Conectar

Ver Versão Completa : Qual a melhor Optima ?

Elmer_Jeep
24/02/2010, 12:54
Considerando o nosso uso, viaturas 4x4 equipadas com guincho elétrico, compressor, faróis de milha. Qual seria o melhor modelo de bateria Optima ?

Me ofereceram aqui as seguintes opções:

OPTIMA RED 34/78 – 34R
OPTIMA RED 35
OPTIMA YELLOW D35
OPTIMA YELLOW D31A
OPTIMA YELLOW D51R

http://www.bateriasoptima.com.br/

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/optima_red.JPG

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/optima_yellow.JPG

Não entendo muita coisa desses números, se alguém puder comparar e informar agradeço.

[]'s

Cesar (ºlllº)
24/02/2010, 13:43
Cara posso estar enganado pois não sou nenhum expert, mas normalmente o que é importante nas baterias para uso off-road é o CCA, que mostra a capacidade que a bateria tem de descarga em ampéres a uma temperatura de -18º .

Ou seja, quanto maior o CCA maior é sua capacidade de descarga, que no nosso caso, guinchos principalmente, necessitam desta carga extra para o melhor funcionamento.

Neste caso as Yellow com 900 de CCA são as mais adequadas.

Valeu:concordo:
Título: http://www.4x4brasil.com.br/forum/clear.gif

Edilson Fabre
24/02/2010, 17:23
Elmer,

Entre Yellow e Red, Yellow é melhor para nossa aplicação, pois ela é de ciclo profundo - principalmente para o uso contínuo do guincho.
Os caras de campeonato de som automotivo só usam YELLOW.

No TJ temos duas:
No compartimento do motor, tem uma D34;
Dentro do carro tem uma D31.

É muita inguinorância nossa.... Só uma D34 já dá conta do recado....

Comprei direto da Heliar, que é representante Optima no Brasil.

Abraço,

Edilson

Edilson Fabre
24/02/2010, 17:33
Foto da D31 dentro do TJ.

rafaelfernandez
25/02/2010, 00:41
Qual o valor de uma "criança" dessas!?

[]´s
Rafael

CAVESO
25/02/2010, 00:43
Bacana o tópico e as infos!

MARCELOLUCHESI
25/02/2010, 09:34
Qual o valor de uma "criança" dessas!?

[]´s
Rafael

Oi Eu tambem estou namorando uma dessas para o Tj, Os Valores giram em torno de 780- 900 reais.

Mas Eu acho que depende do uso que você vai fazer, para guincho, uma Moura 110AH com 970cca é muito boa tambem e custa quase um 1/3 do valor da yellow. O Alternador influe bastante tb!.

MARCELOLUCHESI
25/02/2010, 09:39
Elmer,

Entre Yellow e Red, Yellow é melhor para nossa aplicação, pois ela é de ciclo profundo - principalmente para o uso contínuo do guincho.
Os caras de campeonato de som automotivo só usam YELLOW.

No TJ temos duas:
No compartimento do motor, tem uma D34;
Dentro do carro tem uma D31.

É muita inguinorância nossa.... Só uma D34 já dá conta do recado....

Comprei direto da Heliar, que é representante Optima no Brasil.

Abraço,

Edilson

Edilson tudo Bom?

Eu quero saber se com 2 baterias yellow, ainda quando você usa o guincho para desatolar o Jeep, se o ponteiro do voltimetro do painel cai e acende a luz check Gauge ou check engine? eu não lembro mais o nome da luz, mas certamente já aconteceu com vc quando tinha 1 bateria só.
Outra questão é se você trocou o ALTERNADOR por um mais forte?

Edilson Fabre
26/02/2010, 16:12
Edilson tudo Bom?

Eu quero saber se com 2 baterias yellow, ainda quando você usa o guincho para desatolar o Jeep, se o ponteiro do voltimetro do painel cai e acende a luz check Gauge ou check engine? eu não lembro mais o nome da luz, mas certamente já aconteceu com vc quando tinha 1 bateria só.
Outra questão é se você trocou o ALTERNADOR por um mais forte?

Mesmo somente com uma Yellow ligada, não cai nada, não acende nada. E tanto faz usar o guincho com o motor ligado ou desligado; obviamente vc não pode ficar 1 hora com o guincho acionado sem motor virando o alternador...

Alternador original do Jeep. Já medi a voltagem das baterias aqui na oficina e não deu alteração...

Realmente é outro nível de bateria.... E olha que no TJ estamos com Air Locker, compressor enchendo pneus, dois guinchos e outras "perfumarias"...

Abraço,

Edilson

MARCELOLUCHESI
03/03/2010, 10:10
E dai Edilson tudo tranquilo?

Segui teu conselho e acabei de Meter uma Optima Yellow no TJ tambem, vamos ver se é tudo aquilo mesmo que você fala:-D:-D:-D:-D:-D:-D.

A minha antiga era uma Bosh 70 fabricação 2004, e quando eu usava o Guincho, o voltimetro caia lá em baixo apagava a luz do painel e acendia o Check gauge/Engine direto. Tinha um medo desgraçado de quemair modolo ou algo do Genero!

A optima que comprei é a 34/75, de 870cca 55ap.

Um Abraço
Marcelo

MARCELOLUCHESI
03/03/2010, 10:14
Ops me enganei, é 34/78

gnecchi
03/03/2010, 21:05
Coloquei no Engesa a Yellow 31A, porque não tinha a opção da Red na época.

Pelo que li nos catálogos gringos a Red Top é a mais adequada para a nossa aplicação.

Além de serem baterias de ciclo profundo, podem trabalhar em qualquer posição. No meu caso a bateria está no local original, mas instalada em 45 graus.

[]s

MARCELOLUCHESI
03/03/2010, 21:40
Eu acho que você fez a escolha certa, o Edilson e eu pesquisamos bastante antes de comprar. Eu já houvi falar diferente, que a amarela era melhor para uso continuo, e recarregava mais rapido e a red era melhor para arranques. Mas no site fala quase a mesma, as duas são recomendadas para uso offroad.

Francisco Lomonaco
03/03/2010, 22:27
A Bateria OPTIMA vermelha é a mais indicada para os carros de uso off road.

http://www.optimabatteries.com/off_road/

http://www.optimabatteries.com/optima_products/redtop/index.php

"The OPTIMA® RedTop® high-performance AGM battery is the ultimate high-CCA starting battery designed to deliver the strongest 5-second ignition power for a reliable start-up every time. The RedTop will outperform and outlast traditional batteries in demanding cranking/starting applications. With unparalleled high power delivery and extreme resistance to the most common causes of battery failure, the RedTop is idea for trucks, SUV's, luxury cars, hot rods, off-road vehicles and other applications that require a leak-proof starting-only battery".

CAVESO
03/03/2010, 23:29
Se são iguais (vermelha e amarela), qual a diferença afinal além da cor? :parede:

Francisco Lomonaco
04/03/2010, 00:07
São iguais externamente, as cores são para facilitar a identificação delas.
A tecnologia usada é a mesma em todas elas.
A diferença está na estrutura interna, e com isso muda as características de como e quanto elas cedem as cargas, assim confere aplicações diferenciada para cada uma delas.
As amarelas são mais indicadas para carros que tem som, as azuis ideais para barcos e as vermelhas para caminhões, SUVs e também veículos off roads que foi a pergunta inicial.

fugger
04/03/2010, 08:44
Gostei de poder trabalhar em qualquer posição sem risco de vazamentos...

Quanto custam estas coisas? :pensativo:

[]´s

MARCELOLUCHESI
04/03/2010, 08:54
Eu já vi de 750 a 1.100 Reais.

fugger
04/03/2010, 08:57
Eu já vi de 750 a 1.100 Reais.

E onde acho isso?

[]´s

MARCELOLUCHESI
04/03/2010, 10:02
Procure em uma Loja especializada em baterias que revenda a Helliar, é a Helliar que representa a opitma para o Brasil, ou é o Grupo a qual pertence a helliar que representa a optima.

Pode procurar também no Mercado Livre.

Mas eu acho que em casas especializadas em Baterias consegue para você. Não é dificil.
Abs
Marcelo

Elmer_Jeep
04/03/2010, 10:14
Gostei de poder trabalhar em qualquer posição sem risco de vazamentos...

Quanto custam estas coisas? :pensativo:

[]´s

Me ofereceram os seguintes modelos e preços num revendedor em manaus:

BATERIA OPTIMA RED 34/78 – 34R = R$1230,00
BATERIA OPTIMA RED 35 = R$950,00
BATERIA OPTIMA YELLOW D35 = R$1370,00
BATERIA OPTIMA YELLOW D31A = R$1690,00
BATERIA OPTIMA YELLOW D51R = R$793,00

[]'s

fugger
04/03/2010, 10:15
Aqui tá mais em conta...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-136769763-bateria-optima-melhores-preco-yellowtop-e-redtop-confira-_JM

Mas é ML...

[]´s

MARCELOLUCHESI
04/03/2010, 10:22
Pois é, a Yellow D34/78 que está anunciada por R$ 889,00 ai no ML Eu paguei aqui na minha cidade R$ 900,00 eu acho que para mim valeu a pena pois não tive frete, mas consegui no maximo em 3 vezes no visa!

gnecchi
04/03/2010, 12:36
Comprei a minha com o Elthon aqui do fórum.
Ele é da oficina que faz o quadro Lata Velha do Luciano Huck.

Paguei em agosto/2009 R$900 na Yellow Top 31A + R$20 para ele entregar em casa :concordo:

Entrem em contato com ele... o cara é ponta firme:
ELTHON CASSINONI DE ALMEIDA
ban_elthon@hotmail.com (ban_elthon@hotmail.com)
cel: 77427364
nextel id: 11*65760

[]s

MARCELOLUCHESI
04/03/2010, 13:43
Pessoal estou com o certificado de garantia da Optima e vou escrever exatamente as sugestões de USO:

Bateria OPTIMA Yellow Top (partida e ciclo profundo):

* Veiculos de competição, sem um sistema de carga (gerador ou alternador) * Veiculos a diesel *Usos em audio de Veiculos * veiculos elétricos * Veiculos de Lazer com acessórios (refrigeradores, iluminação e etc) * Veiculos pesadas com equipamentos hidráulicos e acessórios similares.

Bateria Optima RED TOP

*Partida automotiva *veiculos de lazer, para uso em partida. * Veiculos pesados, nos quais a partida é uso primário. As Baterias RED TOP não são recomendadas para ciclos profundos, audio de veiculos, ou outras aplicações com grande número de acessórios. Defeitos nestas aplicações não são cobertos pela garantia.

Bateria Maritimas Optima Blue Top Duplo uso (partidas e ciclos profundos)

* Motores de popa e diversos aplicações marítimas, onde haja grande numero de acessório elétricos, deverão utilizar BLUE TOP equipamentos marítimos onde a partida seja a utilização principal.

Bom Pessoal é exatamente isso que está escrito no Certificado de garantia e serviço das Optimas BATTERIES.

ps. O Uso Entendam como desejarem
:wink:

MARCELOLUCHESI
04/03/2010, 13:49
No caso do Jeep, com acessorios e Guincho eletrico acho que tanto a RED como a Yellow Devem dar conta, porém eu optei pela Yellow por alem de partida, ela é de ciclo profundo.
Agora fica a duvida, a partida é melhor para o guicho? ou ciclo profundo?
Na duvida iria na amarela que comprende os dois.

Cesar (ºlllº)
05/03/2010, 10:24
Eu também acho que a yellow é mais adequada para o uso do guincho, que precisa de grande descarga elétrica e rápida recarga.

Com ralação ao que colocaram sobre a carga cair quando o guincho está acionado, isso não é normal :discordo:, ou a bateria já esta chegando ao seu final ou o auternador não esta funcionando bem.

Já vi no final do ano passado, um troller de um amigo fritar um guincho Work 15.000 :shock: na primeira vez que usou, simplesmente porque ele não estava com a bateria adequada para o guincho.

Na trilha vc fica na roubada por coisas simples assim.

Valeu.

MARCELOLUCHESI
05/03/2010, 10:43
Eu queria que o pessoal que tem essas baterias optima (red ou Yellow) Relatassem situações de uso para nós podermos fazer um comparativo na pratica com outras baterias. Para ver se realmente vale o custo/beneficio.

Eu acho que se você tiver lugar para colocar, uma Moura 110 diesel log da conta do recado. e custa quase 1/3 do Valor.

Eu Optei pela óptima em função do espaço do TJ (limitado no compartimento do motor). Achei a moura muito alta, os polos, principalmente o positivo ficavam muito próximo da lata.

Eu tenho 2 comparativos a fazer da Optima para uma bateria comum.

Primeiro a optima de 55ah que tenho, apesar de ser menor em todas as dimensões de uma BOSH 70Ah que substitui, ela (optima) é cerca de 30% ou mais pesada que a bosh 70ah. Ou seja mais material para armazenamento de carga suponho???

Segundo teste que fiz, é que com a bosh, eu dava a partida no jeep e o ponteiro do voltimetro caia.
Com a optima não acontece isso, porém a BOSH apesar de nunca ter me deixado na mão, era uma bateria velha já.

Elmer_Jeep
05/03/2010, 15:49
Vejam se aqui tem alguma informação interessante: http://www.offroaders.com/reviewbox/showproduct.php?product=218&cat=9

e se alguem puder traduzir seria legal.

[]'s

jeisonk
05/03/2010, 16:41
Vejam se aqui tem alguma informação interessante: http://www.offroaders.com/reviewbox/showproduct.php?product=218&cat=9

e se alguem puder traduzir seria legal.

[]'s

O google traduz legal textos elaborados, o problema é ler os depoimentos abaixo do texto principal, o pessoal não escreve de acordo (como é em qualquer lugar) e o google "não entende" e "supõe" um monte de coisas :mrgreen:

Link para a página traduzida:

http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.offroaders.com%2Frevi ewbox%2Fshowproduct.php%3Fproduct%3D218%26cat%3D9&sl=en&tl=pt&hl=&ie=UTF-8

[]'s

JCJ
05/03/2010, 17:57
Blz Elmer,

No inicio a idéia era usar duas baterias nacionais com isolador ! Depois analisando o custo de tudo, cheguei a conclusão de usar apenas uma porém mais forte !

Red - Bateria para partida (alta descarga por tempo pequeno)
Yellow - Bateria para partida e ciclo profundo.

Como vc citou guincho, compressor, luzes, etc... não tem nem o que pensar .... Yellow Top

Optei por uma D31A que é a maior disponível !!

:concordo:

[]´s
JCJ

FernandoCBS
18/05/2010, 18:59
Po pessoal esses revendedores daqui não sabem mais o que falam, ou nem eles sabem o que falar...

Perguntei a um revendedor do Mercadolivre, que atende nessa loja http://onesfer.com.br/
e ele me indicou a vermelha tambem...

Meu uso é "QUASE" que normau, é pra por em uma ranger diesel, ai ja não cabe a de 75, só vai caber as de 50 e 55 amarela, vermelha ou azul...
Tenho um sub de 10" (275 watts rms) em um modulo e um kit 2 vias em outro modulo...
Ando pouco com ela, de casa pro trabalho não da 2km, logo ela não carrega o que gastou para a partida... Nesse ponto ele fala que qualquer uma das 3 sera bom, pois elas carregam 3x mais rapido que as nacionais...

O problema é que queria uma de ciclo profundo pois uso a mesma bateria da viatura pra tocar um motor eletrico na pescaria...
Uma normal carregada da pra pescar o dia inteiro...

Estava quase comprando essa vermelha, pois um guincho e um motor eletrico é quase igual...

Agora com esse termo de garantia que o amigo postou ai volta tudo as duvidas...

Vou dar um pesquisada sobre essa azul, se ela aguentar as partidas da ranger acho que vai ser ela...

Abraços...

MARCELOLUCHESI
18/05/2010, 19:16
pode ir na amarela, a amarela é para isso mesmo!

MARCELOLUCHESI
18/05/2010, 19:22
É Exatamente o que o JCJ falou, para uso continuo no caso de som, a amarela é a mais indicada.

A Vermelha é para partida rápida, alta descarga de energia em curto tempo. Mas não é aconselhada para uso continuo. Eu tenho o termo de garantia delas e diz exatamente isso.

A Azul é para uso nautico.....da uma verificada nas respostas anteriores que tem a copia fiel do termo de garantia das baterias optima

FernandoCBS
18/05/2010, 20:39
Valeu Marcelo,

Eu ja tinha lido todo o topico, vou ver a de 55ah amarela, pois na ranger não cabe a maior pela altura, acredito que nem precisaria tmb...

Estava dando um olhada no site http://www.bateriasoptima.com.br/e vi na parte Aplicações, e na parte de baixo de cada especificação tem informações sobre garantia, e la fala que as amarelas de 75ah tem 24 meses de garantia e as outras 12...
Quanto as vermelhas se for uso em passageiro/camionete 36 meses...
E tem um modelo das azul que não tem cobertura de garantia se for usada em ciclo profundo...Essa ultima achei bens estranho, pois as baterias de uso nautico, geralmente são usados por ciclos profundos...

Por outro lado, estava pesquisando no google e vi varios relatos dos gringos utilizando a azul em veiculos preparado de trilha, justamente por se tratar de uma bateria feita pra uso prolongado pelos motores eletricos dos baros...

Se o preço por aqui fosse igual la até daria pra arriscar, pq se der problema seria o mesmo preço de uma bateria nossa...

Abraço...

PS: Vc é parente do Luchezi Adriano, el é membro do CATERVA, ele é advogado e mora em São Paulo...Tem sempre uns anuncios de venda dele la no forum de pesca...

MARCELOLUCHESI
18/05/2010, 21:00
infelismente não meus parentes proximos sao todos do sul do pais derrepente pode ser de bem distante