PDA

Ver Versão Completa : Ranger - Tranco em mudança de aceleração.



Fábio.F
24/02/2010, 17:46
Olá amigos, é a minha primeira mensagem e gostaria de dizer que é um prazer participar deste fórum.

Recentemente adquiri uma Ranger 2005 2.8 CB 4x4 XlS, e é a minha primeira camionete.

Tenhos algumas dúvidas, pois para mim tudo é novidade, e conto com a ajuda de vocês.

1. Ao acelerar, por exemplo, quando passo num quebra-molas e começo a desenvolver o carro (antes de mudar de marcha), ou seja, o carro pegando velocidade, parece que dá um tranco, Isto é, a sensação que tenho é a seguinte. Parece que a transmissão não tá encaixada direito, quando piso e a potência descarrega, dá um "tum" lá trás, algo que parece que não tava encaixado direito e agora chegou no lugar. É um "tum" não de barulho, mas sim de sentir. É normal? Será efeito do torque?

2. Ao passar em quebra-molas ou virar a direção parado, costuma fazer um tec. Somente isso, "tec". Na suspensão da frente.

3. Uma pergunta prática. Eu tenho um barco, ao entrar com a carretinha e camionete na represa, não em rampa de concreto, ou seja, terra e barro, eu devo ligar o 4x4 hi ou low?

Obrigado!

rogeriomasih
24/02/2010, 19:07
1. Ao acelerar, por exemplo, quando passo num quebra-molas e começo a desenvolver o carro (antes de mudar de marcha), ou seja, o carro pegando velocidade, parece que dá um tranco, Isto é, a sensação que tenho é a seguinte. Parece que a transmissão não tá encaixada direito, quando piso e a potência descarrega, dá um "tum" lá trás, algo que parece que não tava encaixado direito e agora chegou no lugar. É um "tum" não de barulho, mas sim de sentir. É normal? Será efeito do torque?

ESTE TRANCO, APESAR DE SER ESTRANHO, É NORMAL. :concordo:


2. Ao passar em quebra-molas ou virar a direção parado, costuma fazer um tec. Somente isso, "tec". Na suspensão da frente.


É BOM VER ISSO EM UM MECÂNICO DE CONFIANÇA.

3. Uma pergunta prática. Eu tenho um barco, ao entrar com a carretinha e camionete na represa, não em rampa de concreto, ou seja, terra e barro, eu devo ligar o 4x4 hi ou low?

DEPENDE DO PESO DO BARCO E DA INCLINAÇÃO DA RAMPA. PARA GARANTIR (E ECONOMIZAR EMBRAGEM) EU USARIA O LOW.

VAI TESTANDO COM CALMA QUE VC PEGA A MANHA DO CARRO. COMEÇA TESTANDO COM A 2A REDUZIDA.

QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS POR AQUI.

PARABÉNS PELA COMPRA. :-D

SAPO-BOMBA
24/02/2010, 19:12
Descreve melhor esse barulho aí que vc citou... quando vc engata a marcha e acelera dá um tranco atrás?

Fábio.F
24/02/2010, 19:24
1. Ao acelerar, por exemplo, quando passo num quebra-molas e começo a desenvolver o carro (antes de mudar de marcha), ou seja, o carro pegando velocidade, parece que dá um tranco, Isto é, a sensação que tenho é a seguinte. Parece que a transmissão não tá encaixada direito, quando piso e a potência descarrega, dá um "tum" lá trás, algo que parece que não tava encaixado direito e agora chegou no lugar. É um "tum" não de barulho, mas sim de sentir. É normal? Será efeito do torque?

ESTE TRANCO, APESAR DE SER ESTRANHO, É NORMAL. :concordo:


2. Ao passar em quebra-molas ou virar a direção parado, costuma fazer um tec. Somente isso, "tec". Na suspensão da frente.


É BOM VER ISSO EM UM MECÂNICO DE CONFIANÇA.

3. Uma pergunta prática. Eu tenho um barco, ao entrar com a carretinha e camionete na represa, não em rampa de concreto, ou seja, terra e barro, eu devo ligar o 4x4 hi ou low?

DEPENDE DO PESO DO BARCO E DA INCLINAÇÃO DA RAMPA. PARA GARANTIR (E ECONOMIZAR EMBRAGEM) EU USARIA O LOW.

VAI TESTANDO COM CALMA QUE VC PEGA A MANHA DO CARRO. COMEÇA TESTANDO COM A 2A REDUZIDA.

QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS POR AQUI.

PARABÉNS PELA COMPRA. :-D

Rogério, obrigado pela resposta.

Abraço!

Fábio.F
24/02/2010, 19:30
Descreve melhor esse barulho aí que vc citou... quando vc engata a marcha e acelera dá um tranco atrás?

Não é barulho, e sim um "tum" que se sente ao acelarar. Não se chega a escutar.

É mais pronunciável, por exemplo, quando você arranca de primeira e o giro tá subindo, antes de colocar a segunda, ou seja, somente na acelaração, se sente um "tum" na trasmissão.

Eu acho que o motivo é o despejo do torque/potência de uma vez, pois é no nomento que vem a força do motor. Só quero saber se é normal. E pelo que o Rogério disse, deve ser normal mesmo.

Abraço!

eduardo1968
24/02/2010, 22:31
Olá amigos, é a minha primeira mensagem e gostaria de dizer que é um prazer participar deste fórum.

Recentemente adquiri uma Ranger 2005 2.8 CB 4x4 XlS, e é a minha primeira camionete.

Tenhos algumas dúvidas, pois para mim tudo é novidade, e conto com a ajuda de vocês.

1. Ao acelerar, por exemplo, quando passo num quebra-molas e começo a desenvolver o carro (antes de mudar de marcha), ou seja, o carro pegando velocidade, parece que dá um tranco, Isto é, a sensação que tenho é a seguinte. Parece que a transmissão não tá encaixada direito, quando piso e a potência descarrega, dá um "tum" lá trás, algo que parece que não tava encaixado direito e agora chegou no lugar. É um "tum" não de barulho, mas sim de sentir. É normal? Será efeito do torque?

2. Ao passar em quebra-molas ou virar a direção parado, costuma fazer um tec. Somente isso, "tec". Na suspensão da frente.

3. Uma pergunta prática. Eu tenho um barco, ao entrar com a carretinha e camionete na represa, não em rampa de concreto, ou seja, terra e barro, eu devo ligar o 4x4 hi ou low?

Obrigado!

1. Tranco normal que ocorre quando a tração (força) do motor, firma no fim do curso do disco de embreagem e passa pelo eixo cardã, cruzetas, chegando ao diferencial. E ocorre mais ao acelerar na 2ª marcha com um leve embalo.

2."Tec", dê uma olhada nos pivôs (se tem folga) e homocinéticas (se não estão com as coifas furadas). Isto vc pode fazer, erguendo numa rampa e com uma barra de ferro ou pé-de-cabra vai vendo se há folgas ou resíduos de graxa nas borrachas. Se não for, leva num mecânico.

3. Low

Seja bem vindo ao forum e te desejo sorte com sua picape.

Abs

Eduardo

Daniel.Shimomoto
25/02/2010, 02:46
Olá amigos, é a minha primeira mensagem e gostaria de dizer que é um prazer participar deste fórum.

Recentemente adquiri uma Ranger 2005 2.8 CB 4x4 XlS, e é a minha primeira camionete.

Tenhos algumas dúvidas, pois para mim tudo é novidade, e conto com a ajuda de vocês.

1. Ao acelerar, por exemplo, quando passo num quebra-molas e começo a desenvolver o carro (antes de mudar de marcha), ou seja, o carro pegando velocidade, parece que dá um tranco, Isto é, a sensação que tenho é a seguinte. Parece que a transmissão não tá encaixada direito, quando piso e a potência descarrega, dá um "tum" lá trás, algo que parece que não tava encaixado direito e agora chegou no lugar. É um "tum" não de barulho, mas sim de sentir. É normal? Será efeito do torque?

(...)

Fabio;

Acelera mais devagar. E quando trocar de marchas, solte o pé da embreagem e acelerar mais devagar que soltaria num carro de passeio. Ai não faz o "tec" que parece que é na transmissão mas na realidade é no cardã. As cruzetas agradecem!!!!

Abs!!!

DieselPower
25/02/2010, 12:46
Pode ser folga nas cruzetas...

Fábio.F
25/02/2010, 14:58
Olá amigos, obrigado pelas respostas.

Quanto ao "tum", eu sempre achei que era normal, só queria mesmo uma confirmação.

Quanto ao "tec", depois vou levar à oficina para ver o que pode ser.

Abraço a todos!

Edintruder
25/02/2010, 17:41
É tudo questão de costume. Por isso não gosto de emprestar a minha Ranger, pois o pessoal costuma trocar as marchas de forma brusca e faz muito isso aí que relatasses.
O "TEC" pode ser pivô ressecado...

rogeriomasih
25/02/2010, 18:51
tem como lubrificar pivô ou somente trocar?

Foxtrot
25/02/2010, 21:25
Observe esse "tum" com mais paciência... O tranco é normal geralmente acontece quando soltamos a embreagem na rapidez que fazíamos nos carangos à gasolina. Depois quando se pega o tempo certo ela vai suave..

No entanto caso esse tranco aumente aí pode ser o cardã refletindo desgaste do diferencial. Aconteceu comigo logo que comprei a barca. O cardã girava uns 45º fácil, fácil. Ao abrir o diferencial não deu outra: Os dentes pareciam giletes.

Parabéns pela compra. Desfrute.

Abs

rogeriomasih
25/02/2010, 23:03
No entanto caso esse tranco aumente aí pode ser o cardã refletindo desgaste do diferencial. Aconteceu comigo logo que comprei a barca. O cardã girava uns 45º fácil, fácil. Ao abrir o diferencial não deu outra: Os dentes pareciam giletes.

Era uma ranger? qual a km na ocasião? quanto custou o reparo?

CAFRUNI
26/02/2010, 11:36
Olá Rogerio,

Já descobriu a origem do "tec'?
A minha também passou a fazer este barulho (um pequeno estalo) que parece ser na suspensão. Ocorre ao passar por quebramolas - mas ,curiosamente , é intermitente - as vezes simplesmente desapareçe por dias...

Foxtrot
26/02/2010, 12:23
Era uma ranger? qual a km na ocasião? quanto custou o reparo?

Sim. Ranger CD 04 XLS 2.8 PS. Km 177.000. O reparo ficou na conta da loja após ameaças de ação na justiça, etc. Colocaram um diferencial novo, além do cardã e o restante do conjunto.

Mas se fosse particular ia uns 3000 mil réis tranquilo.


Abs

Edintruder
26/02/2010, 12:51
Cerca de 700,00 de peças e mais MO
Tem o kit de planetárias e satélites.

Fábio.F
26/02/2010, 16:38
Pessoal, na verdade é o seguinte, alguns não entenderam.

Existe um "tec" na suspensão que, por exemplo, ao passar num quebra mola faz exatamente um "tec" seco. Às vezes ao virar também, tipo manobra, com o carro parado ou estacionando. Nem sempre faz também.

Existe um segundo "tec" que é na mudança de marcha que, como disseram, vindo viciado de carro de passeio, ao fazer mudança rápida, acontece o barulho.

E existe um tranco que é um "tum" que se sente, mas não se houve, que não acontece na mudança de marcha, e sim, logo após, como por exemplo, chego no quebra mola e coloco primeira, passo ele. Acelero e coloco segundo. Ao soltar a embreagem suavamente e começo acelar, dá um "tum". Não é na hora da mudança e sim na aceleração, meu pé nem a embreagem tá.

No mais, o carro tem hoje somente 20.000 km rodados e é 2005. Peguei com 14.500km no início de Janeiro. Sendo assim, é um carro novíssimo. Garanto a vocês que não foi voltado. Era um carro que se rodava extemamente pouco. Eu fui abençoado em achar um carro assim :dance::dance::dance:

Daniel.Shimomoto
27/02/2010, 21:13
Pessoal, na verdade é o seguinte, alguns não entenderam.

Existe um "tec" na suspensão que, por exemplo, ao passar num quebra mola faz exatamente um "tec" seco. Às vezes ao virar também, tipo manobra, com o carro parado ou estacionando. Nem sempre faz também.

Existe um segundo "tec" que é na mudança de marcha que, como disseram, vindo viciado de carro de passeio, ao fazer mudança rápida, acontece o barulho.

E existe um tranco que é um "tum" que se sente, mas não se houve, que não acontece na mudança de marcha, e sim, logo após, como por exemplo, chego no quebra mola e coloco primeira, passo ele. Acelero e coloco segundo. Ao soltar a embreagem suavamente e começo acelar, dá um "tum". Não é na hora da mudança e sim na aceleração, meu pé nem a embreagem tá.

No mais, o carro tem hoje somente 20.000 km rodados e é 2005. Peguei com 14.500km no início de Janeiro. Sendo assim, é um carro novíssimo. Garanto a vocês que não foi voltado. Era um carro que se rodava extemamente pouco. Eu fui abençoado em achar um carro assim :dance::dance::dance:

Na suspensão eu não sei.

Mas quando da passagem de marcha, o tec é no diferencial e que quando se solta o pé rapidamente da embreagem ele faz mesmo.

Quer fazer o barulho do "tec" com a mão? Entra embaixo da Ranger, gire o cardã com as mãos com uma certa força. vc automaticamente ouvirá o tec.

O diferencial traseiro deve ser justo (não se consegue movimentar o cardã com as mãos) mas o dianteiro deve ter sim uma pequena folga.

Abs!!!

Daniel.Shimomoto
27/02/2010, 21:14
Cerca de 700,00 de peças e mais MO
Tem o kit de planetárias e satélites.

X2!!!!

Dana 35 é barato de manter.

Abs!!!

Lima5.3
28/02/2010, 08:44
Olá amigos, obrigado pelas respostas.

Quanto ao "tum", eu sempre achei que era normal, só queria mesmo uma confirmação.

Quanto ao "tec", depois vou levar à oficina para ver o que pode ser.

Abraço a todos!

Fabio bom dia!
Este tec pode ser tambem a barra estabilizadora, com a buchas desgastadas e os pivôs como já foi dito, se for as buchas é só trocalas.
E as pikups tem um jeito diferente de dirigir com relação aos carros convencionais, acelera com carinho e procura trocar as marchas no tempo que vc vai sentir a diferença.
Abs. Lima

Edintruder
28/02/2010, 11:09
Esse é o valor do kit dana 44-3 do diferencial traseiro. Paguei isso com o Sergio da Superpeças.

Fábio, se essa picape tem apenas 20.000km mesmo, então é muita questão de se acostumar com a caminhonete mesmo. Tem muita diferença para um carro, então te habitua com rangidos e batidinhas pequenas pois tem muita coisa pra fazer isso no sistema mecânico de uma picape... Rangidos e estalos na suspensão é também sintomas de falta de lubrificação em diversos pontos, que basta uma pulverizada de óle resolve.

Troller-a-vista
28/02/2010, 12:32
pulverizar oleo ?? jamais!!!

Se qr eliminar os ruidos, retire as peças, limpe-as bem, passa uma camada finissima de graxa com molibdenio coloque td de novo, retire o excesso, se possivel cubra com alguma coisa e seja feliz.

Ou nem isso faça.

Graxa, oleo, qqr coisa assim sempre, absolutamente, sempre, vai reter sujeira.

A sujeira rapidamente fica grossa e o atrito com a sujeira + peças, vira uma poderosa lixa capaz de literalmente comer uma peca de cromo, o que dira de aço!

Muitas vezes, os barulhos que escutamos é justamente a sujeira lixando as peças, a melhor coisa é fazer uma boa limpeza no local e só.

Lubrificar é uma questao de gosto e paciencia , pois rapidamente vai precisar limpar de novo.

Se o local for de apoio, ou tiver um atrito baixo, nem precisa por lubrificante. Apenas use lubrificante se tiver atrito 100% do tempo (rolamento, eixo, etc, se for algo q atrita qdo passa em buraco, ou um apoio de algo ou qqr coisa q digamos, nao vai esquentar o local com o atrito, vai sem duvida alguma sem lubrificacao, o estrago é menor, vale a dica: se ficar exposto, nao use lubrificacao. Agua, sujeira, terra, areia nao combinam com graxa).

Um bom exemplo disso é o cabo do freio de mao do uno. ha decadas é o mesmo sistema (mudou acho q em 2008 apenas pra ca), eh um cabo q fica preso nos ponto de contorno por umas arroelas. Com o tempo suja e só de andar fica fazendo barulho. é um inferno mesmo.

A propria FIAT coloca graxa branca (repele a agua mas adora uma poeira), pra melhorar, mas se choveu ou se pegou um pouco de poeira normal da cidade, em 10 dias ja ta barulhento de novo. O correto era limpar o local e só, mas todo meXanico vai la e poe mais graxa, pra td q eh lado.. vai ficando uma bola de areia isso que com 6 meses o troco é inteiro comido e nao tem mais outra coisa a se fazer do q trocar o cabo... Desde 2000 essa peca vem com um reforco de borracha pra aguentar mais tempo, outro dia eu tava de saco cheio de ver as porquices q fazem, resolvi eu mesmo limpar, deixar td brilhando, resultado? Nao faz barulho, nao chia, nem depois q chove..

No maximo jogar um wd40 se fizer um barulho e nao der pra limpar rapidamente (wd é uma porcaria mas ele eh finissimo e entra onde outros liquidos nao entrariam, ou seja, nao quero q ele lubrifique e sim LIMPE o contato), bem rapidinho q eh pra nao melar. Agora a cada 2 meses eu vou la e passo uma boa agua com sabao, td limpo e pronto.

neto oliveira
29/03/2010, 19:34
Minha ranger limit 2004/05 2.8 ta fazendo um "toc" na roda traseira quando vou sair ou quando faço uma curva devagar acentuada. Não tenho certeza se é da roda ou do diferencial, mas parece que a roda traseira tem uma especie de folga. A minha antiga ranger 2002 branca tambem fazia, as duas começaram a apresentar este "toc" a partir dos 60 mil km, lembrando que enfrento muito estrada de terra nas fazendas e as duas eu sou primeiro dono.
Alguem tem alguma dica?
abraço a tds...

Edintruder
30/03/2010, 00:38
Esse "toc" é a folga nos rolamentos traseiros. Por serem cônicos e pelo forma que são presos, eles não trabalham bem ajustados não. Com o tempo se acomodam e começam a fazer isso. Na minha Ranger fazia isso mesmo com os rolamentos novinhos...

neto oliveira
30/03/2010, 08:56
Vou mandar verificar, mas a roda nao fica desbalanceada, e somente um toc mesmo, entao nao adianta trocar o rolamento? tem alguma recomendação?
abraço a tds

agabraga
24/04/2010, 19:33
Olá amigos, obrigado pelas respostas.

Quanto ao "tum", eu sempre achei que era normal, só queria mesmo uma confirmação.

Quanto ao "tec", depois vou levar à oficina para ver o que pode ser.

Abraço a todos!
isto é a tubiana despejando mais força no motor.
é um soco no estomago que vc sente vao abrir o turbo

agabraga
24/04/2010, 19:39
isto é a tubiana despejando mais força no motor.
é um soco no estomago que vc sente vao abrir o turbo
agora quero saber da minha 4x4 que ta fazendo um barulho no cardan da traçao dianteira,
uns estralos é como se tivese esfera solta ,e com o carro parado engrenado faz o barulho e o cardan gira um quinto de volta.e na estrada faz um barulho como corente esbarando nos raios da bicicleta (marcha mal engatada )

huan
13/12/2010, 18:41
galera depois de 250mil km rodado meu ranger 3,0 2007 finalmente comencou da problema semana passada esquentou desculbri q bomba da agua quebrou 270r$ pila tampinha onde tirar ar montei um de torneiro de aco 12r$ depois desses pequenos problemas voltou normal firme forte acelera ate 190kmh pra cortar porem desde ontem carro comencou dando trancos tipo soco quando mais acelera ele diminue soco se andar devagar ele da tipo coise de cavalo o q seria ein alquem ja viu isso ajuda ai amigos, obs n tem sujeira no tanque bomba de combustive n deve ser pois na alta rotacao ele melhora tranco q seria ein?

Imperador!
13/12/2010, 20:05
O primeiro passo é você definir o "soco".
O segundo passo é você escrever melhorzinho pra gente poder entender o que você definiu.

Eu não entendi necas.

Walter L. L. Casitta
13/12/2010, 20:27
Cavalo da coice e não soco...

dudu83
13/12/2010, 21:26
nao entendi direito, mas revisa as crusetas eo diferencial..

Edintruder
13/12/2010, 23:03
Ela está engasgando o motor enquanto acelera?

Deivid/silveira
14/12/2010, 00:08
Amigo... vai ter que passar um scaner.

huan
14/12/2010, 09:25
desculpa e q sou gringo rsrsrs
entao cruzeta e novo troquei um de spacer ao 200mil km e diferencial n deve ser q eu abri ele ta tudo beleza ... negocio e parece ele ta engasgado mas so na faixa de 1500rpm a 3000rpm depois ele limpa e engasga bem menos na alta rotacao e quando vc bota na 5a marcha ai fica muito pior situacao

Imperador!
14/12/2010, 09:31
desculpa e q sou gringo rsrsrs
entao cruzeta e novo troquei um de spacer ao 200mil km e diferencial n deve ser q eu abri ele ta tudo beleza ... negocio e parece ele ta engasgado mas so na faixa de 1500rpm a 3000rpm depois ele limpa e engasga bem menos na alta rotacao e quando vc bota na 5a marcha ai fica muito pior situacao
Ah.... já mudou um pouco a história.
Seu problema é parecido com a desse sujeito aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=83105&page=2


Seu problema está no sistema de injeção. Mande verificar desde o pescador do tanque, passando pelas bombas de combustível até chegar nos bicos. Em algum ponto desses deve estar seu problema.
Só pra você ficar sabendo, ela também está falhando em alta, mas a potência do motor encobre a falha.

Quantos km tem o carro?
Pegou ela nova ou usada?
Como está a manutenção dela?

huan
14/12/2010, 09:49
carro tem 250mil km comprei ele 0km manutecao ja troquei cruzeta bomba de agua correira poliv revisei diferencial 2 limpeza de tanque resto e oleo e filtro cada 5mil km

Edintruder
14/12/2010, 11:17
Então está na hora de fazer a revisão de bomba, sistema eletrônico e bicos...

huan
14/12/2010, 12:11
e como e esse revisao de bomba e sistema de injecao?? carro de gasolina e limpeza de bico e troca de velas e carro diesel como funciona? tive outro 3.0 rodou 400mil km so troquei bomba de combustivel resto vendi ele com bom estado , agora esse parece mais fregil com apenas 250 mil km ja ta comencando aparecendo umas coizinhas e foda vamos torcer novo ranger chegar

Edintruder
14/12/2010, 12:35
o ideal é levar numa concessionária Ford ou alguma oficina especializada em injeção diesel. Pede pra passar no Scanner, pois isso pode ser apenas um sensor ruim.

NGDaniel
14/12/2010, 13:03
carro tem 250mil km comprei ele 0km manutecao ja troquei cruzeta bomba de agua correira poliv revisei diferencial 2 limpeza de tanque resto e oleo e filtro cada 5mil km



250.000 km e vc só teve esses problemas ????

O outro de 400.000 teve quais problemas ???


Depois falam que é um motor PROBLEMÁTICO... francamente...

Imperador!
14/12/2010, 17:59
e como e esse revisao de bomba e sistema de injecao?? carro de gasolina e limpeza de bico e troca de velas e carro diesel como funciona? tive outro 3.0 rodou 400mil km so troquei bomba de combustivel resto vendi ele com bom estado , agora esse parece mais fregil com apenas 250 mil km ja ta comencando aparecendo umas coizinhas e foda vamos torcer novo ranger chegar
Primeiro passo é entrar no www.mwm.com.br e procurar uma oficina autorizada na sua região.

Depois pedir pra passar um scanner no seu carro. Como o carro é eletrônico, pode ser algum sensor com defeito e acredite: qualquer defeitinho em sensor, se você não localizar, vai ficar com vontade de jogar o carro fora!

Se a parte eletrônica estiver toda ok, passe para a parte mecânica: bombas de combustível, tanque, filtro de combustível e bicos.

Carlos A. C. Azevedo
14/12/2010, 23:26
250.000 km e vc só teve esses problemas ????

O outro de 400.000 teve quais problemas ???


Depois falam que é um motor PROBLEMÁTICO... francamente...

Tem certeza que pode confiar nesse cara ai? ele mal sabe o que foi trocado ao longo desses anos.. 400.000 e só trocou "A BOMBA DE COMBUSTIVEL"
Simplesmente facil né...:parede:

Marco Aurélio R Guimarães
15/12/2010, 00:34
Olha gente, vale o registro do perrengue que passei com esses socos/coices/porradas/solavancos....
Chegava por volta de 2.500 rpm em quinta marcha e lá vinham os trancos. Fiz de tudo. Deste toda verificação de eletrônica, de bomba, de linha de combustível, tanque etc. Praticamente desmontei todo o motor da Ranger. Foram meses de busca e dinheiro com monta/desmonta, até que descobrimos... Um mexânico, ao trocar a corrente, provavelmente tentou ajeitar a posição do volante do motor com uma chave de fenda e acabou quebrando um dente da engrenagem. Como esses dentes ficavam praticamente escondidos na parte de trás do volante, só foi possível ver com o auxílio de um espelho. A falta deste dente prejudicava a leitura do sensor e ocasionava as falhas. Uma verificação no volante pode valer a pena se o kit de corrente foi torcado...
Abraços!

NGDaniel
15/12/2010, 06:56
Tem certeza que pode confiar nesse cara ai? ele mal sabe o que foi trocado ao longo desses anos.. 400.000 e só trocou "A BOMBA DE COMBUSTIVEL"
Simplesmente facil né...:parede:




O cara fala todo tosco pq é gringo, já vi outro post dele a algum tempo atras..

PY5KJ
15/12/2010, 07:40
Alô gurizada, como foi dito por alguns aqui, alguns sensores irão ocasionar essa falha no sistema. Se for a questão de dente, a falha seria em qualquer rotação.

A central irá revelar o problema...passe um leitor e veja quais são as falhas apontadas. Esse recurso e diferencial a demais pickups antigas, é que vale a pena o preço que pagamos...

Se isso só ocorre em movimento (p. ex 5a marcha, como foi dito) é algo relacionado ao conjunto motor/transmissão. Se parada acelerando levemente até que o motor atinja o giro máximo, teria que aparecer. Apesar de que, quando em 5a a rotação de 2500rpm aparecerá numa posição do acelerador, não sendo a mesma para as outras marchas e mudança de relevo ou carga no veículo. Creio que está faltando ao amigo uma perícia mais acurada por um bom mecânico que entenda o que está fazendo. Lembre-se, isso é uma máquina e as dominamos, não ao contrário. Tudo é uma questão de lógica.

Saudações


Marco

Edintruder
15/12/2010, 09:56
Esse tipo de falha ocorre em marchas mais longas justamente porque é a situação aonde o motor mais faz força. Nada a ver se é transmissão, pois se for na caixa ou diferenciais, tem que fazer barulho ou vibrar junto.

Paulo Reis
15/12/2010, 14:47
boa tarde, a minha dava socos e chutes , era o sensor da embreagem.

huan
15/12/2010, 16:07
Tem certeza que pode confiar nesse cara ai? ele mal sabe o que foi trocado ao longo desses anos.. 400.000 e só trocou "A BOMBA DE COMBUSTIVEL"
Simplesmente facil né...:parede:
bom se vc n confia fazer o q ne to no 6a ranger sei q to falando entao vc acha e impossivel rodar um ranger 400mil km? n sabia q esse motorzinho e tao fraco assim hahahhahaha e ja tive 6a ranger desde 2,5 2,8 a 3,0 to no 3 3.0 maior problema q acontece e bomba de combustivel !!!!isso posso te afirmar
e ja postei varios videos e mais tarde chegar em casa vou postar ums foto e video pra provar pra vc

huan
15/12/2010, 16:51
pra provar q n sou mentiroso vou botar ums foto q trocando diferencial de um ranger 2006 3,0 em fundo da casa temos um oficina de maquinas pesadas e um videozinho de atual 3.0
video
http://s18.photobucket.com/albums/b135/viajantedetempo/?action=view&current=Filme-1.mp4
fotos
http://i18.photobucket.com/albums/b135/viajantedetempo/IMG0102A.jpg
http://i18.photobucket.com/albums/b135/viajantedetempo/IMG0108A.jpg
http://i18.photobucket.com/albums/b135/viajantedetempo/IMG0107A.jpg
http://i18.photobucket.com/albums/b135/viajantedetempo/IMG0106A.jpg
http://i18.photobucket.com/albums/b135/viajantedetempo/IMG0105A.jpg
http://i18.photobucket.com/albums/b135/viajantedetempo/IMG0104A.jpg
e no finalzinho vai um brinde um futuro eixo q vou colocar no ranger rsrsrs brincadeira
http://i18.photobucket.com/albums/b135/viajantedetempo/IMG0158A.jpg
e uma camizinha de pistao de motor cumes 16000cc
http://i18.photobucket.com/albums/b135/viajantedetempo/IMG0161A.jpg

huan
15/12/2010, 17:08
250.000 km e vc só teve esses problemas ????

O outro de 400.000 teve quais problemas ???


Depois falam que é um motor PROBLEMÁTICO... francamente...
quebra de diferencial com mais de 459mil km quebrou cruzeta ,, n bem quebrou mas tava bem ruim ja comprei spacer e foi facil colocamos em quintal de casa rsrs q eu tenho mais raclamacao e bomba de combustivel e foda e acho e problema cronico filtro de ar desde novo todos eles com 4 a 5 mil km ja aparece algums mancha de oleo abasteco diesel 80% em oficina da empresa e ja fizemos revisao de 10mil km em 13dia de compra de carro hehhehehehhe vou tirar ums foto pra vcs ver amanha ja carreguei mais de 2443kg de chapa de aco no cacamba resultado na estrada carro nhem sente peso porem carroceria abril bico apareceu 2 fisura onde fica estribos
se eu lembrar mais problemas vou relatar depois

Marcelo-HPE
15/12/2010, 17:12
Digitando em Hebráico , não dá para entender !!! todos aqui temos que fazer curso desse idioma.

Edintruder
15/12/2010, 17:27
A Ranger é uma excelente picape pra asfalto, pois os problemas que elas costumam apresentar são típicos de uso em fora de estrada. Como eu pouco pegava rodovia, realmente a minha Ranger nunca chegaria aos 300.000km sem me dar muita manutenção.

Pequeno jr
15/12/2010, 18:46
A Ranger é uma excelente picape pra asfalto, pois os problemas que elas costumam apresentar são típicos de uso em fora de estrada. Como eu pouco pegava rodovia, realmente a minha Ranger nunca chegaria aos 300.000km sem me dar muita manutenção.

Não concordo muito, mas vai de como está a estrutura de cada viatura e peças utilizadas.

Desde que comecei a usar só peças originais tudo aquilo que me deu dor de cabeça no início nunca mais tive problemas. Nem de suspensão e nem nada, snedo que nem sei como defino meu uso .. mas é Rally, expedição, brincadeiras nas trilhas, dia a dia, viagens, fazendas, frete de família e ai vai.

Depois que comecei a fazer isso .. acabou a dor de cabeça e olha que agora nas ultimas provas do Rally foram fod#as !!!

Walter L. L. Casitta
15/12/2010, 19:03
A Ranger é uma excelente picape pra asfalto, pois os problemas que elas costumam apresentar são típicos de uso em fora de estrada. Como eu pouco pegava rodovia, realmente a minha Ranger nunca chegaria aos 300.000km sem me dar muita manutenção.

Isso acredito Edi. Acredito sim que a quebradeira acompanhe o piloto e não a viatura...

Marco Aurélio R Guimarães
15/12/2010, 20:08
Huan, confere o volante do motor e as duas circunferências dentadas. Não estou achando ou chutando. Tive esse problema e a solução só se deu com a descoberta deste dente. Tudo, absolutamente tudo foi visto, conferido, testado e medido. O problema só acabou quando descobriu-se o dente quebrado.
Abraço!

Pequeno jr
16/12/2010, 07:39
Quando eles falam de uma falha da Ranger no vídeo a 190km/h ... é o limitador de velocidade em funcionamento, mas não sei se eles entenderam isso.

huan
16/12/2010, 08:51
entao nosso uso e 40% de estrada de terra e 60% de asfalto problema de bomba de combustivel acredito tem muito a ver com poeira !!
e n posso reclamar de ranger nao pois se suber fazer manutencao n e tao caro assim nao bomba de agua 240r$ pastilha de freio 55 nakata rolamento de correia poliv 350r$ eu mesmo faco manutencao depois de 50mil km rodado ate hj to fazendo na nossa oficina de quintal mas vou ver dica de amigo sobre volante vou da uma confirida hj

Marco Aurélio R Guimarães
16/12/2010, 12:41
entao nosso uso e 40% de estrada de terra e 60% de asfalto problema de bomba de combustivel acredito tem muito a ver com poeira !!
e n posso reclamar de ranger nao pois se suber fazer manutencao n e tao caro assim nao bomba de agua 240r$ pastilha de freio 55 nakata rolamento de correia poliv 350r$ eu mesmo faco manutencao depois de 50mil km rodado ate hj to fazendo na nossa oficina de quintal mas vou ver dica de amigo sobre volante vou da uma confirida hj

Não sei se vou conseguir explicar huan... O volante é composto de duas camadas de dentes. A primeira fica mais a vista, em volta de toda a circunferência. A outra, fica atrás dessa, em outra circunferência menor. Essa é de difícil acesso para a visualização. Para não ter que desmontar tudo, procure posicionar um espelho daqueles de dentista e vá girando o volante, conferindo dente por dente...
Abraço!
Vou ver se consigo uma foto da peça hoje e posto aqui...

huan
16/12/2010, 18:45
Não sei se vou conseguir explicar huan... O volante é composto de duas camadas de dentes. A primeira fica mais a vista, em volta de toda a circunferência. A outra, fica atrás dessa, em outra circunferência menor. Essa é de difícil acesso para a visualização. Para não ter que desmontar tudo, procure posicionar um espelho daqueles de dentista e vá girando o volante, conferindo dente por dente...
Abraço!
Vou ver se consigo uma foto da peça hoje e posto aqui...

obrigado amigo hj ao tentar desmontar cambio pra volante descubrimos q calco de cambio ta solto sera q pode ser?

Marco Aurélio R Guimarães
16/12/2010, 20:02
obrigado amigo hj ao tentar desmontar cambio pra volante descubrimos q calco de cambio ta solto sera q pode ser?

Realmente não sei e não vou me aventurar a dizer aguma coisa porque não entendo muita coisa de mecânica. Os sintomas que a tua Ranger apresentam são iguais aos que a minha apresentavam, por isso postei a dica. Sofrí e gastei muito até achar o problema e espero poder ajudar para que você não passe pelo mesmo sufoco.
Hoje à tarde, tirei as fotos do volante do motor. Estão na máquina e mais a noite, quando chegar em casa posto aqui, o.k?

Abraço!

Marco Aurélio R Guimarães
16/12/2010, 21:40
Caro Huan:
Estão aí as fotos prometidas. Onde há pintura branca, havia um dente...
Abraço!

huan
16/12/2010, 23:46
po amigo com esses foto ajuda demais ein obrigadao mesmo vou ver amanha mesmo vou desmontar pra ver valeu depois volto pra contar q deu

Marco Aurélio R Guimarães
17/12/2010, 01:06
Espero realmente que ajude a localizar o problema. Sei de alguns Trollers que tiveram o mesmo problema e a causa era essa também. Como já disse, penei para achar o problema. Foram meses, testando bomba, limpando bicos, trocando módulo, sensores, limpando linha de combustível, filtros, verificando tudo o que poderia se imaginar. O problema foi achar alguém com saco para chegar nessa parte do volante do motor, que é praticamente impossível de visualizar sem desmontar...
Pode até não ser esse o problema. Aí você elimina mais um. Mas pode ser que seja, aí resolve o problema.
A minha perdeu rendimento, dava uns estorinhos pelo escape em lenta, no ponto morto, soqueava em quinta marcha por volta dos 100 km/h, pé alto, sem acelerar e só parava quando jogava uma quarta e pisava. Só que aí fumaceava além do normal e voltava o problema novamente em quinta marcha. Alguém poderia imaginar que era isso? Não mesmo! Por isso foi feito tudo na parte eletrônica e de combustível, antes de se achar esse volante banguela...
Abraço!

Pequeno jr
17/12/2010, 08:35
Esse problema entra naquele lema de que Scanner nem sempre resolve tudo. O mecânico tem que ter experiência para chegar numa conclusão dessas.

Haja dinheiro para vc ter chegado ao veredito final hein Marco?

Jera
17/12/2010, 08:53
boa tarde, a minha dava socos e chutes , era o sensor da embreagem.

Comigo tb aconteceu isso e foi só trocar o sensor da embreagem que voltou ao normal.
Se Nao for o dente quebrado do volante do motor, vai na Ford, paga 60 reais e manda o Mecanico passar o scanner pra ver se acha o problema.

Walter L. L. Casitta
17/12/2010, 09:00
Pra descobri um dente quebrado no volante o scanner não ajuda, mas um osciloscópio sim. Agora, o mecânico atentar para a necessidade de um osciloscópio é outra conversa...

Carlos A. C. Azevedo
17/12/2010, 23:07
bom se vc n confia fazer o q ne to no 6a ranger sei q to falando entao vc acha e impossivel rodar um ranger 400mil km? n sabia q esse motorzinho e tao fraco assim hahahhahaha e ja tive 6a ranger desde 2,5 2,8 a 3,0 to no 3 3.0 maior problema q acontece e bomba de combustivel !!!!isso posso te afirmar
e ja postei varios videos e mais tarde chegar em casa vou postar ums foto e video pra provar pra vc

Olha, vamo parando com a frescura ai, eu não disse nada sobre ranger não durar 400.000, mas olha, sinceramente, nao tenho nada contra ela, mas depois que eu passei 6 meses com uma, não gosto de passar nem perto, e olha que ela era 2.8 PS... tava totalmente moida... mas ai o cara chega.. diz que depois de 400000 km só trocou a bomba de combustivel... putz.

huan
18/12/2010, 21:04
Olha, vamo parando com a frescura ai, eu não disse nada sobre ranger não durar 400.000, mas olha, sinceramente, nao tenho nada contra ela, mas depois que eu passei 6 meses com uma, não gosto de passar nem perto, e olha que ela era 2.8 PS... tava totalmente moida... mas ai o cara chega.. diz que depois de 400000 km só trocou a bomba de combustivel... putz.
rsrsrsrs fica frio ai amigo
mas 2.8 q vc comprou era novinho?? pois ja aconteceu meu amigo compraram ex carro da nossa firma os fdp de revendedor voltaram 300mil km no painel cara!! nos passa carro pra frente assim chega 3 a 4 ano de uso quem pegar resto de lata velha kkkkk as vez e isso ne, e vou te dizer uma coisa acho 2,8 apesar mais fraco de potencia mas ele e mais robusta!!!

Carlos A. C. Azevedo
18/12/2010, 21:46
rsrsrsrs fica frio ai amigo
mas 2.8 q vc comprou era novinho?? pois ja aconteceu meu amigo compraram ex carro da nossa firma os fdp de revendedor voltaram 300mil km no painel cara!! nos passa carro pra frente assim chega 3 a 4 ano de uso quem pegar resto de lata velha kkkkk as vez e isso ne, e vou te dizer uma coisa acho 2,8 apesar mais fraco de potencia mas ele e mais robusta!!!

Olha, cara, era uma 2004, tava totalmente moida, pra ter uma ideia, dos 6 meses que ela passou comigo, foi uns 4 meses só parada... ela tava tão mole que mal conseguia sair do lugar...Mas olha, uma coisa boa era o ar dela... o motor podia até não ligar, mas o Ar era uma beleza:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

GiovanniP
19/12/2010, 16:23
Olha, cara, era uma 2004, tava totalmente moida, pra ter uma ideia, dos 6 meses que ela passou comigo, foi uns 4 meses só parada... ela tava tão mole que mal conseguia sair do lugar...Mas olha, uma coisa boa era o ar dela... o motor podia até não ligar, mas o Ar era uma beleza:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Pode pegar uma ferrari ou qualquer outro equipamento que se estiver moido, judiado e sem manutenção irá dar dores de cabeça, com toda certeza não serve de base para tirar qualquer conclusão sobre a qualidade do equipamento...

Carlos A. C. Azevedo
19/12/2010, 22:38
Pode pegar uma ferrari ou qualquer outro equipamento que se estiver moido, judiado e sem manutenção irá dar dores de cabeça, com toda certeza não serve de base para tirar qualquer conclusão sobre a qualidade do equipamento...

Olha, pra ter uma ideia, essa foi a que eu fiquei um tempo, mas eu também rodei em uma 2002, se não me engano era 2.5, olha, o carro era bom, mas a suspensão parecia uma manteiga... bem... depois que se anda em uma L200 com a barra de torção lá em cima, a maioria dos carros tem suspensão de manteiga... e olha que eu rodei na ranger um tempo antes de pegar a L200, pena que não deu pra rodar muito nesse carro..então não pude tirar muitas conclusões... mas, ranger pra mim, só se tiverem dando de gratis... fora isso... :putz:

PauloLimited
19/12/2010, 22:54
Olha, pra ter uma ideia, essa foi a que eu fiquei um tempo, mas eu também rodei em uma 2002, se não me engano era 2.5, olha, o carro era bom, mas a suspensão parecia uma manteiga... bem... depois que se anda em uma L200 com a barra de torção lá em cima, a maioria dos carros tem suspensão de manteiga... e olha que eu rodei na ranger um tempo antes de pegar a L200, pena que não deu pra rodar muito nesse carro..então não pude tirar muitas conclusões... mas, ranger pra mim, só se tiverem dando de gratis... fora isso... :putz:

Vixe, vc ta presisando andar numa Ranger boa, nada contra a L200 tenho uma e gosto muito dela, mas Ranger é Ranger, outro nível. Minha opinião.

Daniel Malta
09/01/2011, 20:49
Olá Huan, manda verificar o calço do motor. Pode estar quebrado e quando você acelerar dá um tranco.

Carlos A. C. Azevedo
09/01/2011, 22:42
Ja foi verificado o sensor da embreagem, se sim desconsiderem.., com é que ta o kit de embreagem? alguma mola deve ter se lascado.. e ai como que anda as investigações?

zoega
30/01/2012, 18:37
Ressucitando o tópico, a minha 2.8 2005 está com uma folga que me inconmoda bastante no cardã/diferencial traseiro... em uma situação em que vc acelera, depois tira o pé do acelerador (sem pisar na embreagem), dá um tranco notável e muito desconfortável...
Conversei com o mecânico e ele falou que poderia ver de abrir o diferencial e ajustar a folga da coroa/pinhão com calços, o que acham??

[]'s

zoega
01/02/2012, 11:09
Ninguém??

Andei em uma 3.0 de um amigo ontem, e é super justa, nem se percebe esses trancos...

srgrande
27/02/2012, 09:44
Ressucitando o tópico, a minha 2.8 2005 está com uma folga que me inconmoda bastante no cardã/diferencial traseiro... em uma situação em que vc acelera, depois tira o pé do acelerador (sem pisar na embreagem), dá um tranco notável e muito desconfortável...
Conversei com o mecânico e ele falou que poderia ver de abrir o diferencial e ajustar a folga da coroa/pinhão com calços, o que acham??

[]'s

No meu antigo Troller, abri os dois diferenciais, mas so precisei ajustar o traseiro.
Faca o servico em algum lugar que use a tabela da Dana e um "relogio" micrometro p ajustar a folga correta.
Nao se esqueca de usar o oleo indicado na traseira, p direnciais com LSD.

Imperador!
27/02/2012, 10:45
No meu antigo Troller, abri os dois diferenciais, mas so precisei ajustar o traseiro.
Faca o servico em algum lugar que use a tabela da Dana e um "relogio" micrometro p ajustar a folga correta.
Nao se esqueca de usar o oleo indicado na traseira, p direnciais com LSD.
Isso aí pode ser simplesmente o sensor de embreagem que fica no respectivo pedal...

NGDaniel
27/02/2012, 10:59
Isso aí pode ser simplesmente o sensor de embreagem que fica no respectivo pedal...


Se o tranco é na aceleração acho que vai ser diferencial mesmo... o tranco do sensor é mais na troca de marchas..

Weged Gomes
05/10/2013, 22:07
Na minha Ranger 2010 estava dando uns trancos de 2ª e 3ª marchas, fui na Ford e falaram que possivelmente era o cardan, levei pra casa e observei que o ar condicionado estava o dando uns estalos, levei em uma refrigeração, trocou o pressostato e o problema desapareceu.

Lissandro
04/01/2018, 23:50
Olá Huan, manda verificar o calço do motor. Pode estar quebrado e quando você acelerar dá um tranco.

eu imagino isso tambem calce do motor ou do cambio... minha ranger 3.0 powerstrok está do mesmo jeito o mecanico me fez trocar o diferencial spicer caricimo pq era o melhor e pah, tá do mesmo jeito dando soco ao acelerar e tirar o pé do acelerador...agora ou partir para os calces do cambio e do motor....espero que seja isso não aguento mais isso...

abraço a todos!

Danilo Garcia
30/07/2019, 19:49
Fala galera, bem?
Estou com um caso bem chato no meu carro.

Qdo estou na estrada em qqr marcha ou velocidade e cutuco o acelerador sinto um tranco com coloco e tiro o pé ou qdo tiro e coloco. Cardan ok sem folgas, cruzetas idem, aparentemente as buchas de facao e jumelos ok. Eu nao sei onde olhar, ta mto chato isso.

Em aceleraçao suave, qdo tiro o pé da uma cabeçadinha, qdo volto o pé outra cabeçada, se eu cutucar rapido o acelerador a cabeçada é grande.

Alguem teve esse problema?

Recentemente troquei embreagem, coloquei mwm original.

Obrigado
Danilo

Danilo Garcia
30/07/2019, 22:49
to com o mesmo problema e nao sei o que é.

Danilo Garcia
31/07/2019, 12:29
Galera, esse forum é demais! Resolvi o meu problema, desmontei o sensor da embreagem, limpei, lixei os contatos, e remontei no capricho! O curso da embreagem voltou ao normal, os solavancos que dava ao cutucar o acelerador em movimento sumiram, o 4x4low funcionando normal.

Recentemente troquei a embreagem por um nova original mwm, e qdo peguei o carro estranhei mto, pois o mesmo estava com o curso do pedal mto curto, engates duros, esses solavancos, estava desanimadasso. Fui 2x no mecanico que sangrou a embreagem e nao adiantou. O problema estava na montagem do sensor errada e no sensor extremamente sujo por dentro.
Hoje em dia o que diferencia os mecanicos é o capricho na montagem, porque soltar parafusos todos sabem.

Valeu pessoa, me ajudou mto ler sobre esse problema aqui!

proximo problema a resolver, descobrir pq ja é a segunda polia viscosa que trava acoplada...

abs!

RicardoFLN
31/07/2019, 13:57
proximo problema a resolver, descobrir pq ja é a segunda polia viscosa que trava acoplada...

abs!

Adianta pra nós aí, de que marca eram os acoplamentos, e em quanto tempo apresentaram problemas?

Sds.

cibin
31/07/2019, 17:46
Boa noite a todos! Onde fica mesmo o sensor da embreagem? Minha ranger tá com o problema dos '' socos'' na quarta marcha. Por quê acontece isso mais na quarta, coisa estranha, não?

marcelinhodamooca
12/09/2019, 15:47
Sensor fica embaixo do painel, onde fica os pedais de freio e embreagem, as vezes nao eh defeito, pode ser fio solto, ja aconteceu comigo,

lelecoseixas
22/06/2021, 07:46
bom dia Pessoal,

Possuo uma ranger v6 stx 1996. Ela vem dando uns trancos quando desacelera da 4 para a 3 marcha. Ela engrenada e em desaceleração ela dá esse tranco e depois quando a velocidade vai diminuindo ela começa dar umas cabeçadas, como se estivéssemos acelerando e desacelerando o pedal do carro rapido. O ponteiro do velocímetro começou a dá umas quedas do nada, e fica oscilando quando eu desacelero, na aceleração ele marca normal. Fui no sensor de velocidade que fica na transmissão e despluguei o conector. Feito isso ela paraou de apresentar esse tranco e cabeçadas mas o velocímetro parou de marcar. Gostaria de saber se realmente o problema é no sensor? Obrigado

Hugo Colombo
26/07/2021, 21:32
Ente Tum é no cardam devido as folga de engrenagem movimentação do feixe de mola, este TUM faz muito em rodovia quando vc est em 5º marcha levanta o pé do acelerador e pisa novamente.
Quanto ao estralo se for mesmo na suspeição dianteira tem que olha, mas ela costuma da um estralo no eixo traseiro que é normal o estralo é devido a tração positiva.

Anderson Charles
02/02/2023, 11:04
Galera, esse forum é demais! Resolvi o meu problema, desmontei o sensor da embreagem, limpei, lixei os contatos, e remontei no capricho! O curso da embreagem voltou ao normal, os solavancos que dava ao cutucar o acelerador em movimento sumiram, o 4x4low funcionando normal. Recentemente troquei a embreagem por um nova original mwm, e qdo peguei o carro estranhei mto, pois o mesmo estava com o curso do pedal mto curto, engates duros, esses solavancos, estava desanimadasso. Fui 2x no mecanico que sangrou a embreagem e nao adiantou. O problema estava na montagem do sensor errada e no sensor extremamente sujo por dentro. Hoje em dia o que diferencia os mecanicos é o capricho na montagem, porque soltar parafusos todos sabem. Valeu pessoa, me ajudou mto ler sobre esse problema aqui! proximo problema a resolver, descobrir pq ja é a segunda polia viscosa que trava acoplada... abs!

Grande Danilo, a minha 2.2 2017 está com o mesmo sintoma. Começou de um dia para o outro e está com toda mecânica 100% OK.
Será que é somente o sensor? Como pode o sensor da embreagem influenciar em tranco quando a embreagem não é acionada?