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Ver Versão Completa : Problema cambagem



Crasher
03/03/2010, 07:08
Caros amigos, estou com o carro ainda na oficina e fui instalar o kit de pivo de D20 e o que acontece , antes de instalar percebi que os espeçadores que regulam a cambagem do carro estao desiguais de um dos lado (passageiro) existem um monte de espaçadores de 3 a 4 cm e do outro lado (motorista) existem apenas 2 arruelas pequenas ou seja esta torto alguma coisa que eu nao consigo indentificar, alguem ja passou por isso ou pode me dar uma luz referente a cambagem?
obrigado até o momento.
[]"

Crasher
03/03/2010, 18:44
ninguem nunca ficou com ele torto assim? o problema é que preciso levantar a frente e o kit ja esta na mão o problema é que vai ficar com cambagem positiva demais pra sair rodando..
vlw

Flugêncio
03/03/2010, 18:54
ninguem nunca ficou com ele torto assim? o problema é que preciso levantar a frente e o kit ja esta na mão o problema é que vai ficar com cambagem positiva demais pra sair rodando..
vlw

Crasher,

Amanhã lhe informo as medidas das ruelas de espaçamento que estavam com estes calços.

Casa da transmissão4x4
03/03/2010, 18:56
ninguem nunca ficou com ele torto assim? o problema é que preciso levantar a frente e o kit ja esta na mão o problema é que vai ficar com cambagem positiva demais pra sair rodando..
vlw

Cracher vc tem uma foto da suspensão que está do lado ruim ?
E o seguinte esse problema deve estar na manga de eixo, com o tempo de uso ou uma pancada bem forte costuma danificar o conjunto e no geral a peça que tem mais chances de empenar e justamente esta manga de eixo.
Trabalho com alinhamento e não me recordo da suspenção do niva, então se caso vc puder tirar uma foto eu posso te ajudar.
Se puder tira do dois lados e ainda dos calços.:concordo:

Crasher
07/03/2010, 13:55
opa segunda feira eu tiro as fotos e posto para voce ver, olhando eu nao consegui indentificar nada.

[]"

Casa da transmissão4x4
07/03/2010, 15:59
opa segunda feira eu tiro as fotos e posto para voce ver, olhando eu nao consegui indentificar nada.

[]"

Crascher vou ficar aguardando as fotos.

alexandre roveri
07/03/2010, 21:24
Com certeza não é manga de eixo ! :parede:
Esse é um dos problemas do Niva o quadro da suspenção dianteira é fixado no monobloco, caso o monobloco empene,................:pensativo:.
Muita gente não aceita mas a solução é "cyborgar" o Niva:roll:

Crasher
07/03/2010, 21:35
Com certeza não é manga de eixo ! :parede:
Esse é um dos problemas do Niva o quadro da suspenção dianteira é fixado no monobloco, caso o monobloco empene,................:pensativo:.
Muita gente não aceita mas a solução é "cyborgar" o Niva:roll:

umm entao nao notei diferença de altura do quadro um lado esta da mesma altura que o outro, mas é uma possibilidade, como indentifico esse problema na certezA?
obrigado

Casa da transmissão4x4
07/03/2010, 21:43
umm entao nao notei diferença de altura do quadro um lado esta da mesma altura que o outro, mas é uma possibilidade, como indentifico esse problema na certezA?
obrigado

Nos opalas acontecem muito isso, a travessa empena.
Assim que vc tirar a foto vou te falar um ponto a ser medido.

Crasher
08/03/2010, 19:17
Bom pessoal desculpe a qualidade das fotos pois minha maquina estava em casa tive que tirar do cel,
segue as fotos espero que ajude, o carro esta no elevador por isso a suspa esta toda aberta

vlw e []":concordo:

Casa da transmissão4x4
08/03/2010, 20:30
Crasher fazendo uma analise essa diferença de calços não esta grande, quase todos veiculos que são deste tipo de regulagem tem esta diferença e alguns até uma diferença bem maior a ex: as D-20.
O problema desta diferença pode estar em varios fatores e as vezes fica dificil de achar, mas as primeiras possibilidades começam pela manga de eixo, que é a peça que está na foto em anexo com duas setas apontadas, como pode vê ela e uma peça que mais recebe impactos então com o tempo tem a tendencia de empenar, eu ja desempenei de L-200, D-10/20, ranger, e de uma van que não me recordo o nome e outros que não me lembro. Quando foi nescessario desempenar foi por motivo de não ter mais regulagem de cambagem, então a unica solução foi essa.
Mas atenção: Se estiver muito empenada corre o risco de quebrar.
Outro fator e as molas, neste tipo de suspenção indepedente e muito comum a altura (ou pressão) alterar a cambagem, voce mesmo pode reparar que se o veiculo estiver torto para um dos lado, a cambagem fica muito fora, obrigando um alto uso de calços. Você mesmo pode fazer o teste: coloque o veiculo em um terreno plano e repare (ou mede com uma trena do paralama até o chão)se está nivelado (o veiculo), se estiver torto por ex: do lado esquerdo a cambagem deste mesmo lado vai ficar positiva ( mais em pé) e do lado direito vai ficar negativa (mais deitada), então o uso de calços para fazer o alinhamento será enorme a quantidade de um lado para o outro.
Então acho que neste momento você deve ir em uma loja de alinhamento para fazer verificação das cambagens, se estiver com as cambagens tudo certo, pode ficar despreocupado.
Qualquer duvida pode perguntar.

Crasher
08/03/2010, 22:32
Crasher fazendo uma analise essa diferença de calços não esta grande, quase todos veiculos que são deste tipo de regulagem tem esta diferença e alguns até uma diferença bem maior a ex: as D-20.
O problema desta diferença pode estar em varios fatores e as vezes fica dificil de achar, mas as primeiras possibilidades começam pela manga de eixo, que é a peça que está na foto em anexo com duas setas apontadas, como pode vê ela e uma peça que mais recebe impactos então com o tempo tem a tendencia de empenar, eu ja desempenei de L-200, D-10/20, ranger, e de uma van que não me recordo o nome e outros que não me lembro. Quando foi nescessario desempenar foi por motivo de não ter mais regulagem de cambagem, então a unica solução foi essa.
Mas atenção: Se estiver muito empenada corre o risco de quebrar.
Outro fator e as molas, neste tipo de suspenção indepedente e muito comum a altura (ou pressão) alterar a cambagem, voce mesmo pode reparar que se o veiculo estiver torto para um dos lado, a cambagem fica muito fora, obrigando um alto uso de calços. Você mesmo pode fazer o teste: coloque o veiculo em um terreno plano e repare (ou mede com uma trena do paralama até o chão)se está nivelado (o veiculo), se estiver torto por ex: do lado esquerdo a cambagem deste mesmo lado vai ficar positiva ( mais em pé) e do lado direito vai ficar negativa (mais deitada), então o uso de calços para fazer o alinhamento será enorme a quantidade de um lado para o outro.
Então acho que neste momento você deve ir em uma loja de alinhamento para fazer verificação das cambagens, se estiver com as cambagens tudo certo, pode ficar despreocupado.
Qualquer duvida pode perguntar.

Opa danilo, entao deixa eu ver se entendi se caso eu nao conseguir com a regulagem dos calços posso levar para fazer um alinhamento tecnico? tipo da pra puxar essa cambagem sem ter que trocar a manga de eixo? obrigado mesmo pela ajuda

Flugêncio
09/03/2010, 08:07
Opa danilo, entao deixa eu ver se entendi se caso eu nao conseguir com a regulagem dos calços posso levar para fazer um alinhamento tecnico? tipo da pra puxar essa cambagem sem ter que trocar a manga de eixo? obrigado mesmo pela ajuda

Crasher,

Imagine que o Zé ruela do alinhador possa ter errado, para o calços que vc tem, faça como estavam (lhe enviei por email), e depois veja como fica.

Crasher
09/03/2010, 11:13
Entao Flugencio , meu carro esta uma novela na oficina, esta semana sai sem falta dai vou utilizar aquele padrao que voce me mandou, agora deixa eu tirar uma duvida, voce me mandou 4 espaçadores 2 menores e 2 maiores, mais a fixaçao da bandeja das molas são feitas por 4 parafusos nao teria que calçar com 4 suportes para nao ficar torto o alojamento das molas?
vlw e abraço

Casa da transmissão4x4
09/03/2010, 14:17
Opa danilo, entao deixa eu ver se entendi se caso eu nao conseguir com a regulagem dos calços posso levar para fazer um alinhamento tecnico? tipo da pra puxar essa cambagem sem ter que trocar a manga de eixo? obrigado mesmo pela ajuda

E o alinhador que vai verificar primeiro a inclinação da cambagem, depois de verificado ele vai analizar se é necessario tirar calços ou colocar mais.
Se caso tiver que colocar ele vai ter que olhar se a suspensão irá sofrer algum problema. Bom se for acontecer algum problema ai sim, ou desempena ou troca a manga de eixo.
Esse processo de desempeno da manga de eixo(ou troca) deve ser feito depois de ter certeza que o defeito está nela mesmo, e como eu disse pode ser altura, ou outro componente da suspensão que foi afetado.
Vejo que você está muito preocupado, e melhor vc ir no alinhamento antes de sofrer.....hahahahahaha......
Se o alinhador disser que a inclinação está otima então e só colocar o veiculo pra rodar e curtir ele.:concordo:
Você vai aumentar a suspensão ?

Flugêncio
09/03/2010, 16:43
Entao Flugencio , meu carro esta uma novela na oficina, esta semana sai sem falta dai vou utilizar aquele padrao que voce me mandou, agora deixa eu tirar uma duvida, voce me mandou 4 espaçadores 2 menores e 2 maiores, mais a fixaçao da bandeja das molas são feitas por 4 parafusos nao teria que calçar com 4 suportes para nao ficar torto o alojamento das molas?
vlw e abraço

Essa mola da suspensão do seu Niva é meio estranha. Os 4 suportes, vão 2 em cada lado na parte frontal da balança, sendo os maiores, mas próximos da roda.

Crasher
09/03/2010, 18:45
entao tem que dar uma torcida no prato da mola correto? (só para nao fazer besteira), pois pelo que vi atraz na mesma "bandeja"da mola é fixado o amortecedor dai se eu calçar somente a frente vai dar uma torcida normal.
estou achando que o certo é calçar os 4 parafusos, eu acho.
estou falando isso porque vi este site, a voces ja deve ser antigo nao sei.

http://ladaniva.co.uk/baxter/resources/BaxterLift.htm

agora se nao precisar mesmo facilita!
[]"

Flugêncio
09/03/2010, 19:57
entao tem que dar uma torcida no prato da mola correto? (só para nao fazer besteira), pois pelo que vi atraz na mesma "bandeja"da mola é fixado o amortecedor dai se eu calçar somente a frente vai dar uma torcida normal.
estou achando que o certo é calçar os 4 parafusos, eu acho.
estou falando isso porque vi este site, a voces ja deve ser antigo nao sei.

http://ladaniva.co.uk/baxter/resources/BaxterLift.htm

agora se nao precisar mesmo facilita!
[]"

Crasher,

Neste site, tem para todos os gostos, com 2, 3, 4, com barras, com chapas e por ai vai. Os calços que vc vai utilizar estavam somente com 2.
Já mandei fabricar e instalei vários kits tipo "Rui Scherer" pros pivôs originais, nos meus Nivas e tb de alguns amigos, sempre foram com 2 calços inferiores na bandeja, até hoje não tivemos nenhum problema.

Crasher
09/03/2010, 21:08
E o alinhador que vai verificar primeiro a inclinação da cambagem, depois de verificado ele vai analizar se é necessario tirar calços ou colocar mais.
Se caso tiver que colocar ele vai ter que olhar se a suspensão irá sofrer algum problema. Bom se for acontecer algum problema ai sim, ou desempena ou troca a manga de eixo.
Esse processo de desempeno da manga de eixo(ou troca) deve ser feito depois de ter certeza que o defeito está nela mesmo, e como eu disse pode ser altura, ou outro componente da suspensão que foi afetado.
Vejo que você está muito preocupado, e melhor vc ir no alinhamento antes de sofrer.....hahahahahaha......
Se o alinhador disser que a inclinação está otima então e só colocar o veiculo pra rodar e curtir ele.:concordo:
Você vai aumentar a suspensão ?

correto vou aumentar a suspençao agora por isso a preucupação esta semana o carro sai de vez da oficina e vou levantar
[]"

Casa da transmissão4x4
15/03/2010, 19:46
E aí crasher conseguiu levar o veiculo para medir o alinhamento?

Crasher
15/03/2010, 22:55
Cara estou tomando uma canseira da minha oficina para fecharem o motor, ja era para ter saido a 2 semanas diz a lenda que esta semana sai, dai antes de marcar com o Rogerio Bacelar vou fazer as medições para poder levantar o carro.
[]"

Thales_
13/09/2010, 10:03
Ops, aqui estou de novo com minhas dúvidas :dance:
Fui alinhar a viatura, porém me disseram que não estava pegando bem o alinhamento devido a umas borrachas estragadas...
estás da foto, gostaria de saber se isto realmente procede, e se consigo alguma outra borracha para substituir ou somente a original?

Thales_
13/09/2010, 10:07
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAD2zwQAwRk0In2AKJPKzjDE6nyZJPQeJ5NBu3esxeTANRx sZLLqM5cYZC8d1ySeH3O9rHP-QN8qChEeXFCNkfRoAm1T1UGHSYOjrWlJ0VvyKlQipWBi74Vhi. jpg

BACALHAU
13/09/2010, 11:36
Ops, aqui estou de novo com minhas dúvidas :dance:
Fui alinhar a viatura, porém me disseram que não estava pegando bem o alinhamento devido a umas borrachas estragadas...
estás da foto, gostaria de saber se isto realmente procede, e se consigo alguma outra borracha para substituir ou somente a original?

Sim, a informação está correta.
Se estas borrachas apresentam folga a suspensão fica "dançando".
São oito as buchas da suspensão dianteira, quatro inferiores e quatro superiores. NÃO faça economia porca, TROQUE AS OITO. Não é tão caro assim.

Que eu saiba, não existem similares. Tem gente que faz de PU, mas, ouvi dizer que a suspensão do NIVA fica rangendo mais que cama de recém casados. :mrgreen:


Aproveita o "Jaque" :twisted: e dá uma olhada nas coifas das homocinéticas. Pela foto parece que já foram embora. Neste caso, você pode usar similares nacionais (Escort, Verona, Pointer e Santana, todas do lado da roda). Prefira de marcas de qualidade (Spicer, p.ex.). Custam cerca de 10 moedas cada.

Thales_
13/09/2010, 14:30
Mais uma vez, obrigado Bacalhau!
Vou verificar mas acho que as coifas estão boas, são novas mal usei, está 4x2 ainda meu Niva sem o cardã dianteiro eu mesmo tirei para evitar problemas devido as relações diferentes que estão nele, mas acho que essa semana já irei acertar isso, vou colocar a relação 10:43 nele, acho que vai ficar bom, talvez um pouco menos vel. final, porém a força a mais que vinher será muito bem vinda! eu nem comentei ainda no outro tópico onde falavamos sobre as relações diferentes pq estava esperando montar que vou fazer esta semana para postar o resultado final!
ops, voltando ao assunto das buchas, o preço é este mesmo de R$ 30,00 cada? vi na sarancar,

BACALHAU
13/09/2010, 17:16
Se você procurar direitnho, acha mais barato.

http://lista.mercadolivre.com.br/NIVA-%C3%98-KIT-BUCHAS-DE

Boa $orte.

Cursino
14/09/2010, 09:56
Bacalhau,

troquei recentemente as buchas da suspensão dianteira do niva. Comprei na sarancar umas buchas italianas e me arrependi. O tubo externo é bem fino e corta a borracha. Logo logo terei que substituí-las novamente. Paguei L$30,00 nas inferiores e 20,00 nas superiores.
Abraços

BACALHAU
14/09/2010, 12:10
Qual a marca?
Um amigo me enviou um conjunto completo (dianteiras e traseiras) da marca italiana OCAP. Me parecem boas.
Estou colocando-as no "Félix".
Inclusive, preciso de comprar outro conjunto para o "Pangaré".

Cursino
14/09/2010, 16:48
Não me lembro da marca com exatidão, só lembro de ter visto MADE IN ITALY.

Thales_
14/09/2010, 17:52
Eu já estava certo de comprar na Sarancar, porque sempre compro as peças do Niva lá, nunca tive problemas, chegam na data certa... está semana chegou o parabrisa que inclusive foi comprado lá, só que como o colega falou das buchas fico agora esperando a opnião de mais alguém que já comprou as buchas na sarancar... para saber se compro mesmo lá ou não.:pensativo:

Cursino
15/09/2010, 08:54
Thales, quero que fique bem claro que a Sarancar não é o problema, e sim a qualidade das buchas. Infelizmente esse tipo de coisa só sabemos depois de instalar no carro. Pode ser que já tenha chegado alogum outro lote de outro fornecedor, vale a pena falar com a Marly, que é muito atenciosa por sinal, apesar de eu achar algumas coisas meio caras por lá. Quanto às buchas, vou fotografar hj e posto fotos.
Abraços

Thales_
21/09/2010, 00:40
Opa Cursino, realmente eu conheço a sarancar já comprei muitas peças por lá, até o para-brisa comprei lá, sempre enviou tudo certinho no prazo... apenas comentei em relação a qualidade, mas vamos ver se não encontro outro fornecedor.