Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda na suspensão, direção



Lucas F75
23/02/2010, 17:03
E ai galera, quem puder dar uma mão... to quebrando a cabeça com a F75 :parede:, chegaram os feixes dianteiros originais, e agora ta na hora de trabalhar. Pretendo fazer um SPOA na menina, e pra facilitar na hora de colocar ela na vaga de estacionamento, vou colocar DH, e é ai que mora o problema, as perguntas e tudo mais. Estou decidido a pegar a DH da S10, como fica o reforço para adaptar ela? Li no forum que se nao for bem feito é possivel quebrar chassis, travessas... :shock: E quanto a barra que liga uma roda a outra? tudo passa para baixo do feixe?

A F ta toda original, BF161 e cambio na coluna...

:concordo:

Fernando.Diz
16/03/2010, 16:37
Gostaria de lhe ajudar mas infelizmente não sei nada sobre essa adaptação.
Desejo boa sorte.
Tenho certeza que em breve algum amigo que manja bem sobre esse assunto lhe dará um parecer.
Grande abraço.

01javali
16/03/2010, 22:41
Caro amigo se nao mefalhe a memoria voce vai achar um topico de nome direçao hidraulica na f75 a minha coloquei a direçao do santana com barra anti choque ficou legal e facil de adaptar

Lucas F75
22/03/2010, 19:58
Ja vi essa adaptação em jipes, ela aguenta bem? Ja vi jipeiro acertar arvore por causa de quebras desse sistema. :-(
Outra pergunta,:D no caso da hidráulica do santana, a ligação da roda com o sistema hidráulico fica bem mais próximo do que no caso da DH da S10, isso implica problema? pq pelo que entendi nos outros tópicos, o angulo entre a roda e o ponto de ligação da DH deve ser o menor possível para evitar forças em excesso aplicadas no sistema. é isso mesmo ou estou enganado?
Pergunto isso pq vou passar o eixo para o lado de baixo das molas ai o angulo vai ficar bem maior entre as duas partes.

Valeu pela dica. :-)

Abraço

Lucas F75
15/05/2010, 14:53
Alguem sabe me dizer qual a distancia entre o eixo dianteiro e o batente na suspenção dianteira da F-75? Medidas originais.

Obrigado

santistadoente
15/05/2010, 23:01
Tem muita coisa aqui no Forum, amigo pesquisa, que voce acha, se não fica muitos tópicos sobre o mesmo assunto!:shock:
Fiz a adaptação da DH na Josewall, tem site deles, tem que ser bem feito, mais fica otimo!
Boa sorte!:concordo:

Lucas F75
17/05/2010, 11:54
Tem razão, quando criei os topicos eu ainda estava empolgado com as adaptações da F-75, de pois de procurar um pouco achei oq procurava, obrigado.

Falando nisso, tem como excluir os tópicos criados? esse mesmo acho que ja dá pra excluir, apesar de eu nao ter achado a distância original do batente da suspensão até o eixo dianteiro, no meu carro está com 5cm, alguem pode confirmar se a distancia é essa mesmo? (obs. feixe novo e jumelos originais) achei que ia levantar mais...:?

Valeu

santistadoente
17/05/2010, 14:35
Veja bem amigo, eu acho que sua suspensão ta meia arriada:shock:, merece confirmação,mais acho que a medida correta é de 8 a 10 centimetros:pensativo:. como a minha não é original, não tem um paramentro, a minha tem uns 15 centimetros:roll:
Não sei se te ajudei, ou deixei a duvida maior, mais 5 centimetros não é normal!
ABRAÇO, E DEIXE O TÓPICO ROLAR AGORA!

santistadoente
17/05/2010, 14:49
alguns links ai pra te ajudar!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13512

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19849&page=25
Boa sorte!

Zepi
17/05/2010, 15:05
Também concordo que 5cm é pouco!Só se tiver muito peso...


Abraços

Lucas F75
17/05/2010, 16:12
Tambem achei estranho, troquei o feixe antigo por um original novo (buchas e tudo) imaginando que ia subir mais... mas 5cm de curso é muito pouco, vcs que entendem mais desses carros do que eu, o batente da suspensão dianteira é igual ao da traseira?

A altura do batende no carro é maior que o curso de suspensão...:-?

Obrigado

Lucas F75
17/05/2010, 16:26
Vou tentar mandar uma foto de como esta a suspensão.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=1522&pictureid=9700

Lucas F75
17/05/2010, 16:37
Foto da suspensão

O amortecedor eu tirei para dar uma olhada nas buchas

antonio umino
17/05/2010, 17:37
Lucas F 75, boa tarde. agora com a foto é possivel, ver o que acontece, pois, a sua F 75 era de mola espiral, o chassis é diferente do de molejo. da caixa de direção até a ponta o de mola espiral é quase reto,. e no de molejo faz uma curva da caixa até o suporte de mola. daí o eixo ficar perto do chassis. só 5 cm. e pouco, nas de molejo deve dar mais ou menos de 15 a 20cm do eixo ao chassis. qualquer coisa poste aí. ..............antonio umino tupã sp

antonio umino
17/05/2010, 17:53
vai ai uma foto de uma amortecedor de direção que adaptei em nossa rural.......................................

Lucas F75
18/05/2010, 08:26
Bom dia Antonio, se puder, compara as duas fotos e olhe o batente da suspensão, no meu carro ele é maior, tem um outro componente entre o batente de borracha e o chassis, no teu carro só tem a parte de borracha. Pergunto, é assim mesmo o batente original ou voce retirou aquela peças entre o chassis e o batente?
Não achei nada a respeito disso e nas lojas da net que vendem peças só encontrei o batente de borracha mesmo, se nao bater o diferencial no carter do motor, vou tirar aquela peça, vai aumentar a distância (uns 4 centimentros), ai o carro vai ter pelomenos um 9cm de curso.

Obrigado.

antonio umino
18/05/2010, 14:09
Lucas F 75. existe sim uma chapa de ferro entre o batente e o chassis, foi tirado e não colocado, mas vj. nesta fotos que te envio. o seu chassis, parece ser diferente do nosso. daí a grande diferença. espero que te ajude a solucionar o problema até mais. . antonio umino tupã sp,,,,.

antonio umino
18/05/2010, 14:17
Lucas F 75 agora é que vi a sua foto. ambas são iguais, e chassis de molejo, quanto o seu como o nosso as molas são originais, daí não adianta arquear, pois a nossa ja foi arqueada umas duas vezes e ela volta sempre na mesma altura. a solução, trocar as molas por um par novo ou colocar mola da toyota. mas aí já não é original. vamos ver como fica, estou com o jumelo grande, se colocar no de baixo ela fica mais alta mas fica dificil a dirigibilidade, muda o angulo de direção. precisa mudar o calço das molas. (virar o eixo)'''''''' desculpe não ter observado melhor a sua foto. antonio umino//

Lucas F75
19/05/2010, 14:51
Boa tarde Antonio, vou mecher no molejo amanha ai vou medir no carro se tirando a peça entre o batente e o chassis o diferencial não bate no carter do motor, vou tirar as molas, medir e postar o resultado.

Obrigado

antonio umino
19/05/2010, 15:46
a nossa está alta na foto porque está sem motor. e é traçada. e acho que também vou ter que mecher de novo no molejo pois verificando o eixo cardan dianteiro, ao fim do curso das molas penso que vai pegar na caixa seca. apesar que todo o conjunto motor e cambio dá para deslocar pra esquerda. pois na travessa onde vai o suporte do cambio tem os furos para este deslocamento. mas se deslocar o cambio pega no assoalho. pois do jeito que está já quase rente ao assoalho. vamos ver. já que o motor está fora e o cambio tambem... é aprendendo,,perguntando, pois apareceu também um vasamento de oleo do cambio não sei de onde mas todo o assoalho está pulverizado de óleo do cambio. ainda não achei o vasamento. só o nivel da cx dereduzida que está alto e na caixa de cambio faltando oleo. estou a procura de informaçoes. nos topicos. obrigado. até mais

Lucas F75
14/01/2011, 16:40
Alguem ja adaptou dh de santana na coluna original com cambio?
Imagino fazer um mancal que sustente a coluna no lugar do setor original, alguem ja fez isso?

antonio umino
15/01/2011, 13:59
Lucas. boa pergunta. Também estou querendo colocar a direção do Gol santana, saveiro. na nossa rural, pois a original dá muita folga, vamos ver se é possivel, acho que dá, e fazer um suporte ao fim da coluna, retirar o caracol e dai pra frente o cardan da direção. pois até o fim da coluna onde termina o sistema de alavanca fica no lugar...

Denilsom
15/01/2011, 17:04
Lucas. boa pergunta. Também estou querendo colocar a direção do Gol santana, saveiro. na nossa rural, pois a original dá muita folga, vamos ver se é possivel, acho que dá, e fazer um suporte ao fim da coluna, retirar o caracol e dai pra frente o cardan da direção. pois até o fim da coluna onde termina o sistema de alavanca fica no lugar...

Colega eu ja vi esse tipo de adaptaçao deixaram o setor preso no lugar original, e desmontou o sem fim dele ,alongou o eixo que vai o volante na parte de baixo para receber a cruzeta, colocou se um rolamento na saida da tampa e dai pra frente foi facil ligar no setor de santana eu gostei.. apesar de não ser fã de setor de santana em Rural porque já vi dois quebrados por aqui roçou os dentes da cremalheira, outro quebrou a cx que é de antimonio.
Abraço

antonio umino
15/01/2011, 19:03
Se vc já viu, acho que não só o do santana, como de outras, como do opala, da S10 é possivel adaptar mesmo com a alavanca de cambio original, . Também o sistema é diferente no caso da alavanca de cambio do doblo, é um sistema a cabo, como tambem o do escort. se tivesse um cambio no sistema longitudinal, de 5 marchas com a mudança a cabo seria de bom grado, pois não iria no assoalho da rural. Mas é uma boa pergunta aos foristas se conhecem algum tipo deste cambio para adaptar nas rurais e fs. (pickup f 75) . Como tem muito topico sobre caixa de direção com varias adaptações e quanto ao cambio com sistema a cabo vamos ver..

mpozzer78
16/01/2011, 11:51
E ai galera, quem puder dar uma mão... to quebrando a cabeça com a F75 :parede:, chegaram os feixes dianteiros originais, e agora ta na hora de trabalhar. Pretendo fazer um SPOA na menina, e pra facilitar na hora de colocar ela na vaga de estacionamento, vou colocar DH, e é ai que mora o problema, as perguntas e tudo mais. Estou decidido a pegar a DH da S10, como fica o reforço para adaptar ela? Li no forum que se nao for bem feito é possivel quebrar chassis, travessas... :shock: E quanto a barra que liga uma roda a outra? tudo passa para baixo do feixe?

A F ta toda original, BF161 e cambio na coluna...

:concordo:

Lucas , da uma olhada nessa minha , ela esta com feixes originais e dh do ômega , com o seu da s-10 não vai ficar muito diferente da minha , usei as barras de direção da toy bandeirante , segue fotos :

Lucas F75
25/01/2011, 16:25
Tá ficando boa a sua adaptação, voce cortou os munhões para acertar o caster? Fiz spoa na F75 e nao acertei o angulo do diferencial, o caster está certo, mas quero ver colocar o cardan no lugar, imagino alguma cruzeta mais longa que permite maior angulação, imaginei uma agrícola, alguem ja utilizou?

Estou trabalhando numa forma de fazer o suporte para a coluna de direção, quando tiver algo pronto vou postar pra galera fazer umas criticas.

reslima
25/01/2011, 17:11
Tem que girar a "bola" do diferencial ou a cruzeta vai ficar "estrangulada"...

mpozzer78
25/01/2011, 20:48
Tá ficando boa a sua adaptação, voce cortou os munhões para acertar o caster? Fiz spoa na F75 e nao acertei o angulo do diferencial, o caster está certo, mas quero ver colocar o cardan no lugar, imagino alguma cruzeta mais longa que permite maior angulação, imaginei uma agrícola, alguem ja utilizou?

Estou trabalhando numa forma de fazer o suporte para a coluna de direção, quando tiver algo pronto vou postar pra galera fazer umas criticas.

No meu caso não precisei mexer em nada pois minha cx de marchas ficou comprida p tráz , mas pra quem utiliza uma cx menor o certo é cortar as pontas do munhão e acertar o caster , no seu caso acho melhor cortar do que colocar algum outro tipo de cruzeta

Lucas F75
26/01/2011, 07:58
Ontem eu estava na mecânica com o carro e lá tinha uma colhedeira, vi uma cruzeta lá, trabalha num angulo bem grande, hoje vou tirar umas fotos e posto aqui, no meu caso não compensa cortar o eixo, vou de cruzeta agrícola mesmo.

Lucas F75
12/02/2011, 09:56
Demorou mas esta aí a foto da cruzeta, é uma saida pra quem fez SPOA e nao quer cortar eixo.

antonio umino
12/02/2011, 10:25
LUCAS, Passei por sua cidade na ida e na volta de Santa Terezinha de Iguaçu. E em Cascavel fiquei olhando de longe aquele desmanche de automoveis, Cara alí tem de tudo. Na ida e na volta vi muitas cegonhas com carros batido no trecho Maringa. Cascavel. o que tem veiculo sinistrado é incrivel. e vendo aqueles batidos, pensei comigo a gente tem que tomar muito cuidado ao dirigir. Mas é isso aí Lucas. Um abraço.

Lucas F75
12/02/2011, 13:34
Realmente acontecem muitos acidadentes, o trecho Foz do Iguaçu - Cascavel é o estreito de um funil, quem vai para o Paraguai ou Argentina normalmente passa por aqui, além do que muitas mercadorias comercilizadas entre os 3 países passa por aqui tambem, então o movimento de caminhões é pesado.
Se o trecho todo fosse duplicado reduziria os acidentes, mas de Medianeira a Cvel é simples. :-|

antonio umino
13/02/2011, 19:28
Daqui a um tempo vou de novo, só que quero connhecer as Cataratas do Iguaçu. Pois desta vez fui só até Santa Terezinha de Iguaçu. e quem sabe não marcamos um encontro por Medianeira já que é passagem obrigatoria por aí. Ok. abraços.

reslima
13/02/2011, 19:37
Lucas, me desculpe, mas mesmo o angulo de trabalho da cruzeta sendo maior, como você mesmo disse, pra mim ainda está estrangulado e a melhor solução seria fazer o serviço de girar os munhões, como já disseram aqui.
Apenas pra acrescentar ao tópico, aqui na minha cidade, quando se faz SPOA, soltamos as soldas da bola do diferencial às tubeiras e giramos a bola, ao invés de fazer como ja exemplificado acima, girando apenas os munhoes! é só pra constar no tópico mesmo, sem querer polemizar qual método é melhor ou não...
Abraço...


Demorou mas esta aí a foto da cruzeta, é uma saida pra quem fez SPOA e nao quer cortar eixo.

Lucas F75
15/02/2011, 17:11
Talvez no meu caso deu certo pq tirei algumas molas, ai mesmo com spoa o angulo nao ficou muito grande e não estrangulou a cruzeta, por pouco a original nao funcionou, deve ser essa a diferença entre spoa que fiz e o que normalmente o pessoal faz.

Abraço