PDA

Ver Versão Completa : Engesa, vale a pena?



Luis4x4
01/03/2010, 10:03
Bom dia amigos

Este é meu primeiro post neste fórum, me registrei pois estou pensando em comprar um Engesa, carro que sempre admirei desde adolescente.

Mas o que me faz escrever essa mensagem, é o preço de mercado que este carro se encontra atualmente. Um engesa a Diesel, com algum acessórios e tal está custando na faixa de 45 mil aproximadamente.

A maioria dos colegas que já tem engesa, pagaram bem menos por eles. Vejo que o valor de depreciação dele é nulo, é um carro que valoriza bastante quanto mais o tempo passa, igual toyota bandeirante.

Com 45 mil, eu compro entre outras coisas, um X Terra, Troller, Discovery, e algumas outras opções mais modernas, porém sem o mesmo "charme"e a famigerada suspensão do engesa, cujo deve ser um diferencial.

O Engesa é um carro velho (sem ofender!) provavelmente vai cada vez mais precisar de manutenção, e a tendencia é que as peças vão se tornando cada vez mais raras.

Escrevi isso tudo apenas para perguntar:

- Será que vale a pena comprar um engesa hoje em dia.....mesmo que por 45k?? não seria exagero?

Enfim, todas as opniões são bem vindas.....

Aquele abraço

Luís

André Pereira
01/03/2010, 13:22
Luís,

como estou, atualmente, vendendo um engesa, exatamente por 45 mil, penso estar em condições de responder às suas perguntas:
1. O preço de um bom engesa se aproxima, hoje, do preço de uma Xterra, o que cria a dúvida sobre se, do ponto de vista financeiro, vale ou não à pena comprar o primeiro;
2. Deve-se observar, no entanto, que quem compra um engesa não quer um jipe; quer, na verdade, ter, na garagem, um verdadeiro mito: o melhor jipe nacional, na visão de muitos;
3. Não me parece que os engesas estejam sobrevalorizados; indague seus amigos e saberá que, provavelmente, tendo comprado seus jipes por valores inferiores aos preços de mercado, foram neles aplicando componentes que elevaram consideravelmente seus custos, sem repercussão nos preços (tome o exemplo da motorização a diesel, q dificilmente se obtém por valor inferior a 10 mil; aí vem a instalação, a substituição das relações, instalação de flutuantes e os tão conhecidos "jáquê", nunca devidamente quantificados).
Saudações e Sucesso!

Guilherme Kyrillos
01/03/2010, 13:47
Caro Luiz, saudações.
Minha opinião pessoal é:
Cada carro é um caso.
É NECESSÁRIO ponderar a situação em que se encontra o carro pretendido.
A exemplo da mecânica e de como foi instalada, os acessórios também justificam um valor a ser agregado ao veículo. Qualquer que seja esse.
Comparar carro é o mesmo que comparar time de futebol, religião, mulher, relógio, caneta. Gosto é gosto, e cada um tem o seu.
Não existe carro melhor ou pior. Entendo que exista aquele carro que me satisfaz.
EU investi 17r na compra de uma Camper, e gastei + 3r pra trazê-la pra Maceió e registrá-la aqui. Ou seja 20k.
Comprei motor diesel/câmbio/t-case/eixos usados por 18r pra atualizar a mecânica desse carro, e devo gastar mais uns 10 a 15r pra concluir a obra. 53r.
Faça as contas, veja o custo final, e considere que estou em OBRAS no carro desde o mês de julho/09.
Concluindo: realmente, com 45r voçê tem várias opções de compra, INCLUSIVE ESSA DO ENGESA.
Não esqueça de computar o custo de manutenção de todos os carros que você pode comprar, seguro da "X-Terra" que PRECISARÁ fazer, e tornar-se membro do reduzido grupo que possui um Engesa.
[]ss

MaGao
01/03/2010, 13:50
45mil num engesa a diesel bom.. é melhor que qualquer outra opção.. hehe minha opnião =)

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
01/03/2010, 16:56
Com 45 mil, eu compro entre outras coisas, um X Terra, Troller, Discovery, ......

- Será que vale a pena comprar um engesa hoje em dia.....mesmo que por 45k?? não seria exagero?



Luís

Você pretende dar que uso a viatura? Sem saber isso, fica díficil te responder a pergunta.

Abraços

Eriksom

MaGao
01/03/2010, 17:44
Ja andou em um engesa a diesel bem montado ?

não tem troller, x-terra que se compare hehe

opnião!

ainda não consegui comprar o meu.. estou com meu samurai .. mais so fan do engesa e um dia terei o meu

Abraços,

tecnica
01/03/2010, 19:33
Luis,

Eu comprei o meu FII em 2008, praticamente original. Hj, estou com um dilema parecido, pois tenho tb uma D20 96, e pensei em vender os 2 e pegar um Troller. Mas devo continuar investindo no Engesa.

Não conheco o Xterra, mas conheco o Troller, meu cunhado tem um 2008. Jipão, sem duvida. Mas não tem o espaco interno do Engesa, nem a suspensão. Jipe, de qq forma, é um ralo de $$, sempre tem manutenção pq a mecanica de qq jipe é exigida ao máximo. Nesse ponto, acho tranquilo manter o Engesa, quase tudo nele eu mesmo faço, e encontrar peças tem sido tranquilo.

Tb pensei em Land Rover, mas manter um não é possivel nos meu$ parametro$ atuai$

Cilon Carlos Heck
01/03/2010, 19:38
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66719

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34758

guilhermeabreu
01/03/2010, 19:39
LUIS4X4

Tenho um ENGESA que comprei num leilão por R$5.100,00 , hoje ele esta para mim por R$50.000,00 , e agora estou com ele desmontado para a 2ª reforma que devo gastar mais uns R$15.000,00 , ficará no final por R$65.000,00 .

Tenho uma SW4 93 que paguei ha 9 anos atras R$33.000,00 , nests 9 anos de manutenção gastei quae nada , o melhor custo /benefício de todos os tempos , hoje ela vale os mesmos R$33.000,00 .

LOGO :

Tenho a SW4 para passeios e viajens e se quizer fazer trilhas faço tb .

E TENHO O ENGESA QUE É PAU PRA TODA OBRA E TRILHAS BRABAS , GASTEI MUITO NELE ESTARÁ PELO DOBRO DO PREÇO DA SW4 , MAS HOJE ELE NÃO QUEBRA MAIS PQ ESTA TUDO 100% E BEM REFORÇADO , TRABALHO NO DIA A DIA FAÇO VIAGENS LONGAS COM ELE , NÃO DEIXA NA MÃO É UM PUTA DE UM JIPE MUITO CONFORTÁVEL .

ONDE EU PASSO AS PESSOAS FICAM OLHANDO E PERGUNTAM QUE JIPE É ESTE , NAS RUAS QDO CHEGO , " TODOS ABREM PASSAGEM " E OLHAM ARREGALADOS COM O TAMANHO DO BICHÃO , ALGUNS GRITAM ATÉ : " SEU LOUCO " , " CHEGA PRA LÁ COM ESTE TROÇO " , É QUE ANDO RÁPIDO SEMPRE DEPRESSA .

É UM RESPEITO NAS RUAS .

O que achou do meu relato ?

O amigo ERIKSON , esta certíssimo no questionamento dele , VC JÁ TEM OUTRO CARRO ? O ENGESA seria o 2º carro ?

MAS VALE A PENA CADA CENTAVO INVESTIDO , NÃO ME ARREPENDO DE TER COMPRADO , SÓ PARA VC TER UMA IDÉIA , DEPOIS DESTE VALOR GASTO NA 1ª REFORMA , ESTOU PARTINDO PARA A 2ª REFORMA . Aí tem gente que me pergunta : E qdo vc for vender será que vai recuperar o que gastou ? RESPONDO : EU NUNCA VOU VENDER PQ EU GOSTO MUITO DELE E ELE RESOLVE TUDO QUE EU PRECISO ME SATISFAZ PLENAMENTE .

Ter um ENGESA é a mesma satisfação de quem tem e gosta das TOYOTAS BANDEIRANTES , estes dois 4x4 fazem parte da LENDA DOS 4X4 NO BRASIL quem tem esta satisfeito e QUEM NÃO TEM , TEM VONTADE DE TER UM DESTES DOIS MARAVILHOSOS JIPES 4X4 AUTENTICOS .

ABRAÇÃO , espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas sua

Eriksom Teixeira Lima
01/03/2010, 21:40
O Guilherme disse tudo: você tem de gostar, pois vale a pena investir nele.

O meu veio numa negociação com minha Dodge Ram. Daí, desmontei todo o Engesa, troquei relações, troquei eixo dianteiro por um Dana 44, troquei caixa de direção, refiz sistema de refrigeração, retifiquei o motor, daí a dúvida na minha assinatura. Se alguém chegar e pagar (nem sei quanto) eu vendo, mas com dor no coração, pois queria ficar com ele uns 2 anos ainda, antes de me aposentar e sair para outras idéias.

Tenho uma outra famigerada Camper, mas dela não falo :evil:

E um Troller 2005, o qual comprei porque decidi vender a Cherokee. Também é excelente, desempenho de suspensão sem estabilizadores similares ao Engesa, motor MWM 2.8, viajei com ele no dia seguinte a compra, só falo bem dele. Mas, sinceramente, não faço com ele o que faço com o Engesa (gasolina 6 bocas) ou com a Camper (toyota 14B), especialmente obter o respeito nas ruas e estradas 8). Não existe nada que diga que eu não possa fazer, trata-se apenas de sentimento.

Só faria um reparo na afirmação do Guilherme (coisa de chato no português), o Engesa não é uma lenda, é uma LEGENDA.

Caso você queira, tenho amigos em Brasília que tem Engesa a gasolina e Camper a diesel, talvez valha a pena andar e conversar ao vivo com eles ..... ou com outros aqui do Fórum

Eriksom

Loras
01/03/2010, 22:10
Tudo vale a pena se a alma não é pequena... :mrgreen:

Comparar um ENGESA com qualquer SUV moderno é pura sacanagem.

Talvez com um Troller ou Defender.

Mas ainda assim são conceitos "diferentes".

O Engesa é muito mais espartano. Mais rústico. Menos fresco.

Se quer comparar com SUV, talvez seja possível com uma Camper ou Discovery.

Mas ainda assim, são conceitos "diferentes".

Quem quer SUV, não quer jipe.

Abraço,

AndersonPoa
01/03/2010, 23:30
Luis,

Ja tive Willys, e migrei tempos depois pro Engesa (F1 diesel, HS 2.5), ficando com ele por varios anos.

1- Valores de venda: tem Engesa no mercado de 15 a 100 mil. Mas se olhares valor efetivado do negocio, isso se o dono realmente quiser vender, descobres que o fechamento se dá por bem menos do que se investe no carro. Nao tem pior negocio do ponto de vista financeiro do que um jipe, dificilmente se consegue vende-lo por mais de 60-70% do que ele realmente vale.

2- Logo, se quiseres mesmo um Engesa, o bicho tem como pontos fortes a facil manutencao (exceto por algumas motorizacoes adaptadas de diesel, que so se justificariam pela exigencia de alto torque em rotacoes mais baixas), a otima suspensao (melhor que Engesa, nesse item, talvez o JPX) e a robustez espartana do conjunto caixa+transferencia, independente do motor que se use.

3- No caso do F1, a caixa de transferencia original é insuportavelmente barulhenta em determinadas faixas de giro, portanto pense bem em adquirir um Engesa dessa versao, principalmente se a capota for fechada (pissoletro ou outras). Alem disso, se original, a parede corta-fogo deixa passar todo o calor proveniente do motor para a cabine (outra desvantagem da capota fechada)

4- Considere qual a finalidade principal do uso: se passear nos finais de semana em estrada de terra e lama onde pequena ou media dificuldade é exigida, compre o Engesa mais simples e original possivel: motor Opala 4 ou 6 cilindros, cambio e transferencias originais. A unica adaptacao realmente recomendada seria a substtuicao do freio original, que é muito insatisfatorio, principalmente em transito urbano.

Se o objetivo for trilha pesada mesmo, ai sim se justificaria diesel e um powertrain de Defender ou Toyota, prefencialmente.

Abs e sorte na procura.

Luis4x4
02/03/2010, 07:40
Ola colgas

Eu agradeço a atenção de todos, realmente me parece que o Engesa é um ícone do 4x4 sendo admirado por muitos.

Eu pretendo fazer algumas trilhas, passeios e viagens. Portanto penso, que um a Diesel seria perfeito para minhas necessidades.

Enfim, vou continuar pesquisando, sem pressa com toda calma do mundo!

Abs e obrigado a todos :mrgreen:

Luís

ruaneres
02/03/2010, 13:47
Caro, Luiz, como a maioria ja falou, não e de se comparar com Troller ou qualquer outro 4x4, na minha opnião aconcelho comprar em algum leilão principalmente do estado pq ele era muito utilizado pela Sucam, e ir reformando ele, tem um rapaz aqui que tem um FII 88,89 novinho com 47.000 Km rodados, quilometragem original, comprou no leilão do estado da Bahia, então vc montando, fica melhor pq vc coloca a configuração de acordo com sua necessidade.

Espero ter ajudado em alguma coisa !!!

Abrass !!!

Reptil
03/03/2010, 11:08
Caro Luiz,

Como ja foi falado varias vezes aqui no Forum, o Engesa é um carro para qualquer terreno, com baixa manutenção e um IPVA de dar inveja... Você tem que verificar as suas prioridades, se você que um carro bonitinho para passear ou quer um ogro valente.

Eu uso o meu para tudo, desde andar na cidade ou viajar... O prazer que tenho é impar e o custo total, no final do ano, é menor que o de um carro 1000.

Boa sorte na sua decisão.

Abraço

Marcus Chiattoni
15/03/2010, 23:09
Você não casa já pensando na separação ou quanto gastará com a esposa. Você pode viver com um carro mais novo e continuará pensando no Engesa. Faça como eu e não pense muito, se gosta e pode, compre o Engesa.

guilhermeabreu
16/03/2010, 00:21
Você não casa já pensando na separação ou quanto gastará com a esposa. Você pode viver com um carro mais novo e continuará pensando no Engesa. Faça como eu e não pense muito, se gosta e pode, compre o Engesa.


MARCUS CHIATTONI

Gostei desta , curtinha mas de muita profundidade , legal mesmo .

VALEU