Conectar

Ver Versão Completa : Jeep trepidando

gpolachini
05/03/2010, 00:18
Pessoal,

Meu jeep está apresentando uma trepidação extrema quando chega perto de 40 km/h. Ao pisar na embreagem ou desengatar o jeep a trepidação para, ou seja a trepidação vem do motor mesmo, se estiver a menos de 35KM/h não tem essa trepidação, se passar dos 45KM/h a trepidação tambem para, ela acontece só na faixa dos 40 km /h mesmo.
Alguem saberia me dizer o por que disso ?

Obrigado

Jacimar
05/03/2010, 07:35
Pessoal,

Meu jeep está apresentando uma trepidação extrema quando chega perto de 40 km/h. Ao pisar na embreagem ou desengatar o jeep a trepidação para, ou seja a trepidação vem do motor mesmo, se estiver a menos de 35KM/h não tem essa trepidação, se passar dos 45KM/h a trepidação tambem para, ela acontece só na faixa dos 40 km /h mesmo.
Alguem saberia me dizer o por que disso ?

Obrigado

Bom dia prezado ! pelos sintomas deve ter algum coxim, do motor ou caixa de transferência, quebrado, boa sorte !

Flaibam
05/03/2010, 08:17
Digite shimmy no campo de busca e vai encontrar muitos tópicos falando sobre o mesmo assunto. Existem várias possibilidades. Mas se atente para duas coisas: se você mudou a altura do jeep é preciso reconfigurar a suspensão; e veja se há folga excessida na suspensão atual, qualidade dos amortecedores, molas, etc...

Zé Renato
05/03/2010, 08:22
Além do coxim como foi dito, verifique o cardan trazeiro e os pneus dianteiros. Outra coisa é... seu jeep está com pouca potência ou desenvolve normal ? Se estiver, pode ser uma vela ruim, verifique o estado delas.Vela ruim gera trepidação no motor e perda de potência.:concordo:

Leco1974
05/03/2010, 13:52
Alguém poderia me dizer o que geraria trepidação no meu jeep? Qdo está parado e eu arranco num sinal, p ex, ele trepida pra caramba, parece que vai rachar no meio, mesmo pisando pouco no acelerador. É 4cc apenas, que diabos pode ser isto? Obrigado.

Jacimar
05/03/2010, 14:06
Alguém poderia me dizer o que geraria trepidação no meu jeep? Qdo está parado e eu arranco num sinal, p ex, ele trepida pra caramba, parece que vai rachar no meio, mesmo pisando pouco no acelerador. É 4cc apenas, que diabos pode ser isto? Obrigado.

Boa tarde prezado ! pelo sintoma deve ser a sua embreagem que já está gasta . . . não sei se há um paliativo :pensativo: ou então é realmente por estar acelerando muito pouco, tente elevar a rotação e arrancar para ver se melhora, um abraço !

gpolachini
05/03/2010, 14:42
Amigos,

Vou verificar essa dica do coxim, mais me tirem uma duvida, se fosse coxim ele não deveria trepidar em marcha lenta tambem, ou em rotações mais altas ?
O que estou achando engraçado é que ele só trepida na faixa dos 35 km/h ou 45 km/h.

Abraços

Flaibam
05/03/2010, 14:58
O sincronizado da primeira marcha também costuma dar esse feito. Cada um custa uns 70 reais e compensa trocar todos (um pra cadamarcha) porque a mão de obra é cobrada uma vez só. Mas, no "aperto", troca só a da primeira mesmo - se é que é esse o problema.

Jacimar
05/03/2010, 15:07
Amigos,

Vou verificar essa dica do coxim, mais me tirem uma duvida, se fosse coxim ele não deveria trepidar em marcha lenta tambem, ou em rotações mais altas ?
O que estou achando engraçado é que ele só trepida na faixa dos 35 km/h ou 45 km/h.

Abraços

Olá ! ele só trepida nessa velocidade, porque é quando as massas girantes entram em ressonância, devido aos pequenos desbalanceamentos do motor, cardã etc, nesse momento eles se somam e vibram, devido a falta de apoio no chassi.

Nó ! parece até o Leopoldo respondendo :oops: . . .

Leco1974
05/03/2010, 15:08
Obrigado pelas dicas Flaibam. Acelerar mais não adiantou ... já tentei e quase "rachei" o jeep, pulou tanto que se eu não estivesse de cinto tinha voado pra fora dele. Acho que deve ser o sincronizado, pq ele teve problema na cx antes de eu comprá-lo e parece que deu "crepe" dentro da garantia e o mecânico teria refeito. Refez mesmo? Fez certo agora? Sei lá, para saber só levando em outro cara. Como meu jeep tá encostado pra reforma,vou pedir para olharem isto. Obrigado pela dica. Abs. Alex.

Flaibam
05/03/2010, 15:34
Leco, preste atenção também na engrenagem da primeira marcha. Se o sincronizado estava com problema há muito tempo, ele vai moendo a engrenagem. Daí o gasto é maior. É o que chamam de "fazer o câmbio". Câmbio bem feito só em mecânico de confiança mesmo. Tem "espertões" que trocam apenas uma engrenagem mas cobram por todas. Sintoma da engrenagem ruim: a marcha escapa com o carro em movimento.

Leco1974
05/03/2010, 15:48
Ok. Tá anotado aqui na agenda pra não esquecer. Escapar marcha não acontecia. As marchas engatam que é uma beleza, mesmo sendo a 1a. seca. Obrigado pela atenção.

Will4x4
05/03/2010, 17:21
o carro do meu sogro (que nao é jeep) acontecia a mesma coisa quando ia arrancar, o painel quase caia no colo do motorista entao até que um dia o motor caiu pois era um calço do motor que tinha bailado.

Flaibam
05/03/2010, 17:31
Daniel, acho foi o coxim do motor que ressecou e se rompeu, certo? É outra possibilidade. Por isso eu recomendei, logo nas primeiras mensagens deste tópico, que se faça uma busca aqui no fórum porque existem muitas possíbilidades e o assunto já foi bem discutido, se bem que sempre aparece uma nova causa para o problema.

quintino
30/04/2012, 21:47
Amigos,
Meu jeep esta com o mesmo problema. Antes não fazia... eu troquei o motor, caixa, feixo molas (coloquei espiral) coloquei amortecedor a mais na parte traseira (4). Quando arranco ele trepida, meu cardan estava com soldas, etc... Peguei hoje no torneiro mecanico e continua a vibração. Fiz a peca nova. Ouvi dizer que tenho que calibrar o cardan, alguem ajuda!!!

georgevalle
01/05/2012, 10:02
Olá Quintino, pena que os amigos deste tópico não postaram como resolveram os problemas deles que são bem distintos, no teu caso creio que seja embreagem mas como disseram antes pode ser um monte de coisas como os coxins do motor muito frouxos ou estragados outra possibilidade é o teu diferencial tambem rotacionar na arrancada (a minha rural fazia isso quando os grampos de molas frouxavam) este é o mais facil de identificar pede para alguem ficar olhando o diferencial enquanto arranca e ver se ele trepida erguendo a ponta do diferencial (onde sai o cardã) e tambem se estiver com o 4x4 ligado não vai trepidar (pelo menos bem menos), essa história de calibrar o cardã é para balancear ele, essa vibração só vai aparecer depois que o jeep estiver a uma boa velocidade.

Angelo Avelar
01/05/2012, 13:56
olhe os cardans, se não estão empenados, desbalanceados, se as cruzetas estão alinhadas, as luvas se não tem folgas...

quintino
01/05/2012, 21:14
Reparei também que usar o freio ele trepida também!! O cardan acho que é pouco provavel, tendo em vista que acabei de tirar do torneiro mecanico!! É novo...
#Help

rodrigo.hoffman
01/05/2012, 21:46
Reparei também que usar o freio ele trepida também!! O cardan acho que é pouco provavel, tendo em vista que acabei de tirar do torneiro mecanico!! É novo...
#Help

Pode ser uma porrada de coisas..

Como foi feito essa adaptação de molas espirais?? Trocou pneus?? Embreagem é nova??

[ ]´s

quintino
01/05/2012, 22:03
Então, foi feito meio "artesanal" eu mesmo coloquei a mão e fui fazendo. Quando via que não ia dar conta de algo, conversava com amigo meu mecanico. Rererente as molas espirais, retirei os fechos antigos, coloquei molas espirais, uma barra estabilizadora (dianteira/traseira) coloquei mais dois amortecedores (4 traseira). Jeep ficou mais alto, Devo ter errado em algo. Referente a embreagem, coloquei um kit que é usado aqui em Floripa, segundo pessoa da Embreacar (disco omega no plato do AP 2.0).
Amanhã estou levando pra fazer a elétrica, eu nao andei muito depois de pronto (troca motor), apenas manobrei e dei volta quadra...
Vou bater umas fotos e colocar aqui, talvez possa contribuir pra solucionar ou apontar erros!!
Um abraço.

Pode ser uma porrada de coisas..

Como foi feito essa adaptação de molas espirais?? Trocou pneus?? Embreagem é nova??

[ ]´s

georgevalle
02/05/2012, 07:30
O acionamento da embreagem é por cabo?

georgevalle
02/05/2012, 07:30
O coxim da reduzida como ficou, lembre de tirar fotos destes detalhes tambem.

quintino
02/05/2012, 14:10
Deixei na oficina pra fazer a eletrica (toda), vou bater umas fotos amanhã. Publico em seguida.
Na real, meio que desanimei. Fiquei numa angustia/ansiedade absurda pra ver rodando, e agora com essa trepidação, fiquei baixo astral.
Vou esperar sair da eletrica pra verificar os erros.
Amanhã coloco as fotos aqui.
Forte abraço.

quintino
02/05/2012, 15:10
Pensei em fazer balanceamento também... talvez possa ser detalhe assim!

georgevalle
03/05/2012, 07:43
Este sintoma (trepidar ao arrancar) não tem nada a ver com balanceamento ou cardã com cruzetas desalinhadas ou com folga no entalhado, ou é coxim do motor/cambio frouxo ou muito mole ou é no acionamento da embreagem ou o diferencial solto e todos estes defeitos são facilmente identificaveis visualmente por exemplo pede para alguem arrancar com o jeep e presta atenção se o motor ou diferencial vai tremer e assim vai buscando a solução sabendo exatamente onde está o problema, você vai ver que a solução será bem mais facil que imagina.

Sergioporto
03/05/2012, 14:03
Este sintoma (trepidar ao arrancar) não tem nada a ver com balanceamento ou cardã com cruzetas desalinhadas ou com folga no entalhado, ou é coxim do motor/cambio frouxo ou muito mole ou é no acionamento da embreagem ou o diferencial solto e todos estes defeitos são facilmente identificaveis visualmente por exemplo pede para alguem arrancar com o jeep e presta atenção se o motor ou diferencial vai tremer e assim vai buscando a solução sabendo exatamente onde está o problema, você vai ver que a solução será bem mais facil que imagina.
Qual o motor?Se é outro alem do original quanto tempo faz que trocou?Mexeu na embreagem recentemente?Vibra sem estar andando?Se sim qual rpm aproximada?Vibra mesmo pisando na embreagem?