Conectar

Ver Versão Completa : Coverter eixos Rígidos do CJ em suspensão independente!

hugocamaras
01/03/2010, 22:55
Caros amigos do fórum. Experts de plantão! Andei pensando na viabilidade de Transformar um eixo do nosso Querido CJ Willys numa parada dessas!!!

Fazer essa modificação no eixo da frente e no de tráz.. Deixando deste modo, a suspensão independente nas quatro rodas!

Sei que pra trilha pesada essa não é a melhor opção, (a melhor é a rígida mesmo), mas o objetivo da viatura é trilhas leves, estradas de terra, lama, não é pra subir em paredes e tals. hehehehe.

Alguém tem experiência nesse tipo de suspensão? será que fica bom no CJ?

Abração a todos os amigos do fórum.:concordo:

hugocamaras
01/03/2010, 22:59
No eixo da frente, teria nesse caso que deslocar a "bola" do diferencial para o meio... ishi!!! ai que o bicho pega!:pensativo:

slash
01/03/2010, 23:24
Ola amigo
Não sei como funciona, mas tem um modelo americano(não lembro qual) q é independente na dianteira

abraço

slash
02/03/2010, 00:04
Da uma pesquisada nesse Mutt M-151 ou "Patinha"

rubensx
02/03/2010, 10:05
solução pra traseira

01 - comprar o agregado inteiro traseiro da L200 triton
02 - agregado do omega (esse num sei se guenta)

Dianteira

01 - usar sistema de motor cambio e tudo da L200 ou da Hilux

tudo isso de cima é caro, até que forte... mas não sei se compensa...

plug n play

Mauricio Rotta
02/03/2010, 11:56
Pode adaptar do Hummer também, deve aguentar bem...

hehehehehehehe

Estou sendo irônico!

hugocamaras
02/03/2010, 13:00
Legal as dicas, da L200, Hilux. Mutt M-151 ou "Patinha" vou pesquisar sim hoje a noite.

Porra Meu! Mauricio Rotta, Hummer também ja é um esculacho!

Minha intensão é conversão dos eixos originais do CJ... cotar, soldar semi eixos e cardans; fazer tipo o exquema da imagem em anexo que postei.

Abração.

Mauricio Rotta
02/03/2010, 16:15
hehehehehehe
foi zueira
Boa sorte com o projeto.

edwint
03/03/2010, 08:21
da pra adaptar o diferencial trazeiro do omega na dianteira e trazeira...

matrakaum
03/03/2010, 08:50
Se precisar do Diferencial do Omega eu tenho um aqui do 3.0...

RodrigoFagundes
03/03/2010, 11:46
E solução mais em conta nada?
haha

victor massinha
03/03/2010, 15:56
as vezes compensa vc investir numa suspensao mais confortavel...
Mais sei lá se tá com vontade de fzer vai fundo e não esuqeçe de postar as fotos aqui pra saber do andamento do projeto!
Boa sorte na empreita!

Robertux
03/03/2010, 16:33
Realmente é possivel fazer uma suspensão da forma como você está pensando. A do Engesa é parecida, se não em engano a do JPX e do Troller também, só que elas usam braços em vez de badejas, mas jamais serão suspensões independentes. Não existe suspensão independente com eixo rígido. Apenas deixará de ser uma suspensão de molas semi-elípticas e passará a ser uma suspensão de molas helicoidais, mas fica bom!
Veja algo parecido feito pelos americanos no CJ-B Icon
http://www.autoblog.com/gallery/icon-cj3b-review/#34

hugocamaras
03/03/2010, 22:35
Robertux, Muito massa esse cj3b que vc mostrou... Dimais!

Mas, no caso dos planos maquiavélicos que tenho, o eixo rígido vai virar "MARIAMOLE", Pois vou dividi-los em 4 cortes! Dois cortes um perto de cada ponta de eixo próximo ao cubo; e mais dois cortes, um perto de cada lado da "bola" do diferencial... em cada corte que mencionei, vai ser soldado juntas omocinéticas... Ai solda-se chapas "cochins" na bola do diferencial e essa vai ser aparafusada em uma travessa soldada nas longarinas do chassi; a bola vai ficar de serta forma fixa, aparafusada no chassi... ai os braços é que vão se movimentar, isso vai resultar na suspensão independente! Vualá

Não vai mais existir eixo rígido.. cada roda vai se mover/escursionar independente.

Acho que vai ficar show de bola!

Abração!:concordo:

slash
03/03/2010, 22:40
É isso ai veio vai em frente e não esquece de posta fotos de como anda a coisa

abraço

andre veiga
03/03/2010, 22:48
Hugo,

De uma olhada na suspensão dos suzuki, vitara e grand vitara, talvez uma solução semelhante possa um ser pouco mais barata, e viável tanto na dianteira qto. na traseira.

Jacimar
04/03/2010, 07:42
Hugo,

De uma olhada na suspensão dos suzuki, vitara e grand vitara, talvez uma solução semelhante possa um ser pouco mais barata, e viável tanto na dianteira qto. na traseira.

Bom dia prezados ! dê uma olhada na suspensão traseira do ômega também . . . as cruzetas que ligam o cardã da caixa ao diferencial são inclusive de borracha, pois a movimentação é muito pequena . . . um abraço !

Mauricio Rotta
04/03/2010, 08:32
Essa eu to pagando pra ver...

inaciocm
04/03/2010, 23:55
ahhhhhhhhhhh
Isso eu já vi em fotos, de um jipe que corria no Paranaense de arrancada se me recordo bem.
A suspa traseira era de omega, e a dianteira ainda era o eixo 4x4, mas não estava mais funcionando.
Vou dar uma procurada no meu pc pra ver se encontro a foto e depois coloco aqui, mas da para adiantar que é muito parecido com o esquema inicial.

SAPO-BOMBA
05/03/2010, 00:09
Vou cantar a pedra, pq eu sei e já tive a tal "pedra": Subaru Impreza

Robertux
07/03/2010, 19:11
Robertux, Muito massa esse cj3b que vc mostrou... Dimais!

Mas, no caso dos planos maquiavélicos que tenho, o eixo rígido vai virar "MARIAMOLE", Pois vou dividi-los em 4 cortes! Dois cortes um perto de cada ponta de eixo próximo ao cubo; e mais dois cortes, um perto de cada lado da "bola" do diferencial... em cada corte que mencionei, vai ser soldado juntas omocinéticas... Ai solda-se chapas "cochins" na bola do diferencial e essa vai ser aparafusada em uma travessa soldada nas longarinas do chassi; a bola vai ficar de serta forma fixa, aparafusada no chassi... ai os braços é que vão se movimentar, isso vai resultar na suspensão independente! Vualá

Não vai mais existir eixo rígido.. cada roda vai se mover/escursionar independente.

Acho que vai ficar show de bola!

Abração!:concordo:

Será que dá? Você vai seccionar a ponta de eixo? Ousado!!!
Vamos aguardar

inaciocm
07/03/2010, 22:52
Não encontrei a foto do jipe...:putz:

Mas eu ainda não entendi o real objetivo desta "gambi-arra". Picotar o eixo? Não seria mais fácil comprar toda a parte de força de um Forester ou Outback e colococar no jipe? Ou ainda, manter os rigidos e investir numa 4 link com ar?
Vai dar tanto trabalho e com o risco de não ficar 10:pensativo:

hugocamaras
08/03/2010, 23:35
Ináciocm, Robertux & Amigos.

Olhem nessa imagem em anexo, minha maluquice é converter um eixo rígido de um cj... deixando ele desse jeito

[]-<>----<>( )<>----<>-[]

:pensativo: A figura menor mostra melhor apesar de ser menor... Ja vi isso em um Rot Rod no programa "American Rot Rod" que passa no canal Discovery Turbo, sendo que os discos de freio ficavam alí um de cada lado da "bola" do diferencial, antes da junta omocinética (sei lá se chama assim)... Agora que vai dar trabalho vai isso eu não tenho duvida, um detalhe que eu ainda não tenho conhecimento é se no braço do eixo que será cortado, se dentro tem uma barra de eixo, se é cheia de óleo lubrificante, ou se só tem óleo na bola? Não conheço como é a peça do eixo desmontado peça por peça.

Alguém ai poderia dizer alguma coisa sobre essa batalha, se tem possibilidade de dar certo ou se é perda de tempo?

inaciocm
08/03/2010, 23:58
Hugo, já tinha sacado a ideia..
Mas, para ficar "perfeito", os dois cardans deveriam ficar simetricos em tamanho, peso e balanceamento.
Uma duvida: vc rabiscou as bandejas pq? Que tipo de suspa pretende usar?

Más já penso que, dependendo da posição/altura que for instalado o diferencial, quando a suspa for trabalhar, os cardans podem "empurrar" as rodas para fora. Portanto, o curso terá que ser limitado(fato semelhante ocorre quando se utiliza o sistema de barras direção da foto abaixo, uma para cada roda).
Quem entende, estou mto errado?:pensativo:

KitiU.
09/03/2010, 13:38
Dae pessoal, pelo que eu entendi o Hugo está querendo fazer uma suspensão tipo o Jeep americano M151 A1.

Seguem foto do bixinho e em pdf o desenho da suspensão!!!

Mauricio Rotta
10/03/2010, 09:40
Devemos lembrar que o fantasma que acompanhou esse Jipe durante toda a sua existência foi o de constantes capotamentos gerando grande número de 'baixas' entre os militares, isso ocasionou a sua retirada de circulação no exército, o Mutt M151 A2 (1967 se não me engano) teve o problema 'levemente' resolvido, mesmo assim dizem que o bichinho capotava com a maior facilidade, o próprio exército americano recomendava cuidado na condução do mesmo, não efetuando nenhum tipo de curva acima dos 70km/h. Ou seja... bem pior do que qualquer Jeep mesmo spoado.

leonardoro
10/03/2010, 11:22
Devemos lembrar que o fantasma que acompanhou esse Jipe durante toda a sua existência foi o de constantes capotamentos gerando grande número de 'baixas' entre os militares, isso ocasionou a sua retirada de circulação no exército, o Mutt M151 A2 (1967 se não me engano) teve o problema 'levemente' resolvido, mesmo assim dizem que o bichinho capotava com a maior facilidade, o próprio exército americano recomendava cuidado na condução do mesmo, não efetuando nenhum tipo de curva acima dos 70km/h. Ou seja... bem pior do que qualquer Jeep mesmo spoado.

Ontem mesmo assisti o programa "Maravilhas Modernas: Jeep" e falavam do Mutt M151 (famoso patinha no Brasil). O problema era que quando as rodas eram retiradas do solo, como em um salto, as molas empurravam a roda para dentro e ao aterrisar o M151 acabava capotando.

jeep5
10/03/2010, 15:47
Caro amigo
por que não coloca suspensão dianteira independente de f-100/1000? será que não serve? ou a do tac stark?
abraços

inaciocm
10/03/2010, 15:52
Caro amigo
por que não coloca suspensão dianteira independente de f-100/1000? será que não serve? ou a do tac stark?
abraços

Dianteira do opala e C10 eu ja vi em jipe.
Tac Stark? Nossa, o jipinho iniciou as vendas a 2 meses e vc ja quer depenar um?:lol:

[OFF] O Stark ta muito caro pelo que oferece...:parede:

André Luiz Rossetim
10/03/2010, 17:44
Agora que vai dar trabalho vai isso eu não tenho duvida, um detalhe que eu ainda não tenho conhecimento é se no braço do eixo que será cortado, se dentro tem uma barra de eixo, se é cheia de óleo lubrificante, ou se só tem óleo na bola? Não conheço como é a peça do eixo desmontado peça por peça.

Alguém ai poderia dizer alguma coisa sobre essa batalha, se tem possibilidade de dar certo ou se é perda de tempo?

Fica cheia de oleo sim, mas isso é facil resolver com um retentor.

O maior inconveninente q vejo é que vc terá de colocar a "bola" do diferencial no centro do jeep, e assim o cardãn que sai da caixa e vai pra bola ficará na diagonal e suas cruzetas não aguentaram mto.

Um detalhe que falta no seu desenho e uma união estriada ao longo dos dois cardãns secundarios, assim como temos nos cardãns normais, assim vc não terá problema com a diferença entre distancia das cruzetas qdo a roda subir e descer mto.

Obviamente q tudo isto estará sujeito a um torque imenso qdo o jeep estiver na reduzida (cerca de 900kgf.m) e vc não poderá usar cruzetas ou juntas homocinéticas normais, por falar nisso há limites no angulo entre uma cruzeta e outra, e acho q qdo a suspensao trabalher vc vai ultrapassar este angulo, e td vai pro espaço.O coxim da bola terá de ser mto bem dimencionado, devido ao torque, basta vc procurar por "axle wrap" no youtube.

Ha não ser q vc queira um jeep pra ir no shopping, acho mto dificil dar certo.
Vc precisaria:
- limitar o curso da suspensão,
- Eliminar a reduzida e 4x4, ou colocar uma caixa como da troler, q usa eixo com diferencial no meio do carro
- Encontrar componetes robustos e dimencionar muito bem cada um dos componentes do eixo, suspensão e chassis.

Usar suspensam dianteira de Opala???? nunca vi opala 4x4:parede::parede:
e não sei como é a dianteira de F1000 4x4, mas imagino que seja eixo rigido. como no jeep.

Boa sorte

hugocamaras
10/03/2010, 20:07
Dae pessoal, pelo que eu entendi o Hugo está querendo fazer uma suspensão tipo o Jeep americano M151 A1.

Seguem foto do bixinho e em pdf o desenho da suspensão!!!

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas:

KitiU, é isso ai mesmo que eu quero fazer!!!!!

Não sabia que exisitiu esse modelo de JEEP FAZEDOR DE VIÚVAS!!!!

Ta tudo explicadinho, esses desenhos do pdf resumem toda a minha ideota...hehehe

André Luiz Rossetim,éh meu amigo tú estás me abrindo os olhos essa brincadeirinha besta vai sair MUITO, MAS MÚITO CARA!!!

Abração a todos os amigos! & muito agradecido pelas dicas e esclarecimentos que os colegas postaram no tópico... Espero que seja tão útil como está sendo pra mim!

inaciocm
10/03/2010, 22:04
Usar suspensam dianteira de Opala???? nunca vi opala 4x4:parede::parede:
e não sei como é a dianteira de F1000 4x4, mas imagino que seja eixo rigido. como no jeep.

Disse que vi um jeep com suspensão dianteira de opala, só que o cara rebaixou o jipe, colocou toda a mecanica e diferencial de opala, virou um "jeepala" 4x2... uma merda... até o painel é de opala, rodas 17"... Tava para vender aqui na minha cidade uns 3 meses atraz: o doido queria 15 mil... e conseguiu vender... inacreditável.
Qto a F1000 4x4, na dianteira é eixo rigido, sem feixes de mola, com molas espirais. Acho que não caberia no jipe pq a bitola da F1000 é bem maior.

To pensando aqui: não seria mais fácil e barato comprar um TR4 usado do que estragar o que ja é bom?:pensativo:

Jacimar
11/03/2010, 06:53
Disse que vi um jeep com suspensão dianteira de opala, só que o cara rebaixou o jipe, colocou toda a mecanica e diferencial de opala, virou um "jeepala" 4x2... uma merda... até o painel é de opala, rodas 17"... Tava para vender aqui na minha cidade uns 3 meses atraz: o doido queria 15 mil... e conseguiu vender... inacreditável.
Qto a F1000 4x4, na dianteira é eixo rigido, sem feixes de mola, com molas espirais. Acho que não caberia no jipe pq a bitola da F1000 é bem maior.

To pensando aqui: não seria mais fácil e barato comprar um TR4 usado do que estragar o que ja é bom?:pensativo:

Bom dia prezado ! devem haver diferenças devido ao ano da F1000 4X4, já vi uma que usa um diferencial que eles chamam de tesoura, e não é rígido, dizem que é muito frágil e propenso a vazamentos . . . um abraço !

inaciocm
11/03/2010, 15:54
Uai...:pensativo:
Será mesmo? Já vi uma daquelas Super Série, de farol quadrado, que era eixo rigido na dianteira, era de um conhecido do meu velho.
Aqui tbm tem varias XLT 4x4 mais novas, e PARECE que tbm é do mesmo modelo... mas tava vendo no Google, parece que tem outro modelo de diferencial mesmo...

:parede:

Jacimar
12/03/2010, 06:57
Uai...:pensativo:
Será mesmo? Já vi uma daquelas Super Série, de farol quadrado, que era eixo rigido na dianteira, era de um conhecido do meu velho.
Aqui tbm tem varias XLT 4x4 mais novas, e PARECE que tbm é do mesmo modelo... mas tava vendo no Google, parece que tem outro modelo de diferencial mesmo...

:parede:

Bom dia prezado ! dei uma fuçada na 4 Rodas e apesar de não ter fotos do diferencial, na reportagem diz que o eixo não é rígido . . . a reportagem é do início de 1993, tem um membro do fórum que tem uma F1000 4X4, talvez ele possa esclarecer para nós - só por curiosidade - um abraço !

inaciocm
12/03/2010, 13:22
Pois é.
A do conhecido era deste modelo ai, só que não foi adquirida 4x4 da fabrica, foi colocado depois. Era bem "canela seca' mesmo, pneus e rodas bem estreitos, bem mais alta que esta da foto.
Devo ter confundido, pois parecia muito que era rigido. Tem tempo que não vejo a mesma.

"Zona a parte", será que tem como colocar este sistema da F1000 no jipe?

Jacimar
12/03/2010, 15:13
Pois é.
A do conhecido era deste modelo ai, só que não foi adquirida 4x4 da fabrica, foi colocado depois. Era bem "canela seca' mesmo, pneus e rodas bem estreitos, bem mais alta que esta da foto.
Devo ter confundido, pois parecia muito que era rigido. Tem tempo que não vejo a mesma.

"Zona a parte", será que tem como colocar este sistema da F1000 no jipe?

Olá prezado ! não sei se vale apena, quem me falou sobre esse eixo disse que ele tem uma coifa de onde sai um dos semi eixos, e vivia dando problema . . . um abraço !