PDA

Ver Versão Completa : PANE na estrada



dudas_308w
01/03/2010, 17:58
Srs.,
semana passada estive pelo RS, saindo de SP, e a Ranger ficou no RS.

A viagem começou num sabado, saindo de SP em condiçoes normais, dormindo em Floripa, almoço em POA, Pelotas pela hora do lanche, Arroio Grande e chegando a Herval destino final, no jantar.
Rodamos a semana toda pela regiao, com ida a Jaguarao/Rio Branco na sexta.
Na volta da sexta, entre Arroio Grande e Herval, o ponteiro da temperatura pulou do 1/4 (onde fica normalmente) para o fim da escala.
Paramos o carro imediatamente, para constatar a total falta de agua.
Meia hora esperando, reservatorio meio completado com o que tinhamos de agua a bordo, temperatura voltou ao normal.
Voltamos a Arroio, enchemos o reservatorio. Nada de vazamentos, pingaçoes, nada. Oleo bom, no nivel, sem mistura na agua, escapamento seco. motor normal.
Carro em ordem de marcha novamente, 45KM para a frente, quase em Herval, temperatura pula de novo, e nova parada.
Mais 30min, mais agua (dessa vez tinham pets com agua) e deixamos o carro em um mecanico em Herval.
No sabado cedo, apos retirar a valvula termostato, completar um pouco o oleo, retomamos o caminho para SP. Nada de aquecimento, carro com rendimento, tudo OK.
Passamos os 50km que separam Herval de Arroio, mais 30km de BR em direçao a Pelotas, e o carro sem aviso, muda o ruido e simplesmente morre, para na pegar mais.
Apos a parada, a temperatura subiu bem, bebeu mais uns tantos litros de agua, mas nada de vazamentos, ou mistura de oleo, nada.
O carro foi na plataforma para Pelotas, onde aguarda socorro mais especializado.

Desconfio da junta do cebeçote, ou alguma pane na bomba dagua para o sumiço da agua, mas nao vejo a ligaçao com a parada em velocidade de cruzeiro.
O motor de arranque gira, mas nao pega. :pensativo:
Alguem palpita?

Aproveitando, turma do RS, quem conhece um mecanico bom em Pelotas?

att

Edintruder
01/03/2010, 19:41
No começo do relato pensei na junta mesmo...

Em Pelotas pelo menos tem muito mecânico muito bom e tem a distribuidora MWM-
International (Orbid), aonde vendem peças originais com um excelente preço.

No teu caso, eu levaria pro Orbid mesmo. Melhores mãos não tem.

Depois diz quando deve ficar pronta e quando vais buscá-la pra tormarmos um café!

Florestal
01/03/2010, 21:21
Concordo com o Edintruder

Já tive problema de baixar o nivel do reservatorio animalmente numa XJ (cherokee sport) e era um conjunto de problemas ao mesmo tempo

1. a bomba dágua.
2. Radiador furado
3. Junta do cabeçote

Troquei os 3 e nunca mais deu problema...

Boa sorte e manda um reply depois com a solução.

Abs




No começo do relato pensei na junta mesmo...

Em Pelotas pelo menos tem muito mecânico muito bom e tem a distribuidora MWM-
International (Orbid), aonde vendem peças originais com um excelente preço.

No teu caso, eu levaria pro Orbid mesmo. Melhores mãos não tem.

Depois diz quando deve ficar pronta e quando vais buscá-la pra tormarmos um café!

TylerNTL
02/03/2010, 07:11
Concordo com o Edintruder

Já tive problema de baixar o nivel do reservatorio animalmente numa XJ (cherokee sport) e era um conjunto de problemas ao mesmo tempo

1. a bomba dágua.
2. Radiador furado
3. Junta do cabeçote

Troquei os 3 e nunca mais deu problema...

Boa sorte e manda um reply depois com a solução.

Abs

Analisando as experiências que tive com esses pregos no sistema de refrigeração observo que normalmente temos apenas 01 defeito original e os demais são conseqüência do aquecimento.

1-Normalmente tudo começa com um vazamento em radiador/mangote, um tensor da correia da Bomba d'água, etc.
2-Viatura aquece e queima (um pouqinho) a junta do cabeçote.
3-Se resolve o vazamento
4-Viatura volta a aquecer quando exigida ou água "desaparece"
5-Se confirma a junta queimada e mais algum detalhe (se ela tiver alguns kms no hodômetro) é facil encontra um bomba d'água, ventoinha, etc que não está "100%!"

Moisés S.M
02/03/2010, 10:16
Espero q resolva logo o problema na Ranger...Mas aproveitando o topico do amigo,e sem querer abusar,gostaria de tirar uma duvida com os Rangeiros d plantão,a minha veia tá com 130 mil km,gostaria de saber se vale a pena trocar a agua do radiador para não ter problemas futuros,como o caso ai em cima,o nivel está sempre OK,a temperatura OK,td nos conformes,oq eu não quero é q o motor q está no começo de sua vida apodreça com ferrugem por causa da agua suja,por isso eu pergunto,se eu for trocar a agua hj,qual a proabilidade de aparecer vazamentos???vale a pena correr esse risco??ou é melhor ir levando??.

RGamaJr_4x4
02/03/2010, 11:03
Dudas,

Ou é junta.... ou o próprio cabeçote mesmo. Torça para ser a primeira opção.

Uma vez que a água começou a sumir na minha, foi um vazamento no radiador do aquecedor (a água tava indo pro assoalho do carona), mas não acredito que seja seu caso.

F. Andrade
03/03/2010, 08:09
Caro Dudas!
Se após todas as verificações for detectado vazamento no radiador coloque logo um novo, custa ao redor de R$ 650,00. Por que varetei o meu e ficou vazando, tinha que completar a agua a cada dois dias, depois que coloquei um novo tô tranquilo. Verifique estado das mangueiras tbem.

Allan Nielsen
03/03/2010, 09:24
Dudas,

sem querer ser persimista mas se for na Ranger diesel 2001 é cabeçote trincado. Quando desmontar pra verificar a junta, mande o cabeçote pra uma retifica fazer o raioX.

Boa sorte

Walter L. L. Casitta
03/03/2010, 10:11
Dudas,

sem querer ser persimista mas se for na Ranger diesel 2001 é cabeçote trincado. Quando desmontar pra verificar a junta, mande o cabeçote pra uma retifica fazer o raioX.

Boa sorte

Mesmo que o cabeçote esteja Ok, tem que mandar para retifica para plainar para
receber a nova junta. Portanto só desmonte em último caso...

Edintruder
03/03/2010, 10:31
Pelo menos a picape está numa cidade que possui muitos recursos mecânicos. Para vocês terem uma idéia, procurei pelo Brasil todo, inclusive nas autorizadas Mit, a polia sincronizada do balanceiro inferior e bomba de óleo lubrificante do motor 4D56 da L200, e numa passada por Pelotas, acabei encontrando essa peça numa auto peças comum por lá... Nem concessionária tem!!!
Isso é apenas 1 exemplo, tem muitos outros. O que procurar por lá encontra sem dificuldades.

RGamaJr_4x4
03/03/2010, 11:52
Ausência de óleo na água (e vice-versa) não é certeza de não ser trinca/furo/fissura no cabeçote.
Quando ela ainda estava funcionando, deveria ter olhado se tinha fuga de compressão no reservatório de expansão (água fria borbulhando), pois nem sempre dá para perceber o vapor d'água indo embora pelo escapamento.

De qualquer forma é bom verificar se não há vazamento de água. Pode ser que haja vazamento que pinga apenas com pressão/calor no sistema em cima de uma parte quente do motor... daí vestígio de água.

Mas como ela não está dando partida, meu voto vai para o cabeçote... pode ser falta de compressão pro motor pegar ou água dentro do cilindro.

Boa sorte.

Allan Nielsen
03/03/2010, 12:46
Ausência de óleo na água (e vice-versa) não é certeza de não ser trinca/furo/fissura no cabeçote.
Quando ela ainda estava funcionando, deveria ter olhado se tinha fuga de compressão no reservatório de expansão (água fria borbulhando), pois nem sempre dá para perceber o vapor d'água indo embora pelo escapamento.

Boa sorte.

No caso da Ranger, o local mais facil pra ver se esta mandando agua pro escapamento, é no diferencial traseiro. O furo para escoamento de agua do silencioso sai proximo ao diferencial traseiro, e se estiver indo agua pro escapamento, ela "lava" o silencioso e joga fuligem no diferencial traseiro.

abs

ljalmeida
04/03/2010, 10:54
Dudas,

Ou é junta.... ou o próprio cabeçote mesmo. Torça para ser a primeira opção.

Uma vez que a água começou a sumir na minha, foi um vazamento no radiador do aquecedor (a água tava indo pro assoalho do carona), mas não acredito que seja seu caso.

Ja tive este mesmo problema, procurando no motor e era uma mangueira. Ufa.

dudas_308w
06/03/2010, 14:13
Srs.,
os ultimos dias foram atribulados pela falta de carro..rs.rs..desculpem a demora na resposta.

Bom, desmontada a parte de cima do motor, junta queimada e 3 varetas tortas... devido a correia dentada que perdeu alguns dentes. Eu dei bobeira :parede:, pois peguei o carro usado em 2007 c/ 127k nao troquei a correia (estou em 153k) e nem perguntei ao antigo dono se ja havia feito. Como o carro passou em revisão ha uns 2 meses (150K) aqui em SP, achava que estava OK.

Provavelmente o aquecimento da junta é resultado da valvula termo e/ou alguma mangueira, que o mecanico ainda esta procurando o furo. Ja encomendei as 8 varetas, o jogo de juntas, outra cebolinha, e mandei o cabeçote para a plaina.
Segundo o macanico, o motor não tem folgas em turbina, nem camisas riscadas, nem mistura de oleo com agua, nem empenou valvula.

Acho que tive os 2 problemas simultaneamente, para a minha sorte..rs.rs..

Deve ficar OK para a semana.
Obrigado a todos pela ajuda!
abs