Ver Versão Completa : Porque da Nomenclatura Dana 44 ?
Jalexandre
14/02/2005, 10:12
Pessoal, desculpem a dúvida básica, mas porque a especificação do diferencial é Dana 44, se frequentemente usamos outras relações que não são a 44 dentes ? Tem haver com o número de dentes originalmente instalados de fábrica ? Ou é algum dimensional do conjunto ?
Obrigado
Alexandre
Não tem nada com dentes.
Quanto maior a númeração mais parrudo o eixo tende a ser.
Assim teoricamente vamos do menor e mais fraco ao maior e mais forte:
Dana 28, 30, 35, 44, 50, 60, 70 e 80.
Jalexandre
14/02/2005, 15:49
Então existem muitas combinações de coroa e pinhão para a mesma especificação (Dana 44, por exemplo) ? mas sempre temos que buscar dentro da mesma especificação, certo ?
Onde está escrito este número, não da relação, mas do Diferencial propriamente dito ?
grato mais uma vez
Alexandre
Normalmente deveria estar escrito nos danas qual é o diferencial e numa plaquinha metalica a relação usada lá dentro, mas normalmente esqueça de tentar ler estas coisas; beira o impossivel de tão ilegivel que costuma ficar.
Pelo tamanho do diferencial acaba-se reconhecendo com alguma pratica
gseverog
16/02/2005, 15:44
dana 80 eh o dah f4000, salvo engano, tem algum otro carro q use?
caminhões Agrale, Puma, VW 8.140, Ford Cargo 814, e outros.
Não são carros né...
FrommarS
17/02/2005, 02:09
Wallace,
vc já viu os do Javali?
São DANA44, um amigo experiente aqui do fórum os viu no Ibira e acha que é, alguns dizem que eram produzidos pela CBT, outros acham difícil eles terem tal tecnologia a disposição.
Já vasculhei o site da Dana e nada, não há nenhuma inscrição no eixo.
Será que são? Tem 28 estrias, o comprimento do semi-eixo é o mesmo que o da F-1000, os retentores são os mesmo s da F-75 e da Rural.
hasta luego...
Devem ser da CBT mesmo, eles pelo que sei fabricavam tudo mesmo, fora os pneus...
Fabricar eixos é bem fácil, o problema é justificar o custo, e tecnologia eles tinham.
FrommarS
17/02/2005, 11:31
Estou pensando em um spoa pro meu jipe.... com isso a carga sobre os eixos aumentaria... não sei se estes eixos aguentariam o tranco... se fossem os dana 44 .... sei que não teira problemas, uma vez que jipes tão pesados quanto o meu utilizam o spoa sem grandes problemas...
hasta luego
leopoldo
17/02/2005, 11:46
..... com isso a carga sobre os eixos aumentaria.....
não sei se estes eixos aguentariam o tranco........
?????????????????????????????????????????????????? ?????????????????????
qual a diferença pro seu eixo estar com as molas por cima ou por baixo????????
e os eixos do javalí eram mesmo fabricados pela CBT.
O cara simplesmente copiou a lá Jerson + Tabajara o projeto da DANA depois dela ter apresentado o projeto do modelo 44 que eles tinham para o CBT.
Em algumas coisas parece que o eixo do javali é superior ao dana 44
FrommarS
17/02/2005, 13:42
Em algumas coisas parece que o eixo do javali é superior ao dana 44
Legal... em quais coisas? mais resistentes?
qual a diferença pro seu eixo estar com as molas por cima ou por baixo????????
Não sei, mas me parece, ao menos ao observar que quando em spoa os eixos são mais exigidos.. ou não posso estar falando besteiras.
Mas ainda tenho uma série de dúvidas quanto as desvantagens do spoa....
Não sei se num comparativo vale a pena, para alguem com o meu perfil que pretendo fazer trilhas das mais variadas... mas sem interesse em competições. E tem mais.... uso o jipe diariamente.
E tem mais com spoa creio que terei que colocar pneus pelo menos 35´uso 33´, mas antes vou pesquisar bastante ... preciso entender como resolver e até mesmo prever shimmy, axle-wrap, anti-squad.... dentre outras contra-indicações.
[]´s estudando, pesquisando, perguntando e enchendo a galera que manja
O munhão e talvez sua cruzeta parece que é mais forte.
Olá, Wallace :!:
Voltando as questões anteriores...... :roll:
Quais são os "DANA's" usados nos CJ's, nas Rurais, e citando com exemplo os usados nos veículos mais modernos :?:
Têm diferença dos jeep's de canela fina e de canela grossa :?:
Desde já agradeço. :D
CJ e Rurais normalmente são danas 44.
Só que existem inumeros tipo de Dana 44, sendo uns mais fortes que outros.
O Sandro por exemplo usava um dana 30 de Cherokee no Wangler que deve ser mais forte que muito Dana 44 por ai.
Garanto que se você pesquiseram vão aprender muito mais que ficar perguntando.
Obrigado pela resposta.........apesar de ter sido de má vontade.
Quando precisar de alguma peça importada........vou te procurar.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Não foi de má vontade.
Quem não tem vontade, não responde.
Eu respondi a parte da pergunta que entendi da melhor forma que achei.
Pois você foi totalmente generico.
Se tiver uma pergunta mais especifica e eu souber eu respondo mais diretamente.
Ronaldo B.
19/02/2005, 23:48
Estou pensando em um spoa pro meu jipe.... com isso a carga sobre os eixos aumentaria... não sei se estes eixos aguentariam o tranco...
O eixo aguenta o tranco, só não sei se o munhão do cotovelo do piloto vai aguentar ....... :D :D :D :D
eu num podia perder essa.... desculpa aí marcião !!!
[]´s