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Ver Versão Completa : 2 filtros de gasolina



fendrich
03/03/2010, 14:29
Pessoal,

Após um bom tempo, deitei embaixo do meu CJ58 para estudar... Encontrei 2 filtros de combustível, um logo após a saída do tanque, e outro um pouco depois. Este último filtro estava "meio" encostando no motor, então peguei uma abraçadeira e abracei-o na carroceria...

Estranho que, depois disso, ele começou a morrer... A primeira coisa que fiz foi tirar a braçadeira e deixar o filtro "livre" novamente, pois o filtro estava aparentemente vazio.

Só que desde então, ele tem apresentado um sintoma estranho: só funciona se eu "bombo" esse último filtro. Pelo que percebo, sempre que acaba a gasolina desse filtro, o motor morre (óbvio).

Será que tem ar no meio do caminho impedindo o fluxo da gasolina?

Pensei em abrir a mangueira e colocar gasolina por ali, para eliminar qquer ar que tenha.

O que vocês acham?

Rafaminc
03/03/2010, 16:20
Amigo, dois filtros em série não tem necessidade. Se quiser uma boa filtragem, coloca um antes e outro depois da bomba.
O depois da bomba, coloca perto da entrada do carburador para poder enxergar se a bomba está funcionando bem mantendo-o cheio.
:concordo:

fendrich
03/03/2010, 16:41
Outra questão:

A mangueira que sai do tanque, entra e sai do primeiro filtro é "lisa", sem nenhuma proteção.

A magueira que entra no segundo filtro e segue adiante já não é a mesma... É protegida por uma capa d tecido...

Qual a diferença entre elas?

Hoje vou deitar embaixo do jeep e ver se esse segundo filtro está antes ou depois da bomba...

Rafaminc
03/03/2010, 16:57
Outra questão:

A mangueira que sai do tanque, entra e sai do primeiro filtro é "lisa", sem nenhuma proteção.

A magueira que entra no segundo filtro e segue adiante já não é a mesma... É protegida por uma capa d tecido...

Qual a diferença entre elas?

Hoje vou deitar embaixo do jeep e ver se esse segundo filtro está antes ou depois da bomba...

A malha é para garantir um pouco de proteção e resistência a pressão na mangueira. Por via das dúvidas, se já estiverem meio rachadas nas pontas, troca elas por mangueiras próprias para combustíveis. Em casas especializadas em borracha, vc vai encontra-las.

fendrich
03/03/2010, 17:03
Ok em relação às mangueiras.

E em relação a estas "morridas" do motor por aparente falta de combustível nesse segundo filtro... alguma luz no fim do túnel? ou terei que "bombar" manualmente prá sempre?:dance:

Rafaminc
03/03/2010, 17:25
Ok em relação às mangueiras.

E em relação a estas "morridas" do motor por aparente falta de combustível nesse segundo filtro... alguma luz no fim do túnel? ou terei que "bombar" manualmente prá sempre?:dance:

Como vc está bombando combustível? seu motor é a Diesel? Se for diesel, daí sim tem dois filtros em série, aí vc tem que sangrar a bomba...
Agora se for a gasolina, retira um dos filtros antes da bomba, e desengata a mangueira na entrada do carburador, colocando-a dentro de uma garrafa pet. Gira a ignição e veja se mija gasolina ali. Se sair muito pouco, é sinal que algo está entupido, ou sua bomba está cansada.
:pipoca:

guto_udesc
03/03/2010, 17:26
Ok em relação às mangueiras.

E em relação a estas "morridas" do motor por aparente falta de combustível nesse segundo filtro... alguma luz no fim do túnel? ou terei que "bombar" manualmente prá sempre?:dance:
Olá !

Esses seus filtros não estão muito velhos não ?? Podem estar parcialmente entupidos. E a bomba está trabalhando sem problemas ?

Eu utilizo 2 filtros também no BF-161, um antes da bomba e outro depois (próximo a entrada do carburador).

[]s

fendrich
03/03/2010, 17:35
Motor Opala 4cc gasolina.

A cena é a seguinte: andando com o jeep, ele começa a tossir, o motor morre. eu encosto, abro o capô, vou até esse segundo filtro, aperto ele com uma mão (como se estivesse apertando um tubo de silicone) algumas vezes, fecho o capô, ligo o motor e pronto... Saio andando de novo.

Vou ver se esses filtros estão em série ou não, amanhã posto fotos... A dúvida toda é que tudo isso estava funcionando sem tossidas ou morridas até domingo. E a única coisa que eu fiz foi prender esse segundo filtro com uma braçadeira.


Eduardo

guto_udesc
03/03/2010, 17:52
Motor Opala 4cc gasolina.

A cena é a seguinte: andando com o jeep, ele começa a tossir, o motor morre. eu encosto, abro o capô, vou até esse segundo filtro, aperto ele com uma mão (como se estivesse apertando um tubo de silicone) algumas vezes, fecho o capô, ligo o motor e pronto... Saio andando de novo.

Vou ver se esses filtros estão em série ou não, amanhã posto fotos... A dúvida toda é que tudo isso estava funcionando sem tossidas ou morridas até domingo. E a única coisa que eu fiz foi prender esse segundo filtro com uma braçadeira.


Eduardo
Faz um teste trocando esse segundo filtro OU faz um bypass nele só para efeito de teste e verifica se o problema continua.

[]s

fendrich
03/03/2010, 18:13
Pessoal,

Acabei de voltar debaixo do jeep. Constatações: os 2 filtros estão ligados em série.

Anexo seguem fotos de como está a ligação. As fotos estão em sequencia da ligação, ok?

A ligação sai do tanque, passa pelo primeiro filtro (onde ocorre a troca de mangueira). Passa por cima da caixa de câmbio (isso é normal?) e depois entra no segundo filtro. Sobe e vai até a bomba. Da bomba segue direto para o carburador.

Estou pensando em trocar os 2 filtros, deixando um só entre o tanque e a bomba e colocar outro entre a bomba e o carburador (embora exista "pouco" espaço, conforme as fotos).

Alguma sugestão adicional?

Obrigado,



Eduardo

André Luiz Rossetim
03/03/2010, 19:06
Pessoal,


A ligação sai do tanque, passa pelo primeiro filtro (onde ocorre a troca de mangueira). Passa por cima da caixa de câmbio (isso é normal?) e depois entra no segundo filtro. Sobe e vai até a bomba. Da bomba segue direto para o carburador.

Estou pensando em trocar os 2 filtros, deixando um só entre o tanque e a bomba e colocar outro entre a bomba e o carburador (embora exista "pouco" espaço, conforme as fotos).

Alguma sugestão adicional?
Obrigado,

Eduardo

No meu a mangueira passa pela longarina direita (lado motorista), passa de baixo do radiador, e uns 10 cm antes da bomba está o filtro, (de facil acesso). Acho que desta maneira evito pontos mais altos que a bomba (ao passar sobre a caixa de marchas, além da exposição a alta temperatura, a mangueira faz uma curva para cima, e o ar não tem como sair da li) .

Sugiro trocar todas as mangueiras (do tanque ao carburador), e colocar um unico filtro (novo) um pouco antes da bomba - 10 cm. Depois se o carro estiver OK, vc pode incrementar com mais qtos filtros quiser, mas...por enquneto eles representam pontos para gerar duvidas - tente funcionar o carro sem filtro, apenas para testar.

Outra sugestão é vc limpar o tanque, pois se o carro só funciona quando vc """BOMBA"""" o filtro, pode ser que tenha alguma sujeira no niple de saida do combustivel (apenas retirando o niple vc já verifica se há sujeira), e ao bombar o filtro o niple desentope, até que ela seja novamente sugada. O mesmo pode estar acontecendo em qquer um dos filtros.

Qualquer auto peças vende mangueiras e filtro pra combustivel, no meu uso mangueiras de 5 ou 7 mm (dependendo do local)

Boa sorte

fendrich
03/03/2010, 19:42
Obrigado pelas dicas, pessoal. Amanhã mesmo começo a arrumar essa bagunça.

Algum produto especial ou indicado para limpar o tanque?



Eduardo

Jacimar
04/03/2010, 07:28
Obrigado pelas dicas, pessoal. Amanhã mesmo começo a arrumar essa bagunça.

Algum produto especial ou indicado para limpar o tanque?



Eduardo

Bom dia prezado ! já indicaram aqui no fórum : água + querosene, água + diesel, e o Robertux deu uma dica interessante que é colocar uma corrente dentro do tanque na hora de chacoalhar, ela raspa as carepas do tanque, lavei meu galão assim e funciona muito bem . . . depois enxágue com alcool para absorver qualquer resíduo de água e pode montar . . . aproveite e teste sua bóia de combustível, boa sorte !

Dodger
04/03/2010, 07:40
Bom dia!

Só pela coloração dos fitros eu já te digo que eles passaram da hora de trocar a alguns anos.

Vc pode até continuar com 2 filtros, o ideal mesmo é 1 antes e 1 depois da bomba. Aproveita e coloca novas todas as mangueiras do tanque ao carburador, use estas pretas lonadas, as de silicone(trasparentes) ficam escuras e ressecadas muito rápido e num esqueça de prender tudo com abraçadeiras. Ah, jáquê vai mexer, aproveita e lava o tanque. Num vais gastar 25,00 reau pra fazer tudo.

No meu, o motor morria as vezes depois de algum tempo de uso, achei que era bomba já velha(acho era original ainda!!), troquei atoa, era um pequeno furo na tubulação(de aço) de gasolina que passava por dentro da longarina, num chegava a vazar, mas dava ar no sistema e a bomba parava de puxar combustivel....depois de morrer numa bomba nova, troquei os filtros e toda a tubulação original por mangueiras e tudo resolvido.

Rafaminc
04/03/2010, 07:43
Motor Opala 4cc gasolina.

A cena é a seguinte: andando com o jeep, ele começa a tossir, o motor morre. eu encosto, abro o capô, vou até esse segundo filtro, aperto ele com uma mão (como se estivesse apertando um tubo de silicone) algumas vezes, fecho o capô, ligo o motor e pronto... Saio andando de novo.

Vou ver se esses filtros estão em série ou não, amanhã posto fotos... A dúvida toda é que tudo isso estava funcionando sem tossidas ou morridas até domingo. E a única coisa que eu fiz foi prender esse segundo filtro com uma braçadeira.


Eduardo


Bom:
1º Se vc aperta o filtro e o motor volta ao normal, é alguma sujeira entupindo o circuíto.
2º Andar com filtros velhos é igual a andar com pneu furado. A primeira coisa que vc deve fazer é troca-los por novos (R$20,00 + R$1,00 de mangueira), já aproveitando e colocando um deles antes o carburador.
Se trocando os filtros o problema continuar, parta para a limpeza do tanque e a bomba.

:concordo:

niva91
04/03/2010, 11:42
Nao acho que tenha necessidade tantos filtros, não é melhor trocar 1 só regularmente??

Jacimar
04/03/2010, 11:48
Nao acho que tenha necessidade tantos filtros, não é melhor trocar 1 só regularmente??

Boa tarde prezado ! a alegação para isso é que o filtro antes da bomba retém a sujeira que vier do tanque, e o filtro depois da bomba retém qualquer sujeira que desprender dela ( limalha, borracha . . . ) não sei se é válido, pois, os automóveis atuais só tem um filtro, não é mesmo ? mas, acho que são os usos e costumes . . . um abraço !

Rafaminc
04/03/2010, 12:02
O problema é que a maioria do pessoal não usa o Jeep diariamente. Eu por exemplo as vezes fico mais de 1 mês se liga-lo, daí a gasolina cria depósito ou apodrece dentro da bomba e tanque, e se vc não filtrar bem essa meleca, ela vai toda para a cuba do carburador, entupindo o que vier pela frente.

Mesmo com um filtro antes da bomba, se vc abri-la depois de muitos anos, vai achar pedaços de borracha, ferrugem, borra de gasolina... É uma porquera só, rsss...

fendrich
04/03/2010, 12:18
Gustavo,

Acho que se você andar com o jeep todos os dias, um só pode até resolver.

Embora eu também ligue o jeep praticamente todos os dias, vou colocar 2, já que precaução e cuidado com o carburador nunca é demais e um filtro é algo barato e fácil de instalar.

Pessoal, obrigado pelas dicas. Cada dia conheço um pouco a mais do meu jeep e parte deste conhecimento vem de vocês!


Eduardo

Will4x4
04/03/2010, 17:36
Ok em relação às mangueiras.

E em relação a estas "morridas" do motor por aparente falta de combustível nesse segundo filtro... alguma luz no fim do túnel? ou terei que "bombar" manualmente prá sempre?:dance:
o meu jeep pegava que era uma beleza e o motor ficava redondinho em marcha lenta, andava que era uma beleza e depois de 3 ou 4 km começava a falhar entao eu tinha que debriar e acelerar com vontade ate estabilizar o motor ai conseguia andar mais 3 ou 4 km e a novela começava de novo. o que fiz troquei a bomba de combustivel e solucionei o problema.

Flaibam
04/03/2010, 18:18
....
Acho que se você andar com o jeep todos os dias, um só pode até resolver.

Embora eu também ligue o jeep praticamente todos os dias, vou colocar 2, já que precaução e cuidado com o carburador nunca é demais e um filtro é algo barato e fácil de instalar.....

Dois filtros e caldo de galinha não fazem mal á ninguém. O filtro antes da bomba protege a bomba das sujeiras do tanque e um filtro antes do carburador protege de sujeiras que possam sair ou passar pela bomba.
Eu tive problemas na bomba de combustível e o filtro posterior é que ajudou a identificar o problema (passava óleo pela bomba).

Quanto à troca de mangueiras, há quem prefira a transparente e há quem defenda a de borracha preta. O importante é deixar pelo menos um pedaço com a mangueira transparente para ver se há circulação de combustível para o carburador sem ter que desconectar.

No meu caso, a mangueira transparente está entre o carburador e o filtro.

inaciocm
04/03/2010, 23:33
Dois filtros e mangueira propria para combustível. Essa mangueira é uma "preta", vem escrito algumas coisas nela. Ela é muito difícil de cortar, por isso é boa para usar na parte de baixo do jipe.
Um filtro médio na saida do tanque (tente coloca-lo por dentro da longarina do chassis) e outro pequeno depois da bomba, perto do carbura. Não tem erro.
Sobre seu jipe começar a apagar depois de vc mexer, certamente quando vc amarrou os filtros soltou algum cisco e ele tá entupindo o mesmo.
DICA: tente manter as mangueiras e os filtros (principalmente o que sai do tanque) o mais escondido possivel, colocando-os dentro das longarinas do chassis. Se tiver alguma mangueira passando perto do cambio, escape, motor, retire de lá.
Segurança em primeiro lugar.

Abraço e bom trabalho.:concordo:

fendrich
05/03/2010, 11:46
Flaibam,

Boa dica essa de deixar uma parte da mangueira transparente antes do carburador...

Domingo farei as alterações!

Inácio, os filtros já estão escondidos nas longarinas, nisso o dono anterior pensou direito e eu nem pensei em mexer.

Quanto menos coisas arrastando embaixo prá servir de apoio e arrebentar no meio do caminho, melhor!



Eduardo

Will4x4
06/03/2010, 15:24
aproveitando a carona dos filtros esses filtros de combustivel sao universais ou depende da cilindrada do motor??? eu posso colocar um filtro para motor 1.6 no motor bf????:pensativo:

inaciocm
06/03/2010, 15:32
Não é certeza, mas acho que depende mais da bomba que do tamanho do motor :pensativo:
Quando fui comprar os do cj o vendedor disse que é bom colocar um médio na saida do tanque e um pequeno antes do carbura, pq é mais fácil para a bomba empurrar que sugar. Acho que é universal mesmo, ainda mais para jipe... hehehe...
Esta lance da mangueira transparante antes do carburador eu já tinha feito e recomendo: é bem útil.

Flaibam
06/03/2010, 19:05
Entre o tanque e a bomba compre filtro barato. O da Kombi serve bem. É a primeira filtragem, tira o mais grosso. Depois, por economia, pode instalar outro igual, mas se preferir, o filtro do Corsa (um preto e pequeno) tira qualquer impureza, mas força um pouco a bomba. Daí pra frente, depende do equipamento que vc tem. Mas se quiser um bom resultado, e barato, coloca o filtro do Gol, do Corcel II... todos vão bem.

Jacimar
06/03/2010, 19:21
Entre o tanque e a bomba compre filtro barato. O da Kombi serve bem. É a primeira filtragem, tira o mais grosso. Depois, por economia, pode instalar outro igual, mas se preferir, o filtro do Corsa (um preto e pequeno) tira qualquer impureza, mas força um pouco a bomba. Daí pra frente, depende do equipamento que vc tem. Mas se quiser um bom resultado, e barato, coloca o filtro do Gol, do Corcel II... todos vão bem.

Boa noite prezados ! soh temos que ter cuidado com os filtros Tabajara, coloquei um certa vez que a gasolina passava por fora do plissado - ou seja nao filtrava - compre de uma marca respeitada, Fram, Bosch etc, um abraco !

Flaibam
06/03/2010, 19:28
Excelente observação. Mesmo essas marcas mais renomadas oferecem filtros excelentes com preços bons. O Jacimar está coberto de razão. Podem até comprar produto barato, mas comprem de marcas conhecidas.

inaciocm
06/03/2010, 20:36
Outra dica: filtros transparentes.
Quando eles ficarem bem escuros, vc sabe que ta na hora de trocar.:pipoca:

Will4x4
08/03/2010, 15:17
BEM ENTAO VOU APROVEITAR E COLOCAR UM ANTES E UM DEPOIS DA BOMBA PARA GARANTIR POIS TENHO ALGUNS DA FRAN DIZ QUE É PARA ESCORT, OU PRA "JEEP".:mrgreen:

guto_udesc
08/03/2010, 23:19
Olá !

Utilizo os filtros de combustível da Mahle Metal Leve e são muito bons !

[]s