Conectar

Ver Versão Completa : invertendo o estepe

SERGIO MOLLO
27/02/2010, 20:11
Ola;
Antes que falem, eu pesquisei e nao encontrei nada sobre isto.
Como vou trocar o servo-freio completo pelo do UNO, tambem vou usar o reservatorio de fluido que vai no cilindro, entao vou ter que inverter o estepe.
Alguem que ja tenha feito ou ja viu, pode me dizer qual a maneira mais facil de fazer o suporte para prende-lo?
Abracos

BACALHAU
27/02/2010, 21:30
Sérgio, quem eu sei que fez essa modificação foi o Rones Jr.
Eu já vi esse esquema em algum lugar, mas não lembro onde. Dei uma vasculhada no tópico e no HD do meu computador, mas não achei.
Mas, não é nada muito complicado de fazer não.
Quem sabe se o atual proprietário do Shrek ou algum dos colegas não coloca uma foto por aí.

shuther4x4
28/02/2010, 19:55
Tenho essas fotos aqui, será que ajudam.

atenção, os créditos não são meus, mas copiei elas sem anotar o mesmo!!:parede::parede:

Abraços
Fábio

SERGIO MOLLO
28/02/2010, 21:09
Tenho essas fotos aqui, será que ajudam.

atenção, os créditos não são meus, mas copiei elas sem anotar o mesmo!!:parede::parede:

Abraços
Fábio

Caro Fabio;
Obrigado pelas fotos, mas o parafuso comprido vai rosqueado aonde?
Abracos

BACALHAU
28/02/2010, 22:15
Pegando emprestada uma foto do "Donatello" (dá licença, Alex)...

Você vai rosquear esse parafuso :shock: (ui) no ponto indicado pela seta.
Se ali tiver um parafuso, retire-o e solde uma porca adequada à rosca do parafuso.
Se preferir, solde ali um parafuso com comprimento suficiente e prenda o estepe com uma porca. Talvez seja a melhor opção, para não ficar duas horas tentando acertar a porca com o parafuso. :parede:

Ah, o ponto indicado pela seta é onde é preso o estepe originalmente.

SERGIO MOLLO
28/02/2010, 23:58
Pegando emprestada uma foto do "Donatello" (dá licença, Alex)...

Você vai rosquear esse parafuso :shock: (ui) no ponto indicado pela seta.
Se ali tiver um parafuso, retire-o e solde uma porca adequada à rosca do parafuso.
Se preferir, solde ali um parafuso com comprimento suficiente e prenda o estepe com uma porca. Talvez seja a melhor opção, para não ficar duas horas tentando acertar a porca com o parafuso. :parede:

Ah, o ponto indicado pela seta é onde é preso o estepe originalmente.
Amigo Bacalhau;
O que eu tinha penssado, seria fazer uma luva , para rosquear naquele parafuso que voce mostrou, e na outra extremidade uma barrinha de rosca inteira, fazendo ma curvatura , para a mesma sair no furo do parafuso da roda. Ja' vi que nao tem nenhum outro meio mais simples.
Obrigado e abracos

Edintruder
01/03/2010, 00:04
Não seria interessante modificar apenas o local do reservatório. Tira ele do cilindro e conecta com mangueiras. Já isso por aqui no fórum Niva.

BACALHAU
01/03/2010, 00:18
Edi, aí vai ao gosto de cada um.
Eu acho menos problemático inverter o estepe.
Um improviso no freio...:pensativo: Sei não. Mangueirinhas vazando, fluido de freio escorrendo, ... :putz:
As melhores idéias são aquelas menos mirabolantes. :concordo:

Sérgio, a sua idéia também é válida. O que importa é o estepe ficar bem preso. Depois nos mostre como ficou.
Gostaria de saber também as suas impressões sobre o novo freio. :pipoca:

SERGIO MOLLO
01/03/2010, 09:53
Não seria interessante modificar apenas o local do reservatório. Tira ele do cilindro e conecta com mangueiras. Já isso por aqui no fórum Niva.

Caro amigo;
Alem dos motivos citados acima pelo Bacalhau, vou trocar o reservatorio, pois o meu original, a tampa esta com os contatos estragados, e nao esta' funcionando a luz de aviso no painel.
Abracos

SERGIO MOLLO
01/03/2010, 09:55
Edi, aí vai ao gosto de cada um.
Eu acho menos problemático inverter o estepe.
Um improviso no freio...:pensativo: Sei não. Mangueirinhas vazando, fluido de freio escorrendo, ... :putz:
As melhores idéias são aquelas menos mirabolantes. :concordo:

Sérgio, a sua idéia também é válida. O que importa é o estepe ficar bem preso. Depois nos mostre como ficou.
Gostaria de saber também as suas impressões sobre o novo freio. :pipoca:
Amigo Bacalhau;
Assim que instalar o freio, expressarei minha impressao a voces:concordo:
Abracos

Crasher
01/03/2010, 10:00
Opa , tem uma ideia facil, economica e rapida, parafuso de estepe de corsa 95 a 99 mais novos nao conheço se é igual.
duas porcar e um tubo de ferro as porcas tem que ser respectivamente das roscas a serem colocadas ou seja a de baixo soldada no tubo que vai ser rosqueada no NIVA e a de cima soldada no tubo para a fixaçao do parafuso do centro do corsa, só que voce nao utilizara no centro pelo tamanho do cubo prenda em um dos buracos da porca da roda mesmo. facil barato e totalmente reversivel
[]"

SERGIO MOLLO
01/03/2010, 10:37
Opa , tem uma ideia facil, economica e rapida, parafuso de estepe de corsa 95 a 99 mais novos nao conheço se é igual.
duas porcar e um tubo de ferro as porcas tem que ser respectivamente das roscas a serem colocadas ou seja a de baixo soldada no tubo que vai ser rosqueada no NIVA e a de cima soldada no tubo para a fixaçao do parafuso do centro do corsa, só que voce nao utilizara no centro pelo tamanho do cubo prenda em um dos buracos da porca da roda mesmo. facil barato e totalmente reversivel
[]"
Caro Crasher;
Se entendi direito, e' a mesma maneira que citei acima so que ao inves de uma luva, seria um tubo com duas porcas soldadas? (mais economico):concordo:
Abracos

Crasher
01/03/2010, 14:49
Eu Acho , uma solda bem feita e depois de esmerilhado e pintado vai parecer uma peça "original".
[]"

shuther4x4
01/03/2010, 20:46
Caro Fabio;
Obrigado pelas fotos, mas o parafuso comprido vai rosqueado aonde?
Abracos

Vai rosqueado em um L um pouco mais aberto, onde uma "perna" dele vai preso (parafusado) no prisioneiro original e a outra parte fica perpendicular ao parafuso da foto com uma porca soldada.
Fica totalmente reversível a "gambi".

Espero que tenha entendido.
Abraços.

shuther4x4
01/03/2010, 20:57

O do Niva original é assim. Com o tempo se o reservatório rachar (pois é preso por uma cinta de metal e se alguém bobear no aperto... ou se as mangueiras melarem... a lata do Niva (super preparada para não enferrujar:roll:) acaba levando a pintura pro saco. Esse é um lugar crítico nos Nivas.

Sou adepto do reservatório direto no cilindro. Se tivesse um pro cilindro original já teria colocado.

SERGIO MOLLO
01/03/2010, 21:03
Vai rosqueado em um L um pouco mais aberto, onde uma "perna" dele vai preso (parafusado) no prisioneiro original e a outra parte fica perpendicular ao parafuso da foto com uma porca soldada.
Fica totalmente reversível a "gambi".

Espero que tenha entendido.
Abraços.

Caro Fabio;
Entendi. e eu queria algo reversivel.
Abracos

shuther4x4
01/03/2010, 21:11
Caro Fabio;
Entendi. e eu queria algo reversivel.
Abracos

Mas esse é reversível, só retirar a chapa "L" parafusada que volta tudo como era antes.
abraços.

SERGIO MOLLO
01/03/2010, 21:32
Mas esse é reversível, só retirar a chapa "L" parafusada que volta tudo como era antes.
abraços.

Amigo Fabio;
Eu entendi , na minha frase, (e eu queria reversivel),usei a letra E e nao a palavra MAS, me referindo que voce tinha acertado na mosca, e nao que desta maneira nao seria reversivel. Isto e' so um comentario, para nao parecer que sou uma toupeira.
Mais uma vez agradeco sua dica:concordo:
Abracos

shuther4x4
01/03/2010, 22:20
Amigo Fabio;
Eu entendi , na minha frase, (e eu queria reversivel),usei a letra E e nao a palavra MAS, me referindo que voce tinha acertado na mosca, e nao que desta maneira nao seria reversivel. Isto e' so um comentario, para nao parecer que sou uma toupeira.
Mais uma vez agradeco sua dica:concordo:
Abracos

É que o "algo" atrapalhou tudo!!!:parede::parede::parede: (isso é uma boa desculpa por não ter entendido sua frase???:mrgreen:)

Internet nesse ponto é uma mer.... mesmo!!!
Abraços.