PDA

Ver Versão Completa : Colocar pneu 35 em Ranger...



Warte
14/02/2005, 05:37
Tudo bom pessoal.

Eu sou novo aqui no fórum e vi que o pessoal entende muito de Ranger.

Gostaria de saber o que seria necessário para colocar pneus 35 (mud) na Ranger modelo novo cabine simples a diesel.

Seria necessário gastar aproximadamente quantos reais?

Grato.

Walter L. L. Casitta
14/02/2005, 09:41
Basicamente, vai precisar de:
Body Lift 3”: R$1800,00 (Keko)
Lift Kit Superlift 5”: U$1600,00 (Preço lá no USA)
Coroa e pinhão 4.56 (Dana 35R, diferencial dianteiro do Ranger 2.5TD 2001) e coroa e pinhão de 4.56 (Dana 44, possivelmente o traseiro de uma das S10 nacional) para o diferencial traseiro: Total U$600,00 (preço lá no USA)
Total por baixo R$8400,00 (sem despesas de importação, mão de obra, rodas de 10” e alargadores de pára-lamas)

Edintruder
20/02/2005, 09:51
Ah se eu tivesse R$ para fazer isso na minha 4x4... Bem, uma coisa eu sei, para essa 4x2 35" BL 6" 4cil passar por onde eu eventualmente passo, só muito embalado!!! Se não quer 4x4 tudo bem, mas coloca no mínimo um guincho nisso...
O Wallace tem uns ótimos à venda, aproveita!

Warte
22/02/2005, 00:29
Tudo bom pessoal.

Desculpa a demora para responder, pois eu tava viajando.

Afinal qual a melhor maneira (e mais barata, hehehe) para instalar pneus 35 na Ranger?

Quanto aos pneus eu vou adquirir no Paraguai, pois moro perto e lá é mais barato. Vou aproveitar e fazer uma pergunta.

Qual pneu é melhor Bf Goodrich Mud ou Goodyear Mud?

Grato.

Beto Lacerda
22/02/2005, 15:08
depende o Goodyear é mais apto ao asfalto mas o BF é melhor no barro , e pneu é muito questão de gosto , não rola unanimidade nem nos swamper que são indiscutivelmente os melhores , rola discordia em qual modelo , uns acham que é o tsl/SX outros o irok e tem quem diga nenhum swamper tem desenho bom e manda raspar pneu 36" praticamente 0km p/ fazer 3k ...
[]'s

Walter L. L. Casitta
22/02/2005, 15:38
Se você pretende colocar o 35 mesmo, tem que mudar a relação dos diferenciais. E isso não será possível na Ranger 2.5TD.

Wallace
23/02/2005, 01:17
depende o Goodyear é mais apto ao asfalto mas o BF é melhor no barro , e pneu é muito questão de gosto , não rola unanimidade nem nos swamper que são indiscutivelmente os melhores , rola discordia em qual modelo , uns acham que é o tsl/SX outros o irok e tem quem diga nenhum swamper tem desenho bom e manda raspar pneu 36" praticamente 0km p/ fazer 3k ...
[]'sDiscordo, o MT/R é bem mais agresivo que o BF no fora de estrada, principalmente na lama, pela lateral.
A duvida fica se o MT/R dura tanto quanto o BF.
O melhor swamper para lama é certamente o Bogger, disparado.
Ai tem outros modelos com caracteristicas mais para pedra, mais para isso mais para aqui etc...

Beto Lacerda
23/02/2005, 15:44
Discordo, o MT/R é bem mais agresivo que o BF no fora de estrada, principalmente na lama, pela lateral.
A duvida fica se o MT/R dura tanto quanto o BF.
O melhor swamper para lama é certamente o Bogger, disparado.
Ai tem outros modelos com caracteristicas mais para pedra, mais para isso mais para aqui etc...
.
.
.

depende ... pneu é muito questão de gosto , não rola unanimidade ... :wink:

Nando
24/02/2005, 16:58
Pra botar 35 não precisa de Kit de suspensão mais Bodylift. Um Kit de 4" só ja resolve. Só se coloca os dois pra conseguir colocar pneus acima de 37.

Edintruder
26/02/2005, 17:24
A Ranger é um bichinho complicado de colocar pneus maiores, já vi uma com 33" sem mexer nada de suspensão ou carroceria, porém pega uma lobada mais rápido e perde os protetores dos pára-lamas, dobra uma esquina mais apertada e toca violão na barra estabilizadora, agora 35 ou 37 já deve dar muita dor de cabeça! A propósito..., vocês todos também criam cavalos?!? eu achava que só eu criava...!

ArthurC
26/02/2005, 21:40
Um companheiro aqui do fórum botou 33" na Ranger dele só dando umas voltas na suspensão dianteira (barra de torção), na traseira nem precisou. Agora 35" a conversa muda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/

Ricardo Silva
02/06/2005, 23:51
Companheiros! Assim que minha Ranger chegar já vo começar a juntar uma grana para upgrades. Não to muito ai para garantia! :evil:

Penso em colocar pneus 33 polegadas mesmo. Mas estive pensando (sempre aquela de quero mais...) por que não logo os de 35?

Ta certo que para 33 só preciso dos pneus e body lift. Coisa barata. E para 35 preciso de Kit de suspensão, talvez um body lift também e mudança no diferencial. E a diferença fica grotesca em termos de grana.

No off road eu não tenho duvidas que vo superar bons obstaculos e me surpreender! :wink:

Mas meu maior medo é comportamento nas estradas e cidade com o pneu 35 ou ate mesmo o 33(estabilidade, perda de torque e potência etc etc!).


Alguem já dirigiu ou tem Ranger com pneus 33 e/ou 35?? Me relatem tudo por favor!

E gostaria de ver mais fotos! Fotos de Ranger com pneus 33 e 35. Alguem tem mais?

Obrigado amigos.

Wallace
03/06/2005, 09:55
Considere um MTR 32 se pretende usar um MUD.
Eles são mais altos que os MTR 33 e mais estreitos (o que deve facilidar a instalação).
No off-road muito importante é o curso de suspensão, é ai que o kit de suspensão faz diferença.
Body Lift é para quem só anda na rua e quer por razões esteticas.
Com um kit de suspensão, mesmo com pneus menores voce pode passar onde alguem com pneus maiores não vai passar, pois pode estar com as 4 rodas no chão e com tração enquanto o cara dos pneus maiores pode tirar uma roda do chão e ficar sem tração nenhuma naquele eixos se não tiver um bloqueio tipo 100% (os de deslizamento limitado não vão ajudar).

É por isso que eu modifiquei a suspensão, mas não mudei nem a altura dela nem coloquei penus maiores. Hoje eu tenho mais tração, pois varo a rampa de RTI, enquanto antes ficava sem tração.

Nando
03/06/2005, 13:08
Algumas considerações....

Nenhum kit de suspensão para pickups dessas marcas conhecidas aumenta o curso da suspensão. Eles mantem ela original só que mais alta. Para aumentar o curso precisa de desconectores da barra de estabilização, ou outras modificações como trocas de bandejas, suportes de amortecedores mais altos, etc. Mas isso acaba com as homocinéticas onde a suspensão é IFS. Por isso quem quer tocar o puteiro com uma pickup la fora faz o Straight Axle Conversion, onde se substitui o IFS por um eixo rígido. Existem kits para isso que custam a partir de US$2000,00 sem o eixo.

Da pra colocar 35 só com o kit de 4", até 36 se mexer nas barras de torção. É só fazer as contas..... cabe 31 na ranger original, se levantar 4" ela aceita no mínimo 31+4 = 35, e isso com folga.

Não precisa mudar a relação se o motor for forte, mas ela vai ficar bem mais xoxa. Se tiver os reaus para isso faça, mas não é 100% necessário.

Pra colocar maior que isso preciso do kit + bodylift. Muitos gringos fazem isso.

QQ kit em IFS com pneus grandes força bastante o conjunto da suspensão. Tenho experiência com isso e não repetiria a receita por nada nesse mundo. O Kit inviabilizou o uso mais pesado que eu queria dar na Hilux. Tive problemas constantes com os amortecedores, alinhamento e até torções no quadro de suspensão.

KITS IFS SÃO PARA UM OFFROAD LEVE!!!!!

Walter L. L. Casitta
03/06/2005, 15:41
Algumas considerações das considerações...

Nando, concordo com você em praticamente tudo, menos na parte do diferencial.
Por exemplo: Quando se consegue colocar pneus 33” numa Ranger, 14% de torque são perdidos independente da potência do motor. E isso é tão ruim pra uma Ranger 2.5 quanto para uma 3.0 que tem um os diferenciais menos reduzidos ainda. Eu acredito que pneus de 35” numa picape como a Ranger com difs originais é inviável mesmo com o melhor que se pode comprar em termos de Lift Kit.
Para a relação entre lift e pneus, eu uso uma fórmula um pouco diferente da sua: considero o raio no lugar do diâmetro já que só ma metade superior se aproxima dos pára-lamas e assim acredito que um body lift de 3” seria o suficiente pra os 35” numa Ranger. Independente da minha ou a sua formula, isso é só o primeiro passo num projeto já que existem outros fatores envolvidos. Um exemplo é a S10 que mesmo com um BL de 3” ainda não permite pneus de 33”, nem mesmo com um BL de 6”.

Mais uma coisa: Quando se fala em offroad de verdade não dá pra colocar picape no meio!

Dennis Figueiredo
03/06/2005, 15:55
Da pra colocar 35 só com o kit de 4", até 36 se mexer nas barras de torção. É só fazer as contas..... cabe 31 na ranger original, se levantar 4" ela aceita no mínimo 31+4 = 35, e isso com folga.


Nando.... só pra corrigir que de 31" para 35" se ganha 2" de altura e não 4", esqueceste que as 4" se dividem nos dois perfis, e o preblema esta no perfil acima do eixo, então seguindo teu reciocínio um BL de 2" resolveria o problema de 31" para 35" :wink:

Alexandre Cruz
03/06/2005, 16:50
Wallace,
Considere um MTR 32 se pretende usar um MUD.
Eles são mais altos que os MTR 33 e mais estreitos (o que deve facilidar a instalação).


Wallace,
Não entendi bem o q vc quis dizer com os 32" serem mais altos q os 33".
Se vc estiver falando sobre diâmetro, está errado, pois de acordo com o manual da ALAPA - Associação Latino-Americana de Pneus e Aros, a diferença de diâmetro e' de 25mm maior nos 33x12.5R15, aproximadamente uma polegada, que é a difrença entre 32 e 33 q signifcam o diâmetro externo dos pneus em polegadas em serviço, não estático)

Com relação largura está correta sua afirmação :
- 32x11.5R15 com 290mm de largura
- 33x12.5R15 com 318mm de largura.
Obs. : Os 12.5 e 11.5 representam a largura dos pneus em polegadas.

[]`s sem conturbar muito o tópico.

Nando
03/06/2005, 17:05
Da pra colocar 35 só com o kit de 4", até 36 se mexer nas barras de torção. É só fazer as contas..... cabe 31 na ranger original, se levantar 4" ela aceita no mínimo 31+4 = 35, e isso com folga.


Nando.... só pra corrigir que de 31" para 35" se ganha 2" de altura e não 4", esqueceste que as 4" se dividem nos dois perfis, e o preblema esta no perfil acima do eixo, então seguindo teu reciocínio um BL de 2" resolveria o problema de 31" para 35" :wink:


Denis, sei disso, por isso falei "com folga". :lol:

Quanto ao 32 do Mallace....... :roll: :roll: :roll: :roll: Ele tem certeza de que o 32 dele é maior que o 33..... vai entender :roll:

Wallace
03/06/2005, 20:51
Wallace,
Não entendi bem o q vc quis dizer com os 32" serem mais altos q os 33".
Se vc estiver falando sobre diâmetro, está errado, pois de acordo com o manual da ALAPA - Associação Latino-Americana de Pneus e Aros, a diferença de diâmetro e' de 25mm maior nos 33x12.5R15, aproximadamente uma polegada, que é a difrença entre 32 e 33 q signifcam o diâmetro externo dos pneus em polegadas em serviço, não estático)

Com relação largura está correta sua afirmação :
- 32x11.5R15 com 290mm de largura
- 33x12.5R15 com 318mm de largura.
Obs. : Os 12.5 e 11.5 representam a largura dos pneus em polegadas.

[]`s sem conturbar muito o tópico.Alexandre, quando o assunto é medidas reais de pneus esqueça a calculadora ou a matematica, tem que medir ou ler as informações do frabricante que já deve ter medido para facilitar nossa vida.
Mesmo sem sua ALAPA a matematica fala o mesmo, mas a Goodyear afirma justamente o contrario num folheto dela que informa as medidas em serviço (com carga) ai o 32 MTR fica com diametro maior que o 33 MTR.
Infelizmente o site da Goodyear não tem tal informação.
Mas lá já tem o Diametro Externo sem carga e reparem que a diferença já é de 14 mm e não de 25,4 mm como seria de se esperar.
Recomendo que passem numa loja D Paschoal proximas de voces e peguem o folheto dos pneus da linha Wrangler.
Ai voces vâo constatar que eu não estou errado.

Eduardo Merege
04/06/2005, 11:00
Copia de um folheto anexo ao livro Técnica 4X4 de João Roberto de Camargo Gaiotto, livro este distribuido pela Goodyear em seu curso de pilotagem off-road,

Wallace, pelo que li o 33 é 14mm maior que o 32, apenas o raio estatico do 32 é maios quando com carga, me corrija se estiver errado.

[]'s

Fernando Lages
05/06/2005, 01:51
Por isso quem quer tocar o puteiro com uma pickup la fora faz o Straight Axle Conversion, onde se substitui o IFS por um eixo rígido.

Ouço mais citarem SAS - Solid Axle Swap :)

Fernando Lages
05/06/2005, 02:08
Wallace,
Não entendi bem o q vc quis dizer com os 32" serem mais altos q os 33".
Se vc estiver falando sobre diâmetro, está errado, pois de acordo com o manual da ALAPA - Associação Latino-Americana de Pneus e Aros, a diferença de diâmetro e' de 25mm maior nos 33x12.5R15, aproximadamente uma polegada, que é a difrença entre 32 e 33 q signifcam o diâmetro externo dos pneus em polegadas em serviço, não estático)

Com relação largura está correta sua afirmação :
- 32x11.5R15 com 290mm de largura
- 33x12.5R15 com 318mm de largura.
Obs. : Os 12.5 e 11.5 representam a largura dos pneus em polegadas.

[]`s sem conturbar muito o tópico.Alexandre, quando o assunto é medidas reais de pneus esqueça a calculadora ou a matematica, tem que medir ou ler as informações do frabricante que já deve ter medido para facilitar nossa vida.
Mesmo sem sua ALAPA a matematica fala o mesmo, mas a Goodyear afirma justamente o contrario num folheto dela que informa as medidas em serviço (com carga) ai o 32 MTR fica com diametro maior que o 33 MTR.
Infelizmente o site da Goodyear não tem tal informação.
Mas lá já tem o Diametro Externo sem carga e reparem que a diferença já é de 14 mm e não de 25,4 mm como seria de se esperar.
Recomendo que passem numa loja D Paschoal proximas de voces e peguem o folheto dos pneus da linha Wrangler.
Ai voces vâo constatar que eu não estou errado.

Não precisa do manual da ALAPA pra saber que entre um 33 e um 32 tem 25,4mm de diferença hehehehe :lol:
Mas essas porras são só medida nominal, pelo que via a maioria não excede, pelo contrário... mede menos do que clama! :roll:
O 31" da Goodyear tem uns 30.5 (775mm) o da BF se não me engano 30.8 (782mm). O 32" da Goodyear já não faz feio, tem 32 mesmo :wink: ´

O melhor é fazer o que o Walace falou, pegar folhetos, pesquisar.
No site da Goodyear USA tem.

Ricardo Silva
05/06/2005, 02:33
Algumas considerações das considerações...

Nando, concordo com você em praticamente tudo, menos na parte do diferencial.
Por exemplo: Quando se consegue colocar pneus 33” numa Ranger, 14% de torque são perdidos independente da potência do motor. E isso é tão ruim pra uma Ranger 2.5 quanto para uma 3.0 que tem um os diferenciais menos reduzidos ainda. Eu acredito que pneus de 35” numa picape como a Ranger com difs originais é inviável mesmo com o melhor que se pode comprar em termos de Lift Kit.
Para a relação entre lift e pneus, eu uso uma fórmula um pouco diferente da sua: considero o raio no lugar do diâmetro já que só ma metade superior se aproxima dos pára-lamas e assim acredito que um body lift de 3” seria o suficiente pra os 35” numa Ranger. Independente da minha ou a sua formula, isso é só o primeiro passo num projeto já que existem outros fatores envolvidos. Um exemplo é a S10 que mesmo com um BL de 3” ainda não permite pneus de 33”, nem mesmo com um BL de 6”.

Mais uma coisa: Quando se fala em offroad de verdade não dá pra colocar picape no meio!

Será que só um body lift de 3" daria para calçar os pneus 35", Walter?

Mas e ai, será que vale a pena? Será meu unico veiculo. Utilizarei na cidade, estrada e fora de estrada! Ou seja, para tudo.

Gostaria de saber de alguem que tem ou já dirigiu uma pick up nessa configuração como ela se comporta. Me conte tudo. Quem nunca dirigiu, poderia dar palpites de como se comportará.

Vocês que são bons de matematica, quanto ficaria de altura total a mais da original com este body lift de 3" e pneus 35"?

Te mais! :wink:

Walter L. L. Casitta
05/06/2005, 10:14
A altura do lift não é o único fator para permitir usar o 35”. Veja o exemplo da S10 com lift de 3”.

lucas.sanches
05/06/2005, 12:56
Uma duvida!!

Esses body lifts podem ser colocados sem autorizaçao do detran??? Tem alguma lei q proibe o uso dos mesmos??


[]'s

Walter L. L. Casitta
05/06/2005, 13:05
Tudo é proibido pela legislação, incluindo pneus maiores ou menores que os originais

Luca
05/06/2005, 13:28
Tudo é proibido pela legislação, ... Tem razão Walter. No Brasil é proibido. É uma forma de mandar no cidadão. De quebra rola uma graninha prá liberar. Na terra do Tio Sam, pode-se muito mais. A limitação é a responsabilidade que o cidadão tem de não molestar os outros.
[]´s

Walter L. L. Casitta
05/06/2005, 13:42
Mas até que as autoridades tão bem tolerantes. Tive jipe e picape modificados desde 97 e nunca tive problemas. Me preocupo com o que vão dizer quando chegar a hora da inspeção veicular...

lucas.sanches
05/06/2005, 14:26
Como no BRASIL pra tudo se tem um jeitinho axo q num da problemas nao!!
Ontem msm a Blazer foi fazer vistoria e com um baita trinco no parabrisa o cara liberou!!!

[]'s!!

Ricardo Silva
05/06/2005, 17:25
Mas e ai, será que vale a pena? Será meu unico veiculo. Utilizarei na cidade, estrada e fora de estrada! Ou seja, para tudo.

Gostaria de saber de alguem que tem ou já dirigiu uma pick up nessa configuração (pneus 35") como ela se comporta. Me conte tudo. Quem nunca dirigiu, poderia dar palpites de como se comportará.

Te mais! :wink:

Walter L. L. Casitta
05/06/2005, 18:21
Fazendo uma analogia com a minha Ranger que ficou bem xoxa com os 33” e esquecendo o lado estético da coisa: Acho que vai ficar uma merda! Mesmo com o motor 3.0, se você não trocar a relação dos diferenciais. Coloca 33” que ta bom de mais!

Wallace
22/06/2005, 19:11
Quanto maior o pneu...

Mas frageis vão ficar os eixos... é por isso que estou trocando os eixos da Cherokee para colocar os 35... claro que teria outra opção no meu caso que seria de reforçar os eixos originais, mas é que quero usar um bloqueio (Electrac) que não tem para os eixos originais.

Vai ficar sem força, por isso nos eixos novos vou usar relação de diferencial mais reduzida.

O freio vai piorar, vou tentar colocar freio a disco traseiro.

No meu caso não é possivel Body Lift (é monobloco) mas mesmo assim não colocaria. Vou fazer um lift de suspensão de 8 polegadas e ainda passar a faca em algum pontos da carroceria. Ai incluem buchas de suspensão maiores para absorver impactos maiores.

Colocar rodas adequadas.

Muitos esquecem do sistema de direção, vou trocar a barra de direção por uma reforçada, a caixa de direção no meu caso não deve ser necessário, pois é super dimensionada originalmente.

Novos e muito maiores alargadores de paralama para poder legalizar.

Mas quanto maior pior a estaibilidade e normalmente com muito mais rolagem de carroceria.
Mas muitas vezes se ganha em conforto quando bem feito.

Rodolfo CLaudio dos Santo
23/06/2005, 11:53
Se colocar apenas os 33 com Kit de 4 polegadas, ficaria bom?
Com relação aos 35 da muita diferença dos 33 ou o desgaste das peças e alteração necessarias não compensa?

Wallace
23/06/2005, 17:28
Para Ranger usar 35 o ideal é 3" de Body Lift e mais 4" de suspensão. 7 no total.
Para 33 o recomendado é mesmo 5,5 de lift total.
Com 4" teria ainda que cortar lata ou vai raspar.

Walter L. L. Casitta
23/06/2005, 17:50
Para Ranger usar 35 o ideal é 3" de Body Lift e mais 4" de suspensão. 7 no total.
Para 33 o recomendado é mesmo 5,5 de lift total.
Com 4" teria ainda que cortar lata ou vai raspar.

Negativo! 3” polegadas é mais do que suficiente pro 33” na Ranger. Não tem que cortar nada.
Wallace, você deve estar confundido Ranger com a S10.

Wallace
23/06/2005, 18:20
Não. Se voce tem uma suspensão ruim, como no caso tirar o curso da dianteira na regulagem para subir pode até ser que não raspe.
Mas ai vai ficar com roda no ar muito facil e vai perder tração se não tiver um bloqueio adequado.
Mas com suspensão que trabalhe bem vai precisar realmente no minimo do que citei sim.
Em tempo, vou muito mais longe com a minha XJ com suspensão na altura original, pneus pequenos e muito mais curso de suspensão que outras XJ muito levantadas, com pneus grandes mas com menos curso de suspensão.

Rodolfo CLaudio dos Santo
24/06/2005, 12:23
Ok, estou verificando em uma loja em Londrina, ele também sugeriu suspensão a ar(bichigão), vocês já viram alguma rodando? Ou não indicam?

Wallace
24/06/2005, 22:24
Não indico, é o mesmo problema de regular na barra... perde curso e fica mais duro. Isso se for incluir as bolsas de ar com as molas originais.

Edintruder
26/06/2005, 02:07
Ok, estou verificando em uma loja em Londrina, ele também sugeriu suspensão a ar(bichigão), vocês já viram alguma rodando? Ou não indicam?


Se em carro fica uma M, imagina em jeep ou picape! Essa bexigas além de não garantirem segurança tiram todo o curso de torção da suspensão.