PDA

Ver Versão Completa : Ruído no diferencial dianteiro



Dinola
03/03/2010, 12:12
Olá pessoal !
A pouco tempo mandei trocar corôa e pinhão do diferencial dianteiro.
Como este conjunto novo é caro, optei por pegar um de segunda mão.
O que acontece é o seguinte : o diferencial está apresentando um ruído alto como se fosse uma "super abelha atômica" quando o Niva está em redução.
E este rúido aumenta quanto maior a velocidade .
O mecânico que montou disse que com o tempo este ruído sumiria. Será ? :pensativo:
Desde já agradeço !

Abraço a todos :-D

Crasher
03/03/2010, 13:59
este ruido acontece sempre que temos engrenagens que nao formam par, isso em qualquer situaçao parecida por exemplo, o pinhao é de um carro e coroa do outro, pronto vai roncar mesmo, (claro salvo a ideia de que como voce abriu trocou todos os rolamentos e tal) se nao pode ser um rolamento, normal nos carros de pista que tive sempre que qeubrava só uma engrenagem do cambio eu trocava só ela e dai tome zunido!!!
Trabalho na industria grafica e isso sempre acontece quando se troca uma unica engrenagem do conjunto e nao casa par!!!

Pode parar?? pode como tambem nao pode, pois o que vai fazer parar é as duas engrenagens formarem um par ou seja sumindo essa milimetrica diferença, como o aço pode ser forte o bastante para nao desgastar e assim voce tera abelhas para sempre no Diff do seu NIVA.

espero ter ajudado!

[]"

Gustavo Niva
03/03/2010, 14:03
Dinola,
não entendi o que tu quis dizer com isso...
o diferencial está apresentando um ruído alto como se fosse uma "super abelha atômica" quando o Niva está em redução.Talvez o problema não seja no diferencial... seguido eu me engano com a fonte dos barulhos :parede:

[]s,
Gustavo.


.

Crasher
03/03/2010, 14:08
DINOLA DIZ
Olá pessoal !
A pouco tempo mandei trocar corôa e pinhão do diferencial dianteiro.
Como este conjunto novo é caro, optei por pegar um de segunda mão.
O que acontece é o seguinte : o diferencial está apresentando um ruído alto como se fosse uma "super abelha atômica" quando o Niva está em redução.
E este rúido aumenta quanto maior a velocidade .
O mecânico que montou disse que com o tempo este ruído sumiria. Será ?
Desde já agradeço !

se o barulho começou exatamente depois do fato da troca de coroa e pinhao,
dificil ser em outro lugar a não ser lá, né.

[]"

cesar_am
03/03/2010, 14:30
Olá pessoal !
A pouco tempo mandei trocar corôa e pinhão do diferencial dianteiro.
Como este conjunto novo é caro, optei por pegar um de segunda mão.
O que acontece é o seguinte : o diferencial está apresentando um ruído alto como se fosse uma "super abelha atômica" quando o Niva está em redução.
E este rúido aumenta quanto maior a velocidade .
O mecânico que montou disse que com o tempo este ruído sumiria. Será ? :pensativo:
Desde já agradeço !

Abraço a todos :-D


DINO, talvez o problema não esteja LA ....:mrgreen:

Se teu mecânico disse que este barulho no diferencial é normal....dê uma verificada se ele colocou òleo ....:pensativo:

Abraço.

Dinola
03/03/2010, 15:03
Com certeza é o diferencial pessoal pois foi só coloca-lo no lugar e este ruído apareceu.
Acredito que o Crasher tenha razão. Já me falaram desta mínima diferença entre engrenagens que, não formando o par ideal, acabam por apresentar ruídos.
Me parece que terei que conviver com minha "abelha atômica" para sempre !:cry:
Grande abraço a todos ! :-D

Gustavo Niva
03/03/2010, 16:00
Com certeza é o diferencial pessoal pois foi só coloca-lo no lugar e este ruído apareceu.Já que tu tem certeza que é o diferencial, tenta botar uma bisnaga de molikote... pode até ser que não resolva o problema, mas mal com certeza não vai fazer :concordo:

[]s,
Gustavo.


.

Dinola
03/03/2010, 16:38
Valeu Gustavo !
Pode ser uma solução.
Obrigado ! :-D

Crasher
03/03/2010, 17:44
Já que tu tem certeza que é o diferencial, tenta botar uma bisnaga de molikote... pode até ser que não resolva o problema, mas mal com certeza não vai fazer :concordo:

[]s,
Gustavo.


.

Agora sim, o Molikote é opção a todos, é um lubrificante grafitado desenvolvido para uso em tanques na segunda guerra e se mostra muito eficaz na lubrificação severa, todos os carroq ue tenho utilizo sempre nos diferenciais e no cambio e tbm o molikote para motores.
e tipo se o mecanico não esqueceu o oleo(acredite ou nao isso acontece) e se os rolamentos foram trocados, e o mecanico nao isntalou nada errado.
pois assim nunca desmontei o diff de um niva, mas nos braseixos d eopala chevette d20 e etc existem arruelas que server de espçadores aproximando ou afastando as engrenagens se caso estiver muito longe ou proximo demais pode ocasionar um ronco,(mas ainda atesto no 1 item).

Obrigado e quem sabe você muda o nome do seu NIVA se caso ele ja tiver pode mudar para Abelha Atomica.
Abraço

Edintruder
03/03/2010, 22:56
Pra mim parece mais coroa mal ajustada. Nesse diferencial pelo que eu me lembro, a regulagem é pelo afastamento lateral da coroa, se ficar muito justo com certeza tem ruído sim. Como dá um trabalho do cão acertar essa regulagem, parece que o meca deixou assim mesmo e sugeriu a espera pro desgaste finalizar o serviço dele...

Crasher
03/03/2010, 23:32
Entao é como eu esperava igual os bras eixos, tem a regulagem de afastamento da coroa e pinhao, e muito provavel viu!! pois dificil ser o pinhao d eum niva e a coroa de outro

melhor procurar outro meca na proxima!!

Girti
03/03/2010, 23:33
Valeu Gustavo !
Pode ser uma solução.
Obrigado ! :-D

Estou passando pelo mesmo problema com o diferencial traseiro, sendo que, neste caso, o conjunto já estava instalado no meu Niva, mas apresentava folga. Pedi ao Wilson para ajustar o conjunto, ele me avisou que mexer em um diferencial rodado (uns 100.000 Km) era arriscado, ele poderia ficar ruidoso. E, de fato, ficou! O Wilson desmontou mais uma vez, ajustou novamente, colocou Molikote, mas o ruído, embora tenha sido reduzido, não desapareceu. Isto se deve ao fato de o conjunto coroa-pinhão haver trabalhado durante cerca de 100.000 Km em uma posição, e depois ter sido montado em outra posição (impossível montar o conjunto exatamente do jeito que estava!). Como escreveu o Crasher, o ruído pode ou não desaparecer com o tempo e o uso, eu recomendo que você rode por algum tempo com o seu Niva, para ver se o ruído se reduz ou desaparece. O Molikote poderá ajudar.

Dinola
04/03/2010, 13:29
Boa Tarde pessoal ! :-D
Se o conjunto fosse novo, tudo estaria resolvido, mas ... E eu tambem não estou com o mínimo saco de desmontar tudo de novo para ver se dá certo .:confused:
Sendo assim, tentarei o Molikote e aceitando a sugestão do Crasher, meu Niva agora vai se chamar de "ZUMMMMM, A ABELHA ATÔMICA !!!!!
Obrigado e abraço a todos ! :D

Crasher
04/03/2010, 17:42
Zummm, a abelha atomica é um nome legal, voce pode tentar colocar algum tipo de anti ruido no assoalho do carro, rs Nao vai resolver mas uma camuflada pode ajudar a suportar. Abraço