PDA

Ver Versão Completa : Novato montando um Jeep Willys CJ5

Wilson Caveio
23/02/2010, 11:29
Ola galera.
Sou novato em 4x4 e tenho muitas duvidas a respeito do assunto.
Quero monta um 4x4 para trilha o modelo e um CJ5 - 1975.
Quais os acessorios principais para fazer trilha?
Melhor motor 6cc Opala ou V8?
Chave de seta com lampejador e chave do farol alto?
Posso usar as lanternas traseiras do Troller?
E necessario o uso do blocante em trilhas nas fortes?

Por enquanto e só conforme vou mexendo vou perguntando.
Agradeço e até as trilhas

WELLCJ5
23/02/2010, 13:20
Wilson,

Seja bem vindo à comunidade !!!!

Pois bem, vou lhe passar minha experiencia com 4x4 (jipes e rural), certamente vc irá ouvir de tudo, mas vc terá que ir descubrindo aos poucos o que lhe cai melhor.

O que foi bom para mim, pode não ser para outros, mas vamos lá.

Eu tive um CJ5 por 7 anos, adquiri ele original e fui fazendo "up grade" sempre com peças da linha Willys.

Primeiro foi o cambio de 3m que troquei pelo de 4m, depois coloquei pneus AT Firestone 750x16 no lugar dos originais, por fim troquei o motor BF161 (2.600cc) por um BF184 (3.000cc).

No final troquei as rodas por outras de aro 15x8 para colocar os pneus Firestone MT 32".

Resumindo:

Para as trilhas pesadas que fizemos,o motor BF161 foi muito bem com os pneus AT Firestone 750x16, mas uma coisa que eu nunca abriria mão é de um guincho mecânico (Ensimec, Ekron, Bisseli, etc) o meu era Ensimec, nunca me deixou na mão.
Até salvamentos em domingo nos fizemos, senão os caras tavam até hoje no buraco do perci (SBC).

Depois que troquei as rodas por pneus mais largos, o motor se mostrou insuficiente, como tinha ganhado um BF184, resolvi retificalo por completo e colocar no lugar do BF161.
O jipe ficou muito esperto, até parecia um 6cil de opala......rsrsrsrs

Depois disto tudo eu acabei vendendo o jipe, tb tive uma rural bicuda ano 1959, que tb era show. Mas essa nunca coloquei na trilha.

Agora tô montando uma F-100, veja link.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38493

Mas como te disse depende da finalidade vc terá infinitas opções, devido a grande variedades de motores Diesel, gasolina, 4, 6, 8 cilindros, injetados, carburados, em linha em V, etc....

Vai experimentando o que vc tem, que tb pode ser muito bom, dependendo da finalidade, vc tem inumeras relações de diferenciais para trocar até achar a mais adequada.

Lembre-se que um carro muito bom de "trilhas" pode ser uma lastima no asfalto.

Abs.

Wellington

PS. Seguem fotos dos meus brinquedos.

WELLCJ5
23/02/2010, 13:26
Outra coisa:

As lanternas traseiras do troler são as mesmas dos caminhões VW, vc acha em qualquer auto peças e são faceis de adaptar, eu particularmente prefiro o visual mais original possivel, mas gosto é gosto.

A chave de seta com lampejador, pode ser aquelas universais com o acionamento da buzina, que vc pode usar como lampejador, basta colocar um relê, que até pode ser o mesmo da buzina.

Eu comprei um bloqueio de diferencial Ensimec para meu CJ5, mas nunca coloquei, acabei vendendo para um amigo, sempre confiei mais no guincho, mas não deixa de ser um acessório interessante.

Abs.

Wellington.

ramago
23/02/2010, 14:27
Seja bem vindo a mundo 4x4 meu caro,

Vou dar o relato do meu calvario com o meu jeep, logo quando começei a reforma do meu sonhava com o jeep perfeito, mas não é bem assim, pra ser fazer um jeep tem quer ter $$$ e muita, mas muita paciência. Para fazer trilhas pesadas querendo ou não vc vai ter quer trocar ou reforçar seus eixos pois vai haver a necessidade de pneus maiores forçando pontas de eixos, isso curta dim dim.
Um dica que eu daria, se eu estivesse montando um jeep hoje, montaria original com pneus 750/15 e aos poucos adequando ele as minhas necessidades, falo isso pq ja estou pouco mais de 2 anos no meu e nem uma volta dei nele, mania de querer fazer logo um monstro, mas é assim, vivendo e aprendendo.
Ja ia esquecendo da paciência, meu caso é em encontrar peças, com mecânicos, ler muito o forum, pois 98% do que to fazendo no meu saiu daqui, ha gente muito boa no forum, uma boa dica que te dou é dar uma olhada nos jeeps do frota 4x4, olhar um jeep que vc se identifica e modificando de acordo com que ja fizeram para que nao haja erros.

Abraço e boa sorte com a viatura.

Rodrigo Baratti
23/02/2010, 15:38
Seja bem vindo a mundo 4x4 meu caro,

Vou dar o relato do meu calvario com o meu jeep, logo quando começei a reforma do meu sonhava com o jeep perfeito, mas não é bem assim, pra ser fazer um jeep tem quer ter $$$ e muita, mas muita paciência. Para fazer trilhas pesadas querendo ou não vc vai ter quer trocar ou reforçar seus eixos pois vai haver a necessidade de pneus maiores forçando pontas de eixos, isso curta dim dim.
Um dica que eu daria, se eu estivesse montando um jeep hoje, montaria original com pneus 750/15 e aos poucos adequando ele as minhas necessidades, falo isso pq ja estou pouco mais de 2 anos no meu e nem uma volta dei nele, mania de querer fazer logo um monstro, mas é assim, vivendo e aprendendo.
Ja ia esquecendo da paciência, meu caso é em encontrar peças, com mecânicos, ler muito o forum, pois 98% do que to fazendo no meu saiu daqui, ha gente muito boa no forum, uma boa dica que te dou é dar uma olhada nos jeeps do frota 4x4, olhar um jeep que vc se identifica e modificando de acordo com que ja fizeram para que nao haja erros.

Abraço e boa sorte com a viatura.

X2
Se o jeep tá original e andando, faz uma revisão (freio, direção, óleos,...), coloca um pneu um pouco maior, mas não muito largo e sai dar umas voltas com a turma sempre respeitando o limite do carro original.
Depois de um tempo vc decide o que é melhor para vc.

Pesquisar no fórum antes de mexer em qualquer coisa é um excelente dica.

Robertux
24/02/2010, 16:24
X3
Eu deixei o meu original, substituí apenas as rodas originais por rodas de F-1000 16X6 e coloquei pneus Firestone PTT 7.50X16, estribos tubulares, santo antônio e cintos de segurança 3 pontos. O motor é o BF 161, câmbio original 4 marchas do jeep 1976 e diferencial 9X44. Ainda não senti necessidade de gastar mais com ele. Está suprindo bem minhas necessidades e estou me divertindo muito.

Cesadriano Pereira
24/02/2010, 18:00
se seu cj5 for do final de 76 creio que ele é 4 cilindros e com caixa de 4 marchas a frente é uma otima configuração para quem ta começando so instale uns pneus apropriados para seu uso e um guincho para tira-lo de certas situações sem esquecer de equipamentos de segurança como gaiola cintos e bancos mas seguros.

Chevi
24/02/2010, 18:33
X4

Meu jeep, um 58, estava todo original quando comprei. Troquei bancos por um par mais confortável, pneus FateO Super Agarre 750x16 e fui fazer trilhas.

Pouco tempo depois me encheu o saco o platinado que vivia soltando e parando no meio do caminho, coloquei uma ignição eletrônica.

Daí por diante foram uns 4 anos de trilha sem mudar nada.

Fiz uma pausa para ter dois filhos... enquanto fazia filhos e não trilhas, fazia planos.

Troquei o velho motor cansado (BF161) por um GM 250s a álcool, pintei o jeep, instalei estribos e gaiola, DD da MotorSpice e, se Deus quiser, daqui a duas semanas o carro estará pronto para voltar a fazer trilhas!

Curta seu jeep primeiro, depois mude o que sentir NECESSIDADE. Não mude NADA antes de saber/sentir no que deve investir seu rico dinheirinho.

Abraços,