Ver Versão Completa : Longevidade mecânica da TR4.
Em condições normais de uso, com manutenção preventiva e troca de fluídos e filtros no tempo e percurso correto, a qual quilometragem pode chegar o propulsor da TR4?
E, qual a TR4 mais rodada do aqui do Fórum?
A minha não é. Está com 38.000 km.
SAPO-BOMBA
27/02/2010, 20:51
Esses motores pra mim, se bem cuidados, tem que durar no mínimo 200.000 pra eu poder dizer pelo menos que eles são bons.
Não sei dizer a respeito da TR4, mas de outros motores japas à gasolina, como Subaru, Toyota e Honda geralmente duram de 200.000km pra cima... quando bem cuidados!
Tenho uma IO com 135.000. A IO é 1.8 e japonesa, ja a TR4 2.0 e nacional.
Troco Óleo(mineral) de 5 em 5 e filtro de 10 em 10.
Nunca da manutenção a bichinha ta redondinha ainda.
Tenho uma IO com 135.000. A IO é 1.8 e japonesa, ja a TR4 2.0 e nacional.
Troco Óleo(mineral) de 5 em 5 e filtro de 10 em 10.
Nunca da manutenção a bichinha ta redondinha ainda.
Marcio,
Todo o conjunto motriz (motor, transmissão, caixa de câmbio, etc) da TR4 também é japonês (e muito mais que isto). A TR4 na verdade é um produto legítimo da Terra do Sol Nascente, de nacional só tem a maquiagem.
SAPO-BOMBA
28/02/2010, 18:30
O Annibal está correto.
Na realidade, nenhum motor dos carros da Mitsubishi são fabricados aqui, vem apenas montados parcialmente do Japão ou da Tailândia e aqui terminam de agregar os periféricos e demais itens relativos ao powertrain ( motor + caixa + tração ).
Só esqueci de citar que o TR4 na verdade é um veículo defasado em relação aos outros veículos da Mitsubishi pelo mundo. Ele levou apenas um "tapa cosmético" pra poder vingar no mercado nacional...
Posso ter me expressado mau quiz dizer realmente a montagem dos motores, enquanto uma foi importada e montada 100% no japão a outra é montada aqui, assim como as L200 tortas.
Praticamente toda indústria automobilística hj em dia são muito mais montadores do que fabricantes mesmo.
fernandotf
01/03/2010, 10:04
Tinha uma TR4 2003 com 90 mil km... o motor estava ótimo, silencioso e economico (mais do que a minha atual, 2009 com 7 mil kilometros).
SAPO-BOMBA
01/03/2010, 12:30
Fernando, é pq esses motores Flex são uma gambiarra. Andam menos e bebem mais que os motores monocombustível, isso é fato.
glauberlobo
02/03/2010, 08:29
Alguém com IO 1.8 com km acima de 135.000 ??
glauberlobo
02/03/2010, 08:32
Pegando carona no tópico ...
Alguém que tenha feito o motor da Pajero IO 1.8 que possa dar umas dicas ?
E com quantos KM foi necessários ??
Bargiela
02/03/2010, 22:06
Minha IO 2001 ta com 111.000 na minha mão desde Zero, uso o Castrol Magnatec a cada 8.000km ( foristas acomselham 5.000, meu mecanico 10.000, faço a média) faço uso de flush desde os 60.000.
Uso cabo de velas de 8.8mm e velas NGK platinum, minha média na cidade com transito é de 9,5km/L e nas viagens a POA chega a fazer 12km/l os dois medidos com AC ligado, e na estrada com 4x4 direto.
Motor ta redondinho, o celta 2008 da coroa faz mais barulho :parede:
Frutuoso
19/12/2010, 23:12
A minha iO ta com mais de 134000km.
Aos 131000km fiz uma retífica no cabeçote.
Na verdade, ela vinha bebendo muito óleo fazia um tempo. Mas como o motor tava redondinho em seu funcionamento, resolvi abrir, pois já tinha ouvido falar que os motores mitsubishis pedem retifica de cabeçote cedo.
No caso da minha o maior problema estava nos retentores de valvulas, que estavam deixando passar oleo.
No total gastei 850. Comprei jogo de juntas/retentores no ebay, pois na mit só estes custariam os 850. Pelo ebay saiu por pouco menos de 150.
Hoje o motor ta filé. Redondinho e sem baixar óleo. Totalmente satisfeito, apesar de ter achado que precisei mexer muito cedo.
A minha TR4 está com 102000 e está redonda ainda, consumo normal e tudo certo.
Eu queria também comprar algumas peças pelo e-bay, mas para o motor 2.0 16V é mais dificil de achar. Algumas peças são da Pajero 3.0 V6, outras do MMC Galant 2.0 16V.
Aproveitando, alguém sabe qual a vela que a TR4 usa?
Alguem já trocou os cabos de vela? Por qual?
Frutuoso
20/12/2010, 17:10
As peças que eu comprei pro motor da iO foram lá da califórnia e eram do Mitsubishi Mirrage (lancer) americano. Fui pelo código do motor (4g93) e não teve erro.
Os cabos de vela eu troquei da iO por uns de uma TR4 novinha que encontrei numa sucata. Gastei 150. Na mitsubishi era 400. MitRoubo.
travelling.light
20/12/2010, 18:53
Eu fiz essa pergunta quando comprei a minha e o pessoal da concessionária comentou esse número, de 200 a 250 mil sem problema. Porém, lembraram de um detalhe: para tomar cuidado com o combustível, pois combústivel adulterado acaba com a vida útil do motor.
Quando se fala em "quanto tempo dura" eu me refiro a "com quantos km eu vou ter que abrir o motor?", mas sem dúvida cada um tem uma interpretação aqui.
Eu realmente acho que com um dono muito zeloso, um motor a gasolina pode chegar a 200 mil km. Mas, tem que ser muito zeloso mesmo. Porém, pelas minhas andanças em oficinas cariocas e paulistas, com 236 mil kms rodados o Suzuki Jimmy de um senhorzinho jipeiro foi o recorde. Na época cheguei a pesquisar sobre o motorzinho do jipinho e constatei a fama de longa vida que o motor tinha. Enfim, acho que uma TR4 a gasolina pode alcançar os 200 sem mexer. Agora, motor flex com 200, 250? É forçar muito a barra. Esses vendedores não sabem mais o que fazer pra vender. Que abuso!
PrintMac
21/12/2010, 07:59
A minha TR4 2003 AT está com 122.000 KM.
Comprei esse fim de semana de um amigo meu que pegou ela com 60.000.
Está adaptada a álcool fazendo 6.5 km/l na estrada (voltei com ela de SP para Franca)
Renato
Franca-SP
TR4 2003 AT
Cherokee Sport 98 AT (que será vendida)
A minha TR4 2003 AT está com 122.000 KM.
Comprei esse fim de semana de um amigo meu que pegou ela com 60.000.
Está adaptada a álcool fazendo 6.5 km/l na estrada (voltei com ela de SP para Franca)
Renato
Franca-SP
TR4 2003 AT
Cherokee Sport 98 AT (que será vendida)
Adaptada no alcool? Fazendo 6,5 km/l no álcool? Isso é bem interessante. A minha 2004 automatica faz 7-7,3 km/l na gasolina!
O danado é que o alcool detona outras partes do motor e escapamento até onde eu sei, como foi feita esta adaptação?
A gasolina nacional já tem uma boa parte de alcool, quer dizer, isso já deteriora grande parte da vida util do motor...
Acho que passando pro alcool não seja uma má ideia, Ou pelo menos não diminuirá significativamente a vida útil do motor, vai diminuir 20? 30 mil km? a vida util? Que diferença faz em 170? 200 mil km?
Aproveitando o topico, liguei em uma oficina especializada em cambio automatico e o cara me falou que fazendo a troca do oleo da transmissao a cada 50 mil km o cambio dura até 250 mil numa boa sem precisar abrir e fazer algum reparo/limpeza.
vamos conversando...
Rapinheiro
01/02/2011, 00:35
Como assim trocar oleo do cambio automatico sem abrir a caixa de marcha? Pelo que sei é preciso abrir a caixa para trocar o filtro que tem lá dentro, senão dá pau. E mais: tem que trocar os 8 litros de oleo pelo especial TQD, secando todo sistema e colocando o novo, inclusove tirando o que está no radiador para esfriar. Alguém pode tirar essa dúvida?
Gabriel Arruda
14/02/2011, 21:34
Olá;
Tenho uma Pajero IO 2000 e esta com 155.000 km rodados.
O carro ta redondo, não faz nenhum barulho estranho.
O escapamento que tá começando a aumentar o barulho, parece algum buraquinho começando, mas fácil de resolver.
Tirando o consumo de gasolina, o carro e show.
Abraços
Alem da duvida do colega acima, tb queria saber se no caso de fundir o motor, tem como colocar o motor da tr4 na IO?
Bargiela
15/02/2011, 22:03
Alem da duvida do colega acima, tb queria saber se no caso de fundir o motor, tem como colocar o motor da tr4 na IO?
Tem como por o da Tr4 sim, sem mt trabalho.
Mas se o meu fosse pro saco, eu adptaria um 1.9 diesel de golf argentino.:dance:
Abs
PrintMac
15/02/2011, 22:52
Adaptada no alcool? Fazendo 6,5 km/l no álcool? Isso é bem interessante. A minha 2004 automatica faz 7-7,3 km/l na gasolina!
O danado é que o alcool detona outras partes do motor e escapamento até onde eu sei, como foi feita esta adaptação?
A gasolina nacional já tem uma boa parte de alcool, quer dizer, isso já deteriora grande parte da vida util do motor...
Acho que passando pro alcool não seja uma má ideia, Ou pelo menos não diminuirá significativamente a vida útil do motor, vai diminuir 20? 30 mil km? a vida util? Que diferença faz em 170? 200 mil km?
Aproveitando o topico, liguei em uma oficina especializada em cambio automatico e o cara me falou que fazendo a troca do oleo da transmissao a cada 50 mil km o cambio dura até 250 mil numa boa sem precisar abrir e fazer algum reparo/limpeza.
vamos conversando...
.....a marca do conversor: Full Flex Gold CS, o site deles: http://www.fullflex.com.br/2009/ (http://www.fullflex.com.br/2009/)
A minha TR4 está sem o reservatório de gasolina então abasteço com 05 litros de gasolina antes de completar o tanque com álcool, esperando quase entrar na reserva....isso para uso na cidade.
Foi trocada a bomba também.
Até mais,
Renato Castro
TR4 2003 AT "Flex"
Toyota Prado 2004 AT 3.0 Diesel.
TheCarcass
21/02/2011, 09:13
Amigos,
A mnha TR4 2005 está com 68mil Km, roda de boa, apenas apareceu um barulho no rolamento da embreagem.
O que me estranha é que a cada 2,5mil a 3mil KM tenho que completar com 1L de oleo, mas não tem vasamento algum, me disseram que é normal, é normal mesmo?
Frutuoso
21/02/2011, 09:42
A minha iO baixava oleo desde os 80000km.
Começou baixando pouco, depois foi aumentando.
Passei a usar 25w60 e continuou baixando.
Depois de muita pesquisa por causa do medo de abrir o motor, cheguei a conclusão que os mit tem problemas nos retentores de valvulas.
Dito e feito.
Aos 130000km abri a parte de cima do motor, foi verificado desgaste normal nos cilindros (não foi preciso mexer), foi dado um passe no cabeçote (desnecessário na minha opnião) e trocado todas as juntas e retentores de valvulas.
Já estou com 139000km e não baixou mais óleo. Ficou muito bom.
Gastei ao todo 850 porque comprei a jogo de junta (e retentores) no ebay.
150 das peças (ebay)
400 de retifica (cabeçote e sede de valvulas)
300 de mao de obra
Na mitRoubo aqui em fortaleza, só as peças seriam 800.
TheCarcass
21/02/2011, 11:26
A minha iO baixava oleo desde os 80000km.
Começou baixando pouco, depois foi aumentando.
Passei a usar 25w60 e continuou baixando.
Depois de muita pesquisa por causa do medo de abrir o motor, cheguei a conclusão que os mit tem problemas nos retentores de valvulas.
Dito e feito.
Aos 130000km abri a parte de cima do motor, foi verificado desgaste normal nos cilindros (não foi preciso mexer), foi dado um passe no cabeçote (desnecessário na minha opnião) e trocado todas as juntas e retentores de valvulas.
Já estou com 139000km e não baixou mais óleo. Ficou muito bom.
Gastei ao todo 850 porque comprei a jogo de junta (e retentores) no ebay.
150 das peças (ebay)
400 de retifica (cabeçote e sede de valvulas)
300 de mao de obra
Na mitRoubo aqui em fortaleza, só as peças seriam 800.
Bom, seguindo o seu exemplo, devo verificar trocas essas peças q vc trocou?
Frutuoso
21/02/2011, 19:27
Bom, seguindo o seu exemplo, devo verificar trocas essas peças q vc trocou?
Exato.
Basicamente são os retentores de valvulas. (16 pequenas borrachinhas)
Quando tirar o cabeçote será avaliado se precisa retificar sede de valvula ou coisa do tipo.
Mas a sua ainda ta consumindo pouco oleo, dá pra aguentar muito tempo.
Eu rodei 50000km com a minha baixando oleo.
Só parei pra mexer quando já tava baixando 1L em menos de 1000km.
Toda semana eu tava completando.
Só tem que tomar cuidado pra não deixar baixar além do mínimo.
A minha TR4 M/T 2007 já está com 70.000 km (rodados em estrada)...
Não abaixa nada de óleo, e não faz um barulhinho... Creio que chegue nos 200.000 km, se manter as trocas de óleo e filtros normalmente...
FELICIANO
18/03/2011, 16:35
A minha iO baixava oleo desde os 80000km.
Começou baixando pouco, depois foi aumentando.
Passei a usar 25w60 e continuou baixando.
Depois de muita pesquisa por causa do medo de abrir o motor, cheguei a conclusão que os mit tem problemas nos retentores de valvulas.
Dito e feito.
Aos 130000km abri a parte de cima do motor, foi verificado desgaste normal nos cilindros (não foi preciso mexer), foi dado um passe no cabeçote (desnecessário na minha opnião) e trocado todas as juntas e retentores de valvulas.
Já estou com 139000km e não baixou mais óleo. Ficou muito bom.
Gastei ao todo 850 porque comprei a jogo de junta (e retentores) no ebay.
150 das peças (ebay)
400 de retifica (cabeçote e sede de valvulas)
300 de mao de obra
Na mitRoubo aqui em fortaleza, só as peças seriam 800.
Pow moçada, tenho uma TR4 2005 com 121.000 km está exatamente igual a quando eu a comprei, com pouco mais de 50.000 km. A única coisa que esse carro me deu não foi por culpa dele, o antigo dono inventou de colocar tranca multi lock e o instalador imbecil derreteu a coifa da alavanca do câmbio na hora de soldar a estrutura. De resto o carro é uma rocha, apresenta uma solidez incrível e não bate acabamento algum. Eu troco óleo e filtro de 5 em 5, e todos os óleos, todas os fluídos, todas as correas e todos os filtros todo ano. Por enquanto é o carro mais sinistro que já vi, uso muito os recursos de tração, viajo direto pra lugares complicados e o carango lá, sempre uma rocha. Abração!
Qualquer carro foi feito para rodar muito. O que conta é a manutenção, todo mundo sabe disso. Quando ando de taxi gosto de conversar com o motorista justamente sobre esse assunto. A resposta é sempre a mesma: Santana com 500 mil, Siena com 350 mil, e por aí vai...
Um amigo meu tem um Escort de estimação que ele não deixa parado, sai sempre com ele para "passear" e está com 225 mil km (eu vì o velocimetro) e não tem nada prá fazer. O resto é lenda!
Abs.
TR4 2004
Minha desde 0km
Tudo Ok = 0km
Cuido bem da manutenção (óleo, filtros etc...) mas nunca tive dó do carro. Já corri vários rallyes e tenho pé BEM pesado.
Problemas até hoje
- Suporte de amortecedor trincado (trocado em garantia)
- Radiador trincado (gastei 300,00 p arrumar)
- Retentor - sei lá qual, era na parte de baixo) troquei junto com a embreagem (80k) e foi baratinho
Com 100k fiz uma revisão geral com troca de TODOS os fluidos, correias, velas, filtros, amortecedores, coifas etc...
Aposto em pelo menos + 50k sem NENHUMA preocupação
gustavobenites
27/03/2011, 21:23
A minha TR4 2005 está com 83K, tenho ela há 2 anos desde os 44K. O único problema mais grave que tive foi um bico injetor que estragou. Troquei o infeliz e na época fiquei preocupado se isso teria afetado algo mais, mas parece que não afetou nada.
Troco o óleo dela a cada 5K e esses dias fiz aquela revisão que troca todos os fluídos e óleos. Está redondinha, com um consumo em torno de 10Km/l na estrada e 6,5Km/l na cidade.
Estou muito contente com ela e tomara que o motor dure até os 250K sem incomodar.
abrass,
gustavo
Gui Marques
17/04/2011, 18:19
Minha TR4 (2005) está com 111.000km. O motor funciona normal, silencioso e pega logo. Consome 1L de óleo a cada 5 mil.
O consumo de gasolina varia um pouco conforme as condições. Média de 6.5 na cidade (pode variar de 6 a 7 conforme o transito). Na estrada a variação é maior. Pode fazer 8 se andar acima de 120 direto. Andando com rotação entre 3000 e 3250 faz de 9.5 a 10 (isso dá entre 100 e 110 de velocidade de cruzeiro, dependendo da estrada).
Nao faço trilhas, mas uso o carro em viagens a trabalho de campo, de 2 a 3 vezes por ano). A vedação do carro é perfeita. Nao entra água nem poeira nenhuma.
Problemas até hoje: troca do silencioso do escapamento que enferrujou (problema cronico nas TR, saiu até a 4rodas) e troca de uma das bobinas de ignição.
De resto, apenas manutenção preventiva e peças de desgaste normal:
- discos de freio aos 50k (já está na hora de trocar de novo)
- amortecedores aos 102k
- pastilhas de freio a cada 20k (em media, mas parei de usar a pastilhas da MIT)
- Correias aos 50k e aos 80k
- oleos dos diferenciais aos 80k
- velas a cada 15 (nao duram mais que isso)
- 6 buchas da suspensao traseira aos 105k ,depois de uma viagem longa em estrada de terra muito ruim. (100 reais cada bucha...:roll:)
- alinhamento e balanceamento apos cada viagem longa
- Óleo do motor a cada 5 mil
Gui Marques
heliosilva77
19/04/2011, 10:06
Cara, esse motor eu acho que dura uns 200 mil brincando, claro, fazendo todas as manutenções adequadas! pense num carrinho valente é essa pajerinho!
dura muito mesmo!!
saudações foristas,
glauberlobo
29/04/2011, 15:13
Caros,
minha viatura é um Pajero IO 2000, originalmente com motor 1.8 (padrão quando importado pro Brasil). Ocorre que a dias ao encostar para reparos no motor, detectamos que estava muito ruim e um serviço (porco por culpa do mecânico antigo) feito um tempo antes, causou mais problema do que resolveu ... Bom, para encurtar, tinha que fazer o motor mas o pessoal da oficina (especializada em MIT) me conseguiu um motor 2.0 0KM dos novos da TR4 e com NF da fábrica (leia-se MMC catalão).
Acabei de receber o carro, ficou fantástico, agora amaciando e aguardando para ver o consumo.
miqueiasmariano
08/05/2011, 10:08
To c minha pajero io, 1999 , 120.000 km, precisando fazer o motor, tava baixando oleo e eu fiquei sempre completando com o oleo barato que me saiu caro pq ficou "carbonizado" por dentro da tampa de valvulas e td mais, criando uma crosta espessa e bem ressecada.
Por quanto vc conseguiu um motor 2.0 ???
Ou onde posso comprar as pecas p fazer o motor sem ser na mit?
glauberlobo
08/05/2011, 22:56
Meu,
o motor completo saiu por R$ 8.200,00.
Peças para fazer o motor, você tentou com a miltforte ? Miltfort - Sua opção para peças e serviços Mitsubishi - Home page (http://www.miltforte.com.br) Dá uma pesquisada no fórum que já li algum post com dicas sobre a compra de peças e etc ...
antoniogeo
09/05/2011, 10:08
Minha TR4 (2005) está com 111.000km. O motor funciona normal, silencioso e pega logo. Consome 1L de óleo a cada 5 mil.
O consumo de gasolina varia um pouco conforme as condições. Média de 6.5 na cidade (pode variar de 6 a 7 conforme o transito). Na estrada a variação é maior. Pode fazer 8 se andar acima de 120 direto. Andando com rotação entre 3000 e 3250 faz de 9.5 a 10 (isso dá entre 100 e 110 de velocidade de cruzeiro, dependendo da estrada).
Nao faço trilhas, mas uso o carro em viagens a trabalho de campo, de 2 a 3 vezes por ano). A vedação do carro é perfeita. Nao entra água nem poeira nenhuma.
Problemas até hoje: troca do silencioso do escapamento que enferrujou (problema cronico nas TR, saiu até a 4rodas) e troca de uma das bobinas de ignição.
De resto, apenas manutenção preventiva e peças de desgaste normal:
- discos de freio aos 50k (já está na hora de trocar de novo)
- amortecedores aos 102k
- pastilhas de freio a cada 20k (em media, mas parei de usar a pastilhas da MIT)
- Correias aos 50k e aos 80k
- oleos dos diferenciais aos 80k
- velas a cada 15 (nao duram mais que isso)
- 6 buchas da suspensao traseira aos 105k ,depois de uma viagem longa em estrada de terra muito ruim. (100 reais cada bucha...:roll:)
- alinhamento e balanceamento apos cada viagem longa
- Óleo do motor a cada 5 mil
Gui Marques
Olá, Gui Marques!
Sou de BH também, e gostaria de saber onde efetuou a troca do silencioso do escapamento (o meu também tá enferrujado), e se a manutenção preventiva que citou foi feita em concessionária... caso negativo, pode indicar alguém (oficina) aqui em BH???
Abraço!
Gui Marques
11/05/2011, 20:58
Antonio,
Fiz todas as revisoes na concessionária (11 até agora). Apesar de não ser a solução mais barata e de ja ter passado raiva, a conta final é diferente quando voce coloca o $$$ do seu tempo. No meu caso tem valido a pena para manutenção preventiva. Sempre troco por peça original. Zero dor de cabeça.
Agora, se algum dia tiver algum problema daqueles que requerem muitas horas de M.O. pra resolver, não hesitaria em deixar em uma oficina especializada fora, pois o valor da M.O. na concessionária arrebenta qualquer um...
Em BH tem várias oficinas como excelentes referencias e larga experiencia em 4x4 (uma delas é a www.rogeriomotors.com.br (http://www.rogeriomotors.com.br), voce pode achar outras pesquisando no site).
O silencioso troquei pelo original mesmo, na concessionária. Foi caro, uns 800 na época se nao me engano, MO inclusa.
Boa sorte,
Gui Marques
Meu,
o motor completo saiu por R$ 8.200,00.
Peças para fazer o motor, você tentou com a miltforte ? Miltfort - Sua opção para peças e serviços Mitsubishi - Home page (http://www.miltforte.com.br) Dá uma pesquisada no fórum que já li algum post com dicas sobre a compra de peças e etc ...
antoniogeo
12/05/2011, 20:06
Antonio,
Fiz todas as revisoes na concessionária (11 até agora). Apesar de não ser a solução mais barata e de ja ter passado raiva, a conta final é diferente quando voce coloca o $$$ do seu tempo. No meu caso tem valido a pena para manutenção preventiva. Sempre troco por peça original. Zero dor de cabeça.
Agora, se algum dia tiver algum problema daqueles que requerem muitas horas de M.O. pra resolver, não hesitaria em deixar em uma oficina especializada fora, pois o valor da M.O. na concessionária arrebenta qualquer um...
Em BH tem várias oficinas como excelentes referencias e larga experiencia em 4x4 (uma delas é a www.rogeriomotors.com.br (http://www.rogeriomotors.com.br), voce pode achar outras pesquisando no site).
O silencioso troquei pelo original mesmo, na concessionária. Foi caro, uns 800 na época se nao me engano, MO inclusa.
Boa sorte,
Gui Marques
Valeu pelas respostas, Gui....
A Rogerio Motors é aqui perto de casa, depois dou uma passada lá... quanto ao silencioso, vou dar uma olhada na ViaJap e na Mitcar, depois ver se acho uma cotação fora da concessionária, pra poder ter uma idéia... é dureza... já paguei em concessionária mil latinhas pra troca das pastilhas, mao de obra, passe... sendo que fora ia ficar uns 300 paus... tem que pensr um bocado...
De qualquer maneira, valeu!
Abraço!!
FelipeRocha
19/05/2011, 15:15
Tenho uma TR4 2007 MT, está com 77.000km e até agora tudo tranquilo...já fiz alguns passeios que estavam mais para trilha e ela foi embora...tenho pneus BF A/T e eles fazem uma boa diferença em relação aos originais.
Quanto ao silencioso que alguns comentaram, eu troquei 2 na garantia na concessionária.
Não levo mais em autorizada desde o fim da garantia, tenho mecanico de confianca que meche no Troller tambem, o cara é bom..uma duvida que surgiu estes tempos: Fui fazer a revisão de 60.000 e ele queria trocar a correia dentada, na concessionária dizem que é com 100.000...no manual acabei não olhando, mas troquei logo...alguem sabe qual a informação correta?
Abraço
TheCarcass
19/05/2011, 16:28
FelipeRocha (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/feliperocha.html)
Se não me falha a memoria é com 50mil km, eu ao menos comprei a minha com 58mil e troquei sem pensar...
abss
É isso mesmo, no manual fala em 50.000km.
FelipeRocha
23/05/2011, 12:02
Nossa, que estranho. Eu tenho um e-mail da Mitsubishi falando que a troca é feita com 100mil km! Bom, na dúvida foi trocada, pagar pra ver é complicado!
Apartir de 2007, se não me engano, a Mit aconselha troca com 90mKm (veja no site a programação das revisões), pois a correia dentada é importada e se a vedação estiver boa, dura com uma certa segurança, já as correias nacionais , isso sim, troca a cada 50 mkm.
marcoalourenco
15/09/2014, 23:09
E lá vai eu desenterrar mais um tópico jurássico. Mas por um bom motivo.
Fechei negócio com uma Tr4 2006 com 227 mil km. Sim isso mesmo. Não digitei o 2 duas vezes sem querer. 227 mil mesmo.
O carro está muito bem cuidado, não fuma e não percebi nenhum rajado no funcionamento do motor.
Pergunta 1: Serei eu o proprietário de uma Tr4 com a maior quilometragem do Brasil? Postem aí quem tem ou conhece alguma acima de 200 mil.
Pergunta 2: Quem já teve que fazer o motor (não vale apenas cabeçote)? E o fez com quantos km e quanto pagou?
Desde já agradeço.
E lá vai eu desenterrar mais um tópico jurássico. Mas por um bom motivo.
Fechei negócio com uma Tr4 2006 com 227 mil km. Sim isso mesmo. Não digitei o 2 duas vezes sem querer. 227 mil mesmo.
O carro está muito bem cuidado, não fuma e não percebi nenhum rajado no funcionamento do motor.
Pergunta 1: Serei eu o proprietário de uma Tr4 com a maior quilometragem do Brasil? Postem aí quem tem ou conhece alguma acima de 200 mil.
Pergunta 2: Quem já teve que fazer o motor (não vale apenas cabeçote)? E o fez com quantos km e quanto pagou?
Desde já agradeço.
Bom topico...
Eu adquiri a minha tr4 2007 em janeiro de 2013 e estou muito satisfeito com ela, peguei na CC com 55mil km por R$34000,00 e agora ela está com 94mil km, já fiz 3 viagens da bahia para são paulo, no final do ano iremos de novo e o carro só tem me trazido alegrias. aos 70mil apresentou um barulho similar a batida de tucho na partida de manha, eu adicionei militec e resolveu o barulho, a lubrificação ficou melhor, na próxima troca de óleo aos 100mil km irei novamente adicionar mais militec para sua proteção. Sim troco de óleo a cada 10mil km como manda o figurino, castros magnatec como era recomendado pela mit em 2007, há se voce colocar outro óleo explodirá o motor e a mit não irá cobrir a garantia.. Agora que a petrobras está patrocinando a copa mit a conversa mudou. rssrsr Fiz a revisão de 80mil na concessionária e eles colocaram lubrax no meu motor fiquei puto. Mas enfim.
Troca de amortecedores e molas aos 70mil km, + lift de 2"
Troca de pneus aos 70 mil, bf goodrich atr. mas acho que o antigo dono ja tinha trocado um par, comprei ela com 2 pares mais gastos. apartir do pneu novo, sempre rodízio com alinhamento a cada 5mil km .
80 mil revisão do carro na cc,
90mil troca de correia em oficina particular
aos 100mil irei trocar velas e colocar originais novamente, troco as velas de 20 em 20 como manda o manual, coloquei umas velas de iridium e eu achei que o carro passou a beber mais, não senti diferença, só o consumo qu piorou desde quando comprei o carro até hoje.. talvez seja o lift + pneus de maior grip também.
enfim, acho que é um motor que é feito pra durar 350 400mil se for bem feita a manutenção
AirtonLieuthier
24/09/2014, 12:02
Bom dia aos colegas foristas.
Eu comprei a minha em janeiro de 2014, (06/07 AT 4x4) com 88000 km...
Está completando agora 95 mil...únicas manutenções foram trocas de óleo e filtros (de ar, óleo e AC).
Não tenho reclamações quanto ao carro...a única coisa que percebi é que o óleo também abaixa um pouco...mas já fico sabendo que é coisa dos retentores do comando de válvulas...
Uma dica (que fiz na minha) em relação ao silencioso (que enferruja mesmo, ainda mais aqui onde moro, no litoral de SP): comprei uma lata de tinta spray para alta temperatura (no caso, preto fosco) e pintei ele todo...já tem 8 meses e não apareceu mais nenhuma ferrugem nele.
Fora isso, só alegria...
Já tive um Civic que rodou 129 mil km antes de mexer no motor...e um amigo tinha um corsa (que era viatura) que estava chegando aos 580 mil km, sem mexer em nada...e olha que os caras arrepiavam o danado...
Abraços
Rafael_Pitangui
24/09/2014, 12:47
Boa tarde a todos.
Uso a minha para trabalho, pego estrada de chão todos os dias. Hoje ela esta com 150k e nunca encostei no motor dela. Sempre troco filtro e óleo com 7500, ja que pego muita estrada e pouco trecho urbano! Ela é 04/05, não é flex!
marcoalourenco
25/09/2014, 15:49
Estou com a minha há uma semana. Levei aos meus mecânicos de confiança (são duas oficinas) e ambas ela foi aprovada. Não tá batendo nada nem rajando. Em uma semana e quase 500 km não baixou nada de óleo. Motor redondinho. A única coisa que terei que fazer é trocar a junta da tampa de válvula que está vazando. No mais nem parece um carro com 227 mil km.
Por garantia, farei a troca de todas as correias, filtros e o óleo do motor. Os óleos de caixa e diferencial foram trocados a menos de 6 meses.
A pergunta continua ... será a minha a mais rodado do Brasil?
Prezados,
Tenho lido muitas coisas referente a TR4, mas ainda tenho dúvidas/medo.
Sempre quis ter uma TR4, mas fico com medo de comprar sem saber o que estou comprando, pois não conheço nada dela.
Vi alguns anúncios e gostaria de ajuda:
Existe algum forma de saber se o carro era de trilha?
Como saber se o air bag ainda esta bom?
Como saber se o motor esta rodando direitinho?
É fria comprar uma com ABS e câmbio automático?
Fazer as revisões na própria mit ou por fora?
Me ofereceram uma 2003 com 106.000km por 26.000 e me disseram que nunca foi pra trilha. Uma outra 2006 com 80.000km por 28.000 e tb disseram nunca ter feito trilha.
Agradeço pela atenção.
AirtonLieuthier
26/09/2014, 14:05
Prezados,
Tenho lido muitas coisas referente a TR4, mas ainda tenho dúvidas/medo.
Sempre quis ter uma TR4, mas fico com medo de comprar sem saber o que estou comprando, pois não conheço nada dela.
Vi alguns anúncios e gostaria de ajuda:
Existe algum forma de saber se o carro era de trilha?
Como saber se o air bag ainda esta bom?
Como saber se o motor esta rodando direitinho?
É fria comprar uma com ABS e câmbio automático?
Fazer as revisões na própria mit ou por fora?
Me ofereceram uma 2003 com 106.000km por 26.000 e me disseram que nunca foi pra trilha. Uma outra 2006 com 80.000km por 28.000 e tb disseram nunca ter feito trilha.
Agradeço pela atenção.
Carro que vai pra trilha tem suas marcas... (embaixo, principalmente - é só verificar amassados, ralados);
O air bag é um pouco mais difícil...existe a luz do check no painel...ela deve acender e apagar qdo no momento da ignição...se ela não acender ou não apagar, existe algum problema;
A dica pro motor é válida pra qq um usado: verificar se ele fumaceia, como está o óleo, se tem borras, ruídos estranhos.
Com ele rodando, ver se sua aceleração é uniforme, se engasga ou apresenta alguma falha;
Sobre ABS e cambio AT: salvo esteja enganado, todas tem ABS de série (o Air bag, algumas só tem para o motorista). Já cambio AT é uma questão de escolha, lembrando que as AT costumam consumir mais combustível do que as manuais;
As revisões são um ponto à parte...a MIT, pelo que andei lendo, costumam dar uma boa esfaqueada no bolso dos proprietários...mas algumas peças às vezes são mais em conta lá...se tiver um mecânico de confiança, pode levar o carro lá;
Os valores não estão muito fora do mercado (tirando uma base do que se encontra por aqui)...vai depender muito do estado geral do carro...lembre-se sempre de ver estado da suspensão e pneus....cada um custa na faixa de uns 600 reais (isso os Pirelli).
Espero que ajude.
Abraços
Mukas RJ
26/09/2014, 14:25
É muito relativo isso , se cuidar diretinho creio que vá pra casa dos 200.000 tranquilamente , já vi tr4 com 130.000km bem usados em passeios off road e o carro era muito bom !!! Pois sempre foi bem cuidado ..
A minha está atualmente com 72 mil , acabei de fazer a 9ª revisao , por conta de tempo , ou seja , já fiz a de 90.000km mesmo o carro estando com 72 , correias novas etc , buchas de suspensão , está como um reloginho ... E apesar do visual agressivo da minha ( snorkel , pneu mud , RACK etc ) . Nunca fiz trilha com ela , no máximo ando na praia ou em caminhos ( estradas de barro que levam a praias isoladas ) .
Carros os de trilha tem arranhados embaixo , se entrou na água deve ter barro acumulado no cofre do motor e dobradiças das portas , locais difíceis de limpar , berço da bateria tbm costuma denunciar bem !!!
eder simoes
09/10/2014, 13:46
a minha primeira tr4 era automática, e já estava com 120.00 quando eu comprei ela, e com certeza o garageiro já tinha voltado uns 40.000 km no velocímetro.....eu rodei mais uns 40.000 km nela e rodou de boa sem nenhum problema.....com certeza esses carros passam dos 300.000 km....e se der problema vc compra um motor fechado hoje desse por 9.000, barato d+ .....
eder simoes
30/12/2014, 12:58
minha tr4 manual 2006, esta com 160.000, está dando uma média no asfalto de 11,5 km por litro, motor ta redondinho ainda....com certeza roda mais 100.000 fácil....o problema é que as pessoas compram carro em garagem e eles sempre voltam 30 a 40 mil km, com certeza tem várias tr4 que já passaram de 250.000 km fácil....a minha não dá nada de fumaça....
Quando se fala em "quanto tempo dura" eu me refiro a "com quantos km eu vou ter que abrir o motor?", mas sem dúvida cada um tem uma interpretação aqui.
Eu realmente acho que com um dono muito zeloso, um motor a gasolina pode chegar a 200 mil km. Mas, tem que ser muito zeloso mesmo. Porém, pelas minhas andanças em oficinas cariocas e paulistas, com 236 mil kms rodados o Suzuki Jimmy de um senhorzinho jipeiro foi o recorde. Na época cheguei a pesquisar sobre o motorzinho do jipinho e constatei a fama de longa vida que o motor tinha. Enfim, acho que uma TR4 a gasolina pode alcançar os 200 sem mexer. Agora, motor flex com 200, 250? É forçar muito a barra. Esses vendedores não sabem mais o que fazer pra vender. Que abuso!
pattrickmiller
06/01/2015, 09:54
Galera,
dúvida cruel, peguei uma TR4 recentemente e está com 42 mil km com boa procedência.
Foi feito até a 6 revisão na Mit e carimbada no manual, porém a 7 eu fiz em mecânico de confiança.
A pergunta é, eu preciso trocar as correias pelo tempo também? mesmo o carro estando com apenas 42mil km?
Ricardo Kern
06/01/2015, 22:24
O ponto fraco dos motores, quando a manutenção é realizada de forma correta, tem sido os retentores de válvulas. Os mesmos ressecam, endurecem, permitindo a passagem de óleo para a câmara de combustão, ocorrendo carbonização na cabeça do pistão, nas válvulas (prejudica fluxo da mistura e vedação da câmara), danifica as velas de ignição e dano no catalizador.
Sintoma: fumaça azul no momento da partida e reduzidas, baixa no nível do óleo acentuada.
Ocorre entre a partir dos 50.000 km, dependendo de uma série de quesitos (contaminação do óleo/combustível, superaquecimento do motor, qualidade do componente, idade do motor, etc...).
A solução: remover o cabeçote para troca do componente, que custa cerca de R$ 50,00, mas vai pagar juntas, mão de obra, liquido de arrefecimento. revisão no cabeçote, etc. etc....
Ai vem a solução milagrosa: óleo GROSSO. Motor moderno trabalha com 5W30 a 10W40 e lá vai um 20W60. Sim reduz um pouco o problema, mas ao custo de aniquilar o restante do motor, que estava em boas condições.
A falta de lubrificação começa a levar degradação da condição mecânica. Pode rodar ainda muitos KM, mas com menor performance, maior ruído, maior consumo, maior poluição, etc, etc...
Portanto, motor com mais de 50.000 km, atenção aos sintomas acima descritos. A degradação na vedação ocorre de forma lenta e constante. Uma verificação das pressões individuais dos cilindros podem dar um bom indicativo da saúde do motor...
neilsonhenriques
06/01/2015, 23:44
A pergunta é, eu preciso trocar as correias pelo tempo também? mesmo o carro estando com apenas 42mil km?
O preço da troca da correia é insignificante se considerarmos o problema que a ruptura da mesma pode causar (empeno do cabeçote e estouro do comando de válvulas, se for ficar só nisso).
Então, conforme manda o manual de compradores de carros usados: troque sempre correias, esticadores, óleos, fluídos e filtros, independente da procedência do carro.
eder simoes
09/01/2015, 17:57
então, mais alguém aqui ja fez o motor da tr4? se fizeram, quanto gastaram? a minha é a gasolina, acho que não fica caro não...
Pessoal, estou com um problema no motor da minha tr4 2005 a gasolina. Iniciou deforma súbita um barulho tipo "motor grilando" as 2500-3000 rpm, utilizo somente gasolina de qualidade e o motor tem 120000km rodados. O motor não está fumando. Consultei um mecânico o qual disse que teria que retificar o motor. Alguém já teve um problema semelhante? Achei estranho, pois existem tr4 muito mais rodadas que a minha e pelo jeito sem este problema. Se alguém puder ajudar agradeço.
https://www.youtube.com/watch?v=8Rvei3IRX9w
É um barulho parecido com o do vídeo.
eder simoes
09/03/2015, 13:42
é... vai ter de fazer uma retífica.....
Gostaria de saber se alguém já comprou o motor novo da tr4, pois hoje liguei na MIT e tinha um motor
novo, completo da tr4 a gasol no valor de 15 k. Parcial 12 k.
pattrickmiller
12/05/2015, 13:38
https://www.youtube.com/watch?v=8Rvei3IRX9w
É um barulho parecido com o do vídeo.
Fala cara, o meu motor estava com um barulho tectectec parecido, porém não era exatamente no motor e sim no esticador da correia do ar condicionado.
Troquei o esticador da correia do ar condicionado e o motor ficou liso, sem nenhum barulho.
Tenta levar em um mecanico e pede para ele soltar/afrouxar a tensão da correia do ar condicionado e ve se o barulho para. Se parar, pode ser isso...
Deyvi1000
14/05/2015, 09:05
A minha esta com 167k esta comigo desde os 60k.
Baixa um meio litro a cada 5k, acredito ser normal, mecânico especializado em mit recomendou a troca dos retentores de válvulas com 200k.
Apenas a revisões normais óleo semi-sintético e filtro a cada 7k, gasolina aditivada e filtro de ar quando necessário.
Johnny Euripedes da silva
03/02/2016, 02:50
Ola galera sou pm do estado de sp e trabalho em uma vtr palio weekend motor 1.8 gm q ja esta com 337 k somente uso severo cada 12 horas um motorista quase nao tem manutwncao preventiva quase sempre corretiva e nao fuma nem bate. Creio q um motor de uma tr4 chegue aos 500k brincando
O
Luiz Leme
09/02/2016, 21:51
Ola galera sou pm do estado de sp e trabalho em uma vtr palio weekend motor 1.8 gm q ja esta com 337 k somente uso severo cada 12 horas um motorista quase nao tem manutwncao preventiva quase sempre corretiva e nao fuma nem bate. Creio q um motor de uma tr4 chegue aos 500k brincando
O
kkkkkk.
JOHNNY é verdade, tinhamos uma aqui na civil, que rodou cerca de 500.000 KM.
Foi usada desde a epoca que ainda faziamos escoltas intermunicipais. Rodava 24 horas por dia.
A VTR foi baixada por indicacao mecanica - principalmente suspensao (certo dia amanheceu no patio com uma ponta de eixo quebrada - falencia de material) - mas o motor estava impecavel.
Inacreditavel, uma 1.8 GM.
Assino embaixo o que disse.
Robson Santos farias
07/04/2020, 20:22
A minha está com 230 mil
diogofalcomer
07/04/2020, 22:13
Tem uma Pajero IO em Brasilia com mais de 340 mil... E rodando viajando e tal... A minha ta com 170 mil e 100%.
AirtonLieuthier
08/04/2020, 10:44
Só completando aqui para os amigos...eu peguei a minha em 2014, com 88800 km.... aparentemente, estava tudo ok..
Com 120 mil km, tive um problema de travamento de bico...ficou aberto ON direto...numa viagem para SP, sem acender a luz da injeção, o motor acabou, por excesso de calor no primeiro cilindro, quebrando...
Retifica feita, bicos trocados, voltou tudo ok...
Dei azar nesse quesito...
Fica a dica pro pessoal verificar sempre o combustível...e bicos, periodicamente.
Mauricio Folli Conceição
11/04/2020, 14:56
Tenho uma TR4 2005 que comprei com 197.000 km, hoje está com 215.000 e rodando perfeita. Fiz uma boa revisão quando comprei e agora é só a manutenção padrão. Acho que vai fácil aos 300.000
Gui Marques
10/08/2020, 15:11
Boa tarde a todos,
Pensei em criar esse tópico para trocar informações sobre histórico das TR4 e longevidade das mesmas (me refiro às mais rodadas, acima dos 100 mil)
Vou começar com a minha:
TR4, ano 2010, cambio AT
170.000 km
Uso misto cidade e viagens eventuais em estradas de terra de condições diversas (não faço trilha)
Intercorrências:
1. Resistencia do ventilador da cabine queimou aos 80 mil km. Foi trocada sem mais problemas
2. Freio trepidando aos 110 mil km. Foi diagnosticado pistão emperrado com alguma oxidação. Limparam, lubrificaram, dei um passo nos discos e voltou a funcionar sem problema desde então (não chegou a estragar os discos).
3. Bloco de concreto atropelado na estrada, de noite, a 60 km/h. Resultou na troca de 2 pneus, amortecedores e bieletas aos 120 mil km. Sem mais problemas posteriores.
Realmente é quase nada para um carro com essa km.
Guilherme
Ednei Ripol
13/11/2020, 16:22
Annibal. Falei contigo há uns meses sobre a venda de um Gran Vitara seu. Gostaria de falar contigo pois perdi seu contato. Meu celular é 41 99902-3276. Se puder me retornar, agradeço.
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