PDA

Ver Versão Completa : S-10 amortecedor transversal



Bianor
13/02/2005, 12:17
Pessoal a S-10 cabine dupla sai com um amortecedor transversal que liga o topo do diferencial Dana 44, que já vem preparado para isso, com a longarina do chassi. A minha é cabine simples e não veio resolvi instalar um para ver no que dava e não é que melhorou bem.
As oscilações transversais são controladas pelas buchas dos feixes de mola, como elas tem uma folga de trabalho elas não resistem bem as solicitações transversais e a traseira sacode bastante, experimente pegar dois buracos um de cada lado espaçados por um metro ou mais! A frente passa mas a traseira sacode para um lado e outro e as vezes sai de lado.
Com o amortecedor transversal este problema reduz bastante.
O meu adquiri no consecionario chevrolet em Campos RJ e aparafusei uma parte na longarina e a outra soldei no topo do diferencial com solda elétrica, depois não se esqueça de trocar o oleo do diferencial por causa do calor da solda.
Acho que dá para instalar em outras pick-ups tambem é so dar uma adaptada se não der pra soldar no topo do diferencial deve se fabricar uma braçadeira apropriada.
Ah sim ainda existe um amortecedor horizontal na S-10 americana que serve para manter a aderencia das rodas traseiras nas saídas fortes.
Funciona freiando os movimentos de flexão e deflexão do feixe quando a roda tenta ir pra frente arqueia o feixe, depois ele vence a força da roda e empurra a mesma pra tras dai ela começa a quicar no chão, os gringos chamam de hop shock mas por aqui só vi numa Sonoma importada.
Sds

cristiano
13/02/2005, 14:11
muito bem observado... já tive duas S10 cabine simples e não sabia que a cabine dupla tinha isso...

Eu já percebi isso que você fala, pelo retrovisor dá até para ver a caçamba ir para os lados...

Quais seria a utilização desses artifício em outros veículos, como Jeeps por exemplo ?

Bianor
13/02/2005, 16:13
muito bem observado... já tive duas S10 cabine simples e não sabia que a cabine dupla tinha isso...

Eu já percebi isso que você fala, pelo retrovisor dá até para ver a caçamba ir para os lados...

Quais seria a utilização desses artifício em outros veículos, como Jeeps por exemplo ?

Tem algumas aplicações parecidas em Jeeps tanto com amortecedores como barras que limitam o curso do eixo transversalmente.

cristiano
13/02/2005, 22:42
Bianor, você diz as barras estabilizadores ? mas com amortecedores eu nao tinha visto...

Bianor
14/02/2005, 08:56
Bianor, você diz as barras estabilizadores ? mas com amortecedores eu nao tinha visto...

Voce pode utilizar barras para limitar oscilações transversais do eixo traseiro, parece que a OMP Racing tem algumas prontas entre em contato omp@ompracing.com.br a página deles é http://www.ompracing.com.br.
Sds

Wallace
14/02/2005, 10:07
Eu prefiro o uso de um amortecedor e não de barras, já que barras vão limitar o curso no fora de estrada e/ou piorar o desempenho no fora de estrada.
O amortecedor não.
Eu já tinha esta ideia, mas tem que ser um amortecedor adequado.
Eu pensava em usar um de direção.
Mas tem ainda que verificar se não da fim de curso aberto ou fechado.

cristiano
14/02/2005, 21:00
Wallace, eu acho que se o jeep tiver SPOA fica mais complicado achar um amortecedor, mas num que nao tenha nao deve ser dificil... sera que um de direcao daria conta ? Seria no topo da bola mesmo, como foi feita na S10 ? Para isso eu acho que seria melhor uns de direcao mais resistentes, como o da Toyota ou D20... :?

Walter L. L. Casitta
14/02/2005, 23:08
Pessoal esse amortecedor, não tem nada a ver com a barra estabilizadora, que é para diminuir a inclinação da carroceria. O amortecedor foi uma solução que a GM adotou na S10 Blazer depois que as molas traseiras foram redesenhadas.
Se é que me lembro, li na época (não lembro mais que ano foi) que basicamente falando o número de lâminas foi reduzido pra tornar a suspensão mais macia e a S10 Blazer passou a apresentar oscilações laterais. A GM então passou a instalar esse amortecedor. Não sabia que vinham nos picapes que diferente da S10 Blazer tem molas muito mais rígidas, pra cargas de 1 ton, e não oscilam tanto.
Cristiano, acredito que é perda de tempo e dinheiro instalar isso no seu CJ, principalmente se você pretende melhorar performance no Off-road ou em qualquer outro veículo que não apresentem o mesmo problema da Blazer, e agora pelo que estou vendo, das picapes também.

Wallace
15/02/2005, 01:05
Wallace, eu acho que se o jeep tiver SPOA fica mais complicado achar um amortecedor, mas num que nao tenha nao deve ser dificil... sera que um de direcao daria conta ? Seria no topo da bola mesmo, como foi feita na S10 ? Para isso eu acho que seria melhor uns de direcao mais resistentes, como o da Toyota ou D20... :?Porque fica mais dificil com SPOA?

Wallace
15/02/2005, 01:10
Pessoal esse amortecedor, não tem nada a ver com a barra estabilizadora, que é para diminuir a inclinação da carroceria. O amortecedor foi uma solução que a GM adotou na S10 Blazer depois que as molas traseiras foram redesenhadas.
Se é que me lembro, li na época (não lembro mais que ano foi) que basicamente falando o número de lâminas foi reduzido pra tornar a suspensão mais macia e a S10 Blazer passou a apresentar oscilações laterais. A GM então passou a instalar esse amortecedor. Não sabia que vinham nos picapes que diferente da S10 Blazer tem molas muito mais rígidas, pra cargas de 1 ton, e não oscilam tanto.
Cristiano, acredito que é perda de tempo e dinheiro instalar isso no seu CJ, principalmente se você pretende melhorar performance no Off-road ou em qualquer outro veículo que não apresentem o mesmo problema da Blazer, e agora pelo que estou vendo, das picapes também.Muitas vezes com feixe de molas temos um forte deslocamento lateral quando uma roda do eixo cai num buraco. A minha ideia é segurar estes movimento.
A rolagem da carroceria nomeu caso não é problema, mesmo porque muitas vezes ando com a barra estabilizadora dianteria desconectada.

Klendatu
15/02/2005, 06:02
Bem meu velho tinha uma Blazer e parecia um barco a deriva, a traseira ficava boba principalmente se passasse-mos em irregularidades um pouco mais rapido, sera que esses amortecedores resoveram mesmo esse problema?

Pra mim a única maneira de resolver os prpblemas de suspensão da s10 e trocando numa Ranger :mrgreen:

Bianor
15/02/2005, 11:01
Bem meu velho tinha uma Blazer e parecia um barco a deriva, a traseira ficava boba principalmente se passasse-mos em irregularidades um pouco mais rapido, sera que esses amortecedores resoveram mesmo esse problema?

Pra mim a única maneira de resolver os prpblemas de suspensão da s10 e trocando numa Ranger :mrgreen:

Prezado pelo que percebi do uso em minha pick-up ajuda bem, mas acho que no caso das S-10 o principal é a troca dos quatro amortecedores principais por rancho ou bilstein, erguer a frente na barra de trorsão, complementando com um novo batente da suspensão dianteira.
Infelizmente a S-10 sofre querendo parecer um automóvel na frente e um caminhão na traseira, culpa da GM e da maioria dos consumidores que aceitam comprar este problema! Acho que as coisas estã mudando e os produtos ficando melhores vamos esperar pra ver.

Klendatu
15/02/2005, 11:05
Eh realmente, a suspensão traseira e dianteira parecem falar linguas diferentes, mas parece que a GM não querer gastar muito com a s-10, ja se vão 10 anos e nada de se resolver , eh uma gambiarrinha atraz da outra.

Bianor
15/02/2005, 11:25
Pessoal esse amortecedor, não tem nada a ver com a barra estabilizadora, que é para diminuir a inclinação da carroceria. O amortecedor foi uma solução que a GM adotou na S10 Blazer depois que as molas traseiras foram redesenhadas.
Se é que me lembro, li na época (não lembro mais que ano foi) que basicamente falando o número de lâminas foi reduzido pra tornar a suspensão mais macia e a S10 Blazer passou a apresentar oscilações laterais. A GM então passou a instalar esse amortecedor. Não sabia que vinham nos picapes que diferente da S10 Blazer tem molas muito mais rígidas, pra cargas de 1 ton, e não oscilam tanto.
Cristiano, acredito que é perda de tempo e dinheiro instalar isso no seu CJ, principalmente se você pretende melhorar performance no Off-road ou em qualquer outro veículo que não apresentem o mesmo problema da Blazer, e agora pelo que estou vendo, das picapes também.Muitas vezes com feixe de molas temos um forte deslocamento lateral quando uma roda do eixo cai num buraco. A minha ideia é segurar estes movimento.
A rolagem da carroceria nomeu caso não é problema, mesmo porque muitas vezes ando com a barra estabilizadora dianteria desconectada.

Bom na oficina de molas onde estive quando fui retirar a mola de carga do feixe traseiro o dono tinha um jeep e estava instalndo um amortecedor transversal nele.
Achei a foto em anexo que mostra um suporte preso no diferencial, quem sabe ajude.

cristiano
15/02/2005, 21:01
Wallace, eu acho que se o jeep tiver SPOA fica mais complicado achar um amortecedor, mas num que nao tenha nao deve ser dificil... sera que um de direcao daria conta ? Seria no topo da bola mesmo, como foi feita na S10 ? Para isso eu acho que seria melhor uns de direcao mais resistentes, como o da Toyota ou D20... :?Porque fica mais dificil com SPOA?

Porque teria que arrumar um com curso muito grande... e tem pouco espaço num CJ lá embaixo...

cristiano
15/02/2005, 21:03
Bem meu velho tinha uma Blazer e parecia um barco a deriva, a traseira ficava boba principalmente se passasse-mos em irregularidades um pouco mais rapido, sera que esses amortecedores resoveram mesmo esse problema?

Pra mim a única maneira de resolver os prpblemas de suspensão da s10 e trocando numa Ranger :mrgreen:

Prezado pelo que percebi do uso em minha pick-up ajuda bem, mas acho que no caso das S-10 o principal é a troca dos quatro amortecedores principais por rancho ou bilstein, erguer a frente na barra de trorsão, complementando com um novo batente da suspensão dianteira.
Infelizmente a S-10 sofre querendo parecer um automóvel na frente e um caminhão na traseira, culpa da GM e da maioria dos consumidores que aceitam comprar este problema! Acho que as coisas estã mudando e os produtos ficando melhores vamos esperar pra ver.

A 4rodas fez um comparativo entre Ranger, S10 e Nissan e mostrou uma S10 com amortecedores Bilstein, e disse que está bem melhor... e falava que colocou na traseira redutores de atrito entre os feixes... O que será que eles colocaram ?

cristiano
15/02/2005, 21:06
Pessoal esse amortecedor, não tem nada a ver com a barra estabilizadora, que é para diminuir a inclinação da carroceria. O amortecedor foi uma solução que a GM adotou na S10 Blazer depois que as molas traseiras foram redesenhadas.
Se é que me lembro, li na época (não lembro mais que ano foi) que basicamente falando o número de lâminas foi reduzido pra tornar a suspensão mais macia e a S10 Blazer passou a apresentar oscilações laterais. A GM então passou a instalar esse amortecedor. Não sabia que vinham nos picapes que diferente da S10 Blazer tem molas muito mais rígidas, pra cargas de 1 ton, e não oscilam tanto.
Cristiano, acredito que é perda de tempo e dinheiro instalar isso no seu CJ, principalmente se você pretende melhorar performance no Off-road ou em qualquer outro veículo que não apresentem o mesmo problema da Blazer, e agora pelo que estou vendo, das picapes também.Muitas vezes com feixe de molas temos um forte deslocamento lateral quando uma roda do eixo cai num buraco. A minha ideia é segurar estes movimento.
A rolagem da carroceria nomeu caso não é problema, mesmo porque muitas vezes ando com a barra estabilizadora dianteria desconectada.

Bom na oficina de molas onde estive quando fui retirar a mola de carga do feixe traseiro o dono tinha um jeep e estava instalndo um amortecedor transversal nele.
Achei a foto em anexo que mostra um suporte preso no diferencial, quem sabe ajude.

Show de bola, você poderia perguntar de qual carro é o amortecedor que eles colocaram lá ? Agora ele escolheu esse lugar, acredito eu, pelo curso do amortecedor que ele escolheu... ate aproveitou o parafuso da tampa do diferencial e botou um grampo do outro lado...

Walter L. L. Casitta
15/02/2005, 21:22
Bianor,
Afinal, essa foto é de que ou de que carro? Jipe não parece que é.

Bianor
16/02/2005, 00:03
Bianor,
Afinal, essa foto é de que ou de que carro? Jipe não parece que é.
Esta foto era uma opção de não soldar um suporte no diferencial, serve de ilustração apenas do que se pode fazer com uma braçadeira e os parafusos da tampa traseira do diferencial ok.

Bianor
16/02/2005, 00:07
Pessoal esse amortecedor, não tem nada a ver com a barra estabilizadora, que é para diminuir a inclinação da carroceria. O amortecedor foi uma solução que a GM adotou na S10 Blazer depois que as molas traseiras foram redesenhadas.
Se é que me lembro, li na época (não lembro mais que ano foi) que basicamente falando o número de lâminas foi reduzido pra tornar a suspensão mais macia e a S10 Blazer passou a apresentar oscilações laterais. A GM então passou a instalar esse amortecedor. Não sabia que vinham nos picapes que diferente da S10 Blazer tem molas muito mais rígidas, pra cargas de 1 ton, e não oscilam tanto.
Cristiano, acredito que é perda de tempo e dinheiro instalar isso no seu CJ, principalmente se você pretende melhorar performance no Off-road ou em qualquer outro veículo que não apresentem o mesmo problema da Blazer, e agora pelo que estou vendo, das picapes também.Muitas vezes com feixe de molas temos um forte deslocamento lateral quando uma roda do eixo cai num buraco. A minha ideia é segurar estes movimento.
A rolagem da carroceria nomeu caso não é problema, mesmo porque muitas vezes ando com a barra estabilizadora dianteria desconectada.

Bom na oficina de molas onde estive quando fui retirar a mola de carga do feixe traseiro o dono tinha um jeep e estava instalndo um amortecedor transversal nele.
Achei a foto em anexo que mostra um suporte preso no diferencial, quem sabe ajude.

Show de bola, você poderia perguntar de qual carro é o amortecedor que eles colocaram lá ? Agora ele escolheu esse lugar, acredito eu, pelo curso do amortecedor que ele escolheu... ate aproveitou o parafuso da tampa do diferencial e botou um grampo do outro lado...

Eu não voltei lá para ver o que ele fez no jeep pois o cara eh muito careiro, mas a foto que mandei não é o que ele estava fazendo é apenas um exemplo que eu estava discutindo com ele de como fazer para prender o amortecedor no diferencial, no caso do Dana 44 da S-10 tem uma saliencia plana na parte de cima na qual eu preferi soldar. O da S-10 original é aparafusado no diferencial.

cristiano
16/02/2005, 08:35
dá uma ligada lá como quem não quer nada... diz que também quer fazer no seu jeep.... eu estarei com os meus diferencias fora logo logo e vou pensar nesse suporte...

cristiano
16/02/2005, 13:10
Cristiano, acredito que é perda de tempo e dinheiro instalar isso no seu CJ, principalmente se você pretende melhorar performance no Off-road ou em qualquer outro veículo que não apresentem o mesmo problema da Blazer, e agora pelo que estou vendo, das picapes também.

Agora que vi sua mensagem...

Você acha que não melhora aquela oscilação que dá numa curva com um CJ ?? Eu acho que melhora sim...

Até que ponto atrapalharia num Off-road ? colocando um amortecedor com um curso bom...

Walter L. L. Casitta
16/02/2005, 13:48
Como é essa oscilação? Se for de inclinação, na minha opinião o amortecedor não vai resolver. Teria que ser uma barra estabilizadora com certeza.
No off-road. Esse amortecedor não melhora em nada, mas também não vai atrapalhar. Já uma barra estabilizadora atrapalha bem, mas poderia ser desconectada quando precisasse.

João Pedro
16/04/2005, 09:11
Bianor,
Prezado, é "eu" de novo.
O Edmir já havia me alertado sobre efeito da elevação da suspensão, e de minha pretenção na troca dos penus originais (na minha veio com as medidas 235/70/16),por outros de maior medida, sobre os freios.
Digo isto porque não sei o que poderá acarretar sobre o sistema ABS, que no meu caso veio nas quatro rodas. Eles funcionam muito bem, no asfalto, e já me tiraram de situações onde meu carro anterior (uma Blazer ano 2000), já teria perdido o controle.
Na sua experiência, a perda efetiva de qualidade (se ocorre) nos freios, no caso de uso no asfalto, valeria a pena a troca?

Bianor
16/04/2005, 10:59
Prezado Joao os seus pneus devem ser os 235x75R15 não é mesmo?
Se for aro 15 pode optar pelos 30x9,5R15.
Se forem aro 16 pode optar pelo 245x75R16 queé o que vem atualmente nelas.
A qualidade do pneu é mais importante que o tamanho deles eu utilizo p BF All Terrain que para mim é o melhor que temos por ai para uso misto.
Quanto a elevação da suspensão dianteira pela barra de torção, que é o mais simples e eficiente, voce vai ter de alinhar a suspensão dianteira e se acostumar com a frente um pouco mais alta. Agora se sua intenção fou um body-lift de umas 3" ai a coisa muda de figura!
Quanto a interferir nos freios acho que não acontece nada. Talvez ate melhore um pouco pois acaba minimizando a transferencia de peso para a frente quando freia. Acho que o seu ABS vai continuar a funcionar.
O Problema é o balanço da barca! Infelizmente para resolver esta questão só com novos amortecedores pode escolher Rancho ou Bilsten?

Wallace
17/04/2005, 13:30
Tem mais um milhão de marcas de amortecedores bons.
Se colocar Rancho, mas o RS 5000 não deve ficar bom como fica com o RS 9000 X que tem regulagem.

João Pedro
18/04/2005, 11:20
Bianor,
Bianor.

As medidas que agora vem na S10 (em certos modelos, como é o meu caso) são as, 235/70/16. Tentei com o revendedor autorizado da BFGoodrich mas ele me disse que não há correlação das medidas do All Terrain (que como vc mesmo disse são ótimos para uso misto, inclusive ganharam em um comparativo especializado americano) com às medidas que vieram com minha S10.
O curioso é que no conjunto reserva foram mantidas as medidas dos outros modelos, ou seja, 235/75/15.
Que vou mudar os amortecedores é certo.
No computo geral de indicações (e as melhores colhi aqui) dão como certas uma melhor performance da estabilidade com amortecedores de mehor ganho.
O Wallace indicou os HDS ou os Rancho, que até pelo preço de ambos entram com o fator custo/benefício em vantagem aos Bilsten )esses usados na S10 sertões).
Mas p levantar da suspensão é uma medida de auxiliar o trabalho dos amortecedores e evitar aquelas malditas raspadas de frente. Os pneus são uam incógnita devido a esta confusão de medidas.
Consultei à GM para trocar as rodas (coisa que não quero), optando pelo conjunto reserva - na totalidade - e ela se omitiu, dizendo que não era a configuração de fábrica (?).

Wallace
19/04/2005, 08:57
Sorry, mas os HDS também são usados nos sertões tanto em S-10 como em Trollers.

andretomasi
19/04/2005, 15:30
Cristiano, os "redutores de atrito" são peças colocadas entre os feixes de mola. Dá pra comprar pronto, importado.. no meu caso e muitos outros, no jipe usamos folhas de raio-x entre os feixes..

[ ]´s

Th Cerga
29/07/2005, 14:01
Que amortecedor devo comprar para fazer o mesmo na minha S10 ?
Existe algum recomendado pelo fabricante, e pelos amigos do forum ? Qual a melhor opção. Posso fazer isso em uma Blazer Executive tambem ?
Abraços

João Pedro
29/07/2005, 14:30
Este negócio de mortecedores, pneus e suspensão de S10 é matéria para editar um livro.
Peregrino à procura de pneus melhores daqueles que já veio na minha (Executive, 4x4, CDTDI - 2003). É como achar um político honesto!
Os BFGoodrich (tipo All Terrain) nem pensar. As medidas da minha são 235/70/16. Aconselharam-me os 245/70/16 (poucas boas marcas usam estas medidas). Porém...
Indo a uma concessionári (onde tem um conhecido na parte de atendimento) ele me passou estas tristes notícias.
1) Devo ficar com as medidas originais ou trocar pelas do conjunto reserva - 235/75/15. Neste caso teria de trocar as rodas e desfigurar o lay-out da picape. Isto, fora a prata na troca das rodas.
2) Quanto aos amortecedores. Indaguei na possibilidade de instalar amortecedores Bilstein ou os Rancho nela. Isto faria para melhorar a performance da suspensão, principalemente no quesito segurança.
O cara me disse que de nada adiantaria. Foi taxativo, disse que a S10 tem uma proposta singular, no sentido do conforto, e que a troca deveria que ser acompanhda de mudanças mais amplas na suspensão, pois, senão, os amortecedores não renderiam o que eu imaginava. Disse que a suspensão dela é realmente fraca para uma picape (4x4 só piora), por isto que mudanças exigem maior trabalho com efeitos nem sempre positivos nos pontos: consumo, estabilidade (como se pudesse piorar) etc.
Pneus 245/70/16 iriam "raspar" o cofre das rodas, portanto...
No entanto, ainda quero - e vou - trocar amortecedores e pneus (só falta me capitalizar para este embate), mas antes quero ouvir opiniões e vou a uma oficina especializada.
Aqui no Rio é meio difícil achar uma para este tema. No entanto, um colega do forum já me deu uma dica de uma oficina não muito longe de minha casa. Apesar dela não ser bem afeta ao que pretendo, irei lá para conversar.
Em tempo: O colega da concessionária não soube informar (ele acha que sim, ficou de argüir um engenheiro da GM) se a "Sertões" tem a suspensão diferenciada, além dos amortecedores, das S10 de outras séries.

Th Cerga
29/07/2005, 17:55
Grande...quero saber naquele lance de amortecedor transversal....qual amortecedor posso usar ?
Estou acertando um cara bom aqui em Jundiai para levantar a "mula" na barra de torção e outro cara para soldar os adaptadores no chassi e no diferencial....agora so resta saber qual amortecedor usar na adaptação da estabilidade ?

Wallace
29/07/2005, 20:45
João a S-10 usada nos Sertões não é uma S-10, mas um veiculo feito a mão com aparencia de uma S-10.
No mais o pessoal de autorizada não deve lhe ajudar muito.
Dificilmente eles vão lhe indicar algo que não seja original.
Prefira as opiniões de seus amigos jipeiros que vivem modificando seus veiculo.

Sobre a S-10 veja o texto abaixo que é do inicio de 2002, imagine o quanto avançaram em mais de 3 anos:

-----Mensagem Original-----
De: "Mario Esses" <m_g_esses@yahoo.com>
Para: <landrover@grupos.com.br>
Enviada em: Terça-feira, 8 de Janeiro de 2002 18:06
Assunto: [Land Rover] S10 - Sertões


...................... (retirado o texto).................

================================================== =====
Conhecendo a campeã

Quando a Chevrolet Rally Team surgiu no cenário do
rally off-road, em meados de 99, muitos não "botaram
muita fé". "S-10?!?! Esse carro não agüenta rally!!!",
diziam alguns. Primeiro veio a "Mad Max", uma S-10
americana, com motor V6, que, depois de uma
apresentação desastrosa no Rally Internacional dos
Sertões, terminou aquele ano como Campeã Geral da Copa
Dunas de Rally, vencendo todas as provas de que
participou, sob o comando de Luciano Cunha e Detlef
Altwig.

Mas a consagração das S-10 de corrida veio mesmo em
2000, quando os modelos a movidos Diesel passaram a
competir. Logo na primeira etapa da Copa Dunas, na
Serra da Canastra, Edio Füchter e "Costinha" levaram o
primeiro lugar geral, ficando à frente de modelos mais
potentes e potencialmente mais rápidos, como os
respeitados Mitsubishi Pajero. Começava-se a respeitar
a S-10. A cartada final veio mais tarde, no Rally dos
Sertões: Füchter, desta vez tendo Luís Tedesco como
navegador, conduzindo uma S-10 Diesel, assumiu a
liderança da competição já nos primeiros dias e, em
uma performance impecável, chegou a Fortaleza, destino
final do rally, com uma vantagem de cerca de uma hora
em relação ao segundo colocado (o "discutido" erro de
navegação da dupla na etapa final, alvo da briga
judicial entre a Chevrolet e Mitsubishi, que se
estende até hoje, é uma outra história). A S-10 havia
passado no teste...

Diante da curiosidade gerada pelo carro em 2000,
Planeta Off-Road foi atrás da Chevrolet Rally Team e
da Off-Limits, empresa responsável pela preparação das
picapes, e agora traz para seus leitores todos os
detalhes da preparação das S-10 de competição (que
inclusive serão comercializadas a partir deste ano).
Confira!

Chassis / Estrutura
O serviço de preparação das S-10 de competição é feito
em Belo Horizonte-MG, na indústria de autopeças TTM.
Ao chegarem da fábrica da GM, as picapes são
totalmente desmontadas e todas as soldas de
componentes incorporados às longarinas do chassis são
reforçadas. Na parte da frente, é introduzida uma
peça, no sentido perpendicular ao das longarinas, que
tem a função de travar as ponteiras das mesmas,
impedindo o seu "fechamento" nas condições severas a
que o carro é submetido em uma competição. Esta peça
servirá também como ponto de fixação do peito de aço,
feito com uma chapa de duralumínio com 6 milímetros de
espessura.

O chassis original da S-10 recebe várias novas peças,
fabricadas pela TTM exclusivamente para o modelo de
competição. Os suportes originais dos amortecedores
dianteiros são substituídos por outros, reforçados,
preparados para receber dois amortecedores por roda
(um que é fixado na balança superior e outro na
inferior). É adaptado ainda um suporte para o batente
hidráulico da suspensão dianteira (ver parte de
suspensão). Ainda na parte da frente, o carro recebe
uma peça que tem como função travar a carcaça do
diferencial à longarina e coxins especiais para a
fixação do motor ao chassis, com buchas de
poliuretano. Os coxins traseiros, da caixa de marchas,
também são substituídos. Protegendo o motor contra
impactos frontais, entra uma grade (quebra-mato),
ligada direto ao chassis, substituindo o pára-choques
original.

Na parte traseira, o chassis recebe pontos de fixação
para macacos hi-lift (modelo de macaco mecânico, de
grande confiabilidade e utilidade), e reforços nos
pontos de fixação dos feixes de molas traseiros. Os
pontos de fixação dos amortecedores traseiros (02 por
roda) também são feitos especificamente para a picape.
Além disso, o carro ainda recebe pontos de fixação
para os dois pneus reservas (na região onde seria a
caçamba) e pontos para apoio e fixação da gaiola de
proteção.

Aliás, a gaiola de proteção é um ponto que merece
comentário à parte. Desenvolvida de acordo com o
regulamento da Federação Internacional de
Automobilismo (FIA), a gaiola obedece a um "formato"
pré estabelecido e o material utilizado na construção
da mesma segue especificações rígidas deste
regulamento (espessura dos tubos, espessura das
"paredes" dos tubos etc.). A construção do arco
principal (ao fundo da cabine) e dos arcos laterais
(que ligam o principal ao chassis, na parte dianteira
da cabine) como "peças únicas", sem emendas, são
algumas das regras seguidas durante o desenvolvimento
da gaiola. Os "x" das portas podem ser construídos com
tubos mais finos, mesmo assim a TTM utiliza os mesmo
tubos de 45 mm usados no restante da gaiola também
nestas peças.

Todos os pontos de fixação da gaiola ao chassis
recebem buchas de poliuretano, de grande densidade,
com objetivo de dar maleabilidade (capacidade de
torção) ao conjunto. Na cabine, a estrutura da gaiola
é soldada à chamada "placa base", uma chapa de reforço
do assoalho, colocada também por força do regulamento
da FIA.

Suspensão
Todos os amortecedores originais da S-10 são retirados
e substituídos por amortecedores especiais, da marca
Bilstein, pressurizados, com regulagem da pressão do
nitrogênio, permitindo que o piloto possa ter um carro
mais duro ou mais macio, de acordo com o tipo de
terreno enfrentado. Cada roda recebe dois
amortecedores.

Na parte dianteira, a picape recebe ainda um batente
hidráulico, que tem como função absorver o peso do
carro - cerca de 1.750 kg - em situações de grande
impacto, como nos saltos, freqüentes em um rally, em
que os amortecedores normais atingem o fim do seu
curso. Desta forma, a peça, que na verdade é um
amortecedor com 04 polegadas de curso e 01 polegada de
diâmetro, amortece - hidraulicamente - a queda.

Na parte traseira, além da substituição dos
amortecedores, é retirada a mola de carga dos feixes
de molas originais, sendo mantidas as outras três
molas restantes em cada feixe.

Cabine
A cabine da S-10 sofre uma série de modificações para
se adequar ao regulamento da FIA, a começar pela
intrudução da gaiola interna de segurança, já citada
anteriormente. Os bancos originais são retirados e
substituídos por modelos de competição (no caso dos
carros da Chevrolet Rally Team, bancos da marca
Sparco). Para se ter uma idéia do nível de
detalhamento do regulamento, até mesmo o ângulo de
inclinação dos bancos em relação ao assoalho é pré
estabelecido e eles são afixados em suportes
construídos especificamente para tal finalidade. São
instalados também os cintos de segurança de
competição, com três polegadas de largura e cinco
pontos de fixação. A instalação dos pontos de fixação
dos cintos também segue normas rígidas quanto à
angulação em relação ao ombro dos tripulantes, entre
outras.

Toda a forração interna original do carro é retirada,
ficando apenas os tapetes de borracha. O assoalho
recebe a "placa base", em duralumínio. O vidro
traseiro é substituído por uma chapa de policarbonato,
assim como as janelas laterais, das portas de fibra de
vidro. O pára-brisa das picapes de competição é o
original do carro.

O painel de instrumentos original da S-10 é mantido,
porém fixado à estrutura da gaiola. Todo o circuito
elétrico do carro é refeito, eliminando-se os
componentes originais do carro de série não utilizados
no de competição. É mantida apenas a fiação necessária
para o acionamento dos instrumentos do painel
(velocímetro - com sinal digital da caixa de marchas
-, conta-giros e marcadores de temperatura,
combustível e pressão do óleo.

O interior da S-10 de corrida recebe ainda volante de
competição (Sparco, no caso dos carros da equipe),
sistema de segurança contra incêndio (tubulação
direcionada à cabine, ligada a um extintor de 4 kg,
que pode ser acionado de dentro ou de fora do carro),
chave-geral, e passa a abrigar o filtro de ar (ver
parte sobre motor).

Carroceria
Apenas a estrutura da cabine original da S-10 é
mantida nos modelos preparados para competição. Assim
como as portas, já citadas anteriormente, o capô, os
pára-lamas dianteiros e as laterais da caçamba são
substituídos por peças em fibra de vidro. O alívio de
peso conseguido pelas peças de fibra é compensado pelo
peso da parte estrutural do carro (gaiola, suportes e
reforços), o que faz com que o modelo de competição
tenha quase o mesmo peso do original (1.750 kg -
competição / 1.800 kg - original).

Pneus e Rodas
A S-10 de competição recebe pneus nas medidas
31x10,5x15, maiores que os do modelo de série. As
rodas podem ser de liga-leve ou de ferro. Estas
últimas são mais confiáveis, permitindo até mesmo, em
algumas ocasiões, que o piloto termine uma corrida com
o pneu "no osso". Em um caso semelhante, com uma roda
de liga-leve, a mesma certamente se quebraria.

Motor
O motor das S-10 de competição é o mesmo MWM 2.8
Diesel / turbo / intercooler que equipa os modelos de
série. Trata-se de um motor Diesel de alta rotação,
que desenvolve originalmente 132 cv. As picapes
comercializadas no mercado serão fornecidas com este
motor, em sua configuração original, ficando a
preparação por conta de cada piloto.

Segundo Pedro Barroso, Diretor da Off-Limits
consultado por nossa reportagem, a preparação dos
motores dos carros da Chevrolet Rally Team foi feita
pela própria MWM e envolveu basicamente regulagens. O
ponto da bomba injetora foi modificado e os bicos
injetores substituídos. Ainda segundo Barroso, são
utilizados nas picapes de corrida a turbina e o
intercooler originais da S-10, sendo que apenas este
último item é reposicionado, saindo da parte de baixo
do motor e passando para a frente do mesmo. Além
disso, a única modificação que o carro de competição
sofre é a passagem do filtro de ar - maior que o
original - para dentro da cabine, o que permite ao
motor "respirar" mais livremente, e o deslocamento da
bateria - original - para a parte de trás do carro,
ficando a mesma posicionada na região da caçamba, com
suporte afixado ao chassis. O sistema de arrefecimento
das picapes também é o original. Com esta nova
configuração, os carros da Chevrolet Rally Team chegam
a desenvolver 165 cv.

Câmbio
O mesmo câmbio NGV de 5 marchas que equipa os modelos
originais GM é utilizado pelas picapes de competição
(e será fornecido nos carros comercializados). Nos
carros da Chevrolet Rally Team, as marchas passam por
um reescalonamento, ficando com uma relação semelhante
à da S-10 V6 a gasolina. Este reescalonamento tem como
objetivo, principalmente, a obtenção de uma primeira e
de uma segunda marchas mais longas. A GM atualmente
estuda, junto à Eaton-Clarck, o desenvolvimento de um
câmbio nacional para a linha S-10, para substituir o
NGV (importado), mas a previsão é de que este câmbio
seja fornecido a partir de 2003 ou 2004.

Tração
No início do ano 2000, os mecânicos e preparadores dos
carros da Chevrolet Rally Team estavam optando por
substituir o sistema "eletro-vácuo" de engate da
tração nas quatro rodas e da redução - original de
fábrica - das picapes da equipe por um sistema
mecânico, acionado por alavanca. A picape de Edio
Füchter e Luís Tedesco, vencedora do Rally dos
Sertões, utilizava este sistema. O sistema original
foi testado nas últimas provas do Campeonato
Brasileiro de Rally Off-Road e mostrou-se bastante
confiável, enfrentando água, areia e diversas outras
situações sem apresentar problemas. Atualmente, o
sistema de alavancas foi abandonado e vem sendo
utilizado o sistema original, acionado por botões no
painel.

Freios
É utilizado o sistema de freios original das S-10 de
série nas picapes de competição.

Iluminação
O conjunto faróis / faroletes / lanternas das S-10 de
competição é o mesmo do modelo original de fábrica. As
picapes de corrida recebem apenas, por força de
regulamento, mais quatro lanternas (duas de ignição -
se acendem quando o veículo esta ligado - e duas de
freio - auxiliares), que ficam posicionadas acima do
vidro traseiro da cabine, presas à gaiola de proteção.


Segurança
Quase todo o sistema de segurança das S-10 de
competição já foi citado anteriormente. Além da
gaiola, construída com tubos de 45 mm de diâmetro, que
envolve todo o carro, são instalados ainda um sistema
de chave-geral, que corta instantaneamente todo o
circuito elétrico e que pode ser acionado de dentro ou
de fora do carro, e um sistema de extinção de
incêndio, também de acionamento interno ou externo,
que consiste em um extintor de 4 kg ligado a uma
tubulação dirigida à cabine, ao tanque e ao motor.

João Pedro
30/07/2005, 09:16
Grande Wallace.
Exatamente, concordo literalmente com o que vc expõe. Mas, há um detalhe, a "Sertões" a que me refiro é o modelo de série, as vendidas comercialmente pela GM, e não as exclusivas de competição e preparadas pela Off-Limits. E por falra nesta última, já tentei entrar em contato com ela mas nunca responde, os tels. que aparecem no site dela não estão atendendo. Dizem que ela se mudou para Santa Catarina, mas não há informações.
Meu interesse não era ter uma carro como a "Sertões" de competição (quem dera), porém dar mais confiabilidade à suspensão (acho, e tenho quase certeza, frágil e inconfiável), estabilidade e uma elevação (pouca) na altura da frente. Basta ver que ela esbarra facilmente em uma descida de uma calçada mais alta ou bate o fundo em uma passagem de erosão, em que situações que outras picapes tirariam de letra.
Quanto aos amortecedores fica a dúvida se é só trocá-los sem implementar outras - pequenas - modificações na suspensão. Sinceramente, acho meio estranho apenas elevar a suspensão pela barra de torção. Fico pensando se não ocorrerá um efeito negativo na já suspeita estabilidade dela.
O conhecido da concessionária é confiável, mas seus conhecimentos são limitados. E, acima de tudo, considero a experiência e conhecimento prático - de uso e vivência - da turma daqui bem mais confiável e a considerar do que as informações pasteurizadas da GM.
Aqui didrimi muitas dúvidas com vocês e acho a melhor fonte de informações para o assunto.
Acho que é por isto que eu continuo amando a S10 :parede: Rsss