PDA

Ver Versão Completa : Desmontar Volante TR4



Rbastos
26/02/2010, 23:33
Pessoal,

A buzina da minha TR4 ta ficando acionada direto, só com a retirada do fusivel que para. Como faço para tirar a capa do volante onde aciona a buzina? Minha TR tem airbag!! To com receio de mexer por causa do airbag!!

Abrs

anrjunior
27/05/2010, 10:16
Acabou de acontecer a mesma coisa com a minha ...
Na concessionária condenaram o módulo do Airbag, o que prá trocar fica na pequena facadinha de 4.200,00 ...
Você conseguiu outra solução?

RedNeck
24/06/2010, 18:09
Mocada,

Estou com o mesmo problema. O pessoal da autorizada por telefone mesmo de disse que se eu parar com o carro la vao dizer q o modulo do meu airbag foi comprometido e tudo mais.

Abri o meu volante (desmontei-o apos desligar a bateria) para naum correr o risco de estourar o airbag e encontrei a peca que estah em curto, mas adivinhem: a concesssionaria naum vende essa peca separadamente. Trata-se de uma peça composta por duas placas de metal plastificados de onde saem dois fios.

Alguma ideia mocada? Abraco,

Ivan Sartori

Caíto
25/06/2010, 09:43
Leva num técnico em eletrica q o cara faz outra pra vc....

anrjunior
26/07/2010, 22:00
E aí, Redneck?
Resolveu a sua?
A minha continua sem buzina ... :-?

Marlo
26/07/2010, 22:57
E aí, Redneck?
Resolveu a sua?
A minha continua sem buzina ... :-?

Será que isso ajuda em alguma coisa? Em anexo desmonte de todo o sistema "explodido"! Com o manual talvez fique mais fácil de repor a peça.

Marlo
26/07/2010, 22:58
Como fez para desmontar o volante sem acionar o AIR BAG?

anrjunior
18/09/2010, 14:06
Marlo,

Eu li o arquivo que você mandou e ele sempre referencia um outro quando fala de Airbag, o 52B, Supplemental Restraint System.

Eu consegui achar o arquivo (em inglês, lógico) e resolvi disponibilizar aqui prá galera ...

http://outlander.kiev.ua/manual/Outlander_2.4_AT_MT/52B.pdf

Abraços!

Rbastos
18/09/2010, 18:17
Para desmontar o volante sem acionar o airbag a primeira coisa a se fazer é desligar a bateria do carro, aguardar alguns segundos e depois desconectar os fios do airbag.

Marlo
19/09/2010, 01:56
Marlo,

Eu li o arquivo que você mandou e ele sempre referencia um outro quando fala de Airbag, o 52B, Supplemental Restraint System...

Eu tinha este também mas ninguém pediu nada...!!:sad:

RedNeck
03/11/2010, 13:43
Nada ainda. Continuo sem buzina e com minha direção oca, sem nada, vaziazinha. A idéia de ir até um eletricista e pedir para ele fazer uma nova acontecerá neste sábado. Vamos ver o que ele me diz. Postarei aqui novidades. E, para ilustrar, também anexarei imagens desta maldita peça que só é vendida em conjunto com o módulo completo do airbag do motorista, no valor de mais de R$ 4 mil. Inacreditável, né, Mitsubishi!?

http://img220.imageshack.us/i/img0288i.jpg/
http://img411.imageshack.us/i/img0288ta.jpg/http://img146.imageshack.us/i/img0289e.jpg/
http://img89.imageshack.us/i/img0289m.jpg/
Abraços a todos e tendo novidades, ajudemo-nos!

Gabriel Arruda
14/02/2011, 21:19
Gente;
Arrumei uma solução para o problema da buzina dos pajerinhos bem prática e barato. Só tem que ter coragem.
É o seguinte:
Peguei um estilete de desenho, "bisturi" e cortei o volante bem na linha da buzinha, já ai a buzina volta ao normal e a parte cortada não sai pra fora, nem fica marca, fica bem disfarçado.
Parece que o volante encolhe ou sei lá o que, só sei que ao cortar a buzina, ele para de exercer pressão sobre a plaquina da buzina...
funciona perfeito.
mando uma foto numa oportunidade.
abraços

kmg
15/02/2011, 19:18
Aproveitando a pergunta, conhecem alguem que colocou o volante da tr4 atual nas antigas? o novo e bem mais bonito, mas e de 3 raios enquanto o outro e de 4, dai deve ficar caro e tem tb a questao do airbag ne

Renato_SM
25/08/2011, 19:37
Olá pessoal!
A Auto Elétrica Paraíso faz reparo em acionamento da buzina da TR4 com air bag.

Av Paraíso, 125 - Jardim Paraíso - São José dos Campos/SP
(12) 3937-1974 ou 3937-9396
Falar com Roberto Yokoyama

Abraços,
Renato

rodrigoscf
28/06/2012, 17:52
Pessoal,

Ressuscitando o tópico... A minha está com esse problema da buzina... Conseguiram refazer a plaquinha???

Sou do RJ.

Obrigado.

rodrigoscf
28/06/2012, 17:55
OBS: Por enquanto, o problema está aparecendo em dias mais frios...

A solução de cortar o volante foi testada em mais de um carro?

A buzina volta a funcionar normalmente??

Abraços !!!

Everton Araújo
01/08/2012, 09:16
Saudações,

O meu tbm aconteceu o mesmo problema e possui as mesmas características do seu carro, acho que este tipo de dano ao consumidor vem contra até mesmo a confiança de uma marca tão renomada no brasil, ter que trocar um equipamento tão caro por um problema tão simples de se resolver, trocar um equipamento de Air Bag para resolver um problema de buzina? Se alguém conseguiu resolver de forma mais viável e menos oneroso me informe por gentileza.

Abços a todos.


Pessoal,

A buzina da minha TR4 ta ficando acionada direto, só com a retirada do fusivel que para. Como faço para tirar a capa do volante onde aciona a buzina? Minha TR tem airbag!! To com receio de mexer por causa do airbag!!

Abrs

Everton Araújo
01/08/2012, 10:17
Saudações,

Por gentileza me envie algumas fotos, sou grato.

Abço.


Gente;
Arrumei uma solução para o problema da buzina dos pajerinhos bem prática e barato. Só tem que ter coragem.
É o seguinte:
Peguei um estilete de desenho, "bisturi" e cortei o volante bem na linha da buzinha, já ai a buzina volta ao normal e a parte cortada não sai pra fora, nem fica marca, fica bem disfarçado.
Parece que o volante encolhe ou sei lá o que, só sei que ao cortar a buzina, ele para de exercer pressão sobre a plaquina da buzina...
funciona perfeito.
mando uma foto numa oportunidade.
abraços

rodrigoscf
01/08/2012, 10:37
Consegui consertar a minha...

Os contatos se gastam e meio que colam... Tirei o volante, tirei o airbag e tive acesso à fita da buzina.

Abri, descolando os contatos e colei silver tape em volta, ficando só o meio disponivel para contato e com uma certa altura, por causa da fita isolando em volta... Tem que apertar um pouco mais forte para buzinar, mas acredito que nunca mais irá disparar sozinha...

Só tem que ter cuidado, pois se o airbag disparar, ELE MATA QUEM ESTIVER EM VOLTA !!! Procurem videos de testes de airbags soltos do carro, que verão o estrago...

Abrações !



Saudações,

O meu tbm aconteceu o mesmo problema e possui as mesmas características do seu carro, acho que este tipo de dano ao consumidor vem contra até mesmo a confiança de uma marca tão renomada no brasil, ter que trocar um equipamento tão caro por um problema tão simples de se resolver, trocar um equipamento de Air Bag para resolver um problema de buzina? Se alguém conseguiu resolver de forma mais viável e menos oneroso me informe por gentileza.

Abços a todos.

Caíto
09/08/2012, 10:07
Consegui consertar a minha...

Os contatos se gastam e meio que colam... Tirei o volante, tirei o airbag e tive acesso à fita da buzina.

Abri, descolando os contatos e colei silver tape em volta, ficando só o meio disponivel para contato e com uma certa altura, por causa da fita isolando em volta... Tem que apertar um pouco mais forte para buzinar, mas acredito que nunca mais irá disparar sozinha...

Só tem que ter cuidado, pois se o airbag disparar, ELE MATA QUEM ESTIVER EM VOLTA !!! Procurem videos de testes de airbags soltos do carro, que verão o estrago...

Abrações !

Por acaso você não tirou fotos do processo não né?! Não estou com o mesmo problema, mas seria bom ter um tutorial para ajudar... pela sua explicação não ficou muito claro!

abs

rodrigoscf
09/08/2012, 10:17
Não tirei, mas tem um vídeo na internet. É que estou postando do trabalho e não tenho acesso ao youtube. Acabo esquecendo ao chegar em casa...

Vou tentar postar do 3G aqui...


Por acaso você não tirou fotos do processo não né?! Não estou com o mesmo problema, mas seria bom ter um tutorial para ajudar... pela sua explicação não ficou muito claro!

abs

rodrigoscf
10/08/2012, 20:57
Segue o tutorial:
CONSERTO DA BUZINA DA PAJERO TR4 (1999 - 2009)DISPARANDO SOZINHA:
(consertei a minha dessa forma e nunca mais deu problema... dá para sentir até a distância entre as placas ao apertar o volante para buzinar... perfeito e melhor que uma peça nova que voltará a dar o mesmo problema!)

Acredito servir para outros carros que tenham o mesmo volante... Por, exemplo o da L200 2006/2007 é exatamente igual ao da TR4... Pode mudar um pouco a anatomia, couro, etc, mas o princípio de acionamento é o mesmo. Devem ter mais carros da MIT com o mesmo esquema, mas estou falando das L200 desse ano, pois essas eu já andei.


http://www.youtube.com/watch?v=3ZMoCRcmZBs

MAS CUIDADO!!!! MEXER EM AIRBAG É MUITO PERIGOSO !!! PODE MATAR... TEM QUE CONHECER TODOS OS PROCEDIMENTOS PARA DESENERGIZAR, MINIMIZANDO O RISCO DE ELE ESTOURAR... E, MESMO ASSIM, AINDA TERÁ QUE HAVER CUIDADO, POIS PODE DETONAR. SE ACONTECER, SERÁ UMA ARMA VOADORA, COM FERROS, DISPARADA A MAIS DE 300 KM/H, QUE É A VELOCIDADE COM QUE O AIRBAG ABRE!


http://www.youtube.com/watch?v=GTCeRbP8fyE


http://www.youtube.com/watch?v=zvdra3ioK8w&playnext=1&list=PL5B0A48012C97 A0D1&feature=results_main


http://www.youtube.com/watch?v=Fiiezl0i4QQ


http://www.youtube.com/watch?v=nGI8iFo7nvg

Periquitooffroad
28/08/2012, 14:05
366929366930

Para remover a tampa
-Desconectar a bateria 15 minutos antes.
-Colocar o volante na posição central
-Retirar chave da ignição
-Remover a tampina embaixo do volante e desconectar o socket amarelo do air bag.
-Folgar completamente o parafuso Alen 8mm (Furo lado esquerdo)
Puxar o volante.

Tirar a tampa é fácil, o que não consegui remover o Airbag da Tampa e ter acesso ao "botão" da buzina. Olhei olhei e não vi por onde.
Como é que faz para retirar o air bag da tampa plástica????

rodrigoscf
28/08/2012, 18:04
Essa capinha plastica branca que tem, onde sai o fio amarelo no meio, puxa com cuidado que é de pressão!

Depois, você terá acesso aos parafusos que soltarão o airbag.

Retire com cuidado e deixe ele guardado em local seguro, sem acessos acidentais e com a bolsa virada para cima.

Só mexa nele novamente na hora de reinstalar!

DICA: faça riscos com caneta de CD ou PILOT para marcar as posições de CADA PEÇA que retirar... A começar pela capinha plástica... Na hora de montar, é meio confuso.

Exemplo: passe uma linha pegando a capinha e a parte fixa... depois, antes de soltar os parafusos, passe uma outra linha passando do "reator" do airbag para a parte fixa... Faça em outra direção daquela da capa plastica e evite as áreas centrais. Faça retas saindo mais dos cantos... Na hora de montar, vai ficar bem mais fácil !!!

Bom... depois que tirar a capinha plástica e o "reator", verá que ficará essa peça preta de metal grandona, com os 2 parafusos pra cima nas guias (já sem as porcas). Então, depois que o reator sair, é só puxar a parte preta com cuidado... tem um pouco de pressão também. Dá uma conferida, mas acho que, nesse ponto, não tem mais nenhum parafuso para soltar e ela sair.

Atrás dela, terá um suporte de plástico, onde a fita fica apoiada... A fita estará por trás dele e você verá somente os conectores. Retire a parte plástica... Restará somente o couro do volante mesmo. Com essa parte plástica, ao virar, verá a fita presa... Retire com cuidado dos pontos de encaixe, para não rasgar...

Pronto... agora é pegar um estilete bem fino, abrir com cuidado para não atingir a parte metálica, fazer o trabalho e fechar bem com fita adesiva depois, para evitar a entrada de umidade, tudo como no video.

Abração e boa sorte !



366929366930

Para remover a tampa
-Desconectar a bateria 15 minutos antes.
-Colocar o volante na posição central
-Retirar chave da ignição
-Remover a tampina embaixo do volante e desconectar o socket amarelo do air bag.
-Folgar completamente o parafuso Alen 8mm (Furo lado esquerdo)
Puxar o volante.

Tirar a tampa é fácil, o que não consegui remover o Airbag da Tampa e ter acesso ao "botão" da buzina. Olhei olhei e não vi por onde.
Como é que faz para retirar o air bag da tampa plástica????

Periquitooffroad
28/08/2012, 22:45
Valeu! E que o terror dos vídeos de Air bag foi desestimulante pra ficar cutucando.
Final de Semana vou tentar arrumar.

rodrigoscf
28/08/2012, 22:55
É pra ter cuidado mesmo !!! rs

E na hora de montar, não esquece de deixar a bateria com os 2 polos desconectados um booommmmm tempo antes de você ir lá encaixar tudo no carro....

Dê preferência a fazer as coisas a partir do banco do carona, se possível...



Valeu! E que o terror dos vídeos de Air bag foi desestimulante pra ficar cutucando.
Final de Semana vou tentar arrumar.

Periquitooffroad
02/09/2012, 10:49
Para remover a tampa
-Desconectar a bateria 15 minutos antes. Os dois polos. 1º negativo depois positivo.
-Colocar o volante na posição central
-Retirar chave da ignição
-Remover a tampina embaixo do volante e desconectar o socket amarelo do air bag.
-Folgar completamente o parafuso Alen 8mm (Furo lado esquerdo)
-Puxar o volante e levar para bancada.
-Retirar as duas porcas 10mm para remover a tampa com air bag do volante.
-Retirar o fio amarelo da capa plástica branca e remover essa capa plástica que esta sobre o cartucho de gas.
-Remover as 4 porcas 8mm
-Retirar o cartucho de gás e colocar em local seguro. É ele que explode e infla o airbag.
-Remover a carcaça metálica que está sobre a bolsa do air bag. É só puxar. Como não tem mais o cartucho de gás daqui em diante o risco acabou.
-Remover a bolsa do air bag do tampa plástica. Tem várias travas laterais, mas tudo de encaixe. Afasta o plástico e vai levantando o air bag.
-Puxe a chapa que prende a bolsa do air bag e guarde com cuidado. Ela é bem arrumada e presa.
-Retire agora a peça marrom que esconde o interruptor da buzina.
-Faça o reparo e siga a sequência inversa para montar

Que fizer a desmontagem anote e divulge o número da peça,esta impresso. Esqueci de fazer a anotação.

36777136777236777336777436777536777636777736777836 7779367780367781

rginfo
13/09/2012, 11:54
Prezados também estava com o mesmo problema, e como a solução segundo a concessionaria era trocar o modulo do Airbag (R$4.500,00) achei inviável e um pouco irracional uma vez que o problema pode acontecer novamente, pois,trata-se de um "BUG" de fabrica, consegui a resolver o problema em uma oficina muito bem equipada e com profissionais capacitados a qual recomendo a todos segue abaixo os contatos.

EM BELO HORIZONTE

SANKO AUTO SERVICE CAR (31) 3344-2045

Rua Pitangueiras, 129. Telefone: 31 3344-2045 -BAIRRO SANTO ANTONIO


Fala com Fábio

luizosm
13/05/2013, 00:05
A questão é que a mitsubishi usa um dispositivo diferente pra abrir e fechar contato da buzina. É uma plaquetinha com plástico colada nela, fica algum tipo de líquido entre o plástico e a plaquetinha que faz fechar o contato quando você aciona a buzina.
Provavelmente esse líquido deve ter vazado ou algo do tipo.
Minha solução:
1- desligue o cabo da bateria por causa do air bag
2- chave alien número 8 pra retirar o volante, é um parafusinho pequeno que fica no volante mesmo.
3- Retire as peças do volante e grave a posição delas pra não se perder na hora de recolocá-la.
4- Você verá a plaquetinha com o plástico, ai você tem que tirar ela.
A partir daqui vou deixar bem claro o que eu fiz e deu certo estava com o mesmo problema na minha.
5- Peguei uma latinha vazia e cortei ela em 2 partes, na forma da plaquetinha.
6- Peguei uma espuma mais ou menos do tamanho das duas partes da latinha e não muito grossa, fiz um furo no meio da espuma, mas é um furo mesmo, redondo e coloquei entre as duas tiras da lata.
7- Recoloquei o plástico duro que fixou a latinha muito bem.
8- Recoloquei as peças e o volante no lugar, atenção a posição do volante e das rodas.
9- Liguei a bateria, coloquei o fusível que manda no manual, virei a chave e funcionou perfeitamente, passei na revisão do Detran tranquilo aqui no Rio!!!
Boa sorte!!
É garantido

lrcastro
28/05/2013, 11:27
Pessoal, liguei no Fábio e ele explicou o procedimento... o que ele faz é o lance de recortar o logo. É um procedimento que em tese não gera risco de estourar o airbag na sua cara, já que vc não tocará nos contatos do airbag, somente da buzina.
Ele não disse fazer o serviço, mas explicou como faz.

1 - Você vai precisar de: estilete, fita isolante dupla face.
2 - Use o estilete para abrir o logo (ou remove-lo por inteiro) da mitsubishi. Basta passar o estilete no friso do logo.
3 - Remova/abra o logo e você verá a tal fita da buzina (ver fotos que o pessoal postou anteriormente)
4 - Utilize o estilete para cortar os pontos de fixação e conseguir abrir a fita da buzina, mas cuidado para não separá-la! Ela deve ser aberta da mesma forma que as fotos e o video dos posts anteriores mostram.
5 - Com a fita passe uma tira de fita dupla face nas bordas, deixando o miolo do contato sem fita (ver video do cara que desmonta a buzina e cola fita silver tape, é a mesma coisa q vc fará, mas sem retirar a fita da buzina do lugar).
6 - Feche a fita da buzina. Você pode usar a fita dupla face para fixar o logo na parte de trás da fita da buzina sem problemas.
7 - Pronto! Se a buzina disparar de novo, é só repetir o procedimento!

Em tese, esse procedimento dura tanto quanto os procedimentos de desmontar (já que no final o reparo feito na fita é o memso), mas é mais simples e menos arriscado. A desvantagem é que vc tem que abrir o logo.

Em todos os procedimentos, a vantagem é que não há prejuízo para o sistema de airbag nem aumento dos riscos para o motorista no caso de acionamento, já que o único material adiconado é uma fita adesiva, incapaz de causar ferimentos no caso de acionamento do airbag.

Lembrem-se: caso a buzina dispare, existe um conector da buzina logo na parte de baixo do volante (com ele reto), basta remover a tampa e puxar o fio da buzina (ver foto no post anterior). Puxe-o até poder reparar novamente. Só cuidado para não desligar o airbag!!!


Prezados também estava com o mesmo problema, e como a solução segundo a concessionaria era trocar o modulo do Airbag (R$4.500,00) achei inviável e um pouco irracional uma vez que o problema pode acontecer novamente, pois,trata-se de um "BUG" de fabrica, consegui a resolver o problema em uma oficina muito bem equipada e com profissionais capacitados a qual recomendo a todos segue abaixo os contatos.

EM BELO HORIZONTE

SANKO AUTO SERVICE CAR (31) 3344-2045

Rua Pitangueiras, 129. Telefone: 31 3344-2045 -BAIRRO SANTO ANTONIO


Fala com Fábio

ViniciusDMM
03/06/2013, 21:32
Estou com o mesmo problema.
Me corrijam se eu estiver errado, mas não seria o caso de um RECALL?
Ora, não é um evento isolado. Pelo contrário, parece ser algum bastante comum.
É um defeito de projeto que independe da conduta do consumidor e prejudica substancialmente a segurança do veículo. (inutilização do airbag e da buzina).
Sinceramente, parece que é um caso flagrante de RECALL.

Alguns precedentes de condenação por falha do airbag:

"RESPONSABILIDADE CIVIL. DEFEITO DO PRODUTO. AIR BAG. DANO MORAL CONFIGURADO. QUANTUM. REDUÇÃO. I - A ré responde objetivamente em virtude do defeito no produto, nos termos do art. 12 do CDC. Hipótese na qual o air bag não funcionou em acidente de trânsito com colisão frontal grave. Ausência de qualquer das hipóteses excludentes de responsabilidade. II - Visíveis os transtornos sofridos pela demandante, a aflição, o desequilíbrio em seu bem-estar, ao não contar com a proteção do equipamento de segurança. Tal sofrimento se constituiu em agressão à sua dignidade. IV - Redução do montante indenizatório, considerando o ato ilícito praticado pela ré, o aborrecimento e o transtorno sofridos pela demandante, além do caráter punitivo-compensatório da reparação. V - Indenização fixada em R$ 10.000,00, consoante os parâmetros utilizados por esta Câmara Cível em situações análogas. APELAÇÃO PARCIALMENTE PROVIDA POR MAIORIA. (Apelação Cível Nº 70048623664, Décima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Túlio de Oliveira Martins, Julgado em 19/07/2012)"

APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA. ACIDENTE DE CARRO. SISTEMA DE AIR BAG QUE NÃO FOI ATIVADO. IMPACTO FRONTAL. DANO MORAL CARACTERIZADO. VALOR DA VERBA INDENIZATÓRIA MANTIDO. 1. Dispõe o art. 12 do CDC que o fabricante responde pela reparação dos danos causados aos consumidores decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos. E, no parágrafo primeiro, consta que o produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera. A responsabilização independe da existência de culpa. 2. Não obstante a não-realização de perícia, pela perda total e venda do automóvel, há prova fotográfica e testemunhal que demonstram, induvidosamente, que o impacto foi frontal. 3. O autor escolheu adquirir um veículo pagando um preço especial para tanto, para, além de contar com beleza e conforto, ter um elemento diferencial quanto à segurança, que é o air bag. Trata-se de tutela do bem maior que é a vida - vida esta que quase foi posta a perder pela falha naquele item de segurança. 4. Verificados os pressupostos da responsabilidade civil objetiva, deve o fabricante reparar os danos morais causados, consubstanciados na exposição de perigo do motorista e dos tripulantes do veículo pelo não funcionamento do sistema de air bag e na publicidade insuficiente acerca do acionamento do produto de segurança. 5. A verba indenizatória foi estimada em consonância com os parâmetros doutrinários e jurisprudenciais, que levam em consideração a natureza do fato, aqui o risco de exposição à morte, bem como as condições econômicas dos envolvidos. NEGARAM PROVIMENTO À APELAÇÃO. UNÂNIME. (Apelação Cível Nº 70032146961, Quinta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Julgado em 28/04/2010)

davidfarhat
04/06/2013, 00:19
Amigo, concordo com suas palavras em relação ao recall, é um problema crônico e muitas viaturas apresentam o problema. Vale apenas corrigir que o circuito da buzina é separado do Airbag, ou seja, ao desligar a buzina o airbag ainda continua a funcionar sem problema algum.

Efetuei o reparo na viatura de um amigo, foi a primeira vez que efetuei, não sou profissional da área, tampouco desejo ganhar dinheiro com isso. O custo de reparo foi 10 reais da silvertape e o resultado foi 100%. Olhando a peça que dá problema fica nítido que o problema acontece pelo desgaste acentuado da resina que impede os dois contatos metálicos de fecharem o circuito, perfeitamente natural do uso. O problema maior mesmo é o preço de reposição do conjunto aqui no Brasil, no mercadolivre o mais barato fica na casa de 300 (com a bolsa inflavel), enquanto que na rede autorizada o preço supera em alguns casos até 20% do valor do veiculo

A minha ainda nao apresentou o problema e conheço amigos que tem a viatura com mais de 10 anos de uso e nunca tiveram o problema. Embora acredite que seja uma tecnologia frágil esse acionamento da buzina, acredito ser uma longa estrada até alguma comprovação juridica da mesma.


Em relação ao reparo, acredito ser muito mais vantajoso desmontar o volante e fazer o procedimento completo do que recortar com estilete como o amigo LRCASTRO informa. Principalmente pelo perigo da trajetória que a tampa recortada possa assumir com a explosão da bolsa caso voce venha a colidir o veiculo e segundo por desvalorizar comercialmente o veiculo. Tomando cuidado e prestando atençao ao tutorial aqui do topico mesmo voce faz em casa com poucas ferramentas e pouca pratica. Basta paciencia.


Abraços!
415061

vmota
06/06/2013, 16:56
Pessoal,

Como já foi dito aqui, no frio o problema piora muito! A minha anteontem chegou ao ponto de disparar direto sem que minhas pancadas no volante resolvessem.

Ela vinha disparando esporadicamente e sempre era só dar uma ''cutucada mais forte'' na buzina que o contato soltava.

Como esses dias tem feito um frio mais forte aqui no rio, agora nao vai ter jeito, vou ter que realizar o procedimento!
Passei por uma situacao comica no estacionamento da faculdade com a buzina disparada e a solucao que encontrei foi retirar o fusivel!! rsrs Mas e muito ruim dirigir sem buzina...

Estou avaliando ainda se desmonto o volante completamente ou se utilizo esse método de recortar o logo. Tenho ainda a terceira opçao: quinta feira que vem vou levar o carro na revisao e poderia pedir o orcamento... mas o resultado disso todo mundo ja sabe...

Assim que resolver, mando fotos e conto a experiencia !!

Abs a todos

kikoturbo
07/06/2013, 19:00
Boa noite, gostaria de agradecer a todos pela boa vontade em ajudar o próximo, acho que assim poderemos viver melhor, afinal ninguém vive sozinho. Tenho uma Pajero io ano 2000 e ontem aconteceu o inevitável, a buzina travou acionada e não tive outra saída a não ser retirar o fusível. Hoje segui fielmente o procedimento postado no forum e deu tudo certo a buzina está funcionando corretamente. Anteriormente já havia feito o conserto da bucha da caixa de transferência que havia desintegrado e travou a alavanca. A cada dia vamos aprendendo mais. Se puder ajudar de alguma forma estamos aí. abraços!

kmg
24/07/2013, 22:50
Amigos, minha e a 2002, aconteceu comigo hoje o problema da buzina :(. Vcs resolveram o caso, existe alguma solução sem ser a de 4,500, estilete no logo ou se arriscar com o airg bag? Que sensação terrivel a buzina tocando no transito... Alguem tinha postado sobre o clima frio, realmente hoje estava frio e foi a primeira vez que aconteceu o problema (três vezes hoje em poucos km). To pensando em tirar o fusível amanha, até achar uma alternativa, vcs sabem onde fica o fusível da buzina? Concessionárias mit são péssimas... AJUDAAAAAA

kmg
27/07/2013, 14:22
Amigos, minha e a 2002, aconteceu comigo hoje o problema da buzina :(. Vcs resolveram o caso, existe alguma solução sem ser a de 4,500, estilete no logo ou se arriscar com o airg bag? Que sensação terrivel a buzina tocando no transito... Alguem tinha postado sobre o clima frio, realmente hoje estava frio e foi a primeira vez que aconteceu o problema (três vezes hoje em poucos km). To pensando em tirar o fusível amanha, até achar uma alternativa, vcs sabem onde fica o fusível da buzina? Concessionárias mit são péssimas... AJUDAAAAAA




Tirei o fuzível....e agora???????

RodrigoMarchetto
29/09/2013, 13:31
Amigos

Estou com este problema!!!!

fico andando sem buzina e na minha cidade ninguém sabe arrumar.


existe esta fita da buzina para somente substituir?

Rbastos
30/09/2013, 09:34
Amigo,

Leia as outras paginas do tópico, os colegas encontraram uma solução.
Abrs

RodrigoMarchetto
16/10/2013, 21:35
Colegas, obrigado por este tópico!!!

Tive coragem e abri meu volante... consegui resolver!!

o número da fita é:

66280-56140-H
TG01706
NITTOSHINKO

rodrigoscf
17/10/2013, 06:48
Amigo, para trocar a fita da buzina ou conserta-la, tem que se retirar o airbag de qualquer forma.

Então, para evitar riscos com airbag leve em alguém que mexa com isso e te cobrará uma mão-de-obra pela desmontagem. Daí você decide se colocará uma fita nova ou irá reparar a sua.

A minha foi reparada com silver tape nas bordas, deixando com um espaço entre as placas por causa do "calço" que a silver faz... Está até hoje numa boa! Nem sinal de problemas... Inclusive, tem que apertar um pouco mais para buzinar, e vc sente que há uma distância entre as placas.

Abraços !


Amigos, minha e a 2002, aconteceu comigo hoje o problema da buzina :(. Vcs resolveram o caso, existe alguma solução sem ser a de 4,500, estilete no logo ou se arriscar com o airg bag? Que sensação terrivel a buzina tocando no transito... Alguem tinha postado sobre o clima frio, realmente hoje estava frio e foi a primeira vez que aconteceu o problema (três vezes hoje em poucos km). To pensando em tirar o fusível amanha, até achar uma alternativa, vcs sabem onde fica o fusível da buzina? Concessionárias mit são péssimas... AJUDAAAAAA

LucNeto
05/11/2013, 16:34
Galera,

Esse tal parafuso allen 8mm que solta o volante no meu carro está extremamente duro. Voces saberiam dizer se ele é solto no sentido horário ou anti-horário?

Grato.



366929366930

Para remover a tampa
-Desconectar a bateria 15 minutos antes.
-Colocar o volante na posição central
-Retirar chave da ignição
-Remover a tampina embaixo do volante e desconectar o socket amarelo do air bag.
-Folgar completamente o parafuso Alen 8mm (Furo lado esquerdo)
Puxar o volante.

Tirar a tampa é fácil, o que não consegui remover o Airbag da Tampa e ter acesso ao "botão" da buzina. Olhei olhei e não vi por onde.
Como é que faz para retirar o air bag da tampa plástica????

Rbastos
05/11/2013, 16:55
Galera,

Esse tal parafuso allen 8mm que solta o volante no meu carro está extremamente duro. Voces saberiam dizer se ele é solto no sentido horário ou anti-horário?

Grato.

Amigo, é rosca direita, ou seja, solta no sentido anti-horário. Deve ter ocorrido alguma oxidação a qual deve estar travando o mesmo, coloque um pouco de spray desengripante no parafuso, ou coloque a chave allen no parafuso e dá umas batidinhas para tentar soltar o mesmo.

LucNeto
05/11/2013, 20:19
Amigo, é rosca direita, ou seja, solta no sentido anti-horário. Deve ter ocorrido alguma oxidação a qual deve estar travando o mesmo, coloque um pouco de spray desengripante no parafuso, ou coloque a chave allen no parafuso e dá umas batidinhas para tentar soltar o mesmo.

Valeu, Amigão!!

Consegui!!! rsrs

LucNeto
06/11/2013, 16:42
Pois é...

Ontem consegui soltar o volante e hoje terminei o reparo!!

Ficou show. Mas como não tinha silver tape, usei a isolante mesmo. Deu certo.

Valeu a todos. O que seria de nós sem os amigos do forum!!

nljadv
25/11/2013, 23:03
Senhores, tem uma pessoa aqui em S. Bernardo do Campo - SP que conserta o problema da buzina disparando nas Pajero.
Levei a minha hoje lá prá consertar e ficou perfeito.
Se alguem quiser levar a viatura lá, seguem os dados:
Rarity Sound - Evandro
Av. Caminho do Mar, 2900 - Rudge Ramos - S. Bernardo do Campo - SP
Fone: 4367-2155 / Nextel 7808-3219 - ID 7*21796

Viniciuss
10/03/2014, 05:25
Olá a Todos,

informo que também estou com o mesmo problema, apenas tirei o fusível por prevenção.

Estou lendo as orientações e ainda pensando qual o melhor caminho e o mais seguro a seguir.

Estive em uma concessionária Mit em Volta Redonda, que informou um preço de R$ 9.769,00, contato buzina, almofada e air bag dia 07/03/2014.

É Bem absurdo isso, ser obrigado a trocar um air bag bom, pra conseguir trocar por um contato de buzina, com um problema recorrente em diversos proprietários e regiões, por um preço bem absurdo.

De Fato caberia uma jurisprudência ou ação coletiva, para no minimo que toda concessionara tenha a obrigação de fazer o serviço, seja gratuito POR FALHA NO PROJETO pela durabilidade, por riscos no transito, por constrangimentos e transtornos, e impossibilidade de manutenção sem danificar a almofada do volante e inutilizar um air bag que está bom.

Ou no máximo, só cobrar o custo somente da peça que faz o contato para acionamento da buzina.

Parece que somos reféns de um mal projeto.

Vou procurar uma forma de resolver como todos buscam aqui, mas isentarmos a responsabilidade da Mitsubishi e do projeto mal feito, significa nos expor e expor nossas famílias os riscos por falha da buzina no transito, riscos do funcionamento do Air bag durante e posterior a troca caseira e principalmente os preços absurdos praticados pela MIT, por uma peça "extra" que não precisamos realmente, "o Air Bag" que vem alem, do contato da buzina a ser reparado. (isso é venda casada e um projeto falho de durabilidade e reposição)

Sugestões?

Rbastos
10/03/2014, 09:43
Olá a Todos,

informo que também estou com o mesmo problema, apenas tirei o fusível por prevenção.

Estou lendo as orientações e ainda pensando qual o melhor caminho e o mais seguro a seguir.

Estive em uma concessionária Mit em Volta Redonda, que informou um preço de R$ 9.769,00, contato buzina, almofada e air bag dia 07/03/2014.

É Bem absurdo isso, ser obrigado a trocar um air bag bom, pra conseguir trocar por um contato de buzina, com um problema recorrente em diversos proprietários e regiões, por um preço bem absurdo.

De Fato caberia uma jurisprudência ou ação coletiva, para no minimo que toda concessionara tenha a obrigação de fazer o serviço, seja gratuito POR FALHA NO PROJETO pela durabilidade, por riscos no transito, por constrangimentos e transtornos, e impossibilidade de manutenção sem danificar a almofada do volante e inutilizar um air bag que está bom.

Ou no máximo, só cobrar o custo somente da peça que faz o contato para acionamento da buzina.

Parece que somos reféns de um mal projeto.

Vou procurar uma forma de resolver como todos buscam aqui, mas isentarmos a responsabilidade da Mitsubishi e do projeto mal feito, significa nos expor e expor nossas famílias os riscos por falha da buzina no transito, riscos do funcionamento do Air bag durante e posterior a troca caseira e principalmente os preços absurdos praticados pela MIT, por uma peça "extra" que não precisamos realmente, "o Air Bag" que vem alem, do contato da buzina a ser reparado. (isso é venda casada e um projeto falho de durabilidade e reposição)

Sugestões?

Vinicius,

Não é difícil salvar o contato da buzina. Tem que ter um pouco de paciência que dá pra fazer um serviço bom, acredito eu que não encha mais o saco. O contato da buzina parece uma bolsa com um contato elétrico entre duas placas, o ideal é abrir essa bolsa e colocar entre as duas placas uma fita adesiva dupla face, com isso afastaria as mesmas e evitaria esse contato.

Rafael_Pitangui
10/03/2014, 21:38
Olá a Todos,

informo que também estou com o mesmo problema, apenas tirei o fusível por prevenção.

Estou lendo as orientações e ainda pensando qual o melhor caminho e o mais seguro a seguir.


Estive em uma concessionária Mit em Volta Redonda, que informou um preço de R$ 9.769,00, contato buzina, almofada e air bag dia 07/03/2014.

É Bem absurdo isso, ser obrigado a trocar um air bag bom, pra conseguir trocar por um contato de buzina, com um problema recorrente em diversos proprietários e regiões, por um preço bem absurdo.

De Fato caberia uma jurisprudência ou ação coletiva, para no minimo que toda concessionara tenha a obrigação de fazer o serviço, seja gratuito POR FALHA NO PROJETO pela durabilidade, por riscos no transito, por constrangimentos e transtornos, e impossibilidade de manutenção sem danificar a almofada do volante e inutilizar um air bag que está bom.

Ou no máximo, só cobrar o custo somente da peça que faz o contato para acionamento da buzina.

Parece que somos reféns de um mal projeto.

Vou procurar uma forma de resolver como todos buscam aqui, mas isentarmos a responsabilidade da Mitsubishi e do projeto mal feito, significa nos expor e expor nossas famílias os riscos por falha da buzina no transito, riscos do funcionamento do Air bag durante e posterior a troca caseira e principalmente os preços absurdos praticados pela MIT, por uma peça "extra" que não precisamos realmente, "o Air Bag" que vem alem, do contato da buzina a ser reparado. (isso é venda casada e um projeto falho de durabilidade e reposição)

Sugestões?



Boa noite amigo, estou no mesmo dilema. A minha disparou a um tempo no estacionamento do Shopping da minha cidade, levei um susto danado!

Ainda não criei coragem e nem tive muito tempo para desmontar tudo e arrumar, mas qualquer dia desmonto e vejo onde chego!

AirtonLieuthier
10/03/2014, 22:25
Boa noite a todos.
Antes de adquirir a minha 06/07, fui ver algumas...e uma delas, uma AT 2004 4x4 estava com o mesmo problema.
Depois de ir na css MIT e ver o tamanho da facada pra arrumar, ele não teve dúvidas. A solução que o proprietário teve foi levar seu carro num auto elétrico e colocar um botão no painel para acionar a buzina, sem ter que arrumar o contato no volante.
É, no meu modo de ver, uma solução meio porca...pq ele furou ali ao lado do farol auxiliar...mas pra quem tem medo de abrir o volante por conta do air bag, pode ser uma solução viável.

Abraços

Sergio_YI
11/06/2014, 15:01
Acabei de sair do auto-elétrico, me cobrou 50conto pra desmontar o conjunto e diagnosticar o problema na fita acionadora, ele deu umas torcidas na fita e resolveu o problema provisoriamente...

O preço da fita na concessionária: R$946,00, prazo de entrega 4 dias úteis (Cardinal), ainda não encontrei no paralelo...

Achei a solução de colocar uns pingos de silicone uma ótima ideia...

THIAGOOSNY
14/07/2014, 11:49
Acabei de arrumar a minha em uma autoelétrica da minha cidade (Três Corações - MG.), se tiver alguém por perto e interessar posso passar o contato.
Abs

djjrspider
07/10/2014, 16:36
Alguém sabe até qual ano das tr4 vem acontecendo esse problema?

Tive uma tr4 2004 que aconteceu o problema da buzina disparada. Estou querendo adquirir outra tr4 mas estou com um pouco de receio de acontecer novamente.

AirtonLieuthier
08/10/2014, 12:12
Alguém sabe até qual ano das tr4 vem acontecendo esse problema?

Tive uma tr4 2004 que aconteceu o problema da buzina disparada. Estou querendo adquirir outra tr4 mas estou com um pouco de receio de acontecer novamente.

Eu creio que o problema acontece das primeiras (2002) até quando o volante foi modificado (se não me falha a memória, em 2009)

fsoaresi
13/12/2014, 16:39
Galera,
Vi 3 posts dizendo que arrumaram a buzina em oficina e um com o código da fita, podiam colocar preço do serviço para termos um parâmetro.
Alguém encontrou a fita no paralelo? R$946,00 na Mit tô fora.
Sou mais uma vitima da buzina louca e não tenho coragem de mexer no airbag, se alguém tiver alguma dica no RJ agradeço.

lucasdosurf
18/12/2014, 08:37
Galera,
Vi 3 posts dizendo que arrumaram a buzina em oficina e um com o código da fita, podiam colocar preço do serviço para termos um parâmetro.
Alguém encontrou a fita no paralelo? R$946,00 na Mit tô fora.
Sou mais uma vitima da buzina louca e não tenho coragem de mexer no airbag, se alguém tiver alguma dica no RJ agradeço.

Um mecanico amigo meu arrumou esse problema na gambiarra e disse que futuramente irá aparecer porem precisarei comprar essa tal fita! queria saber tambem onde compra no paralelo

rodrigoscf
18/12/2014, 09:50
Um mecanico amigo meu arrumou esse problema na gambiarra e disse que futuramente irá aparecer porem precisarei comprar essa tal fita! queria saber tambem onde compra no paralelo

Amigo,

Consertei a minha em casa, utilizando a técnica da silver tape nas bordas, que cria um afastamento entre as placas. Já tem quase 3 anos e está perfeita. Se foi bem feito, conforme o vídeo, nunca mais dará problema.

Para o pessoal que pensa em comprar uma fita nova, essa sim... É igual a que veio no carro e, com o tempo, também irá desgastar e o problema retornará.

O ideal é reparar mesmo. Mas fica a critério de cada um...

Abraços

fsoaresi
18/12/2014, 11:52
Amigo,

Consertei a minha em casa, utilizando a técnica da silver tape nas bordas, que cria um afastamento entre as placas. Já tem quase 3 anos e está perfeita. Se foi bem feito, conforme o vídeo, nunca mais dará problema.

Para o pessoal que pensa em comprar uma fita nova, essa sim... É igual a que veio no carro e, com o tempo, também irá desgastar e o problema retornará.

O ideal é reparar mesmo. Mas fica a critério de cada um...

Abraços
Rodrigo, me convenceu a seguir sua sugestão, mas depois dos filmes que postou de airbags queria passar para um eletricista fazer por mim aqui no RJ. rsrsrsrs

rodrigoscf
18/12/2014, 16:07
Rodrigo, me convenceu a seguir sua sugestão, mas depois dos filmes que postou de airbags queria passar para um eletricista fazer por mim aqui no RJ. rsrsrsrs

É um alerta. Fiz em casa e tiveram mais alguns colegas que fizeram também sem problemas. Parece que depois que desconectar o cabo do airbag não há mais riscos. O ideal é verificar isso certinho. Uma vez desconectado, tratar com cuidado o equipamento.

Tem os cuidados com a bateria também. Desligar os 02 cabos (+/-), deixar um tempo descansando para desenergizar as linhas, etc.

O bom de levar a alguém que esteja acostumado a desmontar o volante, é que já irá nos pontos certos, sem forçar locais errados.

Outro ponto é tomar cuidado para não estragar a fita que passa a corrente para a buzina e para o airbag.

Não tem mistério. Os vídeos são mais para evitar que as pessoas mexam de curiosidade, como eu mesmo faço com coisas que não tem risco. Essa parte de tirar o airbag precisa saber o passo a passo certinho.

Depois que tira, é rápido, fácil e MUITO barato (custo = pedaço de silver tape)

Abração!

fsoaresi
21/02/2015, 00:42
Consegui!!! Na verdade, mostrei o passo-a-passo para um eletricista aqui no RJ que já havia desmontado volantes, e ele seguiu direitinho e finito. O bom é que ele vem em casa.
Valeu Rodrigo e Periquito, as fotos ajudaram muito.

Motarokub
20/05/2015, 11:02
Tudo bem pessoal? Apareceu esse problema já há algum tempo da buzina ininterrupta mas agora não consigo nem sair de casa pra levar na auto elétrica.. A menos que eu vá buzinando.. Qual a solução que vocês arranjaram? Conseguiram desligar a buzina temporariamente? Se sim, podem por favor me mandar alguma foto me indicando como fazer, pois não consegui achar a buzina pra desconectar na parte da frente..

rodrigoscf
20/05/2015, 12:00
Bom dia.

Tem um fusível da buzina.

Ou é na caixa de fusíveis interna, no painel do carro, ou naquela caixa de fusíveis que fica no motor. Não lembro ao certo e não estou com o carro aqui.

Mas veja na parte de fusíveis no manual do carro qual é o fusível certinho. Aí vai desligar a buzina.


Tudo bem pessoal? Apareceu esse problema já há algum tempo da buzina ininterrupta mas agora não consigo nem sair de casa pra levar na auto elétrica.. A menos que eu vá buzinando.. Qual a solução que vocês arranjaram? Conseguiram desligar a buzina temporariamente? Se sim, podem por favor me mandar alguma foto me indicando como fazer, pois não consegui achar a buzina pra desconectar na parte da frente..

AirtonLieuthier
20/05/2015, 13:33
O que eu gostaria de saber dos colegas foristas é se o volante da Outlander serve na TR4...

Leandra
06/06/2015, 15:04
Tudo bem pessoal? Apareceu esse problema já há algum tempo da buzina ininterrupta mas agora não consigo nem sair de casa pra levar na auto elétrica.. A menos que eu vá buzinando.. Qual a solução que vocês arranjaram? Conseguiram desligar a buzina temporariamente? Se sim, podem por favor me mandar alguma foto me indicando como fazer, pois não consegui achar a buzina pra desconectar na parte da frente..

A essa altura vc já deve ter desligado, mas a conexão fica bem acessível.
Retirando a tampinha do volante, na parte de baixo, vc encontra esses fios e desconecta pra conseguir pelo menos ligar o carro sem disparar.
503670 503669
É desesperante quando acontece, né?

lucasdosurf
08/06/2015, 10:08
No meu eu ja tinha feito uma solução técnica de baixo custo (gambiarra) pra acabar com o problema sem desligar a buzina, mas voltou! agora a nova solução técnica de baixo custo é instalar um botão ao lado do botão do farol de milha e coloca-lo como buzina aposentando a buzina do volante!

AirtonLieuthier
09/06/2015, 13:04
No meu eu ja tinha feito uma solução técnica de baixo custo (gambiarra) pra acabar com o problema sem desligar a buzina, mas voltou! agora a nova solução técnica de baixo custo é instalar um botão ao lado do botão do farol de milha e coloca-lo como buzina aposentando a buzina do volante!

Na primeira TR4 que fui ver, tinha esse "recurso"....

lucasdosurf
10/06/2015, 10:37
Na primeira TR4 que fui ver, tinha esse "recurso"....

até agora não voltou permanentemente o problema, mas assim que voltar vai ser a "solução"

AirtonLieuthier
11/06/2015, 13:25
até agora não voltou permanentemente o problema, mas assim que voltar vai ser a "solução"
Eu acho o ideal é desligar a bateria mesmo... abrir o volante e fazer o reparo necessário, que, ao meu ver, é extramamente tranquilo de se fazer...

CaptFOU
03/07/2015, 14:36
Consegui!!! Na verdade, mostrei o passo-a-passo para um eletricista aqui no RJ que já havia desmontado volantes, e ele seguiu direitinho e finito. O bom é que ele vem em casa.
Valeu Rodrigo e Periquito, as fotos ajudaram muito.

Olá, amigo. Estou com o mesmo problema e com o mesmo receio de eu mesmo mexer no volante. Teria o contato desse eletricista? Estou em Niterói, mas se for o caso levo o carro até o Rio de Janeiro sem problema algum.

Skyfix
16/09/2015, 12:34
Apenas a titulo de informaçao, minha é uma IO 2000 e a chave do volante é uma TORX 40 cm furo no meio.-

Leandra
09/10/2015, 11:02
Pessoal, até hoje estou com a buzina desligada.
Eu chamei meu pai para fazer comigo, que é eletricista, ele topou na hora. Depois que viu o perigo do airbag, já na mesma hora falou que não vamos mexer.
Agora não acho uma bendita pessoa nessa bendita cidade que faça a tal gambiarra.
Pelo que vi, a desconexão da bateria é segura para o processo. Mas sabe outra coisa que me preocupa? Montar o volante errado e o airbag disparar na rua, do nada. Isso seria possível?
E parece também que tem que ter um cuidado muito grande pra manusear o tal negócio, depois de desmontado. Tô achando nem lugar pra isso, moro em prédio.
Eu preferia ter buzina do que airbag. Por mim até arrancava esse danado.
Acho que deveríamos processar o fabricante, pois não dão alternativas de conserto para um problema idiota, somente pagar o olho-da-cara ou correr risco de vida. Bisurdo! :x

Leandra
09/10/2015, 11:06
Outra coisa.. Penso que meu airbag já nem funciona, pela idade do carro.

YMaTTe
12/11/2015, 08:29
tive o problema agora pela manha, irei levar ao eletricista em breve.
alguns fatos:
-a buzina disparou no mesmo momento que a luz de reserva acendeu.
-hoje amanha um pouco menos quente que o normal

Leandra
27/01/2017, 19:27
Arrumei em julho do ano passado.. Até esqueci de postar.

Sr. Manoel, viu os passos que imprimi daqui, e fez.
Muito cuidadoso. Colocou pedacinhos de fita dupla face em alguns pontos da placa. Ficou zera!

M.M Auto Elétrica F: 3274-2843, EM frente à pista de caminhada da Av. Itália, Jd. Europa - GOIÂNIA