Ver Versão Completa : Ronco (e não sou eu!)
andre_belem
26/02/2010, 21:51
Olá Amigos,
sabe aqueles barulinhos chatos que só vc ouve ? e que quando tem outras pessoas por perto ninguém escuta ? Sempre tive ouvido para esses tipos de barulhos, por conta de um Escort 86 (comprado em 1995 e meu primeiro carro) e depois por uma Quantum maravilhosa que era a minha paixão.
Então, a 60 km/h mais ou menos eu desengato o carro e sinto um ronco nas rodas traseiras. Penso que poderia ser apenas o ronco normal dos pneus sobre o asfalto ou mesmo a transmissão rolando. A caixa foi revisada e óleo trocado. Não está no seco. Será que pode ser o rolamento das rodas traseiras ?
Não sei como é o cubo de roda traseiro mas gostaria de saber se alguém já fez esse tipo de manutenção.
Outra coisa que tenho notado é que minha perna esquerda está ficando mais grossa (risos). Sei que a embreagem do Jota é mais dura mas pow...bota dura nisso. Ela é nova (segundo o antigo dono) e não creio que seja um problema, mas confesso que as vezes me preocupa quando engato no sincronismo (sempre mudei marcha tentando achar o ponto certo sem forçar a embreagem) e sinto um engate meio seco. Caixas revisadas, nenhum problema aparente (esse foi o diagnóstico dos dois mecânicos que eu mostrei o carro).
Aproveitando a enxurrada de perguntas, e olhando bem debaixo do carro ainda na lua de mel com ele, percebi que a bomba d'água tem suporte apenas de um lado, embora tenha furação nos dois lados dela (veja foto em anexo). Minha pergunta: é normal ? alguém poderia tirar uma foto dela e postar para eu comparar ? Só motores XUD originais por favor.
Amanhã devo me enfiar debaixo da viatura para instalar a transmissão angular. Postarei o resultado no blog do Jota (http://semeujotafalasse.blogspot.com)
Abraços
Augusto Braga
27/02/2010, 08:20
André,
Esta bomba é da direção hidraulica, a bomba de agua do motor é tocada pela correia dentada,ficando coberta pela proteção .
Meu Jota com cambio peugeot tem embreagem leve , deve ter algum problema na sua.
Abrs
André,
O meu J tem cambio clark e é bem macio.
Sandro/DF
andre_belem
27/02/2010, 15:32
Humm..debaixo do carro nem conseguia distinguir muita coisa. Okay..bomba da dir hidraulica. mesmo assim - porque parece faltar uma haste ? alguma idéia ?
Não que a minha embreagem seja muito dura. Mas imaginei que fosse mais leve. Não pode ser o platô porque ele foi trocado recentemente.
Ainda fico na expectativa de alguma ideia. Se alguém puder tirar uma foto dessa bomba da dir. hidraulica eu agradeço.
abraços
Casa da transmissão4x4
28/02/2010, 19:03
Pessoal pra falar em cambio clarck estou vendendo um está ainda rodando no veiculo, mas se fechar negocio eu tiro ele para vender, e um clarck 2205, se quiserem fazer alguma pergunta e so entrar neste endereço.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70404
Abraço a todos.
andre, o ronco provavelmente é da caixa de transferencia...é assim mesmo. tem algumas coisas que pode fazer para diminuir, mas não acabará. veja no site do mundo jpx.
a embreagem é dura mesmo....mas vale a pena dar uma revisada....
abs
andre_belem
01/03/2010, 20:15
Obrigado Leo,
realmente não sei. Me parece mais atrás. Não creio que seja da caixa e sim, das rodas traseiras (rolamentos talvez ?) vou revisar.
Agora, poxa pessoal ! ninguém com um XUD original e uma cam ? só preciso de uma foto da bomba da direção hidraulica...só isso !
Abraços
Pois é Andre, mas é na caixa de transferencia que fica depois do cambio...logo, é normal parecer que o barulho vem de trás.
po, nem posso ajudar.
abs
Casa da transmissão4x4
02/03/2010, 14:01
André ja tive um cambio do jpx com t-case do jpx tambem, e fazia um barulho muito chato e quando segurava as alavancas o barulho ficava diferente. Então tenta fazer isso e ve o resultado!!
andre_belem
02/03/2010, 20:53
Então...coloquei a viatura em 80 km/h em uma reta com asfalto liso e desengatei...o ronco é como se fosse um trator de esteira na estrada. Quase certeza de que é rolamento mas só vou poder saber isso desmontando tudo.
uma dúvida cruel - o volante do motor vaza tanto óleo assim ?? O meu sempre suja o tapete que deixo embaixo da viatura. Não é muito...mas sempre tem óleo por ali.
abraços
Casa da transmissão4x4
02/03/2010, 21:05
André, vc comprou o jpx ja com esse ronco, ou ele foi aparecendo aos poucos ?
Agora vc tentou fazer o teste como eu disse, coloque a mão nas duas(da redução e tracao) alavancas ao mesmo tempo comprimindo uma contra a outra para ver se muda o barulho ? a caixa de transferencia do jpx tem engrenagem reta parecidas com tratores, e então faz um baita barulho, começa com um assovio e derepente parece que está chorando.
andre_belem
02/03/2010, 22:10
Concordo Danilo..vou fazer o teste. Mas veja, se fosse a caixa, com o carro desengatado o barulho deveria sumir.
Comprei a viatura a pouco tempo então o barulho está ali desde então.
Qualquer ajuda é bem vinda.
se fosse a caixa, com o carro desengatado o barulho deveria sumir.
não necessariamente, pode apostar que deve ser a caixa de transferencia.....como o danilo disse, basta segurar a alavanca do 4x4 e da reduzida e ver se o barulho diminui.
abs
Casa da transmissão4x4
03/03/2010, 14:58
Concordo Danilo..vou fazer o teste. Mas veja, se fosse a caixa, com o carro desengatado o barulho deveria sumir.
Comprei a viatura a pouco tempo então o barulho está ali desde então.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Andre o barulho poderia sumir se fosse em uma das engrenagens, por exemplo na 1,2,3,4 ou 5 macha, então o chiado seria em uma dessas machas e quando desengatado sumiria. Tanto o rolamento quanto a caixa de transferencia se o veiculo tiver desengatado elas continuam girando.
Outro teste pode ser feito nos rolamentos, funciona assim:
Levante o eixo traseiro do lado esquerdo (pode ser qualquer lado, tanto faz direito ou esquerdo) ate que a roda esqueda saia do chao (e a da direita vai permanecer no chao)então engate uma 4ª macha ou 3ª, e acelere o veiculo ate uns 2000 rpm, e imediatemente desengate o cambio e deslique o motor, e ouça o barulho, depois abaixe o macaco e faça o mesmo procedimento do lado direito.
Conclusão se for o rolamento traseiro o veiculo fará um urrado bem mais alto do lado que o rolamento estiver estragado.
OBS importante: se o sei eixo traseiro tiver bloqueio 75% não poderá fazer o teste, se for 100 % vc terá que desbloquear antes de fazer o teste.
André qualquer duvida pode perguntar.
andre_belem
03/03/2010, 20:53
Bom..não é a toa que ainda sou mirim rsrsrs
Como saber se tenho ou não bloqueio ? se ainda me lembro das aulas de mecânica seria belo cubo da roda (que teria a chave de bloqueio). No meu caso não tem, portanto imagino que as rodas são livres (embora é uma excelente idéia colocar o bloqueio - hehe vou ter que vender alguma coisa para comprar isso !).
Amanhã de manhã estamos desmontando o tanque para limpar e resolver o problema do bocal que vaza. Depois será feito o teste com as rodas e o conserto da junta do diferencial. Vou aproveitar para inspecionar pinhão e coroa.
Ai ai como eu queria ter uma oficinaaaaa !
Valeu pelas dicas amigos, mas aposto como é rolamento e não cambio.
Uma pergunta - onde encontro gravado o modelo da caixa ?
andre_belem
03/03/2010, 20:58
(o fórum hoje não está moleza - toda hora caindo)
mais uma coisa - Leo - fiz o teste segurando as alavancas e nada. As minhas estão bem firmes. Com certeza não é esse o problema.
abratz
andre,
ainda bem que estão firmes, hehehe, mas não é isso não....
qdo vc coloca a mão nelas vc sente a vibração e se vc apertar uma contra a outra o barulho diminui....
abs
Martin Melcop
04/03/2010, 09:59
Cheguei uma epoca a usar uma espuma entre as alavancas
andre_belem
05/03/2010, 19:36
Bem, vamos aos fatos:
depois de um dia inteiro de testes com o diferencial e as rodas traseiras, e ainda usando um estetoscópio para garantir qualidade (não sei do que)...descobrimos que o ronco vinha mesmo dos "rolamentos" da roda. O esquerdo está bem judiado e o direito mais ou menos. O resto aparentemente está normal.
Descobrimos outras coisas (como um vazamento crônimo na mangueira do tanque) e vou postar outro tópico pois a coisa vai esquentar.
Abraços
Casa da transmissão4x4
05/03/2010, 19:45
Bem, vamos aos fatos:
depois de um dia inteiro de testes com o diferencial e as rodas traseiras, e ainda usando um estetoscópio para garantir qualidade (não sei do que)...descobrimos que o ronco vinha mesmo dos "rolamentos" da roda. O esquerdo está bem judiado e o direito mais ou menos. O resto aparentemente está normal.
Descobrimos outras coisas (como um vazamento crônimo na mangueira do tanque) e vou postar outro tópico pois a coisa vai esquentar.
Abraços
Que bom que vc descobriu o defeito, e terrivel a gente martelar a cabeça e não souber o defeito da um desespero tem hora....hahaha....
andre_belem
05/03/2010, 20:00
hehe melhor mesmo...mas ainda estou quebrando a cabeça (e o bolso !!)
Se alguém puder confirmar - são estes ??
"Para os veículos sem roda livre os rolamentos das rodas dianteiras são da marca SKF, ref. 32010 X/Q, ou Timken 32010X, são os mesmos rolamentos de roda dos furgões Fiat Ducato e utilizados na lateral da coroa de diferencial do furgão Mercedes MB 180D." (extraido do site jpx)
??
andre_belem
05/03/2010, 20:08
estava fuçando no forum - são esses mesmos ? os traseiros ?
pow - 250 latinhas ?
vou largar o emprego e ser fabricante de rolamentos hahaha
Martin Melcop
05/03/2010, 21:27
Dá uma ligada na murari e confirma.
andre_belem
07/03/2010, 17:02
Então Martin...fiz umas pesquisas por aqui. Mas preciso de uma segunda opinião de preço.
Preciso dos rolamentos traseiros. Gostaria de saber se alguém trocou recentemente, por qual modelo e qual foi o preço. Só para saber se estão querendo tirar o lucro de 2010 inteiro nas minhas costas.
Abraços
André
Martin Melcop
07/03/2010, 22:13
Andre,
Vc já se cadastrou no clubedojpx@yahoogrupos.com.br ?
Lá tem usuários que não participam aqui, eles tb podem te ajudar.
[]´s
andre_belem
08/03/2010, 07:51
então Martin...não é uma crítica, mas achei pouco produtivo o clube do jota. Parece que virou mais palco de venda por ali. Eu estou achando o 4x4brasil mais produtivo nesse caso.
Ô Andre,
lá tem várias pessoas que tem peças usadas e novas. Além daqueles que estão aqui mas que são mais frequentes por lá...e aí inclui aqueles que tem dicas de locais para compra de peças.
em relação ao rolamento, o ideal é tirar e ver se o novo é igual....mesmo nos eixos carraro sem roda-livre há diferença entre anos.
abs
Andre,
Recentemente troquei os rolamentos traseiros. O preço é bem salgado: em torno de R$ 220,00 os de primeira linha (SKF ou Thinken). Vc encontra uns genéricos por R$ 130,00, mas os que usei não duraram muito e logo apresentaram vazamentos.
Sandro - Brasília/DF
andre_belem
09/03/2010, 20:40
Para finalizar - nada de rolamentos problemáticos e sim, apenas a falta da velha e boa graxa rsrs
Descobri um mecânico muito bom, dono de um 4x4, então já sei com quem vou lidar daqui pra frente.
Abraços a todos.
boa notícia andre, so uma coisa: o jpx tem algumas características diferentes dos outros jipes (principalmente no motor e nos diferenciais). Então antes de levar o carro no mecânico, de uma estudada e pergunte para ver se tem algum macete.
abs
andre_belem
10/03/2010, 17:39
Pois é Leo...tirei a sorte grande porque o mecânico atual é jipeiro (Engesa). Tirando o fato dele ter sugerido de eu transformar o jota em um Rock Crawler (*risos*) e de usar calço de peroba no Engesa dele, o resto está tranquilo.
A lição de hoje foi: tirar as rodas e analizar o jogo da transmissão. Realmente não há nada errado com os rolamentos.
Também estou descobrindo os humores do sistema de arrefecimento e do motor. Aos poucos vou atualizando o blog (http://semeujotafalasse.blogspot.com).
Mais uma coisa - coroa e pinhão do jota: estão com uma leve folga que dá um !clank! quando eu troco de marcha. Vou começar a estudar isso para decidir. Alguma idéia da rapaziada do fórum ?
Abraços
netto mietto
10/03/2010, 17:46
andre as folgas podem ser as cruzetas e nao c&p.
andre, não sei se estou exagerando, mas se fosse c&p acho que já tinha quebrado tudo...esse "clank" pode ser folga nas buchas do triangulo. existe um triangulo de ferro na suspensão traseira (na dianteira tambem) que possui umas buchas que estouram com alguma facilidade. o ideal ali é adaptar uma substituição já que essas buchas não são resistentes.
abs
andre_belem
11/03/2010, 20:09
calma calma - Neto e Leo. Concordo que pode ser outra coisa, mas vamos lá. As buchas dos triângulos não são pois estão intactas e firmes. O carro está sobre cavaletes sem as rodas, então estou com livre acesso aos cardãs. Quando eu coloco a mão nos semieixos, viarando (antes de pegar para movimentar o eixo) tem uma folga. Não são os rolamentos porque eles estão firmes na posição, só realmente no "girar" que percebo a folga.
Mas as cruzetas parecem firmes também....por isso achei que poderia ser coroa e pinhão.
Mas vou revisar tudo e fotografar. Vou postar aqui.
Abração
PS: como posso saber que tipo de eixo eu tenho ?? as plaquetas já foram para o espaço. Não sei os modelos.
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