Conectar

Ver Versão Completa : Qual pneu é o melhor????

Alerson
02/03/2010, 10:51
Bom dia pessoal do forum, estou abrindo este topico pra gente poder descutir sobre quais são os melhores pneus pra gente usar nas gaiolas...

Meu problema é o seguinte, tenho um pneu com as medidas 255x75x15..
Na minha região tem duas empresas que recapam pneus..

uma com o modelo frontieira e a outra com um modelo da Vipal VJ 900,
os dois são os mesmo preço...
ai esta a duvida qual é o melhor ????

se tiver alguem que usa um destes dois modelos, fala pra gente o que acha da peformance nas trilhas e na hora de rebocar no asfalto..
Quem não usa estes modelos da um palpite, ou uma dica de outros modelos....
abraço ate mais...

Denilson Maçaneiro
02/03/2010, 13:27
Eu tenho pneus cross com garra...se vc rebor no asfalto ele gasta rápido e ainda corre o risco de uma pedra se prender no meio das garras e sair voando no parabrisa do carro de tras...Mas nas trilhas acho que não tem pneu melhor.

GAIOLA TORK 31X10,5X15
02/03/2010, 17:16
Tork 31 x 10,5 x 15 aonde faço trilha o pessoal manda eu ir na frente porque se eu nao passar ninguem mais passa , pela altura e pelo potencial dos pneus !!! Eu nao montaria nunca com outro pneu , depois de ter andando de tork .

GAIOLA TORK 31X10,5X15
02/03/2010, 17:18
Ah tem que ter motor pra tocar que o bixo é pesado da até medo viu .mas eu de 1.600 carburaçao unica nunca tive problema , mas é gosto né .

RodrigoFagundes
02/03/2010, 17:23
eu to na mesma duvida que vc...
qual pneu usar...
bom tópico.

leobnaval
02/03/2010, 17:25
Eu recomendo para gaiola o modelo cross com cravos laterais, mas gosto muito tambem do VJ 900 só acho que este pneu 255/75R15 ale´m de ficar pesado vai ficar muito grande, se der pegue um 235/75 R15 com a recapagem da vipal.

O salvatti usa este modelo de pneu VJ 900 no Baja dele, pergunte a ele o que ele acha dos pneus.

Abraços, Leo

Cezar candelaria
02/03/2010, 21:50
Ah tem que ter motor pra tocar que o bixo é pesado da até medo viu .mas eu de 1.600 carburaçao unica nunca tive problema , mas é gosto né .
Cara, essa duvida eu sempre tinha..que o melhor pneu é o tork eu já sabia, mas meus amigos só usavam ele com motor ap ou de vectra 2.2, e ainda com caixa de kombi 7x36...e olha que as vezes o motor ap 1.6 quase morria num barro pesado...Qual caixa tu tens???

Alerson
03/03/2010, 08:14
Eu tenho pneus cross com garra...se vc rebor no asfalto ele gasta rápido e ainda corre o risco de uma pedra se prender no meio das garras e sair voando no parabrisa do carro de tras...Mas nas trilhas acho que não tem pneu melhor.

Valeu pela dica Denilson...

Pensei msm em usar o modelo cross, na verdade olhando ele, parece um pouco com o vj 900, vou dar uma pesquisada se acho o modelo cross por aqui.
Abraço ate mais..

Alerson
03/03/2010, 08:17

é verdade já ouvi falar msm sobre estes pneus, dizem que são otimos, mais acho que seria muita coisa para meu motor, um 1500 a ar..

mesmo assim muito obrigado pela dica..
abraço ate mais

Alerson
03/03/2010, 08:33
eu to na mesma duvida que vc...
qual pneu usar...
bom tópico.

Fala rodrigo...
é verdade, esta duvida é minha é sua e de um monte de gente aqui do forum....
Com certeza vamos achar o melhor modelo pra nosso brinquedos.....

Alerson
03/03/2010, 08:38
Eu recomendo para gaiola o modelo cross com cravos laterais, mas gosto muito tambem do VJ 900 só acho que este pneu 255/75R15 ale´m de ficar pesado vai ficar muito grande, se der pegue um 235/75 R15 com a recapagem da vipal.

O salvatti usa este modelo de pneu VJ 900 no Baja dele, pergunte a ele o que ele acha dos pneus.

Abraços, Leo

Eai Leo blz...

tenho visto suas postagens nos outros topicos e parece que vc entende do assunto...

Será que vai ficar grande msm? porque eu já uso essa medida mais não acho grande....

me tira uma duvida por favor... o pneu maior é melhor para o a lama não é???
ele sendo maior pode comprometer alguma coisa....

valeu ate mais

salvatti
03/03/2010, 08:52
como o Leo falou...eu uso o VJ 900 225-75-R15.
Não fiz nenhuma trilha pesada ainda...mais em comparação com outro fusca com pneus parecidos (no mesmo estilo do VJ 900) o meu foi bem melhor...
Tive a impressão que ele tem bastante "tração" e não fica tanto barro grudado nos sulcos...ele "limpa" facil.
Mais acredito que só fazendo uma boa trilha mesmo pra descobrir...esse sabado vou andar de novo...quem sabe tenho uma opinião melhor na segunda feira.

GAIOLA TORK 31X10,5X15
03/03/2010, 15:38
Cara, essa duvida eu sempre tinha..que o melhor pneu é o tork eu já sabia, mas meus amigos só usavam ele com motor ap ou de vectra 2.2, e ainda com caixa de kombi 7x36...e olha que as vezes o motor ap 1.6 quase morria num barro pesado...Qual caixa tu tens???
OPA CEZAR BLZ CARA :concordo:
ENTAO MINHA GAIOLA FOI ASSIM , COMPREI UMA BRASILIA COM MOTOR 1.600 ANDANDO NORMAL CARA , AI MONTAMOS A GAIOLA E COMPRAMOS OS PNEUS , MONTEI TODA IGNIÇAO ZERA E O MOTOR DO JEITO QUE ESTAVA MESMO CARA , SEM FRESCURA (ACHO QUE POR ISSO A GAIOLA ERA TAO BOA E NUNCA QUEBROU NADA NEM TRAVA NEM NADA ) COMPRAMOS OS PNEUS NA TRATOR GAMA , QUANDO FUI BUSCAR FIQUEI COM MEDO DO MOTOR NAO TOCAR POR CAUSA DO PESO , MAS COMO JA TINHA COMPRADO FALEI AGORA JÁ FOI .
COLOQUEI OS PNEUS NA GAIOLA E VOU TE FALAR CARA A EMBREAGEM FOI PRO SACO NA 1º TRILHA (EMBREAGEM USADA QUE JÁ ESTAVA NA BRASA SÓ DEUS SABE QUANTO TEMPO) , COMPREI UMA EMBREAGEM AQUI EM SP MESMO NA MERCADOCAR 130,00 COMPLETA , MONTEI E NUNCA TIVE PROBLEMA CARA . MEU 1600 EMPURRAVA NORMAL COMO A GAIOLA DE TODOS , PRA FALAR A VERDADE ATÉ EU SEMPRE FIQUEI ESPANTADO COM ESSA GAIOLA CARA PORQUE ERA TUDO SIMPLES E NAO SEI NEM FALAR O PORQUE ERA TAO "FORTE" NUNCA TIVE PROBLEMA DE FALTA DE FORÇA SABE SEMPRE ANDEI NORMAL :concordo:

GAIOLA TORK 31X10,5X15
03/03/2010, 15:50
é verdade já ouvi falar msm sobre estes pneus, dizem que são otimos, mais acho que seria muita coisa para meu motor, um 1500 a ar..

mesmo assim muito obrigado pela dica..
abraço ate mais

OPA ALERSON ENTAO CARA COMO FALEI COM O CEZAR TAMBEM , NAO FIQUI INVENTANDO MODA SABE , MOTOR 1.600 GASOLINA , CARBURAÇAO UNICA , SÓ QUE A IGNIÇAO TODA NOVA , SEM NADA DE GAMBIARRA OU PEÇAS USADAS A MEU VER NO MOTOR ASPIRADO IGNIÇAO É 50% DO MOTOR ,OS OUTROS 50% É TAXA . MESMO ASSIM MONTEI TUDO ORIGINAL CARA , PLATINADO MESMO , MAS TUDO ZERO COMO JÁ FALEI , ENTAO DEPOIS DE UMAS 15 TRILHAS O MOTOR FOI PRO VINAGRE , MAS DESDE QUE EU COMPREI JÁ TINHA UMA FOLGA DE CARCAÇA QUE DAVA ATÉ MEDO :( , MAS COMO EU NAO ESTAVA AFIM DE INVESTIR POIS ESTAVA SEM GRANA , FUI PRAS CABEÇAS ASSIM MESMO .
AI SOBROU UMA GRANA EU IA MONTAR UM KIT MAHLE 94mm , INJETADA E OS CAMBAU , MAS VENDI TUDO PRA UM AMIGO DE SANTA CATARINA PRA MONTAR NO FUSCA DELE (FICOU UM ROJAO O CARRO DELE).
AGORA TENHO UM MOTOR A AR 1.300 (NOVINHO DE GOL A AR) QUE VOU MONTAR UM KIT 1.600 A ALCOOL NELE , ESSE COMO VAI SER CHEIO DE FRESCURAS , COMO TAXADO PRA ANDAR A ALCOOL , ANEL AJUSTADO SOB MEDIDA , MOLYKOTE 321R PARA AS PEÇAS INTERNAS , CABEÇOTE REBAIXADINHO E COM ANGULOS DE VALVULAS E SEDE .
ESSE COMO ESTOU CHEIO DE VIAGAGEM É PERIGOSO NAO EMPURRAR OS TORK :lol:.
OS MEUS AMIGOS DE TRILHA FAZIAM MOTOR DE KOMBI E OS CARAI VIVIAM DANDO PROBLEMA O MEU 1/2 BOCA NUNCA DEIXOU NA MAO , ATÉ ME ARREPENDO DE TER DESMONTADO ELE PRA FAZER ELE NOVINHO , DEVIA TER ANDANDO ATÉ FUNDIR O VIRA NA CARCAÇA , MAS ESTA AQUI GUARDADO , PARA FUTURAS IDÉIAS:concordo:

leobnaval
03/03/2010, 18:09
Eai Leo blz...

tenho visto suas postagens nos outros topicos e parece que vc entende do assunto...

Será que vai ficar grande msm? porque eu já uso essa medida mais não acho grande....

me tira uma duvida por favor... o pneu maior é melhor para o a lama não é???
ele sendo maior pode comprometer alguma coisa....

valeu ate mais

Depende da configuração mecânica que você vai usar (ou esta usando) e o estado dos componentes.

Pneu mais alto: maior a perda de torque, porém maior a distância entre o solo.

O problema dos ressoloados e recapados é que ele ficam mais altos que a medida original e mais pesados, quanto mais pesados maior a solicitação dos componentes de suspensão, transmissão e direção.

Pneu pra lama o bom é um pneu com blocos espaçados que proporcionem auto-limpeza e mais finos assim o pneu consegue cavar e atingir um solo com boa aderência mais facilmente e mais rápido, ou seja eles levam vantagem sobre pneus largos "na lama".

Quanto maior o diâmetro do pneu maior a velocidade final e maior a perda de torque (totalmente o contrário do desejado em veiculo off-road), para isso o pessoal usa a relação de diferencial da kombi, mas tudo depende da configuração mecânica e o modo de dirigir, pode ser que você se adapte bem usando pneus maiores em sua gaiola.

Abraços, Leo

Cezar candelaria
04/03/2010, 14:45
OPA CEZAR BLZ CARA :concordo:
ENTAO MINHA GAIOLA FOI ASSIM , COMPREI UMA BRASILIA COM MOTOR 1.600 ANDANDO NORMAL CARA , AI MONTAMOS A GAIOLA E COMPRAMOS OS PNEUS , MONTEI TODA IGNIÇAO ZERA E O MOTOR DO JEITO QUE ESTAVA MESMO CARA , SEM FRESCURA (ACHO QUE POR ISSO A GAIOLA ERA TAO BOA E NUNCA QUEBROU NADA NEM TRAVA NEM NADA ) COMPRAMOS OS PNEUS NA TRATOR GAMA , QUANDO FUI BUSCAR FIQUEI COM MEDO DO MOTOR NAO TOCAR POR CAUSA DO PESO , MAS COMO JA TINHA COMPRADO FALEI AGORA JÁ FOI .
COLOQUEI OS PNEUS NA GAIOLA E VOU TE FALAR CARA A EMBREAGEM FOI PRO SACO NA 1º TRILHA (EMBREAGEM USADA QUE JÁ ESTAVA NA BRASA SÓ DEUS SABE QUANTO TEMPO) , COMPREI UMA EMBREAGEM AQUI EM SP MESMO NA MERCADOCAR 130,00 COMPLETA , MONTEI E NUNCA TIVE PROBLEMA CARA . MEU 1600 EMPURRAVA NORMAL COMO A GAIOLA DE TODOS , PRA FALAR A VERDADE ATÉ EU SEMPRE FIQUEI ESPANTADO COM ESSA GAIOLA CARA PORQUE ERA TUDO SIMPLES E NAO SEI NEM FALAR O PORQUE ERA TAO "FORTE" NUNCA TIVE PROBLEMA DE FALTA DE FORÇA SABE SEMPRE ANDEI NORMAL :concordo:
Bleza, já imaginava que podia estragar a embreagem...pra minha região aqui não sei se não ia me ferrar, pois tem muito morro...vou pensar nisso...valeu!!!

hergert
04/03/2010, 16:21
Na minha gaiola, 1600 ar, coloquei 235/75 R15 com recapagem cross da genius, ficou leve, mas mesmo assim fud*&*# a embreagem na segunda trilha:putz:.
Então se o conjunto mecânico ( cambio, embreagem) tiver desgastado vai estourar mesmo com motor a ar e pneu leve.

"Bleza, já imaginava que podia estragar a embreagem...pra minha região aqui não sei se não ia me ferrar, pois tem muito morro...vou pensar nisso...valeu!!! "

No caso do Cezar, acho que uma embreagem cerâmica resolveria:pensativo:.

Abraços.

leobnaval
04/03/2010, 16:36
Na minha gaiola, 1600 ar, coloquei 235/75 R15 com recapagem cross da genius, ficou leve, mas mesmo assim fud*&*# a embreagem na segunda trilha:putz:.

Exatamente como citei , o que estiver mais ou menos colocando os pneus grandes e com boa aderencia (cravos) vai quebrar mesmo.

Então se o conjunto mecânico ( cambio, embreagem) tiver desgastado vai estourar mesmo com motor a ar e pneu leve.
X2

No caso do Cezar, acho que uma embreagem cerâmica resolveria:pensativo:.

Resolveria em partes pois o câmbio, rel. de diferencial, travas e semi-eixos, sofreriam mais ainda com a embreagem de cerâmica solucionaria apenas a questão da embreagem.

Abraços, Leo

Franco Fileppo
04/03/2010, 20:16
estou montando uma gaiola tambem como todos aki do forum,ja tive gaiola com motor a ar e com motor a agua , com pneu liso e com pneu de cravo 195/65/15 que ainda tem o diametro um pouquinho maior que o original do fusca ela ate se comportava bem... nesta nova gaiola estou utilizando suspensao com molas de passat nas 4 rodas (torre completa) disco nas 4,cambio de kombi moderna(raiado) relaçao 7/36 e motor a ar com comando de kombi,cirquito externo de oleo com filtro e radiador,carburador miniprogressivo...certamente será turbo rodando no alcool com turbina de corpo quete com .35(pra abrir nos primeiros rpm)e valvula de alivio regulada para 0.6 kg acho que de mecanica já tá de bom tamanho!ainda estou escolhndo os pneus porem quero um diametro reduzido para que o cambio de kombi tenha toda sua força disponivel,bom minha ideia inicial sera fazer uma flange para prender outra roda alem da normal,e usar dois pneus de cravo 175/70/13 em cada lado de forma que fique como um caminhao (com dois pneus mas com um espaço de 5 cm entre eles0como a suspensao sera feita sob medida vai ser alta pra compensar o tamanho dos pneuzinhos a ideia é ter torque de gente grande,pra mim,se ficar um pouco mais alta que uma gaiola comvencional com tudo de fusca já ta bom com 2 pneus 175 no lugar de um é como se eu tivesse um 380/35/13
e acho eu no meu achismo que assim nao vai afundar tanto no brejo te terra turfa.

se alguem se habilitar opine.forum é pra isso,abraços

Franco Fileppo
04/03/2010, 20:17
antes que me esqueça,na frente vai 15 fininho mesmo
4.00 15 frizado

Flávio Cadore
04/03/2010, 20:50
estou montando uma gaiola tambem como todos aki do forum,ja tive gaiola com motor a ar e com motor a agua , com pneu liso e com pneu de cravo 195/65/15 que ainda tem o diametro um pouquinho maior que o original do fusca ela ate se comportava bem... nesta nova gaiola estou utilizando suspensao com molas de passat nas 4 rodas (torre completa) disco nas 4,cambio de kombi moderna(raiado) relaçao 7/36 e motor a ar com comando de kombi,cirquito externo de oleo com filtro e radiador,carburador miniprogressivo...certamente será turbo rodando no alcool com turbina de corpo quete com .35(pra abrir nos primeiros rpm)e valvula de alivio regulada para 0.6 kg acho que de mecanica já tá de bom tamanho!ainda estou escolhndo os pneus porem quero um diametro reduzido para que o cambio de kombi tenha toda sua força disponivel,bom minha ideia inicial sera fazer uma flange para prender outra roda alem da normal,e usar dois pneus de cravo 175/70/13 em cada lado de forma que fique como um caminhao (com dois pneus mas com um espaço de 5 cm entre eles0como a suspensao sera feita sob medida vai ser alta pra compensar o tamanho dos pneuzinhos a ideia é ter torque de gente grande,pra mim,se ficar um pouco mais alta que uma gaiola comvencional com tudo de fusca já ta bom com 2 pneus 175 no lugar de um é como se eu tivesse um 380/35/13
e acho eu no meu achismo que assim nao vai afundar tanto no brejo te terra turfa.

se alguem se habilitar opine.forum é pra isso,abraços

Eu cheguei a cogitar a possibilidade de usar dois pneus de cada lado na traseira mas queria usar eles grudados um no outro para dar a impressão de um só. Eu sou a favor de pneus mais largos, um amigo meu que teve JEEP com pneus largos disse que o bixo anda por cima do lodo e vai embora.
Só não pode ter o diâmetro dos pneus maior do que o original do câmbio e dar uma maneirada no acelerador porque quando os pneus se aguarram pode detonar o câmbio.
Só não concordo com vc a respeito de pneus finos na dianteira, como fica a aderência na dianteira??? :mrgreen::mrgreen: --------------------- :mrgreen::mrgreen:

bajeiro do sul
04/03/2010, 23:25
Qual pneu é o melhor????
Bom dia pessoal do forum, estou abrindo este topico pra gente poder descutir sobre quais são os melhores pneus pra gente usar nas gaiolas...

se tiver alguem que usa um destes dois modelos, fala pra gente o que acha da peformance nas trilhas e na hora de rebocar no asfalto..
abraço ate mais...

Amigo
Tenho um baja com ap 1.8 e caixa 7;36. Ja usei muito o 235 x 75 x 15 biscoitao com cravos tb na lateral, muito bons. Hoje estou usando o frontiera 255 x 75 x 15, e um pneu mais alto sem ficar muito largo. acho a performance para barro fundo do frontiera um pouco superior, ele vai no fundo, acha um terreno firme e abre o barro para os lados. me parece um pneu mais pau pra toda a obra e todo o tipo de terreno, agua, barro fundo, subidas com pedras, rebocar no asfalto, possuo tb susp. IRS e diferencial bloqueado 48 rsrsr(eletrodo 48) soldado fixo e anda muito bem

abraços

Alerson
05/03/2010, 20:22
Qual pneu é o melhor????

abraço ate mais...

Amigo
Tenho um baja com ap 1.8 e caixa 7;36. Ja usei muito o 235 x 75 x 15 biscoitao com cravos tb na lateral, muito bons. Hoje estou usando o frontiera 255 x 75 x 15, e um pneu mais alto sem ficar muito largo. acho a performance para barro fundo do frontiera um pouco superior, ele vai no fundo, acha um terreno firme e abre o barro para os lados. me parece um pneu mais pau pra toda a obra e todo o tipo de terreno, agua, barro fundo, subidas com pedras, rebocar no asfalto, possuo tb susp. IRS e diferencial bloqueado 48 rsrsr(eletrodo 48) soldado fixo e anda muito bem

abraços

então amigo esta é minha duvida...

não sei se o melhor pra minha gaiola que tem um motor a ar 1500 é o tamanho 255x75x15 ou o 235x75x15...

o modelo acho que vou colocar o vj 900 com cravos laterais...

abraços até mais....

Franco Fileppo
05/03/2010, 23:41
Eu cheguei a cogitar a possibilidade de usar dois pneus de cada lado na traseira mas queria usar eles grudados um no outro para dar a impressão de um só. Eu sou a favor de pneus mais largos, um amigo meu que teve JEEP com pneus largos disse que o bixo anda por cima do lodo e vai embora.
Só não pode ter o diâmetro dos pneus maior do que o original do câmbio e dar uma maneirada no acelerador porque quando os pneus se aguarram pode detonar o câmbio.
Só não concordo com vc a respeito de pneus finos na dianteira, como fica a aderência na dianteira??? :mrgreen::mrgreen: --------------------- :mrgreen::mrgreen:
bom no meu caso a dianteira é levinha entao os finos sao melhores para destrilhar provavelmente (ainda nao esta definido) a dianteira nao tera nem freio,os freios serao na trazeira e a disco com duas pinças por roda uma para o freio de serviço e outra para o freio seletivo!

Flávio Cadore
06/03/2010, 00:03
provavelmente (ainda nao esta definido) a dianteira nao tera nem freio

Tá maluco, irmão??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen::mrgreen:

bajeiro do sul
06/03/2010, 22:06
então amigo esta é minha duvida...

não sei se o melhor pra minha gaiola que tem um motor a ar 1500 é o tamanho 255x75x15 ou o 235x75x15...

o modelo acho que vou colocar o vj 900 com cravos laterais...

abraços até mais....
Sem duvidas, com motor a ar 1500, o 235 x 75 x 15, qualquer coisa mais que isto vai ficar muito pesado

abraços

bajeiro do sul
06/03/2010, 22:11
bom no meu caso a dianteira é levinha entao os finos sao melhores para destrilhar provavelmente (ainda nao esta definido) a dianteira nao tera nem freio,os freios serao na trazeira e a disco com duas pinças por roda uma para o freio de serviço e outra para o freio seletivo!
Cara, na dianteira utilizei o goodlokos, com cravos nas laterais, funcionou melhor do que os frizados, pois quando vira a roda ela gruda no barro da leteral e a roda tem alguma direção. Uso o meu diferencial bloqueado 100% (soldado) e com este pneu consigo andar legal. Agora nunca ande sem freio na frente, ja andei em morros , com freio nas quatro rodas, disco na dianteira, e devido aos freios estarem molhados e sujos de barros, nao segura direiro em ladeiras fortes. a direção melhora com freios funcionando na dianteira, nao saia de casa sem eles

abraços

Franco Fileppo
07/03/2010, 01:25
Cara, na dianteira utilizei o goodlokos, com cravos nas laterais, funcionou melhor do que os frizados, pois quando vira a roda ela gruda no barro da leteral e a roda tem alguma direção. Uso o meu diferencial bloqueado 100% (soldado) e com este pneu consigo andar legal. Agora nunca ande sem freio na frente, ja andei em morros , com freio nas quatro rodas, disco na dianteira, e devido aos freios estarem molhados e sujos de barros, nao segura direiro em ladeiras fortes. a direção melhora com freios funcionando na dianteira, nao saia de casa sem eles

abraços
Vou dar uma olhada nestes pneus da ost com certeza!

Quanto aos freios,quando a minha ultima gaiola tava com motor de passat e pneus de cravo eu so utilizava freios atraz,e mesmo assim freiava mais que a de todo mundo daqui,mas isto ainda sera estudado pois como vou usar uma torre completa na frente terei lá o disco,só esperando a pinça,vou fazer que nem na outra :primeiro eu uso freio nas quatro e se na der freio(só escorregar a frente)eu deixo só atraz que eu sei que dá freio!

Quanto aos pneus que é o tema do topico:se eu andasse em lugares distanteseu iria de fronteira 6.00/14 mas como ando mais aki no sitio e quando estraga as estradas eu tenho que arrumar vou de cravo que cava menos e deixa menos trilho,pq fronteira desloca o barro para os lados cada vez que eu passo ao contrario do cravo que joga pra trazenchendo parcialmente o rastro!

Cezar candelaria
07/03/2010, 17:56
Bajeiro...agora o assunto vai ser polêmico, mas aqui em Candelaria ninguem usa freio na dianteira, pois em uma descida forte com curva é certo que

Cezar candelaria
07/03/2010, 18:00

abraços
Bajeiro...agora o assunto vai ser polemico, mas aqui em Candelaria ninguem usa freio na dianteira, pois em uma descida forte com curva é certo que voçê vai passar reto...o problema é que ao freiar voçê vai parar a roda e ela não vai obedecer...o melhor é usar freio só na traseira...

Flávio Cadore
07/03/2010, 18:12
Bajeiro...agora o assunto vai ser polemico, mas aqui em Candelaria ninguem usa freio na dianteira, pois em uma descida forte com curva é certo que voçê vai passar reto...o problema é que ao freiar voçê vai parar a roda e ela não vai obedecer...o melhor é usar freio só na traseira...

Polêmicas à parte, não é por que a roda trava que o freio deve ser retirado, é certo que deve ter freio na dianteira, imagina uma frenagem em alta velocidade na estrada ( deslocamento)!!!!
Tem que ver por que a roda trava, falta de peso? gaiola curta demais?
Pode ser usado até uma válvula para regular a força da frenagem na dianteira.

leobnaval
07/03/2010, 19:47
Esta questão de não usar freio na diant. sou totalmente contra, se não região que vocês usam as gaiolas é melhor usar o freio tras., pois se freiar trava a diant. e a gaiola perde o controle da direção isso ocorre porque a distribuição de frenagem e peso na gaiola esta diferente do proprósito original do projeto que era no fusca, brasilia, kombi, etc.
Se fez uma gaiola já modificou toda dinâmica de frenagem e tem que reprojetá-la, mas de forma alguma deve-se retirar o freio das rodas diant.
Afinal numa emergência a chance de ter esta única linha de freio danificada é grande, ainda mais pro pessoal que põe freio a disco na tras. sem sistema de freio de mão (aí a chance de acidentes é infinitamente maior).

aleoliver
07/03/2010, 19:57
vou dar minha opnião sobre os pneus:
Já tive esse da vipal, muito bom pneu, 235x75x15 com motor 1500 ar show de bola pra terreno misto com pouca lama, mas se entrar em lama pastoza ele não limpa tão facil, mas ele dura mais fiquei com ele dois anos.
Agora comprei um da genius o sem fronteira 235x75x15 com cravo lateral esse é o pneu, o mesmo preço que paguei no da vipal, o desgaste dele em terreno mismo e maior mas não tem lama que fique nele e não pesa tanto nessa foto minha gaiola é a verde e a da frente do meu cunhado o pneu dele era o meu.
ok essa é minha opinião...

Abraço a Todos!!

leobnaval
07/03/2010, 20:10
Aleoliver, concordo com você, realmente o VJ900 é muito bom, mais ele é mais pesado e o desenho não é tão agresivo como este modelo seu ou como os cross, o VJ900 duram muito inclusive você usou 2 anos e mesmo assim aparemtam estar "novos".

Eu não gosto muito dos desenhos do cross mais até hoje foi o mais recomendado para gaiola especialmente com os cravos laterais, mas hoje temos desenhos bem mais agressivos que eles, o ruim é que são pneus que vibram muito e praticamente são impossiveis de andarem no asfalto devido aos grandes e espaçados cravos, exatamente por isso são tão bons na lama.

Pneu não existem desenho bom ou ruim, existe modelos que rendem mais ou menos em certas condições e aplicações, por isso depende muito das características do terreno e veiculo que será instalado.

Abraços, Leo

aleoliver
07/03/2010, 20:42
Aleoliver, concordo com você, realmente o VJ900 é muito bom, mais ele é mais pesado e o desenho não é tão agresivo como este modelo seu ou como os cross, o VJ900 duram muito inclusive você usou 2 anos e mesmo assim aparemtam estar "novos".

Eu não gosto muito dos desenhos do cross mais até hoje foi o mais recomendado para gaiola especialmente com os cravos laterais, mas hoje temos desenhos bem mais agressivos que eles, o ruim é que são pneus que vibram muito e praticamente são impossiveis de andarem no asfalto devido aos grandes e espaçados cravos, exatamente por isso são tão bons na lama.

Pneu não existem desenho bom ou ruim, existe modelos que rendem mais ou menos em certas condições e aplicações, por isso depende muito das características do terreno e veiculo que será instalado.

Abraços, Leo

Ai Leo sempre tecnico nas Resposta muito legal, falou tudo...:palmas:
Abraço!!!

Cezar candelaria
07/03/2010, 20:59
Esta questão de não usar freio na diant. sou totalmente contra, se não região que vocês usam as gaiolas é melhor usar o freio tras., pois se freiar trava a diant. e a gaiola perde o controle da direção isso ocorre porque a distribuição de frenagem e peso na gaiola esta diferente do proprósito original do projeto que era no fusca, brasilia, kombi, etc.
Se fez uma gaiola já modificou toda dinâmica de frenagem e tem que reprojetá-la, mas de forma alguma deve-se retirar o freio das rodas diant.
Afinal numa emergência a chance de ter esta única linha de freio danificada é grande, ainda mais pro pessoal que põe freio a disco na tras. sem sistema de freio de mão (aí a chance de acidentes é infinitamente maior).
Leo, reprojetar um freio de gaiola é uma coisa meio complicado. Se voçê tiver uma maneira fácil de fazer poste aí. Se for uma maneira mais complicada, e cara não adianta, ou adianta pra poucos, pois a maioria dos gaioleiros não tem grana pra investir em gaiola. Se tivesse não investiria em gaiola, e sim num Jeep ou coisa melhor, não concorda.
Aqui na minha região se tiver freio na frente passa reto nas pirambeiras. A galera não tem idéia das descidas que tem aqui, e cheio de curvas.
O que acho é que cada uma tem que projetar sua gaiola pra suas nessecidades, o que serve pra um, não pode servir pra outro, cada região é muito differente de outra.

bajeiro do sul
07/03/2010, 21:07
Valeu Cezar, estamos aqui justamente para trocar ideias.
Faz algum tempo fui em uma trilha em linha nova(vc deve conhecer), e era uma descida tao ingreme, que mesmo tendo freio nas quatro rodas, arrastava tudo e o veiculo nao parava nunca. Tinha pneus cravos naquela época e estavam novos, acredito que com os frontiera teria um agarre melhor , mas como diz o franco o frontiera esburaca um pouco as trilhas.
quanto ao que vc comentou de freiar em uma chuva com barro e chuva e certo nao e freiar nunca nestas condições, somente diminuir a velocidade, (ai o freio dianteiro ajuda) e depois mandar ver no volante

abraço

Flávio Cadore
07/03/2010, 21:31
Se tivesse não investiria em gaiola, e sim num Jeep ou coisa melhor, não concorda.

Não iria comentar mas não concordo e além do mais, JEEP não está no topo da lista.
Cezar, é que nem pneu, cada um tem sua utilização e indicação.

Eu por ex. fiz uma escolha errada de pneu se eu fosse usar no terreno em que ando hoje...logo, logo vou colocar os meus CROSS na terra preta...talvez eu compre uns VJ900 para andar na terra dura e pedras.

RodrigoFagundes
07/03/2010, 23:00
particularmente so adepto no freio a disco nas 4 (se possivel $$)...
em barro, agua, erosão, é melhor mais freio que menos freio... só tomar um cuidado pra nao ir piranbeira abaixo...
mais fico uma duvida, eu quero montar a gaiola pra uso misto asfalto/raid, qual o pneu usar? eu sei que é os 2 extremo mais...

leobnaval
07/03/2010, 23:09
Leo, reprojetar um freio de gaiola é uma coisa meio complicado.
Concerteza, poir isso mesmo que teoricamente não deveriam ir adaptando ou tirando componentes sem critério algum, quem não sabe as consequências do modificação de uma peça não deve mecher nela.

Se voçê tiver uma maneira fácil de fazer poste aí. Se for uma maneira mais complicada, e cara não adianta, ou adianta pra poucos,
Para isso não existe receita de bolo cada gaiola tem um chassi, usa um tipo de pneu, um sistema de freio, o segredo é manter o sistema de freio sempre regulado e com as peças em boas condições, se quer usar mais o freio tras. use o freio de mão ou utilize válvulas na linha de freio diant. para minimizar a pressão na diant. e adaptaações de freio a disco na tras. podem ser feitas desde que "bem feitas" e mantenham a utilização do freio de estacionamento acionado por cabo.

pois a maioria dos gaioleiros não tem grana pra investir em gaiola. Se tivesse não investiria em gaiola, e sim num Jeep ou coisa melhor, não concorda.
Não concordo nem com a vírgula, esta fama (preconceito) tem que acabar e são pessoas com este pensamento que mantem isto "em pé", não existe um melhor que outro, existe o mais apropriado para cada situação.

Aqui na minha região se tiver freio na frente passa reto nas pirambeiras. A galera não tem idéia das descidas que tem aqui, e cheio de curvas.
O que acho é que cada uma tem que projetar sua gaiola pra suas nessecidades, o que serve pra um, não pode servir pra outro, cada região é muito differente de outra.
Concordo com você cada veiculo tem que ser feito com o próprosito de utilização de seu proprietário, mas não precisa deixar de ser seguro para fazer curvas, a questão aí eu acho que é falta de peso na diant. e é claro o excesso de freio na diant. pois sem peso e com pneus menores que na tras. tendem a travar muito facilmente, o acaba piorando ainda mais a situação, pois a tras. que tem maior concentração de peso e pneu maiores tem sua frenagem prejudicada.
O que pode te ajudar a andar na sua região e estar sempre usando o freio motor nas entradas de curvas.

Abraços, Leo

leobnaval
07/03/2010, 23:10
Não iria comentar mas não concordo e além do mais, JEEP não está no topo da lista.
Cezar, é que nem pneu, cada um tem sua utilização e indicação.

Eu por ex. fiz uma escolha errada de pneu se eu fosse usar no terreno em que ando hoje...logo, logo vou colocar os meus CROSS na terra preta...talvez eu compre uns VJ900 para andar na terra dura e pedras.

X2... :concordo:

bajeiro do sul
08/03/2010, 14:27
Concerteza, poir isso mesmo que teoricamente não deveriam ir adaptando ou tirando componentes sem critério algum, quem não sabe as consequências do modificação de uma peça não deve mecher nela.

Para isso não existe receita de bolo cada gaiola tem um chassi, usa um tipo de pneu, um sistema de freio, o segredo é manter o sistema de freio sempre regulado e com as peças em boas condições, se quer usar mais o freio tras. use o freio de mão ou utilize válvulas na linha de freio diant. para minimizar a pressão na diant. e adaptaações de freio a disco na tras. podem ser feitas desde que "bem feitas" e mantenham a utilização do freio de estacionamento acionado por cabo.

Não concordo nem com a vírgula, esta fama (preconceito) tem que acabar e são pessoas com este pensamento que mantem isto "em pé", não existe um melhor que outro, existe o mais apropriado para cada situação.

Concordo com você cada veiculo tem que ser feito com o próprosito de utilização de seu proprietário, mas não precisa deixar de ser seguro para fazer curvas, a questão aí eu acho que é falta de peso na diant. e é claro o excesso de freio na diant. pois sem peso e com pneus menores que na tras. tendem a travar muito facilmente, o acaba piorando ainda mais a situação, pois a tras. que tem maior concentração de peso e pneu maiores tem sua frenagem prejudicada.
O que pode te ajudar a andar na sua região e estar sempre usando o freio motor nas entradas de curvas.

Abraços, Leo

Abraços, Leo

Leo
Vc tem razão quanto a o peso muito baixo na dianteira, tenho meu baja com motor AP, ou seja, o peso maior do veiculo na parte traseira, deixa a dianteira muito leve. Fui a uma trilha e coloquei 30 Kg de peso sobre o eixo dianteiro e o veiculo mudou completamente, a dirigibilidade ficou muito melhor, e a dianteira parou de sair do chão em qualquer lombada. Vale salientar que meu diferencial é 100% bloqueado, e qualquer coisa para melhorar a direção é bom fazer. Vou trocar minha caixa de direção para a caixa de direção do monza, tb deve melhorar algo

uma abraço

Eduardo

Cezar candelaria
08/03/2010, 16:21
Concordo com voçês galera, se eu pudesse usaria o freio dianteiro, mas o que vai adiantar freio dianteiro com pneus frisados, tipo direcional ? Nada. Arrasta tudo.

Flávio Cadore
08/03/2010, 18:57
Pessoal, vou dar algumas dicas para melhorar a frenagem nas gaiolas com baixo peso na frente...
Como já foi dito acima, usando pneu maior na traseira a frenagem fica ruim na traseira e trava a frente, o que pode ser feito? ....pode ser usado um cilindro mestre duplo ( de Brasa), só que ligado invertido. No lugar onde iriam os caninhos para as rodas dianteiras vc liga os caninhos da traseira. Explico: naturalmente sai de fábrica regulado o freio dianteiro mais forte, invertendo fica mais forte na traseira.
Uma diferênça não tão grande entre os pneus também ajuda.

Danielgvs
08/03/2010, 20:19
Válvula Equalizadora:

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/inftec_valv.htm

Uma bem baratinha e encontrada em ferros-velhos é a de opala, que fica no tambor traseiro.

Caso fique forte demais, é só colocar mais outra em série, até a modulação correta.

Pode ser adaptada uma de pick-up com sensor de carga, acredito que freiaria mais forte com o peso e menos forte com o alívio da carga.

Flávio Cadore
08/03/2010, 20:43
Vivendo e aprendendo, não sabia que o Opala usava este tipo de válvula.
O ideal seria uma que tivesse como regular a carga, as de pick up são sensíveis a carga ou seja quando levanta a suspensão a válvula libera a carga, acho que é mais difícil adaptar.

RodrigoFagundes
08/03/2010, 23:35
Aproveitando o tópico:
qual sugestão de pneu é melhor eu comprar pra usar em um veiculo meio gaiola meio buggy que vai pra Raids junto com jeep e pra rodar no asfalto nos outros fim de semana?
os 2 extremos e uma duvida.
:mrgreen:

leobnaval
08/03/2010, 23:57
quanto a o peso muito baixo na dianteira, tenho meu baja com motor AP, ou seja, o peso maior do veiculo na parte traseira, deixa a dianteira muito leve. Fui a uma trilha e coloquei 30 Kg de peso sobre o eixo dianteiro e o veiculo mudou completamente, a dirigibilidade ficou muito melhor, e a dianteira parou de sair do chão em qualquer lombada. Vale salientar que meu diferencial é 100% bloqueado, e qualquer coisa para melhorar a direção é bom fazer. Vou trocar minha caixa de direção para a caixa de direção do monza, tb deve melhorar algo

No seu caso e todos que usam motor AP no fusca no local original do motor a ar tem um efeito, que é a concentração de peso fora do entre-eixos o que tende a deixar a frente ainda mais leve com menor atrito com o solo compromentendo ainda mais a dirigibilidade e frenagem.

Mais um dos motivos por eu ser fã do motor boxer hehehe

leobnaval
09/03/2010, 00:01
Concordo com voçês galera, se eu pudesse usaria o freio dianteiro, mas o que vai adiantar freio dianteiro com pneus frisados, tipo direcional ? Nada. Arrasta tudo.

:discordo:, adianta sim ter freio mesmo com pneus frizados; O pneu frizado não tem contato com o solo?
Então ele pode ser freiado, certo? o que vai desacelerar o veiculo.
Acontece que nos seus casos devido aos fatores ja comentados, fazem a diant. travar as rodas, isso sim não pode acontecer (com o uso normal do freio), para isso é necessário recalibrar os freios.

Abraços, Leo

leobnaval
09/03/2010, 00:36
Pessoal, vou dar algumas dicas para melhorar a frenagem nas gaiolas com baixo peso na frente...
Como já foi dito acima, usando pneu maior na traseira a frenagem fica ruim na traseira e trava a frente, o que pode ser feito? ....pode ser usado um cilindro mestre duplo ( de Brasa), só que ligado invertido. No lugar onde iriam os caninhos para as rodas dianteiras vc liga os caninhos da traseira. Explico: naturalmente sai de fábrica regulado o freio dianteiro mais forte, invertendo fica mais forte na traseira.
Uma diferênça não tão grande entre os pneus também ajuda.

X2, aliás cilindro mestre duplo DEVE ser usado, esta inversão das linhas pode ser feitas, mas em alguns casos não muda muita coisa, mas já é algo pra se fazer e testar (lembrando de sangrar o freio após esta operação).

Assim como o Daniel postou, segue a matéria sobre válvulas de frenagem:

Informações Técnicas http://www.bosch.com.br/br/shared/bosch_logo.gif
http://www.bosch.com.br/br/shared/transparent.gif Válvulas Equalizadoras de Pressão
As válvulas equalizadoras são consideradas componentes fundamentais nos sistemas de freio. Atuando como reguladoras de pressão nos freios traseiros, são as responsáveis pelo equilíbrio do veículo no momento da frenagem.

Tipos de Válvulas Equalizadoras de Pressão

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/pict/valvula_equalizadora.gif1 - Válvula de ponto de corte fixo
2 - Válvula sensível à carga

Dependendo do projeto do veículo faz-se necessária a utilização de uma válvula equalizadora de pressão sensível à carga ou com ponto de corte fixo.

Para definir o tipo e a regulagem da válvula para um determinado veículo é necessário levar em consideração diversos fatores técnicos encontrados nas especificações do projeto desse veículo.

http://www.bosch.com.br/br/shared/ok.gif Função das Válvulas Equalizadoras

Ao frear um veículo, uma grande parcela de seu peso é transferida do eixo traseiro para o eixo dianteiro, processo denominado "Transferência dinâmica de carga nos eixos".

A função da válvula equalizadora de pressão é regular a pressão de aplicação do freio, evitando o excesso de força de frenagem nas rodas traseiras, que, dependendo da situação do peso sobre a roda, das condições de pista, bem como da intensidade da frenagem, provocariam o perigo de o veículo desgovernar-se, comprometendo sua estabilidade.
http://www.bosch.com.br/br/shared/transparent.gif

Fonte:http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/inftec_valv.htm

Alguns tipos de válvulas que podem ser uzadas:

Válvulas de equalização:
https://www.jet.com.br/Design/rabrune/Produto/760072_G.JPG
Válvulas de Equalização sensivel a carga:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/pict/valvula_equalizadora.gif
Válvulas de equalização com regulagem manual:
http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/sum-g3905_cp.jpg
http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/wil-260-8419_cp.jpg

Agora que já conhecem um pouco é só pesquisar, tem muito material sobre freios no forum, e estas válvulas se encontra desde ferro-velhos até em lojas dos EUA que vendem pela internet.

Abraços, Leo

leobnaval
09/03/2010, 00:40
Aproveitando o tópico:
qual sugestão de pneu é melhor eu comprar pra usar em um veiculo meio gaiola meio buggy que vai pra Raids junto com jeep e pra rodar no asfalto nos outros fim de semana?
os 2 extremos e uma duvida.
:mrgreen:

O melhor mesmo seria ter 2 jogos para a tras. ou tente usar um modelo mud (que não vai fazer tantos milagres numa trilha como um modelo cross).

Abraços, Leo

bajeiro do sul
09/03/2010, 08:54
Cezar

No meu caso uso o pneu dianteiro goodlokos da ost, ele tem cravos espaçados tb nas laterais, o que ajudam na frenagem e direção do veiculo. Quando usava pneus com poucas garras, o carro nao tinha quase controle, com estes melhorou muito. Pensei em usar o pneu liso (frisado), mas fui desaconselhado pelo Fabio da Ost a utilizar este pneu. No meu caso funcionou

Abraços

bajeiro do sul
09/03/2010, 09:00
No seu caso e todos que usam motor AP no fusca no local original do motor a ar tem um efeito, que é a concentração de peso fora do entre-eixos o que tende a deixar a frente ainda mais leve com menor atrito com o solo compromentendo ainda mais a dirigibilidade e frenagem.

Mais um dos motivos por eu ser fã do motor boxer hehehe
É isso ai Leo, meu peso é muito traseiro, mas colocando um pouco de peso na dianteira melhorou muito. Outra coisa é na hora de pilotar, aliviar um pouco o pé para a dianteira baixar e dar a direção, depois é so pisar de novo.
Eu tb era fa dos motores boxer, tinha um 1600 dupla carburação, mas depois que fundi o meu (uma biela furou o bloco) coloquei o AP e nao me arrependo disto, é outro motor, com outra "pegada", nao engasga, nem perde força quando muito quente. Tenho diferencial 7:36 e fica muito bom no AP sempre com o giro la em cima e muita força

abraços

bajeiro do sul
09/03/2010, 09:07
X2, aliás cilindro mestre duplo DEVE ser usado, esta inversão das linhas pode ser feitas, mas em alguns casos não muda muita coisa, mas já é algo pra se fazer e testar (lembrando de sangrar o freio após esta operação).

Assim como o Daniel postou, segue a matéria sobre válvulas de frenagem:

Informações Técnicas http://www.bosch.com.br/br/shared/bosch_logo.gif
http://www.bosch.com.br/br/shared/transparent.gif Válvulas Equalizadoras de Pressão
As válvulas equalizadoras são consideradas componentes fundamentais nos sistemas de freio. Atuando como reguladoras de pressão nos freios traseiros, são as responsáveis pelo equilíbrio do veículo no momento da frenagem.

Tipos de Válvulas Equalizadoras de Pressão

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/pict/valvula_equalizadora.gif1 - Válvula de ponto de corte fixo
2 - Válvula sensível à carga

Dependendo do projeto do veículo faz-se necessária a utilização de uma válvula equalizadora de pressão sensível à carga ou com ponto de corte fixo.

Para definir o tipo e a regulagem da válvula para um determinado veículo é necessário levar em consideração diversos fatores técnicos encontrados nas especificações do projeto desse veículo.

http://www.bosch.com.br/br/shared/ok.gif Função das Válvulas Equalizadoras

Ao frear um veículo, uma grande parcela de seu peso é transferida do eixo traseiro para o eixo dianteiro, processo denominado "Transferência dinâmica de carga nos eixos".

A função da válvula equalizadora de pressão é regular a pressão de aplicação do freio, evitando o excesso de força de frenagem nas rodas traseiras, que, dependendo da situação do peso sobre a roda, das condições de pista, bem como da intensidade da frenagem, provocariam o perigo de o veículo desgovernar-se, comprometendo sua estabilidade.

Fonte:http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/inftec_valv.htm

Alguns tipos de válvulas que podem ser uzadas:

Válvulas de equalização:
https://www.jet.com.br/Design/rabrune/Produto/760072_G.JPG
Válvulas de Equalização sensivel a carga:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/pict/valvula_equalizadora.gif
Válvulas de equalização com regulagem manual:
http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/sum-g3905_cp.jpg
http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/wil-260-8419_cp.jpg

Agora que já conhecem um pouco é só pesquisar, tem muito material sobre freios no forum, e estas válvulas se encontra desde ferro-velhos até em lojas dos EUA que vendem pela internet.

Abraços, Leo
Flavio e Leo

Esta explicação a respeito de frenagem é muito interessante e precisa, acho que esta ai o "pulo do gato " das frenagens em trilhas com a dianteira muito leve, é algo que merece ser estudado com carinho, vou ver este assunto de perto

Abraços

leobnaval
09/03/2010, 16:06
E merece tambem um tópico somente sobre freios, já que estamos desvirtuando este aqui pois o foco aqui é pneu hehehehe

Franco Fileppo
09/03/2010, 19:36
Por falar em pneu, alguem conheçe o pneu arrozeiro garra 7?

Na minha opiniao é o pneu mais agressivo dentre os agricolas hoje em dia!

Franco Fileppo
09/03/2010, 19:38
Por falar em pneu, alguem conheçe o pneu arrozeiro garra 7?

Na minha opiniao é o pneu mais agressivo dentre os agricolas hoje existentes!

Flávio Cadore
09/03/2010, 21:07
Franco, eu conheço o garra 7 mas para usar uma garra destas numa gaiola só se for para andar todo o tempo na terra solta ( lama), nas pedras termina com o pneu. Trator se andar nas pedras termina com os pneus...para vc ter uma idéia...
Mas até agora eu não vi ninguém que faça o garra 7 para gaiola...para quem não conhece a garradeira é no formato de um 7.

Cezar candelaria
09/03/2010, 21:42
Será que esse que voçê tá falando...só que esse é aro 14 da Guidalli pneus...Mas deve ter um 225x15...Pra lama é 10...eu tava até afim de fazer uma gaiola 4x4 com os 4 pneus iguais a esse..

Flávio Cadore
09/03/2010, 21:59
Cezar, tu não conheces o garra 7? Em Candelária não se planta arroz?
Mas o pneu lembra o garra 7, no garra 7 de trator a garra é bem mais afiada.
Já que tudo é possível, alguém já viu alguém que faça garra de patrola para gaiola? acho muito legal para andar no estradão.

bajeiro do sul
10/03/2010, 09:46
Já que tudo é possível, alguém já viu alguém que faça garra de patrola para gaiola? acho muito legal para andar no estradão.
Flavio

Uso no meu baja o frontiera, não é o de patrola mas se assemelha um pouco. Ja possui a evolução dos frontieras, que são os boomerang (um pouco pesado, mas anda bem), e outros que lembram o frontiera mas são mais agressivos

um abraço

Cezar candelaria
10/03/2010, 13:37
Sim, aqui plantam arroz...só que nunca tinha ouvido alguem falar em garra 7 hahaha....agora eu sei qual tu falas..olhei agora num trator...

Cezar candelaria
10/03/2010, 13:46
Esse pneu da Ost é quase isso (garra 7 )...ele é 7.10 x 15 agrícola...um pneu extremamente leve e pode usar um aro mais estreito tambem...um dia fui lá na Ost especialmente para ver os modelos e foi o que mais gostei...pedi pro cara lá pesar...14k...e um Boomerang 23k...isso faz muita diferença pra quem não usa motor AP.
Além disso ele tem 72cm de altura com a recapagem, ajuda no torque do motor. Um 255x75 x15 por exemplo modelo Dyna Tork tem 80cm de altura, o peso nem se fala...

leobnaval
10/03/2010, 23:51
Este pneu parece ser muito bom pra gaiola, só faltou ser radial...

leonardocanale
11/03/2010, 08:18
eu uso um tork feito pela cri cri pneus 255/75/15.
naum troco....ate agora o melhor q ja usei...
abraço

gui-haddad
18/03/2010, 21:28
Estou usando os pneus CROSS GENINHO e é muito bom, na hora do atoleiro ele sai cavocando e traciona bem...eu gosto, aprovado....
Ainda acho muito bonito o desenho dele e a gaiola fica mais bonita!

leobnaval
18/03/2010, 23:41
gui-haddad, o seu modelo cross tem cravos laterais ou não, e qual medida esta usando?

Abraços, leo

gui-haddad
19/03/2010, 23:23
leobnaval, o meu nao tem aqueles cravos literalmente nas laterais, mas os cravos que ele tem pega um pouco na lateral
Eu uso aro 15 nas 4 rodas, mas as dianteiras pegam um pouco de virar muito...na trazeira é 235/75 se nao me engano na dianteira preciso ver direito, mas ela ficou bem alta e na trilha é muito bom...

Leo, so uma curiosidade, este NAVAL em seu nick se refere a alguma coisa de embarcação? ( projetos, acessorios....sei lá)

Abraço

tqf2
06/04/2010, 11:07
achei uns pneus 195x70 R15 por 170,00 reais...
to pensando em usar estes na minha gaiola
Mecânica normal do fusca 1500

Lucas.zibetti
06/04/2010, 23:19
galera, minha gaiola ta ficando pronta... tenho pneus 225 75 16 pra recapar... que roda de que camionete usar???

tqf2
07/04/2010, 09:04
achei uns pneus 195x70 R15 por 170,00 reais...
to pensando em usar estes na minha gaiola
Mecânica normal do fusca 1500

Será que fica bom...?
Obs. As trilhas por aqui, são basicamente lama e barro baixo.. não tem muita pedra nem obstaculos muito altos.

leobnaval
07/04/2010, 16:37
Leo, so uma curiosidade, este NAVAL em seu nick se refere a alguma coisa de embarcação? ( projetos, acessorios....sei lá)

Não é meu sobrenome mesmo Naval, mas tenho nada a ver com o setor naval :mrgreen:

Abraços, Leo

bajeiro do sul
07/04/2010, 16:37
Será que fica bom...?
Obs. As trilhas por aqui, são basicamente lama e barro baixo.. não tem muita pedra nem obstaculos muito altos.
Amigo

se puder, usa pelo menos o 225 x 75 x 15, cross, que ja vai dar conta do recado
bajeiro

leobnaval
07/04/2010, 16:57
galera, minha gaiola ta ficando pronta... tenho pneus 225 75 16 pra recapar... que roda de que camionete usar???

Roda aro 16", aí você escolhe uma adequada ao seu gosto, bolso e largura do pneu.

Lembre-se que a furação da maioria dos tipos de rodas não bate com a furação do fusca, portanto terá que mudar a furação.

Otávio M. Velloso
09/04/2010, 22:24
Olá pessoal!
Eu estou montando um fusca estilo classe 11, mas estou precisando de uma ajuda. Quero comprar pneus lameiros para a trazeira dele, e no momento ele esta com a suspensão trazeira original (levantada ao maximo antes da cambagem ficar negativa) qual a largura maxima consigo colocar os pneus para não pegar na lata? Ele esta com adaptador de 5 para 4 furos e isso faz com que a roda fique pelo menos 1 dedo a mais para fora, mas logo devo colocar rodas de 5 furos.
Por enquanto os pneus não podem ser muito pesados, pois o carro tem motor 1300 e não vou enfrentar trilhas pesadas com ele. Eu sei que esse motor não é o mais indicado, mas no momento é o que eu tenho :)
obrigado

Otávio M. Velloso
09/04/2010, 23:42
reformulando: quais as dimensões maximas, altura X largura

leobnaval
10/04/2010, 01:44
Para saber se vai raspar ou não na lata você tem que comparar e medir com algum pneu instalado aí fica mais fácil tirar as medidas e ver quais os pontos aonde os pneus pegariam seja numa curva e/ou durante o curso máx. da suspensão.

Para este motor um 225/75 R15 já é muito.

Otávio M. Velloso
10/04/2010, 09:39
Mas sera que que 205/75 r 15 vai de boa?
Alias existe 205/75 R14???

tqf2
10/04/2010, 10:20
Mas sera que que 205/75 r 15 vai de boa?
Alias existe 205/75 R14???

Sim existe..
Não sei se tem alguém que recape ele pra cross...

Pra provar que existe... digita no google a medida...;-)
Tem 673666674839 sites com essa medida

Flávio Cadore
10/04/2010, 13:21
Sim existe..
Não sei se tem alguém que recape ele pra cross...

Pra provar que existe... digita no google a medida...;-)
Tem 673666674839 sites com essa medida

Tem o de Kombi 185/80 R14 com 68 cm de diâmetro (cross) e 205/80 R14 com 71 cm de diâmetro (cross).

Cezar candelaria
10/04/2010, 13:32
Tem o de Kombi 185/80 R14 com 68 cm de diâmetro (cross) e 205/80 R14 com 71 cm de diâmetro (cross).
Flavio, tem certeza que o 205x80x14 tem 71cm.....?

Flávio Cadore
10/04/2010, 13:51
Flavio, tem certeza que o 205x80x14 tem 71cm.....?

Certeeeeza, não mas é entre 71 e 73 cm, pois não está escrito nele se é 80%, eu tenho os dois tamanhos na minha gaiola.

leobnaval
10/04/2010, 15:55
Medidas calculadas:

205/80 R14 = 68,3 cm de diâmetro
185/80 R14 = 65,1 cm de diâmetro
215/75 R15 = 70,3 cm de diâmetro

Medidas aferidas com trena:

215/75 R15 = 68 cm de diâmetro com o peso da gaiola o pneu modelo Firestone FSR, já bem gasto (foi riscado).

235/75 R15 = 69 cm de diâmetro com o peso da gaiola (traseiro) o pneu modelo Firestone FSR, já bem gasto (foi riscado).

Lembrando que pneus recapados ou recauchutados tendem a ficar um pouco maior no diâmetro devido a nova camada de borracha adicionada e as medidas reais dos pneus variam muito de acordo com o modelo e fabricante.

Cezar candelaria
11/04/2010, 21:01
O pneu 185 da kombi com as garradeiras do Geninho fica com 68cm de diametro, medido na fabrica....e eu comprei 2 pneus 205x70x15 da Recapadora Maravilha e tinha 70cm já com as garradeiras.....

gaiola4x2
26/03/2013, 10:02
Bom dia amigos,
Sou novo aqui no forum e gostaria de saber qual e o melhor pneu para gaiola?
meu motor e um 1500 ar com ignição eletronica e escape dimensionado mas atualmente estou com pneus 225 75 15 garra cross mas estou achando muito pesado pra gaiola,kit embreagem foi pro espaço já... Estava pensando em 3 tipos de pneus.. Cross,biscoitão e fronteira na mesma medida (225 75 15). Oque acham?? aceito sugestões pois toda ajuda e bem vinda.

leobnaval
26/03/2013, 10:19
Amigo o problema é principalmente o tamanho do pneu.
Tente uma medida 215/75 R15 ou 215/70 R15 ou no máx. 225/70 R15.
Quanto ao desenho o cross, seria o mais adequado a gaiola que roda em todo tipo de terreno (exceto asfalto hsuahsau)

[]s

mali9ski
26/03/2013, 10:33
Bom dia amigos,
Sou novo aqui no forum e gostaria de saber qual e o melhor pneu para gaiola?
meu motor e um 1500 ar com ignição eletronica e escape dimensionado mas atualmente estou com pneus 225 75 15 garra cross mas estou achando muito pesado pra gaiola,kit embreagem foi pro espaço já... Estava pensando em 3 tipos de pneus.. Cross,biscoitão e fronteira na mesma medida (225 75 15). Oque acham?? aceito sugestões pois toda ajuda e bem vinda.

bom amigo pneu aqui é mais polemico que mamilos...hahahah....

eu tenho uma opinião singular sobre pneus....

pra mim é o mais importante da gaiola são os pneus, que não adianta ter um monte de potencia e não chegar ao chão, ou ter um pneus são e não ter maquina pra fazelos girar....

pra mim pneus tem que limpar muito bem ter o maximo de tração para frente e para tras, (fronteira perde nesse quesito) e os cravos laterais.... ou seja modelos super agressivos

eu aconselharia fujir dos crossinho fronteira argentinos VJ900 da vida, eu aconselharia das marcas OST, MAMUTE, COLOSUS, CRI CRI e é claro os super agressivos

e a medida para não pesar 205/75/15 ou 205/70/15

boa sorte e valew....:brinde:

gaiola4x2
26/03/2013, 10:44

pra mim é o mais importante da gaiola são os pneus, que não adianta ter um monte de potencia e não chegar ao chão, ou ter um pneus são e não ter maquina pra fazelos girar....

pra mim pneus tem que limpar muito bem ter o maximo de tração para frente e para tras, (fronteira perde nesse quesito) e os cravos laterais.... ou seja modelos super agressivos

eu aconselharia fujir dos crossinho fronteira argentinos VJ900 da vida, eu aconselharia das marcas OST, MAMUTE, COLOSUS, CRI CRI e é claro os super agressivos

ok amigão.. vou procurar essas medidas aew de pneu..como disse esta questão de pneu e mais polêmico que escandalo de famosos kkkkkkkkk... mas se acha que um 225 70 15 da genius tyres modelo sem fronteira ou sem fronteira + continuaria meu problema??

gaiola4x2
26/03/2013, 10:46
Amigo o problema é principalmente o tamanho do pneu.
Tente uma medida 215/75 R15 ou 215/70 R15 ou no máx. 225/70 R15.
Quanto ao desenho o cross, seria o mais adequado a gaiola que roda em todo tipo de terreno (exceto asfalto hsuahsau)

[]s

amigão vlw pela ajuda... estou pensando em uns pneus também na marca genius tyres, os sem fronteira ou sem fronteira + 225 75 15.. oque acha??

gaiola4x2
26/03/2013, 11:19

http://www.pneusost.com/portal/album_de_fotos/35/93.jpgoque vc acha deste pmeu amigão? a medida dele e 205 75 15 da pneus ost

mali9ski
26/03/2013, 12:14
http://www.pneusost.com/portal/album_de_fotos/35/93.jpgoque vc acha deste pmeu amigão? a medida dele e 205 75 15 da pneus ost

bom amigo eu não sou muito fâ desses pneus que como eu disse, eles só tracionam para frete na ré vc não tem pneus e eles não tem cravos laterais e não limpam aquelas coisas....

eu prefiro 100% off road tipo esses dessa linha Godlokos : Pneus Off-Road : Pneus Ost (http://www.pneusost.com/portal/pneus_offroad/godlokos.php)

valew

leobnaval
26/03/2013, 12:27
bom amigo eu não sou muito fâ desses pneus que como eu disse, eles só tracionam para frete na ré vc não tem pneus e eles não tem cravos laterais e não limpam aquelas coisas....

X2...
Pneu Fronteira não traciona tão bem quanto os outros modelos 100% off-road, até o cross é bem melhor que ele.

[]s

gaiola4x2
26/03/2013, 13:24

eu prefiro 100% off road tipo esses dessa linha Godlokos : Pneus Off-Road : Pneus Ost (http://www.pneusost.com/portal/pneus_offroad/godlokos.php)

valew

vixiii.. então deixa pra la kkkkk..
obrigado amigão.. mi ajudo muito..
Abração

gaiola4x2
26/03/2013, 13:26
X2...
Pneu Fronteira não traciona tão bem quanto os outros modelos 100% off-road, até o cross é bem melhor que ele.

[]s
kkkkkkk... então deixa pra la... vo estuda melhor outros pneus..
muito obrigado irmão..

digobrazil
26/03/2013, 14:03
amigão vlw pela ajuda... estou pensando em uns pneus também na marca genius tyres, os sem fronteira ou sem fronteira + 225 75 15.. oque acha??
tenho estes pneus (sem fronteira) na minha gaiola e são o bixo.

mas antes de escolher o pneus vou falar uma regra.

QUANTO MAS O PNEU FOR OFFROAD E AGRESSIVO, MAS FORÇA A GAIOLA TEM QUE TER.

não vai adiantar você escolher um pneu que tem um bom agarre e não ter o motor para tocar.
Dica: veja se a relação coroa e pinhão do seu cambio não esta muito longa. o ideal é 8x35.

gaiola4x2
26/03/2013, 15:19

não vai adiantar você escolher um pneu que tem um bom agarre e não ter o motor para tocar.
Dica: veja se a relação coroa e pinhão do seu cambio não esta muito longa. o ideal é 8x35.
opa amigão.. vlw pela dica.. pois e este meu problema,estou com pneus que teem muito agarre porém meu motor esta sem força para empurra,meu motor e 1500 a ar e esta com escape dimencionado e ignição eletronica,no seco ela vai brincando mas falo em atoleiro os pneus num gira nem pelo decreto,minha embreagem ja foi embora... vou da uma olhada agora no cambio,vou ver esta relação dela..
amigão um forte abraço e ate mais.

mali9ski
01/04/2013, 10:06

justamente, mas tem que por nessa formula o tamanho dos pneus e o peso da gaiola.....

eu não gosto desses modelos que priorizam só um lado de tração, eu prefiro desenhos que vão tanto pra tras como pra frente....

valew

gaiola4x2
05/06/2013, 15:34
Galera seguinte,
Estou comprando pneus novos pra gaiola mas estou em duvida nos mamute e nos godlokos da ost, ambos nas medidas 205 70 15..415293 o godloko seria este modelo aii ou então o mamute da mamute pneus..

Iai galera oque achão??
Qual modelo voces mi indicam??

Valew!