Ver Versão Completa : Ventuinha do AC no TJ Alguem já adaptou?
MARCELOLUCHESI
03/03/2010, 16:30
Pessoal por incrivel que pareça esse detalhe nunca tinha verificado no Wrangler, percebia que em dias muito quentes no transito ou no meio de trilha sem vento, quando ligo o A/C a temperatura do motor sobe,
Hj abri o capo para verificar se a ventuinha do ac estava funcionando e BINGO! o TJ não tem ventuinha auxiliar para o AC, Nunca tinha me apegado a esse detalhe.
Então quero saber do pessoal se alguem já adaptou alguma ventuinha eletrica no TJ, e qual modelo.
E o Pessoal das XJs, como que é? tem ventuinha do ac?
Pessoal por incrivel que pareça esse detalhe nunca tinha verificado no Wrangler, percebia que em dias muito quentes no transito ou no meio de trilha sem vento, quando ligo o A/C a temperatura do motor sobe,
Hj abri o capo para verificar se a ventuinha do ac estava funcionando e BINGO! o TJ não tem ventuinha auxiliar para o AC, Nunca tinha me apegado a esse detalhe.
Então quero saber do pessoal se alguem já adaptou alguma ventuinha eletrica no TJ, e qual modelo.
E o Pessoal das XJs, como que é? tem ventuinha do ac?
Marcelo boa noite!
Voçê pode ir direto a uma loja de arcondicionado que o pessoal lá sabe que tipo de eletroventilador deve usar.
Depende do tamanho do condessador que o seu carro tem.
Abs. Lima
MARCELOLUCHESI
03/03/2010, 21:51
Ok vou passar na climatiza aqui em cxs eles são especialisados em AC, mas eu acho que deve ter aqui na lista um pessoal que adaptou ventuinha eletrica, para tambem servir como auxiliar na trilha em TJs. Vamos ver se o pessoal dos Tjs se manifestam.
Mas de qq forma muito obrigado, eu vou dar uma passada na climatiza.
Jeanilson
03/03/2010, 23:04
Marcelo,
Não cheguei a ficar muito tempo parado com o ar condicionado ligado na minha viatura para poder opinar, mas vai uma sugestão:
Como está a ventoinha original da sua viatura? Pode ser que o acoplamento viscoso na ventoinha já esteja gasto, diminuindo a capacidade de ventilação da mesma.
Por mim vale a pena verificar esse item antes de partir para adaptações como a instalação de uma ventoinha elétrica.
[]'s
Julio Rebello
03/03/2010, 23:24
Pessoal por incrivel que pareça esse detalhe nunca tinha verificado no Wrangler, percebia que em dias muito quentes no transito ou no meio de trilha sem vento, quando ligo o A/C a temperatura do motor sobe,
Hj abri o capo para verificar se a ventuinha do ac estava funcionando e BINGO! o TJ não tem ventuinha auxiliar para o AC, Nunca tinha me apegado a esse detalhe.
Então quero saber do pessoal se alguem já adaptou alguma ventuinha eletrica no TJ, e qual modelo.
E o Pessoal das XJs, como que é? tem ventuinha do ac?
Srs,
ha pouco tempo estive em uma loja de refrigeração e por acaso percebí que eles vendem peças de ar automitivo tb. O caso foi que o vendedor me mostrou quatro eletro-ventiladores, indo de 4 a 20 polegadas na seção quadrada e todos com no máximo 10cm de espessura.
caso os Srs tenham ideia de melhorar o desempenho, fica a minha dica.
Ps.: O mais caro, de 20", custava L$90,00.
:concordo:
MARCELOLUCHESI
04/03/2010, 09:06
Opa Jeanilson, Ta tudo funcionando legal,(acoplamento viscos) Com o motor quente desligado você nota que a ventuinha pesa ta tudo OK, e antes de eu comprar o Jeep a 2 anos, o ex dono varetiou e limpou todo o Radiador.
Normalmente ele fica em torno de 95º(eu acho perto dos 100º) Em transito rápido dias fresquinho o ponterinho cai mais ainda. acho que para uns 90º.
Mas se você esta esta em um dia muito quente e transito parado que você é obrigado ligar o A/C a temperatura (no ponteiro) passa dos 100º Não chega ir no vermelho, mas passa dos 100º principalmente em trilha fechada e dias quentes com o a/c ligado.
Eu tive falando com o "macaco Velho", mas agora perdi o contato dele, que tem TJ a muito tempo e ele me comentou que colocou uma ventuinha auxiliar. Ele contou exatamente essa situação.
Eu queria aproveitar o tópico e perguntar para o pessoal que tem XJ como trabalha a temperatura do motor em dias quentes e com o AC ligado? A XJ será que tem ventuinha de a/c?
MARCELOLUCHESI
04/03/2010, 09:09
"Macaco velho" quiz me referir a um dono de TJ que tem a muito tempo e faz trilhas.
Jeanilson
04/03/2010, 09:31
Opa Jeanilson, Ta tudo funcionando legal,(acoplamento viscos) Com o motor quente desligado você nota que a ventuinha pesa ta tudo OK, e antes de eu comprar o Jeep a 2 anos, o ex dono varetiou e limpou todo o Radiador.
Normalmente ele fica em torno de 95º(eu acho perto dos 100º) Em transito rápido dias fresquinho o ponterinho cai mais ainda. acho que para uns 90º.
Mas se você esta esta em um dia muito quente e transito parado que você é obrigado ligar o A/C a temperatura (no ponteiro) passa dos 100º Não chega ir no vermelho, mas passa dos 100º principalmente em trilha fechada e dias quentes com o a/c ligado.
Eu tive falando com o "macaco Velho", mas agora perdi o contato dele, que tem TJ a muito tempo e ele me comentou que colocou uma ventuinha auxiliar. Ele contou exatamente essa situação.
Eu queria aproveitar o tópico e perguntar para o pessoal que tem XJ como trabalha a temperatura do motor em dias quentes e com o AC ligado? A XJ será que tem ventuinha de a/c?
Mais de 90°C em dias frescos :shock:?
Eu acho que as suas temperaturas estão muito altas. Não estou lembrado as temperaturas que o meu marca, mas com certeza fica longe disso.
Qual foi a última vez que foi trocado o fluido do radiador?
[]'s
MARCELOLUCHESI
04/03/2010, 09:47
Eu não lembro direito a marcação do relogio, se não me engano são 3 começa com 40 o min /100 na metade */ e 130com uma faixa vermelha maximo é isso?
Pois é em situações normais, com o Ac desligado ele fica um pouco abaixo dos 100º mas isso no Relogio da temperatura, eu não sei qual é a temperatura correta com certeza tem variação ai!
Mas quando eu ligo o A/C em dias quente conforme expliquei anteriormente e transito pesado o ponteiro passa dos 100º não chega na faixa vermelha, mas vamos dizer, passa 1 a 2mm do 100º isso no relogio, ai você desliga o AC, começa a andar com o veiculo e a temp baixa dos 100º.
Quando você puder fazer um teste com o seu jeep, poste aqui essas informações. Mas escolha um dia quente com motor quente e transito parado para ligar o AC, ai veja se o ponteiro da temp passa dos 100º.
MARCELOLUCHESI
04/03/2010, 09:50
Me esqueci de te dizer, a ultima vez que foi trocado o fluido do radiador foi em março de 2008, 2 anos atrás quando fiz uma revisão geral no jeep. Depois disso andei 4milKM com ele. Rodo muito pouco uso mais para passeio/trilhas. Acho que não faço mais que 200km por mes. Mas faço funcionar toda semana.
Marcelo,
Não sou nenhum expert, mas vamos lá!
A XJ tem ventoinha pro AC. A temperatura fica sempre quase em 100º (um pouquinho antes) e depois de aquecida não sai daí. Pode estar frio, calor com AC ou sem AC. Isso se o sistema estiver todo Ok, com valvula termostática e aditivo na agua na proporção correta.
[]'s
Jader
MARCELOLUCHESI
05/03/2010, 09:06
Obrigado Jader!!!!, Então eu acho que o meu está certo, a temperatura trabalha proximo dos 100º, mas no meu caso como não tenho ventuinha de AC, em transito parado e dias quentes, quando eu ligo o AC passa um pouco dos 100º.
Mas muito obrigado
Jeanilson
13/07/2010, 09:32
Mais de 90°C em dias frescos :shock:?
Eu acho que as suas temperaturas estão muito altas. Não estou lembrado as temperaturas que o meu marca, mas com certeza fica longe disso.
Qual foi a última vez que foi trocado o fluido do radiador?
[]'s
Povo,
Só para corrigir o que disse atrás, acabei descobrindo que o meu sensor de temperatura estava com isolamento, fazendo o marcador mostrar uma temperatura menor do que a real. :putz:
Após um banho de limpa-contato no conector do sensor, a minha viatura passou marcar igual a todos, ou seja, próximo dos 100ºC quando quente.
[]'s corrigidos.
MARCELOLUCHESI
13/07/2010, 10:04
Pô Jean porque que você limpou esses contatos?!?!???
Devia ter deixado como estava!:) Sempre é bom para o psicologico.
Jeanilson
13/07/2010, 14:40
Pô Jean porque que você limpou esses contatos?!?!???
Devia ter deixado como estava!:) Sempre é bom para o psicologico.
Pelo contrário, era péssimo para o psicológico, pois levei um baita susto do marcador :shock:.
Voltando de uma trilha e já no asfalto, à uns 80Km/h vi o ponteiro da temperatura "morto", abaixo dos 40ºC. Como eu sabia que o motor estava quente e lembrando das histórias de outros jipeiros a minha conclusão foi que tinha rompido uma das mangueiras do radiador, deixando o motor seco e fazendo o marcador de temperatura parar de funcionar. E o pior de tudo que eu estava em uma via expressa sem acostamento :putz:. Imagina o G@ag@ço que passei procurando um lugar para parar a viatura e imaginando que o motor podia travar por superaquecimento a qualquer momento :parede:.
Como estava tudo OK com o sistema de arrefecimento, imaginei que o problema estavesse no sensor (na verdade queria que estivesse no sensor, pois se o problema fosse no painel a solução seria mais complicada). Já estava me preparando para comprar um sensor de fora, mas como a limpeza resolveu, deixei como está.
[]'s
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