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Ver Versão Completa : Motor maxxion 2.4 td ic



LATTANZI
21/02/2010, 11:41
E aí galera da experiência!!! Não consegui fechar com o motor 14B da toyota, sendo que me apareceu a oportunidade de comprar um Maxxion 2.4 TD IC para instalar no meu Engesa 86. Segundo a pessoa que está vendendo, o motor é turbinado e intercoolado. Solicito ajuda na descisão. Ourtro aspecto á a mudança no combustível de álccol para diesel, pois pesquisei e vi que o meu documento está como automóvel/passageiro, alguém te alguma dica? Abraços.

guilhermeabreu
21/02/2010, 16:45
CARO LATTANZI

BEM VINDO A ESTE MARAVILHOSO FORUM 4X4 .

Já foi muito discutido aqui sobre motores , mas como vc é novo aqui , vai lá de novo .

Este motor saiu de qual carro ? Pois eu conheço o 2.5 HSD , que saiu nas S-10 , RANGER, LAND ( com pequenas modificações ) .

Este 2.4 não sei de qual carro é , mas mesmo não sabendo ele não deve ter uma potencia ideal para um ENGESA , mas se vc não pretende fazer muitas doideiras e trilhas pesadas , se for mais para uso leve , andar a 80 a 100 km/h sem muitas arrancadas , ele deve servir , como disse não conheço este motor . Qual a potencia dele ? Torque ? Com estas respostas fica mais fácil de dar uma opinião mais exata .

Mesmo assim ainda acho que é melhor do qualquer motor a gasolina ( PELO CONSUMO , este motor díesel deve ser muito economico , o que um motor a gasolina num jipe tem um consumo muito alto , quase impossível de fazer viagens longas com gasolina ) .

Aguardo mais informações , mas uma boa oportunidade não se deve perder .

ABRAÇOS

Kim
21/02/2010, 23:50
Opa!!!

Complementando o Dr. Guilherme.

Esse motor originalmente equipa a Land Rover.

Lembrando caro LATTANZI, que com a troca do motor, terá que trocar a relação, pois ficará "curto" para diesel.

Segundo o Contran, para ser diesel, são dois critérios distintos e não cumulativos.

1 - capacidade de carga acima de 1000Kg;
2 - ser 4x4 com marcha reduzida. (isso é fruto de loby)

O importante é ter escrito no doc "4x4".

Então tá dentro!!!

Abraços.

Kim.

LATTANZI
22/02/2010, 00:09
Valeu pelas dicas, pois realmente segundo quem está vendendo o motor ele é da ranger e land, com o ano aproximado de 2000. Como disse o meu documento não consta 4x4, portanto estarei verificando junto ao detran local o que é possível. Mesmo assim, obrigado.

guilhermeabreu
22/02/2010, 14:17
Opa!!!

Complementando o Dr. Guilherme.

Esse motor originalmente equipa a Land Rover.

Lembrando caro LATTANZI, que com a troca do motor, terá que trocar a relação, pois ficará "curto" para diesel.

Segundo o Contran, para ser diesel, são dois critérios distintos e não cumulativos.

1 - capacidade de carga acima de 1000Kg;
2 - ser 4x4 com marcha reduzida. (isso é fruto de loby)

O importante é ter escrito no doc "4x4".

Então tá dentro!!!

Abraços.

Kim.

CARO LATTANZI

Complementando ainda o KIM , se seu carro é um ENGESA , ele saiu 4x4 , logo já esta dentro das exigencias do CONTRAN , para mudar o documento para díesel aqui em minha cidade é muito fácil tudo dentro da lei , aqui temos o INMETRO para emitir o laudo exigido pelo DETRAN .

No meu caso que coloquei , motor díesel no meu que era a álcool demorou exatos 15 dias para sair o verdinho constando díesel no documento .

Se vc tiver dificuldades por aí , é só vc dar um pulinho aqui , não é muito loge é só em torno de 870km , não é perto , mas vale a pena se vc não conseguir por aí , estou a sua disposição .

ABRAÇO

LATTANZI
24/02/2010, 19:45
Informei que o motor era 2.4 quando na realizade é 2.5 TD IC Maxxion, que equipa a Land / Ranger.
Quanto ao meu Engesa, só fiquei preocupado se o motor é fraco, pois o que estou adquirindo e turbinado e o meu Engesa é totalmente de fibra, o que alivia um pouco o peso.
Outro detalhe importante é que realmente pretendo fazerb umas trilhas, e já tive oportunidade de fazer trilha com colega em uma land 90, que se comportou bem.
Não quero o motor para velocidade e sim para trilhas. Me ajudem nesta descisão, pois praticamente estou com o negócio fechado.

Pinaudmaster
24/02/2010, 20:16
Prezado, a denominação correta desse motor é 2.5 HS.

ou

300TDi nos Land Rover

Kim
24/02/2010, 20:41
Caro LATTANZI!

O que decidirá será a relação do diferencial.

Já se sabe que não manterá a relação original, por ser curta demais.

Terá que achar algo que equilibre seu veículo.

Comece, descobrindo qual a relação do veículo original do motor.

Depois saberemos o que fazer.

Abraços.

Kim.

LATTANZI
25/04/2010, 11:44
Ainda não mudei a relação, mas pesei o meu engesa e deu 960 kgs, ou seja, o bicho não ficou muito pesado. Estarei consultando a relação utilizada pela Land como sugeriu. Estou verificando para colocar a reduzida da toyota.
Outra coisa que chamou atenção antes de eu decidr, foi que havia consultado um motor toyota 14b, e recebi informação que não haveria problemas. Logo o 2.5 possui mais torque, então senão estiver enganado, a hora que acertar a relação e colocar a reduzida da toyota, deve ficar legal para trilha.

Aguardo comentários.

guilhermeabreu
25/04/2010, 12:36
Ainda não mudei a relação, mas pesei o meu engesa e deu 960 kgs, ou seja, o bicho não ficou muito pesado. Estarei consultando a relação utilizada pela Land como sugeriu. Estou verificando para colocar a reduzida da toyota.
Outra coisa que chamou atenção antes de eu decidr, foi que havia consultado um motor toyota 14b, e recebi informação que não haveria problemas. Logo o 2.5 possui mais torque, então senão estiver enganado, a hora que acertar a relação e colocar a reduzida da toyota, deve ficar legal para trilha.

Aguardo comentários.

CARO LATTANZI

Não me lembro os valores , mas tenho quase certeza que o MAXION 2.5 HS NÃO TEM MAIS TORQUE que o 14B da BAND não .

E outra , se optar pelo MAXION 2.5 HS , se não colocar a T-CASE da BAND , esquece TRILHAS , pois qdo vc viu a LAND numa trilha que vai até bem , ela tem REDUZIDA , e vc com um ENGESA sem reduzida com este motorzinho ? ESQUECE QUE TEM QUE FAZER TRILHAS , SÓ VAI PASSAR RAIVA .

Hugo4x4
25/04/2010, 13:57
Lattanzi

São técnico e com os dados das curvas posso dizer que o torque do motor Maxion 2,5 HS é 29,0 kgfm/1.600rpm e o do 14B 25,5 kgfm/2.000 rpm, veja dados em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54382&highlight=curva+torque.
O Maxion para puxar viaturas como as Land 110 em trilhas é fraco, mais nas 90 é ótimo, e com o peso do seu Engesa não vejo problemas. As Land 110 não são indicadas para trilhas, muito grandes e pesadas, para isto o 4x4 tem que ser pequeno e ter uma boa relação peso/torque em baixa. Se está pensando em trilhas o cambio original do Engesa também devera ser trocado e colocar transferência com reduzida.

guilhermeabreu
25/04/2010, 15:20
Lattanzi

São técnico e com os dados das curvas posso dizer que o torque do motor Maxion 2,5 HS é 29,0 kgfm/1.600rpm e o do 14B 25,5 kgfm/2.000 rpm, veja dados em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54382&highlight=curva+torque.
O Maxion para puxar viaturas como as Land 110 em trilhas é fraco, mais nas 90 é ótimo, e com o peso do seu Engesa não vejo problemas. As Land 110 não são indicadas para trilhas, muito grandes e pesadas, para isto o 4x4 tem que ser pequeno e ter uma boa relação peso/torque em baixa. Se está pensando em trilhas o cambio original do Engesa também devera ser trocado e colocar transferência com reduzida.

GRANDE CUNHADO HUGO4X4

Vc e seus preciosos dados .

Não lembrava destes dados , me enganei , mas como falei , este motor MAXION 2.5 HS no ENGESA sem redução não dá nem pra começar a brincadeira em trilhas .

Nos veremos em LAVRAS NOVAS .

ABRAÇÃO

wilsonvaccaro
25/04/2010, 16:02
Fala Ricardo,,,,

Esses caras são f........, eles ajudam muito to aprendendo pacas aqui....

Lá vai $$$$$....

Que é legal é...

Abraço, quando a dengue for embora te ligo...........

guilhermeabreu
25/04/2010, 20:06
Fala Ricardo,,,,

Esses caras são f........, eles ajudam muito to aprendendo pacas aqui....

Lá vai $$$$$....

Que é legal é...

Abraço, quando a dengue for embora te ligo...........

WILSONVACCARO

Não entendí esta : " LÁ VAI $$$$$$$$$$$$$ ..... " , eu não recebí nada ainda , vou mandar o número da conta !!!!!!!!!!!!!!!!!!























hahahahahahahahaahahahahahahahahahahahaaha

LATTANZI
25/04/2010, 20:21
Então na sua opiniâo, se eu colocar o T case da Toyota com este motor, dá para fazer trilha?

LATTANZI
25/04/2010, 20:25
E aí vaccaro? Estou conversando com um cara que instala a reduzida da toyota (T CASE) e garantiu que ficará bom. Descobri um esquema também que mexendo na bomba, aumenta a potencia do motor. Vamos lá, se uma Land 90 fez o cachorro louco, por que não consiguirei fazer?

LATTANZI
25/04/2010, 20:32
Valeu Hugo! Como falei, fiz uma trilha pesada (Cachorro louco com chuva) e um amigo meu passou na boa com uma Land 90, sendo que foi a única que não quebrou. Logo imaginei:
1. Meu engesa é FASE 1 com carroceria de Fibra, peso total 960 kg;
2. Consegui um rolo voltando só R$ 3000,00 no motor.
3. Está nos meus planos colocar o T CASE da toyota.

Analisando sem todo o seu conhecimento, entendo que a Engesa se equiparará a uma Land 90. Estou certo?

Lattanzi

Hugo4x4
25/04/2010, 21:30
Valeu Hugo! Como falei, fiz uma trilha pesada (Cachorro louco com chuva) e um amigo meu passou na boa com uma Land 90, sendo que foi a única que não quebrou. Logo imaginei:
1. Meu engesa é FASE 1 com carroceria de Fibra, peso total 960 kg;
2. Consegui um rolo voltando só R$ 3000,00 no motor.
3. Está nos meus planos colocar o T CASE da toyota.

Analisando sem todo o seu conhecimento, entendo que a Engesa se equiparará a uma Land 90. Estou certo?

Lattanzi

Lattanzi

- Esse peso me parece muito baixo, mais se for assim vai ficar muito melhor que uma noventinha (1740 kgf). Há pouco pesei meu CJ5 e deu 1500 kgf.
-Que negociação, parabéns. Na instalação tira o plug de plástico do corpo da válvula termostática e adapta no lugar um termômetro com alarme. Se não adaptar um termômetro pelo menos coloca um plug de bronze.
- Isso ai, Engesa sem reduzida só para militares.

Depois se quiser apimentar o Maxion pode simplesmente trocar os bicos injetores ou com o kit bi turbo da http://www.raschmotoren.com.br/index.htm chegar até 170 cv e um considerável torque em baixa. Também pode trocar pelo da Ranger 2,8 o conjunto bomba injetora/coletor de escape/turbina tgv/intercooler/radiador ou ser mais radical comprando o kit da International para transformar o 2,5 em 2,8. Veja também este tema tratado extensamente em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14745&highlight=rasch+motoren
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32114

Hugo
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

guilhermeabreu
25/04/2010, 23:24
Então na sua opiniâo, se eu colocar o T case da Toyota com este motor, dá para fazer trilha?

LATTANZI

Com certeza com a T-CASE da BAND dará para fazer ótimas trilhas , e depois da explicação do meu cunhado HUGO4X4 então , vc pode elocubrar um bocado .

Qto ao peso , tb acho que esta equivocado , pois o ENGESA de aço pesa 1850 kg , será que com a carroceria de fibra caiu tanto assim o peso ?

960 kg é peso de fusca e de carro 1.0 .

LATTANZI
26/04/2010, 18:24
Guilherme,
Tem idéia de quanto gastarei para colocar um T-CASE da Band?

LATTANZI
26/04/2010, 18:29
Hugo,
Tenho no painel o medidor de temperatura, pois confesso que não entendi esta questão do plug de plástico.
Pelo seu conhecimento, seu eu colocar o T CASE da Band e ajustar a relação, o motorzinho deve aguentar uma trilhas tipo cachorro louco? Para tirar a dúvida, vou pesar novamente o Engesa, pois ele está 100% de fibra.
Agradeço pelas dicas, pois estão sendo de grande importância.

Lattanzi

guilhermeabreu
26/04/2010, 19:04
Guilherme,
Tem idéia de quanto gastarei para colocar um T-CASE da Band?

LATTANZI

Com certeza este motor MAIXION 2.5 HS no seu ENGESA com a T-CASE da BAND fará qualquer trilha .

O custo fica em :

T-CASE ---------------- de R$1800,00 a R$2500,00
FLANGE DE ADAPTAÇÃO - R$1200,00
MÃO DE OBRA ---------- de R$800,00 a R$1000,00

TOTAL DE NO MÁXIMO R$4700,00 E MÍNIMO DE R$3800,00 .

Hugo4x4
27/04/2010, 01:06
Lattanzi

Não conheço a "cachorro louco" mais com esse conjunto fará boas trilhas. Eu tenho um CJ5 com motorzinho Opala 4cil, ver http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27449&highlight=pitt+bull e acho muito bom. Fundamental equipar com bons pneus, guincho e tralha.
O plug que me refiro é um que está onde coloquei o sensor de temperatura, ver foto, nas Defender tem outro na parte superior do radiador, creio que não é seu caso.

http://img249.imageshack.us/img249/9854/sesordetemperatura.png

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

LATTANZI
28/04/2010, 07:48
Com certeza. O meu está equipado com pneus 35 mudzilla e guincho work 12000lbs + Cinta, patesca, correntes e anilhas. Muito obrigado pelas dicas.

LATTANZI
28/04/2010, 07:48
Valeu pelas informações.