PDA

Ver Versão Completa : Velas de Pre Aquecimento



ricardolm
15/02/2005, 12:40
PessoALL, beleza?

Acho que minhas velas queimaram, pois o meu Jota ligava super facil, agora eh no minimo 3 partidas para faze-lo funcionar (qdo frio, depois que esquenta, liga na primeira).

Duvidas:
1) Ouvi dizer que eh normal a vela durar ate um ano (achei muiiiiiiito pouco)
2) Alguem sabe como testa-las?
3) No site mundo JPX sita a vela da Bosh, eu pesquisei, custa cada R$74,00!! é isso mesmo ??

[]s sem muito aquecimento.

nerinei
15/02/2005, 13:26
acho que tá meio caro esse valor, eu troquei as 2 por 70 reais....dá uma pesquisada...
Abraços

ricardolm
15/02/2005, 13:52
Ola Nerinei, bele?

Mas eram da Marcas: Bosch Duraterm, ref. 0 250 201 039.?

[]s

nerinei
15/02/2005, 15:47
sei que eram bosh, agora a especificação eu não sei...mas o jota não é o único motor que usa essas velas, então não é coisa do outro mundo pra consegui-las...
meu mecanico trocou quando trocou a bomba injetora...só me mostrou as que tirou e falou que tinha trocado por outras iguais....
pra você é de sp é fácil,a oficina dele é em santo andré, dá uma perguntada pra ele, zé geraldo na mecanica j.alves....tel 4453-6094....ele pode te falar como testar as velas tbm....
Abraços

Sukys
16/02/2005, 00:15
Ricardo,

Embora seja possível, não é comum os quatro elementos de aquecimento (velas) queimarem ao mesmo tempo. Seja lá o que for, mesmo sem ter maiores informações sobre as mesmas é muito fácil testar, só que antes disso o bom senso manda testar a alimentação elétrica das mesmas.

Chave de ignição ligada, motor parado, verifique se existe tensão elétrica DIRETAMENTE nos terminais de TODAS as velas. Se a vela utilizada tem apenas um terminal, nele deverá encontrar uma tensão positiva (a mesma da bateria), se for de dois terminais, entre eles encontrará a mesma tensão.
Não havendo tensão procure por problemas na fiação ou no termostato (NOTA).

Havendo tensão, é hora de checar as velas e para isso precisará de um Ohmímetro ou, na falta dele, uma lâmpada comum de 12 volts, de preferência do tipo utilizado em luz de freio ou lanterna (não é conveniente utilizar lâmpadas de pouca potência ou mesmo indicadores de tensão à base de led's).
Com Ohmímetro e mesmo sem saber o valor exato da resistência das velas (que normalmente não passa de poucos Ohm's) verificar se o valor de todas está relativamente correto. Ou seja, o valor da resistência de todas elas tem que ser mais ou menos idênticos, com uma tolerância na casa de 10~20%. Para efetuar este teste a fiação da alimentação elétrica tem que estar obrigatoriamente desconectada da vela e a verificação tem que ser feita entre o terminal da vela e a carcaça ou (se for o caso) entre os dois terminais. Caso alguma delas esteja fora do padrão encontrado deverá ser substituída, ou caso todas elas apresentem uma resistência muito elevada (dezenas de Ohm prá mais) todas devem ser substituídas.
Com lâmpada, conecta-la em série com a alimentação da vela (chave de ignição ligada) e verificar se a lâmpada acende com a mesma luminosidade em todas as velas. Como a resistência da vela é muito pequena a lâmpada deverá acender com boa luminosidade. Caso não acenda em alguma, é indicação de vela pifada.

NOTA: não tenho certeza sobre o JPX (e até então nem se sabe se a instalação do seu está original) mas alguns motores diesel tem na fiação das velas um termostato (ou relê de tempo) que desabilita a alimentação elétrica das velas depois de algum tempo em que a chave de ignição foi ligada. Ou seja, para fazer os testes acima é recomendável não manter a chave de ignição ligada por muito tempo. Por outro lado, caso não exista alimentação elétrica nas velas convém checar a existência - ou não - do termostato ou relê de tempo. Vai que é ele que está pifado...

ricardolm
16/02/2005, 09:56
Ola Sukys, beleza? :wink:

Valeu pela explicacao, apos testar descobri que tenho 2 velas queimadas, vou trocar hoje :!:

A unica coisa que eu achei é que foi muito caro a unidade (R$70,00) para durar apenas um ano (de acordo com o mecanico)

[]s

AdrianoJPX
16/02/2005, 22:35
O valor das velas é mais ou menos isso mesmo.
Com relação ao relê, que faz com que a vela se aqueça quando na partida, (caixinha azul próxima ao hidrovácuo) o meu deu pane pois não estava mais acionando as velas.
A solução seria trocar, porém pelo preço elevado desse dispositivo instalei um botao no painel que eu aperto quando da partida. Esse botão faz a corrente passar para as velas acendendo a luz amarela. Deixo-o apertado até a luz do painel se apagar.
Verifiquei algumas vantagens com isso:

1ª) Questão de segurança - Se alguém quiser furtar meu carro vai ter uma grande dor de cabeça para ligá-lo;
2ª) Saiu muito mais barato do que se eu comprasse outro relê desses.
3ª) Quando o motor está quente e eu preciso religá-lo, posso fazê-lo sem a necessidade de aquecer as velas novamente, dessa forma eu as preservo por mais tempo.

gvogetta
01/03/2005, 01:11
Ricardo,

A durabilidade das velas Bosch normalmente é bem maior, no meu caso excedeu a dois anos (só não duraram mais porque troquei o motor antes das velas pifarem...) as de 1 ano são de marcas genéricas... A segunda melhor é a argentina Sparco...

Aqui em Curitiba, vi em janeiro por 58,00 cada (Bosch) numa autopeças aqui perto de casa. De qualquer forma sugiro dar uma pesquisada, pois a oscilação de preços para estas peças é bem grande...

Não sei se já comprou as velas, eu estava viajando e estive fora alguns dias. Tenho um jogo de Bosch novo, sem uso. Se quiser te vendo por 40,00 cada, pois foi o que paguei no início do ano passado quando comprei...

saudações,

ricardolm
01/03/2005, 10:15
Ola Getulio, beleza?

Eu ja coloquei, pois tive medo de estragar o motor de arranque, coloquei as da bosh que vc recomenda no site, ficou muito bom!

[]s

gvogetta
01/03/2005, 23:14
Beleza! :D

Saudações,

Adilson Mancebo
04/03/2005, 15:35
Embora você já tenha comprado as velas, isto pode ajudar a outros.
Em dezembro comprei as 4 velas por R$100 na Feijão Auto Peças (21) 3860-4151. Quanto a durabilidade, as do J não sei mas tenho uma Sportage 95 e nunca foi necessário trocar as velas.
Adilson

ricardolm
04/03/2005, 17:23
Valeu Adilson pela dica!! :wink:

[]s

Rogério Barthy
28/09/2005, 14:41
Sou proprietário de um CJ-5 Willys, e o esposo de uma colega de trabalho, que possui um "J", está precisando trocar a (s) vela (s) do motor e solicitou minha ajuda.
Ainda não ví o veículo, somente as 2 velas que ele comprou e que a esposa dele me entregou.
Gostaria de saber se será difícil a troca ou se é preciso alguma informação complementar ou cuidado especial (pulo do gato).
Quanto aos testes para saber qual a vela a ser trocada, já entendí como fazer !
Aguardando orientações e ajuda,
Agradeço antecipadamente.
Rogério

ricardolm
28/09/2005, 15:38
Ola Rogerio, beleza?

A troca nao é dificil, desde que vc tenha ferramentas adequadas, vc tem que tomar um cuidado muito grande para nao quebrar a vela e deixar um pedaco dela no bloco, quase aconteceu com o meu! :putz:

Do resto é mamão com açucar!! :concordo:

[]s

Rogério Barthy
29/09/2005, 17:08
Tentei tirar as velas hoje mais não conseguí.... A chave não está cabendo no espaço e ainda, a viatura por estar parada a mais de 3 meses, está com 2 cm de poeira e sujeiras diversas..
As velas estão muito apertadas e me parecem que soldadas no bloco.
Algum jeito de amolecer um pouco ?
Para o teste, é só desconectar o fio e colocar uma lâmpada entre, para verificação da vela (não é isso )?
Qual seriam as ferramentas para conclusão do serviço ?
Ainda por cima, a bateria está descarregada e talvez terei que dar um tranco para que pegue e possa levar para um local com mais claridade, conforto e limpeza.
Alguma orientação para o tranco para que o motor funcione ?
Agradeço toda e qualquer ajuda.
O dono não sabe nem o que seria uma chave de fenda....
(Bem pior que eu !!!!!!)

Rogério

Augusto Braga
29/09/2005, 17:35
Fala Rogerio, Eu acho desaconselhavel Vc dar tranco no Jota pra funcionar., melhor seria colocar um cabo de chupeta em outro carro ou trocar a bateria por uma carregada, de repente o bicho deve pegar e Vc procura um lugar melhor p/ trocar as Velas. Esta é aquela pick-up que Vc tinha falado? Grd Abrs.

ricardolm
29/09/2005, 17:49
Ola Rogerio, bele?

Se vcs nao tem intimidade com mecanica :stop: , cara desaconselho a tentativa :discordo: , vale a pena gastar uns R$50,00 com um mecanico :concordo:

[]s

GuTo_Cerulli
30/09/2005, 09:04
OPa blz?

Então, pode usar a vela da Kombi diesel, da na mesma, é mais fácil de encontrar e quando eu comprava (coisa de dois anos atrás), tava por volta de LT$ 30,00, na maioria das auto peças...

[]'s

Augusto Braga
30/09/2005, 11:31
A Automix ta vendendo a 68,00 o jogo de velas. Abrs

Rogério Barthy
07/10/2005, 08:04
As velas, eu já tenho, só precisando saber a ferramenta necessária para retira-las, devo levar o "J" para um mecânico efetuar a troca das mesmas, mas gostaria de saber a ferramenta e como proceder, para que o "mechanico" quando for fuças, eu possa avaliar se ele sabe ou não o que está fazendo (a viatura não é minha e o dono está longe ).
Rogério

nerinei
12/10/2005, 12:05
Rogério,
eu troquei as do meu jota, usei só uma chave estrela 13 mesmo.....agora tive que desmontar o coletor de admissão pra ter acesso as velas...senão não tinha posição pra chave....
Abraços