PDA

Ver Versão Completa : MARESIA NO CHASSI

NeMéZiO
14/02/2005, 19:17
Fala povo!

Estou procurando um produto para pulverizar a parte inferior do veículo (chassis, suspensão, etc) que seja repelente de água e pó. Informaram-me a graxa marítima. Será que essa informação procede? Teria outro produto específico?
E ainda, caso do chassi e suspensão já estejam com pontos de ferrugem, existe algum produto que remova essa ferrugem?

Agradeço qualquer informação.

flaviovs
15/02/2005, 01:42
Já ouvi falar que o Texaco Anti Ruste é muito bom. Estou finalizando a reforma completa da minha Rural e devo usar este produto na parte debaixo do carro. Vamos ver no que dá...

Para ferrugem, sugiro (na ordem): limpeza com diesel e jato dágua, desengraxante (se for o caso), desoxidante, lixa, mais desoxidante, mais lixa, limpeza com redutor (thinner), tinta. Foi o que fiz no meu chassis e ficou muito bom.

NeMéZiO
15/02/2005, 08:06
Olá amigo.
O Texaco Anti Ruste, por ser uma graxa, não é indicado para rodar em areia de praia porque acumula areia. Quanto a ferrugem nas partes inferiores do carro, é possível fazer o procedimento acima sem separar o chassi da carroceria? È que estou “namorando” um Suzuki Jimmy 2002 que está muito bom, mas como o dono andava na praia e não colocava anticorrosivo, a parte inferior do carro está com vários pontos de ferrugem.
Esse desoxidante elimina a ferrugem, ou quem elimina mesmo é a lixa?
Abraços

elcio
15/02/2005, 09:51
o ideal seria vc desmontar, mandar jatear todo o chassi pra ter certeza que os pontos de ferrugem foram arrancados e passar um fundo anti-ferrugem encontrado em boas casas do ramo.
por mais que vc passe lixa em todo o chassi nao vai ter o resultado de um jateamento.
depois umas duas ou tres camadas de tinta pu.
passar graxa, oleo e essas coisas vao acumular areia e vai ficar uma beleza pra vc tirar depois.

[]´s

NeMéZiO
15/02/2005, 10:59
Já estou quase acabando o “namoro” com esse Jimmy. Desmontar e jatear um chassi de um carro com esse pode ser complicado e(ou) oneroso.
O que vocês acham?

elcio
15/02/2005, 12:18
bom, te digo isso pois eu vi um chassi de toyota de um amigo quase desmanchar em Florianopolis por esse motivo.
ele jateou apenas a lataria e passou anti-ferrugem, mas neglicenciou o chassi.
a lataria resistiu na boa, mas o chassi danificou bastante, principalmente nas entranhas onde nao se pode alcançar para fazer manutençao.

[]´s

NeMéZiO
15/02/2005, 13:22
Já estou convencido que, se comprar esse Jimmy tenho que desmontar e jatear chassi e suspensão. O problema agora é saber se vale a pena financeiramente e se o resultado final será satisfatório.

elcio
15/02/2005, 15:02
Nemezio:
o resultado final com certeza sera satisfatorio, agora se vale a pena depende do seu real interesse pelo carro, pois desmontar um jimmy nao eh a mesma coisa que desmontar um jeep. os custos envolvidos ai sao bem maiores, mesmo porque desmontar um jeep nao tem segredo algum.
mas um serviço bem feito eh aquele que se faz apenas uma vez.

[]´s e boa sorte.

NeMéZiO
15/02/2005, 19:37
Positivo Elcio.
Já vi que é melhor esperar mais um pouco e comprar um que não tenha tanta maresia embaixo, mesmo porque os R$ 30 mil que ele pede pelo carro não está assim tão barato.
Abraços 4x4

flaviovs
16/02/2005, 00:50
Estou com o Elcio no quesito jateamente: realmente é o melhor e fica show. Porém é mais complicado e caro.

Respondendo sua pergunta, o desoxidante retira a ferrugem, mas não faz milagre sozinho. Tem que meter lixa em pontos muito ruins, mas o produto melhora bastante mesmo. As partes enferrujadas que são lixadas ficam "no osso". Dificilmente você consegue o mesmo resultado só na mão. Agora, minha sugestão foi para pontos isolados, mas pelo que você está falando a maresia atacou boa parte debaixo do carro. Aí, realmente, haja lixa (err... haja braço :-)), isso realmente sem contar com a desmontagem do Jimmy, que não deve ser mesmo trivial.

Quanto ao Anti Ruste, acredito que ele deva dar resultado se aplicado apenas após a manutenção do chassis, pois ele ficará em contato direto com a chapa e formará a película protetora. Certamente grudará areia de praia, mas embaixo do Jipe e nas longarinas costuma ser um ambiente cheio de óleo e graxa onde a areia já gruda de qualquer forma. Pelo lógica, grudar por grudar, melhor grudar em um produto que oferece melhor proteção, não?

Você já usou o Anti Ruste e atesta que o mesmo não é apropriado??? Fiquei agora curioso pois pretendo aplicá-lo na No.2 assim que montar os diferencias que, Deus (e o mecânico) queira, vai acontecer no fim de semana...

Em tempo, encontrei um folheto online do produto em http://www.planetabuggy.com.br/carroceria/antirust.htm e outro, original (em inglês), em http://library.cbest.chevron.com/lubes/compprd9.nsf/0/5fa6c6f572fad05d88256beb00815e65/$FILE/IO-22175.pdf )

NeMéZiO
16/02/2005, 08:32
Olá Flavio
Essa parte de proteção do chassi é uma coisa muito importante, mas que a grande maioria não se preocupa. Acho que tem haver com a cultura dos automóveis de passeio.
Off-road´s em geral, são como máquinas agrícolas e precisam estar protegidos contra maresia, umidade e outras agressões.
Conversando com um cara lá na Paraíba sobre a proteção contra maresia do chassi de minha L200, ele me informou que usa um”protetivo de chassi” em sua 90tinha. Uma vez aplicado o mesmo repele água, lama e areia da parte inferior do carro, de forma que na próxima lavagem, toda a sujeira ainda acumulada, sai com a maior facilidade.
Ele falou que era fácil de encontrar em todo posto de gasolina mas esqueci de perguntar o nome do produto. Ao chegar em Maceió, procurei mas ninguém sabia o que era. O pior é que perdi o contato com o cara . Mas vou ver se consigo.
Passeando pelos lava-jatos, fui desaconselhado a usar o anti-ruste, pelo fato do mesmo acumular areia e deteriorar as borrachas . È claro que, apesar da areia estar ali, o chassi está protegido. Mas fica aquela aparência desagradável de bife a milanesa.. Aconselharam-me a usar graxa marítima, que tem secagem rápida e não agride as borrachas. Não mandei aplicar porque o lava-jato não a tinha no momento.
Até agora só usei óleo diesel para pulverizar o chassi depois da lavagem, estou satisfeito, mas o ideal era um produto mais adequado para a finalidade. Vamos ver se aparece.
Já no caso do Jimmy, que estava pretendendo comprar, a ferrugem já estava instalada.
Aí só com desmontagem, jateamento e pintura. O que é complicado e caro nesse carro. Desisti.
Passeando pela net, encontrei essa matéria publicada em um jornal de Fortaleza que traz mais informações.
. Abraços 4x4.
http://www.noolhar.com/opovo/veiculos/434797.html

flaviovs
17/02/2005, 00:37
Pois é... Parece que você copiou o folheto do anti-ruste: contra maresia, umidade, ferrugem, para ser usado em máquinas agrícolas... :-)

Nunca usei o produto, nem sei com fica. Por isso perguntei se você já tinha usado... Eu pensava que ele saia da lata como um óleo e, depois de aplicado, os solventes evaporariam e ele ficaria como uma camada meia "dura" em cima do ferro. Pelo menos é assim que a descrição no folheto dá a entender... Aí a água não pegaria, tampouco poeira, até mesmo areia. Se pegasse, seria só lavar. Isso é mais ou menos a mesma descrição do produto que o cara da Paraiba te deu... Agora, se ele fica com consistência de graxa o esquema é outro... se passar na areia fica "bife à milanesa" mesmo... :-)

Sobre detonar as borrachas, isso o folheto do produto já deixa claro.

NeMéZiO
17/02/2005, 20:12
Caro Flávio
Consegui o contato com a Paraíba. O produto é o Protetor de Chassi da Castrol. Aqui em Maceió, encontrei o da Ipiranga. Deve ter características semelhantes, mas achei um pouco oleoso. Apliquei em uma superfície metálica hoje a tarde e vou ver o resultado amanhã quando secar. Segundo ele, a areia até gruda, mas é facilmente removida e a película que se forma não permite o contato do chassi com agentes corrosivos.
Descobri mais. O óleo diesel, que não utilizarei mais, prejudica as borrachas, tal como o Anti-Ruste e o Óleo de Mamona.
O ideal mesmo é esses protetores de chassi, que como o nome diz são os indicados para o uso.
Espero ter ajudado
Abraços

flaviovs
19/02/2005, 01:10
Inacreditável, mas ia dizer na mensagem anterior que já tinha ouvido que, além do Texaco Anti-Ruste, tinha o Protetor de Chassi da Castrol que também era muito bom... Bom, isso significa que estamos chegando lá... :-) Este da Ipiranga eu não conheço. Qual o nome?

Depois manda aqui como ficou o produto na chapa!

Sim, diesel é o bicho pra acabar com as borrachas. Mamona já me disseram que também ataca elas, mas não tenho experiência porque não gosto de usar (pois este sim acumula muita sujeira).

Edintruder
19/02/2005, 17:06
Ateção aos Navegantes!!!
Moro numa praia onde lavo o carro hoje e amanhã de manhã o carro está coberto por uma gordura que é trazida pelo vento que vem da praia, essa gordura é a maresia. O melhor que tem para fazer é colocar a graxa Anti-Ruste da Texaco e andar numa estrada de saibro para selar a graxa. Como ela é aplicada quente, depois de colocada ela não escorre. Após 2 anos deve-se removê-la com água quente (lava jatos) e aplicar novamente. Só assim para manter a lata em ordem contra a maresia.
O segredo dessa graxa é a poeira, quanto mais melhor. Quanto mais poeira grudar nela menos areia irá estragar a capa de graxa.

NeMéZiO
20/02/2005, 07:22
E quanto às borrachas?
Na embalagem do Anti-Ruste fala que ele agride as borrachas.
Não seria melhor aplicar o Protetor de Chassi a cada dois meses?
Comprei o meu por R$ 8,00 o litro. Considero um excelente custo-benefício.

Edintruder
20/02/2005, 08:37
Comparado a outros produtos derivados de petróleo, a graxa anti ruste é a que agride menos, o produto que mais agride as borrachas é o óleo de mamona. A graxa anti ruste agride tanto quanto a graxa das homocinéticas que também agridem as coifas de proteção. Nunca tive nenhum problema com isso desde o tempo que colocava graxa nos meus carros. Aqui na minha cidade me cobraram R$ 125,00 a lavagem e aplicação da graxa.

Aurélio
20/02/2005, 09:04
Pessoal,

Para evitar o ataque da maresia, nada melhor do que alcatão de hulha.
O ideal é aplicar quando da reforma da viatura, pois sem a carrocheria a aplicação cobrirá toda a superfície.

[]'s

NeMéZiO
20/02/2005, 21:53
Apliquei o Protetor de Chassi da Ipiranga em uma chapa de aço para fazer o teste. No inicio o produto é um pouco oleoso ,mas após dois dias ele seca. Depois que ele seca não gruda mais areia e algum pó que se acumula é facilmente retirado com jato d’água. Acho que esse é o melhor produto para essa finalidade.

flaviovs
21/02/2005, 00:25
Show de bola, NeMeZiO. Valeu pela dica!

ojaneri
21/02/2005, 08:23
Toda vez que eu lavo o Samurai (a cada 15 dias, geralmente) eu passo o Anti - Rust...Custa R$ 8,00 a lata, e geralmente da pra duas aplicacoes, mando passar em todo chassi, eixos, cardans, e parte de baixo da carroceria. E a cada 2 meses (ou quando volto da praia) vai na Ranger tambem.

Isso a mais de 1 ano, e sem problemas, mesmo apos a "reforma e pintura" do samuca. Talvez ate tenha diminuido a vida util das borrachas, mas as borrachas sao beeeeeeeem mais baratas que retirar ferrugem de chassi.

Em alguns dias, o anti-rust seca bem, e protege bem tanto da maresia, quanto areia de praia. Ele é otimo para viagens de 4 ou 5 dias, onde vai ter bastante praia.

Eu recomendo.

corso77
21/02/2005, 15:28
Olá Pessoal,

Sou novo na área, mas venho lendo e aprendendo muito com todos. :roll:

Adquiri meu Jeep em Janeiro deste ano e estou a procura da melhor forma de lubrificar a parte inferior dele. Vi que alguns de vocês indicaram a graxa marítima, estive pesquisando e encontrei esta da Bardahl, o que vocês acham :?:
http://www.bardahl.com.br/index.php/142

[]'s a procura de opção anti ferrugem para o Popó

Murillus
19/09/2007, 16:47
Apliquei o Protetor de Chassi da Ipiranga em uma chapa de aço para fazer o teste. No inicio o produto é um pouco oleoso ,mas após dois dias ele seca. Depois que ele seca não gruda mais areia e algum pó que se acumula é facilmente retirado com jato d’água. Acho que esse é o melhor produto para essa finalidade.

é bom mesmo ? e o PROTEMAX da Bardahl ?

paris
20/09/2007, 00:08
Pois é, também queria passar algo embaixo do meu carro, para conservá-lo. Como moro em cidade litorânea, sempre há maresia. O fundo do carro ainda está intacto, é uma Xterra 04, que andava quase que somente em asfalto. Mas acho que foi aplicado óleo de mamona nela.

Agora o que será que eu faço? Lavagem com água quente e aplicação de protetor de chassis? Tem que ser um produto que dure pelo menos 1 ano...

Murillus
20/09/2007, 14:47
Pois é, também queria passar algo embaixo do meu carro, para conservá-lo. Como moro em cidade litorânea, sempre há maresia. O fundo do carro ainda está intacto, é uma Xterra 04, que andava quase que somente em asfalto. Mas acho que foi aplicado óleo de mamona nela.

Agora o que será que eu faço? Lavagem com água quente e aplicação de protetor de chassis? Tem que ser um produto que dure pelo menos 1 ano...

Tb tenho o mesmo problema...

Só que ainda boto a viatura na praia e nas dunas... e haja maresia...

até criei um topico... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=460828#post460828 ... Como Lavar a Viatura Apos a Trilha ?

_portela
19/10/2007, 14:07
Meus 2%.

Prefiro o Shell Protcar.

Abraço,

praiasecacustom4x4
19/10/2007, 20:25
ola voltando ao asunto atras,eu quando reforma do meu carro pintei todo o chassi e o fundo da caroceria com primer e pintura epoxi maritima,mais coloquei uma (batida de pedra) poliuretanica.todo o dia na praia e nunca 1 pedassin de feruja

Edintruder
19/10/2007, 23:06
EU fiz duas rampas de madeira e lavo o chassis e fundo da minha Ranger pelo menos uma vez por mês e pulverizo óleo queimado mesmo! Como moro na praia tem que estar sempre com óleo ou graxa por baixo para não estragar nada. Até óleo queimado de motor funciona, então qualquer graxa também funciona muito bem. Na Ranger pulverizo de 2 a 3 litros de óleo queimado por vez.

joão k. chikui
20/10/2007, 07:11
Edintruder
Será que não deveria pulverizar oleo hidráulico? Acho que esse oleo queimado com o tempo vai ressecar as borrachas.

Zepi
20/10/2007, 18:48
Quanto reformei minha Rural,jateei todo o chassis,só com a suspenção e caixa,o resto tinha tirado tudo.Eles passarem um fundo que não sei o nome,só sei que o que pegou nos pneus não consegui tirar só com tinner..tive que usar uma escova de aço, e mesmo assim não saiu tudo...
Onde não havia resíduos de areia e sujeira a tinta não sai...mas onde não aderiu tá perfeitamente começaram a aparecer pontos de ferrugem.

Como estava desmanchada e tinha tirado as rachaduras e ferrugens ou burracos da lataria,passei várias mãos de um produto que chamam de Bate-pedra(acho q é uma marca).
Deu bastante trabalho limpar..mas já tinha um pouco desse tipo de produto,o assoalho permance em ótimo estado.
E quanto ao borrifar, o ideal é um óleo de câmbio automático pra não comprometer as borrachas...
Claro depois de uma boa limpeza com água quente e querozene..hehehe!!!

Abs

Murillus
22/10/2007, 15:40
Edintruder
Será que não deveria pulverizar oleo hidráulico? Acho que esse oleo queimado com o tempo vai ressecar as borrachas.

????

ja pensei em aplicar aquele pixe de calefacao... no chassi... evitando as borrachas...

Allan Nielsen
13/01/2008, 11:04
Meus 2%.

Prefiro o Shell Protcar.

Abraço,

Portela, onde vc encontra o Shell Protcar no Rio?

abs

_portela
13/01/2008, 12:14
Por aqui pelo Rio qualquer posto Shell tem. Nunca tive dificuldades para encontrá-lo.

Abs.,

Allan Nielsen
13/01/2008, 22:51
Por aqui pelo Rio qualquer posto Shell tem. Nunca tive dificuldades para encontrá-lo.

Abs.,

Então dei azar, pois nos tres postos Shell no Recreio não tinham; vou procurar em outros bairros.

Abs

_portela
15/01/2008, 19:01
No Alemão da Barra tem com certeza!

Abs.

Murillus
15/01/2008, 19:36
Tava utilizando o antirustre da texaco...
10 pilas a latinha... e da pra puverizar o carrin todo

acho que vou esperimentar este da shell...

_portela
15/01/2008, 19:38
Murillus,

Dá no mesmo, mas a vantagem do da Shell é que é menos viscoso e de mais fácil aplicação.

Murillus
15/01/2008, 19:51
Dá no mesmo, mas a vantagem do da Shell é que é menos viscoso e de mais fácil aplicação...

entao não tem problema... pois eu do 2 contos pro carinha do lava jato pra ele entrar embaixo do carro e melecar todo o chassi com uma pistola de alta pressao...

só nao da pra ir pra casa quando acaba pois pinga um oleo danado...

Allan Nielsen
15/01/2008, 20:17
No Alemão da Barra tem com certeza!

Abs.

Portela,
Vou experimentar o Protemax, esta semana estou no Rio e comprarei no Alemão.

Obrigado.

Barao de Castro
07/02/2008, 06:37
Eu já utilizei anti-ruste, óleo queimado, e o oleo hidraulico. Hoje descobri com um representanta o PUVITECK, proprio para proteção de chassi e caroçaria, tô usando e gostei do produto. Como o Murillus disse mela muito, lavo o carro de manhã, deixo na rua ou fico andando nele, pedpois que seca fica uma beleza alguém conhece ou já usou? Comprei uma cx e saiu em torno de R$8,00 o litro.

sds

Breno:dance:

Barao de Castro
07/02/2008, 06:42
é bom mesmo ? e o PROTEMAX da Bardahl ?

Murillus, esqueci de mencionar, aqui em Fortaleza tem o lava-jato do Paulim, que foi um dos Ninjas, lá ele tem a opção se o cara quiser de passar vaselina, nunca fiz noo meu, mas tem gente que ficou empolgada com esta novidade, pois não tem aquela pingadeira de óleo e não mancha o chão da garagem.

sds

Breno:concordo:

andreluna
14/03/2008, 09:41
Murillus, esqueci de mencionar, aqui em Fortaleza tem o lava-jato do Paulim, que foi um dos Ninjas, lá ele tem a opção se o cara quiser de passar vaselina, nunca fiz noo meu, mas tem gente que ficou empolgada com esta novidade, pois não tem aquela pingadeira de óleo e não mancha o chão da garagem.

sds

Breno:concordo:

Breno,
Onde fica esse lava-jato?

VOVÔ DO TROLLER
05/04/2008, 19:30
Boa noite NeMezio. Eu comprei este protetor da ipiranga. Na embalagem vem escrito: PROTETOR SUPER Óleo para pulverização de Chassis. No entanto também está escrito que ele contém mamona. Com o pessoal disse que a mamona ataca as borrachas, fiquei com receio de usá-lo. Será que existe outro protetor da Ipiranga sem mamona? O que eu sempre ouvi dizer (desde criancinha) é que o melhor mesmo é passar vaselina líquida. Será? Abçs e obrigado. Válter

FábioBananal
22/07/2008, 21:33
Esse fds pretendo fazer uma rota pela praia, devo andar uns 40 km pela beira mar: uma duvida, o que devo aplicar na parte inferior da camionete para proteger da maresia??? um amigo falou para nao bater oleo mineral pois resseca as borrachas, me disse para bater oleo de soja mesmo, e depois andar na estrada de chao para grudar um pouco de poeira!!! essa maluquice procede?
vlw

Alexandre Souto
03/12/2008, 12:02
Ola amigos....

Um amigo que faz pinturas personalizadas e reforma em geral me indicou esse produto.

http://www.masterseriesct.com/page13.php

[]'s e se algum usar me fale!!!

Caiogaucho
20/04/2009, 14:30
Para pulverizar o chassi não poderia ser óleo hidráulico? Afinal este óleo entra em contato direto com mangueiras!!
Dentre estes que foram listados no tópico, qual o que realmente dá resultado sem afetar as borrachas?

SHELL PROTCAR
ÓLEO P/CÂMBIO AUTOMÁTICO
ANTIRUSTE - TEXACO
PUVITECK
PROTETOR SUPER - IPIRANGA
PROTETOR DE CHASSI - CASTROL
PROTEMAX - BARDHAL

ABS.

Caio

arlei_vitara
20/04/2009, 22:56
Caio,

Usei a aprox. 1 ano atrás no meu Vitara o Shell Protcar.
Excelente produto, não fica pingando, não meleca todo o jipe por baixo, adere bem às superficies metálicas, e não ataca as borrachas :concordo: :concordo:

Infelizmente este ano procurei novamente para comprar no distribuidor Shell e fui informado (não sei garantir que é 100% veridico, mas foi a info passada por um distribuidor de lubrificantes da Shell, e não o frentista do posto) que este produto foi descontinuado, saiu de linha :parede: :parede: o que é uma pena

Apelei para um teste com o velho e bom óleo de mamona e posso te garantir: É UMA BO#*STA..............o jipe ficou todo melado por baixo, as borrachas ficaram com aspecto esbranquiçado e logo apareceram rangidos que antes não tinha :parede: :parede: mandei lavar de novo para tirar o maximo possivel, e na proxima vez se não encontrar um produto realmente adequado não passo nada mesmo !

[ ]s,

Caiogaucho
22/04/2009, 12:51
O problema é que depois de vir morar aqui em Lagoa Vermelha, perdi todas as regalias que tinha em Porto Alegre. Aqui não encontro nada!!!! Tudo tem que ser "importado" das grandes cidades!!!

Giovani
24/04/2009, 22:17
Para pulverizar o chassi não poderia ser óleo hidráulico? Afinal este óleo entra em contato direto com mangueiras!!
Dentre estes que foram listados no tópico, qual o que realmente dá resultado sem afetar as borrachas?

SHELL PROTCAR
ÓLEO P/CÂMBIO AUTOMÁTICO
ANTIRUSTE - TEXACO
PUVITECK
PROTETOR SUPER - IPIRANGA
PROTETOR DE CHASSI - CASTROL
PROTEMAX - BARDHAL

ABS.

Caio
Olá Caio!

Na minha opinião, o Antiruste da Texaco é bom para colocar e "esquecer", em lugares de difícil acesso, como dentro das portas, partes fechadas do chassi...
O óleo hidráulico é indicado também, mas como é fino e escorre muito, faz sujeira e é preciso reaplicar volta e meia. É o ideal se vc faz trilhas e lavagens todo final de semana.

Vale ressaltar um assunto correlato: Emborrachamento da parte inferior.
PQP! Que servicinho mais porco esse! Nem com reza brava esse troço vai proteger da corrosão. Muito pelo contrário, é mais fácil dela se instalar num veículo que tem essa craca por baixo. Eu não compro carro que tem isso embaixo!:discordo:
Quer proteger da corrosão? Lava e lubrifica. Só isso!

Abs

arlei_vitara
25/04/2009, 18:46
O problema é que depois de vir morar aqui em Lagoa Vermelha, perdi todas as regalias que tinha em Porto Alegre. Aqui não encontro nada!!!! Tudo tem que ser "importado" das grandes cidades!!!

Sei bem o que vc. tá falando :concordo: :concordo: passo o mesmo agora que vim morar aqui em Taquari.

[ ]s do interior do RS

Murillus
27/04/2009, 17:06
Quer proteger da corrosão? Lava e lubrifica. Só isso!

disse tudo...

JJMenescal
28/01/2010, 11:19
Olá pessoal,

Sempre lavei meu carro (Tracker 2008/2009), após passeios e viagens em praia, somente com bastante água, incluindo a retirada das rodas para lavagem dos cubos. No entando, tenho percebido, ultimamente, o aparecimento de alguns indícios de corrosão em estado bem inicial. Na verdade, são aqueles pequenos salpicados amarronzados em poucos pontos do chassi e bandejas dianteiras. Algo bem típico de veículos que trafegam pelo litoral.

No intuito de interromper este processo, pretendo aplicar na parte inferior da minha Tracker o Protetor Super da Ipiranga. De todos os produtos mencionados aqui, foi o que mais me chamou atenção, além de ser, aparentemente, o único que continua no mercado.

A única contra-indicação que verifiquei foi constar em sua composição o óleo de mamona. Já tinha ouvido falar que tal produto ataca seriamente as borrachas e mangueiras. No entanto, resolvi pequisar um pouco mais e encontrei a seguinte citação que apresento à vossa opinião:

O uso do óleo como lubrificante tem sido amplamente difundido sobretudo em algumas situações específicas em que os óleos minerais tornam-se menos eficientes. Tal é o caso de certos equipamentos, como mancais ou engrenagens sujeitas a esfriamento a água, determinando, portanto, a necessidade de lubrificação com óleo de mamona, cujo grupo hidroxílico no derivado ricinoléico, lhe confere alta capacidade de aderência às superfícies umedecidas. Além de seu baixo ponto de solidificação, em torno de 30oC negativos, outras qualidades do óleo de mamona, tais como resistência ao escoamento e viscosidade elevada, o recomendam também como lubrificante de turbinas de aeronaves ou de veículos automotores que operam em regiões geladas. Suas características físicoquímicas favorecem, por outro lado, a sua utilização como fluído para freios hidráulicos de veículas, não atacando a borracha, metais ou plásticos, sendo que esta aplicação do óleo de mamona é a mais importante no Brasil.

O texto foi extraído do site: http://www.biodieselbr.com/plantas/mamona/co-produto-oleo-de-mamona.htm

E aí? Alguém comenta?

Tchê 4x4
30/01/2010, 14:01
Tbm estou pesquisando sobre os produtos p/proteção do chassi pois ando bastante na praia, porem sempre ouvi dizer que o óleo de mamona ataca as borrachas e fica uma puta melequera...

Antigamente se usava muito o anti-ruste que protege bastante mas agora não tem mais a venda. Vou dar mais uma pesquisada e ver se acho o protetor de chassi esse da Ipiranga...

fern148
22/10/2010, 13:28
Olá Rapazida,

Comprei um Niva a pouco tempo ... e agora ele esta no spa :), quando sair vou precisar manter ele 99%, como as msgs deste topico estão um pouco antiga, resolvi Ressuscitar ele...

para proteção do chassi, o que recomendam e para partes internas de porta, local de dificil acesso ...
Moro em Florianopolis ... e aqui maresia estamos exportando.

Fern

arlei_vitara
22/10/2010, 13:45
Este lance de produto para pulverização em chassi é uma novela :parede: :parede: :parede:

Usei durante um tempo um produto especifico chamado SHELL PROTCAR, excelente. Infelizmente saiu de linha, não encontrei mais a venda.
O Ipiranga parece que só é comercializado em baldes de 20l ou coisa assim, não tem em frasco de um litro, o que é uma pena.
Experimentei pulverizar o famoso oleo de mamona e NUNCA MAIS, fica uma m*#rda, as borrachas, inclusive pneus, ficam todos esbranquiçados, e o chassi fica uma meleca podre e fedida que doi. Nem pagando !

Assim.............hoje em dia to no time dos que defendem a "lavagem caprichada e só" como medida preventiva contra ferrugem nas "partes baixas" da viatura.

Giovani
22/10/2010, 14:52
Assim.............hoje em dia to no time dos que defendem a "lavagem caprichada e só" como medida preventiva contra ferrugem nas "partes baixas" da viatura.
É isso aí...
Quando fomos ao Salar do Uyuni, perguntei ao motorista da Land Cruiser o que eles faziam para proteger da corrosão. "Lavamos e lubrificamos depois de cada viagem".

Se juntar a maresia do ano todo, talvez chegue à 50% do que uma Land Cruiser pega em um dia.
http://farm4.static.flickr.com/3347/3287086218_e0db622528.jpg?v=0

Não existe nenhum produto milagroso. É serviço mesmo. Lavar bem e manter lubrificado.

[]'s

fhilipe
25/10/2010, 22:20
lavar sei que é tacar agua.

e lubrificar seria fazer o que no chassis ? passar o que nele ?

estou moranto em Florianopolis e nunca lavei embaixo e nunca passei nada, porem aqui em casa nao pega maresia, vou a praia as vezes.

Girti
26/10/2010, 00:07
Olá Rapazida,

Comprei um Niva a pouco tempo ... e agora ele esta no spa :), quando sair vou precisar manter ele 99%, como as msgs deste topico estão um pouco antiga, resolvi Ressuscitar ele...

para proteção do chassi, o que recomendam e para partes internas de porta, local de dificil acesso ...
Moro em Florianopolis ... e aqui maresia estamos exportando.

Fern

Olá!

É bom pulverizar, mas é importante tomar certos cuidados:

JAMAIS pulverizar logo após a lavagem da parte inferior do carro. Isto fará com que o óleo pulverizado retenha a água da lavagem, o que poderá piorar a situação, acelerando a corrosão, ao invés de combatê-la. O correto, após a lavagem é rodar alguns dias, para que as partes lavadas sequem e eventualmente acumulem um pouco de poeira. Esta servirá para ajudar a reter o produto pulverizado, quando ocorrer a pulverização.

JAMAIS usar produtos que contenham derivados de petróleo, pois estes atacam as borrachas (buchas, coifas, etc...). Ou seja, devem ser usados óleos vegetais, e não minerais. Existem produtos específicas para a proteção das partes baixas do carro, não aceite os argumentos dos frentistas que, muitas vezes, querem pulverizar com óleo queimado, ou algo semelhante> Muitas vezes, fazem isto sem perguntar ao proprietário, é a famosa "lavagem com pulverização". Deixe claro, ao mandar o Niva para uma lavagem completa, que o carro deve apenas ser lavado, SEM a pulverização de qualquer produto.

Quanto às partes internas, particularmente do Niva, seguem algumas dicas, fornecidas pelo meu funileiro (chapeador, aí em Floripa):

Paralamas dianteiros: retire as chapas que são parafusadas na parte interna traseira dos paralamas dianteiros (presas com 3 ou 4 parafusos cada). Limpe muito bem o espaço atrás delas, removendo toda terra que deverá estar acumulada lá há anos e verifique se há ferrugem. Se houver, o ideal é mandar remover e pintar, mas se isot não for possível, dê uma leve lixada e passe um inibidor de ferrugem, como, por exemplo, o "Ferrox". Depois que este estiver bem seco, aplique generosamente, em toda a superfície, glicerina em pasta. A seguir, recoloque as chapas protetoras. Também é recomendável fazer um pequeno furo na parte inferior do paralamas, para escoamento

Paralamas traseiros: remova a forração interna traseira do porta-malas e levante o tapete que forra o mesmo. Proceda do mesmo modo que nos paralamas dianteiros (exame, remoção de ferrugem, proteção com Ferrox e com glicerina em pasta), bem como procure fazer também aí um pequeno furo para escoamento

Portas dianteiras e do porta-malas: remova os forros e repita os procedimentos acima descritos

Laterais traseiras: idem

O ideal é fazer o mesmo com o piso, veja se é possível remover os forros do assoalho (após remover os bancos, é claro!) para proteger o assoalho internamente.

Bom trabalho e boa sorte, lembre-se que "A maresia não perdoa" (frase atribuída ao sábio niveiro FEP, residente em Iguape/Ilha Compriiiiiiida, onde também se exporta maresia :mrgreen:)

josino pereira mota
22/10/2015, 11:53
Bom dia!!!
Pulverização. Moro a 400m do mar a +- 13 anos, sendo que 12 anos usei um cj5 71 e 1 ano um jimny e estou a poucos meses com uma frontier. o quê fiz para conviver com a maresia durante estes anos todos e tem funcionado é lavar por baixo(não uso vap, só a mangueira, água,esponja e detergente neutro), e pulverizo vaselina liquida(uso no motor,escapamento da moto também) com aquela bomba amarela de aplicar veneno para pernilongo, que pode ser adquirida em 1,99. passei para frente o cj5 e o jimny sem problema com ferrugem. Aquelas misturas que fazem em lava jato, costumam derreter as borrachas, principalmente dos jumelos.

Edintruder
22/10/2015, 14:39
Josino, reanimando o tópico, eu também moro perto do mar, e apenas lavo por baixo também. Porém não pulverizo nada. Quando eu lavo uso detergentes e desengraxantes e lavo com pressão, porém se aparece algum ponto sem tinta eu limpo bem e pinto de novo. Isso é o suficiente para manter a viatura intacta por baixo.

Fsalvari
05/12/2015, 08:05
Estou acompanhando os comentários e percebi que o anti ruste é legal, mas parece que após a primeira aplicação, temos que aplicar constantemente. Como isso se processa? Qual é a durabilidade do produto? É bom mesmo? Desculpe-me, mas sou novo nesse ramo de viaturas...kkkkkk

Waldir Carlos
06/12/2015, 12:24
Quem mora no litoral, sabe. Névoa salina é "fogo"! Umidade, sal e outras intempéries são "inimigas" do aço. Precisa preservar. Bom, quem acompanha meus posts, sabe. Sou chato, no quesito manutenção. Isso, claro, inclui a lavagem dos veículos.

Não existe "solução mágica", mas alguns cuidados atenuam e retardam o processo corrosivo. [Na primeira foto, "proteção natural". Lama - e poeira - corrói menos, que sal]. Algumas imagens:

https://lh3.googleusercontent.com/-r0E4DPwviR0/T7vwp-bimeI/AAAAAAAACTo/VsonBew5CJM/s720-Ic42/Lama_EFE%252520116.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-UoPmOOzJsQ4/UG8PFllWL8I/AAAAAAAADUc/osvbUdoHxMw/s719-Ic42/Sist%252520tracao%2525204x4_EFE.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-3piLyzsnp1Q/ToIJJ6GUvBI/AAAAAAAAAM8/rzRTxCHXGpU/s720-Ic42/EFE-1000_mec%252520%2525287%252529.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-e6eywUmLCi4/T_BtBJyYLRI/AAAAAAAACj0/dxq5c2WrrGM/s720-Ic42/EFE_Trokar%252520oil%252520and%252520filters%25252 0%2525282%252529.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-6u6xpedvPfU/TvHtqEF3J-I/AAAAAAAAH9Q/btbad7MUvgs/s720-Ic42/EFE_pos%252520BL_20%252520dez%2525202011%252520085 .JPG

"Proteção", à base de vaselina industrial:

https://lh3.googleusercontent.com/-AcqXBikhsHo/VmREELOH9_I/AAAAAAAAJKk/CRNdQOAqGsI/s1024-Ic42/20151206_095449.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-E3IkfKGQXg8/VmREG6kOvLI/AAAAAAAAJKs/jWexNEaA7jg/s1024-Ic42/20151206_095414.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-7kobomxsmks/VmRD8yGs_bI/AAAAAAAAJKM/ZqgDTVYBNxw/s1024-Ic42/20151206_095227.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-WEFYrZ13LCs/VmRD-RSi9mI/AAAAAAAAJKc/h_GHReSMPcE/s1024-Ic42/20151206_095201.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-y1LGbtCwJPg/VmRD9nH1MYI/AAAAAAAAJKY/Fp5KhKaNFgY/s1024-Ic42/20151206_094935.jpg

Detalhe: essa picape é uma "velhota"; completando dezessete anos de vida.

[]s

Edintruder
06/12/2015, 23:17
A minha acho que nem quando era nova era tão nova assim! kkkk

Fsalvari
07/12/2015, 11:29
Waldir Carlos, ficou bacana... Vc passou ou foi a algum lugar especializado. Tem alguma dica ou marca? Encontro esse produto onde?
Ficou show....

antonio umino
07/12/2015, 13:10
Falando de ndo em Maresia....... Pintura de chassis....

Alguém já usou a tinta à base de água que usa para pintar telhado. ????

Pois pintei umas telhas, e quando foi pintado com uma bomba de pulverizar, foi pintado um portão,,... e já faz algum tempo e nada de sair .,.... já usei palha de aço e nada.. não sei se tem algum produto que consiga tirar a tinta....tal qual o Solupan, será que tira.....

abçs

enasor
08/12/2015, 08:20
Acompanhando com muito interesse ... assunto sempre atraente ...

A gente se preocupa tanto! ... cuida com tanto zelo do veículo! ... e quando é fé ... tá lá!!!!!!!! ... aquele pontinho de ferrugem ... e aí fica aquele sentimento de culpa ... se eu tivesse feito isso ... se eu tivesse feito aquilo!!! Rsrsrs.

Neste site temos diversos tópicos que tratam do assunto, onde temos o privilégio de ver opiniões, as mais diversas, de abalizados colegas, com seus argumentos prós e contras determinadas opções:

- “Não aplicar nada, além da tradicional boa lavada com sabão neutro”, protegendo com pintura especial as partes esfoladas;
- “Vaselina”;
- “Antirust”;
- “Óleo de mamona”;
- “Emborrachamento”;
- “Silicone”;
- “Óleos e graxas derivados de Petróleo, os mais diversos”;
- Etc.

Morei vários anos em prédio frontal ao mar e, agora, quando vou à praia, continuo com a mesma prática ... sempre uma boa lavada com sabão neutro por baixo ... só isso ... no tempo em que morei beira mar, ainda mandava injetar graxa líquida internamente nas caixas das portas, etc., mas de forma a não prejudicar a drenagem ... nunca tive problemas de ferrugem ... mas, pode ter sido meramente sorte, sei lá!!!! ... se me perguntarem qual a melhor opção: Respondo, não sei!!! ... continuo sempre atento às opiniões, perguntando, aprendendo e fortalecendo meu entendimento ... a propósito, este veículo do colega que postou as fotos logo atrás está, simplesmente, maravilhoso!!!! ... por baixo, parece veículo zerado!!! ... agradecimentos ao colega pela contribuição e parabéns a ele pelo zelo com seu veículo!!!!! ... de repente, está aí uma excelente opção, tratando com vaselina industrial, em que pese haver opinião de que "vaselina é um derivado de petróleo e ataca a borracha, a não ser que seja algum produto com formulação especial":

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/97119-como-limpar-e-proteger-o-chassis-da-agua-do-mar-3.html#post1574100

Porém, no chassi do veículo do colega, as fotos revelam não haver nada ressecado, ou em processo de enferrujamento ... muito pelo contrário!!! ... portanto, o segredo pode estar em saber escolher o produto, e como utilizá-lo ...

Abs.

NelsonB
15/02/2016, 18:22
Re-ressucitando o tópico: Alguém já usou o anti rust da allchem? Algusn dados do produto são diferentes do da Texaco (file:///C:/Users/nbrugger/Downloads/_Upload_Arquivos-produtos-20110519091723_anti_rust_protetivo_ft_allchem_set0 9%20(1).pdf ; file:///C:/Users/nbrugger/Downloads/_Upload_Arquivos-produtos-20150702084246_anti-rust_protetivo.pdf; http://www.planetabuggy.com.br/carroceria/antirust.htm ). Como meu carro veio de fábrica com algum tipo de bate-pedra (emborrachamento) no chassis, temo o antirust infiltrar no bate pedra descolando o mesmo.
braços

Edintruder
16/02/2016, 10:46
Nelson, trabalho colado na fábrica da Allchem em Rio Grande. Da janela enxergo a fábrica deles.

Amanhã vou tentar passar lá e pedir informações sobre esse produto.

enasor
16/02/2016, 11:21
Nelson, trabalho colado na fábrica da Allchem em Rio Grande. Da janela enxergo a fábrica deles.

Prezado amigo Edintruder ...

Também tenho interesse em conhecer este produto ... modo de aplicação, onde encontrar, se tem alguma restrição, etc ... também ficarei agradecido a você se puderes postar aqui pra gente as informações ...

Obrigado e forte abraço.

NelsonB
17/02/2016, 16:28
Edintruder,

muitíssimo obrigado!:concordo:.
Eu escrevi À 3M (supondo que o produto que vem de fábrica no jimny seja deles, ou similar) e a resposta sobre interferência do antirust no bate pedra que recebi segue abaixo (ainda não conclusiva, pois não se posicionaram em relação ao produto da outra empresa).
Ressalto que copiei a posição do Giovani, negativa em relação aos "batepedras" e similares, mas no meu caso, o carro já veio com ele, e minha tentativa é manter o jimny como a F1000 do Waldir Carlos!

braços

resposta da 3M abaixo!

Olá Nelson, tudo bem?

Entendi pela sua mensagem que que você tem dúvidas sobre dois produtos 3M para área de Reparação Automotiva. O produto Batida de Pedras 3M, també conhecido como emborrachamento automotivo, foi descontinuado. Atualmente, o RPT (Revestimento Protetor Texturizado) é o produto comercializado e indicado para aplicação em partes internas e externas de automóveis, ônibus, caminhões, traillers e outros equipamentos de transporte, sujeitas à batidas de pedra e constante impregnação de graxa e resíduos de asfalto, tais como, partes internas e externas dos páralamas, saias dianteiras e traseiras, caixas de ar e laterais inferiores do veículo. Você poderá acessar em anexo o boletim técnico para obter mais informações sobre este item.

Quanto a aplicação de outro revestimento - Antiruste - sobre o mesmo, informo que não há como a 3M garantir sucesso uma vez que não dispomos de testes na aplicação mencionada. O RPT - Revestimento Protetor Texturizado - poderá ser pigmentado. Caso disponha das especificações técnicas deste produto, nos envie em resposta a este e-mail a fim de encaminharmos para a nossa equipe analisar sua composição/especificações técnicas.
Aguardaremos o seu retorno.

Nossa empresa agradece por sua escolha e preferência.

Para mais informações, por favor, entre em contato pelo:
Site: http://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-brasil/fale-com-a-3m/
Telefone: 0800 0132333
E-mail: falecoma3m@mmm.com

Atenciosamente,
EDINALVA OLIVEIRA

Edintruder
17/02/2016, 16:38
Nelson e Enasor, fui na Allchem conhecer o produto. Ele tem s mesmas especificações que a Anti-ruste da texaco e a substitui perfeitamente. Vou comprar uma laa de 3,6lts para aplicar no meu trailer e na cabine da F1000.

NelsonB
17/02/2016, 16:42
Boa Edintruder! :master:

mas será que pode prejudicar o bate-pedra em bom estado?:pensativo:

enasor
17/02/2016, 17:40
Nelson e Enasor, fui na Allchem conhecer o produto. Ele tem s mesmas especificações que a Anti-ruste da texaco e a substitui perfeitamente. Vou comprar uma laa de 3,6lts para aplicar no meu trailer e na cabine da F1000.

Prezado amigo Edintruder ...

Mais uma vez, meus agradecimentos por mais essa deferência, dentre as milhares que tem, gentil e abnegadamente, prestado a todos nós usuários do fórum.

Já que você se predispôs a experimentar o produto, depois que você aplicá-lo no seu veículo, e ver os seus efeitos, seria muito importante para nós contarmos, mais uma vez, com suas sempre ponderadas impressões, informando-nos a respeito da eficácia dele ... portanto, na medida do possível, e se não for pedir demais, peço-lhe que nos dê um retorno ... se for o caso, tire fotos para vermos o resultado ...

Forte abraço ... Valeu!!!!!

NelsonB
18/02/2016, 09:48
Prezados,

agora sim, os anexos anteriores que coloquei como links sem acesso(ficha técnica e de segurança do antirust da allchem) , e a ficha técnica do rpt da 3M (presumindo ser isto que vem de fábrica no meu carro). Ao que parece, não há grande incompatibilidade com o antirust da allchem. Vou testar também e depois compartilho aqui.

braços

NelsonB
23/02/2016, 16:27
fui colocar no posto, pra começar o cabra resolveu molhar o chassis primeiro e aplicar com ele molhado:putz:, depois, insistiu que o óleo era grosso, que o compressor dele não ia dar conta e que tinha que diluir com óleo diesel (nem perguntei se era usado, rsrsrsrsrs). Coloquei o franquinho no sol (no rótulo diz que em dias quentes deve dar uma aquecida) e apesar da resistência do cabra, o compressor dele aplicou na maior facilidade. Como ele gostou do cheiro do óleo:screwy:, s eentusiasmou e aplicou tudinho por toda a parte, quer dizer, inclusive nos escapamentos, etc etc.
Chego em casa, abro email e voilá: novo email da 3M, agora, desaconselhando o uso sobre o bate pedra deles (RPT) (irei colar abaixo). Os argumentos, não consideraram a poissível incompatibilidade química dos produtos, mas por serem para um suposto mesmo fim (algo que discordo, pq para mim, um é algo mais duradouro (rpt) e outro (antirust) algo mais frequente.
Peguei uma areia danada no findi, e pelo que parece, deve sair fácil quando da lavagem. Vou continuar usando o antirust.
Aproveitei e liguei tbém para a vonder (que faz a tar da vaselina líquida industrial) e eles me disseram que eles usam nas máquinas, inclusive sobre borracha e não acreditam que seja ruim......

email 3M: Olá Nelson, boa tarde!
Em continuidade ao seu atendimento, após análise das informações compartilhadas, informo que não recomendamos a utilização destes produtos sobre o RPT - Revestimento Protetor Texturizado. Identicamos que, pelas características dos produtos, possuem finalidade similares ao RPT e, os fabricantes recomendam a aplicação dos mesmos diretamente sobre a superfície metálica

Edintruder
24/02/2016, 08:13
Nelson, tens razão, o RPT é uma espécie de pintura, porém como toda pintura sempre sofre algum tipo de dano com o passar do tempo, sendo assim a anti-rust poderia proteger o RPT. No meu caso, aplicarei o antirust apenas por dentro das peças que normalmente acumulam égua e não tem como acessar para pintar adequadamente, como pára-lamas, portas, colunas e cantos difíceis de limpar. No assoalho por baixo eu não pretendo usar pois mantenho a pintura sempre em ordem. Quando acho oxidação procuro tratar e pintar novamente.

NelsonB
17/06/2016, 11:35
Edintruder,

obrigado pelo retorno, concordo contigo.
observações: O antirust não saiu com a primeira nem a segunda lavagem por baixo dos postos....e realmente a sujeira sai mais fácil (apesar do cara ter posto com o caro ainda molhado). o cara colocou por tudo, menos o motor, mas sem maiores cuidados. como não tenho como colocar eu próprio, sublimei.... Em breve, devo colocar de novo, pois rodei um bocado neste tempo....realmente, o Rpt, ou os "texturizados" será agredido de qualquer forma, por atrito ou agressão química, então só o tempo talvez mostre, mas por enquanto acho vantajoso inclusive pela facilidade de limpeza....a pouco achei um produto da Würth, a cera de cavidade (https://www.wurth.com.br/wurth/b2c/produto?R=CERA-DE-CAVIDADE-(CAVITY-WAX)-prod410001-60002), acho que é o que os landeiros usam nas portas, nas axilas :mrgreen: etc..... alguém já experimentou? Um amigo da Serra acaba de comprar um Vitara e tem umas coisinhas a fazer, caso seja "bão"....

braços

kenjimkm
30/10/2016, 18:46
Boa Noite.
Comprei esse produto: Vonixx pulviflex protetor de chassis.
Nao sei se funciona mas vou testar.

Master Cleaner - Vonixx Pulviflex Protetor de Chassis e Caixa de Rodas - (1L) (http://www.lojamastercleaner.com.br/produto/586775-vonixx-pulviflex-protetor-de-chassis-e-caixa-de-rodas---1l-)

jeep8
09/11/2016, 15:06
Caro Kenjimkm voce aprovou este pulvilfex? agradeco

NelsonB
19/02/2019, 11:53
Prezados, atualizando as coisas, fazendo um mea culpa e trazendo novidades.

Pulverizar o chassis, realmente pode ser um prática danosa ao ambiente, pois se o produto usado entrar em contato com areia, ou terra, principalmente em stuações de raspar o fundo no solo em praias e dunas, o produto pode contaminar lugares sensíveis. È muito comum este uso, contudo, em locais de praia onde não se vai rodar em praia e areia, e se for usado um produto viscoso (que não pinga ou escorre) e se o mesmo for aplicaod em um local em que há controle e separação do material usado (postos e lavagens que atendam as diretrizes de orgãos ambeintais), não há problema. Em locais em que s eforma gêlo na pista e usa-se sal, para derreter o gelo, (as vezes na serra catarinense) mais importante ainda e este é o motivo de carros durarem pouco em alguns lugares frios distantes do litoral.
CONTUDO, o uso mais adequado para várias situações, é o uso em lugares de dificeis acesso, onde é dificil lavar e facil de acumular lama umidade, etc. DENTRO DAS LONGARINAS DE CHASSIS, dentro entre folhas de metal das portas, alguns paralamas, etc. Esta aplicação é complicada pq para alguns veículos, vc tem que retirar em parte ou no todo o para choque, e pq teria de ter um "caninho" aspersor que pudesse entrar no sfurinhos de portas - coisas muito simples de encontrar lá fora, de várias marcas. Aqui, não tinha, mas estamos chegando lá. Depois d emandar uma corrspondencia técncia para a Alchem (empresa química do RS), recebi um email hj deles, dizendo que acabaram de lançar o antirust em aerosol, o que facilita muito a vida. Não sei ainda, se o "caninho" aspersor é longo (mas se não for, vc pegao do WD-40 e usa, rsrsrsrsr). É um começo, para usarmso de forma mais fácil (esqueça o posto, faça vc mesmo), mais precisa ( e gadsta menos produto) e com menor impacto ambiental na proteção do veículo. abaixo o texto do email:

Bom dia Nelson,

Estou respondendo seu e-mail para lhe contar uma novidade!
Gostamos tanto da sua sugestão, que já lançamos o Anti Rust Allchem na versão aerossol!
Dê uma olhada no anexo a imagem do produto!
Agradecemos muito sua colaboração, é de extrema importância esse tipo de feedback para nosso crescimento. Desta forma, conseguimos alcançar os anseios dos nossos clientes e facilitar a vida deles!

OBS: NÃO TENHO NENHUMA RELAÇÃO COMERCIAL COM A EMPRESA OU DO PRODUTO.
abraços,
Nelson

Toemos
25/05/2019, 21:42
Bom dia Nelson,

Estou respondendo seu e-mail para lhe contar uma novidade!
Gostamos tanto da sua sugestão, que já lançamos o Anti Rust Allchem na versão aerossol!
Dê uma olhada no anexo a imagem do produto!
Agradecemos muito sua colaboração, é de extrema importância esse tipo de feedback para nosso crescimento. Desta forma, conseguimos alcançar os anseios dos nossos clientes e facilitar a vida deles!

OBS: NÃO TENHO NENHUMA RELAÇÃO COMERCIAL COM A EMPRESA OU DO PRODUTO.
abraços,
Nelson

Moro em Rio Grande, sofro com o mesmo problema. Vou procurar quem revenda esse produto aqui, obrigado!

NelsonB
26/05/2019, 00:51
Toemos, vc est´acom sorte: A empresa Alchem é de Rio Grande!!!!
saudações

Moro em Rio Grande, sofro com o mesmo problema. Vou procurar quem revenda esse produto aqui, obrigado!