PDA

Ver Versão Completa : S-10 auto-blocante



Bianor
12/02/2005, 21:21
Pessoal a minha S-10 como as outras não vem com diferencial auto-blocante em contato com a Dana localizei uma das duas peças em estoque, que estava em Caichoeiro do Itapemirim e coloquei a caixa de satelites Trac-loc no diferencial dana 44. Realmente melhorou nas saidas de curvas, arranque em sinal, subidas de rampas, areia e lama nem falar. Não sei porque os "sabios" da GM colocam um motor com 34 kgf de torque com um diferencial "standad" uma pena pois temos de pagar para melhorar.

Nando
12/02/2005, 23:59
Quanto saiu essa belezinha?

cristiano
13/02/2005, 00:03
Tem alguma foto do antes?

Sua S10 é 4x2? porque se for deve ajudar um pouco, porque eu já tive duas S10 4x2 e patinava muito a traseira... melhorou isso?

Bianor
13/02/2005, 11:23
Tem alguma foto do antes?

Sua S10 é 4x2? porque se for deve ajudar um pouco, porque eu já tive duas S10 4x2 e patinava muito a traseira... melhorou isso?

Patina porque a traseira é leve o motor é potente e com a caixa de satélites standard qualquer diferença de aderencia de uma roda para outra transfere todo torque para roda que tem menos atrito. Uma maneira simples de observar isso é levantar num macaco uma das rodas traseiras ligar o motor engatar a quarta e soltar a embreagem. A roda suspensa vai girar e a outra em contato com o solo vai ficar parada.
Se voce levantar as duas rodas traseiras de um carro com autoblocante colocar em ponto morto, ao girar uma das rodas a outra acompanha o movimento.
Evidente se voce estiver num piso muito escoregadio as duas rodas vão patinar juntas ai só na tração 4x4.
Espero ter ajudado

Bianor
13/02/2005, 11:33
Quanto saiu essa belezinha?

Bom saiu por R$ 1.077,00 eu tenho um diferencial Dana 44 BA101274-1 MODELO 44-3 TIPO O/T RELAÇÃO 4.27 coloquei uma caixa de satelites Dana BA-202818 se precisar substituir os discos de fricção usar Dana BA-401245-X utilzar somente óleos aditivados para diferenciais auto-blocantes como o Texaco multi-gear LS-85w140 ou o da GM para diferenciais autoblocantes.
Duvidas 0800-7024200 Dana
Sds

cristiano
13/02/2005, 14:34
Tem alguma foto do antes?

Sua S10 é 4x2? porque se for deve ajudar um pouco, porque eu já tive duas S10 4x2 e patinava muito a traseira... melhorou isso?

Patina porque a traseira é leve o motor é potente e com a caixa de satélites standard qualquer diferença de aderencia de uma roda para outra transfere todo torque para roda que tem menos atrito. Uma maneira simples de observar isso é levantar num macaco uma das rodas traseiras ligar o motor engatar a quarta e soltar a embreagem. A roda suspensa vai girar e a outra em contato com o solo vai ficar parada.
Se voce levantar as duas rodas traseiras de um carro com autoblocante colocar em ponto morto, ao girar uma das rodas a outra acompanha o movimento.
Evidente se voce estiver num piso muito escoregadio as duas rodas vão patinar juntas ai só na tração 4x4.
Espero ter ajudado

No meu jeep quando eu giro uma das rodas traseiras a outra acompanha só que no sentido contrário, eu nunca desmontei para ver... será que está blocado ?

Luca
13/02/2005, 18:20
No meu jeep quando eu giro uma das rodas traseiras a outra acompanha só que no sentido contrário, eu nunca desmontei para ver... será que está blocado ?
Não, Cristiano. Se tivesse blocante no diferencial de seu Jeep as duas rodas tenderiam a virar em conjunto, e não uma prá frente e outra prá trás.
Faça o teste de novo, e verifique se está em ponto morto e com o 4x4 em neutro. Verifique se o cardã tá girando livremente.
O resultados possíveis são:
Girar uma roda prá frente a outra prá trás e o cardã parado,
Girar uma roda prá frente, a outra roda fica parada e o cardã vai se movimentar.
[]´s

Wallace
13/02/2005, 20:55
Pagou um pouco alto, vendo por menos, ou tenho um bloqueio mais efetivo por menos de R$ 1.000,00.

Bianor
13/02/2005, 21:50
Pagou um pouco alto, vendo por menos, ou tenho um bloqueio mais efetivo por menos de R$ 1.000,00.
Bom o preço incluiu tambem os dois rolamentos que ficam ao lado da caixa de satélites e a mão de obra.
Como são peças Dana compatíveis e não havia muita disponibilidade há um ano atras foi essa mesmo.

cristiano
13/02/2005, 21:59
No meu jeep quando eu giro uma das rodas traseiras a outra acompanha só que no sentido contrário, eu nunca desmontei para ver... será que está blocado ?
Não, Cristiano. Se tivesse blocante no diferencial de seu Jeep as duas rodas tenderiam a virar em conjunto, e não uma prá frente e outra prá trás.
Faça o teste de novo, e verifique se está em ponto morto e com o 4x4 em neutro. Verifique se o cardã tá girando livremente.
O resultados possíveis são:
Girar uma roda prá frente a outra prá trás e o cardã parado,
Girar uma roda prá frente, a outra roda fica parada e o cardã vai se movimentar.
[]´s

Não lembro de estar engatado, vou fazer novamente...

Mas eu tenho certeza absoluta, eu giro uma roda para a frente e a outra gira para o lado contrário, porque será que acontece isso ? :?

Walter L. L. Casitta
13/02/2005, 22:03
Cristiano,
É isso mesmo que acontece quando o dif. não tem bloqueio.

cristiano
13/02/2005, 22:31
Ahhh, era o que eu imaginava...

então quando tem bloqueio elas giram para o mesmo lado ou a outra fica parada ?

Walter L. L. Casitta
13/02/2005, 22:37
Com o Trak lock e a maioria dos bloqueios, rodam pro mesmo lado.

cristiano
13/02/2005, 22:39
Eu tenho um Vectra CD 2.0 16v com controle de tração e uma vez eu fiz um alinhamento e quando do cara girou uma roda e outra também girou na mesma direção... ele falou que tinha uma coisa a ver com bloqueio... parece que o Golf também tem... só não tem controle de tração....

Walter L. L. Casitta
13/02/2005, 22:59
O controle de tração do Vectra atua nos freios. Ele freia proporcionalmente a roda com menos tração. Pode ser que ele tenha algum tipo de bloqueio também.
Muitas montadoras como Audi e Toyota estão optando pelo dif. tipo Torsen em automóveis. Tem até um modelo do Ranger que também usa. É o mesmo usado no Hummer.

suski
04/05/2005, 08:20
Wallace, a qual bloqueio mais efetivo e mais barato vc se refere? Eu estou animado com essa modificação porque a minha é 4x2 e gostaria de melhorar a tração fora de estrada. Sei que não dá para fazer um off-road daqueles, mas pelo meno para entrar legal em estradas de terra ruins. Então qual conjunto de auto blocantes vc tem e seriam ideais para S10? Quanto ficaria todo o serviço?

Abraços,
Eduardo Suski

Wallace
04/05/2005, 09:48
Um bloqueio tipo Lock-Right.
Um Lock-Right para dana 44 de 30 estrias sai por US$ 400,00.
Mas tem que ver qual é o seu eixo direitinho.
Depende do tipo de encrenca que vai pegar pode ser mais interesante colocar um guincho se ainda não tiver um.
Pois a tendencia do bloqueio é voce ir para lugar cada vez pior até não conseguir sair. Se estiver sempre andando com outro veiculo acompanhando e ele tiver capacidade de puxar voce ai pode não precisar do guincho.
Guincho poderia ser um HDW 9000 G que vendo a R$ 2.300,00 a vista (facilito se precisar) e estamos fachando um grupo de consorcio em 7 de R$ 330,00.
O guincho eletrico tem a vantagem que quando trocar de veiculo vai poder usar no novo veiculo também.

lostensos
30/07/2005, 08:17
Parece que a S10 tá começando a sair com bloqueio de tração positiva
no eixo traseiro...

Aguardar pra ver...

Abraço
Pablo

Wallace
30/07/2005, 11:07
Não fique achando que vai mudar muita coisa.
Na pratica ajuda muito pouco.

Olimpio - Floripa
08/06/2010, 22:49
Prezados colegas, comprei recente um Blazer 4.3 V6, eestou tendo problemas com patinagens em subidas, será que da pra colocar um diferencial da s10 nela com auto-blocante?

DiEgOsEiChIrLz
08/06/2010, 23:35
Prezados colegas, comprei recente um Blazer 4.3 V6, eestou tendo problemas com patinagens em subidas, será que da pra colocar um diferencial da s10 nela com auto-blocante?

veja primeiro quantos parafusos existe nas suas pontas de eixo/roda. se for 6 parafuso(dana 46) sua s10 tem diferencial com deslizamento limitado e se for 5 parafusos(dana 44) ela n tem nem bloqueio e nem deslizamento limitado.

flwz

CRAFONSO
30/08/2015, 23:42
Pagou um pouco alto, vendo por menos, ou tenho um bloqueio mais efetivo por menos de R$ 1.000,00.

Amigo vc tem o blocante tipo trac lok automático 80% para instalar na dianteira do troller 2015??? valor???

luiztomazi
08/09/2015, 20:43
Então será que alguem sabe se cabe o conjunto de planetarias trac-lok da s10 no diferencial da cheroke dana 44.laredo98

rsg_beto
03/10/2016, 23:30
Tenho uma Ford Explorer 6 cil 97/98 e o diferencial dela e auto blocante, alguém teria o manual desse diferencial é sabem onde encontro os discos caso precise?

Robson Friedrich Path
23/01/2018, 20:03
Pagou um pouco alto, vendo por menos, ou tenho um bloqueio mais efetivo por menos de R$ 1.000,00.

Wallace, vc poderia me prestar mais informações sobre como é onde adquirir o kit de blocante? Minha S10 é uma 2.4 2001 gasolina 4x2 std.

Mauro Brandao
29/05/2020, 10:20
Bianor, bom dia
Achei essa dica sobre colocar Caixa Satélite Blocante (com Trac-Lok) na S10. Fiquei animado porque já faz muito tempo penso em fazer isso na minha S10. Então pergunto qual modelo e ano era a sua S10 quando você fez isso? Ano? Modelo? Diesel ou Gasolina? Cabine Simples ou Dupla? Grato

Mauro Brandao
29/05/2020, 18:44
Caro Senhor,
Poderia ajudar-me? Você diz que trocou o diferencial de sua Chevrolet S10 por um diferencial auto-blocante. Pergunto: Qual era a sua S10? Ano? Modelo? Cabine Dupla ou Simples? Diesel ou Gasolina? Pergunto isso porque tenho uma S10 e pretendo fazer a mesma coisa que você fez na sua.
Grato

eduardodamata
09/04/2024, 15:11
nova s10 2.4 flex 4x2 2014 - dá pra colocar esse diferencial nela?

ou alguém tem outra solução para adaptar auto bloqueio nessa caminhonete?

lfschmitz
09/04/2024, 15:47
nova s10 2.4 flex 4x2 2014 - dá pra colocar esse diferencial nela?

ou alguém tem outra solução para adaptar auto bloqueio nessa caminhonete?

Praticamente toda a linha de diferenciais DANA tem numerosos tipos de blocante - alguns automáticos/mecânicos simples, outros eletromagnéticos ou pneumáticos. E há o tipo que vinha de fábrica nas F1000 e D20, de deslizamento limitado por discos de atrito. Mas é muito importante, antes de mais nada, definir a aplicação do carro e a expectativa quanto ao dispositivo.

Para uso em asfalto ou barro firme (macadame compactado), o diferencial de deslizamento limitado (chamado de "bloqueio 70%", LSD, Trac-Lock, Positraction...) costuma ser a melhor opção, pois não dá trancos nem ruído, tem funcionamento automático e não dá sustos em curvas (bloquear subitamente 100% numa curva pode provocar um sobresterço brusco). Tenho na minha F100 '78 um Dana 44 com deslizamento limitado (comprei uma caixa porta-satélites GM Positraction nova) e, para calçamento molhado ou estrada de terra normal, é excelente.

Para uso em atoleiros mais pesados, ou erosões que deixem o carro em gangorra, ou rebocando algo em piso mais escorregadio, vale pensar num bloqueio selecionável.