PDA

Ver Versão Completa : ?? ESTRALOS EM SUBIDAS (na reta)??



Jabis Carpaneses
13/02/2005, 15:50
" AMIGONS"

Minha Tranca não esta com a homocinética muito boa, (estrala bem pouco em curvas) porém desde a última trilha venho percebido estralos em subidas retas (MUITO INGRIME), o que pode ser?? homocinéticas?? diferencial?? ou outros detalhe?? :?

Em termos aparentes (barulhos) quais os sintomas de defeito na hormocinética interna ou externa????

Abraço!!!!

Ira
14/02/2005, 09:46
O Sibério (meu Niva) também estava dando uns estralos feios, principalmente em curvas. Achei que era homocinéticas mas, felizmente, eram apenas os pivôs da suspensão dianteira (superior e inferior). Troquei os dois, a um custo de $$ 85,00, e resolveu o problema.

[]

Ira

Jabis Carpaneses
15/02/2005, 00:50
É!!! o meu estrala tb em curva mas é pouco o pior é quando pego um subida bem forte (reta ou curva) ai parece a bateria de uma escola de samba.


Homocinética (junta elática) externa/ interna?? qual a diferença em termos de defeito???

Segue a foto da tranca (agora com Quebra mato + etribo.)

m.vinicius
15/02/2005, 05:53
jabis, não sei se é o caso, no meu isto acontecia, porque havia levantado um pouco a suspensão do bicho e a cruzeta do semi- eixo escapava um pouco de sua sede e provocava uma estalação louca. tive que abaixar um pouquinho. por acaso vc levantou a suspensão?

Eduardo Velo
15/02/2005, 18:34
Pela foto o Niva do jabis não está erguido ...
Jabis como estão as coifas das homocinéticas ??? , verifica bem , só olhando não se ve se tem algum rasgo . Fora isso tem o desgaste natural ...
Ergue o carro , e vira a roda com a mão em cima da homocinética se for ela vai perceber ...

[]s...

Jabis Carpaneses
16/02/2005, 00:22
É isso Ai Eduardo!!!

Vou erguer minha Tranca nesta sexta-feira, com os calços da Sarancar, ah uma das coifas é nova, mas o Mecânico tinha verificados todas (teoricamente né!)

Girando a Roda no alto, irei perceber estralos na homocinécica??

A hipótese de ser alguma engrenagem do diferencial moida é descartada??

[]´s

Eduardo Velo
16/02/2005, 12:10
Jabis - Girando vc percebe sim , fica com a mão sobre a homocinética e pede pra alguém ir girando a roda ...
Se for alguma engrenagem do diferencial , vc vai perceber que dá uma forçada no eixo , deslocando para o lado qdo as engrenagens trepam uma nas outras por faltar dentes , mas acho isso improvável , está parecendo ser homocinética mesmo , se andou por discuido com a coifa rasagada entrou sólidos misturando com a graxa e cria um abarsivo que come as esferas e tirando elas do caminho habitual .

[]s...

Jabis Carpaneses
22/02/2005, 01:15
É realmente era homocinética, TIVE que trocar as quatro pontas, pois o barulho na reta era a parte interna (câmbio) e o estralo em curva era a parte externa. Mas ta valendo coloquei as 4 pontas remanufaturadas e ficou com Mão de obra por 600 latinhas (com desconto é claro) fiz na MEC LAN no Tatuapé, a empresa tem 40 anos no mercado e os caras parece ser bom no assunto. (garantia de 6 meses).

ATÉ AGORA ESTA 100%

Bom depois de trocar a cor, de Preto fosco para branco, trocar a homocinética, regulagem, detalhes e detalhes, stribos, quebra mato, milhas, agora preciso fazer alinhamento entre as caixas e depois verificar o alinhamento dos cardans (na empresa de meu amigo) pois o vrum vrum depois dos 70km/h tá fod....

Ah detalhe neste final de semana subi a suspensão traseira sozinho e sem ferramenta adequada (na base do arame), mas a dianteira não consegui. (calços da bandeja e pivô) assunto para outro tópico.



Agradeço o empenho.


NOVA TRANCA, PRONTO PARA TRILHA
QUALQUEL COISA ME CHAME SP /ZL

Humberto Baldisseri
29/05/2005, 17:49
Amigos,eu estou com um problema parecido com esse.Eu levantei o meu Niva e depois ele começou a estralar a homocinetica,depois estourou uma.Eu troquei as quatro e o meu Niva continuou a estralar.Eu levei o Niva no Albino Donatti e ele disse que tinha resolvido o problema,só que nao resolveu,o meu Niva continua estralando a homocinetica na reta e nas curvas.O que eu faço?

quimico2
30/05/2005, 13:48
Humberto :

Ao erguer a suspensão, vc altera o angulo do cardan em relação a cruzeta ... Se ergueu muito a suspensão, a cruzeta irá trabalhar "enforcada" causando os estalos....

Pode ser isso,,,,vale a epna conferir.

Giuliano Barbosa
07/02/2008, 15:43
Meu Niva também está fazendo estes estalos na subida (somente em 1a reduzida, subidas íngremes).
Meu meca detectou que a coifa do lado que está estalando está rasgada. É provável que seja a homocinética interna ou externa?
Pelo que andei lendo é melhor recondicionar do que comprar novas, certo?:pensativo:
Acredito que a homocinética se danificou devido ao estado da coifa, que custa 30 x menos :parede:

Girti
07/02/2008, 18:18
Meu Niva também está fazendo estes estalos na subida (somente em 1a reduzida, subidas íngremes).
Meu meca detectou que a coifa do lado que está estalando está rasgada. É provável que seja a homocinética interna ou externa?
Pelo que andei lendo é melhor recondicionar do que comprar novas, certo?:pensativo:
Acredito que a homocinética se danificou devido ao estado da coifa, que custa 30 x menos :parede:

Giuliano, pela sua descrição, o estrago das homocinéticas ainda é pequeno, então vou sugerir uma experiência que, no meu Niva anterior funcionou perfeitamente: inverta as homocinéticas, a esquerda para o lado direito e vice-versa. Isto foi feito em meu antigo Niva, quando ele tinha cerca de 140.000 Km e começou a estalar levemente. Após a inversão, rodei com ele até vendê-lo, aos 240.000 Km, sem trocar as homocinéticas (deve ser algum recorde, homocinéticas originais com 240.000 Km! rsrsrs). E elas não estavam estalando, quando eu o vendi!
Isto faz sentido, pois as homocinéticas gastam mais de um lado, o lado para o qual são forçadas quando andamos com o carro. O outro lado só é forçado quando andamos de ré, portanto está bem melhor. Ao invertermos o sentido de rotação, passamos a utilizar o lado "bom", com pouco desgaste, deixando o lado "ruim" para a marcha-à-ré.

[ ]s

Giuliano Barbosa
08/02/2008, 09:18
Giuliano, pela sua descrição, o estrago das homocinéticas ainda é pequeno, então vou sugerir uma experiência que, no meu Niva anterior funcionou perfeitamente: inverta as homocinéticas, a esquerda para o lado direito e vice-versa. Isto foi feito em meu antigo Niva, quando ele tinha cerca de 140.000 Km e começou a estalar levemente. Após a inversão, rodei com ele até vendê-lo, aos 240.000 Km, sem trocar as homocinéticas (deve ser algum recorde, homocinéticas originais com 240.000 Km! rsrsrs). E elas não estavam estalando, quando eu o vendi!
Isto faz sentido, pois as homocinéticas gastam mais de um lado, o lado para o qual são forçadas quando andamos com o carro. O outro lado só é forçado quando andamos de ré, portanto está bem melhor. Ao invertermos o sentido de rotação, passamos a utilizar o lado "bom", com pouco desgaste, deixando o lado "ruim" para a marcha-à-ré.

[ ]s

Amigo Girti, meu Niva está com 107Mkm originais e portanto sua preciosa dica tem tudo pra funcionar... isso que eu chamo de ajuda eficaz! Valeu mesmo. :concordo:
Quando concluir a inversão postarei aqui o resultado para compartilhar com os outros colegas do forum.

Mauricio Rossetto
11/02/2008, 19:28
Homocinéticas do Niva pra mim são coisas do passado hehehehehe.
Bem, eu tive todos os problemas acima até colocar as homocinéticas da kombi. Ficou 160,00 de torneiro mais duas homocinéticas e um semi-eixo que custaram 100,00 (usados em perfeito estado). De mão de obra mais 100,00 e me livrei desse problema por um bom tempo.

Marcio Rossetto
08/07/2009, 23:25
Mauricio , poderia explicar melhor sobre essa adaptação?

sds

Marcio :concordo: