PDA

Ver Versão Completa : Vibração na L200.

Rogers RS
23/02/2010, 18:15
Boa tarde a todos,

Sou novo fórum e estou postando este tópico pois estou com um problema na minha L200 SPORT HPE 2005.

Ela está agora com 75000km e começou a apresentar uma vibração após os 2000 rpm que de depois(2500 rpm) passa. É uma sensação como se o protetor de cárter(que não é o caso) estivesse encostando no motor. Quando o 4x4 está acionado a vibração dimunui e é quase imperceptível.

Já levei em dois mecânicos de confiança e não foi encontrado nada. Por precaução troquei o calço lateral da caixa e do cardã, além de revisar toda a suspensão e fazer geometria e balanceamento.

Sou daqueles que não confia nas concessionárias, por isso ainda não fui em uma, mas se não conseguir alguma "luz" aqui no fórum é minha última opção.

Eu sei que fica difícil dar uma ajuda com uma descrição tão genérica mas fico grato se alguém já teve alguma experiência parecida e puder me ajudar.

Muito Obrigado,

Rogers

Rogério Oliveira Prieto
23/05/2012, 12:31
Ola pessoal, preciso de ajuda.

Tenho uma l200 sport a/t 2004, recentemente coloquei 4 pneus novos e mandei alinhar e balancear, nao ficou bom ela vibra, ja mandei conferir e reconferir o balanciamento em diferentes locais e não adianta, entre uma velocidade de 80 à 100 km hora ela vibra como se estivesse com os pneu desbalanceados. Alguem ja pasou por isso e pode me dar uma luz sobre o que pod ser?

fcampelog
23/05/2012, 13:56
A minha tambem vibra um pouco mas acho que sao os pneus velhos. So quando botar pneus novos vou saber. Com esses velhos balanceamento melhora mas nao resolve. Como seus pneus sao novos deve ter algo errado ai.

Carlos A. C. Azevedo
24/05/2012, 11:16
Qual é a marca dos pneus? manda ver se não é o cardan que tá empenado.

Mantiqueira
25/05/2012, 07:17
Qual é a marca dos pneus? manda ver se não é o cardan que tá empenado.

É isso aí, pode ser isso mesmo ou também o rolamento do cardan com a borracha estourada.

fcampelog
25/05/2012, 20:01
PEssoal,

como vejo se o cardan ta empenado?

abraços.

Mantiqueira
25/05/2012, 21:06
PEssoal,

como vejo se o cardan ta empenado?

abraços.
Amigo, o da minha Hilux eu mandei para Cardans Inec de BH, lá eles colocam num torno específico onde é possível verificar o desaparecimento, alinhar e balancear. Inclusive o fato de estar desbalanceado também provoca vibração. O balanceamento é feito com pequenos pesinhos tipo o que é feito nas rodas. O serviço dessa empresa é muito bom e se precisar trocar cruzetas rolamentos eles trocam.
Um abraço. Qualquer dúvida é só perguntar.

fcampelog
28/05/2012, 09:48
obrigado pela informaçao mantiqueira!
Quando trocar os pneus daqui a uns 2 meses vou saber o que de fato é.

leobnaval
06/06/2012, 00:00
Tenho uma l200 sport a/t 2004, recentemente coloquei 4 pneus novos e mandei alinhar e balancear, nao ficou bom ela vibra,

Ela começou a vibrar somente após a troca dos pneus?

Se foi somente após troca dos pneus, a chance de ser alinhamento e balanceamento nas rodas é grande.
Manda balancear no local, é aquela máquina que gira o pneu com ele instalado no carro, igual a deste vídeo:
Balanceamento local na montana - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=04ErwBcB7Yo)

Pois este tipo de balanceamento, vai fazer o balanceamento de todo conj. rotativo (pneus, rodas, sistema de freio, semi-eixos, etc.) e não apenas de roda e pneu.
Pede para verificarem se não tem nenhuma roda empenada.
Verifique quanto a folgas nos rolamentos de rodas diant. e folgas nos terminais de direção.
E faz um alinhamento computadorizado e no final pede o relatório impresso e verifique se todos os ângulos estão corretos, dentro das tolerâncias estipuladas pelo fabricante (convergência/divergência, Cáster, Cambagem, etc.)

Se fizer isso que listei e ainda continuar a vibração, veremos outras possibilidades de estar fazendo vibrar.

[]s

efnjunior
25/09/2012, 18:42
Boa tarde a todos,

Sou novo fórum e estou postando este tópico pois estou com um problema na minha L200 SPORT HPE 2005.

Ela está agora com 75000km e começou a apresentar uma vibração após os 2000 rpm que de depois(2500 rpm) passa. É uma sensação como se o protetor de cárter(que não é o caso) estivesse encostando no motor. Quando o 4x4 está acionado a vibração dimunui e é quase imperceptível.

Já levei em dois mecânicos de confiança e não foi encontrado nada. Por precaução troquei o calço lateral da caixa e do cardã, além de revisar toda a suspensão e fazer geometria e balanceamento.

Sou daqueles que não confia nas concessionárias, por isso ainda não fui em uma, mas se não conseguir alguma "luz" aqui no fórum é minha última opção.

Eu sei que fica difícil dar uma ajuda com uma descrição tão genérica mas fico grato se alguém já teve alguma experiência parecida e puder me ajudar.

Muito Obrigado,

Rogers

meu amigo, tenho um carro igual ao seu, e cuido muito bem dela, fui fazer uma revisao preventiva, trocando correias,um braco auxiliar,um pivo,uma ponteira, tudo lado direito, e o rolamento central do cardan, muito bem, ja troquei muita coisa no carro, ate os pneus, e meu carro apresenta uma vibracao no carro aos 80km/h, antes disso nao tem nada, a direcao nao treme nada, tudo certinho, ja nao sei mais o que fazer, se alguem te ajudar, me ajuda tambem, forte abraco

Carlos A. C. Azevedo
26/09/2012, 10:54
Rapaz, tem que ver o cardãn, quando foi trocar o rolamento central do cardan, já tinha essa vibração?

Junior-L200Power
26/09/2012, 11:18
Cara, no caso do cidadão do primeiro tópico, como é só entre 2000rpm e 2500rpm eu acredito ser o conversor de torque já que é A/T, no caso é onde o motor é exigido em força!!
Já no seu caso "efnjunior", se o cara mexeu no cardã ele pode ter estragado a cruzeta, pois aquelas peças são muito sensíveis, tem que saber montar certinho pra ele não ficar "desbalanceado", ou então o rolamento do cardã que é de péssima qualidade como já aconteceu comigo de um que comprei durar 2 semanas!!
Mas a minha tava assim esses tempos atrás...se eu acelerasse triscando no acelerador tava normal, se fosse pisando bem ela tremia Toda somente acima de 80km/h...e era cruzeta indo pro saco!!
Verifica isso aí...abraço!!

Anderson07
27/09/2012, 14:07
Cara, no caso do cidadão do primeiro tópico, como é só entre 2000rpm e 2500rpm eu acredito ser o conversor de torque já que é A/T, no caso é onde o motor é exigido em força!!
Já no seu caso "efnjunior", se o cara mexeu no cardã ele pode ter estragado a cruzeta, pois aquelas peças são muito sensíveis, tem que saber montar certinho pra ele não ficar "desbalanceado", ou então o rolamento do cardã que é de péssima qualidade como já aconteceu comigo de um que comprei durar 2 semanas!!
Mas a minha tava assim esses tempos atrás...se eu acelerasse triscando no acelerador tava normal, se fosse pisando bem ela tremia Toda somente acima de 80km/h...e era cruzeta indo pro saco!!
Verifica isso aí...abraço!!

So pra tirar uma duvida, isso ocorre quando esta andando ou quando esta parado tambem?

Junior-L200Power
27/09/2012, 18:08
So pra tirar uma duvida, isso ocorre quando esta andando ou quando esta parado tambem?

Somente quando está andando, que o cardã está girando...daí conforme aumenta a velocidade ele aumenta sua rotação e por estar desbalanceado causa as vibrações...!!
Cruzeta ruim tbm causa vibração, rolamento central do diferencial tbm causa vibrações...e tbm coxim do motor estourado causa vibrações!!

Abraço!!

Gordinhocross
07/02/2013, 22:39
Agora estou curioso, pois tenho um amigo que tem uma L200 A/T 2005 e quando colocamos ela no elevador detectamos que o eixo cardan é inteiro pois não tem nem luva/ cruzeta no centro junto com o rolamento central, será que o antigo adaptou o eixo cardan inteiro para que não tivesse mais problemas com o rolamento?? Será esta adaptação prejudicará o conjunto da transmissão?? Preciso de ajuda pessoal , obrigado.

lincolnjb
17/11/2016, 14:04
Bom... algumas dicas ja foram dadas pelos colegas ai. Mas comece pelo básico...... Veja o balanceamento ou rodas empenadas, veja se ha pneus deslocados..... se não for isso teste a solenoide que controla a abertura da turbina. Esta solenoide é controlada eletronicamente e tem durabilidade de menois de 100.000 km. ((( Quando ela estraga pode emperrar em diversas posições... Totalmente fechada (causando baixo rendimento e muita fumaça), totalmente aberta (Causa trepidação e estiramento das mangueiras do intercooler ) ou semi aberta onde pode causar tanto a trepidação quanto o baixo rendimento. Se o problema nao for ai...... peça para checarem a correia do balanço do motor (ela dilui a trepidação do conjunto).... não sendo isso procure por desbalanceamento do cardam ou desgaste de cruzetas ou rolamento central.... Se nada disso tiver efeito veja se os coxins do motor e da caixa não estão desgastados...... Bom.... se nada disso for a causa do problema venda logo antes que pare de vez.......kkkkkkkkk

Albanogc
29/05/2020, 13:11
Senhores, boa tarde.
Recentemente fiz uma revisão na minha Triton. Troquei semi-eixos, óleo do diferencial e câmbio... Porém após tudo isso ela começou a apresentar uma trepidação na roda dianteira direita quando faço curvas para a direita ou quando a caminhonete passa em ondulações na pista... Vibra a cabine inteira... Tá muito ruim e perigoso.
Isso não acontecia anteriormente.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
Algum semi-eixo com defeito de fábrica?

Albanogc
30/06/2020, 10:50
Senhores, apenas para deixar a solução do meu problema.
Caso alguém tenha o mesmo, foi na troca do semi-eixo do lado direito. O mecânico danificou o semi-eixo na hora da instalação.

Claudia Mathias
04/10/2023, 16:24
Boa tarde, então troquei o kit dentada com todas as correias e rolamentos, aproveitei e mandei fazer o reparo na caixa de direção que estava começando a vazar, o carro é muito novo tem só 70.000km, é meu desde 0, daí após esses serviços o carro começou a vibrar dentro da carroceria. Já não sei o que fazer. Pois mexeu no que eu falei e deu pino de graxa no Cardan. Quem souber algo agradeço!

Rodrigo Olavo
18/12/2023, 15:23
Também sugiro verifcar o cardan. Minha PKP mudou 100% depois que fiz alinhamento e troquei as cruzetas. Vibração Zero!