Ver Versão Completa : Parafuso do câmbio
Olá pessoal ! :-D
Existe um parafuso que prende a primeira marchal á ré (ou a quinta à ré, não me lembro exatamente) que vive quebrando.
Alguém sabe porque isto acontece e como faz para parar de quebrar ? :pensativo:
Abraço a todos !
Flugêncio
06/03/2010, 22:08
Olá pessoal ! :-D
Existe um parafuso que prende a primeira marchal á ré (ou a quinta à ré, não me lembro exatamente) que vive quebrando.
Alguém sabe porque isto acontece e como faz para parar de quebrar ? :pensativo:
Abraço a todos !
É o parafuso da quinta, geralmente quebra quando perde o aperto. Trava química nele!
Olá Flugêncio !
Toda vez que tiro o câmbio, eu verifico se este parafuso não está quebrado.
Nesta última vez, quando troquei a embreagem, notei que o parafuso havia quebrado. Acontece que não consegui tirar a parte da rosca que ficou presa. Como não estava fazendo nenhum barulho, resolvi montar sem este.
Rodei uns 5000 Km e só agora que o barulho apareceu (conheço o ruído porque já quebrou muitas vezes).
Já sei que quando desmontar vou me deparar com esta rosca presa.
Vc sabe como retira-la ?
nao conheço o sistema nem o material onde fica alojado tal parafuso,
mas voce pode tirar de varias formas;
primeira delas é dando um calor na peça onde ficou alojada a rosca quebrada e dai com uma chave de fenda voce tenta rodar o que sobrou do parafuso, pois o calor tende a dilatar a parte da rosca(nao aqueça demais e nao resfrie a peça apos aquecer para nao perder a tempera)
segundo se a primeira nao der certo utilize uma furadeira e uma serie de brocas começando por uma bem fina e fure o meio do parafuso va a uma casa de parafusa e compre um parafuso rosca inversa compativel com o tamanho de furo que consegui fazer no pedaço de parafuso quebrado e assim va rosqueando no que sobrou ele provavelmente vai sair(qualquer coisa tente um calor junto no alojamento do parafuso quebrado)
terceira voce pode ir com a furadeira aumentando a grossura das brocas até acabar com o que restou do parafuso e depois utilizar um macho com uma medida um pouco maior e assim utilizar um parafuso maior.
espero ter ajudado
abraço
Caro amigo tenho experiencia com 4x4 a anos como mecanico de meus carros, boa parte eu faço, agora eu estou sempre pronto e querendo aprender algo mais facil para executar os serviços, entao se puder nos ensinar uma forma mais facil ou apenas outra forma de remover o parafuso agradeço pela aula.:concordo::concordo:
[]":palmas:
O parafuso quebra pq é longo, sofre uma deformação elástica ao ser apertado. Ninguem aplica o torque adequado, ali na rosca, onde quebra, é uma área de grande stresse. Ideal é usa-lo apena uma vez, como a maioria dos parafusos que sofrem tração, como é o caso da engrangem intermediara que este parafuso prende.Usar parafuso de aço 10k ou 8.8. inox e ferro comum jamais.
Normalmente, ao se retirar q engrenagem intermediaria, ve-se o pedaço dentro do eixo secundário. Ja tirei algumas vezes apenas com punção e martelo. Pode-se broquear e usar um extrator de parafusos. Tipo uma macho conico com rosca a esquerda. Não aconselho usar trava quimica de alto torque. Usar um de baixo torque e uma boa arruela de pressão.
Gustavo Niva
08/03/2010, 00:16
O parafuso quebra pq é longo, sofre uma deformação elástica ao ser apertado. Ninguem aplica o torque adequado, ali na rosca, onde quebra, é uma área de grande stresse. Ideal é usa-lo apena uma vez, como a maioria dos parafusos que sofrem tração, como é o caso da engrangem intermediara que este parafuso prende.Usar parafuso de aço 10k ou 8.8. inox e ferro comum jamais.
Normalmente, ao se retirar q engrenagem intermediaria, ve-se o pedaço dentro do eixo secundário. Ja tirei algumas vezes apenas com punção e martelo. Pode-se broquear e usar um extrator de parafusos. Tipo uma macho conico com rosca a esquerda. Não aconselho usar trava quimica de alto torque. Usar um de baixo torque e uma boa arruela de pressão.Kavuska,
bela aula... falou exatamente o que eu ia falar :mrgreen: :mrgreen: :concordo:
[]s,
Gustavo.
.
Olá amigos ! :-D
Ainda não desci o câmbio. Mas quando isso acontecer, levarei em conta tudo que foi escrito.
Ainda tenho muito que aprender pois não sou mecânico profissional.
Por isso, agradeço por todas as dicas.:concordo::concordo:
Além do que foi mencionado, acredito que os parafusos vendidos em lojas especializadas Lada são de qualidade inferior como tantas outras peças. :?
Abraço a todos !
[QUOTE=jiper;1110576]O parafuso quebra pq é longo, sofre uma deformação elástica ao ser apertado. Ninguem aplica o torque adequado, ali na rosca, onde quebra, é uma área de grande stresse. Ideal é usa-lo apena uma vez, como a maioria dos parafusos que sofrem tração, como é o caso da engrangem intermediara que este parafuso prende.Usar parafuso de aço 10k ou 8.8. inox e ferro comum jamais.
Normalmente, ao se retirar q engrenagem intermediaria, ve-se o pedaço dentro do eixo secundário. Ja tirei algumas vezes apenas com punção e martelo. Pode-se broquear e usar um extrator de parafusos. Tipo uma macho conico com rosca a esquerda. Não aconselho usar trava quimica de alto torque. Usar um de baixo torque e uma boa arruela de pressão.[/QUOTE
Jiper, o parafuso que tirei é 8.8. O que quer dizer este número ? Será que existe mais forte, porque este não aguenta.
Obrigado
Pablo.pinto2007
26/03/2010, 20:54
So a título de informação (me intrometendo um pouco aí no tópico), 8.8 quer dizer o torque que o parafuso aguenta, ou seja, 8x8 64KN, me corrijam se estiver falando besteira (na unidade é claro), pois aprendi assim, no curso técnico que fiz.
Peço permissão para utilizar o tópico pra tirar uma grande dúvida minha que me ocorreu ontem. Notei que o tranbulador estava um pouco "frouxo" na posição primeira e segunda, e já havia notado que fazia um barulho anormal na caixa quando passava a primeira, o barulho era tipo um zunido... bem baixinho...
Fiz uma viagem de 550 km nesse feriado ultimo e na volta observei esse barulho... ontem saí com ele novamente e o barulho me acompanhando... quando cheguei próximo ao meu destino (mais ou menos uns 8 km) o barulho aumentou... mas aí enconstei no estacionamento e quando fui sair mais a tardinha não andei um quarteirão, o barulho agravou e não parou mais, ficava tipo um grunido bem alto, cantando conforme o aumento da velocidade... quando cheguei em casa coloquei ele na vaga do carro (pois o piso é de cerâmica), e hoje pela manhã, apareceu uma poça de óleo, que aliás o óleo da caixa inteiro... quando tive tempo limpei tudo e dei uma olhada... rachou aquela tampa da parte de trás do cãmbio. Ai eu pargunto (depois de contar a vida inteira), será que foi alguma peça do trambulador que caiu dentro da caixa e fez com essa quebrasse?, não vejo outra explicação... o cantar realmente é do carretão mau casado devido a rachadura da carcaça, desalinhando assim devido a carcaça ser o suporte do rolamento...
Semana que vem quando me liberar o tempo levarei ao mecânico pra ele abrir tudo e trocar as peças danificadas... na esperança de ser somente a carcaça e alguma coisa do trambulador!
Abraços e agradeço a compreensão do dono do tópico e a paciência de todos...
Espero alguma dica!!!
Pablo
Não esta completamente correta a sua informação quanto a especificação de parafusos.O correto é:
O material que o parafuso é feito vem estampado na sua cabeça na forma de um código de dois números no formato XX.Y. Por exemplo, 5.8, 8.8 ou 12.9. Saber conhecer esse código é importante por dar uma boa idéia da resistência do parafuso e para determinar o torque de aperto máximo. O primeiro número (XX) multiplicado por 10 diz o limite de resistência à tração do parafuso e o segundo número (Y) multiplicado por (XX) o limite de escoamento. Por exemplo, um parafuso 12.9 possui 120kgf/mm² de resistência e 108kgf/mm² de limite de escoamento.
Informação retirada do site http://www.endurohp.eng.br/mecanica/rosca/parafusos.html
[]s
Peter
Peter, obrigado pela informação. Pelo menos na loja onde compro só existe essa resistência para este parafuso. Mais resistente só alen. Mas achei a cabeça grande demais :mrgreen: . Onde sempre quebra é na rosca, então comprei um maior para deixar a parte sem rosca, que é mais resistente, no ponto onde quebra. Vamos ver se agora dá certo.
Pablo, já passei exatamente por este problema. No meu caso foi um parafuso, aliás, ô coisa mal feita, que segura o trambulador que se soltou. Este foi pressionado contra a caixa pela quinta marcha. O resultado vc já conhece.
É fácil de resolver mudando o tipo de parafuso, mas terá que descer o câmbio e mandar tampar o buraco com solda para alumínio . A engrenagem não quebrou.
Ab
Pablo.pinto2007
27/03/2010, 14:52
Tá vendo Fórum também é cultura... boa!!!
Voltando ao assunto do meu problema (que cara intrometido!!!).
Eis realmente a causa do problema, e como todos aqui possuem a mesma caixa, vou compartilhar as informações.
Nas fotos abaixo vemos o problema, quando tirei o tapete (E.V.A.) vi que a coisa estava realmente errada, a alavanca estava frouxa e faltando um parafuso, e o mecânico já havia me dito pra tomar cuidado para não tirar aqueles parafuso mais interiores, e sim os exteriores para retirar a alavanca com o trambulador inteiro. Pois bem o parafuso que estava faltando era o que desmonta o trambulador e não o que retira o mesmo da caixa, causando assim a quebra da carcaça.
O parafuso caiu denro da caixa e uma das molas também, assim na outra foto dá pra ver onde ficou a mola, mas o parafuso, só quando desmontar a caixa para trocar a carcaça...
Então a dica que queria dar era essa, sempre verificar a situação dos parafusos do trambulador, pois ele monstrou os sintomas e eu os ignorei, primeiramente ficou um barulho bem sutil quando passava a primeira marcha, ou seja, quando forçava para o lado do parafuso que estava frouxo...... Resultado, por puro capricho, preguiça, ou sei lá o quê, perderei a trilha de amanhã, e ainda tomei esse prejuízo, de ter que trocar a carcaça... mão de obra e tal.... pois a peça tenho uma reserva, na verdade tenho uma caixa inteira na reserva... mas terei que repor a peça, para não ficar desfalcado.....
Abraços e qualquer dúvida, é só perguntar!
Olá pessoal.
Gostaria muito a ajuda de vcs. :cry:
Uns dos poucos mecânicos que "consertam" minha nave russa colocou trava química no parafuso. Tive muito trabalho para tirar o que sobrou dele e tive tambem que refazer a rosca. Acontece que aquele parafuso cônico usado para se fazer rosca (de aço cromo), quebrou lá dentro. :putz::putz:
Alguem tem alguma idéia de como tira-lo ? Broca comum nem arranhão faz no aço cromo.
Obrigado
Flugêncio
28/03/2010, 16:52
Alguem tem alguma idéia de como tira-lo ? Broca comum nem arranhão faz no aço cromo.
Obrigado
Com jeito e solda elétrica:-D:-D
Com jeito e solda elétrica:-D:-D
Boa Flugêncio ! :concordo:
Nada como um forum de bons camaradas! :grin:
Ps: só preciso arrumar a solda
ab
Pablo.pinto2007
28/03/2010, 21:07
Bem, não estou sabendo que parafuso é esse da quinta, é necessário pra desmontar o câmbio?, pois senão troca logo a peça, Ah! no seu caso já está desmontado né isso? Já que está fora, já que já está todo arrebentado, buraco maior que o original, e com um "macho"(nome dado ao abridor de rosca) dentro.... eu pensaria duas vezes antes de colocar essa peça novamente.
Agora eu já quebrei macho dentro de peça, com um jeitinho dá pra tirar, pois se usou de maneira correta a rosca está bem folgada pra ele, ainda mais por ser cônico...
Sei não!!!!
Abraços!
Bem, não estou sabendo que parafuso é esse da quinta, é necessário pra desmontar o câmbio?, pois senão troca logo a peça, Ah! no seu caso já está desmontado né isso? Já que está fora, já que já está todo arrebentado, buraco maior que o original, e com um "macho"(nome dado ao abridor de rosca) dentro.... eu pensaria duas vezes antes de colocar essa peça novamente.
Agora eu já quebrei macho dentro de peça, com um jeitinho dá pra tirar, pois se usou de maneira correta a rosca está bem folgada pra ele, ainda mais por ser cônico...
Sei não!!!!
Abraços!
A peça continua boa, Pablo. Eu primeiro retirei o que restou do parafuso com uma broca quase do seu tamanho. Como foi colocada trava química (aliás não a usarei novamente como fez o mecânico), então refiz a mesma rosca. Estava quase pronto quando coloquei um pouco mais de força, travou e quebrou. Fazendo e aprendendo. :parede:
Ab
Pablo.pinto2007
29/03/2010, 09:15
A peça continua boa, Pablo. Eu primeiro retirei o que restou do parafuso com uma broca quase do seu tamanho. Como foi colocada trava química (aliás não a usarei novamente como fez o mecânico), então refiz a mesma rosca. Estava quase pronto quando coloquei um pouco mais de força, travou e quebrou. Fazendo e aprendendo. :parede:
Ab
Com certeza é assim mesmo...
Só aprende errando!
Abraços!
Pablo.pinto2007
10/04/2010, 14:47
Pessoal... se vocês quiserem e permitirem poderei postar e contar a solução para o meu caso... a trinca da carcaça traseira do câmbio...
Fico aguardando interessados (caso queiram compartilhar a experiência)!!!
Abraços!
Pessoal... se vocês quiserem e permitirem poderei postar e contar a solução para o meu caso... a trinca da carcaça traseira do câmbio...
Fico aguardando interessados (caso queiram compartilhar a experiência)!!!
Abraços!
E porque não ? :pipoca:
Abs
Pablo.pinto2007
11/04/2010, 10:05
Ok! Vou dar um refresh no meu caso!
O trambulador afrouxou um dos parafusos, ou melhor, afrouxou geral, mas só chegou a cair um parafuso dentro da caixa... pois os mesmos não foram montados com arruela de pressão ou porca travante (um absurdo).
Pois bem, estava eu andando e de repente um barulho característico de engrenagem pegando em algo... mais a frente se calou, parei, fui a uma reunião e 4 horas depois, peguei o jeep e sai, não andou 200 metros, de novo o barulho, só que dessa vez travou algo (pelo barulho) e continuou cantando... bem parei dei ré e nada de acabar, fui pra casa bem devagarinho... coloquei ele na garagem com piso cerâmica e no outro dia estava lá a poça de óleo... fui analisar e vi que a carcaça estava trincada e o trambulador estava solto... como tem em fotos passadas, deu pra ver o pedaço de uma mola...
Semana passada eu mesmo me atrevi a desmontar a danada... retirei os cardãs, dianteiro e traseiro, retirei a reduzida (o maior trabalhão)(sozinho debaixo de um CJ sem elevacar, pra tirar uma caixa pesada, cheia de óleo)....enfim saiu... e aí fui desmontar a tampa traseira do câmbio... tirei todos os parafusos, e nada, abri o carter do câmbio e vi que tem outro parafuso que trava por dentro, aí sim retirei o parafuso e a carcaça saiu, é lógico que deu trabalho pois tem que girar pra poder passar pela engrenagem da 5ª... deu trabalho pois não retirei o câmbio do motor, somente a parte traseira do câmbio....
Levei pra bancada, limpei tudo, está tudo sujo de areia (por fora é claro), e desmontei os rolamentos e a flange de adaptação e notei que teria que mandar pro torneiro adequar uma medida... feito isso, agora as peças já estão em casa aguardando a montagem...
Depois posto as fotos e se deu tudo certo.
O meu mecânico me cobrou R$ 150,00, pra desmontar e montar... resolvi tentar economizar esse dinheiro e até agora o que gastei foi R$ 15,00 pro torneiro ajustar uma medida e fazer três furos, estopa, duas chaves 14/15 e 15/16, pois onde fui comprar não tinha 15/16 (as únicas medidas que ainda não tinha), uma chave soquete nº 14, somente...
Peço uma dica, fiz a besteira de não lavar o CJ antes de desmontar tudo e o mesmo está muito sujo, com bastante areia e alguma coisa de piçarra (muito pouco), ainda por cima que quando a carcaça quebrou derramou óleo e a areia grudou ainda mais...
Hoje está tudo aberto, tanto o carter, quanto a parte traseira do câmbio, e não gosto de seboseira... aí eu pergunto: posso mandar ver água com jato (caseiro), ou é melhor limpar as partes que receberão o silicone (juntas) com estopa, embebida em solvente (para limpar alumínio não tem coisa melhor) e lidar com a areia mesmo...
Pois fiquei com medo de pegar areia nos rolamentos e tal e não conseguir limpar direito e isso danificar e ter que abrir de novo... pelo menos eu aprendo a lavar antes de mecher...
Abraços!
Pablo.pinto2007
11/04/2010, 21:43
Algumas fotos da cena...
Hoje coloquei a mão na massa para montar a nova carcaça...
Limpeza geral da carcaça e aproveitei para pintar a adaptação da reduzida e o carter do câmbio que estava bem oxidado...
Numa das fotos está a Perigosa, veículo de apoio (tornado)...
Na semana estarei terminando, amanhã pela manhã comprarei a tinta vermelha, pra ficar igual a reduzida.
Ah! tem uma foto também do parafuso que foi "usinado" pela engrenagem.
As fotos!
Com jeito e solda elétrica:-D:-D
Arrumei uma solda elétrica e tentei "desbastar" aquele imprestável fazedor de rosca aço cromo. Só que agora a situação piorou . A solda se acumulou em cima do filho da :evil: e até aderiu um pouco na lateral do cano :parede:. Amanhã ligo para o torneiro e ver se ele dá um jeito. O que fiz errado? :cry: Alguem tem mais alguma idéia ?
Abs
Pablo.pinto2007
21/04/2010, 12:47
Pessoal, só pra dar um feed back, terminado o serviço, aparentemente tudo ok, fui à praia domingo, tudo beleza, e ontem encaramos uma trilha noturna... chamada por aqui de trilha da chesf... entramos às 21:00 e terminamos de fazê-la às 4:00 da manhã, sem contar deslocamento, pois cheguei em casa às 5:00 e uns quebrado... show de bola aprovado o serviço! Depois de lavar, vou conferir os óleos e o aperto dos parafusos.
Abraços!
Olá pessoal.
Gostaria muito a ajuda de vcs. :cry:
Uns dos poucos mecânicos que "consertam" minha nave russa colocou trava química no parafuso. Tive muito trabalho para tirar o que sobrou dele e tive tambem que refazer a rosca. Acontece que aquele parafuso cônico usado para se fazer rosca (de aço cromo), quebrou lá dentro. :putz::putz:
Alguem tem alguma idéia de como tira-lo ? Broca comum nem arranhão faz no aço cromo.
Obrigado
Olá camaradas !
Estou escrevendo para comunicar a solução dada para retirar o macho de aço cromo.
Quem acompanhou o histórico sabe que todo este problema foi ocasionado porque um mecãnico usou trava química achando que desta forma o tal parafuso não quebraria mais.
É por isso (e por vários outros motivos) que evito ao máximo levar meu jeep a mecânicos.
O torneiro ao qual levei a peça (não sei o nome, mas é uma peça interiça de aço que possui um conjunto de quatro engrenagens) disse que seria impossível retirar o macho e que estaría condenada.
Descobri que o aço cromo não pode seu perfurado mas pode ser desbastado usando uma broca montada (broca com um tipo de pedra na ponta do mesmo material usado em esmeril ).
Agradeço as tentativas de soluções dadas pelos companheiros bem intencionados e alerto para o fato de que não deixem colocar trava química neste parafuso porque vai quebrar do mesmo jeito.
Basta apertar o parafuso com uma arruela de pressão e só.
Se quebrar novamente ninguem terá tanta dor de cabeça como eu tive.
Fazendo e aprendendo. :parede:
Abraço a todos
Bom dia Camaradas ! :-D
Existe uma tampa de borracha que veda justamente o orifício no câmbio onde se localiza o famigerado parafuso. Alguem sabe se existe de outro veículo que sirva lá ? :pensativo:
Ab
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