Acesse o site do fabricante e lá tem um video de teste do guincho e tb os esquemas de montagem.
Caso vc nao tenha isso, acredito que poderá usar valvulas de esfera para alterar o circuito hidrulico para guincho/direção de forma simples, mas manual. Terá de abrir o capo etc e tal. Ou colocar sistema com acionamento eletrico...
Olhe, vou compartilhar do que o nosso amigo falou. O hidraulico para trilhas pesadas é muito bom mas se vc usa pouco o eletrico é mais pratico.
Guilherme A. Araújo
09/03/2010, 14:14
Guilherme, nao sei de onde veio...comprei de um cliente. Dai projetei um berço em chapa 5 mm corte plasma. Cortei as pontas do parachoque original e agora farei reforços neles.
Falta ainda um tubo abaixo daquele onde está a placa pendeurada...tenho de achar lugar para ela tb. Hoje quero ver se termino para começar a pintar e tirar os rangidos.
Estribo tb a caminho.
Qto ao seu projeto, este guincho tem todo o cisuito de comando que libera o fluxo da DH para o guincho e vice-versa. Vc nao tem esse comando?
Acesse o site do fabricante e lá tem um video de teste do guincho e tb os esquemas de montagem.
Caso vc nao tenha isso, acredito que poderá usar valvulas de esfera para alterar o circuito hidrulico para guincho/direção de forma simples, mas manual. Terá de abrir o capo etc e tal. Ou colocar sistema com acionamento eletrico...
Olhe, vou compartilhar do que o nosso amigo falou. O hidraulico para trilhas pesadas é muito bom mas se vc usa pouco o eletrico é mais pratico.
Estes cirucuitos de alivio da bomba pra um ou pra outro, bem como as solenoides do guincho pra soltar e puxar, já estao acoplados no guincho,
tenho mesmo que por as mangueiras.
O eletrico seria mais pratico, mas como este guincho eu nao tenho que pagar por ele, e o dono dele é meu companheiro de trilha, tem um custo beneficio muito bom pra mim, heheh
Fontenelle
15/03/2010, 21:18
Bom pesquisando pela net, encontrei esse quebra mato, para-choque de impulsão, não sabia que ainda era produzido, tb não conheço o site, mas ai esta o endereço:
http://www.lojadoacessorio.com.br/detalhes.php?idSelect=1249
Fiquei bastante interessado, alguém conhece o site?
Guilherme A. Araújo
16/03/2010, 13:12
Bom pesquisando pela net, encontrei esse quebra mato, para-choque de impulsão, não sabia que ainda era produzido, tb não conheço o site, mas ai esta o endereço:
http://www.lojadoacessorio.com.br/detalhes.php?idSelect=1249
Fiquei bastante interessado, alguém conhece o site?
Muito Barato eu achei!!!
Nao conhe'co o site tbm nao...
foto da minha ranger...
Falta o BL para o farol ficar na posição certa da grade do farol.
Guilherme te enviei uma MP!
[]´s.
...
O guincho hidráulico é melhor mas se fosse o elétrico você já estaria usando...
...ou não..., Guilherme tem um hidraúlico usado e parado a bastante tempo, quando ele instalar estará pronto pra usar mesmo sem firulas, já o elétrico dificilmente depois de todo esse tempo parado estaria em condições de uso, sem falar que só Deus sabe como ele estaria quando foi desativado, teria de passar por uma boa revisão e muita resa pra não deixá-lo na mão na hora da precisão, a grande diferença do hidraúlico e exatamente essa, ele praticamente não precisa de manutenção!
Guilherme dá uma olhada na no tópico do guincho da seção troller, que o meu amigo daqui de Natal me enviou um material sobre a instalção e eu postei lá, com certeza vai te ajudar a instalar!
Moisés S.M
09/06/2010, 13:31
Pessoal pra não abrir um novo topico sobre guincho venho pedir a ajuda d quem entende do assunto,vamos lá,to querendo colocar um guincho na ranger,quero um elétrico,andei olhando duas marcas de guincho,o SuperWinch 8.500 libras 3.856 kg e o Guincho Elétrico Zhme 8.000 Lbs,bom a minha duvida ja q não entendo nada de guincho,se esses dois modelos q passei pra vcs tem força pra tirar uma ranger cabine dupla 4x4 v6 do atoleiro,ou teria q ser um mais forte??e se são marcas de confiança??e se pra instalar tenho q fazer alguma modificação no sistema elétrico da viatura ou mecanico,ou é só instalar e era isso??valeu!!abraço a todos.
Tio Eddie
09/06/2010, 17:38
Moisés,
Não sei quanto pesa uma ranger cd, mas como referência, na miha F-1000, que pesa 2284 kg uso um guincho de 8000lbs e nunca fiquei na mão! Quando acho que a puxada vai ser mais pesada, uso uma patesca, e boa.
Abraços
Tio Eddie
09/06/2010, 17:41
Nava,
Você sabe quanto pesa o guincho que você instalou?
A frente da tua ranger baixou com o guincho, ou ficou mas "pesada" ao rodar?
[]s curiosos
O pitbull pesa 49kg. Não vi nenhuma mudança ao rodar.
O q notei é que em estradas ruins, o "kick" para baixo é mais rápido e dá fim de curso.
Vou resolver isso com amortecedores offshox.
Moises depende do seu uso.
Se for esporádico, pode ser o de 8mil.
Se for trilha prefira um de 12mil. Ele tem motor mais forte, maior redução e aguenta mais tempo em funcionamento pesado. Ainda vc está com um superdimensionamento o q em atoleiros é bom...vc nunca sabe qto barro vc ta levando junto. Ja puxei a minha ranger e uma cheroca V8 atolada até os nabos com o meu guincho sem patesca. Outro dia desci um morro de uns 500m. na hora de subir, chovendo, a bomba de água da ranger pifou e mal consegui deixar ela em lenta. Trouxe ela no guincho, puxei um vitara e uma toyota e depois subi o resto...de boa.
Uso bateria 90A e o resto original.
Acredito que um alternador de 120A seria legal...mas é adaptação.
Qto a marcas, não posso opinar pq sou anunciante...risos...eu não compraria xineis...
Tio Eddie
09/06/2010, 23:17
O pitbull pesa 49kg. Não vi nenhuma mudança ao rodar.
O q notei é que em estradas ruins, o "kick" para baixo é mais rápido e dá fim de curso.
Vou resolver isso com amortecedores offshox.
Boa!
Pergunto pois o kick na Milona também piorou bastante após a instalação do guincho, mas resolvi com molas mais "duras", as da F-250.
Abração
Beleza!
E cade os videos do guincho hidraulico funcionando?
Beleza!
E cade os videos do guincho hidraulico funcionando?
Moisés S.M
10/06/2010, 13:05
Pois é,falei com o vendedor e ele me falow q o guincho 8.000 puxa bem a ranger cd,como vou usa-lo volta e meia,acho q vou comprar esse mesmo,é mais por segurança mesmo,umas 2 x por mes vou pescar com meu irmão e as vezes atolo a camiona e lá se vai 1,2,3,4 horas atolado...a utilidade dle vai ser igual ao do snorkel,quando precisar sei q tá lá,ahhh o vendedor me recomendou tmbm o uso de patesca...só falta agora conseguir uma mesa de guincho,vi algumas e me apavorei,media de 700 a 8000 reais!!!se alguem souber de alguma mais em conta da um toque.abraço e valeu pela ajuda!
Olhe, eu projetei uma mesa para meu uso, tenho as medidas e se quiser posso te ajudar a desenvolver a sua.
Se for usar guincho pequeno, acho que cabe entre a grade e o parachoque...fica escondido...
Moisés S.M
11/06/2010, 09:35
Toda ajuda é bem vinda Nava,concerteza vou querer...acho q esse guincho não tem como ficar escondido,vou anexar uma foto dle.
Tio Eddie
11/06/2010, 09:48
Moises,
Dá uma olhada pois o modelo deste guincho zhme é pareceido com o WARN X8000i que tenho na F-1000, e o meu está embutido, fotos da instalação no link abaixo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45992
Abraços
Só uma dica: se for usar o guincho vez o outra faça embutido pq até alivia a questão "policia" e lei.
Mas se for usar em trilha, esqueça pq não é nada prático, nao consegue ver se o guincho ta enrolando direito ou encavalou cabo, não tem acesso fácil a embreagem, dificil manutenção do cabo, lavagem, etc.
Moisés S.M
16/06/2010, 14:06
Quero colocar fora do parachoque,mas pq a policia encomoda em relação ao guincho??tenho q ir no detran regularizar??vejo em porto alegre varias ranger´s da brigada militar com guincho no quebra mato!!
Elmer_Jeep
16/06/2010, 15:11
Quero colocar fora do parachoque,mas pq a policia encomoda em relação ao guincho??tenho q ir no detran regularizar??vejo em porto alegre varias ranger´s da brigada militar com guincho no quebra mato!!
Geralmente viaturas militares não tem nem placa e isso não quer dizer que um carro civil possa rodar do mesmo jeito... ;-)
Moisés S.M
16/06/2010, 17:33
Meu tio tem um troller com guincho na frente e nunca teve problemas com fiscalização!!vou colocar igual azar!!qualquer problema tiro na hora e jogo na caçamba.
Moisés S.M
16/06/2010, 17:38
Geralmente viaturas militares não tem nem placa e isso não quer dizer que um carro civil possa rodar do mesmo jeito... ;-)
É verdade...
Guilherme A. Araújo
23/09/2010, 21:08
Bom, instalei o guincho, so nao coloquei as fotos ainda.
Depois dá uma olhada no tópico geral de preparaçao da "Amante" pra conferir:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54595&page=2
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