Conectar

Ver Versão Completa : Compressor de ar de 850psi

RW
12/02/2005, 15:10
Fala galera, sou novo aki e fiquei mto interessado sobre o topico levantado do nosso amigo Alemão aki do forum a respeito de como colocar AR Comprimido nos nossos jeeps.

Foi citada a pagina ( http://www.vfco.com.br/modelos/oficina/compressor/compressorCSP.htm ) ensinando como fazer um sistema utilizando um cilindro de extintor do tipo Co2 e nela dizia que o cilindro aguenta tranquilamente 250PSI de pressão...

pois bem.. minha duvida é a seguinte... eu entrei em alguns sites e percebi que esse cilindro parece aguentar bem mais pressão do que 250 PSI.... parece que quando está com o gas Co2 ele fica a uma pressão de 850PSI, ou seja, o mesmo que 57.8 atmosferas... isso sim é uma baita de uma pressão, não?
(segue o link: http://www.safetywarehouseusa.com/index.asp?PageAction=VIEWPROD&ProdID=126 )

Então eu estava pensando em fazer o mesmo sistema citado e tentar levar a pressão até uns 500PSI... mas meu medo é... será que vai aguentar tudo isso uma vez que será feito 2 furos no cilindro, um para entrada de ar do compressor e outro p/ limpeza apenas...
então.. será que aguenta?

abraços
Rafael

Sandro Tannuri
12/02/2005, 16:25
Eu não entendo nada de cilindros mas não faria isso de jeito nenhum, se e para usar um compressor e um cilindro de ar comprimido faria isso com um de maior volume e menor pressão como nos caminhões e onibus.
Na verdade eu prefiro usar o proprio CO2 para encher pneu e é isso que faço. Uso um cilindro de 6 kg de CO2 com uma valvula que me permite abrir e fechar devagar sem causar nenhum tranco. Alem disso uso mangueira e engate rapido de alta pressão alem de uma conexão que enrosca no bico da roda.
A cada 3 trilhas gasto um cilindro de 6 kg que me custa R$ 24,00 para encher em qualquer loja de extintor. Com pneus normais isso deveria durar umas 5 vezes mais dependendo do tamanho do pneu.

Abraços,

RW
13/02/2005, 03:18
Sandro, a finalidade não é apenas p/ calibrar pneus afinal nem precisa de tudo isso de pressão nesse caso...
Seria util para utilizar com equipamentos pneumáticos, aerografia, limpeza no interior do jeep, etc....
como no link citado no post acima esse sistema ja foi construido mas utilizando apenas 200psi de pressão, oq de certa forma ja é satisfatório tbm...

quanto aos cilindros de caminhão eles utilizam apenas 80psi e o volume é parecido... então acho q vale mais apenas montar no cilindro de Co2...

mas minha duvida ainda é a mesma... alguem aki acha q seria possivel colocar uns 300, 400 psi nesse cilindro? uma vez q o projeto ja foi feito com 200psi e funcionou... e lembrando que o cilindro aguenta até 850 como informado no segundo link!

Sandro Tannuri
13/02/2005, 10:41
O problema não é a pressão mas sim o volume.
Os cilindros de CO2 tem parede muito maior que os de caminhão então parecem ter o mesmo volume mas não tem.
Para ter um suprimento de ar interminavel voce pode instalar um compressor York daqueles quadrados antigos com carter e dois cilindros de caminhão.
Assim enquanto tiver gasolina no tanque vai ter ar.

O cilindro de CO2 foi feito para 1000 psi, ja coloquei manometro na saida do meu e deu 900 psi. O CO2 quando passa do estado liquido para gasoso "gera" em torno de 850 psi.

Um cilindro de 20 litros com 100 psi vai ter o mesmo suprimento de ar que um de 10 litros a 200 psi. Só vale a pena usar os cilindros de CO2 se for com CO2 que para "gerar" as 850 psi na passagem do liquido para gasoso expande muitas vezes o seu volume.

Se você tiver um compressor que gere 800 psi e mangueiras e conexões que aguentem esta pressão dai podera ter alguma vantagem em usar um cilindro de CO2 como reservatorio.

Abraços,