Conectar

Ver Versão Completa : Acabei de chegar e já com dúvidas no Willys

fabricio teco
24/02/2010, 12:47
É com muita satisfação que adentro neste fórum que muito visitei e gostei bastante. Espero poder ajudar e também receber ajuda, rsrs.

Bom enfim, o movimento jipeiro cresce muito em minha cidade e eu não poderia ficar de fora.

Fiz parte de uma das 8 equipes brasileiras na edição do Dakar 2009/2010 na Argentina com um Troller e uma F250. Foi uma experiência incrível.

Enfim, por conta disso acabei de adquirir um Jeep Willys 1974 com motor 4cc de opala. Como ainda não entendo muito da perte de mecância, e sim de navegação/ localização e estratégia, peço ajuda aos novos amigos, a fim de que eu possa sanar algumas dúvidas acerca do carro.

1 - a impressão que tenho é que o carro samba de um lado e de outro, quase como se tivesse vida própria. Temos que segurá-lo firme no braço para mantê-lo. Isso é normal aliado à falta de costume?

2 - o feixe de molas dele parece estar intacto, porém o carro é bem duro. O carro foi de trilha. Isso é também normalw

3 - finalmente, qual a primeira manutenção que devo fazer neste motor de opala 4cc de 3 marchas?

Desde já agradeço pela ajuda dos amigos e antecipo minha satisfação em estar aqui.

Forte abraços a todos.

Fabricio Monaco

Kim
24/02/2010, 12:57
Opa!
Comece verificando o cáster.
O que relata deve ser shimmy.

Abraços.

Kim.

Be Trindade
24/02/2010, 12:59
Conhece a oficina do Chapeu?! Ele é o guru de Cj's em niteroi!! alem de mecanica o cara sabe tudo de trilhas tb!!

fabricio teco
24/02/2010, 13:28
Muito prazer Kim.

Brigadão. Verificarei primeiramente o cáster.

Forte abraço.

fabricio teco
24/02/2010, 13:30
Fala Be. Prazer.

Blz. Vou levar a caranga até lá na oficina do Chapéu para verificar. Entretanto, quero de verdade aprender sobre a mecânica completa do Willys. Sei que vai demorar, mas chego lá.

Abração

Cesadriano Pereira
24/02/2010, 18:10
Bem vindo fabio aos apaixonados por jeeps adorei a parte de "1 - a impressão que tenho é que o carro samba de um lado e de outro, quase como se tivesse vida própria." é assim mesmo a primeira impressão ao dirigir um jeep mas é por isso que se apaixonamos . um abraço e boa sorte

Pablo.pinto2007
25/02/2010, 10:34
E não se engane não é só aí que você vai ter a sensação de que ele tem vida própria, às vezes, ele só vai pra trilha quando quer também... tem dias que ele não quer acordar e quando você insiste, com certeza, ele vai te deixar na mão....
O meu ainda não trabalha pro governo (daquela piada - depois eu conto), então ainda enfrenta as trilhas numa boa.

A piada é a seguinte:
"Um cara tinha uma fazendinha no interior e no meio do rebanho pequeno dele tinha um touro garanhão, dava conta de todas as vacas da propriedade e nunca falhava, nasciam filhotes bem classificados, dava conta até das vacas da vizinhança... aí ficou famoso, todos da região traziam suas vacas para o Touro cobrir... até que um dia um dos vereadores da cidade teve uma idéia de municipalizar o touro, a prefeitura compraria o touro e deixaria a disposição de todos os fazendeiros da cidade...
Aí o Touro foi comprado, mudou de endereço e a partir daí não queria mais saber de cobrir vaca nenhuma... foi aí que houve uma revolta na cidade e todos foram chamar o antigo dono... e o dono se explicou disse que não favia feito nada ao touro, mas se comprometeu a ir ter uma conversa com o Touro... chegou lá conversou com o Touro e o touro bem deitado no seu pasto tranquilo, desopilado.... se explicou, Pôxa antes eu trabalhava pr'ocê agora meu fi eu sou funcionário público."

É isso!

Abraços!

Leco1974
25/02/2010, 17:12
Alguém pode me dizer o que que fica melhor num CJ5 com motor Opala 4cc, direção hidráulica do Santana ou do Opala, pois o preço é muitissimo diferente e as opiniões se dividem conforme o modelo que o mecânico instala. O que se tem em casa geralmente é melhor (hehehe).Aguardo e obrigado.

Jacimar
26/02/2010, 07:13
Alguém pode me dizer o que que fica melhor num CJ5 com motor Opala 4cc, direção hidráulica do Santana ou do Opala, pois o preço é muitissimo diferente e as opiniões se dividem conforme o modelo que o mecânico instala. O que se tem em casa geralmente é melhor (hehehe).Aguardo e obrigado.

Bom dia prezado ! no meu CJ64 e no CJ58 da minha exposa, temos direção mecânica do Gol, fica muito bom ! mas um membro do fórum outro dia postou uma foto de um setor desse rachado no meio ! pode ser fragilidade ou serviço mau feito, mas parece que é consenso que o setor do opala é mais robusto, mas existem defensores ferrenhos do setor do Gol, com certeza é mais fácil de adaptar . . . quanto a hidráulica não deve ser diferente . . . uma abraço !

guto_udesc
26/02/2010, 11:24
Bom dia prezado ! no meu CJ64 e no CJ58 da minha exposa, temos direção mecânica do Gol, fica muito bom ! mas um membro do fórum outro dia postou uma foto de um setor desse rachado no meio ! pode ser fragilidade ou serviço mau feito, mas parece que é consenso que o setor do opala é mais robusto, mas existem defensores ferrenhos do setor do Gol, com certeza é mais fácil de adaptar . . . quanto a hidráulica não deve ser diferente . . . uma abraço !
Olá !

Eu também utilizo a direção mecânica do Gol bola a mais de 10 anos e não tenho nada para reclamar, nunca incomodou ! Esse ano troquei por uma nova do Gol geração III pois ganhei a peça de um amigo.

Se você utiliza seu CJ pouco (só para trilhas, por exemplo) acho que não vale o investimento de uma direção hidráulica. Minha opinião...

[]s

Marcelo Cunha
26/02/2010, 11:33
Opa!
Comece verificando o cáster.
O que relata deve ser shimmy.

Abraços.

Kim.

Fabrício, faça também de imediato uma revisão dos ítens de segurança, pois o jeep tem "vida própria" e aproveite para ver também as condições de todos os fluidos da viatura. Seja bem vindo.

fabricio teco
26/02/2010, 15:16
Amigos, muito obrigado pela receptividade de todos. Estou cada vez mais seguro da minha investida no Jeep. Quando participei do Raly Dakar, fomos a bordo de um Troller e uma F250 e o mecânico responsável, o Paulinho de São Paulo (o cara é fera), é quem "futucava" tudo. Até o diferencial teve que ser trocada na calada da madrugada no dia 02-10-2010 ainda na Rural, em Buenos Aires. eles trocaram brincando como se fosse um brinquedinho Lego. Então, quero finalmente aprender mesmo, pois pretendemos participar no final do ano da edição Dakar em Portugal.
Preciso ter bastante noção de mecânica, claro não digo ser um expert, mas uma breve noção já ajuda.
Por isso, vou continuar pertubando os amigos com as dúvidas, rsrs. Além de que quero dar continuidade na investida desse esporte maravilhoso, que é a trilha, junto com minha esposa.
Abs.

PredadorRJ
01/03/2010, 11:02
Bem vindo Fabricio.

Reforçando o que os amigos já disseram, o willys tem vida própria sim.
Esse "sambar" de um lado pro outro é o famigerado shimmy, e vc pode começar a tentar resolver dando uma checada geral no estado dos jumelos, feixes de mola, terminais de direção, alinhamento, balanceamento e verificar o ângulo de caster. Aqui no fórum, vc vai encontrar TUDO o que vc precisa pra lidar com sua viatura e deixa-la exatamente da maneira que vc quer, e personalizada pra vc! Vale muito à pena!!

Outra dica: dá uma catada pela net nos manuais do seu modelo, e nos manuais da própria Willys. Aqui mesmo no fórum tem alguns pra download. Procura também pra baixar a "mão na graxa", que era uma sessão sobre willys de uma extinta revista.

Forte abraço e felicidades com sua viatura. Ah, e parabéns pelo rally e boa sorte no próximo.

PredadorRJ
01/03/2010, 11:03
Bem vindo Fabricio.

Esse "sambar" de um lado pro outro é o famigerado shimmy, e vc pode começar a tentar resolver dando uma checada geral no estado dos jumelos, feixes de mola, terminais de direção, alinhamento, balanceamento e verificar o ângulo de caster. Aqui no fórum, vc vai encontrar TUDO o que vc precisa pra lidar com sua viatura e deixa-la exatamente da maneira que vc quer, e personalizada pra vc! Vale muito à pena!!

Outra dica: dá uma catada pela net nos manuais do seu modelo, e nos manuais da própria Willys. Aqui mesmo no fórum tem alguns pra download. Procura também pra baixar a "mão na graxa", que era uma sessão sobre willys de uma extinta revista.

Forte abraço e felicidades com sua viatura. Ah, e parabéns pelo rally e boa sorte no próximo.

fabricio teco
02/03/2010, 12:54
Bem vindo Fabricio.

Obrigado amigo.

Irei levar a caranga na oficina do Beto ou do Chapéu e acompanharei de perto os trabalhos. E tenho que fazer isso logo, não que o carro não esteja bem, precisa apenas ser ajustado, é que meus filhos agora só querem andar nele. É a maior curtição. Logo, não posso comprometer em nada a segurança, pelo menos, deles. Além de poder desfrutar da melhor maneira possível do prazer de dirigir um CJ5.
Abração.

RodrigoFagundes
02/03/2010, 13:50
1 - a impressão que tenho é que o carro samba de um lado e de outro, quase como se tivesse vida própria. Temos que segurá-lo firme no braço para mantê-lo. Isso é normal aliado à falta de costume?
Meu willys tem a suspensão modificada, o que o deixou muito alto, e tenho esses problemas também de estabilidade. Porém, verifique a direção no caso da hidraulica, e parte de suspensão. Fazendo isso melhorei muitoooo.
espero ter ajudado.

Will4x4
04/03/2010, 14:49
E essas barras estabilizadoras melhoram o shimmy ou nao tem nada a ver??

Rafaminc
04/03/2010, 15:37
E essas barras estabilizadoras melhoram o shimmy ou nao tem nada a ver??

As barras estabilizadoras ajudam a não deixar o carro torcer muito nas curvas, elas até podem acabar tendo uma pequena parcela de contribuição, dependendo de como estão as folgas da susp. do seu Jeep.
O meu problema de shimmy foi resolvido só trocando o setor original pelo do santana. Nem amortecedor de direção uso mais...
:concordo: