Conectar

Ver Versão Completa : Problema com numeraçao do Motor Opala

valmor
22/02/2010, 19:11
Sempre fui exigente ( pra nao dizer chato com documentaçao..) mas hoje tive uma desagradavel noticia..

Comprei meu CJ5 ha mais de 5 anos , placa de S.Paulo , mas utilizo a viatura em MG.
Resolvi transferi-lo pra MG pra evitar a vistoria CONTROLAR e as despesas com transporte , tempo , etc....
Ao verificar a numeraçaõ do motor ( motor Opala) contatou-se que AINDA EXISTE UM OPALA em circulaçao com este motor !!!!!!! É brincadeira !!!!

Minhas opçoes :

Troca completa do motor por um adquirido com NF ou a
Troca somente do BLOCO do motor ( mais barato ...) adquirido com NF...
Encontrei um anuncio no ML:

vendo Bloco de Motor de Opala Motor 151 (2.5 de 4 cilindros)
Já Vistoriado
Numeração Sem Cadastro/Registro
Tenho em mãos a Pesquisa do DETRAN/SP na qual consta que o Número do Motor Não Possui registro

O que é numeraçao sem cadastro / registro ???
Qual melhor opção ? ( custo beneficio )
Qual documentaçao a ser exigida na compra de um motor ou bloco , alem da NF , é claro ???
O que sera exigido para "legalizar" este motor apos a compra com NF ???
Onde encontra um bloco ou motor nestas condiçoes aqui em SP ??
MUITO obrigado.
[]´s
valmor

Leonardo Raffi
22/02/2010, 21:45
Ola... vai com calma... sei de caso que o numero estava em 3 opalas ao mesmo tempo...

Vamos aguardos os colegas se pronunciarem... mas parece que cada ano a fabrica repetia os numeros???

O certo é se este motor não consta ainda o seu numero no detran... teria q ter uma copia do doc do carro que ele estava e uma declaração que a propriedade do referido motor foi passada para ti....
em alguns lugares basta uma declaração em cartorio se responsabilizando juridicamente pelo motor...
AGORA SE O NÚMERO ESTA MECHIDO DESISTE...
SE NÃO FAZ O TESTE COMEÇA A PESQUISAR NUMEROS DE MOTOR DE OPALA NO DETRAM QUE CERTAMENTE VAI APARECER EM VARIOS CARROS...E TUDO LEGALIZADO..

PROVA DISSO É QUE NÃO DEVERÁ TER QUEIXA DE ROUBO DESTE MOTOR O NUMERO INTACTO E O OPALÃO DO TIO TAMBEM COM MOTOR COM NUMERO INTACTO ...ETC...

BOA SORTE...

Kim
22/02/2010, 22:02
Tem um forista que mencionou que em uma certa época, o nº do motor era relacionado ao tipo.
Ex.:
Todos 2.5 151 eram 111111111
Todos 2.5 153 eram 333333333
Todos 250S eram 250250250250250
Todos 4.1 a gaso eram 415415415415
Todos 4.1 a alc eram 414414414414

Entendeu?

É algo complicado isso.
O certo seria ter um recibo de compra.
Foi verificado o número correto, aquele próximo ao distribuidor?

Abraços.

Kim.

valmor
23/02/2010, 06:47
Constatei o problema qdo fui mudar a placa de estado e municipio ( de SP pra MG ).
Minha despachande de MG , pesquisou e constatou que este nº ja conta em um Opala do RJ......
Ela mesmo me orientou a trocar o bloco por um "oficial".. já que será praticamente impossivel localizar o dono do opala , ainda mais fora de SP... e comprei o CJ5 com este motor que ja estava no jeep do antigo dono ... que tbem ja comprou assim ...

O que vcs acham ?
Obrigado.
Valmor

Dic3
23/02/2010, 09:44
Valmor

Comprando um motor que nao seja roubado e que seja de um veiculo "baixado" tendo nota fiscal voce nao precisa de mais nada.

O procedimento é relativamente simples, muito semelhante a instalacao/regularizacao de Xenon

Voce pode contratar um despachante para facilitar, mas se quiser fazer sozinho o caminho das pedras é esse:

Leva o veiculo ainda com o motor antigo ao detran e pede vistoria para alteracao de motor.
Eles farao uma vistoria simples e emitirao um documento lhe permitindo fazer a mudanca (isso chama-se vistoria previa para alteracao)
Leve o carro ao mecanico e faca a troca do motor. Junte as notas fiscais do motor + mao de obra + pecas + documento de vistoria do detran.
Dirija-se a um local de vistoria (dessas de GNV) e ele fara a inspecao e dara entrada para troca do motor alem de colocar o numero do motor no documento.
Em algumas semanas chega o documento com tudo certo.

matrakaum
23/02/2010, 10:50
- É o motor que ainda não foi devidamente cadastrado no veículo. Explico. Há alguns anos, acho que uns 02 ou 03 anos, o motor passa a ser parte inserparável do veículo. Isto se dá através de seu nº que é registrado junto ao RENAVAM do veículo.
Ou seja, puxando o RENAVAM o Detran sabe exatamente que motor está lá no seu carro. Isto foi feito para coibir e/ou diminuir o roubo de veículos. O que não aconteceu é claro.
Mas a idéia é boa...o que não é bom é sempre a rigidez (superficial é claro) com que o Detran trata as coisas. Esta rigidez tem sentido qdo se fala em corrupção...Cria-se a dificuldade para se vender a facilidade.
O resto ao amigo Dic3 já disse.
Tendo NF não tem problema.

abço,
Matraka

Jacimar
23/02/2010, 11:01
- É o motor que ainda não foi devidamente cadastrado no veículo. Explico. Há alguns anos, acho que uns 02 ou 03 anos, o motor passa a ser parte inserparável do veículo. Isto se dá através de seu nº que é registrado junto ao RENAVAM do veículo.
Ou seja, puxando o RENAVAM o Detran sabe exatamente que motor está lá no seu carro. Isto foi feito para coibir e/ou diminuir o roubo de veículos. O que não aconteceu é claro.
Mas a idéia é boa...o que não é bom é sempre a rigidez (superficial é claro) com que o Detran trata as coisas. Esta rigidez tem sentido qdo se fala em corrupção...Cria-se a dificuldade para se vender a facilidade.
O resto ao amigo Dic3 já disse.
Tendo NF não tem problema.

abço,
Matraka

Bom dia prezados ! se você encontrar um bloco que não esteja registrado em nenhum veículo, de um amigo ou parente . . . sei lá, e que não tem nota, você pode providenciar a nota em um ferro velho . . . captou a mensagem ? boa sorte e um abraço !

Rodrigo Baratti
23/02/2010, 11:35
Valmor,

Talvez seja mais facil primeiramente vc legalizar o motor em SP mesmo e depois transferir o carro.

Minha placa ainda é de SP no endereço de minha tia e me informei um tempo atras no DETRAN e no site.
Me informaram que é possivel sem a nf, desde que eu me responsabilize pela "legalidade" do motor.

De uma olhada no site do DETRAN de SP que tem todo esse procedimento detalhado, bem como a legislação e os modelos dos documentos: DETRAN - VEICULOS (http://www.detran.sp.gov.br/detran_servicos/servicos_veiculos.asp) - clica em: Motor - Legalização do Número

Já usei muito os serviços do Detran de SP e posso afirmar que sempre consegui tudo sem despachante, é burocratico, mas o atendimento é rapido, precisa ter tempo para correr atras da documentação, vistorias, como somos leigos as vezes esquecemos de detalhes e temos que ir e voltar, mas eles sempre orientam o que falta e acaba funcionando. É um dos poucos serviços publicos da capital que eu recomendo é só ter paciencia e tempo.

Assim que meu jeep sair do estaleiro vou legalizar o motor e transferir para Jundiai.

[]

Rodrigo Baratti
23/02/2010, 11:39
Extraido do site do DETRAN de SP:

"LEGALIZAÇÃO DO NÚMERO DO MOTOR

1ª Etapa
Deve ser o proprietário do veículo, ou procurador legal, através de procuração por instrumento público, com firma reconhecida por autenticidade.

Dirigir-se ao Protocolo Geral, para apresentar os seguintes documentos:

Requerimento em duas vias, sendo a primeira via com firma reconhecida por autenticidade e a segunda via uma cópia comum, solicitando a regularização do número do motor, descrevendo o motivo. (Anexo I)

Original da nota fiscal da aquisição do motor, especificando a potencia, número de identificação e cilindrada, ou Declaração de Responsabilidade específica, com firma reconhecida por autenticidade, atendendo a Resolução 250/2007 CONTRAN. (Anexo II)
Cópia do RG, CPF ou CNH (modelo novo com foto).

Tratando-se de pessoa jurídica, deverá juntar o contrato social e CNPJ.

Cópia do CRV (documento de transferência do veículo), frente e verso.

Laudo de vistoria do motor e seus agregados.*

Decalque legível do chassi e motor.

Entregar todos os documentos no Protocolo Geral.

Obs.: Toda documentação solicitada deverá ser do proprietário e somente ele ou o procurador legal poderão acompanhar o andamento do processo.

2ª Etapa
Adquirir o formulário RENAVAM (duas vias) em qualquer papelaria, preencher com letra de forma legível, ou digitar.

Fazer nova vistoria de chassi e motor, com laudo na capa do formulário RENAVAM

Anexar o original do CRV (recibo de transferência do veículo).

Decalque legível do chassi e motor do veículo.

Dirigir-se à rede de bancos autorizados e recolher a taxa de R$ 182,26 e outros possíveis débitos. Se o veículo já estiver licenciado, no ano em curso, a taxa será de R$ 126,43.

Cópia do RG, CPF e comprovante de residência emitido até 3 (três) meses imediatamente anteriores à data da solicitação realizada pelo interessado.

Dirigir-se ao SAT - Serviço de Apoio Técnico, apresentar a documentação para ser autorizada a emissão do novo documento, onde constará o novo número do motor.

Após a liberação do Setor (SAT), o interessado deverá dar entrada na documentação na Seção do CRV.

* Atenção, endereços para vistoria:

Para todos os tipos de veículos - Av. Queiroz Filho - Parque Villa Lobos.

Para todos os tipos de veículos, exceto ônibus, caminhões, reboque, semi-reboque e aprendizagem - Av. Aricanduva, 5555 - Auto Shopping Leste.

Somente para automóveis com placa cinza - Antiga sede (Ibirapuera) Rua Dante Pazzanese (em frente ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia) -SP"

[]

fabiano carraro
23/02/2010, 12:44
Se e somente "se" eu nao estiver enganado.........

motores com mais de 15 anos nao possuem mais registro no BIM.

uma espeçie de cadastro nacional que fica em BRASILIA-DF

até aparece nos DETRANS locais os numeros dos motores por possuirem arquivos mortos bem antigos desatualizados e bem precarios de dificil acesso até mesmo pra eles,mas quando a coisa apertar "tipo neguinho for preso por receptaçao de motor roubado"e o juiz pedir pra verificar.....

a coisa toda amarra,e quando o advogado chegar ao fundo do poço com a pesquisa...........:pipoca:

ou seja no tal do BIM, ai a coisa toda trava de vez,e o juíz manda arquivar o processo, soltar o "miliante", e mandar o delegado nao encher mais as paciencias dele numa quarta feira ,dia dele "fumar charuto como os amigos e ir na zona"só por causa de uma merda de um motor que nem peças mais existem e roda num "pau véio".......:mrgreen:

ps:mas isto só se o "puliça" nao ENCONTRAR MAIS DE UM MOTOR NA SUA CASA/CARRO/LOJA/FAZENDA ETC......por que dai meu veio, é melhor quardar um R$50reaus pros puliça.....por que se ta f.:mrgreen:

BRASIL A NAÇAO MAIS PROMISSORA DO MUNDO.............depois do 2012.......:parede:

valmor
23/02/2010, 15:31
Valmor

Comprando um motor que nao seja roubado e que seja de um veiculo "baixado" tendo nota fiscal voce nao precisa de mais nada.

O problema é que este motor "ainda existe" num opala ! Que provavelmente sucateou o carro e nao o baixou.

Ronaldo B.
23/02/2010, 16:22
Valmor,

Seu caso não é o único, já vi vários outros relatos de problemas iguais com ao seu onde aparece até mais que um motor registrado com o mesmo número, e em todos os casos sempre com motores GM, só não vi ainda ninguém que resolveu esse problema.

[]´s

jeorge
10/12/2010, 11:11
o meu esta no mesmo pé!
numeraçao repetida, a unica soluçao e trocar o bloco mesmo!

diniz
14/12/2010, 13:36
é possivel eu vender um motor que esta cadastrado no meu carro?

tenho 2 pick ups identicadas, uma estou desmontado porque tem muita multa, quero transferir o motor de dela p/ outra... as 2 estão no meu nome... preciso regularizar a situação das multas p/ tirar o motor dela e por na outra?

abs

André-4WD
29/12/2010, 17:08
Pessoal..
Antes de comprar a Fiona (Rural), eu estava olhando outra Rural, com o 6 caneco GM. E tinha rolo com numeração do motor. A explicação dada pelo vendedor era que o motor era de exportação e tinha XYZ veiculos com mesmo numero de motor. Claro que desisti do negócio, mas o cara acertou a documentação. Mas no caso apresentado, é bem especifico, tem um opala andando (?) com esse motor.
Se o carro é sucata, a documentação está atrasada, ninguém paga doc de carro sucateado..
Meus 2$ de contribuição ao tópico..
abraços, Andre

Ronaldo B.
29/12/2010, 17:27
é possivel eu vender um motor que esta cadastrado no meu carro?

tenho 2 pick ups identicadas, uma estou desmontado porque tem muita multa, quero transferir o motor de dela p/ outra... as 2 estão no meu nome... preciso regularizar a situação das multas p/ tirar o motor dela e por na outra?

abs

Não adianta desmontar a pickup prá escapar das multas, lembra que ela está no seu nome porque devedores de multas após um determinado tempo tem seu nome incluído no cadastro de divida ativa do estado (CADIN Estadual), aí prá regularizar o trabalho e o custo é bem maior. Procure se informar antes de desmontar o carro, porque mesmo para dar baixa do carro no Detran todas as dividas tem que estar quitadas.

[]´s