PDA

Ver Versão Completa : Barra Panhard



Afajoses
27/02/2010, 17:26
Pessoal :-D

Como estou levantando meu carro sei que terei que ajustar essa barra, alguem poderia me informar como posso fazer isso ?

Alem da panhard vi que tem uma tal de barra da válvula compensadora de carga. que precisa ser alongada, que barra é essa e o que precisa ser feito exatamente?


:concordo::concordo::concordo:

SERGIO MOLLO
27/02/2010, 20:56
Pessoal :-D

Como estou levantando meu carro sei que terei que ajustar essa barra, alguem poderia me informar como posso fazer isso ?

Alem da panhard vi que tem uma tal de barra da válvula compensadora de carga. que precisa ser alongada, que barra é essa e o que precisa ser feito exatamente?


:concordo::concordo::concordo:
Caro amigo;
Entre no site do natal 4x4 que la tem como fazer a barra com regulagem.
Abracos

Afajoses
27/02/2010, 21:28
Acabei de dar uma olhada, e pretendo fazer a alteração para poder regular a barra, mas não entendi bem o funcionamento dela e por conta disso tambem não entendi como fazer a regulagens :parede::parede::parede:

e a outra barra da válvula compensadora de carga, que raio é isso ?:shock:

adams
27/02/2010, 21:28
Na minha opinião o ideal seria cortar a barra, usinar e colocar rosca em ambos os lados.
Usar um parafuso de 16 ou 18 mm como regular e colocar porcas para trava da regulagem.
Evitando soldas apenas roscas.

Sandro Adams

Crasher
27/02/2010, 21:31
Na minha opinião o ideal seria cortar a barra, usinar e colocar rosca em ambos os lados.
Usar um parafuso de 16 ou 18 mm como regular e colocar porcas para trava da regulagem.
Evitando soldas apenas roscas.

Sandro Adams

Esse é o cara, a um tempo entrei em contato com ele por msn para levantar minha l200 e ele nao tinha o kit e se propos a fazer o kit sobre encomenda, mas logo depois resolvi deixar original e vender pra pegar uma savana.
Pô Sandro bem que voce poderia desenvolver algumas coisas para nossos Russos em?
[]"

Adriano-RS
27/02/2010, 21:44
Acabei de dar uma olhada, e pretendo fazer a alteração para poder regular a barra, mas não entendi bem o funcionamento dela e por conta disso tambem não entendi como fazer a regulagens :parede::parede::parede:

e a outra barra da válvula compensadora de carga, que raio é isso ?:shock:

Boa noite, para fazer uma barra com regulagem ter que cortar a barra em dois pedaços, proximo de uma das cabeças de preferencia, na ponta menor vc vai embutir uma barra roscada, que depois de alinhada sera soldada de maneira a ficar fixa, nessa barra que fica para fora vai uma porca que fica livre, servindo de contra porca(PUTZ!! fiz uma pesquisa rápida no google e não consegui saber o que é certo PORCA ou POLCA),na outra ponta vai uma porca soldada fixa na barra, onde sera rosqueada a nova ponta, a regulagem da barra se da rosqueando ou desrosqueando a ponta, quando encontrar a posição ideal aperta-se a contra porca.
Espero ter esclarecido, se escureci mais ainda, desculpe, rsrssss Um abraço.

Gustavo Niva
27/02/2010, 22:02
Acabei de dar uma olhada, e pretendo fazer a alteração para poder regular a barra, mas não entendi bem o funcionamento dela e por conta disso tambem não entendi como fazer a regulagens :parede::parede::parede:

e a outra barra da válvula compensadora de carga, que raio é isso ?:shock:A barra estabilizadora (panhard) tem que ser aumentada para manter o eixo traseiro no centro da carroceria, lateralmente... se ela estiver com o tamanho "errado", um pneu fica mais pra fora (ou menos pra dentro) do que o outro... Pra regular basta ir variando o comprimento (rosqueando e desrosqueando), e medindo até que fique o mais centrado possível... não tenho certeza, mas acho que o veículo tem que estar "em ordem de carga"...

1 - barra da valvula compensadora de carga
2 - valvula compensadora de carga (varia a pressão dos freios traseiros de acordo com a altura da carroceria em relação ao eixo traseiro... mais carga = menos altura = mais freio...)
3 - suporte da barra... acho que o lance é variar a altura desse, até que compense o lift que você vai fazer, mantendo a barra na posição original...
4 - tem coisa solta ali :odedo: :mrgreen:
5 - já que tá levantando o carro, acho que vale a pena dar um jeito nisso... tá muito abaixo do que precisava estar...

[]s,
Gustavo.

Afajoses
27/02/2010, 22:03
Boa noite, para fazer uma barra com regulagem ter que cortar a barra em dois pedaços, proximo de uma das cabeças de preferencia, na ponta menor vc vai embutir uma barra roscada, que depois de alinhada sera soldada de maneira a ficar fixa, nessa barra que fica para fora vai uma porca que fica livre, servindo de contra porca(PUTZ!! fiz uma pesquisa rápida no google e não consegui saber o que é certo PORCA ou POLCA),na outra ponta vai uma porca soldada fixa na barra, onde sera rosqueada a nova ponta, a regulagem da barra se da rosqueando ou desrosqueando a ponta, quando encontrar a posição ideal aperta-se a contra porca.
Espero ter esclarecido, se escureci mais ainda, desculpe, rsrssss Um abraço.

ajudou sim,

Mas.. :roll:

cheguei a ver isso no site do natal, mas o problema é : o que eu verifico na regulagem ? com ele levatando a barra do tamanho original cabe, então como ou o que que eu tenho que ver se esta ok ? :parede::parede::parede::parede::parede:
O problema é que não entendi o que essa barra faz, como ela funciona ? então não consigo "visualizar" o efeito da mudança

[]'s confusos

Crasher
27/02/2010, 22:12
A barra estabilizadora (panhard) tem que ser aumentada para manter o eixo traseiro no centro da carroceria, lateralmente... se ela estiver com o tamanho "errado", um pneu fica mais pra fora (ou menos pra dentro) do que o outro... Pra regular basta ir variando o comprimento (rosqueando e desrosqueando), e medindo até que fique o mais centrado possível... não tenho certeza, mas acho que o veículo tem que estar "em ordem de carga"...


Gustavo.

ai ja esta dizendo , quando levantar uma roda vai ficar mais para fora que a outra deixando o eixo fora do centro, dai com a barra rosqueavel voce vai esticando ela e medindo até que a distancia da roda para a caixa fique iguais dos dois lados, entendeu?
[]"

BACALHAU
27/02/2010, 22:13
...

e a outra barra da válvula compensadora de carga, que raio é isso ?:shock:

Também conhecida como vávula equalizadora do freio traseiro ou "ABS de pobre". :mrgreen: (assinalada em vermelho, no anexo)
Ela atua no desempenho do freio traseiro de acordo com a carga transportada.
Com o veículo sem carga, ela faz com que a pressão do freio nas rodas traseiras seja menor, evitando o travamento das rodas. Com o veículo carregado, a suspenção abaixa, torcendo a barra (assinalada em verde) o que permite abrir mais a válvula, aumentando assim a pressão nas lonas de freio e em consequência a eficiência da frenagem.
Se você eleva a suspensão traseira do seu carro e não faz a devida compensação nesse circuito, advinha o que acontece?
É por isso que tem um monte de NIVeiro "esperto" por aí, andando todo feliz com a sua viatura levantada, mas dizendo que o freio do NIVA é uma M&RD@.
Sempre que alguém decide fazer modificações em alguma coisa, deve ter o conhecimento necessário para avaliar quais serão as consequências, pois em um carro, por exemplo, itens aparentemente isolados serão afetados de alguma maneira. É a segurança dos ocupantes do veículo e de quem está em volta que está em jogo.

Afajoses
27/02/2010, 22:15
A barra estabilizadora (panhard) tem que ser aumentada para manter o eixo traseiro no centro da carroceria, lateralmente... se ela estiver com o tamanho "errado", um pneu fica mais pra fora (ou menos pra dentro) do que o outro... Pra regular basta ir variando o comprimento (rosqueando e desrosqueando), e medindo até que fique o mais centrado possível... não tenho certeza, mas acho que o veículo tem que estar "em ordem de carga"...

1 - barra da valvula compensadora de carga
2 - valvula compensadora de carga (varia a pressão dos freios traseiros de acordo com a altura da carroceria em relação ao eixo traseiro... mais carga = menos altura = mais freio...)
3 - suporte da barra... acho que o lance é variar a altura desse, até que compense o lift que você vai fazer, mantendo a barra na posição original...
4 - tem coisa solta ali :odedo: :mrgreen:
5 - já que tá levantando o carro, acho que vale a pena dar um jeito nisso... tá muito abaixo do que precisava estar...

[]s,
Gustavo.


Valeu Gutavo,

Os amortecedores vão ser trocados e a descarga tambem:grin:

Pelo menos a valvula compensadora de carga eu ja entendi o funcionamento :o, acho que vou terei regular ela :pensativo:

:concordo::concordo::concordo:

Gustavo Niva
27/02/2010, 22:21
Pelo menos a valvula compensadora de carga eu ja entendi o funcionamento :o, acho que vou terei regular ela :pensativo:Da panhard não entendeu?? :parede: :mrgreen:

Ao invés de regular valvula a compensadora, pode colocar uma de corte fixo também... segundo um camarada (que saca pra caraio) de 45bar...


Os amortecedores vão ser trocados e a descarga tambem:grin:Eu levei lá na noscam em ramos, nota 10 pros caras... também já levei outro carro numa que fica lá em jacarepagua e achei uma bosta...

[]s,
Gustavo.


.

Afajoses
27/02/2010, 22:30
Gustavo,

Acho que to começando a entender a panhard :-D

Mas para fazer a regulagem eu vou precisar colocar o carro em uma posição onde a roda esteja lavantada para verificar a torção certo ? ou eu não entendi nada :oops:

acho que vou ter que voltar a tomar (ops... :shock:) meu tarja preta :twisted::twisted::twisted:


:concordo::concordo::concordo:

GENIVA
27/02/2010, 23:26
caro Alfajoses,
Observe a foto que o Bacalhau postou:
Note que a barra é fixa em uma de suas extremidade na carroceria do NIVA e na outra no eixo diferencial.Essa barra original não tem opção de regulagem pois è feita para a altura original do NIVA(altura original + barra original = rodas centralizadas)
Ao elevarmos muito a suspenção,o ponto de fixação na carroceria ficará mais alto:putz:(aumentando o angulo da barra em relação ao eixo) e como o comprimento dessa barra continua o mesmo,consequentemente o eixo diferencial do NIVA se "jogará" para os lados,principalmente quando as molas jogarem a carroceria para cima, mais a barra forçará o eixo para um dos lados e prejudicará a estabilidade.


(PUTZ!! fiz uma pesquisa rápida no google e não consegui saber o que é certo PORCA ou POLCA)
Essa é fácil: meu professor do SENAI ,Quase trinta anos átras,corrigiu-me que "polca" é dança alemã:discordo: o nome certo é porca:concordo:

Afajoses
28/02/2010, 11:19
:-)
caro Alfajoses,
Observe a foto que o Bacalhau postou:
Note que a barra é fixa em uma de suas extremidade na carroceria do NIVA e na outra no eixo diferencial.Essa barra original não tem opção de regulagem pois è feita para a altura original do NIVA(altura original + barra original = rodas centralizadas)
Ao elevarmos muito a suspenção,o ponto de fixação na carroceria ficará mais alto:putz:(aumentando o angulo da barra em relação ao eixo) e como o comprimento dessa barra continua o mesmo,consequentemente o eixo diferencial do NIVA se "jogará" para os lados,principalmente quando as molas jogarem a carroceria para cima, mais a barra forçará o eixo para um dos lados e prejudicará a estabilidade.


Essa é fácil: meu professor do SENAI ,Quase trinta anos átras,corrigiu-me que "polca" é dança alemã:discordo: o nome certo é porca:concordo:


Geniva,

Obrigado ! :-D

Era falta de atenção minha :parede:

Eu estava achando que as duas pontas estavam presas na carroceria, por isso não estava entendo o seu funcionamento.

Obrigado a todos que tiveram paciencia com minha ignorancia !

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo:

BACALHAU
28/02/2010, 12:25
:-)


...

Obrigado a todos que tiveram paciencia com minha ignorancia !

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo:

Ignorantes todos somos.
Dependendo do assunto, em maior ou menor grau.
As únicas coisas que nascemos sabendo são: mamar, sujar fraldas e chorar.
Que adianta acumularmos conhecimento se não for para compartilhá-lo.
Qualquer dúvida, não se acanhe. Com certeza aparecerá alguém para nos ajudar.

"GRAUÇÁ 4x4"
12/08/2010, 22:56
A barra estabilizadora (panhard) tem que ser aumentada para manter o eixo traseiro no centro da carroceria, lateralmente... se ela estiver com o tamanho "errado", um pneu fica mais pra fora (ou menos pra dentro) do que o outro... Pra regular basta ir variando o comprimento (rosqueando e desrosqueando), e medindo até que fique o mais centrado possível... não tenho certeza, mas acho que o veículo tem que estar "em ordem de carga"...

1 - barra da valvula compensadora de carga
2 - valvula compensadora de carga (varia a pressão dos freios traseiros de acordo com a altura da carroceria em relação ao eixo traseiro... mais carga = menos altura = mais freio...)
3 - suporte da barra... acho que o lance é variar a altura desse, até que compense o lift que você vai fazer, mantendo a barra na posição original...
4 - tem coisa solta ali :odedo: :mrgreen:
5 - já que tá levantando o carro, acho que vale a pena dar um jeito nisso... tá muito abaixo do que precisava estar...

[]s,
Gustavo.

Gustavo,

Perdoe-me a ignorancia, mas poderia apresentar a "Barra Estabilizadora (Panhard)" na foto?
Acredito que depois que levantei bobagem a traseira do Grauçá (http://grauca4x4.blogspot.com/2008/09/molas-e-amortecedores.html), percebo que por qualquer bobagem a roda traseira lado direito raspa na caixa.
Faz sentido?
O que devo fazer? Alongar? Como?
Comentaram que o Natal 4x4 ensina porém "está fora do ar"
.
.

edneyccruz
12/08/2010, 23:27
Eu também pretendo levantar o meu Niva em breve, mas para isso pretendo fazer a barra regulavel, com rosca normal em um lado e esquerda em utro, para poder regular deixar o pessoal que faz o alinhamento acertar o carro, sem ter que ficar soltando uma ponta e regulando, para depois prender novamente e ver se esta bom.

O Wilson me falou que tem que alongar a barra mais ou menos metade da altura que você levantou o carro, então se levantar 5cm, alongue a barra em 2,5 cm. Isso dito por ele.

"GRAUÇÁ 4x4"
13/08/2010, 08:52
Eu também pretendo levantar o meu Niva em breve, mas para isso pretendo fazer a barra regulavel, com rosca normal em um lado e esquerda em utro, para poder regular deixar o pessoal que faz o alinhamento acertar o carro, sem ter que ficar soltando uma ponta e regulando, para depois prender novamente e ver se esta bom.

O Wilson me falou que tem que alongar a barra mais ou menos metade da altura que você levantou o carro, então se levantar 5cm, alongue a barra em 2,5 cm. Isso dito por ele.

Edney,

Como se faz essa adaptação da barra estabilizadora (panhard)?!?
Será que "Wilson" poderia postar fotos auto explicativas?!?
.
.

Flugêncio
13/08/2010, 10:13
Edney,

Como se faz essa adaptação da barra estabilizadora (panhard)?!?
Será que "Wilson" poderia postar fotos auto explicativas?!?
.
.

Betão,

Algumas fotos pra ajudar. Geralmente quando faço barra panhard regulável, corto 8cm da barra, utilizo 25 cm de barra roscada de 7/8, e 4 porcas pra esta barra.
Peço para tornear duas porcas até a metade ( as outras duas, servirão como contra porca), para retirar o sextravado da mesma, ficando com 25mm, esta é a medida para haver o encaixe da porca no interior da barra, depois soldar como nas fotos.

BACALHAU
13/08/2010, 10:32
Eu prefiro este esquema abaixo.
Facilita a regulagem, pois evita ter que ficar soltando e prendendo uma das pontas da barra.
Observando que em uma das metades a rosca é esquerda e na outra é direita.

"GRAUÇÁ 4x4"
13/08/2010, 10:37
Beleza Flugêncio, falta só botar a mão na massa hehehehehehehe!!!...
Obrigado amigos, assim que fizer disponibilizarei no blog do Grauçá e aqui no Fórum.

"GRAUÇÁ 4x4"
13/08/2010, 10:45
Eu prefiro este esquema abaixo.
Facilita a regulagem, pois evita ter que ficar soltando e prendendo uma das pontas da barra.
Observando que em uma das metades a rosca é esquerda e na outra é direita.

Bacalhau,

Muito interessante também...
Essa adaptação é do seu Niva?!?
Como foi confeccionado essa peça?!?
Teria um passo-a-passo?!?
.
.
.

BACALHAU
13/08/2010, 11:04
Betão, ainda não fiz.
Como o "Félix" deve iniciar uma reforma/revisão, incluindo pintura geral, ainda este mês, vou aproveitar e fazer esse esquema para ele e para o "Pangaré".

Vou dar uma melhorada na suspensão do "Félix". Já coloquei amortecedores dianteiros da F1000 na frente, vou fazer um suporte para colocar os amortecedores traseiros da F1000 atrás. Pretendo colocar calços nas molas traseiras e os flanges adaptadores dos pivôs da D-20. Com isso a suspensão se elevará um pouco. Rodas 205/75 R15.

O que eu acho interessante no esquema que eu apresentei, mas, que não é de minha autoria, é o fato de poder fazer a regulagem de uma maneira bem fácil, sem precisar ficar soltando um dos lados da barra.

"GRAUÇÁ 4x4"
13/08/2010, 11:17
valeu bacalhau!!!
muito boa a dica!!!
perfeito o passo-a-passo!!!
muito obrigadão!!!
.
.
.

BACALHAU
13/08/2010, 11:32
Betão, preste atenção em um detalhe.
O arquivo "rar" que eu mandei na mensagem anterior é o que tinha no site do Natal 4X4. Ele usa o mesmo sistema que o Flugêncio apresentou. Nesse sistema, para efetuar a regulagem você tem que soltar uma das pontas da barra, ajustar girando-a, e tornar a prendê-la. Se a regulagem não ficar boa, tem que repetir o procedimento até achar o ajuste correto.
No sistema que eu comentei na mensagem #21, não é preciso soltar a barra. Basta afrouxar a porca de fixação (contra-porca).

COL
13/08/2010, 12:00
Bacalhau não seria mais facil por molas dianteira do Del Rey na traseira do Niva.O tamanho das molas parece ser igual mas oque muda e a pressão (eu acho).

Flugêncio
13/08/2010, 13:28
Eu prefiro este esquema abaixo.
Facilita a regulagem, pois evita ter que ficar soltando e prendendo uma das pontas da barra.
Observando que em uma das metades a rosca é esquerda e na outra é direita.

Bacalhau,

Concordo com vc quanto a funcionalidade, mas tem uma cara de gambiarra danada!:mrgreen:

Flugêncio
13/08/2010, 13:41
Betão, ainda não fiz.
Como o "Félix" deve iniciar uma reforma/revisão, incluindo pintura geral, ainda este mês, vou aproveitar e fazer esse esquema para ele e para o "Pangaré".

Vou dar uma melhorada na suspensão do "Félix". Já coloquei amortecedores dianteiros da F1000 na frente, vou fazer um suporte para colocar os amortecedores traseiros da F1000 atrás. Pretendo colocar calços nas molas traseiras e os flanges adaptadores dos pivôs da D-20. Com isso a suspensão se elevará um pouco. Rodas 205/75 R15.

O que eu acho interessante no esquema que eu apresentei, mas, que não é de minha autoria, é o fato de poder fazer a regulagem de uma maneira bem fácil, sem precisar ficar soltando um dos lados da barra.

Bacalhau,

O princípio e a funcionalidade é o mesmo, mas o passo a passo mostrado são para os tirantes longitudinais.
A primeira barra longitudinal utilizada no X-Niva do Cassiano, fizemos juntos e dividimos os custos, lá na oficina do meu irmão em Natal-RN, como tb os calços para levantar a suspenção by Rui Scherer.

edneyccruz
13/08/2010, 13:46
Bacalhau.

É exatamente isso que eu pretendo fazer na barra do meu Niva, bom que você ilustrou com fotos. Acho bem legal fazendo rosca esquerda de um dos lados e a direita (normal) no outro, porque além de facilitar na hora de regular, evitando soltar a barra e prender até ficar bom, ainda da uma regulagem mais precisa, uma vez que podemos ajustar milimétricamente girando somente um pouco a regulagem, não que precise de toda essa precisão, mas nosso lado professor pardal sempre quer o mais bacana e mirabolante possível.

Eu a tempos penso e colocar esses amortecedores da F1000, mas foquei com receio deles serem muito duros para o Niva, o que você achou depois de instala-los, vale a adaptação? Os que você colocou são a gás?

Abraço.

BACALHAU
13/08/2010, 14:47
Bacalhau não seria mais facil por molas dianteira do Del Rey na traseira do Niva.O tamanho das molas parece ser igual mas oque muda e a pressão (eu acho).

Se eu entendi o que você quis dizer, você se refere a colocar as molas do Del Rey ao invés de colocar calços nas molas. É isso?
A minha intenção é elevar a traseira do NIVA apenas uns 3 cm, nada de muito radical. Além disso, as molas do Del Rey são muito "macias".

BACALHAU
13/08/2010, 14:49
Bacalhau,

Concordo com vc quanto a funcionalidade, mas tem uma cara de gambiarra danada!:mrgreen:

Do jeito que está nas fotos, concordo com você. :concordo:
Agora, é tudo é uma questão de acabamento.

BACALHAU
13/08/2010, 15:11
Bacalhau.

Eu a tempos penso e colocar esses amortecedores da F1000, mas foquei com receio deles serem muito duros para o Niva, o que você achou depois de instala-los, vale a adaptação? Os que você colocou são a gás?

Abraço.

Edney, só coloquei na dianteira, por enquanto. Ali, são P&P, ou seja, é tirar um e colocar o outro.
Na traseira ainda não coloquei porque precisa fazer uma base para eles, em virtude dos amortecedores da F1000, na parte superior, serem parafuso e não olhal.
Mas, fica muito bom. A suspensão fica firme sem ficar dura.
Sim, são os amortecedores TurboGás da Copfap. Coloquei na dianteira os GL12669 e na traseira vão os GL12675.
A minha escolha pelos da F1000, deve-se também ao maior curso dos mesmos. Isso, depois de pesquisar todos os amortecedores das tabelas da Cofap e Monroe.



Amortecedor original p/ NIVA diant. (Cofap (G)B47193) Aberto-315mm Fechado-218mm (97mm)



Amortecedor Rancho p/NIVA diant. (Monroe RS5605) Aberto-350mm Fechado-224mm (126mm)



Amortecedor p/F1000 diant. (Cofap GL12416 ou GL12669) Aberto-362mm Fechado-245mm (117mm)





Amortecedor original p/ NIVA tras. (Cofap (G)B47195) Aberto-490mm Fechado-311mm (179mm)



Amortecedor Rancho p/NIVA tras. (Monroe RS5601) Aberto-502mm Fechado-313mm (189mm)



Amortecedor p/F1000 tras. (Cofap GL12675) Aberto-508mm Fechado-310mm (198mm)

COL
13/08/2010, 16:04
Sim.no meu ergue entre +- isto 3cm (nesta''margem) mas oque me deixa com medo de te dar certeza e que hoje ele usa essas molas mais os calços de 3cm de tecnil coloquei por causa do pneu 225/70r16 e tamb´m acho bonito a traseiro um pouco(muito pouco)mais alta que a frente.
Em questão a amortecedor vc colocou os dianteiros da f1000 na dianteiro do NIva não presisa de adap. correto?Obrigado.Desculpe a ignorancia quero saber tudo detalhado pra não fazer errado no meu.

Niva!guincho ta chegando ekron 9500lbs.

BACALHAU
13/08/2010, 16:35
Não tem essa de ignorancia, não.
Aliás, ignorante é todo aquele que ignora alguma coisa. Como ninguém sabe tudo, todos somos ignorantes em determinadas coisas.
Na dúvida, é melhor perguntar.

Amortecedor TurboGas Cofap GL12669. Este amortecedor é o amortecedor dianteiro para F1000. Serve direitinho na dianteira do NIVA. É tirar um e colocar o outro.

Amortecedor TurboGas Cofap GL12675. Este amortecedor é o amortecedor traseiro para F1000. Como o sistema de fixação deste amortecedor é igual ao dianteiro: Embaixo olhal e em cima parafuso, tem que fazer uma adaptação para colocar na traseira do NIVA, que no seu sistema original é olhal embaixo e em cima.
Como não vou soldar um olhal no amortecedor por motivos óbvios, vou fazer um suporte semelhante ao suporte superior do amortecedor dianteiro, para ser soldado ao lado do suporte superior original, na traseira do NIVA.

Vou tentar fazer isso na próxima semana. Então, coloco as fotos.

COL
13/08/2010, 17:18
Agora entendi vou ver se compro o par dianteiro para colocar.

edneyccruz
13/08/2010, 18:34
Edney, só coloquei na dianteira, por enquanto. Ali, são P&P, ou seja, é tirar um e colocar o outro.
Na traseira ainda não coloquei porque precisa fazer uma base para eles, em virtude dos amortecedores da F1000, na parte superior, serem parafuso e não olhal.
Mas, fica muito bom. A suspensão fica firme sem ficar dura.
Sim, são os amortecedores TurboGás da Copfap. Coloquei na dianteira os GL12669 e na traseira vão os GL12675.
A minha escolha pelos da F1000, deve-se também ao maior curso dos mesmos. Isso, depois de pesquisar todos os amortecedores das tabelas da Cofap e Monroe.



Amortecedor original p/ NIVA diant. (Cofap (G)B47193) Aberto-315mm Fechado-218mm (97mm)



Amortecedor Rancho p/NIVA diant. (Monroe RS5605) Aberto-350mm Fechado-224mm (126mm)



Amortecedor p/F1000 diant. (Cofap GL12416 ou GL12669) Aberto-362mm Fechado-245mm (117mm)





Amortecedor original p/ NIVA tras. (Cofap (G)B47195) Aberto-490mm Fechado-311mm (179mm)



Amortecedor Rancho p/NIVA tras. (Monroe RS5601) Aberto-502mm Fechado-313mm (189mm)



Amortecedor p/F1000 tras. (Cofap GL12675) Aberto-508mm Fechado-310mm (198mm)





Mas na hora que o amortecedor esta totalmente fechado, em um facão por exemplo, isso não limita muito o quanto vc pode "torcer" o carro? Eu sempre tento imaginar esse curso, imagino que com um calço ou uma mola maior, a suspensão deve fechar menos do que o normal e esse amortecedor com um curso maior e mais aberto, mesmo sendo maior totalmente fechado, compense esse calço. Faz sentido?
Tomara que eu tenha sido claro... rs...