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Ver Versão Completa : Wrangler brasileiro com eixo portal



Marcelo A. Marchiodi
22/02/2010, 10:03
Dêem uma olhada:

http://img42.imageshack.us/img42/1483/wranglerportalb.jpg

http://img13.imageshack.us/img13/9669/wranglerportal2.jpg

Alguém do fórum conhece ou sabe de quem é?

Video: http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=99353&channel=99

Ficou interessante, apesar de ainda precisar de alguns ajustes, eu gostei!
Tentativas de eixos portais aqui no fórum são antigas já, mas não me lembro de alguém ter feito um protótipo que chegasse a ser usado.

O que acharam desse?

bruno_
22/02/2010, 11:09
O Devasso do Ramiro

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3213

rodrigocbt
22/02/2010, 12:06
Marcelo, mto show o link e o carro!

Bruno, o Devasso tem eixos originalmente portais, esse é um eixo troller adaptado um pórtico.

Eu nunca tinha visto uma adaptação como essa por aqui.. já pesquisei muito sobre o assunto, pois pras nossas trilhas daqui o sistema soluciona mais os problemas de atolamento do que qualquer pneu 35/37 ... se alguém produzisse um kit pórtico pra dana 44 teria muito sucesso...

Espero que apareçam mais informações desse carro e construtor por aqui... e quem sabe um iluminado pra produzir um kit, mesmo que custasse uma nota (já que sai caro construir algo assim.. chuto uns 5 paus pra valor de mercado)

Esse tópico tinha que ir pro geral pra ter mais visualizações...

Abraço

Rodrigo Cbt

Marcelo A. Marchiodi
22/02/2010, 12:16
O Devasso do Ramiro

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3213

Ah sim, eu sei, mas o Devasso usa eixos de Unimog.
Eu estava me referindo à tentativas de adaptação, me lembro que o Afonso tentou há um bom tempo, e acho que tinha outr oque tentou também, mas não lembro quem.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
22/02/2010, 12:36
Pessoal

Esse Wrangler é daqui de Porto Alegre.

É do pessoal do Vira-Lata Jeep Clube. Esse clube é formado por empresários daqui e a preparação dos jipes deles é muita pesada...pesada mesmo...gastam o que for necessário para ter o quede melhor existe no mercado 4x4...

..acredito que os melhores jipes do Brasil são deles...pneu 35", 38" e bloqueio pneumático nos 2 eixos é o básico da grande maioria dos carros deles...

...quem é o responsável por preparar as trilhas deles é o Chakal...

...que prepara os carros deles é o Adaime da Adaime Off-Road...esse Adaime é o mesmo que foi citado no tópico das Cherokas com suspa preparada...não sei se o Adaime fez esse sistema pórtico para o Wrangler, mas se ele não faz, deve saber quem fez...

...no site do Chakal tem fotos das trilhas dos Vira-Latas ( www.chakal.com (http://www.chakal.com) )

[ ]'s

Marcelo A. Marchiodi
22/02/2010, 12:40
Marcelo, mto show o link e o carro!

Bruno, o Devasso tem eixos originalmente portais, esse é um eixo troller adaptado um pórtico.

Eu nunca tinha visto uma adaptação como essa por aqui.. já pesquisei muito sobre o assunto, pois pras nossas trilhas daqui o sistema soluciona mais os problemas de atolamento do que qualquer pneu 35/37 ... se alguém produzisse um kit pórtico pra dana 44 teria muito sucesso...

Espero que apareçam mais informações desse carro e construtor por aqui... e quem sabe um iluminado pra produzir um kit, mesmo que custasse uma nota (já que sai caro construir algo assim.. chuto uns 5 paus pra valor de mercado)

Esse tópico tinha que ir pro geral pra ter mais visualizações...

Abraço

Rodrigo Cbt


Um kit seria legal, mas acho que ficaria bem mais caro, envolve muita coisa pra alterar, quase uma reconstrução total!

Marcelo A. Marchiodi
22/02/2010, 12:42
Chuck, chama esse pessoal pra postar aqui no fórum! ... alguns detalhes desse projeto do portal, seria bom ter isso na seção hardcore!

victor massinha
02/03/2010, 16:51
E ai pessoal beleza! Recebi esse e-mail do meu pai esses dias e achei a viatura demais!! não sei se alguem já teve a oportunidade de ver essa maquina em ação mas para aqueles que não viram (eu por exemplo :mrgreen:) segue ai um link com um casquinha... é um programa que eu nem sabia que existia, do canal rural :shock: virei novo telespectador do programa!!!

obs: Para caso o proprietario da wrangler ver esse topico meus parabens pela viatura esta show de bola!! :concordo: :palmas:

(podem abrir não é virus e tbm não peguei)

abraços a todos!!

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=99353

MARCELOLUCHESI
02/03/2010, 17:17
Já Vi Conheci esse Jeep, É de um Engenheiro de Florianopolis, ele tem tb uma S10 com pneus 37.

Essas peças que ele usa são parecidas com redução da Kombi antiga. Barcos tambem usam Algo parcido.

Sinceramente, eu não gostei, quanto ao vão livre DEZ! Ótima ideia! Mas você imagina quanto aumentou o peso do jeep?
Outra questão é mais uma equipamento para enroscar no Banhado/trilhas.

Volto a dizer, a idéia foi Boa, Parabens, mas nem se compara com os Jeeps Wranglers equipado aqui do forum: Sandro/Ronaldo/Edilson, e não vamos muito longe aqui no RS tem Muito wrangler bem mais equipado que esse. E Funcional.

Esse cara tem 2 reportagens feitas pelo chakal, no mundo 4x4 uma do TJ e outra da umas semanas depois uma S10 4x4 2.4 curta com Maxxis 37
E nas duas ele quebrou alguma coisa, no jeep, parece que foi um suporte de uma barra não lembro agora e da s10 caiu a mangueira de combustivel...

Mas Resumindo, Ideia Boa de vão livre, bem adaptado, Mas não deixa de ser enjambreixom, eu ainda prefiro os jeeps dos colegas de forum acima citados.

MARCELOLUCHESI
02/03/2010, 17:26
Eu acho que esse canal Rural vocÊs que não são daqui do RS não conseguem assistir nos domingos, só entrando na pagina do link e assistindo depois.

Nota que todos os jeeps são daqui de RS ou SC.

Tem Brinquedos bem interessante aqui no RS, Acho que podemos nos comparar a SP, Perdemos para modalidade Crawlin, aqui quase não é difundida.

Deem uma visitada no site www.portoalegre4x4jeepclube.com.br (http://www.portoalegre4x4jeepclube.com.br)

Ou www.chakal.com.br (http://www.chakal.com.br)

Tem uns jipões bem equipados por lá.

MARCELOLUCHESI
02/03/2010, 17:28
[QUOTE=MARCELOLUCHESI;1106639]Já Vi Conheci esse Jeep, É de um Engenheiro de Florianopolis, ele tem tb uma S10 com pneus 37.

Essas peças que ele usa são parecidas com redução da Kombi antiga. Barcos tambem usam Algo parcido.

Sinceramente, eu não gostei, quanto ao vão livre DEZ! Ótima ideia! Mas você imagina quanto aumentou o peso do jeep?
Outra questão é mais uma equipamento para enroscar no Banhado/trilhas.

Volto a dizer, a idéia foi Boa, Parabens, mas nem se compara com os Jeeps Wranglers equipado aqui do forum: Sandro/Ronaldo/Edilson, e não vamos muito longe aqui no RS tem Muito wrangler bem mais equipado que esse.

Sem Falar que o curso de suspenção não mudou apenas ergueu o Jeep.

samukanvas
02/03/2010, 20:35
Eu acho que esse canal Rural vocÊs que não são daqui do RS não conseguem assistir nos domingos, só entrando na pagina do link e assistindo depois.

Nota que todos os jeeps são daqui de RS ou SC.

Tem Brinquedos bem interessante aqui no RS, Acho que podemos nos comparar a SP, Perdemos para modalidade Crawlin, aqui quase não é difundida.

Deem uma visitada no site www.portoalegre4x4jeepclube.com.br (http://www.portoalegre4x4jeepclube.com.br)

Ou www.chakal.com.br (http://www.chakal.com.br)

Tem uns jipões bem equipados por lá.

Taí um programa bem legal Marcelão, mas eu não sei se é a minha impressão... Eu acho que é meio misturado, saca? Os caras não parecem entender muito bem o que falam. Num momento dizem que é um wrangler superpreparado. Tá,mas superpreparado de que? Superpreparado pode ser o carro do leopoldo ou o carro do bill... Diferenciar isso é o que falta.

Outra é que no meio do programa me entra uma ram redneck acelerando no barro... Pô, aquilo não é sinônimo de jipe bem feito ou algo assim...

Os caras parecem que tem a visão de uma pessoa que não saca de jipe. Acho que deveriam se preocupar em explicar mais um pouco o que passa com os carros e tal. Seria bem interessante.

"Esse pneu da ost é incrível... não para...." 2seg depois mostra o cara atolado... :lol: Tá queimando os caras :lol:

Outro dia eu vi um de cherokee e o cara só falou do cara que fez, que ele é bom, que cheira bem, que tem as mãos macias etc... mas nada de falar do carro. Só que era alta e pneus 33 :rolleyes:

Mesmo assim é muito legal o programa e parabenizo pela iniciativa :palmas:

A matéria da neve no chile foi bem legal... Gostei! Esse tipo de matéria os caras são muito bons.

Abs

MARCELOLUCHESI
02/03/2010, 22:09
É exatamente isso que você falou Rodrigo, não é impressão é verdade mesmo é programa para leigo, eles realmente não sabem o que estão falando, mas em um primeiro momento atrai a atenção.
Eu tinha me esquecido da sua XJ 91, isso é ser equipado e dimencionado para o propósito. E não simplesmete erguer o carro colocar pneus enormes e cortar a lataria que ta pronta para qualquer trilha.
Não adianta então é muito facil, compre aquelas lagartas que os gringos substituem as rodas das camionetes para andar na neve e pronto!

Tem alguns veiculos legais nesse programa, mas eles falam muito pouco da parte tecnica mesmo, como por exemplo um wrangler vermelho de POA um JK que o dono importou 0km já todo equipado de lá.
Mas nas reportagens eles acabam falando mais do tempo, conforto do veiculo e eu acho que isso é realmente falta de conhecimento tecnico.

MARCELOLUCHESI
02/03/2010, 22:29
Eu meto pau nos caras da reportagem, mas no fundo tambem sou leigo na parte tecnica.

Porem sei identificar "adatação" de adaptação, e já gastei muito errado em jeep. Quantas vezes tive que fazer mais de duas vezes a mesma coisa, por não ter feito a coisa certa uma vez só por diferença de meia duzia de Reais.

Mas voltando ao pragrama tambem achei interessante a iniciativa. Digamos que é um autosporte off road

victor massinha
03/03/2010, 08:01
Realmente dizer que o programa é de alguem que entende de jeep isso não se pode dizer, pela narrativa do reporter vc percebe que não entende nada, é isso ai mesmo iniciativa de um programa dedicado ao 4x4 que não se acha por aqui...
O wrangler na hora que vc ve o dono falando percebe que não é uma adaptação muito resistente mas porem muito interessante e acho legal saber que o pessoal esta investindo em novas tecnologias é assim que vai surgindo novas ideias e conceitos!
abraços

marcelo_manaloa
03/03/2010, 09:49
Achei legal o que o nosso amigo fez, disse que reforçou isso e aquilo mas na barra ele me faz um cordanzinho de solda sem reforço algum no suporte da tal barra tensora com disse o proprietário da viatura.
Se não melhorar esse suporte vai quebrar em toda trilha.

Alfredo Stavale
03/03/2010, 12:22
na europa tem mt jipe com eixos portal do volvo c303.

só não entendi do pessoal falando que é fragil. porque? não vi o video desses wrangler ainda.

http://www.portal-tek.com/cart/images/Rear%20Portal%20Box%20small.JPG

zelucas
03/03/2010, 17:51
Achei legal o que o nosso amigo fez, disse que reforçou isso e aquilo mas na barra ele me faz um cordanzinho de solda sem reforço algum no suporte da tal barra tensora com disse o proprietário da viatura.
Se não melhorar esse suporte vai quebrar em toda trilha.


É verdade, ele mesmo citou a alavanca que o eixo portal faz e esqueceu de reforçar o suporte da barra... Eu também mudaria os braços da suspensão deixando os pontos de fixação no eixo mais afastados verticalmente para aguentar mais a alavanca que fará quando ele por exemplo bater com o pneu em uma pedra.


[]s

Renato Fraga
03/03/2010, 17:53
Pois é, um eixo portal é o sonho de quem realmente entende a sua função e seu diferencial...

Em termos de vantagens, podemos começar falando do aumento do vão livre que é nítido e qualquer leigo pode observar.

Entretanto, a maior vantagem de possuir um mecanismo desses é poupar o esforço do semi eixo uma vez que existe uma redução praticamente lá na roda. Muitos caminhões utilizam sistema parecido, mas seria um conjunto de planetárias e satélites no centro do cubo afim de diminuir o esforço dos demais componentes da transmissão. Os Humers H1 também utilizavam, e pasmem, fabricados no Brasil pela fundição Tupy.

Voltando ao eixo pórtico, vejam que para o off road ele acaba sendo um acessório muito virtuoso.

Participei junto com o Afonso da elaboração de um protótipo, mas o grande empecílio é o alto custo.

Um kit completo desses poderia chegar ao montande de R$15000,00.

Existem 2 ou 3 empresas no mundo que fornecem esse equipamento na forma de kit de adaptação.

Mas vejam por outro lado:

Quem resolve encarar a brincadeira a sério, inicialmente vai precisar de pneus maiores e mais largos......ai começa a reação em cadeia......pneus mais largos> relação de diferencial mais curta> semi eixos mais resistentes> kit se homocinéticas e flutuantes> suspensão elevada, entre outras alterações necessárias.

Com um kit de portais, você obtém tudo isso num só equipamento. Outro ponto a favor é a possibilidade de instalar um controle de pressão dos pneus pelo centro do eixo tal como existia nos Hummers H1, sem ficar aparente e suscetível a enroscar em qualquer coisa tal como ocorreria se fosse utilizar algo parecido com os rodoar de caminhões.


MAs falando agora diretamente a respeito do Wrangler mostrado na reportagem, tiro o chapéu para seu proprietário pela iniciativa, coragem e capacidade em concretizar um feito desses.
Problemas pequenos vão surgir e é necessário paciência para sua devida correção. MAs de longe isso tira o mérito ou mesmo ofusca o brilho de um equipamento como esses.

Criticar é fácil, mas só quem já encarou projetos mais ousados pra saber a dificuldade e a satisfação obtida numa empreitade dessas.

Fica a qui o meu Parabéns ao Sr Paulo Cesar, proprietário desse Wrangler.

Afonso Carlos
04/03/2010, 19:17
Pois é, um eixo portal é o sonho de quem realmente entende a sua função e seu diferencial...

Em termos de vantagens, podemos começar falando do aumento do vão livre que é nítido e qualquer leigo pode observar.

Entretanto, a maior vantagem de possuir um mecanismo desses é poupar o esforço do semi eixo uma vez que existe uma redução praticamente lá na roda. Muitos caminhões utilizam sistema parecido, mas seria um conjunto de planetárias e satélites no centro do cubo afim de diminuir o esforço dos demais componentes da transmissão. Os Humers H1 também utilizavam, e pasmem, fabricados no Brasil pela fundição Tupy.

Voltando ao eixo pórtico, vejam que para o off road ele acaba sendo um acessório muito virtuoso.

Participei junto com o Afonso da elaboração de um protótipo, mas o grande empecílio é o alto custo.

Um kit completo desses poderia chegar ao montande de R$15000,00.

Existem 2 ou 3 empresas no mundo que fornecem esse equipamento na forma de kit de adaptação.

Mas vejam por outro lado:

Quem resolve encarar a brincadeira a sério, inicialmente vai precisar de pneus maiores e mais largos......ai começa a reação em cadeia......pneus mais largos> relação de diferencial mais curta> semi eixos mais resistentes> kit se homocinéticas e flutuantes> suspensão elevada, entre outras alterações necessárias.

Com um kit de portais, você obtém tudo isso num só equipamento. Outro ponto a favor é a possibilidade de instalar um controle de pressão dos pneus pelo centro do eixo tal como existia nos Hummers H1, sem ficar aparente e suscetível a enroscar em qualquer coisa tal como ocorreria se fosse utilizar algo parecido com os rodoar de caminhões.


MAs falando agora diretamente a respeito do Wrangler mostrado na reportagem, tiro o chapéu para seu proprietário pela iniciativa, coragem e capacidade em concretizar um feito desses.
Problemas pequenos vão surgir e é necessário paciência para sua devida correção. MAs de longe isso tira o mérito ou mesmo ofusca o brilho de um equipamento como esses.

Criticar é fácil, mas só quem já encarou projetos mais ousados pra saber a dificuldade e a satisfação obtida numa empreitade dessas.

Fica a qui o meu Parabéns ao Sr Paulo Cesar, proprietário desse Wrangler.


OK muito bem Natão faço minhas as suas palavras, este projeto é uma das coisas mais eficientes que podem equipar um veiculo off road!
Infelizmente o custo é alto para produção em baixa escala como vc mesmo presenciou em nossa tentativa!

No entanto se aparecer algum louco com o bolso recheado, o projeto ainda está no meu computador!


Abração.

shuther4x4
27/04/2011, 23:57
Muito legal esse Wrangler.
Fiquei de cara com os portais. Além do que deve ter 2 arbs ali também.:violao:
Sonho de consumo.
Parabéns ao dono.
Fábio.

fernandotf
29/04/2011, 14:41
Não seria uma solução interessante suspender o diferencial sem utilizar as engrenagens do portal? Sei que o eixo portal tem mais benefícios devido a redução da relação e maior vão livre, mas se alguém fundir um eixo com o diferencial 5cm para cima já seria uma tremenda ajuda! Representaria um ganho de 4" no tamanho final do pneu! (pneu 33" equivalente ao pneu 37")

Veja este eixo:

http://www.air-sharp.com/portal_axle2.JPG

Não seria uma solução intermediária, com um bom custo benefício?

----
EDITANDO:

Pessoal, falha minha, isto já foi discutido em um outro tópico neste fórum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/75197-portal-axle-perto-de-se-tornar-realidade-7.html#post1214632

O eixo da foto é fabricado pela Atomic Axle: ATOMIC AXLE L.L.C. (http://www.atomicaxle.com/)

De qualquer forma, este eixo não é mais fácil de ser fabricado?

Renato Fraga
29/04/2011, 18:49
No meu ponto de vista, acredito que não seja exatamente mais fácil, mas entenda que num eixo desses, cada semi eixo deverá ter 2 articulações, o que sabemos que sempre é ponto fraco de um semi eixo.

Depois, entenda que os segmentos das extremidades devem possuir mancais para centrar o semi eixo.

Remover um semi eixo desses de dentro do eixo não deve ser tarefa fácil não. Dá a impressão até que no eixo existe uma "janela" para o devido trabalho.

MAs com uma solução dessas ganha-se apenas vão livre. Lembra do meu comentário anterior?????

A grande vantagem do portico é possuir redução o que alivia o trabalho dos semi eixos, coroa e pinhão, cardã, etc etc etc.

Abraços

marcelo_manaloa
29/04/2011, 19:42
No meu ponto de vista, acredito que não seja exatamente mais fácil, mas entenda que num eixo desses, cada semi eixo deverá ter 2 articulações, o que sabemos que sempre é ponto fraco de um semi eixo.

Depois, entenda que os segmentos das extremidades devem possuir mancais para centrar o semi eixo.

Remover um semi eixo desses de dentro do eixo não deve ser tarefa fácil não. Dá a impressão até que no eixo existe uma "janela" para o devido trabalho.

MAs com uma solução dessas ganha-se apenas vão livre. Lembra do meu comentário anterior?????

A grande vantagem do portico é possuir redução o que alivia o trabalho dos semi eixos, coroa e pinhão, cardã, etc etc etc.

Abraços


vai ai a manha da coisa...

Renato Fraga
30/04/2011, 00:32
Pois é, baseado nessa foto dá pra notar a complexidade da coisa....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=289483&d=1304116963

fernandotf
30/04/2011, 09:47
Pois é, o eixo é muito mais complexo do que imaginei. Alguém já viu o preço? De $8,645.00 a $14,800.00 o par para o JK (Dana 60), nos EUA!

Mas que seria interessante ver este eixo no jipão, seria:

http://www.atomicaxle.com/images/bin/233.jpg

Kim
03/08/2011, 21:25
Pessoal, estou acompanhando um Wrangler no Pirate.

Aqui, um eixo portal com four linck.

Abraços.

Kim.

Marvin_CPS
13/10/2011, 01:09
Alguém conhecia esses kras?!

TIBUS Offroad Engineering (http://www.killeraxles.com/index_e.html)

Tem projetos interessantes de eixos portal!
Pp aplicação em Lands e Wranglers....

Achei o link deles em um topico aqui do forum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/79052-projeto-chernobyl-14.html)

Não sei o custo de importar um.. Mas não vi gdes problemas de adaptação!
Tem um link mostrando como se faz a adaptação passo-a-passo.
Inlcusive tem o esquema do projeto (CAD) mecanico!

André F
13/10/2011, 11:25
Pois é, o eixo é muito mais complexo do que imaginei. Alguém já viu o preço? De $8,645.00 a $14,800.00 o par para o JK (Dana 60), nos EUA!

Mas que seria interessante ver este eixo no jipão, seria:

http://www.atomicaxle.com/images/bin/233.jpg

Olá Fernandotf, $14k pelo par é parecido com um d60 reforçado, um tremendo preço, lembra que inclui ainda os lockers arb...

No JK, considero uma opção melhor que o portal, mesmo não tendo a mesma "competência", mas está mais de acordo com o projeto do veículo e suas capacidades - ou seja, tem que mexer menos para ficar descente.

F-75 DudaRenner
04/10/2015, 09:57
Marcelo, mto show o link e o carro!

Bruno, o Devasso tem eixos originalmente portais, esse é um eixo troller adaptado um pórtico.

Eu nunca tinha visto uma adaptação como essa por aqui.. já pesquisei muito sobre o assunto, pois pras nossas trilhas daqui o sistema soluciona mais os problemas de atolamento do que qualquer pneu 35/37 ... se alguém produzisse um kit pórtico pra dana 44 teria muito sucesso...

Espero que apareçam mais informações desse carro e construtor por aqui... e quem sabe um iluminado pra produzir um kit, mesmo que custasse uma nota (já que sai caro construir algo assim.. chuto uns 5 paus pra valor de mercado)

Esse tópico tinha que ir pro geral pra ter mais visualizações...

Abraço

Rodrigo Cbt

Olá, gostaria de começar e finalizar um projeto desses, tenho bastante conhecimento em SOLID WORKS e uma METALÚRGICA COM FUNDIÇÃO DE FERRO FUNDIDO, por isso as chances são boas kkkkkkk
Mas preciso de ajuda com opiniões de qualquer tipo.
Vou postando conforme for fazendo.

A princípio farei para usar em DANA 44 Willys CJ-5

Grélo
04/10/2015, 11:50
Duda Renner,

O ideal seria vc dar uma olhada e fazer medições e um eixo de Unimog. Veja se alguém perto de vc tem isso. Eu sei aonde tem um no Rio de Janeiro.
Unimogs são os únicos veículos com eixos portais de série.

Boa sorte na empreitada.

BrunoCastrioto
25/04/2019, 21:56
https://youtu.be/A2qIUBAGNq0